Aécio adota na TV tese fácil e enganosa sobre redução do gasto público

Na tentativa de se vacinar contra a acusação de pretender cortar programas sociais, o presidenciável tucano Aécio Neves adotou uma tese fácil e enganosa sobre a redução do gasto público.

“Tem outro jeito: gastar menos com o governo e mais com as pessoas”, diz a propaganda do PSDB na TV.

A mensagem é fácil de defender, por associar a possibilidade de mais benefícios à população à redução do custo da máquina administrativa federal -com um ataque implícito ao aumento do número de ministérios, estatais e cargos promovido pela administração petista.

E é enganosa porque a quase totalidade da escalada das despesas federais nos últimos anos está ligada à área social, ou, nas palavras do candidato, aos gastos “com as pessoas”.

Só os programas tradicionais de transferência de transferência de renda às famílias -aposentadorias, pensões, auxílios, seguro-desemprego, abono salarial e benefícios a idosos e deficientes- saltaram de 6,7% para o equivalente a 9% do PIB (Produto Interno Bruto) entre o final do governo FHC e o ano passado.

Não está nessa conta o Bolsa Família, que unificou e multiplicou os gastos dos programas assistenciais anteriores.

Já os gastos do governo “com o governo” não apresentam sinais visíveis de elevação no período. Os gastos com pessoal ativo e inativo, por exemplo, caíram de 4,8% para 4,2% do PIB.

A redução do número de ministérios e cargos de confiança, defendida por Aécio, pode trazer melhora de gestão, mas não uma economia relevante a ponto de contribuir para o combate à inflação.

Os especialistas que postulam maior controle das despesas federais apontam ser necessário no mínimo reduzir o ritmo de alta dos gastos “com as pessoas”.

Atualização: Veja a resposta da campanha de Aécio

Ficou alguma dúvida? Faltou alguma informação?

Pergunte na área de comentários ou pelo Facebook.

Comentários

  1. Tese enganosa? O Aécio disse que a redução das despesas do governo federal é UMA das medidas a serem adotadas para melhorar o desempenho da economia, obviamente não a única, como sua matéria tendenciosa leva a crer.
    Não é necessário muitos neurônios para saber que a inflação não se combate com apenas uma medida. É necessário uma política cambial decente, é necessário dar confiança ao investidor e incentivos aos setores industrial e do agronegócio. A política do governo federal nesse sentido é medonha, pífia, vergonhosa.
    Além do mais, sua opinião, volto a dizer, tendenciosa, também é equivocada, pois é óbvio que a redução dos gastos com ministérios e cargos inúteis, e a interrupção dessa política vergonhosa de empréstimos entre estatais, utilizada para mascarar prejuízos, irá redundar sim, em significativa melhora econômica, desde que aliadas às demais medidas já citadas, que o atual governo parece desconhecer.
    Você poderia, aliás, citar os nomes dos especialistas referidos na matéria.

    1. Um texto muito influente é “Expansão e Dilemas no Controle do Gasto Público Federal”, de Mansueto Almeida, Fabio Giambiagi e Samuel Pessôa. O estudo, publicado pelo Ipea em 2006, inspirou propostas tanto de petistas como de oposicionistas.

      1. Dá nojo ver TODOS os candidatos à Presidência da República e aos governos estaduais prometendo aumentar gastos na saúde, educação, segurança pública, transportes e tudo mais, ao mesmo tempo em que vão diminuir impostos. Todos os conhecidos também são corruptos, ou vocês acham que os gastos de campanha do passado vêm de onde? Ou da corrupção direta ou da “doação” de empresas que mais tarde ganham contratos. Ô povo bobinho para acreditar e botar adesivo de corruptos gratuitamente. O PT é apenas o mais incompetente para roubar, deixa rastro, os outros são mais espertos.

        1. Exatamente, meu caro… os petistas são uns trombadinhas, o PSDB é profissional

        2. CONCORDO! OLHA SÓ O VALOR DA CAMPANHA REGISTRADA NO TSE. R$ 290.000.000.00 DE CADA CANDIDATO A PRESIDENTE: DILMA E AÉCIO. COMO VÃO DEVOLVER ESSE DINHEIRO PARA O BOLSO DOS INVESTIDORES?

      2. O problema é que se fala uma coisa e muitas vezes se entende outra.
        Se observarmos que cada dotação orçamentária é muito recheado de dinheiro, inclusive para pequenas obras e obras de edificação para aquela pasta, os gastos são exorbitantes. Por exemplo eu já vi na base aérea militar derrubarem um prédio e em outro retirar os ladrilhos apenas para colocar novos para gastar o dinheiro da pasta. Existem necessidades de empregar mais dinheiro nas pessoas do que com os gastos de cada pasta. Isso não foi mencionado e ficou oculto, é onde metem o pau em quem realmente entende do que fala.

      3. VC QUE ESCREVEU ESSA MATERIA DE SER UM ALIADO PETISTA, VCDISTORCEU TUDO QUE O AECIO FALOU E POR SINAL QUE PROPOSTAS BOAS FOI A MELHOR, E VC ANTES DE COLOCAR MATERIAS, SAIBA INTERPRETAR MELHOR, ESTUDE MAIS UMPOUCO.

