Brasil poupa 14% de sua renda, menos da metade da média dos emergentes; veja comparações e série histórica

O Brasil é um dos países que menos poupam no mundo, como mostra abaixo o infográfico produzido com recursos oferecidos pelo Fundo Monetário Internacional.

Apenas 14% da renda nacional deixa de ser consumida pelas famílias e pelo governo, enquanto a média dos países pobres e emergentes é de 33%.

Clique no quadro para comparar e observar a evolução das taxas de poupança, de investimento e de crescimento econômico entre países selecionados.

A série de dados em movimento começa em 1980 e inclui estimativas até 2019.  Usa a parte inferior do infográfico para observar a dança dos números no período ou escolher o ano desejado. A trilha sonora é opcional.

chamada_danca

A baixa poupança brasileira explica o deficit no país nas transações com o exterior, que deve ser o segundo mais alto do mundo neste ano, conforme o blog noticiou ontem.

Entre os principais países emergentes, chamados de “similares” no gráfico, a taxa brasileira só supera, por pequena margem, a da África do Sul (de tão parecidos, os dados sul-africanos foram retirados para facilitar a visualização dos brasileiros).

A comparação com os países latino-americanos mostra que poupar pouco é um costume na região: as taxas são tão semelhantes que é quase impossível distinguir um país do outro no gráfico.

Os dados do Brasil parecem menos desfavoráveis quando comparados aos dos países ricos. No mundo desenvolvido, porém, a necessidade de poupar para investir em infraestrutura é menor.

Ficou alguma dúvida? Faltou alguma informação?

Pergunte na área de comentários ou pelo Facebook.

Comentários

  1. Matéria equivocada e rasteira. Nas economias capitalistas, ao contrário das economias monetárias não-capitalistas, a poupança é efeito, resultado do investimento, e não seu requisito. Isto deve-se ao fato de que é o GASTO/INVESTIMENTO que eleva a renda e, por diferença residual, eleva a poupança. Se todos tentarem elevar a poupança ao mesmo tempo, o resultado será o contrário: uma queda da renda e, pois, da poupança no agregado. Espanta que ainda ignorem os ensinamentos de KEYNES, que chamou a este fenômeno de PARADOXO DA POUPANÇA.

    1. Desculpe-me, mas seu comentário está equivocado. A poupança é pré-requisito para investimentos. Ou de onde acha que vem o capital necessário para investimento?

    2. Espanta que vc , Mauricio, não saiba que o “ensinamento” de Keynes sobre o paradoxo da poupança se refere a ECONOMIAS EM DEPRESSÃO, RECESSÃO OU ESTAGNAÇÃO, e não a quaisquer economias capitalistas; o próprios Keynes ainda acrescenta que se ressentem mais desse paradoxo da poupança as economias deprimidas que NÃO DISPONHAM DE MEIOS FINANCEIROS DE DINAMIZAR (DAR FLUXO) (A)O CAPITAL POUPADO EM SETORES PRODUTIVOS EXPORTADORES OU DE BENS TRANSACIONÁVEIS. Vá estudar antes de pretender ensinar.

    3. Prezado Maurício, recomendo reler Kaynes, mas desta vez atendo-se ao que esta escrito, e não ao que você gostaria que estivesse.

  2. Poupar Como??? o Brasil é um dos países mais caro do Mundo, e a Renda Per Capíta,uma das Piores,qual o gênio que vai resolver esta Equação???????e o que é pior, esta piorando a cada dia, vide a inflação que na prática ,ja atravessou os 2 digitos…

    1. A poupança das familias é até satisfatória, o problema é a poupança do governo que é uma vergonha, o exesso de gasto publico é que deteriora as contas.

  3. é claro que é impossivel os brasileiros guardarem um terço do que ganha. os governantes desse pais esta mais preocupado em manter os grandes lucros das montadora de veiculos e dos bancos com financiamento a perder de vistas e juros exorbitantes. alem de insençoes de impostos dessas grandes instituiçoes. nos demais paises os grandes pagao mais impostos enquanto que no brasil sao os pequenos trabalhao 04 mes so para pagar imposto. daqui 05 anos tera mais veiculos que populaçao no pais. ai quero ver aonde colocar tantos veiculos

  4. Não entendo. Afinal, não estamos investindo na infraestrutura portuária de Cuba? Não estamos investindo na PDVSA? Não estamos investindo em refinarias em Passadena e em Pernambuco? Só esta faltando investir em saúde, educação, segurança, e infraestrtura, portanto, falta “muito pouco”. Só faz falta ao povo brasileiro e ao Brasil.

