Sob Dilma, Brasil tem menor crescimento entre os principais emergentes; veja mapa-múndi

No governo Dilma Rousseff, de 2011 a 2013, o Brasil acumula crescimento econômico médio de 2% ao ano, o menor entre as principais economias emergentes.

O mapa abaixo compara o desempenho brasileiro ao do resto do mundo. Com um clique, é possível saber a taxa média de expansão econômica de cada país no período, realizada ou estimada.

abertura

Dilma governa em um cenário global desfavorável. Nas estimativas do Fundo Monetário Internacional, o PIB (Produto Interno Bruto) mundial cresceu a uma taxa média anual de 3,3% nos últimos três anos.

O Brasil está abaixo do padrão geral. Seus resultados são inferiores aos dos vizinhos latino-americanos, dos emergentes asiáticos e dos gigantes Rússia, China e Índia.

Resultados piores que os brasileiros podem ser encontrados, por exemplo, na Europa, maior foco de crises no período, e no Japão.

Para estimular a economia, a administração petista seguiu a receita que havia funcionado no final do governo Lula: expandir gastos públicos e os financiamentos dos bancos estatais.

A estratégia, porém, acabou elevando a inflação e o deficit do país nas transações com o resto do mundo, comprometendo a confiança dos empresários e os investimentos.

Veja mais: De Sarney a Dilma, quem governou com maior alta do PIB

Ficou alguma dúvida? Faltou alguma informação?

Pergunte na área de comentários ou pelo Facebook.

Comentários

  1. Acho preferível um PIB pequeno do que um PIB maior com uma poluição como a da China. Temos que mudar o conceito do PIB atual incluindo critérios socio-ambientais, somente desenvolvimento econômico a qualquer preço já esta mais do que ultrapassado.

    1. Discordo respeitosamente. Esse é o discurso da vez mas infelizmente os jovens não terão emprego com a taxa de crescimento atual. O país precisa investir pesadamente na educação. Não existe atalho populista como mandar os jovens fazer turismo sem porteira . Os recursos usados para isso poderiam ser investidos em laboratórios para as universidades. Deveria haver um programa de visitas guiadas a centros de pesquisa e laboratorios de universidades para alunos do 2o. grau a fim de despertar interesse e vocações.

      1. Quem está achando ruim é só ir para a Zona do Euro….lá deve está bem melhor “né”?

        1. … e você deveria ir para a Coréia do Norte ou Cuba para viver a liberdade econômica…

        2. OS PAISES DO EURO LÁ OS RICOS DAQUI SÃO OS PROBRES DE LÁ. HAJA CORAÇÃO. ENQUANTO OS ALIBABÁS PERMANECEREM SAQUEANDO O PAÍS ESTAMOS ARRUMADOS.

          1. O Problema é que quem tem um pibinho qualquer crescimento é uma alavancada, quero ver comparar, com pequena exceção esses países emergentes com alto crescimento, em valores reais e não percentuais, o que cresce aqui é maior que a economia de uns vinte deles.

        3. devemos esquecer a Europa temos que ao menos crescer a media nacional que ja e pouco. certo seria crescer no minimo igualo g20 ,governo manipula nao cresce nada e ainda fala estamos for a da crise crescendo menos que paises quebrado da America do sul ,vergonha mundial nosso pais….

        4. Meu caro, vá a qualquer país da Europa, qualquer um mesmo, pode ser até Portugal, considerado um dos mais atrasados daquele continente, sabe o que vais encontrar? um mundo civilizado, gente culta, cidades limpas, gente honesta e confiável, serviço público impecável, preços honestos, impostos vem empregaods, governo descente e competente. É esse o mundo que o 12 anos de petismo no Brasil está nos sendo prometido, e a realidade aponta no sentido inverso. Estamos piorando em tudo meu amigo! Pára de acreditar nessa corja comandada pelo Lula, pois a Dilma é apenas um fantoche: não manda nada, não entende de nada, falta-lhe tudo, inclusive a humildade de reconhecer que está enterrando nossas esperanças.

          1. “um mundo civilizado, gente culta, cidades limpas, gente honesta e confiável, serviço público impecável, preços honestos, impostos vem empregaods, governo descente e competente”.
            Esse comentário é uma meia verdade. Primeiro, lá também existem problemas de corrupção. Se não houvesse, não estariam na crise que estão. Já os serviços públicos a cultura de manter as coisas melhor organizada, concordo plenamente. Mas aí já é um problema de sociedade como um todo e nenhum governo vai sozinho, mudar isso. Depende de cada um de nós.
            A questão do crescimento é complexa, e cada país é um caso. A receita do país A não serve para o país B. Mas um dos primeiros quesitos para o crescimento é o aumento da renda das camadas mais pobres que são a maioria. Se os mais pobres tiverem mais renda, vão consumir mais, aumenta a demanda, as indústrias e o comércio vendem mais e o PIB cresce. Claro há a questão da dependência externa para determinados fatores de produção que acabam impactando no desenvolvimento. Há a questão da oferta (monopólio) em determinados setores que acaba impactando nos preços, há a questão da baixa produção de determinados produtos que faz aumentar os preços (especulação) quando aumenta a demanda. Enfim, tudo isso contribui para o cenário. Mas apesar de tudo isso, apesar de nossas deficiências internas, ainda assim o Brasil caminha (mesmo que lentamente) mas de maneira firme para um crescimento e melhoria econômica e social. Cabe a cada um de nós fazermos a nossa parte.

          2. Comparar o crescimento de um país como o Brasil com a Europa… só pode ser brincadeira. Lá cresce pouco porque a estrutura está pronta, estradas, saneamento básico, universidades, habitação… aqui é um país que não tem nada, está tudo por fazer e o país não consegue deslanchar… Mas a culpa por tudo isso não é deste ou daquele governo, mas sim de uma série de governantes populistas que não fazem o que precisa ser feito.

          3. Parabéns Sr. Paulo Trevenini.
            Era só dar continuidade do Sr. Fernando Henrique Cardos.
            Pergunto: Era pra isso que essa cambada do pt queria o poder.

          4. A Europa que você está pintando só existe entre os países nórdicos. O aumento da criminalidade em países como Espanha, Portugal, Itália, França e Grécia (todos com graves problemas de desemprego) é assustador.
            Os serviços públicos que você diz funcionar em qualquer país europeu é hoje motivo de debate nas Nações Unidas e União Européia, pois até papel higiênico os funcionários precisam levar para o trabalho (pode ler no Diário de Notícias de Lisboa) por causa dos “cortes dos gastos públicos”. Na Grécia a polícia está “vendendo proteção” para que façam o trabalho que teoricamente já seria paga para fazer. O seu problema é ser contra o atual governo. Para isso, faz uma salada que mistura Governo e Estado, sem nenhuma noção das consequências nefastas que isso possa vir a ter para você e os seus filhos e netos.
            Vá se informar mais e melhor. Eu moro na Suécia, viajo mensalmente para diferentes países da europa e aqui no velho continente todo mundo quer mudar para o Brasil.
            Acorda! O Brasil tem hoje muito petróleo. Todo esse trabalho contra o atual governo é para entregar a PETROBRAS e o Pré-sal. O mundo está em guerra e o Brasil está se safando. O resto é choro de perdedor.

          5. Parece-me que algumas análises da realidade brasileira não são objetivas o suficiente para verificar que as crises econômicas permeiam o mundo e com mais profundidade os países periféricos do mundo capitalista. O aumento da violência e do desemprego nos países considerados até pouco tempo estáveis, dentre eles, os países da zona do euro, reflete uma realidade assustadora que não traz uma logomarca partidária, pois se assim fosse, todos os governantes desses países deveriam ser considerados corruptos pela escalada de pobreza e o aumento do desespero dos jovens por falta de oportunidades. É claro, não há como isentar a má gestão ou malversação do dinheiro público aqui e acolá, que intensificam os problemas sociais, econômicos, políticos e ambientais. Entretanto, o que não se discute é a mudança de paradigma no capitalismo mundial (ou melhor, nos capitalismos), onde prioriza a rentabilidade econômica seja dos conglomerados econômicos nacionais ou multinacionais em detrimento da maioria da população de irá consumir os produtos disponíveis no mercado. Diante da situação posta, o PIB brasileiro de 2,3%, maior que 2012 e menor que 2011 pode ser considerado razoável, ainda mais considerando os países comparáveis, como a China, Rússia e Índia, que exploram seus trabalhadores não concedendo as mínimas garantias trabalhistas. Seria este o modelo a ser adotado no Brasil para refletir um PIB maior? É o econômico pelo econômico sem considerar a possibilidade de compra do trabalhador e da sociedade em geral? Quando depara-se com a pesquisa do IBGE de que o Brasil alcançou-se a marca histórica de menor índice de desemprego, fica a pergunta: o importante é aumentar a rentabilidade de alguns conglomerados e a maioria ficar na penúria econômica? Parece-me que as tentativas levadas a cabo pelo neoliberalismo não só foram prejudiciais a maioria da população mundial com trouxe estagnação econômica ao mundo. Se o neoliberalismo como querem alguns fosse a solução para os problemas da economia mundial, países da Europa e os Estados Unidos não teriam suas economias estagnadas. Pense bem se a alternativa não seria um modelo a ser construído que respeite os direitos humanos fundamentais, o meio ambiente e uma economia de mercado com fundamento na empregabilidade.

          6. Po mas você queria o que os Europeus só saqueavam a America e a Africa, enriquecendo e educando sua população enquanto aqui, importava-se escravos com nenhuma lei voltada a população.Não precisa estudar em faculdade federal para perceber que com o passar dos anos aqueles países seriam como sempre foram avançados.

        5. Se o PIB continuar dessa forma pequeno, a atratividade de investimentos reais e de peso vão sumir daqui o desemprego aumenta e o poder de compra cai…Os reflexos aparecem em poucos anos

        6. Tipo, a pessoal que faz um comentário desses com certeza nunca saiu do país.

        7. O brasil deveria crescer 100% ao ano para se equiparar a um pais europeu, nos próximos 200 anos. quer entender? se eu ganho 1.000,00 reais e meu salario cresceu 1 por cento eu ganhei 10. se eu ganho 10,00 reais e meu salario cresceu 100 por cento eu ganhei os mesmos 10.

        8. PETISTAS DE PLANTÃO,NÃO ADIANTA TENYAR TAPAR O SOL COM PENEIRA! O BRASIL ESTÁ INDO DE MAL À PIOR EM TODOS OS ÍNDICES SÓCIO ECONÔMICO-CULTURAL! SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER!!!

      2. ESTAMOS AUMENTANDO A POPULACAO EM MAIS OU MENOS 3 MILHOES AO ANO, NAO ESTARIA NA HORA DE ALGUM PROGRAMA DE CONTROLE DE NATALIDADE?? O BRASIL NAO VAI PODER DAR EMPREGO E EDUCACAO A TODA ESTA GENTE INDEFINIDAMENTE.

