Receita do governo é recorde em janeiro, mas aumento é fraco

A receita do governo federal começou o ano com resultados abaixo do necessário para o cumprimento das metas oficiais.

Divulgada hoje, a arrecadação de impostos e outros tributos somou R$ 123,7 bilhões no mês passado, numa expansão de 0,9% acima da inflação sobre janeiro de 2013.

O montante é recorde histórico, mas a taxa de crescimento é fraca diante das expectativas da área econômica -que depende de mais receita para contrabalançar a escalada das despesas neste ano eleitoral.

Na semana passada, quando anunciou as metas fiscais para 2014, o governo Dilma Rousseff projetou um aumento de 3,5% acima da inflação para a arrecadação tributária.

Trata-se de uma taxa elevada para uma economia que oscila entre a estagnação e a retração. Tributos importantes, ao invés de aumento, mostram queda da arrecadação.

Incidentes sobre salários e lucros, o Imposto de Renda e a CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) tiveram perda de receita de 1,3% e 2,7%, respectivamente.

Principal tributo da União incidente sobre o consumo, a Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) também mostrou perda, de 4,8%.

A Receita Federal, no entanto, não atribui esses resultados ao ritmo econômico lento -ao menos, não exclusivamente.

Segundo o órgão, a arrecadação de IR e CSLL pode crescer até março, porque no ano passado os empresários optaram por concentrar os pagamentos em janeiro; no caso da Cofins, houve mudanças na legislação de 2013 para cá.

De positivo, as contribuições para a Previdência Social somaram R$ 26 bilhões, com alta de 11,6% -acima dos 6,5% esperados pelo governo para o ano.

O tributo incide sobre as folhas de salários e seu desempenho é favorecido pelos níveis historicamente elevados de empregos com carteira assinada, daí as projeções oficiais ambiciosas.

Como de costume, a equipe econômica da presidente trabalha com expectativas otimistas para o crescimento da economia e da arrecadação tributária.

Espera-se uma expansão do Produto Interno Bruto, ou seja, da renda do país, de 2,5%; para a maior parte dos analistas e investidores do mercado, a taxa não passará de 1,7%.

Leia mais: As metas para as contas públicas neste ano

Ficou alguma dúvida? Faltou alguma informação?

Pergunte na área de comentários ou pelo Facebook.

Comentários

  1. Governo insaciável. Tô vendo a hora que o governo vai contratar gente armada pra assaltar o povo diretamente, sem disfarçar através de impostos.

  2. Ué!!! È só aumentar os impostos ou criar uma nova taxa, tipo: taxa de oxigênio, taxa pra andar na rua: taxa da taxa etc… O governo é criativo pra elaborar meios pra aumentar a arrecadaçao…

  3. Como sempre arrecadação é grande, pois trabalhamos de quatro a cinco meses gratuitamente para o governo, mas a aplicação do nosso suado dinheirinho é desviada e mal direcionada.

    1. O governo dá mais da metade desta quantia para pagamento de juros para “investidores” (ou melhor, parasitas) estrangeiros e brasileiros.

      1. E o que você sugere, que os investidores, incluindo os pequenos poupadores que já são penalizados pelos impostos doem seu dinheiro para o governo?

  4. Nossa cada vez mais tirando leite de pedra Nos pequenos empresários sofremos com a altos impostos. Pagamos tantos impostos e nao temos nada em troca. Nem se quer capital para nossa empresa com juros baixos conseguimos. Mais dinheiro para esses políticos gestarem como bem entende…

  5. Por que mesmo admitindo, que efetivamente houve um crescimento real, embora abaixo da expectativa oficial, o PIG, só “mancheteia o “mas”como se não tivéssemos arrecadando acima do récord histórico ?

    1. E desde quando bater recorde ao arrecadar impostos é algo positivo petistazinho contratado?!
      O ideal seria o gov, cortar os gastos da sua esmagadora maquina, economizar e saber oq fazer e onde investir e a noticia ser ” Impostos do povo se reduzem e governo inverte mais em infra-estrutura”…ABRE O OLHO LESADO!