  5. A Folha se aliou aos setores mais reacionários da sociedade nessa “Guerra Santa” contra contra o atual governo da presidente Dilam?? Também saiu do armário?
    Esqueceu o Brasil do passado!!!!??

    1. Que passado? Você quer comparar tomates com abacaxis. São períodos distintos, meu caro. O que esse (des)governo faz, e não fez, foi crescer nas mesmas taxas dos emergentes. E sabe por quê? Porque estavam, e estão, mais preocupados que a dinheirama toda dos impostos fosse para dar sustentação à mudança para um regime socialista anacronico e ultrapassado, via corrupção política, alta carga tributária e uso perdulário da arrecadação.

  6. Fruto de desconfiança nos sequestros/confiscos/apropriação de capital deterceiros dos Planos Sarnei/Collor/Bresser/Verão e Real. As pessoas preferem imobilizar os recursos, com medo de entrar um outro governo diferente do atual, e confiscar tudo em conta corrente e aplicações financeiras.

    1. O Molusco tentou taxar a poupança acima de 50.000.Vc se lembra Melquides?

  7. Demonstra toda a incapacidade e incompetência deste governo em adotar ações que atuem nas verdadeiras causas dos problemas da nossa economia. As ações adotadas são apenas paliativas e atuam apenas nos efeitos. Agora mesmo estão preparando um pacote de medidas para aumentar as vendas de carros … É lamentável !!!

  8. Quando comparado após impostos, como fica essa comparação? Aqui o leão é feroz e leva muito de nossa grana em impostos, sobrando muito pouco para poupar…. pronto, falei!

  9. Por que poupar dinheiro em um país como o Brasil? além de todo ano a inflação corroer as cadernetas de poupança ainda corre-se o risco de um político “escroto” confiscar o dinheiro do povo. Infelizmente vivemos em um país onde não existe segurança econômica nem respeito aos princípios legais, pois, basta a mera vontade de um desses governantes populistas para transformar o imoral e o antiético em lei.

  10. Eu não aplico muito na poupança porque eu pago aminha previdência, eu tbm uso faculdade pública, e não precisei poupança para paga-la, eu não preciso poupar para comprar carro porque eu compro a prazo, dando o muito carro velho degenerada. Nos EUA e em outros países não existe o seguro social do Brasil

  11. Poderíamos poupar muito mais, porém a nossa taxa tributaria é altíssima e ainda temos que pagar convenio médico caríssimo pois o atendimento dado pelo governo é muito ruim.

  12. Eu não aplico muito na poupança porque eu pago aminha previdência, eu tbm uso faculdade pública, e não precisei poupança para paga-la, eu não preciso poupar para comprar carro porque eu compro a prazo, dando o muito outro na entrada. Nos EUA e em outros países não existe o seguro social do Brasil.De que adianta ruas largas se, por exemplo, os trabalhadores rurais morrerem de fome sem terem o benefício social?

  13. Com o custo de vida lá no espaço, acho que 14% ainda é uma maravilha, isso sim.

  14. tudo isso por causa de uma educação de consumo,se vc não consome ou seja não gasta é muquirana,as pessoas so se aproximam de quem gasta e consome pra valer,e a politica do imediatismo ,do ter em detrimento do ser?

  15. POR QUE A UOL NÃO PUBLICOU QUE O BOLSONARO APRESENTOU PROPOSTA AO PP PARA SER CANDIDATO À PRESIDÊNCIA??? POR QUÊ??? POR QUÊ????? ATÉ A GLOBO O FEZ!! Bando de esquerdistas!!!

  16. E todo o nosso dinheiro vai aos cofres cubanos através do Mais Médicos e construções de Portos.

  17. Desde 22 de Abril de 1500, que os brasileiros não tem hábito de poupar dinheiro.

  18. eu como leigo acho que deveria a partir de 100 reais as pessoas investirem em estradas ,portos e outros da iniciativa privada pagando depois de 1 ano um taxa Selic e mais 1 por cento ai o brasileiro ia poupar e o governo não ia precisar gastar tanto e investiria em outras prioridades!

