Em 18 anos, número de benefícios sociais pagos sobe 180%; população cresceu 26%

Os principais programas oficias de transferência de renda pagarão neste ano algo como 72 milhões de benefícios, um aumento na casa de 180% sobre os 25 milhões contabilizados em 1995, no primeiro ano do governo FHC.

De lá para cá todos os governos multiplicaram os gastos e o alcance de programas como aposentadorias, pensões, auxílios, seguro-desemprego, abono salarial, Bolsa Família e assistência a idosos e deficientes. Clique abaixo para ver a multiplicação dos benefícios.

O número de benefícios não corresponde exatamente ao de beneficiários, porque uma mesma pessoa pode receber recursos de diferentes programas.

Ainda assim, é o suficiente para demonstrar o aumento do peso dos pagamentos feitos pelo governo na renda do país. No mesmo período de 18 anos, a população brasileira cresceu 26%.

A expansão dos programas e dos gastos ganhou impulso a partir do governo FHC, com o fim da hiperinflação (antes, os benefícios perdiam valor rapidamente) e a criação dos atuais benefícios a idosos e deficientes.

Lula lançou o Bolsa Família, cuja ampliação continuou no governo Dilma Rousseff. Também disparou, na administração petista, o número de beneficiários do seguro-desemprego e do abono salarial, graças à maior quantidade de trabalhadores com carteira assinada.

A transferência de renda às famílias é hoje a principal atribuição do governo federal: representa cerca de 45% das despesas totais, excluindo da conta os encargos com a dívida pública (que não são gastos voluntários).

Comentários

  1. Será que a pessoa que colocou esta matériia não sabe matemática ? Em 18 anos qual foi a inflação ? Isto não pode ser manchete da Folha de São Paulo !

    1. Fábio,

      O número de benefícios não aumenta com a inflação. Os valores em reais foram corrigidos pelo IPCA.

    2. Pelo amor de Deus, Fábio. Nunca mais fale uma coisa dessas. Você foi (?) inconsequente! PS.: LULA LANÇOU O BOLSA FAMÍLIA, A PARTIR DAS BOLSAS DE FHC. Basta ver a lei do Bolsa Família, que Lula chamou de Bolsa Miséria. Lula não criou nada. LULA E O PT COPIAM FHC. Sou politizado e bem informado.

          1. Nem nulo nem abstenção, peguem o titulo eleitoral joguem na priva e deem descarga.

        1. Se você que vota nulo, vota em branco e se abstêm fique sabendo que os eleitores corruptos que votam em corruptos não deixarão de votar.

      1. GetulioC “Sou politizado e bem informado” Se, realmente, vc é isto que anuncia, deveria avaliar o numero de benefícios pagos em 1995 e a partir de 2002, quando começou, de fato, a existência de programa sociais que fossem relevantes para a cidadania e para a economia do Brasil.

        1. A você, Israel: Odeio mensaleiros e, também, os seus seguidores. Os seguidores mais ainda. Fora MENSALEIROS! Programas sociais pífios. Ridículos! O PT, o seu partido, copia FHC. Fora Mensaleiros! Sou politizado e honrado! Vá visitar os cadeeiros! E não me venha com sofismas! Fora amigo do Maluf, Sarney, Lobão, Renan, etc, etc, etc. SOU MARXISTA, RAPAZ! Economia porcaria. Que nada cresce! Fora mentirosos!

        2. TÁ CERTO… EU TRABALHO PARA MANTER UMA MONTE DE GENTE .. E ESSE MONTE DE GENTE VOTA NOS ALOPRADOS QUE ROUBAM O PAÍS E QUE POR FIM A CIRANDA NÃO PARA. BELO GOVERNO NÓS TEMOS!