        1. Não acho que o crescimento populacional seja algo tão preocupante, inclusive começa a ficar temerárioa a baixa quantidade de jovens trabalhando e contribuindo. A afinal logo o rombo da previdência vai ficar insustentável, com pessoas se aposentando aos 55 e vivendo até os 80 a conta não fecha…

          1. A ideia e interessante, diminuir a população e consequentemente aumentar a renda, (divider o bolo em partes maiores) pois hoje, para o sistema vigente, o que interessa e issi mesmo, mais pobres e menores salaries.

          2. Que estou sabendo, pelas novas leis já aprovadas, o homem que se aposentar antes dos 65 anos de idade, perde muito! E se aposentar depois dos 65 tb, mesmo que tendo pago a vida toda pelo depois de algum tempo este “teto” vai quase se aproximando do “piso”. Deveriam fiscalizar e investigar a corrupção dentro da previdência e se o dinheiro da previdência é mesmo empregado na previdência e não ficarem descontando tudo dos aposentados para cobrir as mazelas que são feitas com o suado dinheiro das contribuições mensais…

          3. Concordo que a conta não fecha e que nossa população jovem, de um modo geral, vem diminuindo, porém, a taxa de natalidade é maior justamente entre as classes sociais mais pobres (é só olhar as pesquisas), e isso sim pode ser prejudicial, pois cresce aquela camada da população que necessitará mais de auxilio direto do governo, e que muito provavelmente (pelas mesmas falhas deste governo) não será uma mão-de-obra bem qualificada e que produziria/ colaboraria mais para o desenvolvimento (indústria, ciência, tecnologia…) do país… Outro dia vi uma reportagem de uma jovem de aproximados 32 anos (pelo que me recordo) que estava grávida do 9º filho (!!!), porém, ela não tinha a guarda de nenhum dos outros 8, todos estavam em orfanatos (ou algo do tipo) sob o conselho tutelar infantil, isto porque ela é usuário de crack…e por aí vai… Realmente não se faz necessário um controle de natalidade, desde uma forma ‘branda’ através de campanhas até uma forma mais intervencionista, como a cirurgia GRATUITA oferecida pelo SUS, seja para o homem ou para a mulher, estabelecendo critérios mínimos, como quando já possuem ao menos 3 filhos e Assim o desejam (pois é claro que tem que se respeitar a liberdade de cada indivíduo, mas também no sentido de se fazer valer o direito de não ter mais filhos quando assim o desejam!)?!?!
            Enfim..para mim, é algo a se estudar sim!

        2. Com esta política assistencialista em que o governo paga pra não trabalhar, esse crescimento populacional desmedido é culpa das bolças ptistas. Cria um povo sem vagabundo.

        3. A liberdade é o bem maior que o ser humano tem. Que poder o Estado tem de entrar nas nossas vidas e dizer quantos filhos podemos ter? O Brasil é populoso, mas não é povoado, com um índice de 22 hab/km², sem contar que a nossa pirâmide etária foi a que mais sofreu mudanças quanto a taxa de natalidade, a tendência é que ela continue a cair, assim como vem caindo desde a década de 80. O Estado tem função de nos proteger e nos garantir nossos direitos, e não de entrar nas nossas casas e interferir em nossas vidas.

      3. O Brasil cresceu MAIS que o Japão (2%), aos EUA (1,6), ao Canadá (1,6), Noruega (1,6), Rússia (1,6), Reino Unido (1,4), México (1,2), Alemanha (0,5), França (0,2)…

        1. PORÉM CRESCEU MENOS QUE O PARAGUAI, UMA VERGONHA, ESSE GOVERNO SÓ QUER ROUBAR, BRASIL TA ENTREGUE AOS LADRÕES, BRASILIA TINHA QUE EXPLODIR E SAIR DO MAPA, SÓ ASSIM O BRASIL TERIA JEITO!

          1. Nada a ver comparar com paises que não tinham nada, uma coisa é comparar com paises estruturados outra coisa é comparar com paises sem estrutura nenhuma. O paraguai cresceu muito por que ele esta saindo de uma base muito pequena assim como outros paises latino americanos,também não vejo sentido comparar com outros paises. O Brasil está crescendo até bem . Acho que na verdade tem que haver politicas de controle de NATALIDADE, DESIMAR COM TODOS BOIS QUE ESTÃO NA AMAZONIA PARA IMPEDIR O DESMATAMENTO, FAZER FERROVIAS PARA DESAFOGAR AS ESTRADAS , E DIMINUIR A BUROCRACIA PARA TUDO, CONSTRUIR MUITO MAIS CADEIAS . NAO ADIANTA NADA PRODUZIR MAIS SOJA E CARROS SENDO QUE A POPULAÇÃO ESTÁ MORRENDO ASSASSINADA COM TANTOS BANDIDOS A SOLTA. TEM QUE HAVER MUDANÇA NO CODIGO PENAL PARA PUNIR OS MENORES DE 18 ANOS E AUMENTAR A PENA MAXIMA PARA 50 ANOS DE CADEIA

          2. BRAZIL!!! INSTITUICAO FALIDA… FIASCO… BANDALHEIRA.. SUJEIRA.. CORRUPCAO.. GOVERNO AMALDICOADO… ZE POVINHO QUE COLOCOU ESSA SUJEIRA NO PODER, E AGORA RECLAMA… E AINDA VAI TER COPA??? COPA FIASCO!!! VERGONHA MUNDIAL… TO FORA..!!!!!!!!!!

        2. esses paise ja cresceram muito uma hora para ne,nos estamos um seculo atrasado e nao crescemos praticamente nada…

        3. O Japão, EUA e europa crescem menos só que apresentam redução consistente da população. Isso reflete em crescimento real da renda per capita, que é a que realmente importa. Como a população brasileira cresceu 0,9% em 2013 (IBGE), resulta, numa conta simples, em crescimento per capta de 1,1%. certamente abaixo do crescimento dos países desenvolvidos (“em crise”).

        4. Vc. só esqueceu de um detalhe: Esses países já atingiram o pleno desenvolvimento. Eles tem educação, saúde, infraestrutura, etc. O Brasil não tem nada disso.

          1. Zé, é difícil explicar para qualquer P e t i s t a o que você escreveu, lembre-se de que a maioria deles fazem parte dos denominados analfabetos funcionais e recebem bolsa família.

          2. FALOU TUDO ZE DAS COUVES.. BRASIL E’ INSTITUICAO FALIDA…. FIASCO.. VERGONHA… AFFFF….

        5. Quanto é 1% do PIB dos EUA em números absolutos? E do Japão? E da Noruega, que tem uma das maiores qualidades de vida do mundo? Isso é uma coisa que deve ser analisada também. Não apenas porcentagens, mas também números absolutos e os benefícios da população. A China cresce muito, mas a que custo? Quanto mais se melhora a vida da população lá, com direitos sociais e trabalhistas, mais cara fica a produção, menor será o investimento e o resultado será a desaceleração da economia (que já está acontecendo).

        6. Nossa cara… eu acho que você é PRTISTA roxo ou você está muito desinformado em dizer que o Brasil cresceu mais que todos esses países relatados em seu comentário.

      4. Concordo com você. Se a população está crescendo muito como é o caso do Brasil, o crescimento deve ser alto, caso contrário, haverá muitos desempregados. No caso de país com população estável, teoricamente não precisaria haver crescimento para manter o mesmo padrão de vida. A maioria dos países da Europa tem população estável e portanto um pequeno crescimento da ordem de 1% está mais do que bom.

      5. Empregos??? Mas o nosso desemprego é o menor do Mundo!
        busque outro argumento para criticar, este é furadaço!
        Mas busque bem, sem essa pressa de ejacul ador precoce… hehehe

      6. A taxa de desemprego no Brasil é a menor da série histórica.
        Ou seja, nosso crescimento é bem sustentado.

      7. Penso que um país com 200 milhões de habitantes crescer 2,3% não deixar de ser razoável, quando países europeus vem crescendo menos. E nossa taxa de desemprego está menor que vários países de primeiro mundo.

    2. Cristiane, vc prefere PIB pequeno q acha q PIB grande polui o meio ambiente?? Acho q o que polui é o desmatamento, jogar lixo nos esgotos, empresas q não respeitam as leis pra produzir sem jogar dejetos ao ar livre, e tudo isso pode ser controlado pelo homem. Depois, saiba q no PIB tá incluído também o % de impostos q pagamos, ou seja, o resultado de nosso PIB só é mais favorável graças aos altos impostos q pagamos. Nos medicamentos são cerca de 35% contra uma média mundial de 6%, é pouco ou quer mais?

      1. Pelo menos por aqui ainda se cresce algo…ao contrário da famosa Zona do Euro

        1. Desculpe Bradoque mas a Zona do Euro mesmo crescendo menos permite que sua população tenha acesso a educação de qualidade, segurança, saúde e uma boa qualidade de vida. E pode ter certeza que dentro de pouco tempo eles voltarão a ser a Zona do Euro de antes e nós, se não tivermos uma mudança significativa na política atual, voltaremos a ser o Brasil da dedada de 80.

          1. Tenho acompanhado alguns acontecimentos que estão ocorrendo na zona do euro, tão defendida como educação, segurança e outros, simplesmente estão esquecendo que os acordos da comunidade europeia quando assinado, passam a fazer parte do ordenamento jurídico do pais, com igualdade constitucional, isso resulta em quebra da soberania, de remeter as constituições de cada pais em segundo plano, a educação tão defendida e os serviços públicos, sofre cada vez mais ataques para serem terceirizados, e ainda tem gente acreditando que é referencia, o que se é avaliar um pais em relação a si próprio pois seria o mesmo de comparar a pessoa tal que era pobre e que se dedicou e esta melhor que outro, são comparações que levam a leitura erradas, o que é necessário ter projeto de País, e ai o exercício da cidadania cobrando e votando com responsabilidade.

        2. Ahhhh, como eu queria morar na ¨zona do Euro¨.. Podia ser Catalunha, ou quem sabe Veneza, não pensando melhor numa cidadezinha pequena da França. Coitadinho desse povo né. Nós brasileiros que somos felizes!

          1. Eh um grande erro comparar o Brasil com países desenvolvidos como Japao, USA e Europa ocidental. Nem tanto pelas notaveis diferenças em serviços publicos, educaçao, infra-estrutura, etc. que sao obvias. A grande diferença eh o papel do Brasil e os outros paises subdesenvolvidos no mundo capitalista controlado por paises desenvolvidos. A percepçao internacional do Brasil ainda eh a de um pais desorganizado, repleto de preguiçosos, bebados, ladroes, jogadores de futebol, corruptos, mulheres gostosas sem pelos no c*. O que querem que os brasileiros pensem eh que esta em crescimento, mas o papel sempre sera de coadjuvante. Ja eh tarde pra mudar o sistema, a coisa agora eh agachar e sentar.

