Dinheiro Público & Cia

Receita e despesa, economia e política

 -

Blog explica como os governos tributam os cidadãos e utilizam o dinheiro público.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Esquema na Petrobras aproveitou alta de 560% dos investimentos na década

Por Dinheiro Público & Cia

Ainda que o esquema de propinas na Petrobras investigado pela Operação Lava Jato não seja o primeiro episódio de corrupção na empresa, as somas de dinheiro envolvidas são, provavelmente, recordes.

Levantamento mostra que os investimentos da estatal dispararam na década passada, quando o volume anual, em valores corrigidos pela inflação, saltou de R$ 14,4 bilhões, em 2000, para R$ 95 bilhões em 2010, alta de 560%.

Investimentos da Petrobras 2000-2014

Nos anos seguintes, o aumento continuou, em ritmo menor, até 2013. Neste ano, os investimentos -que incluem obras e compras de equipamentos, as fontes das propinas- estão em queda.

Os montantes do período não têm precedentes, mesmo porque acompanharam a expansão da economia brasileira.

A escalada dos desembolsos foi impulsionada pelo encarecimento agudo dos preços do petróleo. Os preços das exportações brasileiras de combustíveis triplicaram  entre 2000 e 2010, segundo dados a Funcex (Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior).

Os preços atingiram em 2012 os maiores patamares das estatísticas da Funcex, iniciadas nos anos 1970. Desde então, estão em declínio, contribuindo para o fim da era de opulência da Petrobras.

Ficou alguma dúvida? Faltou alguma informação?

Pergunte na área de comentários ou pelo Facebook.

Blogs da Folha