      2. getulioC…UMA CORREÇÃO…FOI O BOLSA ESCOLA….APARTIR DA ADMINISTRAÇÃO DO EX. GOV DO DISTRITO FEDERAL …SR. CRISTOVAM BUARQUE…NA ÉPOCA DO PT…QUEM LANÇOU A 1° VERSÃO DO BOLSA…. A DONA RUTH ACHOU INTERESSANTE…E AMPLIOU O BENEFICIO…MAS COM OUTRO NOME…agora a folha diz matéria pela metade CLARO…pois joga para o partido dos integrista voltarem….agora vejam varias criticas sobre o PT….CHAMANDO OS DE MENSALEIROS…ESTRANHO ESTE MESMO VEICULO DE INFORMAÇAO …NÃO DA IMA LINHA SE QUER DOS DESVIOS DO PSDB/DEM….A QUAL NEM NUNCA FOI MENCIONADO…COMO ROUBO…E SIM COMO CARTEL….A NOSSA ECONOMIA ESTA FORTE…FRACOS ESTÃO OS E.U.A…A ZONA DO EURO…ENTÃO NÓS NÃO TEMOS PRA QUEM VENDER…E ELES ESTÃO FAZENDO DE TUDO PARA DESVALORIZAR SUAS MOEDAS…SÓ ASSIM VENDEM PARA OS TROUXAS DE OUTROS TEMPO…POIS QUANDO TINHAM DINHEIRO VALORIZAVAM SUAS MOEDAS…AGORA VEJAM SÓ A CRISE QUE PASSAM…….

        1. Caro Paulo, eu não disse que FHC criou os bolsas isso ou aquilo, eu disse que Lula “copiou” FHC, e, agora, amigo, coloquei entre aspas. Mas como disse sou informado e politizado. Na realidade, esse papo vem da Unicamp ou Campinas e passa pelo Betinho (salvo engano) ou vice-versa. Na realidade, quero bater, sempre, no PT, a maior mentira que já vi.

      3. A diferença é que o Bolsa Escola, era dado pra quem mantinha crianças na sala de aula com notas acima da média e estudando, isso era pra acabar com o trabalho infantil, mas pra que exigências se você pode simplesmente jogar migalhas pros pombos, cria um bolsa familia que a única exigência é que vc continue sendo miserável

    3. Vocè é um Zé Mané. Quando a matéria fala 72 sobre 25, refere-se ao número de benefícios, e não ao valor. Entendeu seu petista!

    4. O slogan dos PeTralhas: nóis roba mais nóis é rico e o povo que se F…….

    5. O Brasil , no passado foi o pais do futuro, agora no presente estamos enterrado até o pescoço.Estamos esnobando a Europa ,os EUA e outras potencias mundiais , tudo isso terá um fim , com certeza. Os petralhas estão jogando o país num buraco sem precedentes.A volta da inflação, violência, falta de ensino, achatamento dos salários, aumento da criminalidade, aumento das favelas, a quebra das empresas estatais, o favelamento do país.Estradas esburacadas , portos falidos, aeroportos congestionados, e outras desgraças.Governo populista e anti democrático, é a ditadura do PT . Acordem forças armadas!!!!!!!!!!!!!!!!

    6. Será correto das esmolas (bolsa miséria) ou seria mais horroroso dar uma forma para que as pessoas conseguissem seu próprio salário??????????

    7. Alguém sabe me responder porque o pagamento do renda minima dos meses de novembro e dezembro de 2013, foram menores do que foi estipulado para cada beneficiário?. Porque o CRAS também não soube responder…. e na televisão tem funcionário público recebendo mais de R$ 1.000,00 até de quem já faleceu….

    1. VAI VER? QUEM SÃO OS QUE RECEBEM O BOLSA FAMÍLIA, EU RESPONDO: SÃO OS FILIADOS DO PT, AQUELAS PESSOAS OPORTUNISTAS OU OS MISERÁVEIS QUE NÃO TEM A MENOR POSSIBILIDADE DE TER UM EMPREGO ONDE VIVEM, E É CLARO! IGNORANTES VOTAM NA DILMA.

      1. QUEM SÃO?

        PT PARTIDO DO$ TRAPACEIRO$, CORRUPTO$, MEN$ALEIRO$ E MENTIRO$O$.

        DE ONDE TAM BEM VEM OS ÍNDICE DE 41% DA DILMETRALHA, SO PTISTAS VOTAM.

  2. Programas sociais só existem para tapar os buracos do governo. Gastar uma fortuna dando dinheiro as pessoas ao invés de trabalho digno É JOGAR DINHEIRO FORA

    1. estão comprando o voto dos brasileiros , isso é estelionato eleitoral!!!!!!!!!!!!!!! onde está o TSE.