  19. Complicado p/ qq economia c/ dados estatísticos / econômicos manipulados como foi detectado recentemente no BR. * Vamos passear em alg variáveis importantes das propensões a consumir / poupar. 1 ) Nível dos Estoques : níveis dos estoques em poder dos consumidores como “bens de uso durável”… ? 2 ) Política fiscal.gov : impostos diretos / indiretos = ambos esmagadores, além disso sem retorno efetivo p/ sociedade, destrói cimento “confiança” q une Estado / Povo, reflete em tomadas de decisões. 3) Taxas de Juros : a “elevação” pode provocar alteração p/+ ou – na propensão a consumir da coletividade. OBS1. além disso temos tmb a taxa problema atrelada a Títulos da Dívida Pública / “Rolamentos da Dívida Enorme / Interna…” ( pagmto dos juros ) / emissão de +Títulos… e mercado batido. OBS2.* “Poupança” : destinação da renda individual à aquisição de Ações, Tít da Dívida Pública, Acumulação de Reserva Financeira…* “Investimento” :Transformação de Poupança em Novos Bens de Capital como construções industriais, equipamentos agrícolas, usinas… Conclusão : 12 anos de blablapuns c/ coisas complicadíssimas como economia.br + fantasias de educação / saúde

  20. Esse lance de poupança é sempre citado, é da galera que acha que o povo que nada tem pode viver de macroeconomia. No dia a dia é a microeconomia que determina a vida das pessoas, há os que simplesmente comem e moram, ou nem isso, o consumo aumenta porque sempre esteve comprimido pela vida real, da falta de renda e emprego. O país vai melhorar se tiver menos emprego e renda? já vimos esse filme e é de terror(a classe média que já tem tudo e consome muito, adora defender a poupança de que não tem o que poupar).

  21. Adeus Brasil…, a “MAROLINHA” foi suficiente para levar o país à deriva…, sem rumo e sem governo…, “TERRA DE NINGUÉM”…!!!

  22. Ou seja, o Brasil gasta muito e principalmente desvia muito dinheiro público sem aplicações pontuais no país.

  23. COMO POUPAR OU AUMENTAR A POUPANÇA INTERNA , SE O BRASILEIRO GANHA APENAS PARA OU SEU SUSTENTO?????? , OUTRA QUESTAO E A FALTA TOTAL E ABSOLUTA DE COMPETITIVIDADE E PRODUTIVIDADE DA MAO DE OBRA SUSTENTADA POR UMA ESTRUTURA CARTORIAL E QUE PRIVILEGIA COISAS COMO O NEPOTISMO FAMILIAR DOS GESTORES EM DETRIMENTO DA MERITOCRACIA, CRIANDO-SE MAIS E MAIS CABIDES DE EMPREGO QUE NADA DE BOM ACRESCENTAM AO PAIS. ETC,ETC,ETC, EMFIM TODAS AS NOSSAS AUTORIDADES E LIDERANÇAS CONHECEM , TALVEZ ATE MELHOR E DE PERTO OS PROBLEMAS QUE NOS AFLIGEM A TODOS. VIVE-SE ENXUGANDO GELO , EM RELAÇAO AO PAIS DO FUTURO, AO CELEIRO DO MUNDO E AO PAIS EMERGENTE, UMA VERDADEIRA RETORICA PRA BOI DORMIR.

  24. Região miserável e com a população sempre contando com um “salvador”, poupar não faz parte do inconsciente coletivo. Se não der certo, se a desgraça chegar à porta, o “gunverno” dá ou padre reza…

  25. Ora bolas para que poupar, se o negócio é tomar grana emprestada, e se não der para pagar, dá-se o CALOTE.
    Gasta-se no primeiro cartão de crédito até estourar o limite, passa-se então ao segundo e assim sucessivamente. Quando esgotarem-se os cartões passa-se a usar o da esposa , filhos , etc.
    Brasil do PT endivide-se ou deixe-o

  26. ALEM DISSO, AUMENTAR A POUPANÇA PRA QUE ???? OBRAS DE INFRAESTRUTURA DO TIPO 11 ESTADIOS DE FUTEBOL: PADRAO FIFA, A FIFA SAIR DAQUI COM 5 BILHOES DE DOLARES LIMPINHOS, GASTOS DE 25 BILHOES DE DOLORES NA CONSTRUÇAO DE UMA VILA OLIMPICA , PARA O POVO PAGAR, RIDICULO. E MEDIOCRIDADE DEMAIS POR PARTE DESSA MIDIA MARRONZISTA , BEM COMO DESSES POLITICOS QUE NAO NOS REPRESENTAM E QUE SOMENTE ESTAO ONDE ESTAO PROPICIADO POR UM SISTEMA POLITICO CORRUPTO E ARCAICO EM TODOS OS NIVEIS.