      2. Não devemos culpar empresas por poluir, quem dita as regras é o Governo, uma empresa tem alvará de funcionamento enquanto ela cumpre as regras, ao contrário dos desgovernos que jogam aguas usadas de hospitais dentro dos nossos rios, aguas de hospitais precisam serem tratadas antes de serem descartadas! Ou não é?

    3. Cara amiga,
      Também defendo crescimento sustentável e sustendado, mas o pouco crescimento do páís foi degradando meioambiente, com o BNDES apoiando a FRIBOI a desmatar, com prospecção de campos de Petróleo com amplos riscos de vazamento, com congestionamentos enormes nas grandes cidades, aumentando muito a emissão de CO@. Paro por aqui, pois se for nesta linha, somos os ultimos do mundo

    4. O dia que voce estiver no comando de um pais com mais de 2 bilhoes de pessoas para alimentar e tudo mais, quero ver se voce vai pensar tanto em coisas que pode melhorar com o tempo. A china é um pais muito especial e se voce nao toma algumas medidas para fazer com que a populacao tenha condicao de produzir e comer o colapso aí é certo.

      1. Você não conhece a China….o salário lá é pior do que o salário no Brasil, sem contar os milhões que vivem na escravidão, mão-de-obra forçada, e outras mazelas, mas lá eles são ótimos em matar bandidos. E nem todo mundo na China tem o que comer, muita gente morre de fome por lá, só que isso não é divulgado

        1. Esse Bradoque só conhece a Bolívia, Venezuela, Cuba e China… se mete em todos os comentários detonando a Europa e EUA e enaltecendo estas outras grandes potências demoncráticas do mundo conhecido. Preguiça, viu!?

    5. quem falou que para ter crescimento a poluição precisa ser descontrolada. Só na sua cabeça.

    6. Dilma assim como Lula, governa o Brasil em meio a uma crise mundial, principalmente na Europa….

      1. que? onde vc mora meu amigo, dentro de um ravioli? o lulinha pegou o maior crescimento da historia, e a dilma com o maior superavit na balanca comercial, por favor leia antes de falar…

        1. O Mundo está em crise econômica desde 2008, só não vê quem não quer

        2. Meu caro, quem está precisando se informar é você. Veja como estava a balança comercial, dólar, crescimento do PIB etc em 2002 e veja o caos que FHC tinha deixado o país. Bom, pelo menos você reconheceu que Dilma pegou o país em uma situação boa devido ao governo Lula

          1. Desculpe Kais mas grande parte da instabilidade gerada em 2002 foi causada pelo próprio Lula. Não sei se você se recorda que na época o próprio Lula teve que fazer uma carta dizendo que não mudaria a política econômica caso fosse eleito presidente para diminuir a volatilidade do mercado gerada pela desconfiança que todos tinham sobre o que ele faria com a economia caso chegasse ao poder. E ai foi o grande feito do Lula, não mudar a política econômica do governo FHC e ai colheu o fruto disto passando a impressão ao mercado inteiro que o pais poderia ter uma mudança de poder de direita para esquerda sem um ruptura em seus fundamentos. Mas ai chegou a Dilma e iniciou um processo de destruição, hoje somos considerados como um pais instável por ter quebrado contratos com empresas de energia, por ter usado a petrobras como meio de driblar a inflação e por voltarmos a boa e velha maquiagem de números que é o mesmo que a Argentina, Venezuela e outros países desta qualidade tem utilizado. Ou seja, independente de PT ou PSDB a forma como o pais tem sido governado não pode continuar ou teremos os mesmos problemas do passado ou dos nossos vizinhos menos propores.

        3. Como? Acho que quem mora num raviole é você. Pais vinha num crescimento? Você estava onde quando ocorreu isso? Na Coreia? Na epoca do Sr. FHC o crescimento do PIB era ridiculo, cambio lá no ceu e a economia aos frangalhos. Quer atacar o governo do PT? Beleza, mas não faça isso dizendo que o governo anterior era uma maravilha, isso é uma besteira que está sendo implantada sem qualquer embasamento.

      2. A tal “GRAVE CRISE” mundial na europa
        bando de ignorantes ,ajudados pela mídia
        que informa MAL no brasil ,visto a sua
        ‘obrigatória parcialidade’ com a tal crise
        e tudo mais na europa NADA SE COMPARA
        amiserabilidade em massa BRASILEIRA
        ainda fora as carências sociais de todo tipo
        aprendao a saber ler e conferir
        A sociedade brasileira e TOTALMENTE IGNORANTE secularmente ,não existe isto na EUROPA ,esmolas NAO SERVEM para
        fazer AVANÇAR uma sociedade
        A CULPA da TRAGEDIA que o BRASIL ira VIVER e dos cidadãos o sec XXl não e igual ao xx ,não haverá ROMANTISMO
        A roubalheira e corrupção EXPLICITA de billoes e billoes O BRASIL não importa
        TEM CARNAVAL,nao e não?

        1. Comece se alfabetizando, pelo seu texto não sabe escrever nem entender o que lê.: Analfabeta Funcional.

          1. seu pinto ,bando de ignorantes e analfabeto seu PINTO ,se enxerga ,va la ver se estou na ‘europa’ com CRISE ta bom seu pinto?
            seu pinto apenas 26% dos que sabem ler
            conseguem completar uma FRASE com causa e efeito SEU pinto ,ouviu falar no PISA? seu pinto?
            sabe o lixo das 9 da globo ,atual tiveram que Acelerar os primeiros capítulos
            O populacho NAO consegue ,acompanhar a cronologia SEU PINTO,fala serio?

    7. VC bebe? poluição? na China? e dai?
      assassinatos 60mil ano ,a China não tem
      O BRASIL e IMPRODUTIVO E DESPREPARADO
      NAO POSSUE MAO DE OBRA QUALIFICADA
      nunca teve ,décadas e décadas de SUBEMPREGO
      20% da mao de obra domestica E a maior força de trabalho. 8.000.000 isto e vergonhoso
      e post tantas asneiras
      O brasil nunca foi REALMENTE produtivo e não sera TEM UMA das piores educações do mundo ectcect
      e UMA POPULAÇAO MAIS QUE IGNORANTE
      15.000.000 ANALFABETOS mais de outrps 70 a 80% analfabetos funcionais
      VCS não tem vergonha o que escrevem?

      1. A julgar pelo seu comentário acho que você faz parte dos 15.000.000 de anafalbetos

        1. complexados totalmente ,sou sim em 5 idiomas ,afinal pode sse ser analfabeta multilingue
          algo que vc e o seu pinto, ignoram
          complexados.

    8. Um PIB não mede apenas a industria. Tem a parte se serviços e comercio. Um país pode crescer pouco e poluir muito através de queimadas, esgoto não tratado, desmatamentos, rios poluidos,etc, coisas que normalmente acontecem em países sem educação, tipo o Brasil.

      1. “Tipo o Brasil” se investe também em energia eólica, a mais limpa do mundo

    9. Cristiane, fico deprimida ao ler os comentários de pessoas que sequer entenderam o que você disse. Seu comentário é muito pertinente e diferentemente das respostas que você recebeu, contribui para o debate.

      1. Não de desculpe para o comentário da Chistiane, ela não sabe o que fala, estude um pouco e depois reflita sobre este assunto. Com a Dona Dilma este país vai para o buraco e depois da copa vamos ver o que vai ocorrer.

    10. È certo que cabeças pequenas assim como a da Dilma tenham um PIB pequeno e também como essa Cristhiane que quer discutir um assunto sem conhecimento de causa. Assim fica dificil né, voltem pra escola e parem de maquiar a verdadeira situação do País.

    11. Honestamente, o Brasil caminhou sim à margem de uma China voraz por matérias primas com ápice em 2010. Isso nos iludiu que a crise fossem “marolinhas” e não percebemos que estamos cada vez mais nos tornando uma nova Argentina/Venezuela: Parques fabris minguando; Índices de produtividade e competição baixíssimos; Infraestrutura horrível e cara; sobretributação; Inflação Maqueada.
      2010 enganosamente nos deixou sobre confiantes em nossa economia. Relaxamos com gastos públicos e perniciosamente aceitamos um patamar maior de inflação para o crescimento. Acreditávamos que podíamos ser diferentes, e realmente fomos por um curto período de tempo. A hora passou, e precisamos voltar a apertar os cintos. 2014 será um ano novamente maqueado e com crescimento baixo mas suficiente para a manutenção do PT no poder, mas não se enganem, 2015 será muito difícil.
      Os Petrodoláres do pré-sal ainda demorarão à chegar, isso se o barril de petróleo continuar na casa dos USD100 e os poços da Bacia de Campos continuarem a produzir em patamares constantes (níveis que a cada ano só diminuem mesmo com a abertura incessante de novos poços).
      Realmente a presidente Dilma pareceu-me muito menos hipócrita e mais competente que o ex-presidente Lula, apesar da aproximação latino americano socialista entre Bolívia, Venezuela e Cuba, a presidente mostrou indícios fortes de razoabilidade com EUA, União Européia e BRICS e sempre lutou por igualdade entre os brasileiros, levando o lema do atual governo muito à sério, o que é muito raro em governos. Entretanto, afrouxou as rédeas do ortodoxismo fiscal e monetário apoiando o Ministro da Fazenda Guido Mantega em flexibilidade das políticas econômicas para um crescimento maior, infelizmente o timing não foi acertado e o tiro acabou saindo pela culatra.
      A nossa sorte no cenário mundial continua a virar e logo precisaremos contar com nossa competência. Nossa estratégia de contar com ventos fortes no empurrando com uma pauta de produtos basicamente primários nos força a conviver com uma política totalmente extrativista que perdura não importando a ideologia desde os tempos coloniais com os ciclos do Pau-Brasil, Cana, Ouro, Café, Grãos e finalmente o potencial petróleo. Será que estamos fadados a viver permanentemente no Brasil nesta ditadura involuntária de ciclos extrativistas? Espero que alguém realmente apresente PROPOSTAS para fugir deste ciclo. Até agora, infelizmente, nada surgiu.

    12. Parabéns pela observação. 16 das 20 cidades mais poluídas no mundo estão na China. Lado outro, o Brasil cresce com DEMOCRACIA E PLENO EMPREGO, o que não ocorre nos “maravilhosos” países com crescimentos superiores obtidos a qualquer preço. Rogério

    13. Ter um pibão as custas do achatamento salarial, desrespeitando direitos trabalhistas e sem investir no social, realmente não seria interessante para os brasileiros.

      1. E do jeito que vai, logo não teremos mais empregos. Sem PIB e sem competitividade não existe produção. Sem produção, sem impostos e sem empregos públicos (cabides de emprego e outros) de bons salários. Nada cai do céu, portanto mais cedo ou mais tarde, todos os governos socialistas populistas levam o povo para o buraco com seu discurso fácil, agradável aos indivíduos mais preguiçosos.