    2. concordo com você,esses programas sociais nada mais é do a maior compra legal de votos que eu já vi falar na historia da politica brasileira,coisa que os ptralhas aprenderam com os comunistas,antigamente se implantava o comunismo na força agora é com sabedoria usando o dinheiro do próprio povo ,só o povo que não ve ou não quer ver.

  3. Subiu e em grande parte são benefícios politicos….o que os coronéis faziam no NE o PT faz agora…

    1. Eu queria entender pq falam tão mau de FHC, quando eu era pequeno época de sarney, os preços nos mercados mudavam 2 vezes ao dia, dai veio o collor e fez aquele plano verão q quebrou um monte de empresa, e a inflação continuava, então ele pedio pra sair e veio o itamar, e junto do FHC veio o URV q foi a base pro real q está até hj aí, e esse bolsa família do lula nada mais êh q o bolsa escola da esposa do FHC, a diferença êh q antes só recebia quem estivesse com os filhos na escola, então pq falam mal do FHC???

      1. Meu amigo Marco R. Neri.

        Não sou fã do FHC e muito menos do PSDB.
        Mas sou obrigado a reconhecer. VC está 100% correto. Para quem é jovem e não viveu estes tempos, digo para entrar no site da Fundação Getulio Vargar e fazer um breve estudo dos índices de correção de preço e verão o que era a inflação até o plano real. O plano real foi genial e hoje a economia brasileira está razoável graças a ele. O LLulla nada fez, só copiou e aproveitou o que já estava feito. A Dilma foi pior ainda. O bolsa família hj é o mensalão dos eleitores, nada mais.

        1. João, desconfie dos números da FGV (ou GV?). Há um Marcelo Neri, da mesma GV (ou FGV?) que somente cresce nos governos Petistas. Pesquise-o! Pesquise a fundo! Israel! Sou politizado e informado.

      2. só fala mal de FHC, quem é PT, que é alienado, cego, ou ignorante.

        1. Cara parabéns, falou mais que a maioria ai numa linha só, o mais engraçado do PT criticando o FHC é fazer exatamente tudo o que o mesmo fez, só que tirando os pontos positivos e inchando aparelhamento do estado para perpetuar a miséria e a ignorância

      3. Na realidade, Marcos, não é só o Bolsa Escola, há, também, o Bolsa Gás. Pesquise a lei, que o Lula criou (copiou) e você entenderá melhor. Tudo, na realidade, é dinheiro, nosso, óbvio, e que eu não vou discutir agora.

    1. Colocar os putos “da classe dominante”, isso sim, para trabalharem. Abaixo os bolsas juros bancários, os bolsas bndes (eikes e etc). E por aí vai.

      1. É uma ignorância sistemática dizer que um empresário não trabalha enquanto emprega 2000 pessoas, chega a ser insano de tão imbecil

  4. ESTA É A GRANDE VERGONHA DO NOSSO PAÍS; PORQUE SE HÁ DINHEIRO PARA DESTRIBUIR, PODE-SE MUITO BEM INVESTIR EM EDUCAÇÃO E TRABALHO PARA TODOS OS POVOS, PARA QUE POSSAM SE SENTIREM DIGNOS E NÃO “VENDENDO SEUS VOTOS…” BRASIL, “PAIS DA VERGONHA”…

    1. Concordo, e aí ficaremos livres de comentários cheios de erros de português. Esse “destribuir” foi forte viu….

  5. Programas sociais levam a uma acomodação…pois não precisa estudar, trabalhar, pagar INSS e quem banca e a classe media quem paga impostos aviltantes sem direito a serviços publicos decente.

  6. O governo Dilma continua trabalhando, e sempre em prol do país, sobretudo dos menos favorecidos, pois a elite sanguessuga já está mais do que gorda nesses 500 anos de vida boa. A elite, cujo representante é o Rei Fernandinho, o PRINCIPE DA PRIVATARIA, só sabe caluniar, criticar, agourar. NESSES TEMPOS DE CRISE, eles torcem pelo pior, se alegram com números ruins da economia, mas saber fazer só mesmo os Comandantes Lula e DILMA. Fosse num governo tucano, já estaríamos prostrados de joelhos no FMI… VIVA o Comandante Lula!!! VIVA a COMANDANTE Dilma!

