Veja que bens e serviços mais subiram de preço no governo Dilma

Em oito grupos de bens e serviços, os preços subiram a uma taxa média anual de 10% ou mais no governo Dilma Rousseff. Veja quais são no infográfico abaixo.

chamada

Os dados ajudam a ilustrar como a inflação nos setores que não estão sob controle do governo supera, com folga, as taxas entre 5,5% e 6% anuais mostradas pelo IPCA.

O índice de preços tem sido contido graças ao represamento de tarifas públicas, como as de energia elétrica, e outros preços monitorados, como o da gasolina.

Logo mais, o Banco Central deve promover uma nova alta de seus juros para conter o crédito, o consumo e a alta da inflação.

Veja amanhã

O crescimento da economia em 2013 e nos três anos de Dilma Rousseff, na comparação com o resto do mundo e outros momentos do país.

Ficou alguma dúvida? Faltou alguma informação?

Pergunte na área de comentários ou pelo Facebook.

Comentários

  1. Bom dia,
    aqueles que ainda creem que Presidência da
    República entregue ao PT e ou a seus aliados é benéfico para o povo brasileiro, procurem se manter mais bem informados pois, estamos em um buraco sem fundo e os golpes mais fortes ainda serão sentidos após a copa do mundo.

    1. Esse pt é a piór praga que se alastra pelo brasil varonil, com o respaldo e guarida de
      mais da metade da população. Triste é saber
      que quem fomenta essa petralhada, é a
      bandidagem portanto, melhorar as instituições nesse país, já mé!!! Melhor cair fóra mesmo!

    2. por isso eleicao apos eleicao nao gasto meu tempo elegendo nenhum candidato de nenhum cargo ,poi eles nao estao preocupados em prestar servico algum para a sociedade.

      1. pra quem nao tem esperancas em falssas promessas politicas,independete do partido politico a melhor opcao e nao votar ja faco isso a muito tempo e vou continuar pois nao acredito que exista partido que priorize as necessidades da populacao nosso pais produz muitas riquezas,mas que nao tem nenhum retorno para que se mata gerando essa riqueza e infelizmente a maioria nem sabe para onde vai todo esse dinheiro,acredito que as pessoas precisam estudar mais e buscar conhecimento para assim p-oder cobrar seus direitos

  2. esse governo do lula e da dilma são os piores que eu conheço essa mulher está levando ao poço sem fundo esse pt so tem pilantra PT partido dos pilantras tem que dá um basta

    1. tem que alertar é os babacas do Nordeste que votaram nela, pq eles acham que voto vale pacote de arroz.

      1. Caro Danilo O governo do PT não só teve erros, mas alguns avanços considerados, como na educação, com as escolas técnicas e as universidades que no governo de FHC ficou estagnado.
        Por outro lado, seu comentário pejorativo em chamar os nordestinos de “babacas” é algo de alguém que pensa ser superior ou é seu superego acima de qualquer condição humana?

  3. Chega a ser cômico o preço ter aumentado tanto para alimentos. Daqui um dia, vamos ter que fazer que nem na Ilha das Flores e nos alimentar de papel, já que é uma forma orgânica mais “barata”.

    1. Concordo….. Fora esse lixo de PT. Mais votem no PV por ex que ae sim termos que comer papel.

      1. Estou plenamente de acordo, que este pt
        que faz o povo como uns p uta t rouxa
        este maldito lula que enganou todo povo com a bolsa família etc.. etc.. etc..

        Povo fica esperto!

  4. Infelizmente na próxima eleição a situação está sem oposição a altura. Porisso mesmo não gostando do PT (eu tambem) não vejo alternativas viaveis. Gostaria que aparecesse um nome forte para encarar a Dilma e o PT, mas cadê ?

  5. Vamos votar NULO!!! Isto será uma forma de mostrar a insatisfação dos eleitores, precisamos dar um BASTA neste que chamam de governo.

    1. Vera, votar em branco, de forma alguma. A grande maioria dos eleitores do governo NÃO sabe ler e, os que sabem, não compreendem a realidade. Votar bem, livre e consciente. é o que se deve desejar;

    2. Vera, precisamos votar pela não reeleição em todos os níveis. Assim, acaba-se com o uso indevido da máquina pública para a reeleição e dá-se igualdade de armas a todos os candidatos, acabando com a deslealdade na competição, colocando em pé de igualdade os novos candidatos. É preciso também por um fim no patrocínio de campanha com dinheiro privado e o Estado financiar a campanha com limites para cada um. MUDA, BRASIL !!!