  6. O governo, tira do bolso do povo todos os meses com impostos trilhões e não temos Saúde, educação, Segurança enfim o povo não tem retorno do dinheiro arrecadado para aonde vai esse dinheiro?

  7. Pode arrecadar quanto quiser e bater todos os recordes possíveis e impossíveis que o dinheiro nunca será suficiente.
    É absurdamente inexplicável o que se fazem com o dinheiro público nesse governo.

  8. Pra onde está indo toda esta grana? Provavelmente para o bolso de muitos, porque a educação, a saúde e a segurança continua um lixo neste País…..

    1. Está indo pra Cuba, Venezuela, Bolívia e outros países governados por tiranos amiguinhos…

      1. Essa grana será, em boa parte, para pagar o Superávit Primário daqueles que afundam o país, e que vocês tanto bajulam. Tem uma outra grana importante que está “deitada em berço esplêndido”. Nas mãos dos USA, outro que vocês tanto bajulam, também.

        1. Imaginar que os EUA são responsáveis pelos gastos do governo Brasileiro é no mínimo um delírio, mostra o quanto focado estão os PTralhas.

  9. É um absurdo, e a população sem suas necessidades básicas supridas. Se não houvessem tantos políticos ladrões e filhos da p…., este país teria tudo para ser um verdadeiro paraíso.

  10. Pretensão e agua benta cada qual se serve como quer…….
    Algo precisa ser feito e JÁ, para mudar isso.
    Ou vão esperar passarem a Copa e as Eleições ? Mexa-se Governo……
    Senão a “bicicleta” cai ……

  11. O povo cada dia mais sem dinheiro e o governo batendo recorde de arrecadação mês a mês .. tem coisas muito erradas nesse país …

  12. De que adianta arrecadação recorde e retorno pífio em serviços públicos, tais como saúde, educação e segurança, só pra citar os prioritários????? Disso pode-se concluir facilmente uma regra básica em economia: não importa QUANTO se ganha mas sim COMO se gasta. Simples assim.

  13. Olha o que me deixa mais boquiaberto e saber que diante de impostos tão absurdos estão os corruptos que governam e legislam este pais, e só olhara mos para os orçamentos de cada estádio para a copa do mundo.

  14. ESSE GOVERNO ARRECADA UM ABSURDO,E NOS BRASILEIROS TEMOS O PIOR CUSTO BENEFICIO DO PLANETA,POBRE POVO BRASILEIRO.

  15. Todo mês se quebra recorde de arrecadação mais nunca da pra esses bando de safados.

  16. Na minha opinião, um governo que alcança metas OPRIMINDO seu povo, está invertendo os valores. O GOVERNO existe para servir o seu POVO e nâo, o contrario.

    1. Esse pais ou governo por acaso esta inserido no Planeta Terra? Ou será que a Ucraina?

    2. Uai. O bolsa família, que vcs coxinhas são contra, é destinado exatamente para melhorar a vida do povo, o verdadeiro povo brasileiro.
      Na saúde também tá investindo como nunca antes nesse país, mas novamente os coxinhas são contra. A, vão se catar.

      1. Em primeiro lugar, não existe verdadeiros brasileiros, existe apenas brasileiros.
        Em segundo lugar, o investimento no bolça miséria é muito pequeno quando comparado ao montante que o governo arrecada, não justifica o déficit crescente do governo.
        Por último, se nunca se investiu tanto em saúde então esta se investindo de forma errada e ineficiente pois a saúde pública não melhorou em nada, o mesmo para educação e segurança.

      2. O Bolsa família na verdade nada mais é do que a forma mais descarada do mundo de comprar votos!

        E agora serve também para dizer que o desemprego diminuiu!

  17. Acho muito bonita a posição intransigente do UOL e da FOLHA, alguma vez na vida quando noticiam algo que poderia ser positivo para o governo, vem logo uma adversativa: é recorde, mas… PARABÉNS, Folha e UOL. Mantenham-se fiéis aos seus propósitos. DILMA sobe, mas sobe pouco. DILMA vence no primeiro turno, mas se o BARBOSA sair candidato, disputa vai para o segundo turno. Vocês são ótimos.