    14. O que polui mais é o que está dentro da cabeça dos “brasileiros inteligentes”

    15. Perfeito. O PIB não diz como estão a nossa rede e tratamento de esgoto, como estão sendo cuidadas e educadas nossas crianças e nossa juventude e como estão nossa segurança, meio ambiente, combate à corrupção e muitas outras coisas muito mais importantes. Usar o PIB como critério só revela estupidez e ignorância.

    16. Caros leitores gostaria muito de que em vez de estarmos falando aqui sobre tais problemas seria melhor estamos propondo algumas possíveis soluções ou melhor possíveis propostas para amenizar os problemas. 1º Lembremos que um país passa a mudar através da educação temos de investir maciçamente nela pois com pessoas criticas e libertas de qualquer forma de alienaçao o povo em si cobrará do poder público mudanças cada vez maiores saiba que nunca a elite politica brasileira fara tais investimentos em educação pois senao estarao fritos, pois Marx dizia que quanto menos instrução o povo tem mais facil será dominá-lo. 2º Faz-se necessário despertar o povo para uma visão critica da atual conjuntura, por exemplo, as manifestaçoes que ocorrerao no ano passado pareceu ao meu ver fogo de palha pois nao as vemos mais esperemos que haja mudanças na forma de escolher nossos governantes pois é bíblico que o povo tem o líder que merecem. O que acho deprimente é que as maifestaçoes serão encaradas como ato de vandalismo já os ladroes que estão próximo à cúpula do 1º escalão do governo os mensaleiros nao são tratados como tal mas pelo contrário teen direito a selas, refeições especiais além de outras regalias como celas com ar-condicionado, geadeiras etc. Estes nos roubam e a populaçao nao faz nada isso é LINDO PARA NOSSA CARA. Que venhamos acordar pois de nada adianta lamentarmos acerca da atual situação em que nosso país vive se o povo em sua grande maioria fomos responsaveis ou seja contribuimos direta ou indiretamente para que chegasse a esse ponto.

    17. … você está brincando, né? Nós poluímos muito E não crescemos nada… a verdade é que somos incompetentes e governados por stalinistas corruptos…

    18. Quanta ignorância a respeito de PIB. A comparação está sendo feita entre o Brasil e outros países emergentes. Não se pode fazer uma comparação com países (Europa) que estão em processo de austeridade econômica (diminuição de gastos públicos exatamente para combater o deficit fiscal como o que o Brasil tem agora). a diminuição dos gastos públicos com certeza causa desacerelação do PIB. Vocês verão para 2014 e 2015 uma grande queda do PIB pelos cortes fiscais que o Brasil divulgou na semana passada e também pelo fato que o gasto com a Copa do Mundo não mais afetará a economia brasileiro daqui para frente.
      Além disso para aqueles que estudam economia não há muito mais que crescer em países desenvolvidos e a teoria econômica teoriza que um país não pode ter aumento de PIB quando se chega a um patamar de desenvolvimento como o do Japão e outros países Europeus.

    19. Concordo inteiramente com sua opinião.
      Tanto progresso para quê?
      Para devastarmos o meio ambiente, poluirmos os rios, criarmos o caos nas cidades…

    20. Você deve ser outra ambientalista idealista sem noção e claro, desocupada sustentada por algum cargo público. Graças aos malditos ambientalistas e outras pragas esquerdistas que este país está indo para o buraco, do tipo onde está a Grécia e todas as economias socialistas deste planeta.

    21. Diminua a carga tributária, alivie os impostos da folha de pagamento das empresas. Corte gastos desnecessários, reveja os “bolça esmola”. Invista em infraestrutura.

    22. O problema é que enquanto nos contentamos com um “Pibinho” os mandatários desse pais seguem fazendo falcatruas e desmandos com o dinheiro alheio. Como um país sendo uns dos quais onde mais se paga imposto, pode ter tanta deficiencia na eduação, saúde e meios de transporte? O problema não é o pais, que é uma terra fértil e de povo trabalhador, mas sim dos políticos safados que querem sempre tirar vantagens de tudo e de todos! Vergonha Brasil na hora de voltar…

    23. christiane Encarnação, você está usando o conceito de Desenvolvimento Econômico de forma equivocada. Você quis dizer Crescimento Econômico……

    24. O Brasil é um Pais Jovem , com tudo para ser feito . A Europa/EUA fez toda lição de casa na Infra Estrutura ,tecnologia o crescimento da população é pequeno ou Nulo. Caso vocêis Jovens queiram uma coisa Melhor para o Brasil . Teremos que crescer acima de 5% ao Ano ,durante vários anos seguidos . Caso não, logo a classe média irá sobreviver com Bolças , MUDAR.
      Vereador sem salário e verbas de gabinete menos dep,sen , preso trabalhando ,INSS igual para todos. ORDEM E PROGRESSO.

    25. Melhor mesmo é um PIB negativo. Vamos retroceder e deixar o mato tomar conta de tudo. Pare de ser ingênua, nosso PIB não cresce por que a infraestrutura é pífia e não comporta o crescimento. Qualquer país pode crescer respeitando o meio ambiente, tecnologia para isso é que não falta. O caso da China é diferente, pois é um pais comunista que pouco se importa com os meios que usa para progredir.

    26. Também concordo contigo. Ficaria muito melhor ainda, se eliminássemos 80% da população (Câmara de gás não poluiria tanto). A demanda por alimentos e produtos industrializados reduziria drasticamente com grandes reflexos sobre o meio ambiente. Imagine só – o impacto positivo, com a redução equivalente na produção de fezes e lixos diversos. Voltaríamos ao paraíso !!!

    27. É sim vai nessa. Um Pais pobre e miserável como o nosso, sem infra-estrutura, sanamento básico, hospitais e com nível educacional baixíssimo, não tem jeito. Só com crescimento médio de 6% do PIB. O resto é balela e estória da carochinha.

  2. O governo adotou medidas ultrapassadas para fazer a economia crescer, nem países nórdicos usam mauis políticas de expansão dos gastos públicos para crescer desde os anos 90. Quanto a poluição Christiane o problema é mais a forma autoritária do governo da China que o capitalismo, pois nos EUA o desenvolvimento de tecnologias limpas cresce sem parar mesmo em relação ao gás de xisto.

    1. Fernando se todos os países do mundo consumissem recursos naturais como EUA o mundo teria prazo de validade, e o mesmo seria de 50 anos, portanto precisamos nos atentar ao que escrevemos com base em qual fonte de informação!!!!!!!!!!!!!

      1. Amigo,

        Concordo plenamente que a nossa sociedade consumista é inviável, mas a questão não foi essa, pois há modelos de crescimento que privilegiam o meioambiente, e nós não adotamos.
        Viabilizar transporte coletivo, melhor manutenção de estradas e rodovias, não financiar como o BNDES faz empresas de Petroléo(Eike Batista) ou Friboi ou ainda o governo basear a politica economica para financiar montadoras, só por ser reduto eleitoral.

  3. Crescimento significa trabalho e renda, mais renda, melhores condições de vida. Pensar no amanhã é extremamente importante, mas não teremos amanhã se não houver crescimento linear e duradouro.

  4. Tenho certeza que foi abaixo de 2%! E ainda tem mais: PIB de 1,5% a 2% é PIB de economia avançada, não de economia emergente que tem todo o crescimento pela frente devido a enorme quantidade de expansão dos negócios.
    Continua sendo pibinho, tá Dilma?!

    1. Um PIB de país avançado (1,5% a 2,0%) é válido quando já se está no estágio de economia avançado, e não num país onde existe tudo a se fazer. Sem infra estrutura para levar alimentos ao Norte, sem infra estrutura para escoar produção, sem educação, sem segurança, sem saneamento….ora bolas….pode ser pib ZERO, mas desde que tenhamos uma qualidade de vida….agora com essa merreca de pib e a desgraceira que ronda nossos quintais….é brincadeira pedir pibinho, né, meu caro?

      1. Boa! kkkkkkkkkkkk A melhor resposta!!!
        A galera viaja querendo aplicar matemática, estatística e outras leis e regras (da natureza ou do homem) aqui no Brasil!!!

    2. Rapaz você está acusando o IBGE de manipular os números, isso é grave!

      1. grave e ter pessoas que se MANIFESTAO indevidamente como vc
        TODAS as pesquisas em países SEMILIVRES
        o BRASIL e considerado “PARCIALMENTE LIVRE”por instituições internacionais
        sabe que as pesquisas SAO MUITO DUVIDOSAS
        so vc não sabe neste caso
        não se manifeste ,não tem qualidade nenhuma

  5. Mantega é muito fraco. Cargo importante como o dele, deveria ser ocupado somente por técnico altamente competente.

    1. Como José Serra/ FHC que quebraram o país 3 vezes???? Me engana que eu gosto!!!!

      1. Indiferente deste seu comentário, o Sr Lula e do dona Dilma receberão o Brasil muito melhor que está. Eu Não gosto do PSDB más falar que os pilantras que estão no governo são melhores que eles é para dar risada. A Dona Dilma ela é uma simples marionete e quem manda ainda no governo é o Sr Lula. Mande todos os companheiros fazerem uma vaquinha para tampar o rombo do BNDS e cofres públicos. Abraço a todos…

      2. Será Silvio? Pelo que me lembro, o plano real, até hoje, foi implantado pelo FHC. E neste período é que enfrentamos crises piores. O Lula sim que pegou uma marolinha!

      3. Silvio!! Tens noção da bobagem que estás a dizer??? Os governos do PT ( Lula e Dilma) se aproveitaram muito bem do Plano Real do PSDB. E tiveram a sorte de pegar um país bem encaminhado dentro de um período favorável da economia mudial. De resto, o que fizeram Lula e Dilma, foi destruir continuamente este país. Não se preocupe, a conta deste desgoverno do PT chegará para todos os brasileiros.

  6. O grande problema deste pibinho em primeiro lugar é com certeza o gasto público, principalmente a corrupção e o que se gasta com os proramas sociais nanicos na intenção de compra de votos e manutenção do poder.O segundo problema principal é a infinita cobertura dada aos bancos públicos e privados, estes tiveram seus maiores lucros no período do segundo mandato e Lula e primeiro mandato de Dilma.Também tenho certeza que este indice está manipulado, foi menor que 2%, do contrário os investimentos da indústria estaria mais aquecido!.

  7. Foi no ano o terceiro país que mais cresceu, agora pergunto saiam de suas casas e venham para a vida real, se crescer mais vamos arrumar mão de obra onde?

    Vamos devagar e sempre, e que tenhamos bom senso para ajustar os erros e continuar os acertos.

    1. Quer dizer que o Brasil não pode crescer mais por falta de mão de obra ? Que 2% é o máximo que conseguimos, com uma das maiores populações do mundo ?

    2. Você tem certeza que todos estamos falando do mesmo país?
      Parece que só você vê isso!! Agora se por uma acaso tu és partidário do PT ou se beneficia de alguma forma, seria melhor ficar calado!!

  8. O texto diz: “Dilma governa em um cenário global desfavorável.”
    Porque o cenário é desfavorável apenas para o Brasil? Até a Venezuela conseguiu crescer mais que o Brasil no período avaliado.