      4. O curioso é que o autor desse texto ridículo, usa uma tese baseada em absolutamente nada. Todas as torneiras abertas com 39 ministérios, recheados de corrupção e contratos e concessões com problemas, isso não joga dinheiro pelo ralo não? Olha, é triste a Folha dê espaço a um texto eleitoreiro como esse. Não vou votar no Aécio, mas como eleitor me sinto indignado com uma coluna tão pobre de informação e justificativa como essa. Não precisa nem a campanha do PSDB defender, qualquer pessoa com mínimo de conhecimento e bom senso, sabe o que o Aécio quis dizer. Menos o colunista PTista que vos escreve.

      5. Ops, o campeão tá usando teses de 2006 pra falar de 2014, tá bem atualizado você ein.

      6. Ainda não citou as fontes, nem os tais “especialistas”. Citou apenas o livro que “inspirou” as administrações federais. Outro ponto a salientar é de qual período se fala? O que seriam os gastos do governo com “governo”? Matéria vazia, sem fontes ou dados para comprovar o texto. O “jornalista” usa a mesma tática do seu partido, o PT. Falar de números fantasiosos sem citar fontes. Manda um abraço pro seu redator que aprovou essa coletânea de palavras soltas.

    2. Se acreditar no discurso que chama o povo de idiota é ter NEURONIO, prefiro não ter nenhum.
      Todos sabemos que a equação, reajuste de preços, queda da taxa de juros e inflação baixa não fecha nunca.
      No fundo acho que ele nem sabe o que fala, apenas lê o que mandam

      1. Essa equação citada por você foi utilizada pelo governo Dilma e contribuiu para o fracasso econômico, digno de quem não tem neurônios.

          1. Eu vou de Aécio, o fracasso deste governo já me convenceu. ENGANOSA É ESTA MATÉRIA !

          2. Então acredite na construtora de portos e investidora de refinarias super-faturadas… Existe muita diferença em um aeroporto construído em terra legalmente desapropriada e em território nacional (afinal o candidato era GOVERNADOR de MG) do que investimentos em infraestrutura em outros países… sendo que aqui falta muuuita coisa! Ou pra você do jeito que está já resolve?!

          3. Êee materiazinha tendenciosa… Que bela porcaria de jornalismo. Interpretem como quiserem. Dilma e Marina são farinhas do mesmo saco. Não voto em nenhuma das duas. Meu voto é Aécio.

          4. enganoso é pensar que Marina será diferente. Fundou o PT, foi pra outro partido e depois fundou a Rede, que não existe como partido e catou o primeiro que viu na frente, que foi o PSB, que … tem em suas bases petistas que só não são de carteirinha. E a folha com a uol já deu também! Dá até vergonha.

          5. Roberto, você não deve ter noção da aproximação PSB/PSDB. Os adversários estão no governo. Ou não?

          6. Melhor o construidor de aeroporto do que a destruidora da Petrobrás. Quanto a Marina, não passa de um factóide, alguém realmente acredita nela como presidente ? é uma piada..

          7. Enganosa essa politica de corrupção desse governo do PT que Está a 12 anos e a inflação volto com tudo.

      2. o corte de gastos da exorbitante e corrupta maquina governamental do PT, com certeza e uma necessidade urgente
        Acho que o Aecio Neves vai não so fazer o enxugamento de maquina ineficiente, como sera um otimo Presidente.
        Chega de PTtralhas

        1. Puxa! no período FHC só o Cachiola levou 2,5 bilhões do Banco Central, CC5 do Banco Central ref. Operações de remessas p/ exterior foram muitos bilhões de dólares expatriado p/ o exterior e as privatizações CSN, etc.?

        2. Estão comentando muito promessas do Aécio Neves, esquecem de estudar o passado recente politico dele. Sou mineiro, prestei concurso para uma empresa publica de capital misto aqui em Mg, passei em 2º lugar, trabalhei durante 3 anos e 5 meses sem faltar nenhum dia, sem nenhum atraso, fazendo serviços de outros setores para que o serviço não parasse, esperando ao menos uma estabilidade no meu emprego, resultado; Fui demitido, com a justificativa de redução de despesas, pois o ESTADO nao renovou o contrato com a tal empresa PUBLICA, enquanto isso no lugar onde eu trabalhava, entrou em vigor uma certa PPP, ou seja parceria publico privada, onde o pessoal entra sem concurso, para mim nada mais que um cabide de empregos onde colocam quem é de interesse deles. Alem disso em MG pagamos a luz mais cara do Brasil, pagamos tambem mais impostos e mais caros impostos. Nele eu nao voto…

          1. Concurso Público? kkkkk
            País sério não existe essa de “sonho de passar em concurso”. Então pensou em passar num concurso para começar a planejar a aposentadoria? Vai trabalhar vagabundo! Quem gera riqueza é a iniciativa privada e ponto final! E se é tão competente quanto diz que é, terá facilidade em arrumar um emprego na iniciativa privada, ou não? Estabilidade … essa é boa! Fucking latrino – america.

        3. Duvido que dê frutos essa conversinha mole de Aécio. Conseguiu ludibriar o povo mineiro ao custo de uma estratégia de comunicação massiva – e bem desenvolvida,admito – e da docilidade criminosa da imprensa mineira,dependente de verbas estatais. “Gastar menos com o governo” significa o quê,exatamente? Será ter menos cargos comissionados e assessores? A experiência no governo estadual não confirma essa hipótese, e sim, a crescente falta de médicos,professores, e diversas outras classes profissionais indispensáveis para o bom funcionamento da máquina pública. Aécio e seu pupilo Anastasia sucatearam a força de trabalho do Governo de Minas,vide que os concursos foram praticamente abolidos nesse período. Não caiam no discurso desses caras.