      1. AS BOLSAS SOCIAIS CRIADAS NO BRASIL , PREENCHE A IDEOLOGIA DO POVO BRASILEIRO, EM BOA PARTE COMPOSTA POR VAGABUNDOS , PREGUIÇOSOS, E OPORTUNISTAS , ” LEMBRA-TE DA LEI DO GERSON” ,É DISSO QUE O POVO GOSTA DE VANTAGENS, NÃO VEJO MAIS FUTURO PRA ESSA NAÇÃO, QUE ESTÁ ILUDIDA COM A VIDA FÁCIL. QUEM TRABALHA NESSE BRASIL SÃO OS RICOS , POR QUE OS POBRES SÓ QUEREM CACHAÇA , CERVEJA E VIDA MOLE.

        1. Boa Reinaldo, acrescento aí copa do mundo, olimpiada, etc. E depois ficam reclamando que ficam até 15 horas num Pronto Socorro para serem atendidos por um medico (talvez são atendidos por um efermeiro(a) e nem fica sabendo).

    1. Comandantes Dilma e Lula? Isso que é lavagem cerebral do PT. Aprenda a pensar, ao invés de cultuar.

    2. Isso é verdade mesmo ,muitos benefícios estão ligados ao Prouni e ao Fies que deu oportunidade pra pobre fazer faculdade e melhorar de vida .

    3. Os comandantes sabem fazer mesmo. Criaram a maior corja de corruptos que o país já viu até hoje. E tem gente que gosta, chegam até a ter orgasmos.

    4. Cara nunca pensei que a lavagem cerebral chegasse a criar cordeirinhos tão retardados, você não é só um retardado alienado é um homúnculo acéfalo programado para ser vir, parabéns

  7. em quanto isto, as instituição estão se esfacelando.Tudo propositadamente, faz parte do projeto destes comunistas do PT.
    Oestudante não ver pespctiva do futuro, o trabalhador o dinheiro não da para o se sustentar e a classe média se aquentado nos cartões de credito, político de mãos dadas com os grandes bcos e empresários.

    1. primeiro chama o governo de comunista, depois diz que ele está de mãos dados com bancos e empresários? quanta coerência…

      1. COMUNISMO É UTOPIA, SÃO MASCARADOS DENTRO DO PODER COMENDO NAS MÃOS DOS CAPITALISTAS

  8. Acho que tudo tem que ter limite. Não é possível continuar a dar “BOLSAS”, seja qual delas for, por mais de 10 anos consecutivos.
    Em dez anos a pessoa teria a obrigação de passar a se sustentar e ser imediatamente suspensa do programa. Existem municípios inteiros que trabalhavam na roça e depois desta mamata só vivem do que recebem e deixaram de trabalhar.

    1. Só na hora q a fonte seca, aí essa mamata acaba, ninguém tira da minha cabeça q essas privatizações, só vieram pois o pais deve estar sem $ para manter tudo isso!!!

      1. Marcos, acertou na lata. E essas privatizações não cobrirão o rombo que esse partido está deixando nas contas públicas.

    2. Maisa, estão ROUBANDO dos aposentados para sustentarem esta cambada de preguiçosos.

    1. OS PTRALHAS SÃO OS MAIS CORRUPTOS DA HISTORIA DA REPUBLICA BRASILEIRA , É PRA PEDRO II LEVANTAR DO TÚMULO.

  9. nemO – vc está errado. A “elite sanguessuga” a qual vc se reportou, trabalha, trabalhou e ainda trabalha e muito para poder se sustentar, haja vista o limite indecente que o governo P T limitou as aposentadorias, mesmo alguns tendo pago pelo teto máximo do INSS. Além do mais os impostos pagos pela “elite” não tem retorno algum. Isto é que é roubo e discriminação aos direitos adquiridos.