  9. A media de crescimento no periodo republicado eh de 4,5%.

    Outubro esta chegando. Eu ja sei em quem NAO vou votar, e vc ?

      1. Bem se vê que é partidário de um partido, que por sinal deve ter fama ruim entre os esclarecidos que nem mencionaste. Quem vai perder é o povo brasileiro?

        1. Não é bem o povo brasileiro e sim alguns 10% dos brasileiros que estão em melhores condições.Agora o povooo mesmo só tem a ganhar.

  10. Ainda bem que o povo d o Brasil é muito dinâmico, com um governo ideologicamente ultrapassado, usando cartilha econômica de 1980,o crescimento de 2% é bom.

  11. O Brasil do PT esta’ perdendo ate’ mesmo para o Congo, Namibia, Tanzania etc. Logo a Europa se recuperara’ e dai ninguém nos tomara’ essa lanterna do crescimento economico.

  12. Eu já sabia!

    Uma hora a fonte do bolsa família acaba!

    Isso tem que ser provisório, não permanente!

    Tem é que oferecer capacitação e emprego para esse povo!

    Mas o Governo não quer oferecer autonomia, quer mesmo ficar com povo preso nas mãos… afinal, tem eleição de 4 em 4 anos!

    Vejam: http://www.tudoemtecnologia.com/

    1. O problema não é oferecer capacitação, a qual tem sido oferecida, bem ou mal. O problema é não exigir que os beneficiados se capacitem. Alguns o fizeram e ajudaram a aumentar a massa de assalariados, outros se contentam com migalhas (que em muitos locais do país não são tão migalhas assim) e não são tirados do sistema por não correrem atrás do prejuízo.

  13. nenhum governo consegue um crecimento robusto em dois mandatos isto e historico, defendo um governo de 5 anos sem reeleiçao.
    no 1 mandato faz tudo para ganhar outra eleiçao depois as coisas so pioram, e olha que eleitor do pt,mas mudança sempre e bom.

    1. Alessandro,o governo Lula cresceu em cima de medidas passadas pelo governo anterior! Não vamos esquecer isso. Vamos somar a isso uma situação e um cenária mundial extremamente favorável (com céu de brigadeiro como se diz). Era um momento ideal para destravar a economia brasileira com reformas importantes que ainda TEM que ocorrer (tributaria, trabalhista, politica). Infelizmente, a única coisa que ocorreu foram expansão de gastos sociais e dívida interna. A conta chegou pra gerentona que além de tudo ainda é incompetente no que fez. Deu no que deu!

  14. Não nos esqueçamos que foi o terceiro PIB do mundo, ficando atrás da China e Coréia, cfe noticia o jornal catarinense (DC)

    1. Idézio leia o jornal antes de escrever besteira por favor! Até a miserável Bolivia cresceu mais que o Brasil!!! 2.3% é inviável ainda mais depois de um 2012 ridículo! Se não crescermos pelo 3% ao ano não terá emprego para os jovens que chegam ao mercado de trabalho. Acorda,!

  15. Crescimento sustentável e duradouro só se alcança com uma infraestrutura capaz e adequada.
    Isso é algo que não temos ainda, temos o dinheiro para tal, mas não há vontade política, ou interesse das classes governantes. Entra governo, sai governo, e isso nunca muda, fica sempre prá depois… Todos ganham milhões e o país perde bilhões. Temos potencial para sermos auto suficientes em quase tudo. Não está claro de quem são os interesses em nos manter na lanterna do crescimento… Quem realmente ganha com isso?

  16. Nós brasileiros vivemos em um país ultrapassado, com leis fiscais retrógradas que não beneficiam as empresas investirem no brasil, tanto as nacionais quanto internacionais. E vocês acham que o governo tem interesse de fazer uma reforma tributaria? Claro que não, tem um monte de brasileiros idiotas que pagam por isso, inclusive eu.

  17. O problema não é comparar o quanto o país cresceu em relação aos outros, até porque a Argentina e a Venezuela cresceram mais que o dobro e vemos a maravilha que está a economia destes países. O problema é que o Brasil tem um potencial incrível em recursos naturais e energéticos, matérias primas abundantes, clima favorável, vasto território e relativa estabilidade política e social entre outras dádivas, para crescer à taxas sustentadas próximas às da China, e sem detonar o meio ambiente como ela. O custo Brasil que engloba corrupção, péssima educação, desigualdade social, criminalidade, falta de infraestrutura, etc é nossa desgraça histórica. Competimos com nós mesmos, essa é que a realidade.

    1. Concordo com vc Antonio. Competimos com nós mesmos e estamos perdendo devido a incompetência de nossos governantes e nosso que deixamos este país nas mão de qualquer um populista. Estamos acabando com este país, pois nossa educação é péssima, nossa mão de obra cada dia mais despreparada, gatamos dinheiro dando bolsa de estudo no exterior para quem não sabe nem falar o idioma do país de destino, ou seja, um completo disparte, absurdo seguido de absurdo e agora o bolsa prostituta que dá R$2000,00 reais para garotas de programa, quando um professor e um trabalhador médio ganha salário minimo. Veja que estamos incentivando tudo menos a educação. Assim como um país pode crescer??

      1. Sei que trabalho duro para sustentar o sabonete do traficante e do político preso (somente alguns) por que a grande maioria está a solta. Mas todos estão rondando a vizinhança para corromper. Sei que se minha pequena empresa fosse estimulada a empregar eu não teria que pagar a conta de “bolsas” diversas para sustentação eleitoral.
        Sei que assim talvez tivéssemos menos camêlos nas rua (sem descriminação) mas teria mais mão de obra especializada com potêncial profissiomal. Mão de obra neste pais tem, recursos naturais tem, dinheiro tem (se não não teríamos copa), vontade de crescer tem (falo dos pequenos empresários que pagam altos impostos). Acho que não não temos gerenciamento, governo e direção competente. Não interessa se é PSDB, PT, PP ou PQP. Precisamos fazer bem a nossa parte em Outubro e falar em cidadania usando bem o nosso voto. Que tal sermos cidadãos e não votarmos em ninguem, já que parece que qualquer um que entre não fará nada a não ser aproveitar o cargo para apenas alguns se aproveitar. Sem violência física, que tal uma violência psicológica em darmos um bom recado de que que estas gerações de políticos não nos interessa mais. Digo violência psicológica pois entendo que sofremos muito todos os dias dentro ou fora de casa e ai não teremos qualidade de vida como já foi dito, nem educação de qualidade como já foi dito nem PIB descente como já foi sugerido, nem crescimento, nem Porra nenhuma. Apenas veremos, lamentavelmente nossos filhos e netos continuarem a se envolver mais como o mesmo que já temos.

    2. Voce esqueceu o deficit da previdencia, o maior de todos, que se dá para pagar aposentadoria integral aos funcionários públicos, a maior injustiça do país, e que nosso povo ignorante nao percebe.

      1. É verdade… Ainda vivemos como na França de Luiz XV, só mudou o nome de algumas classes socias, mas a essência é a mesma. A realeza nos dias de hoje passou a se chamar “políticos”, depois o clero passou a se chamar funcionário público todos com gordos salários e belas aposentadorias e por último o povo, este não mudou de nome e continua pagando a conta. Este também não tem direito a uma aposentadoria decente mas paga a conta do governo e seus funcionários públicos.

    3. É Antonio o Brasil é um paraíso: Tudo em abundancia. Mas que adianta ter ter essa abundancia de energia, agua, minérios, agricultura e beleza se ela não for bem administrada? Tá se falando muito nesse plano do PT de permanescer 20 anos no poder. Seus corruptos foram presos e condenados mas já estão sendo soltos. Subrepticiamente, na surdina, pra que ninguém perceba. Os modelos usados por Lula são os piores possíveis: Cuba e Venezuela. Mas, mesmo se fosse da Suécia e com ditadura, não nos serviria. Nos meus poucos anos, já viví uma ditadura e hoje sei que militar ou como eles dizem, branca elas são todas cerceadoras, truculentas e censuram tudo, não deixam nem uma nesga de paz pro cidadão, alem de roubarem nossos (agora) trilhões. Não a mais uma ditadura. NÃO!

  18. pib montando na base de gastos publicos, altos impostos e bancos rindo sozinho com lucros de 100% ao ano…professores ganhando uma miseria, nao existe infraestrutura basica(ferrovias,metros,portos,aeroportos), medicos cada vez mais com formacao duvidosa exercendo a profissao no pais(nao so os cubanos, que se prestassem seriam medicos nos EUA mas la nem arriscam a validar seus diplomas)..o brasileiro vive de propaganda e gosta disso, seja o governo militar, direita ou esquerda..vivemos outro milagre brasileiro, so esquecem que milagres sao inventados, pessoas serias acreditam em trabalho e planejamento..

  19. O crescimento baixo não seria um problema se nós estivéssemos arrumando a casa para o futuro. O problema é o crescimento baixo, a indústria nacional se desmantelando, infraestrutura retrocedendo, pois a presidente Tabajara não governa, nem nunca governou. Ela assumiu o cargo e já iniciou uma campanha insana em busca da releição. Como não tem nada pra entregar, cria um país na propaganda.

  20. PIBinho a parte não nos esqueçamos que o Brasil é o pais da maior carga tributária, um dos mais corruptos e que tem o povo mais alienado do mundo… Outubro tá chegando… veremos se os leões das ruas de Junho de 2013 serão as mulas das eleições de 2014… Tomara que não!!!

  21. Difícil aceitar e saber que esse desempenho pífio Brasil ser apenas uma máscara e suas maquiagens purpurinadas. Nessa análise parecer resumo simples, observa-se muito além das mentes etnizadas.

  22. A verdade é uma só, perdemos 11 anos com péssima administração e com certeza fecharemos o 12º ano de governo do PT com um PIB inferior a 2%, aliás o proprio governo já esta aceitando isso. Também tenho minhas dúvidas que tenhamos atingido os 2,3%, a cada bimestre os critérios são adaptados para que os números oficiais sejam bonitos, vivemos a época da propaganda, o nosso “Ministério da Propaganda” é o que mais funciona no Brasil. Interessante é que o Presidente anterior e a Presidente atual estavam sempre fazendo discursos ensinando paises de 1º a tocar suas economias, imaginem se tivessem feito isso. Todos fizeram sua lição de casa e nós ficamos fazendo discursos. Deu nisso.

  23. Que ótimo tivemos crescimento econômico num mar de tantos países em crise;viva ao governo Dilma e não sou petista;mas nunca vi tanto brasileiro viajando para o exterior,comprando carro importado e apartamentos.Acredito que tem algo de estranho em reclamar do nosso crescimento,já que herdamos tantas mazelas com origem além mar.Acredito no trabalho do governo da Presidenta e que não é fácil administrar um pessoal como o nosso,diferente de povos como o alemão ,o japonês e os candenses.Viva Presicenta.