        4. Máquina corrupta o PSDB tbm tem, haja visto o metro de São Paulo. Emparelhamento do Estado o PSDB tbm pratica, haja visto a situação da UFF – que hj nada mais é que um cabide de empregos.
          PT e PSDB são muito parecidos, só defendem grupos econômicos um pouco diferentes.
          Mas uma coisa há de se reconhecer: o PSDB é profissional em esconder suas maracutaias. As de Mário Covas só apareceram agora. A forma criminosa que foram feitas as privatizações de FHC, que causaram grande dano ao erário público, ainda hj ficam ofuscadas pelo seu sucesso junto aos empresários que adquiriram.
          Enfim, chega de discurso do bem e do mal, do 100% errado e do 100% certo, do partido honesto e do partido corrupto… As coisas não são tão fáceis assim na política assim. Qualquer um que tenha essa opinião ou é muito inocente ou está de ma fé.
          Beneficiar seu grupo econômico, todo partido ira fazer. Escolher o partido ou político menos pior para o país é escolher aquele que dará maior contrapartida ao povo frente aos benefícios concedidos ao seu grupo econômico financiador.

      3. Eu quero a TUCANALHA de volta ao poder, pois ja estou com saudades do desemprego, do dolar custando quatro reais, da SELIC a 45% ano, dos concursos de GARIS com 15 mil concorrentes, de assistir algum Min ou o proprio Presidente indo ate o FMI pedir algum pra pagar alguma conta, etc, etc, etc. Era bom aqle tempo, ne? Sem esquecer, calro, que neste novo periodo teremos RACIONAMENTO de energia e de AGUA…

        1. Meu amigo você não sabe de nada, já viu quanto o Brasil deve para o FMI,há o valor da dívida pública você também não deve saber? Ou sabe! O PT detonou o pais e só os inocentes não conseguem enxergar isso, pesquise e você verá quantos automóveis e casas os bancos tomam e colocam no leilão, o povo está quebrado e ninguém fala nada, PT não, Aécio Neves, vamos mudar.

        2. E eu quero que o P/T permaneça. Só assim teremos mais larápios na Papuda. Só assim afundam a Petrobrás e a Eletrobrás de vez, prá todo mundo andar a pé, dormir à luz de velas. Eu quero que o P/T permaneça, por que quero a censura na imprensa, igualzinho no Regime Militar, e possa ouvir a Tv Brasil, aumentando sua audiência de traço, para traço,000001, ao custo de R$ 1 milhão por espectador. Eu quero ver o comissário Franklin faturar via patroa as verbas de comunicação. Quero mais portos, resorts e faculdades em Cuba, financiando o regime de los hermanos Castro. Quero alianças ideológicas com Sarneyrenansmalufseverinovalérioyoussef, com muitos fogos de artificio e champanhe no Denit e na Valec. Muita inflação e pibinho pífio, balança comercial negativa e estouro de caixa nas contas públicas, passando o pires no BB, na CEF e nas estatais. Quero ver as empreiteiras e bancos em oníricos orgasmos sucessivos, como sucessivos foram nos últimos 12 anos. Amém.

        3. É realmente foi o seu PT que resolveu o país, criou o Real e privatizou a telefonicas que tomavam 2 conto do povo por cada linha.

      4. O Brasil está bem, comparando-se e considerando que já passamos por períodos difíceis em função de governantes que causaram sérios prejuízos a população e a nação, principalmente por evasão de divisas. Fomos roubados em bilhões de dólares.

      5. É isso mesmo!! Nem adianta ficar debatendo muito, uma vez que muitos não entendem ou não querem entender. A conta nunca será fechada, ou melhor, equilibrada. Todos os candidatos falam e prometem o que o povo deseja ouvir, afinal se falarem alguma coisa que o povo não aprove, estarão eliminados de entrada. Por isso, o negócio é prometer, gritar, levantar os braços, e até chorar para convencer o povo a votar neles..Engana-se quem acha que o próximo presidente fará muito coisa diferente do que as coisas que já estão sendo feitas, principalmente na área econômica.

    3. TESE ENGANOSA É A MATÉRIA DESTA FOLHA, QUE SEQUER ESTÁ ASSINADA; PORTANTO NÃO MERECE O RESPEITO DO PÚBLICO AO QUAL SE DIRIGE.

      1. Tem coisa que nem precisa de autor pois é o pensamento da maioria porque o PSDB sempre achou o povo incapaz, vagabundo e outros adjetivos.

        1. `´e o pt esta esta deixando o povo vagabundo mesmo, é bolsa família, auxilio gás, energia, telefone e muitos outros. aumento dos aposentados 5% bolsa família 10% este PT é uma vergonha.

          1. AMIGO, JÁ OUVIU FALAR NA PIRÂMIDE SOCIAL? A DISTRIBUIÇÃO DE RENDA DEVE COMEÇAR NA BASE DESSA PIRÂMIDE SOCIAL, POIS ASSIM TODO MUNDO GANHA. O EX-PRES. LULA FEZ A MAIOR DISTRIBUIÇÃO DE RENDA NESTE PAÍS! TODAS AS PESSOAS COMPRAM, AS EMPRESAS PRODUZEM. O DINHEIRO CIRCULA, TODO MUNDO GANHA!