  6. Porque ela ainda tem tanta popularidade?
    Eu não consigo entender.Alguem pode me explicar?

    1. pq ela dá $$$ pra vagabundo e impunidade aos bandidos e, como nosso País esta cheio dessas traças, o que nos resta é sobreviver no caos.

    2. Essas pesquisas são encomendadas para dar sempre Dilma…………não confie nelas…..são pesquisadas nos redutos petistas.

    3. Pq Esse é um País de gente sem escola, sem conhecimento da realidade, o PT acha ótimo todos serem ignorantes assim fica mais fácil
      desviar dinheiro para Cuba, Venezuela e engordar as contas deles ! Compram o povo com bolsa esmola!! bolsa família, bolsa que até muitos deles recebem!
      Que VERGONHA!

    4. Só pode ser porque Camarão e Psicólogo não são produtos de 1ª necessidade, e a população pobre (maioria) agradece o Bolsa-Família.

    5. porque ela compra votos de POBRES E ANALFABETOS. é a tal cesta bolsa miséria.OS coitados pensam que 70,00 reais sobrevivem. Talvez, mas na MESMA MISÉRIA DE CUBA.

    6. A unica conclusão, è que a pesquisa é feita com quem recebe o bolsa família!

  7. E o pior está por vi, esperem passar a copa e vamos vê o tamanho do rombo nesse pais de gente sem informação.
    Diga não ao PT

  8. A esta altura do campeonato, perdendo o jogo, acho que qualquer um que for eleito fora de quem está lá, é valido. Temos sérios problemas de permanência por longo tempo de um partido politico, um projeto, quando a democracia sugere a alternância de poder. Infelizmente nosso povo não entende ou não quer entender tais detalhes e paga-se caro, muito caro por isso.

  9. O LADO POLITICO DA JUDICALIZAÇÃO

    Liminar contra IPTU foi terceira intervenção contra prerrogativa de Fernando Haddad

    No esforço para convencer os brasileiros de que o Poder Judiciário tem o direito de tomar decisões que o artigo 1 da Constituição reserva aos representantes eleitos pelo povo, nossos comentaristas e observadores tentam passar uma justificativa nobre.

    Dizem que a judicialização é um produto da omissão de nossos legisladores. A ideia é conhecida: já que nossos legisladores não cumprem suas obrigações, a Justiça acaba sendo obrigada a intervir, bondosamente, até contra vontade, em defesa do cidadão.

    Procurando dar um aspecto épico ao comportamento do STF, o ministro Luiz Roberto Barroso disse recentemente que, em determinados casos, o tribunal “empurra a história.”

    A menos que estejamos diante de uma concepção determinista da história não custa lembrar que a evolução da humanidade pode ser empurrada para um destino positivo, mas também pode ser conduzida para trevas e abismos. Em 1964, a história andou para trás, com uma mãozinha do STF, que se acomodou ao poder militar.

    É curioso notar que se fala da omissão de nossos legisladores dias depois do país assistir a uma intervenção brutal da Justiça no debate sobre o aumento do IPTU em São Paulo.

    Joaquim Barbosa, presidente do STF, manteve uma liminar do Tribunal de Justiça que suspende o aumento do IPTU.

    Você pode dizer o que quiser desse IPTU. Pode xingar e pode elogiar. Pode achar que ele daria a Fernando Haddad os recursos de que ele necessita para encaminhar seu programa de gestão e que isso é ruim. Também pode achar que o novo IPTU vai revoltar a classe média e atrapalhar a votação da Dilma Rousseff em São Paulo.

    Só não se pode afirmar que a Câmara de Vereadores foi omissa. A Câmara recebeu a proposta, debateu e aprovou. Se alguma coisa se fez, foi andar rápido nessa matéria.

    Suspender o aumento foi um ataque frontal a uma decisão inteiramente legítima.

    O conteúdo social dessa decisão é uma caricatura da desigualdade brasileira.

    Seria uma piada pronta, não fosse uma tragédia.