  27. Não precisa nem dizer, isto porque o Governo tira a RENDA DO TRABALHADOR através de impostos pesados na maior cara de pau.

  28. Seria estupendo se todos conseguissem pagar seus estudos, comprar roupas, fazer tratamentos odontológicos, pagar pelo transporte, pagar um bom plano de saúde, se alimentar adequadamente, conseguissem comprar remédios, pagar uma carga tributária altíssima, fazer feira ou supermercado, enfim… se pudesse fazer com dignidade o mínimo que necessitamos apenas para sobreviver neste pais, e ainda sobrar alguma coisa para depositar na poupança!

  29. Em um pais que a insegurança de maneira geral e tao alta, inclusive a econômica-financeira, e que quem investe em algumas aplicações tem perda liquida elevada como acoes da Petrobras e caderneta de poupança e um milagre que haja poupaca popular

  30. Os outros emergentes tem governo competente, nós não, aí está a diferença.

  31. Poupamos menos sim ! Ou não poupamos nada!!! Nossa renda é muito baixa para esse tipo de comparação. Nossa economia “popular” não permite esse luxo. Impostos nas alturas, preços dos produtos de primeira necessidade lá na tropopausa. Fora que o dinheiro arrecadado não tem retorno em infraestrutura e diversos outros ítens como saúde, educação, segurança, cultura, etc, etc…….

  32. Poupança é consequência do investimento e não o contrário. A matéria deveria ter como título: “Brasil investe menos da metade da média dos países emergentes”.

  33. O problema é que o brasileiro tem baixa renda. Ou ele poupa, ou ele come.

  34. Não é a toa que o crescimento brasileiro sempre foi como voo de galinha. Se a quase totalidade dos impostos SãO PARA PAGAR UM EXÉRCITOS DE BUROCRATAS que nada produzem, quase nada sobra para investimentos essenciais

  35. Como o brasileiro pode fazer poupança se paga duas vezes pelos serviços essenciais quando pagamos os nossos altíssimos impostos e como não temos retorno do governo com educação, saúde, segurança, etc, quando temos que contratar de particulares. Assim não sobra nada para poupar…

  36. Melhor ter o menor índice de desemprego do mundo, com a maior reserva monetária da história, o crescimento do PIB maior do que o dos países ricos, mas notícias boas não são pauta. É impressionante como os brasileiros da mídia parece serem de outras nacionalidades. Só buscam e manipulam dados para se manifestarem de forma depreciativa em relação ao Brasil. Tá danado!

    1. Ta maluco! O desemprego neste pais de faz de conta, beira a 30%. Só que o PT retirou das estatisticas quem recebe bolsa miseria e os jovens que tentam o 1 emprego.

  37. Poupar é um ato da razão contra a emoção. Quem poupa decide privar-se de consumo imediato, com suas recompensas e satisfações, para se garantir em tempos difíceis. Em países de economia estável e previsível, poupar é mais fácil do que aqui, onde ninguém tem a menor ideia do que pode acontecer amanhã. Outro dia mesmo, surgiu a notícia de que gente do próprio governo pensava em expurgar da inflação a alta do preço dos alimentos. Como poupar num ambiente econômico desse tipo? O próprio governo, toda semana, se dá o direito de perturbar a tranquilidade econômica das pessoas com terrorismos desse tipo! Outro fator que diminui a massa de poupança interna no Brasil é nossa taxa de juros baixa demais diante de uma inflação certamente muito maior do que a oficial, sempre maquiada. Qualquer fundo de investimento no Brasil, se computarmos a inflação, as taxas de administração e os impostos que o governo cobra, oferece rendimento muito baixo, ou até negativo. Não é de estranhar que o brasileiro poupe tão pouco.