    1. Eveni Alves Dias, petralha de plantão: a Folha e o UOL já amaciam muito a realidade para dar os dados mais positivos possíveis para essa situação ridícula que vivemos. Ainda não tá bom pra você? Muda pra Venezuela ou cuba.

      1. Gamme. Munda vc pros EUA. Lá tá uma maravilha. Todo mundo empregado.

        1. So mesmo na cabeça de um PTralha alienado para imaginar que o Brasil esta melhor que os EUA, vai acreditar assim na propaganda do governo falido la na……..

    2. Burrico, haver alta na arrecadação de impsotos NÃO é positivo pro povo nem pro BR, significa apenas q o desgoverno esta esfolando cada vez mais o povo para manter seus gastos absurdos e sem logica funcionando!

    3. Evani…que lamentável…que triste…desde qdo. aumento na arrecadação é boa???? aumento da arrecadação quer dizer menos dinheiro no SEU bolso….cabeça não é só lugar de criar piolhos…eta, mais uma petista, burrinha…burrinha

  18. Vai cumprir as metas fiscais, vai sim haha

    Lá vou eu, lá vou eu,
    hoje o dééfiiciit
    é primááário. ♪♫♪♫

  19. Alguém já parou para observar, que “INFLAÇÃO” causa um aumneto imediato de arrecadação ?

  20. RESULTADO,POUCA VENDA DE PRODUTOS, COM ALTOS IMPOSTOS EMBUTIDOS COMO TUDO AQUI E CARO, FORA DOS PADROES MUNDIAIS.FORA PTEBAS E SEUS ASSECLAS.

  21. É o resultado das vendas de final de ano 2013. As vendas de janeiro, sempre, não atinge 1/3 das vendas do mês anterior. Então, se o aumento de foi fraco em dezembro de 2013, a indústria e o comércio não pode contar com janeiro e fevereiro, pois ainda temos o Carnaval.

  22. No Brasil de Lula, Dilma, PT, FHC e PSDB, os tributos são regressivos: Paga mais quem tem menos. Este é mais um item que confirma que eles são iguaizinhos.

  23. A balela de IRPF está desatualizada………recompõe por favor….nos assalarias não aquentamos mais pagar imposto…..nosso salário está virando somente imposto.

  24. Resumindo, o povo já tosquiado e esfolado já não tem mais o que dar.
    Paga-se muito para não se ter quase nada em troca.
    Muita coisa precisa ser mudada por estas bandas…

  25. Ah ! Foia de Sun Paul, sempre tem um “MAS” para vocês. Que pena que temos que ver esse tipo de jornalismo no Brasil, sensacionalista e voltado sempre para o partidarismo.

    1. Para qualquer PTralha ou bolivariano, imprensa boa é a que só fala bem do governo, tem que ser toda, não basta ser a grande maioria.

  26. Pode arrecadar qualquer valor que ainda assim faltará grana para a farra.
    estive em brasilia e fiquei assustado com a quantidade de predios publicos e seus anexos que estão sendo construidos e alugados para abrigar os cumpanheiros.

    1. E o governo ainda acha que tem que contratar mais gente, mais companheiros para participar da farra.

      1. Ninguém duvide que, no caso de um praticamente inevitável segundo mandato da Dilma, é certo que esse número de ministérios e cargos de escalões inferiores aumentarão e, juntamente com eles, impostos ou, ao menos, suas alíquotas. A conferir…

  27. A Manchete deveria ser ; As despesas governamentais, só em Cartões corporativos, tornam a arrecadação record insuficientes.

  28. Fraco é o desempenho do governo: desenvolvimento estagnado, inflação em alta, maquiagem de números, “cala a boca” geral, inclusive na imprensa. E agora preparando leis “antiterrorismo” pra calar a boca do povo. Voltamos a ser uma republiqueta sul-americana de quinta categoria.

    1. República de 5ª categoria era nos tempos do FHC. 12ª economia do mundo, quando pegaram em 8º.
      Agora o Brasil é a 5ª economia… esses tucanalhas não tem argumentos que durem meias palavras.