      2. Assinaram só olhar do lado direito.

        “Gustavo Patu e infografias de Mario Kanno, ambos jornalistas da Folha”

      1. Os gastos públicos é verdadeiramente muito grande, cresceu a quantidade de ministérios
        e precisa investir no Brasil e não no exterior

        1. Texto tendencioso mesmo. O que o Aecio se referia era o crescimento monstruoso da máquina do governo, com inúmeros ministérios, cabides de emprego engolidores de verbas.

    4. Aécio Neves vai gastar mais com pessoas e muito mais com aeroportos particulares ao lado de fazendas de seus familiares e suas…Agora ele é Aécioporto Jatinho Neves.

        1. Todo comentário petista aqui é feito por eleitor profissional ( ganha para falar bem do pt)ou por burros irracionais.

          1. Não ganho nada de partido algum, nao sou filiado a nenhum e nem quero, porem sou cidadão, sou brasileiro, e sou mineiro, sei o que é ser governado por este senhor, e estou apenas externando minha opinião, nao digo que outras pessoas devem me seguir. Na minha opinião o melhor seria termos outros candidatos, pois estes que aí estão entre os lideres nas pesquisas nao tem condiçoes de representar o povo, e sim apenas seus proprios interesses. O Aécio foi governador aqui em MG, elegeu seu sucessor, e o resultado disso foi um desastre, aqui pagamos mais impostos e mais caros impostos que o resto do país, existe uma politica de favorecimento aos mais afortunados, ou seja apadrinhados, onde para se conseguir alguma coisa do governo vc tem de ter padrinho, isso seja de forma estadual, ate mesmo municipal. Ele acabou com tudo que era publico, na sua grande maioria privatizou ou tercerizou, agora está tentando implantar parcerias publico privadas, até aí tudo bem memlhorar a estrutura publica com ajuda de empresários, mas daí substituir empregados concursados por gente sem concurso, isso é uma vergonha. Se ele ganhar vamos pagar imposto até para respirar, e nem concursos publicos vao ter establilidade,

          1. e oproblema não é só esse o mensalão tucano foi engavetado, dois meliantes foram poupados por terem completados 70 anos, não cumpriu o percentual com a saúde e educação. Valhe meu Deus e livra-nos do ah é sim !

        2. Realmente o pessoal do PT foi julgado e condenado, o pessoal do mensalão do DEM e PSDB, estão curtindo a vida e fazendo campanha pro Aecioporto, antes de falar bobagens você deveria informar-se melhor.

      1. Bom mesmo é construir porto em cuba, usina hidrelétrica na Nicarágua, estrada na Bolívia entre outros investimentos na Venezuela, África, etc,etc. É, estamos ferrados.

        1. Financiamentos atrelados a execução por parte de empresas brasileiras e a compra de produtos nacionais. O dinheiro vai, mas volta.
          Bom seria deixar empreiteiras americanas, francesas ou chinesas fazer o trabalho.
          O ódio cega..

          1. acho interessante seu comentário, todos os investimentos fora terá retorno??
            E o porto de santos, que está caindo aos pedaços? com filas quilométricas?
            Antes de querer arrumar a casa dos outros devemos organizar a nossa primeiro!
            Graças a pessoas ignorantes como vc que nosso país está com um dos menores crescimentos da america do sul.

    5. Outra coisa muito tendenciosa é comparar 4,8% do pib em 2002 com 4,2% do pib atual. Na lógica o PIB aumentou razoavelmente entre esses períodos.

      1. O PIB é referencia, como poderia ter utilizado o dólar. O PIB aumentou. Mas a inflação aumentou, os salários e os custos de produção aumentaram, possivelmente, a carga tributária também aumentou, os gastos do governo aumentaram. E tudo isso se reflete no PIB.

    6. Meu amigo, esse senhor e o seu sucessor quebrou o Estado de Minas Gerais e aumentou e muito o gasto com cargos comissionados. Não se engane.

      1. É muita má fé ou insensatez, pois falar em elevar gastos com cargos comissionados no âmbito estadual e desconhecer o que acontece hoje na esfera Federal é muita vigarice. Só pode ser petralha.

        1. Quebrou sim, MG paga mais imposto que qualquer Estado, paga luz mais cara do país, tudo aqui é mais caro, e os serviços publicos são de péssima qualidade, arrecadam forunas e não repassam nada para as devidas finalidades, mandaram embora uma enormidade de funcionarios concursados da MGS e na mesma semana contrataram outra enormidade de cargos comissionados.

      2. Como diria o Didi Mocó: cuma? O governador que antecedeu o Aécio foi o Itamar, que decretou a moratória do Estado, irremediavelmente falido. Goste-se ou não dele, é um fato concreto que recolocou Minas no mapa (e, diga-se, sem a boa-vontade com que o Eduardo Campos contou do Governo Federal em Pernambuco). Quebrado tivesse o Estado de Minas, o Aécio se reelegeria com votação maciça e ao final do segundo mandato elegeria um tecnocrata – competente, mas um desconhecido político – como sucessor? Alguém perguntou aí quanto ganham os comentaristas. É mesmo de se imaginar que isso acontece…

    7. Leviano e enganoso é o texto do comentarista. No mínimo, tendencioso ao criticar o candidato de querer acabar com essa anomalia de 39 de ministérios e de extinguir milhares de cargo de confiança que o aparelhamento do PT impôs ao país.