  38. Papo de economia consumo / poupança… é com professor Painho Lu. * 14 de março de 2010 Ex-Painho Collor já escudeiro de Painho Lu + Mainha numa entrevista p/ jornal O Globo / Economia : “Os economistas que aí estão têm que abrir a boca para dizer apenas o seguinte : temos hoje 1 presidente… que está dando aula de como conduzir a economia” ** Pergunta : será q o Gigante Dorminhoco Envenenado precisa de exorcismo ?

  39. Eu gostaria de poupar, mas eu não acho que isto seria justo. Por isso entendo, e me sinto orgulhoso de pagar zilhões e zilhões de impostos à este magnífico governo, para ele fazer grande investimentos em ” Usinas “, na ” Petrobras “, e tantos outros programas.

  40. POUPAR PRA QUE??? MORTO NÃO COME E CAIXÃO NÃO TEM COFRE NEM GAVETA. APROVEITEM AGORA O FRUTO DO SEU TRABALHO, POIS NO CÉU E NO INFERNO NÃO TEM SHOPPINGS, RESTAURANTES NEM LOJAS DE DEPARTAMENTO.

  41. Dinheiro para cerveja,baile funk,pagode e churrascada para os amigos tem.

  42. O brasileiro é estranho… falar que não tem dinheiro mas compra TV, carro, roupa em 60 vezes… Não há mesmo poupança com tanto consumismo…

  43. Poupo quase metade da minha renda, porque a outra metade é suficiente pra me sustentar. Se ganhasse mais, pouparia mais da metade. Agora, como é que uma pessoa que ganha um salário mínimo ainda vai poupar 33%? Não só não poupará, como fará dívidas.

  44. Grafico ruim e com inf desnecessaria. Outra coisa poderia fazer um grafico comparando variaveis neste ano e explicando o desvio padrao e acoes como sugestao

  45. Poupar pra que, cara palida? E pegar que taxa de retorno? Selic, CDB, CDI? Prefiro trocar de carro todo ano, comprar uma TV 60″ para ver a copa e pagar o plano mais caro da sky, tomando aquela cerveja premium com churras só de picanha maturada! Respeita o moço !

  46. A cultura de “poupar” foi muito estimulada até a década de 80. A partir dos anos 90, o consumismo desenfreado tomou conta do “cerne” da sociedade brasileira. O governo tem sua parcela de culpa nisso, quando estimulou financiamentos em até 80 meses para automóveis (de novo), por exemplo. Não se pensa no “amanhã”, apenas no “agora”. Os bancos, agradecem…

  47. Mais um detalhe… nossos avós, que sequer tinham “carteira assinada”, sempre diziam: 1/3 para despesas, 1/3 para viver, 1/3 para o futuro… alguém se lembra disso???

  48. Difícil poupar e investir quando se tem que arcar com o custo Brasil (impostos, inflação e , principalmente, corrupção).

  49. O antigo INSS permitia ao necessitado de atendimento hospitalar optar por uma internação em apartamento, pagando tão só a diferença da acomodação e do médico. Era um valor muito inferior ao pago aos planos de saúde. todas as despesas com medicamentos e materiais necessários eram pagos pelo INSS.
    Havia quase que uma generalização de hospitais credenciados. O Lobby dos planos de saúde ganhou. Hoje tem que ficar em enfermaria coletiva e aguardar o atendimento pela central de saúde, sem sequer saber qual médico e hospital, nem quando. Tem que aceitar. Viramos animais!

  50. Poupar como se tenho que pagar o imPTostosto de renda!!!Só no Brasil do PT imposto é renda!!!

  51. Se esta difícil agora, imagine no próximo ano, que a coisa vai empelotar.

  52. A galera foi pra rua por R$ 0,20 de reajuste na tarifa do ônibus, DEVERÍAMOS IR PARA RUAS CONTRA O imPTosto de renda, pois é um absurdo devolver para o GOVERNO 27,5% do salário… Salário não é renda é fruto de trabalho de quem acorda cedo e faz o Brasil funcionar e já paga cerca de 40% de imposto.. IPI, ICMS, PIS, COFINS… Etc, etc…etc………….

  53. Não tem como tentar poupar num país que paga 1% ao mês na poupança quando se sabe que a inflação é bem maior que isso. Bancos tem lucros astronômicos, no entanto.

  54. A poupança interna deste pais de faz de contas, jamais atingirá qualquer indice aceitavel, isto porque quase 50% do PIB arrecado vai para o governo, sem qualquer retorno ao cidadão.

Comments are closed.