  10. Puxa, eu gostaria de saber quando seremos um país sério, que governo irá acabar com essa compra de votos descarada. Quando deixarão de distribuir dinheiro e passarão a distribuir Educação, Saúde e Segurança de fato e com qualidade FIFA? Quando teremos um governo que trabalhe de fato para o crescimento verdadeiro do país e, assim, eleve a sociedade a um patamar digno e decente. Por que o povão humilde continua recebendo essa esmola, morando em palafitas e casebres, enquanto os mensaleiros estão milionários? O povo tem direito a uma vida decente, pagamos para isso não tem nada de graça neste país, até a seca é utilizada para manter o povo na escravidão. Quando seremos um povo que realmente quer o Brasil no futuro?

  11. esse governo mentiroso e corrupto está a quase 12 ANOS no poder e até agora só tem feito manter os mais pobres na mesma miséria, cadê empregos, educação, saúde, transporte público, moradia e segurança? pagamos por tudo isso, no brasil não tem nada doado não, é tudo pago com o nosso suor, governo hipócrita mentiroso e um povo que gosta de apoiar bandidos, onde está o país desenvolvido? me engana que eu góstio

  12. nemO – “O governo Dilma continua trabalhando, e sempre em prol do país, sobretudo dos menos favorecidos, pois a elite sanguessuga já está mais do que gorda nesses 500 anos de vida boa”. E o P T por pura inveja de quem trabalha está mais gorda ainda depois que entrou no poder, pois a despeito de tudo, eles nunca trabalharam.

    1. TRABALHANDO EM PROL DO BRASIL, VÊ SE ACORDA E LÊ AS NOTICIAS, OU ACHA QUE O STF JULGOU O MENSALÃO COMO ATO POLITICO????????? GENTE IGNORANTE É UM CASO.

  13. nemO – Ainda tem mais…. aqueles que recebem qualquer tipo de “BOLSA” deveriam ser proibidos de votar pois é aí que se caracteriza a COMPRA DE VOTOS.

    1. Sensacional idéia(e justa), embora saibamos que nunca ocorrerá…..aposto que o pt acaba com essas bolsas no dia seguinte.

  14. Votar Nulo é votar PT! Assim o Chaves chegou no poder na Venezuela e se manteve!!!

  15. Estou cansado de pagar a conta dos outros e ver o governo fazer festa com o chapéu dos outros. O dinheiro para todos esses programas sociais vem do bolso de quem pode pagar, enquanto isso o governo faz propaganda com esses programas sociais como se deles. Quem pagou toda essa cervejada foi eu.

  16. Votar nulo é lavar as mãos, manter o PT no poder. Assim foi com o Chaves na Venezuela! Olha o Buraco que a Venezuela se meteu e estamos a caminho!!!

    1. COM DETALHE , OLHE A POPULAÇÃO DA VENEZUELA E DO BRASIL, AQUI O ROMBO É MUITO MAIOR!!!!!!!!!!!!

  17. Correção ortográfica – Qual a alternativa? Deixar quem não pode cuidar de si mesmo, tal como idosos, mutilados e aleijados por acidentes de trabalho e pela violência urbana/trânsito, morrerem de fome para satisfazer algum dogma econômico da extrema direita? Vocês da FOLHA veem tudo de uma perspectiva de classe média paulistana. Trabalhei no Vale do Jequitinhonha e vi mulheres tendo filhos no mato, como bichos, depois de caminhar sem encontrar ajuda. E também doava dinheiro para ONGs que cuidavam de crianças com subnutrição crônica. Deem uma volta pelas áreas pobres do Brasil, por um ano, e depois voltem para ver se podem escrever a mesma matéria, supondo é claro, que tenham consciência e solidariedade, características de seres humanos. Ou talvez estejam apenas obedecendo ordens ao escrever tal coisa. De qualquer forma, Feliz Natal e evitem a periferia.

    1. O problema é que sabemos que essas situações citadas representam 1% dos beneficiados, os outros 99% são vagabundos mesmo.

  18. De lá para cá todos os governos multiplicaram? Por quanto ? 1,1 – 1,2…
    A apresentação de dados “séria” requer mais informações! Exemplo : arrecadação federal de 1995 ou PIB e a porcentagem disso concedida em benefícios. Como está apresentada a matéria, o crescimento do período é desconsiderado.