    Na média, cada proprietário de imóvel teria um acréscimo de 50 centavos por dia no IPTU. Sabe aquela moedinha prateada que tanta gente procura no bolso para dar para aquela criança que estica o braço para dentro da janela quando o sinal estava fechado? Era isso, e apenas isso, salvo para aquelas pessoas que olham o mundo pelo olhar míope do impostômetro – numa atitude que os mais antigos chamariam de egoísmo de quem perdeu até a alma.

    Os moradores de bairros e residências pobres, equivalentes a 14% do total, ficariam isentos.

    Considerando que o projeto nasceu na gestão de Fernando Haddad, eleito como 55% dos votos em 2012, não é difícil deduzir quem estava ao lado de quem neste debate.

    Principal liderança política da campanha contra o aumento, o presidente da FIESP, Paulo Skaf, foi o mesmo que em 2007 teve um papel fundamental no levantamento de recursos que permitiram a extinção da CPMF pelo senado, desfalcando a saúde pública de 20 bilhões de reais. Havia até um elemento questionável nessa decisão, já que a Constituição afirma que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado. Cabe ao Estado, portanto, encontrar meios para cumprir suas obrigações, o que só se pode fazer através de impostos e subsídios.

    Mas o Senado, dominado por uma oposição interessada em quebrar as pernas do governo Lula, conseguiu ajuda de Skaf para tirar dinheiro da saúde pública.

    Foi desastroso do ponto de vista popular. Mas não foi “omisso,” correto? Pelo contrário: foi “explícito,” foi “ativo”, foi “claro.”

    Em proveito de quem meus caros?

    Ao assumir atribuições fora de sua competência, o Judiciário disputa poder junto a representantes eleitos, favorece soluções autoritárias, às costas do eleitor, que pode até aplaudir uma medida aqui, desgostar de outra mais adiante, apedrejar uma terceira – sem compreender que está sendo destituído da palavra final sobre o destino da nação.

    Veja o que aconteceu com os royalties do petróleo. O Congresso resolveu, por ampla maioria, que eles deveriam ser divididos de uma forma mais equitativa entre os estados brasileiros. Essa medida não agradou a uma fatia dos eleitores dos Estados que iriam perder receitas e foi combatida duramente pela TV Globo.

    Até hoje uma decisão soberana do Congresso brasileiro encontra-se parada no STF. Omissão de quem?

    O mesmo Tribunal de Justiça que privou a prefeitura paulistana de um recurso extra de R$ 800 milhões definiu um programa de creches detalhado, prazos que devem ser cumpridos, metas e assim por diante. Alguém já se perguntou o que nossos juízes pretendem fazer com Fernando Haddad – autoridade eleita pelos paulistanos para zelar pelos interesses da cidade – caso o programa de creches do TJ-SP não for cumprido?

    Em outro episódio, Haddad levou em frente um projeto de campanha e suspendeu o Controlar. O programa voltou, por decisão judicial.

    Prefeito da maior cidade do país, Haddad deve explicações a Justiça ou aos eleitores?

    Este é o ponto…! “NEGRO ALFORIADO”…!
    TAMBÉM WOLTH PELLAR, CAPITÃO DO MATO: BARBOZÃO…! DURANTE 350 ANOS DE ESCRAVATURA LEVANDO OS NEGOS, ESCRAVOS FUGIDOS, PARA O TRONCO PARA AJUDAR O SEU PATRÃOZINO DA CASA GRANDE…! GENTE, ESTUDEM MAIS A HISTÓRIA DESTE PAÍS, LEIAM “CASA GRANDE E SENZALA”…!

  10. neu, amigo a dilma nao tem populáridade não essas pesquizas, sao paga pelo governo Dilma você acha que sendo pago pelo governo ia da resultado contra o governo?

  11. Putz, desse jeito realmente não sei onde vamos parar. A mandioquinha subiu mais do que inflação oficial, assim como o coentro, o cigarro, o psicólogo e, pasmem…o CAMARÃO!!! Agora entendi porque essa curriola liberal do PSDB anda tão braba com a presidentA Dilma…o camarão subiu! Ui, que medo!!! E o pior é que a massa ignara acompanha o raciocínio tacanho (inescrupuloso, melhor dizendo) desse jornaleco (Folha). Só se veem comentários de dar dó…

  12. Razão assisti a nossa colega Vera, se a maioria votasse “NULO” está seria a única maneira em demostrar nossa AMPLA …INSATISFAÇÃO!
    Tb não entendo de onde vem tanta popularidade, alguém saberia nos dizer???