    1. Sandro, olha o crescimento dos países semelhantes ao Brasil antes de falar que tudo bom e todos viajam ao exterior. Pergunte a um empresario hoje porque ele resolve não investir no Brasil. Qual sua expectativa? dê uma checada nos índices econômicos do país que são indícios do buraco em que estamos entrando. Por favor, sem “achismos!”.

  24. Essa notícia é mais um exemplo do absurdo da falta de qualidade do jornalismo! Que vergonha, senhor colunista, comprar expectativas de PIB, por sinal não são harmonizadas para se indicar Se utiliza duas fontes, FMI e The Economist, sem indicar qual foi a preferência por dados de um ou de outro, desconsiderando o fato de que ambas fontes possuem metodologias distintas nas suas medições.

    Isso não é informação: isso é desinformação. Não leva a nenhum tipo de discussão séria sobre o assunto. Desvia o leitor sério e que não necessariamente se interessa por economia a conclusões simplistas e falsas.

    O jornalismo de qualidade tem de estimar pela seriedade quando lida com dados e com as conclusões que deriva daí. O título “Brasil tem menor crescimento entre os emergentes” é falso, sob qualquer ponto de vista, pois os dados não estão consolidados.

    A Folha pecou, enquanto o Estadão fez uma matéria acertada, comparando o Brasil apenas com aqueles países que já concluíram seus estudos anuais sobre o crescimento do PIB.

    1. Marcelo o dado esta no site do IBGE. Não é estimativa! Se informe por favor! Pode até ter diferenças metodológicas porque o crescimento da Argentina e Venezuela tem o impacto da inflação real vs a medida pelo governo que é uma vergonha? Mesmo assim é preocupante ainda mais depois de 2012.

    2. Concordo plenamente, mas você sabe que a FOLHA é tendenciosa ao PSDB, que ver quando perderem a política em São Paulo.

  25. Vergonha. Muito fraco esse governo Dilma. Guido Mantega como Ministro da Fazenda parece um boneco de ventríloquo. Infelizmente não podemos atribuir a culpa somente no atual governo. Ninguém faz o que é necessário nesse país: 1 – Os políticos não levam adiante a Reforma tributária, reforma política e até leis que melhorariam a educação, saúde e segurança pública; 2 – Os empresários administram com métodos anacrônicos ao ganharem dinheiro investem em bens de consumo ou imóveis ao invés de empreenderem; 3 – A população é ignorante. Além da falta de profissionalização, também não sabem o que cobrar dos políticos e a maioria pouco se importa; 4 – O Judiciário é preguiçoso e corrupto; 5 – Noventa por cento da corrupção do país acontece no legislativo; 6 – Todos são corruptíveis, inclusive a população.

  26. É importante mensurar nesta análise da macro economia global, que incluir o Brasil na lista dos ditos países “emergentes” já requer determinada cautela, visto que economias feito a portuguesa e espanhola que antes da crise econômica mundial apresentavam até certo grau de desenvolvimento, não são elencadas ou vistas como emergentes; sabendo-se de antemão que tanto Portugal bem como sua vizinha Espanha, estiveram mergulhados por séculos num marasmo de atraso e descompasso frente as outras nações do bloco europeu; e mesmo a Itália com seu esplendoroso norte(Milano-Turim-Gênova) avançado, sempre amargou o Mezzogiorno em total atraso. Então é que essa idéia de países “Emergentes” não traduz a necessária realidade social-econômica do Globo. Absurdo comparar economias tão dispares ou coloca-las em determinados grupos, a “grosso modo”, sem antes de tudo, proceder-se a uma metodologia mais apurada que possa nos revelar o contexto , ou o cenário histórico-social-econômico daquela nação. No mapa, vemos a Argentina na relação de crescimento superior ao do Brasil; entretanto as notícias que chegam daquele país, não apenas no aspecto econômico-financeiro, mas em geral, são assustadoras, com índice de inflação descontrolado, desemprego marcante, e população à beira de uma convulsão. Venezuela, Bolívia, Colômbia? Creio piamente, que com o devido respeito a nuestros hermanos, a complexidade e a dimensão da economia brasileira apresente variáveis de uma magnitude tão desenfreada que é praticamente impossível querer traçar aí uma linha comparativa; sabendo-se inclusive da instabilidade social a qual a Venezuela está sujeita ao presente momento, sem falar em suas altas taxas inflacionárias , desemprego e desabastecimento; caos, talvez seja o nome correto para descrever a situação venezuelana. O México… já de longa data, desde a implantação do Nafta, tornou-se na prática o que já era, um “quintal industrial” norte americano, em detrimento de usa economia local. O Canadá cresceu o que os EUA cresceram, já que este país está atrelado tradicionalmente a economia estadunidense. A Europa não cresceu, ou pouco cresceu, o que era esperado, reflexo da Crise. Taxas de crescimento maior foram registradas na Rússia, China e Índia. Todavia, podemos mesmo, estabelecer linhas de comparação entre Brasil e estas nações?! Rápidas análises mostram que não. Na China 100 milhões de pessoas ainda vivem em cavernas, o cumprimento em certos rincões chineses não resume-se à um “bom dia”, ou “boa tarde”, “boa noite”, e sim a uma espantosa frase de um chinês ao seu interlocutor: “Você já comeu hoje”?!! E O IDH chinês que está mais de 10 posições abaixo do brasileiro, resume bem essa questão. Em suma, tanto China. Como Rússia, são países egressos de um regime de governo que estagnou por décadas a economia destas nações; sendo que a primeira ainda mergulha em um modelo de administração pública ou ideologia que poucos doutos se atrevem a classificar o que é! Enfim, frente o colapso macro-econômico do Globo, o Brasil segue o mesmo galopar incerto, nem melhor, nem pior. Abs.

    1. Seu comentário é sensato, só que acredito em nosso país mais que você, e tomara que eu esteja certo.

  27. Interessante o gráfico, se o país cresceu 2,6 cresceu mais que o Brasil, se cresceu 1,5 cresceu igual.Que matemática é essa? 2+2 = 5,5

  28. Ou eu não sei ler mapa/gráfico ou essa reportagem é tendenciosa. O Brasil esta igual aos EUA, Canada e Alemanha, melhor que toda a Europa (Espanha, França e Inglaterra) e pior que argentina e Ethiopia. Eu prefiro ficar em qualquer pais que o brasil esteja igual ou ganhando, do que morar nos países que o brasil perde. Logo essa análise do mapa é ridícula e só mostra que o Brasil tem um perfil mais para grandes economias do que para países ridículos economicamente. Quem estiver insatisfeito pode ir morar na Argentina (falida) ou na Ethiopia.

    1. Concordo Gabriel, e devem ir logo, pois se forem esperar o PSDB/DEM(ditadura) vão morrer de velhos. ksks…

  29. CONCORDO EM COM VC WESLEY MAIS SÓ FALTOU A FALTA DE INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA, COM UMA FISCALIZAÇÃO RÍGIDA PARA NÃO ACONTECER COMO ALGUMAS “OBRAS DA COPA” QUE NEM FORAM INAUGURADAS E JÁ ESTÃO COM PROBLEMAS, ALEM É CLARO DOS PREÇOS SUPERFATURADOS…!!

  30. O Brasil precisa se livrar dos seus proprios medos e amarras criadas pela politica economica dos ultimos anos. Precisamos pensar como um grande pais e não como uma colonia. Investir no material humano com pesquisas e educação será a base para o futuro do nosso país.

  31. Peço desculpas pela minha ignorância, mas vi em uma outra agência que o BRASIL foi o terceiro maior crescimento de 2013. Não devia constar desta notícia de vocês ? Há um vies político nisso ou não ? Veja bem: divulgar a média dos últimos 3 anos é importante ? SIM. Mas é preciso deixar claro como foi caçculada essa média e o que ocorreu no último ano para que todos tirem suas próprias conclusões, sem manipulações.

  32. o problema do Brasil,nao é apenas o governo e sim o povo que e acomodado,sem projeto de vida e futuro,temos 2 brasis um como AIRTON SENNA ,incansavel,buscando sempre o melhor,contribuindo consigo e com o cresimento do pais,e um outro brasil como JECA-TATU,conformado,preguiçoso,escorao e sem perspectiva de vida e futuro

  33. Não temos um crescimento razoável, como aparenta ter os nossos vizinhos, simplesmente porque não estamos vindo de anos de recessão. A Argentina, por exemplo, tem variações muito negativas e muito positivas em curtos espaços de tempo. Por isso parece que eles cresceram muito, quando na verdade, em anos anteriores, eles despencaram.
    No caso do Brasil mantemos, por anos, crescimentos pífios por conta da falta de investimento em TODOS os setores. Não adianta o País produzir, se as vias de escoamento desta produção são as mesmas da época da ditadura militar (não estou defendendo esta época; apenas estou situando uma época e comparando o que tínhamos de infra lá e agora).

  34. O tal do ‘cenário internacional desfavorável’ é a desculpa do governo Dilma. Ainda bem que os demais países não tiveram tanto problema com esse tal de ‘cenário’. Né?

  35. O Brasil cresceu tanto quanto os Estados Unidos e o Canadá. Cresceu mais que os gigantes econômicos Inglaterra e França. Esta comparação também precisa ser feita.

    1. Você se esqueceu de dizer que as condições de vida das pessoas nos países citados, são iguaizinhas às nossas. É cada uma.

    2. Que vergonha para o Brasil, quantas vezes o Brasil e’ maior que a Inglaterra e Franca e voce me fala que o Brasil cresceu mais?

  36. Para quem conseguiu a proeza de falir uma loja de R$1,99 em Porto Alegre, poderia se esperar o que? É uma vergonha, só estamos acima de outros países em bandidagem. Agora para se pensar um pais em que o crescimento está sofrível, como pode investir tanto em CUBA?

  37. Meses para abrir uma empresa, dezenas de licenças municipais, estaduais e federais para produzir e explorar, uma das maiores cargas tributárias do mundo, encargos trabalhistas pesados, processos públicos burocráticos, tudo demora e para ser rápido tem que fazer jeitinho, falta de infraestrutura de logística e distribuição, milhões e milhões de reais desviados e jogados pelo ralo, todos nós estamos cansados de saber porque o Brasil não cresce mais … todos nós já sabemos o que deve ser feito… só que ninguém faz!!!!!!!! Que empresa que quer vir aqui com tantas mensagens dizendo NÃO VENHAM.

  38. Engraçado é que o BRASILEIRO está preocupado com BBB ou com CARNAVAL…
    OS MENSALEIROS CUSPINDO NA NOSSA CARA E A GENTE, PENSANDO EM PUTARIA.

    ACREDITO QUE O BRASIL NUNCA SERÁ UM PAÍS DA EDUCAÇÃO E DA SAÚDE, POIS NOSSA CULTURA É PT.

    E AS MANIFESTAÇÕES, FOI SOMENTE FARRA, NDA DE MUDANÇAS. MUITO TRISTE ISSO.