  19. Ninguém é contra dar ajuda aos que precisam, mas o que está acontecendo não é exatamente isso, é um esculacho. Um dia os brasileiros vão se tocar que não se constrói um país só com bolsas e auxílios do governo. É preciso muito investimento em Educação, infraestrutura, saúde, etc., e nós não estamos fazendo nada disso. Só é possível tirar uma pessoa da real miséria através da Educação e do trabalho, de resto, tudo é passageiro.

  20. meu DEUS.hj eu sei que esse povo brasilero, sao sego ou duente ouessas pesquizas de inteçao de voto e mentira

    1. Cara existem corretores ortográficos para web browsers, se inscreva num desses programas que dão dinheiro pra analfabetos que ta tenso pra você

  21. QUE DESGRAÇA, E MELHOR NÂO TRABALHAR!!
    FABRICA DE VAGABUNDOS, COBRAM ALTOS IMPOSTOS DE QUEM TRABALHA.. PARA VAGABUNDO COMPRAREM DROGAS.. E VOTAR SEMPRE NELES… DINHEIRO SO SE GANHA
    TRABALHANDO……..

    1. CONCORDO PLENAMENTE , PAIS DE VAGABUNDOS , ONDE QUEM TRABALHA É QUEM PAGA IMPOSTOS PRA SUSTENTAR ESSA BANDO DE DESOCUPADOS SOCIAIS , QUE NÃO ESTÃO NEM AI PRA SITUAÇÃO. É SÓ VER O IRPF NOS CONTRA CHEQUES DO MÊS.!!!!!!!!ESSE PAIS SÓ UMA BOMBA NUCLEAR!!!!!!!!

  22. observo os comentários e vejo como nosso povo é ignorante e defendem os partidos políticos como um leão,essa comparação entre pt e psdb.cada um em seu tempo realizarão coisas boas mas também muitas ações obscuras com muitos desvios de dinheiro.no brasil os partidos trabalham para seu próprio bem e perpetuação no poder,o psdb privatizou muitas empresas e rodovias,o pt fez o mesmo através de várias concessões que também oneram o povo apesar de serem necessárias pois o governo não tem condições de investir devidos a dívidas e programas sociais que deveriam ter um tempo ou regiões de pobreza especificas,moro em Paulínia cidade rica e existem muitas pessoas que recebem bolsa familia e o paz que é um programa de renda municipal que transfere 250 reais para as familias que ganham menos de 3 salários mínimos ou sejam um monte de pessoas recebem sem realmente necessitarem,isso pra mim é compra de votos.no brasil na area da seca e outras regiões pobres as pessoas necessitam sim tem que serem assistidas mas junto tem que ter uma ação de educação emprego e renda,agora ao invés de diminuir os beneficios eles só aumentam sem contar as denuncias de esposas de vereadores que recebem e várias outras falcatruas,na real o povo esta acomodando e usando essa grana ao invés de alimentos existem muitos que gastam com bebidas e drogas,celulares e outras mordomias não que essas pessoas não tenham direitos mas é pra se alimentar.agora o psdb e o pt os 2 fizeram boas coisas mas deixam muito a desejar em muitos aspectos e a robalheira continua solta com um monte de siglas partidárias que não somam nada a democracia uma pena e vai ser assim e não tem cara que vai mudar.o gigante ainda esta com sono profundo

  23. Pelo jeito esta reportagem não agradou os atuais eleitores de FHC. São mais reacionários que ele e querem ver mais é o pobre se ferrar.

    É FHC, só te sobrou esta turma! Não faça por merecer isto ainda mais.