  13. Esses dados acima são apenas um dos indícios de que este governo apresenta sinais marcantes de exaustão, que a propaganda não consegue maquiar.

  14. A grande verdade é que o povo bastante humilde, que por sinal é a grande maioria, a colocam como uma Deusa, visto receberem a tal Bolsa Família e outras merrecas…
    Concordo plenamente em votarmos “NULO” não vejo outra alternativa!

  15. Dilma, Lula, Mantega, Mercadante, e toda a gangue de políticos não têm a minima noção do que é NOSSA inflação pois eles estao blindados e bem escorados contra essa situacao economica. PODEEMOS CONSTATAR CLARAMENTE NAS VIAGENS TURISTICAS E A QUANTIDADE DE CORTESÃOS OS ACOMPANHANDO! Camarão subiu? Isso é prato do dia ou do dia-a-dia? PALHAÇADA GROTESCA!

  16. adriano! o ibope e a rede globo que sao financiados pelo governo,e que faz ela ter tanta popularidade! voce ja foi o conhece alguem que ja respondeu alguma pesquisa?

  17. Voto nulo geral e irrestrito. Duro será convencer a patuléia a votar nulo. Não sabem o que é voto e muito menos o que é nulo. Nulidades.

  18. Gente! Podemos viver sem mandioquinha, sem cigarros (sou fumante inveterada, e mesmo assim…), sem coentro e camarões (ah, a Roseana, não!). Mas, não podemos abrir mão da farinha de trigo, que aumentou estratosfericamente,e sem psicólogos (pois eles livram muita gente de repetidas roubadas, perda de grana e energia física e psíquica, inclusive). O que quero dizer é…. pesquisa sem-vergonha a do IBGE, hein? E o pior é que somos nós que pagamos por estas baboseiras.

  19. O Daw Jones está 30% acima do topo istórico, O Bovespa está 20% abaixo da crise de 2008.
    Este é o retrato da nossa economia , esse é o nosso governo , este é o nosso Brasil.

    1. Se os Eua monitoram Presidencia, Ministerios (Mantega?), Petrobras, Pré-Sal, manipulam leilões, quebram nossa Bolsa de Valores com tubarões especulando para isso, se as maiores empresas de alimentos, de educação e de segurança são de capital americano, esperar o que? Somos fantoches nas mãos de tio san

  20. Será que esses índices são manipulados? As redes sociais estão metendo o pau no pt.

  21. Pelo nível de Português nos comentários….vamos continuar na mesma …

  22. Com Eua monitorando tudo, manipulando os tubarões ($$$) na Bolsa brasileira, com a inoscência desses petistas (?), estamos fritos… Vamos lutar: Reeleição nunca mais!!! No mundo todo, onde tem reeleição, cria-se corruptos aos montes e o povo sempre na pior. Pelo fim da reeleição JÁ !!!
    Avante!!!

  23. É um absurdo camarão, tangerina, mandioquinha, cigarro e psicólogo extrapolarem o índice inflacionário. Afinal são produtos e serviços consumidos pela maioria. È o camarão nosso de cada dia. Porque a matéria não trouxe os bens e serviços que estão alinhados ao índice e ainda os que estão abaixo, como o vestuário? Fica fácil criticar, mas o fato é que o governo tem feito a sua parte para estar dentro do centro da média inflacionária. Até com medidas impopulares. Aécio, Campos, Marina e o Papai Noel poderiam fazer diferente. Talvez acompanhar os índices da Argentina.

  24. Interessante é que quando vou ao supermercado, observo que a inflação é muito superior, mas muito superior. Esses números de 5 ou 6% para mim não reflete nada da realidade! Como eu que pago, logo sinto e posso afirmar!

  25. BOM PESSOAL TENHO 29 ANOS. EU SEMPRE VOTEI NO PT, MAS HOJE SINCERAMENTE VOU MUDAR DE PARTIDO VOTAREI EM ( MARINA) PORQ NAO VEJO MAIS NENHUMA OPCAO.
    NAO SUPORTO VER MEU DINHEIRO VALER APENAS 20$ DO VALOR REAL DE QUANDO FOI CRIADO , ISSO E UM ABSURDO UMA MOEDA PERDER 80$ DE SEU VALOR DESDE SUA CRIAÇÃO A 20 ANOS ATRAZ.

Comments are closed.