    ABRAÇOS E QUE DEUS NOS ABENÇOE.

    1. As manifestações iam bem até que os assalariados de partidos políticos começaram a descreditá-las . Com que interesse? Claro, tirar a sua credibilidade ou a popularidade de Dilma. Então, agora, serão 200.00 homens para garantir a realização da Copa.Muitos dos manifestantes estavam em Copacabana gritando e dançando quando O Brasil foi escolhido.Na época protestaram? Alguns são comissionados, colocados por políticos e cabos eleitorais em vagas que deveriam ser preenchidas por concurso. Protestam contra a corrupção? São iguais ou piores!! E o povinho que vende votos? Igualmente corrupto!

  39. O BRASIL e um blefe total ,nunca jamais
    poderá crescer igual a china ou russia ou índia
    (africa do sul ,esta de fora) nos próximos anos
    So os ‘especialistas e analistas brasileiros’ignorao isto ,oresto do mundo já sabe
    O Brasil FUNCIONA SO no Brasil ,com propaganda ,pior muito pior que o nazismo
    fez o BRASIL GOVERNO so tem GOEBELS que são pagos pelos CIDADAOS FELIZES e
    que tem ate um DEUS fala serio?
    Sem educação básica NADA FEITo
    nem falo em conhecimentos qualificados ,que FEZ grandes gênios da humanidade
    O Brasil PROMOVE a ignorância com hipocrisia e cinismo total
    não tem diferença das campanhas nazistas com as do políticos brasileiros e SO VERIFICAR na historia recente da maior tragédia humana
    brasileiro não tem vergonha

    1. Você deve ir para a china, trabalhar na lavoura, pois pessoas negativas e frustradas como você não merecem estar em nosso pais.

      1. SEU ROQUE ,vc e muito ignorante não e não?
        O BRASIL E UM BLEFE SIM e a diferença entre cuba e Venezuela e quase nenhuma por exemplo
        O brasil não poSSUe nenhuma condição NENHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUMA
        condição para ser um pais RAZOAVEL
        nos próximos 30 anos e CONTA com a inestimável ajuda de BOÇAIS E IGNORANTES
        como os que aqui se manifestao e são todos
        marginais do tal ‘partido’ petralhas

  40. No governo FHC, o governo não era do Brasil e sim do FMI e dos banqueiros, era quem mandava e manipulava os números. Hoje temos uma participação popular, ou seja, vocês nunca mais chegam ao poder. Babacas.

  41. O mais importante e que esta claro que o Brasil esta na direcao errada…. Nao e necessario comparar o PIB brasileiro com o de outros paises…. existe muitos outros indicativos que mostram que o Brasil esta no caminho errado…. o prblema maior e que o pais cresceu muito economicamente mas sem base. Uma economia com base de palafitas. A queda vai ser grande.

  42. NUNCA SE ROBOU TANTO E TÃO ESCANCARADAMENTE NA HISTÓRIA DESTE PAIS!!!

    CADEIA PARA O ALI BABA E TODOS OS LADRÕES!!!

    CURIOSO É QUE QUASE NÃO SE FALA NO ALI BABA!! UM DOS MAIORES LADRÕES DE TODOS OS TEMPOS!!!!!

    E NÓS CONTINUAMOS A SER OS BABACAS!!!!

    1. Sempre se roubou muito.Na revolução a imprensa era vedada a publicar.Nos governos posteriores era comprada( em parte ainda o é). Mas neste governo a imprensa é livre para opinar, combater e etc.Já imaginou viver na Argentina ou na Venezuela? Nos EUA a vedação é através de leis então não parece censura. Aliás, Miami tem 32 distritos e só mostram ao turista os dois que valem à pena. Os outros dá medo de entrar.Nos EUA 70% dos trabalhadores são horistas( trabalham por hora) E SEM DIREITOS TRABALHISTA( A TAL FLEXIBILIZAÇÃO) . Já imaginou se fosse no Brasil? E lá a polícia baixa o cacete e atira na cabeça de cara com refém. Já imaginou aqui, em que ONGs protegem o criminoso mas não ligam prá vítima?

  43. Se esse crescimento não mudar estamos caminhando para sermos o país mais pobre no futuro. Ou alguém discorda dos números: estamos crescendo abaixo da MÉDIA MUNDIAL!! No mundo há quase duzentos países e estamos crescendo pifiamente ….

  44. Todo mundo fica divagando,mas a coisa é simples,se vivêssemos numa verdadeira democracia,não seríamos obrigados a votar e não teríamos 5 meses do nosso suor no ano confiscados na forma de impostos,que nunca retorna,se metade desse dinheiro ficasse conosco,nosso PIB seria chinês.

  45. E o governo não está nem aí.
    Eles querem encher os seus próprios bolsos com impostos astronômicos. A sociedade é responsável, que não usa o poder da massa para poder mudar este sistema podre. Enquanto a sociedade for manipulada, seja por “bolsas”, seja pela mídia do governo, viveremos nesta lama por um bom tempo.

    1. Então que a sociedade não venda seu voto.Existem no país quase HUM MILHÃO de comissionados, contando-se os 5.561 municípios, os estados e a união, esta com quase 100 mil. E qual o problema? O seu filho estuda pensando em fazer um concurso público, entre outra oportunidades.E os comissionados são gente indicada por políticos , cabos eleitorais, e etc e que ocupam estas vagas e , no mais das vezes , ganhando mais do que os concursados. Esta gente recebe dos cofres públicos a bagatela de 12 bilhões por mês. Sabe o que é isso? Um PAC por ano. A despoluição do Tietê! Só para ficar em poucos exemplos. E você, como vota ? Fica honrado com o aperto de mão de candidato? Acha legal o ônibus que ele enviou para a sua viagem com o grupo de idosos ou de crianças? Acha o máximo o churrasco em para o qual foi convidado? Pois saiba que, com estas ações você é igual a ele: corrupto. Mas note, nada pessoal, estou escrevendo para os milhões de pequenos corruptos brasileiros. Nem falar dos que aceitam material de construção ou emprego para filhos.

  46. Infelismente, neste país crescimento não se reflete em beneficíco e melhorias para o povo. Tivemos recorde de arrecadação deimpostos nos últimos anos e isso não foi revertido em investimentos na produção e logística. O crescimento só serviu para enriquecer corruptos e para privilégios de alguns grupos

  47. Nossos governantes nunca se preocuparam em preparar um projeto a ser implementado em sua gestão. muito menos discuti-lo com a sociedade. ao contrario, se violentam com se estivessem defendendo um território seu, e não uma nação de um povo sofrido e esperançoso. O resultado está ai, um povo que não aceita uma copa do mundo, tendo tantas necessidades para atender, embora seja amante do futebol. E o nosso dinheiro, fruto de impostos exorbitantes, sendo usado inconsequentemente, para atender o capricho de meia duzia de irresponsáveis. Vejam os projetos de outros países do nosso porte, grandes extensões sendo ligadas através de ferrovias, trens rápidos. fortalecendo a integração social, o turismo, negócios, comercio. E o Brasil, um pais de imensa faixa de mar, terras férteis, rios imensos, sol intenso, imenso mercado consumidor interno, enfatizamos os recursos mais rudimentares, mas também importantes como o futebol o carnaval, e deixamos de sermos competitivos no mercado externo com projetos dignos deste século que vivemos.
    Falta uma escola superior de Politica sim. Voltar as escolas O.S.P.B. ou E.P.B. nas escolas de segundo grau.
    Nossos alunos precisam saber a quantos anos luz estamos das sociedades desenvolvidas e até mesmo das emergentes. é preciso conhecer seus projetos que estão dando certo.
    Nos interessa conhecer a historia de povos que saíram da destruição e hoje ostentam não a briga constante de políticos insanos, mas o verdadeiro desenvolvimento de suas nações.
    Gilberto Ribeiro dos Santos

  48. Não esqueçamos que este governo é o que mais arrecada em impostos e são impostos advindo dos custos dos trabalhadores e do consumo, também é o mesmo governo que menos porcentagem devolve a sua população em educação, saude , transporte, segurança, o que menos investe em obras sociais e o mesmo que tem o maior rombo por corrupção , e ainda se fazem “vaquinhas” para livrarem seus politicos de multas, temos “circo” (carnaval / copa / olimpiada….), quem irá reclamar de um pais que dorme no berço explendido.

  49. O que adianta crescer ou não o PIB, se será tudo roubado por esses políticos corruptos. Que só pensam no que interessa a si mesmo. Inconformado de ver esse caras do mensalão livres das celas, roubaram muito mais que esses ladrões de bancos.

  50. Cultura senhores, cultura. É ela que faz com que esse país multi-étnico seja tão “pesado” para conseguir manter-se em um jogo global tão desproporcional.

    Um exemplo CLARO de que este país precisa ser REVISTO é o fato de a COPA da FIFA estar prestes a acontecer e os “DONOS” do Brasil mal mal conseguirão entregar somente os estádios, pois toda a infra-estrutura dos entornos não estará pronta.

    É ou não é o país do FARINHA POUCA, MEU PIRÃO PRIMEIRO.

    1. Tudo porque se falou que a infraestrutura ia ser feita em grande parte pela iniciativa privada e esta se mostrou uma piada.No Brasil , a iniciativa privada anda atrás é do meu, do seu , do nosso dinheirinho, através do BNDES. Pois o governo , na falta do tal e inexistente dinheiro da iniciativa privada, teve que lançar mão de recursos de fundos de trabalhadores e dos recursos do tesouro para capitalizar o banco. E , nesta capitalização, gera-se um prejuízo mensal pois o dinheiro captado paga maiores juros do que o dinheiro emprestado. Já se vão alguns bilhões nesta coisa. A porpósito, sabe quanto entrou emdinheiro na privatização do FH , da TELESC ( telec. de Sta Satarina)? Sete mil dólares!! O resto foi moeda podre , formada por títulos que nada valiam aceitos por valor de face atualizado e … EUREEKA , empréstimo de dinheiro do BNDES. Sim, e a “iniciativa privada”? Não colocou , quase, um tostão. Qualquer um de nós compraria!! Mas foi a toque de caixa para que o tesoureiro, in memoriam, enchesse a burra da campanha de reeleição do presidente.

  51. Aqui a desigualdade ainda é muito grande não crescemos nada, muita gente passando necessidade bolça familia e milhares de ajudas que o governo proporciona, temos que dar é condições de trabalho.

  52. Que cena maravilhosa o lulinha abraçando

    o Maluf.

    Já se esqueceram?

    Tá tudo em casa , é tudo farinha do mesmo saco, acordem, tá tudo dominado
    pelo ptcc.
    `
    É cada um por si.

    Se voce não tem convenio , se f…

    Se voce não tem seguro, se f…

    Se voce não pode pagar escola particular para seu filhos, se f…

    Se voce não tem carro blindado , se f…

    Se essa raça ganhar as eleições, nos se f….

    Não voto mais em ninguem já faz tempo….