      1. Criaram centenas de cargos que chamam de conselheiros, com salários de mais de R$ 100.000,00 para roubarem muito dinheiro para o partido e o bolso dos “cumpanheiros”.
        O Celso Daniel que o diga.!!

      2. Concordo, texto tendencioso como geralmente a imprensa brasileira faz, estou surpreso de ver isto na Folha. 39 ministérios a maior compra de votos da história, junto com o bolsa de tudo quanto é coisa. Pai de família ganhando menos que bolsa presidiário. Cota de tudo quanto é coisa, com justificativa de algo que ocorreu há 100, 200, 500 anos atrás. Enquanto isto pobre ralando para pagar universidade privada e os bonitões fazendo medicina em universidade pública. Distorções e “maquiagem” de tudo quanto é dado deste governo. Lula eterna sombra do governo federal. Bolívia toma refinaria, financiamento de portos em Cuba, apoio a ditadores, é uma vergonha. Nossos hospitais não tem nem maca, e trazem médico, que na verdade são explorados para curar nosso povo com que com a tinta da caneta, pois infraestrutura não há. Corrupção em ciam de corrupção, nunca na história deste país houve tanto roubalheira. Com todo o respeito, FORA PT, não é este o Brasil que eu quero pros meus filhos.

      3. Aécio Neves foi o melhor governador q MG já teve… Melhor até q o saudoso JUscelino Kubtscheck. Votem Aécio q nao se arrependerão.

    8. Perfeito!!!

      Ao ler, por curiosidade, o texto da Folha, logo percebi o viés petista do autor.

      Fiquei aliviado ao ver que ‘não estou só’. Vi que você pensa exatamente da mesma maneira que eu.

      Um abraço…’não estamos sós’.

      1. É sr. Celso. O jornalista acha que somos massa de manobra. Temos senso crítico. Sabemos a direção que o Brasil está a 12 anos e, pq este país tem que mudar de rumo…..

        1. Sabemos como está o país há 12 anos, mas esquecemos como ele estava nos oito anos anteriores. Eu tenho memória e sei muito bem como foram a penúria, o desemprego, o engavetamento de CPIs, a compra de votos do congresso, a privataria para benefício de compadres, as taxas de crescimento negativo, o salário mínimo menor que 100 dólares e os salários congelados. Não preciso me enterrar diante de duas candidaturas antagônicas, ruins e anacrônicas.

          1. Mas você é claro sabe qual foi o grande diferencial do Plano Real dos outros planos de controle inflacionário. O Plano Real se preocupou em controlar a inflação e não fazer benefícios sociais ou promover crescimento. Com o controle inflacionário o resto viria, como de fato veio durante o Governo Lula. Tirar um País de Uma Estagflação não é fácil e os mais prejudicados são exatamente o emprego e o crescimento econômico. Se o FHC pediu dinheiro ao FMI oi porque o mercado o negou, afinal houve fuga de capitais no Brasil. Votar no PT pode ser tudo, devoção, paixão política, ect, mas nunca poderá ser pela melhor opção para a Economia. Falo isso porque sou acadêmico de Economia e sem bem como foi o Plano Real e suas penalidades para a população, tanto como sei também porque o Governo Lula foi tão exitoso em aumentar PIB, mas não a Capacidade produtiva do Brasil. É só olhar a estagflação está aí de volta, pela irresponsabilidade e paixão política do atual Governo.

    9. começando pelo corte de propaganda e publicidade, já é um bom começo. É lógico que isso não interessa a esse jornal, que sabe que o canhão vai virar para o lado dele.

    10. Concordo plenamente. Aliás, os “especialistas” da FSP são uma festa e já teve até um falando sobre obra do Metrô e depois descobriu-se que era um professor de Taekondô…

    11. Qualquer iniciativa para reduzir os gastos do governo e moralizar essa administração caótica atual, será bem vinda. A despeito da torcida contra, desse jornal petista, é uma tese que deve ser levada adiante. Pois, só quem se locupleta dos recursos do povo, pode ser contra essa iniciativa.

    12. Precisamos antes de mais nada remover os PeTralhas do poder, pois com eles jamais teremos benefício algum ao povo breasileiro.

    13. Enganosa e mentirosa, porque esse undivíduo acabou com o estado de Minas Gerais na sua temrária gestão, já que transformou o estado no maior gastador do Brasil e um dos mais caros impostos da federação. Hoje até a energia elétrica de minas é clasificada como a mais cara do Brasil. A única coisa que não ficou cara na gestão desse fanfarrão Aécio Neves, foi o aeroporto que ele construiu na fazenda do Tio em Cláudio. É por isso que ele está perdendo até pra Marina nas últimas pesquisas.

    14. Enganosa é a matéria publicada pelo comentarista do Dinheiro Público & Cia. Creio não ser mesmo o mínimo necessário explicar o porque.

      E Quanto aos especilalistas citados no artigo?
      Não vai citar quem são?