      1. Na época de FHC tinhamos administração publica de verdade, não essa enganação do governo peteba. Naquela época os governantes trabalhavam e não viviam de propaganda

      2. Se é por isto, na época dos militares, a mais de 20 anos, o Brasil já era a oitava economia.
        Só voltou ao posto graças a arrumação da casa na época do FHC e do crescimento global no governo Lula, principalmente a China que importou matéria prima a preços altos.
        Agora que o mundo ta em crise e não temos indústria o gigante de pés de barro esta caindo.

        1. Pois é! E com a gastança desenfreada do governo, a falta de investimentos sérios em infraestrutura e em educação voltada principalmente para a formação profissional vão deixar o “gigante” comendo poeira na corrida mundial, contrastando com o que aconteceu, por exemplo, com a Coréia do Sul e até mesmo com a “comunista”(?!?!) China, que souberam aproveitar a onda de prosperidade para se prepararem adequadamente para os tempos difíceis. Agora, é rezar pra que o baque seja o menor possível…

  29. Incrível como o governo não acerta UMA previsão. Pior, nem chega perto! Isso porque o Pallocci foi removido do cargo… vai vendo…

    O problema não é ser PT, PSDB, ou qualquer outra coisa. O problema é a incompetência latente desses políticos tanto do governo, quanto da oposição, para lidar com TUDO! Surreal!

    Aí as pessoas se prendem em “Esquerda” ou “Direita”. Deveriam abster-se de rótulos e passarem a compreender que as duas correntes são complementares e necessárias para um equilíbrio social. Deveriam ter o mesmo peso, sem fanatismo, porém com compreensão do entorno!

    A Federação brasileira é composta de um bando de fanáticos incompentes, egoístas, incompreensíveis e mal-educados. E político tambem é povo, é bom lembrar. Nosso povo é assim. Duro.

    1. O comentário mais sensato que li até agora. Enquanto as pessoas polarizam a discussão esquerda x direita, a robalheira come solta.

      1. Gilberto, cuidado com o que desejas! Já pensou se todo mundo que paga impostos resolver ir embora pra outro país, quem vai ficar aqui pra manter essa farra com o dinheiro público?????? É melhor não ser tão radical…

  30. Alguem disse que o governo nao aplica direito o nosso dinheiro tomado via imposto.
    Claro que aplica: empresta ou da para o Eike
    Batista, para os Cubanos, Friboi e até financia greves e passeatas………..

  31. O governo peteba é o único que se preocupa exageradamente com o montante arrecadado e é o único que vive dizendo que o valor arrecadado é insuficiente. Isso só ocorre porque o pensamento comum no governo federal é arrecadar cada vez mais e não se preocupar com o dinheiro que sai dos cofres publicos por meios ilícitos, aslias a preocupação é justamente sustentar esses “meios ilicitos” e dane-se a população.
    Um exemplo claro do que eu escrevo é a tentativa de Malddad aumentar absurdamente o IPTU, ele quer arrecadar muito mais para fazer muito menos pela cidade (e fazer o dinheiro da nossa cidade sumir). Essa situação do IPTU chegou ao ponto de Haddad fazer chantagem com a população cortando dinheiro de serviços essenciais.

    1. Caros paulistanos, perdoem-me a sinceridade, mas, vocês merecem!!! Ao menos quem votou no Haddad merece e muito! Pena que, na vida, “pau que dá em Chico dá em Francisco”. Aí, quem não votou nele paga também pelo erro alheio. E quem votou em branco ou nulo também merece sofrer pela omissão. Podem, acreditar, sinto muito por vocês! Afinal, temos um governo estadual petista aqui também e sonhamos com o dia em que será mandado às favas. Mas, 2014 já chegou!

  32. De nada adiante arrecadar, se nosso governo não tem capacidade de gastar honestamente. Vejam a situação: O brasil (com b minúsculo mesmo) não cresce. Não consegue gerar recursos, mas, estão sempre, ano a ano, mostrando recorde de arrecadação. Isto acontece, somente pela arrecadação exorbitante de impostos. A principal promessa de campanha do Lula, foi reforma tributária, que ele não cumpriu em dois mandatos está acabando o terceiro e o tal recorde não pára. Peço não votarem no PT nestas eleições pela mentira descabida que eles vêem contando por década.