  24. Confesso que gosto dos comentários mais que de política, pois eles refletem bem nossas indignações mas não posso me furtar a comentar que hoje estes carros de belo Design como Elantra, i30, Hb20, Sportage e muitos outros coreanos nasceram nas pranchetas de um país que a 35 anos atrás tinha o mesmo n° de Patentes Registradas que nós “Brasil” e hoje tem mais de 30 vezes nosso n°, a pergunta que não quer calar é: Porque ficamos tão distantes, e aí vem a resposta “Falta Educação”, agora o que mais me intriga é porque FHC em seus 8 anos de mandato quase sucateou as Universidades Federais e entregou para Lula com mais de 8 mil vagas de professores em aberto devido a não reposição dos quadros de professores, seja por Aposentadoria, mudança de País ou de profissão ou até mesmo indignação pelos 8 anos sem reajuste salarial e investimentos em infra-estrutura e pesquisas, e este operário que muitos chamam de analfabeto foi quem procurou restabelecer dignidade aos nossos pesquisadores graduandos, mestres e doutores(não vou citar os militares, Sarney, Collor, mas itamar apesar dos rancores foi quem colocou à frente do Ministério da Fazenda um Sociólogo e Professor Universitario chamado FHC com a finalidade de implantar um plano econômico elaborado por “Pérsio Arida, Edmar Bacha, Andre Lara Resende, Pedro Malan entre outros respeitáveis”, leia-se Plano Real e FHC acabou se entitulando autor do Plano e se elejendo Presidente da República )Pra se ter uma idéia da Força do Plano Real, FHC não conseguiu 9 anos antes se eleger Prefeito de São Paulo, apesar da foto dele sentado na cadeira do Prefeito estampada em revista no dia da eleição (Mesma modéstia de sempre).

  25. De fato, o povo brasileiro além de não saber votar, ainda carrega consigo boa dosagem de maldade( uma patologia desenvolvida ao longo dos séculos de sofrimento) do tipo quanto pior melhor. Digo isto porque, nasci na roça no miolo do Piauí, frequentei a escolha só a partir dos sete anos de idade, aos dezessete anos eu já estava passando pano no chão de lanchonete em São Paulo, lá morei durante doze anos, voltei para o Piauí, estudei em faculdade particular e há cinco anos sou advogado. No último pleito municipal me candidatei a vereador concorrendo a onze vagas e tirei menos voto do que um vendedor de estrume. Isto mostra quão despreparada para votar se encontra essa clava. E se nós pensantes não encontrarmos alternativas, e em permanecendo o PT NO PODER É PONTO FINAL PARA O BRASIL.

  26. Desde 2003 aumentou o número de pobres e dependentes de programas do governo. É mais fácil dar essas migalhas do que patrocinar saúde, educação, moradia, infraestrutura, trabalho e, principalmente, decência.

  27. É um paradoxo! O Brasil cresce, gera empregos e cresce o número de pessoas que vão atrás das esmolas.
    Era para ser o inverso.
    Tem muuuuuita gente que não necessita, mas vai lá receber o bolsa escola, bolsa familia, vale detento, bolsa coxinha, vale gravidez, vale cabrito, etc
    ACORDA BRASIL

  28. Enquanto nosso governo continuar premiando o ócio e punindo as pessoas produtivas, obviamente teremos cada vez menos produção e desenvolvimento. Simples assim!

  29. …eu num quero nunca + trabaia na vida sou pt ..pmdb até morre…quero paga cada vez +impostômetro…viva lulala e os 39…….

  30. Vendo esses comentários(e em outros do tipo pela internet), fica claro que temos aí no máximo uns 5% a favor desses “benefícios”, ou seja petralhas…..só que nas urnas, mesmo com o absurdo caso mensalão, continuam vencendo, e parece que teremos mais 5 anos no mínimo. De toda forma fico feliz em ver que as pessoas que fazem esse país andar de verdade estão acordando.

  31. AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E IDOSOS PASSARAM A TER DIREITO AO BPC – BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA – A PARTIR DA LOAS / 1193 (LEI ORGÂNICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL).

  32. O Bolsa Família ganhou o maior prêmio de programas sociais do mundo na suíça. Está sendo implantado em sessenta países, inclusive na cidade de nova York.
    O IBGE comprovou com os recebedores do benefício continuam a trabalhar.
    O desemprego no Brasil é o mais baixo da história e o salário o mais alto.
    O PAC está resolvendo os problemas de infra-estrutura e moradia.
    O FIES e o Prouni estão colaborando para colocar pessoas com baixa renda nas universidades.
    O Pronatec estão dando cursos em diversas escolas técnicas.
    Quem não se informa não sabe o que está sendo feito…