      1. Porque o importante é não desmascarar o mineirinho safado, não é mesmo!

    15. Política menor é feito com os instintos, com o sistema límbico, passional. Política maior é feita com áreas mais evoluídas do cérebro, com a cortical. Esse joguinho de várzea PT X PSDB, mensalãoXtrensalão, essa disputa de escândalos, é o fim. Que a matrona e o playboy com suas coligações extensas, sem nexo e fedorentas, se explodam, para o bem do Brasil.

    16. Título tendencioso na notícia da Folha. Análise superficial da afirmação correta feita pelo Aécio.

    17. Há a necessidade urgente de redução de gastos públicos sim. A conta que se deve fazer é relativa à propria despesa de maquina administrativa e não relacioná-la ao PIB. O status socio-economico do funcionalismo publico federal deve ser comparado ao povo brasileiro. Há muitos beneficios do que a media brasileira, ou seja, a classe publica é bem remunerada e o restante do povo é menor a remuneração.

    18. Concordo perfeitamente com seu comentário NEURONIO. O que eles querem, continuar com o desgoverno corrupto do PT?? Chega de Malfeitos e Malfeitores !! Cansou !! Ufa!

    19. Matéria de petista, querendo assegurar o aparelhamento que o PT fez no governo. Aumentar a eficiência da máquina pública é acabar com o desperdício de dinheiro como a dilapidação do patrimônio público que estão fazendo através da danosa CORRUPÇÃO implantada no governo. Não vamos listar aqui, mas, é só analisar os estudos internacionais que apontam quantos bilhões de reais o Brasil perde em recursos públicos por causa da corrupção. E é o Aécio que tem tese fácil?

    20. Jornalistas parciais e tendenciosos é que ajudam a afundar esse país. só não vê quem não quer, ou melhor quem mama nessa teta gorda que os petralhas inauguraram no país. Vale tudo para os amigos do rei e o povão que se dane. A cada minuto pipocam informações que corrupção e em todos os níveis desse governo, já estou achando que no meio não tem um só que se salve.

    21. Aécio está emulando o Rubens Ricupero: o que é ruim, escondo. Aécio pretende cortar os gastos sociais e com pessoal promovendo um arrocho salaria, depreciando á aposentadoria, o salário dos funcionários públicos e dos trabalhadores em geral. Além de cortar os gastos do governo às custas de quem trabalha, irá atender aos anseios do empresariado, que reclama que a mão-de-obra no Brasil está muito cara. Ou seja, Aécio esconde que o que ele vai fazer é ferrar com o trabalhador.

    22. A direita pode se revirar no tumulo, mas se perguntar ao povo é Dilma de novo. E se a Marina levar as coisas podem complicar…..

    23. CARA, VC DISSE TUDO O QUE ME PASSOU PELA CABEÇA AO LER ESSA IDIOTICE, COM CERTEZA PETISTA, QUE ESSE SUJEITO ESCREVEU.
      PARABENS PELA BRILHANTE DEDUÇÃO

    24. Isso ai,… superfaturamentos, “camaradas” ladrões” do mensalão, porto de 1 bilhão para Cuba , mais médicos ( cubanos ) para o Brasil, este é o Brazirzão do PT atual… da Dilpetralha…Deus ainda é um pouquinho Brasileiro, e fez a Marina presente, vamos ao menos tentar mudar por que a capetinha que ai esta , nada vai fazer de favor ao Brasil, so contra , e a favor dos seus ( mais de 40 ladrões )….

    25. Isso ai.. o comentarista da folha, é sem duvida um Petralha de carteirinha , tendencioso, deveria sim explanar sobre o porto de 1 bilhão ( gratis) a Cuba e o mal fadado mais ( menos ) médico de Cuba para começar..petralha assim , so no “calabouço”….

    26. Matéria totalmente tendenciosa. Incrível o UOL publicar esta manchete na primeira página.
      Reduzir a máquina estatal não vai ajudar a cortar gastos? Cortar gastos não vai ajudar a combater a inflação? A relação com o PIB ter diminuído significa que os gastos diminuíram?
      Meu caro jornalista anônimo (nem teve coragem de assinar a matéria), quem está tentando manipular as pessoas é você.

    27. Ainda não vi a propaganda eleitoral na TV ou rádio, mas parece que os especialistas petistas do jornal estão atentos e não vão dar espaço para a oposição. A folha deveria voltar a ter aquela atitude bem antiga em que colocava lado a lado as opiniões discordantes e as concordantes para haver troca de ideias e não propaganda partidária tão óbvia.

    28. Apoio seu comentario, neuronio!
      Achei sta reportagem MUITO TENDENCIOSA!
      Absurda!
      O Aecio Neves manda muito bem!
      E teve uma equipe de primeira em Minas!

    29. Sinceramente, se for pra voltar as mesmas politicas implantadas pelos tucanos, sinceramente prefiro a DILMA, apesar de questionar várias ações implementadas pelo governo atual!
      Em fim, votar no aécio, é o mesmo que votar no fhc, no serra, no geraldo alkimim!!! nada de novo.
      Vou aguardar as propostas da MARINA, quem sabe me convença.

    30. “Não está nessa conta o Bolsa Família, que unificou (Hiii hi hi) os gastos dos programas assistenciais anteriores.” Agradecemos pela consideração..