  33. A implantação de governo comunista como Cuba e Venezuela progrida a passos largos. A carga tributária elevadíssima é um instrumento para estatização de todos os bens de produção

    1. Que bobagem. Não diga uma coisa dessas. Os caras estão privatizando (doando) tudo e você vem com essa. Os bancos lucrando como nunca. A SELIC disparando. Respeite os comunistas! O PT é capitalista! Igualzinho a você! Adote-o! PS.: PT e PSDB iguaizinhos! Os dois a serviço do grande capital.

      1. Caro amigo, so não vê quem não quer, o governo Brasileiro é claramente bolivariano e comete, dia a dia, os mesmos erros do governo Venezuelano. Ambos fazem parte do Fórum de São Paulo, juntamente com Cuba, Bolívia, Argentina, FARCS, etc. É preciso dizer mais alguma coisa?

      1. Notícia publicada em 28/12/2013: “Governo eleva IOF para saque em moeda estrangeira e cartão pré-pago. A partir deste sábado (28), alíquota será elevada de 0,38% para 6,38%. Operações passam a ter a mesma tributação de uso de cartões de crédito. Segundo a Fazenda, a medida resultará em uma arrecadação adicional estimada em R$ 552 milhões por ano.” Pronto: aí está sua resposta!

  34. F unk o stentação, rolezinh o d s hopping, aprovaçã o automatic a no ensino básic o, bolsa famíli a, bolsa presidiari o, program a e squenta. Esse eh a opção de futur o trilhada por nosso p aís, em detrimento da massificaçao da educação. Uma opção jamais vista na história da civilização moderna. P ara quem tinha dúvidas eis o B rasil, rumo a um futuro DESCONHECIDO (porém nada promissor) sem mais

  35. Lendo esta matéria lembrei de uma canção…. isso aqui ôoo é um pouquinho deste meu brasil laia este barsil que canta e é felizz, felizzzzz….. não esquentem a cabeça não meu povo a Copa ta ai deixa o governo arrecadar depois tem olimpiadas ta tudo numa boa, pão e festa para o povo… Isso aqui ôoo é um pouquinho desse meu brasil laiaa este brasilll…. depois a gente vota nos mesmos novamente éh isso ae povãooo kkkkkk

    1. E você se esqueceu de que ainda tem o carnaval antes disso tudo??????? Então, realmente, o povo não tem nada pra reclamar mesmo KKKKKKKKKKKKKK!

  36. “O montante é recorde histórico, mas a taxa de crescimento é fraca diante das expectativas da área econômica -que depende de mais receita para contrabalançar a escalada das despesas neste ano eleitoral”. Explica isso melhor q parece q eu e não entendi!!!

    1. Quer dizer que a arrecadação do governo cresce mais do que a economia, ou seja, o governo se apropria de uma parte cada vez maior da riqueza produzida pelos brasileiros.

  37. Engraçado, todos os anos o governo inventa um tipo de tributação.. de tudo cobra imposto e a cada dia os produtos e serviços ficam mais caros… pra saúde e educação o governo nunca tem verba pra investir e melhorar… agora pra uma copa libera bilhões… o futuro da humanidade são os jovens de hoje.. se os jovens de hoje não recebem nenhum tipo de motivação ou educação de boa qualidade o Brasil do futuro vocês já sabem como vai ser… ou melhor.. não vai ser nada!
    O povo brasileiro tem direitos e não sabem… aprovo 100% de se ajuntarmos i ajudarmos uns aos outros para menores taxas de impostos.. e investimentos corretos e inteligentes.. afinal somos um país democrático e não socialista.. está na hora da gente colocar a democracia em prática!

    1. Me diga o nome de um único tributo inventado pelo governo no ano passado. Um único só.
      Só podia ser tucanalha.

  38. Aumentar ou criar impostos diminuem o consumo e a vontade de investir no país, investimentos tipo abrir uma empresa, em pesquisa ou gerar empregos, é muito melhor ter 10% de um cem bilhões, do que 50% de dez bilhões, não gerem mais taxas, somente deixem os brasileiros trabalharem com dignidade, segurança, educação e saúde.