    1. No Brasil infelizmente, só existe um real partido político, que aglutina opiniões divergentes no seu seio e faz uma convenção real para bater voto. Voce sabe qual é! O resto é um aglomerado de oportunistas que formam quadrilhas e ameaçam a governança do país. Neste exato momento, ao saberem de cortes em emendas parlamentares( aquelas que usam o nosso dinheiro para construir pontes onde não existem rios), deputados do grupo “eu quero é mamar” se reuniram( são de diversos partidos) num jantar beneficente( em benefício deles próprios) para montar um grupo que vai tentar chantagear a presidente em troca de liberação das suas emendas. Hoje a Dilma já é refém do PMDB, a coisa mais escrota que se conhece no mundo ocidental.Para acomodar os chantagistas , ela teve a boa idéia de criar ministérios de papel, onde se coloca o chefe de cada quadrilha e se dá um orçamento fictício, depois cortado . Ela só despacha com os cinco realmente importantes. Em tempo: não sou do PT mas votei na DIlma e vou repetir agora. Não votaria no Lula de novo pois a sorte que ele teve no campo internacional não irá se repetir. A Dilma é uma autêntica gerente que vive rezando para algum ministro falsear e ela nomear o secretário do ministério, aquele que, normalmente , toca o negócio.

  53. O PIB é só mais um indicador. E ele foi ruim, por mais que o petismo tente mostrar que não.

    Para analisar a situação toda, você tem que olhar para vários indicadores, e eles são muito ruins.
    1. O tal pleno emprego é questão metodológica. Não se conta, por exemplo, quem já não procura mais emprego por desistência, nem os assistidos por bolsas que preferem não trabalhar.
    2. Em 2014, o BR terá, depois de muito tempo, um déficit na balança comercial. Isso já aconteceu em 2013, mas uma manobra contábil fez a maquiagem pra não atrapalhar a reeleição.
    3. Há mais pessoas nas escolas, mas o grau de aproveitamento tem sido horrível, e resta às Universidades abaixar o nível para que as pessoas alcancem o grau. É quase a institucionalização do analfabetismo funcional.
    4. O BR tem tido níveis de segurança comparáveis a países subdesenvolvidos. Como pode um país prosperar com a criminalidade aumentando tanto?
    5. O país se segura APENAS na produção de commodities, com índices de industrialização negativos.
    5. A infraestrutura está à beira do colapso. Como pode o país que vive de commodities não ter infra de escoamento de produção?

    Há muitos outros fatos, que não faz sentido ficar discutindo aqui. Só a questão da SEGURANÇA (ver item 4 acima) já é um motivo suficiente para não comemorar esse índice pífio de crescimento de PIB, não?

    1. 70% dos dependentes de bolsa família, trabalham com carteira assinada. O PISA 2012, exame internacional que mede o desempenho de alunos do ensino fundamental do mundo toda, mostrou uma clara evolução do Brasil, que levou o organizador do exame a declarar ao Globo: “”Há muito tempo não vejo um crescimento no número de alunos aliado a uma melhora na qualidade como no Brasil”, diz Andreas Schleichera. O número de homicídios, hoje, para cada 100 mil habitantes, é 30% menor do que era a 12 anos atrás. Pela infraestrutura, que tal suas críticas fossem igualmente dirigidas para os seguintes governos, com investimento zero em qualquer área: Collor, Sarney, Itamar, FHC.

    2. O que, você sabe o que está falando? A indústria nacional é forte ! Mas lembro de alguns anos atrás em que o empresários pediam para o governo deixar o dólar flutuar para favorecer a economia. Flutua e reclamam. Em muita áreas , o que os empresários querem é inflação, assim faturam no empréstimo ao consumidor( agora toda grande cadeia de lojas é banco, sabia?) .Puxa, estou decepcionado. O Brasil só cresceu mais do que a UE e o Japão? Então não empataremos com mais ninguém, pois a UE e o Japão são economias atrasadas e não têm peso no mundo. Puxa! Abaixo Dilma! Volta Sarney! Ressuscita Tancredo! Ponham o Serra!

    3. Você está coberto de razão, mas mesmo países subdesenvolvidos, com péssima situação em segurança, cresceram bem mais que o Brasil, o que confirma a incompetência petista.

  54. Pessoal, enquanto tivermos um sistema presidencialista e uma constituição parlamentarista, nada irá mudar, portanto reforma política e constitucional, JÁ!

  55. Se o povo no Brasil fosse como na Europa! e principalmente se a mídia no Brasil fosse como na Europa certamente teríamos crescido um pouco mais!! Mas aqui o objetivo da mídia e da oposição é sempre tentando denegrir e diminuir o nosso país e nosso governo. Meus parabéns a ela que diante de todo esse quadro desfavorável conseguiu crescer 2%.

  56. O problema é falta de seriedade e honestidade dos políticos, educação e cobrança do povo, individualismo e ganância dos empresários.

  57. Todo o planeta! Praticamente, todo o planeta, cresceu mais que o governo Petralha! A África dá show na petralhada. PS.: Será que a petralhada conseguiu acessar as informações? E Lula, dotado de “grande inteligência”, será que conseguiu?

  58. Quem não estiver contente no Brasil, vai para a China, pois lá o PIB é acima de 8%.
    A comida lá é uma delícia!

  59. BRASIL.. INSTITUICAO FALIDA… FIASCO.. VERGONHA.. GRACAS A DEUS, MORO NOS ESTADOS UNIDOS HA 17 ANOS. E INFELIZMENTE, MINHA FAMILIA AINDA MORA NESSA TERRA DE BOSTA. ESSA EM QUE VOCES, ZE POVINHO, MORAM…

  60. Dentre as 08 maiores economias do mundo o Brasil tem o segundo maior crescimento, perdendo apenas para a China.
    Cresceu em meio à crise, distribuindo renda, aumentando o poder de compra de seu povo.
    Ostenta, entre as 10 maiores Nações do mundo, o menor índice de desemprego…
    Enquanto Países como a Inglaterra, do crítico Financial Times tem reservas de 71 bilhões de dólares, o Brasil tem 376 bilhões no cofre…Isso sem contar o que emprestamos…
    Quanta diferença do País que o PSDB entregou a Lula em 2002…Quanta diferença.
    OS VENDILHÕES DA PÁTRIA NÃO VOLTARÃO AO PODER!

  61. Estes números não são bons…, não sei o que estão comemorando! Se o Brasil investe 15% do PIB em FBKF (Formação Bruta de Capital Fixo) e a relação capital-produto agregada é de 3,4, então a taxa de crescimento potencial é de 0,15/3,4 = 0,044 ou 4,4% ao ano! Portanto, o Brasil opera abaixo do produto potencial. Como se já não bastasse, a inflação é de 8% ao ano pelo deflator do PIB (5,8% é o IPCA, o que vale é o deflator em termos agregados!). Isso é grave porque o Brasil está em estagflação: só cego é que não enxerga – crescimento baixo e inflação acima da meta! E os juros subindo para conter a indexação. Ademais, o déficit em conta-correte é de 3,6% do PIB e o IED já não cobre este número. Isto significa que as nossas reservas em dólares, inevitavelmente, serão comprometidas pelas operações de swap que o Bacen anda fazendo para “segurar” o câmbio até o término deste ano (depois das eleições ele vai soltá-lo).
    O superávit primário é o menor da série: sem ele o governo só atrapalha, ao invés de ajudar a reequilibrar a economia. O ajuste virá em 2015! Por lá a gasolina terá que ser reajustada, por montante cavalar, porque a Petrobrás está sendo sangrada pelo PT. A energia elétrica (e olha que pode haver racionamento, já que Giral e Santo Antônio estão atrasadas) também vai subir, porque a seca vai ficar feia em 2015 (será o ápice do “El Niño” – por isso tanto calor!) Já estão alertando que em 2015 haverá inflação de alimentos pela quebra de safra decorrente. O dólar a 2,8 para equilibrar o balanço de pagamentos em conta-corrente em 2016. É isso que os simuladores econométricos estão dizendo. Parem de viajar na maionese,… cambada de idiotas! Vão pular Carnaval, Imbecis…

  62. A minha alegria resume-se a ler as tirinhas, e verificar que a proporção de funcionários do PT é cada vez menor. Um dia quem sabe: Porque tu não te calas ?????

  63. Pois é, mais uma notícia onde o conteúdo contraria a manchete. Existe algum estudo de que as pessoas só leem manchetes por isso as mesmas podem divergir da informações do texto?

  64. O Mantega no começo do governo da poste disse que o Brasil cresceria em média 5,9% nos 4 anos. Pra fechar a conta temos que crescer 18% o ano que vem huahuahuahua

    1. Não filho, é uma questão “física”….o Brasil, se crescer mais do que 4,4% ao ano, a inflação sairá da meta. E como temos cultura de indexação contratual, ela fica por cima da meta por uma temporada razoável até reconverter defasadamente (durante o lapso, o PIB terá que ficar abaixo dos 4,4% para que a mesma deflacione -caia. É o que acontece!). Foi o Lula em 2010 que, ao forçar crescimento de 7,5% (via crédito farto, subsídios, BNDES, comprometimento do saldo primário) para eleger a Dilma, que deslocou a inflação para cima da meta. Agora nós estamos em estagflação: crescimento abaixo do potencial e inflação acima da meta. O câmbio valoriza em termos reais, por isso os “brasucas” estão gastando o que o país não tem no exterior (a classe A e B brasileira está comprando imóveis em Miami, Vê se tem cabimento… num pais cuja renda per capita é de 12000 dólares por pessoa – igual a per capita do Irã!) Em 2015 ou o BR ajusta pra valer ou senão, quando encerramos os Olimpíadas de 2016, ele se declarará em default! É mais ou menos igual a Grécia- fez as Olimpíadas em 2000, dez anos depois quebrou!

  65. Entre as reformas que nunca foram propostas(previdência, trabalhista e tributária) a que contribui fortemente para o NÃO CRESCIMENTO do PIB é, sem dúvida , o governo gastar mais do que arrecada (e mal), tomando 90% dos recursos dos bancos para fechar seu caixa furado. Estes recursos deveriam ser utilizados para financiar nosso crescimento, através das Empresas que geram empregos e tributos…Sem financiamento, não há crescimento…Ninguém sai do buraco puxando a si mesmo pelo próprio cabelo e o governo não produz NADA, só gastos cada dia maiores com milhares de “cargos de confiança” e valha-me Deus sobre o quê mais por estas estatais a fora…

    1. Exatamente. É exatamente isso que você disse que, neste momento, o México está “tentando” fazer! As reformas chave para o Brasil são a Trabalhista (não podemos ficar com regulamentos dos anos 40 do século passado!), Previdenciária (acabar com o sistema de repasse – uma pirâmide financeira coberta pelo fluxo de caixa do tesouro nacional, capitalizando-o!) e Tributária (estamos exportando impostos, como ser competitivo asssim!?).

Comments are closed.