    31. Nos governos de FHC – PSDB – DEM a economia estava paralisada pela politica ortodoxa de aumento dos juros (FHC chegou a praticar juros na casa dos 30%!!!!).
      A inflação era combatido com achatamento salarial e desemprego. Com os governos do PT temos distribuição de renda e diminuição da desigualdade. Isso a elite não aceita.

    32. A redução do número de ministérios e cargos de confiança, defendida por Aécio, pode não, vai trazer com certeza melhoria de gestão e de forma relevante, principalmente porque vai começar a dar o bom exemplo, vindo de cima, coisa que o PT não é capaz de fazer em hipótese alguma; E todas as demais providências que serão tomadas CONJUNTAMENTE, irão certamente contribuir para o combate à inflação e retomada de crescimento da pátria amada por nós, não pelo PT.

    33. Achar que não se pode fazer mais com menos é desconhecer os princípios básicos da boa gestão. Infelizmente o paradigma da incompetência da gestão pública impede o avanço rápido do desenvolvimento nas terras tupiniquins. É mais fácil conviver com custo Brasil, corrupção crescente e mal uso do dinheiro público do que acreditar que podemos mudar o que está posto, apenas com boas práticas de gestão. Diminua 50% a corrupção no setor público, padronize os mecanismos de controle para a gestão e intensifique os mecanismos de combate à sonegação e teremos todos os recursos necessários para realizar qualquer política pública. Daí, a necessidade de se ter um grande gestor que sabe o que fazer, ou seja, Aécio tem razão.

    34. Nao consigo entender. Seu infografico demonstra que 3,9% do PIB é gasto com previdência do setor público. Se os gastos com pessoal ativo e inativo corresponde a 4,2% do PIB, o funcionalismo público está trabalhando de graça.

      1. Os dados do infográfico se referem ao conjunto de União, Estados e municípios.

    35. Apoio inteiramente “as” propostas de Aécio. E a redução de gastos públicos, é sim, uma medida importantíssima, das várias a serem tomadas em seu governo. É moralizando os serviços do governo, que ele adquirirá a confiança de empresários e da população, o que será primordial para um bom desempenho na sua gestão.

    36. É justamente a intenção desta matéria, fazer virar verdade a sua opinião, mas nessa conversa a gente não cai não. Meu voto é de Aécio, e tenho convicção que ele dará jeito na bagunça que a Dilma vai deixar.

    37. Essa Folha Poder é cada vez mais antiética hein!

      Falsa mídia mentirosa!

  2. aposentadoria NÃO É TRANSFERENCIA DE RENDA.,. só se for teansferencia de pistos para o pessoal dos poderes que recebem integralmente o vr corrigido e nem sempre contribuiram para o Fundo … no mais é sempre transferencia de renda do cidadão para custear educacao, saude, transporte e energia etc …

    1. Não basta ser “i d i o t a ” tem de ser b u rr o mesmo, para incluir aposentadoria “como transferencia de renda”

    2. Pensei a mesma coisa! Como que o jornalista diz q aposentadoria e pensoes são gastos em
      programa social de transferência de renda? Ou é muita burrice ou muita parcialidade

    3. É transferência de renda para a Maitê Proença, aquela apoiadora do Aécio que recebe uma pensão vitalícia de 25.000 reais. Ela e outras filhas de militares e funcionários do judiciário.

    4. Observação bastante pertinente acerca da tipificação da aposentadoria como mecanismo de transferência de renda.
      Acredito que tenha sido um infeliz equívoco do Sr. jornalista. Ainda bem que tem gente esclarecida para impedir que estes devaneios se espalhem sem questionamento.

  3. Caros senhores, acredito que se cortarem os desvios de dinheiro existente, sobraria dinheiro para realizar qualquer plano de governo, de qualquer candidato, por mais mirabolante que seja.

    1. Essa e a realidade do Brasil de hoje, vamos começar a cortar propaganda do Governo, da Petrobras da Caixa, do Banco do Brasil, chega de patrocinar todos os times do Futebol brasileiro, cortar no minimo pela metade a corrupção, cuidar das licitações, concorrencia de serviço público, desvio de dinheiro da saude, trnsporte,etc. etc. vai sobrar no minimo 15/20% para investir nas pessoas.

      1. 15 a 20% nada, o roubo é bem maior. Procure saber o quanto vai custar a mudança da logomarca dos correios. Uma vergonha.!

    2. Concordo com voce, se terminar os desvios de verbas públicas teremos dinheiro para tudo, mas não sera com o PSDB que tem graves acusações de falcatruas desde o Governo FHC e Covas, que teremos honestidade com o dinheiro público
      Precisamos mesmo de uma terceira via

      1. Quais falcatruas Roberto? Quem do PSDB foi pego com a mão na botija? A Dilma ontem lembrou do apelido do Geraldo Brindeiro de engatador geral de república mas o PT esta há 12 anos no poder e poderia muito bem desengavetar algo lá se algo houvesse. O que tiveram foram acusações sem nenhum embasamento que só serviram para sujar dos acusados.

        1. Gostaria que os tucanos de boa cepa me explicassem o seguinte. À época de sua privatização a Vale do Rio Doce valia US$ 12 bilhões no mercado internacional, mas a fúria privatizante de FHC “vendeu-a” por US$ 3,2 bilhões. O Serjão, se vivo fosse, poderia informar quem encheu o bolso com a diferença.