  33. Hoje no Brasil temos 50 milhões ganhando bolsa família e 50 milhões ganhando 1 salário mínimo , com uma população de 200 milhões de habitantes.
    Bastaria 2 medidas para reduzir no mínimo mais de 50% de todos os problemas do Brasil e de toda sociedade.
    1- Reforma administrativa de todo o governo Federal , Estadual e Municipal , acabando com todos os privilégios salários e pensões e remunerações , redução de impostos.
    2- Campanha de controle de natalidade.Exemplo e possível a sociedade achar normal que um morador de rua tenha um filho?? um presidiário tenha um filho , um casal ganhado 2 salários mínimos???
    Fiquei sabendo que o SUS faz vasectomia que tirando a mão de obra do médico custa R$ 50,00.
    Poderíamos fazer uma revolução na sociedade evitando que tantas pessoas nasçam sem a menor condição de ter uma vida digna; e evitando consequentemente a intervenção do governo na vida dos cidadãos .
    Os grandes capitais vão dobrar a população daqui a 40 anos; não vai ter emprego , saneamento , segurança dignidade para tanta gente.
    Por favor : só há 2 soluções , reduzir a intervenção do governos na sociedade ( evitando o desvio de dinheiro do povo; e controle de natalidade para o bem da sociedade.
    O ser humano foi feito para ser feliz.

  34. É fácil fazer festa com o dinheiro alheio. Furto uma fortuna; pago aos otários migalhas; fico bem nas fotos e sorrindo e os melequentos e os ladrões ficam felizes. O honesto vira otário várias vezes. Quero que esse território pegue fogo; só assim vou fazer justiça verdadeira…

    1. Dinheiro público aplicado em programas sociais. Não é seu dinheiro que você quer embolsar todo. Você vive em sociedade e esta é função do governo. Está vendo. O governo deve ter sido muito ruim para deixar que pessoas sejam ignorantes assim, como você, que não sabe nada. Vai estudar o PROUNI está aí, mas faça primeiro o ensino fundamental.

      1. Meu dinheiro que paguei com impostos para ter um beneficio coletivo, não pra dar na mão de outra pessoa, não posso ter 3 filhos pra sustentar quem tem 10, o PROUNI ta ai pra provar que o governo paga 3000 por mês do meu dinheiro e de todos os brasileiros pra pagar uma faculdade de medicina prum candango e paga R$ 800,00 prum professor dar aula em tempo integral, se fosse um programa sério ele no mínimo só pagaria até 80% da bolsa e com um teto de R$350 reais e o camarada depois de 3 anos teria que devolver isso TUDO em prestações de 5 a 10 anos

  35. Me divertindo lendo comentários políticos…
    Mas sempre me resta uma preocupação.
    Estamos perdendo tempo demais nomeando erros entre o FHC e o PT.
    O que importa agora é o futuro, por que não vamos alterar o passado!
    Então olhem para frente.
    E com toda a certeza do mundo, eu não quero o PT na presidência!

  36. QUEREMOS VOTOS LIVRES PARA QUE O POVO POSSA SER LIVRE !! TENHO DIREITO A BOLSA FAMÍLIA, MAIS ACHO ISSO UM ABSURDO…VIVEREI DE MEUS BICOS ASSIM COMO MILHARES DE PESSOAS PORTADORAS DE ORGULHO PRÓPRIO !! PAGAREI MULTA A ATÉ A MORTE SE ISSO NÃO MUDAR. nÃO VOTEI E NUNCA VOTAREI EM COMUNISTAS !! CONTINUAREI ANDANDO COMO UM MENDIGO, MAIS DE CABEÇA ERGUIDA !!

  37. O Brasil já ostentou a “honrosa” posição de mais desigual do mundo. E, pelos comentários acima, o que não falta é gente com saudade da miséria alheia. A primeira coisa que falta ao brasileiro é humanidade. Somos desbragadamente desumanos, e temos orgulho de ostentar esta condição.

    1. Precisa ter saudade não nunca saímos dos 10 últimos, tem gente que vive de ilusões da televisão nunca viu a miséria de verdade . se você ver a miséria de verdade vai logo perceber que 60 reais não tiram ninguém dela nem resolvem desigualdade social, enquanto o Lula e a família aumentam seu patrimônio em escala cósmica

Comments are closed.