  39. Como sempre , querem ARRECADAR TRILHÕES e não querem FAZER NADA EM TROCA….. A ÚNICA preocupação é a BOLSA FAMILIA para garantir a REELEIÇÃO para DEVORAR o pobre dinheiro ganho pelos trabalhadores que só pagam e pagam impostos , são MALTRATADOS pelos ORGÃOS PUBLICOS e Nenhum BENEFIO em troca…..

    1. Não sei se você leu, mas outra dia, nesta mesma, coluna foi publicada matéria informando quanto ganham 300 mil aposentados e pensionistas das Forças Armadas. Dá uma pesquisada! Outra coisa: o PT, PARTIDO CAPITALISTA, e subserviente ao grande capital, está se “virando”, para reservar a grana do Superávit Primário, deste ano. E a SELIC não para de subir. Você viu o lucro dos bancos, em 2013?

      1. E você imagina que os bancos, ou seja lá quem for vai empresar dinheiro de graça para este governo irresponsável?
        Parem de sonhar, o responsável pelo déficit é o próprio governo que gasta mais do que arrecada, é também ele o responsável pela SELIC alta, ou alguém tem por ai dinheiro sobrando para dar ao governo sem cobrar nada e a fundo perdido.
        O PT poderia abrir uma conta e pedir doações, afinal arrecadaram quase 3 milhões para os mensaleiros.

  40. A manchete correta seria: GOVERNO ARRECADA ABAIXO DO PREVISTO .

    1. Errada a manchete proposta! Onde você leu, na matéria, alguma previsão de arrecadação, para o mês de janeiro/14?

  41. Como sempre, não faltou o “MAS”. Nada é
    satisfatório entre nós.

  42. Isso serve para financiarem passeatas do MST , bolsas presidio , Compra de flores do congresso, hospedagem em hotéis de luxo , passeios de jatinhos da Força Aérea , Portos em Cuba . Não podemos reclamar , afinal é por uma boa causa !! fora PT !!!.

  43. Ja estou cheio de ler esses assuntos. Doi saber que pagamos, eu voce, esses ladroes de gravata e nao vemos retorno algum.. país de lixo

  44. Sugestão(ões!)

    1-Faça como nos EUA(QUEM TEM MAIS,PAGA MAIS!);
    2-Diminua a verba para propaganda eleitoral(quer voto..CONVENÇA A QUE PAGUEM SUA CANDIDATURA!);
    3-CONFISQUE O QUE FOI ROUBADO POR PARTE DOS POLÍTICOS CORRUPTOS..ALÉM É CLARO DE PUNÍ-LOS!)

  45. Arrecadação recorde, e, ainda assim, Governo insatisfeito. Quando é que foi diferente? Afinal, Governo e governantes são insaciáveis. Mas, a pergunta chave é: como é que ainda não existe um “Corrupçômetro” para medir e divulgar quanto foi arrecadado e quanto já foi desviado pelos próprios governantes, hem!? De preferência que esse medidor de corrupção seja atualizado a cada segundo, tal o Impostômetro de São Paulo. Se basearmos no histórico da corrupção brasileira, certamente, não deve ser tão difícil elaborar um aplicativo assim.

  46. EO POVO TROCHA AINDA BOTA FE NESSES “DADOSS” SEMPRE MAL INTENCIONADOS DIVULGADOS NAO SEI DAONE MAS NA VERDADE VEEM QUE SAUDE,EDUCACAO,CULTURA,SEGURANÇA,MORADIA,NADA DESSAS COISAS, CRESCE IGUAL AO TAL “PIB;”” QUE NAO XEGA POR CAUSA DE POLITICOS AH ANOS NO PODE ROUBANDO E TIRANDO DE TODOS E TODAS . FORA PT!1!! NUNCA MAIS MENSALEROS ABSURDO, S´´O ISSO QUE EU DIGO´´!!1!

  47. “Fica abaixo do esperado???” Já arrancaram até a cueca do contribuinte, o que mais esta turma quer? Talvez a alma porque o corpo já era…

Comments are closed.