          1. Amigo, com salário de presidente, mesmo tendo ficado 8 anos no poder, poderia hoje ser um forte pecuarista. Façam as contas. se juntasse todo o dinheiro, sem gastar nada, estaria no final do governo com pouco mais de 2,5 milhões.

          2. O custo das estatais é muito alto. Onde o Estado é administrador, administra mal. Com certeza, se estivesse nas mãos do governo, ainda mais petista, a Vale teria valor ainda menor.

          3. E você entende de Vale. Fundos de pensão e BNDES têm quase 60% do capital votante. P u l h a.

        2. Olhem para trás, lá na era FHC, onde o país passou por um ajuste desnecessário e entreguista.
          Privatizou-se milhares de empregos, empresa lucrativas, passaram um trator nas casas legislativas, FHC, fez curva-se até o judiciário, aprovando a reforma constitucional da previdência, criou-se o fator previdenciário, acabou com as expectativas de uma vida decente na terceira idade.
          Pessoal, cuidado com esses cordeiros transvestidos, eles querem ressuscitar a velho neoliberalismo, destruindo os empregos que foram gerados na última década.
          A saúde pode até não está bem, mas hoje o filho do favelado, ou de uma família menos abastada, consegue cursar medicina através do PROUNI, FIES. Tem escolas federais pra todo lado, essa oposição nunca construiu nada, agora morre de inveja, nosso empresários só quer ganhar incentivos do governo, mas qualquer crise que se aviste, eles promovem pacotes de demissão em massa, uma forma de presionar o governo, a bolsa tem conseguido o ingresso de capitais externos, isso não mal sinal, ficamos só jogando pedra e voltando sempre nas pessoas erradas.
          N

        3. A diferença é que os petistas são amadores, os tucanos são profissionais. Ou montam verdadeiras gangues, como a da ALESP, que blinda o governo paulista de tudo. A um preço altíssimo, claro.

          1. Como blindar estruturas onde o governo federal deveria ter o controle? Onde estão os órgãos de controle externo desse país (CGU e TCU), tem dinheiro federal nessa estória. São incompetentes em tudo. Polícia Federal deveria cuidar das investigações e enviar denuncia ao MP. Porque não fazem isto? Muito estranho não haver provas que possam gerar inquéritos que levem os culpados a julgamento. São coniventes? Brincadeira. Vamos cair na real e mudar o discurso.

        4. Concordo. Crime consumado é aquele transitado e julgado, que, no caso do mensalão petista foi julgado pela maior corte do país. Somente o PT teve este triste privilégio. Fidelidade à história é fundamental, modificar este contexto em nada contribuirá para melhorarmos nosso nível de gestão.

      2. Não seja maledicente rapaz. Deve ser mocinho ainda saindo das fraldas. Não conhece nada da politica de SP e do Brasil. Não estudou e não lembra de nada. Você não sabe o que já teve de político ruim, ladrão e canalha neste país. Saiba reconhecer os que foram melhores, senão nunca vai mudar.

  4. Em MInas, no governo Aécio, houve aumento dos cargos comissionados que chegaram a 113069 em 2010. Agora é falar em diminuir o gasto.

    1. Jomar, já que você é tão preciso em numeros, por favor nos informe quantos são os cargos comissionados do Governo Federal, quantos eram em 31.12.2002 e quantos são hoje .

      1. Comparar água com cachaça. É a mesma coisa que comparar um governo estadual com federal. Não tem o menor nexo.

    2. Jomar, eu vou te passar uma informação que talvez você não saiba, quando a Sra. Dilma era Presidente do Conselho de Administração a divida de Petrobrás era de 39 bilhões, hoje passados sete anos esta beirando os 260 bilhões. qual origem dessa divida, aonde foram parar esses bilhões, da sim para investir mais nas pessoas, é só querer.

      1. Me desculpe, mas acho que voce deveria perguntar na Petrobras.
        Quando o Maluf foi Governador de SP, não tinha tanta violÊncia e nem faltava agua.
        Te pergunto? Para onde foi a água de SP?

        1. Falou tudo contra o governador Paulo Maluf tudo é jogado na mídia sem prova, o deles é escondido pela Imprensa e PF que só investigam os outros e os deles ficam em segredo de Justiça, tanto é que faz mais de 40 anos que querem pega-lo e não conseguem porque não provam nada, 20 anos no governo e nossa água acaba, quando em 1980 foi feito um estudo sobre o Rio Ribeira de Iguape pra trazer de lá água pra SP Capital e adjacências e eles nem ligaram pro projeto, seriam beneficiados as pessoas que sofrem com enchentes todos os anos lá, e aí abasteceriam aqui e nada disso estaria acontecendo agora querem fazer pra efeito de eleição ficam falando que vão fazer como as malhas de Metro aqui em SP que não andaram nada, então não joguem a culpa nos outros como é o feitios deles em época eleitoral, 20 anos de atraso no Interior principalmente o nosso VALE DO RIBEIRA que hoje poderia estar usufruindo dessa OBRA que eles não realizaram uma pena que vão ficar mais 4 anos porque eles conseguem vencer no INTERIOR rico de SP.

      2. Desde 2004 o Plano ne Negócios Executivo da Petrobrás estimava investimnetos da ordem de centenas de bilhões de reais. Os investimentos fazem parte da contabilização da dívida. Tudo isso com o propósito de aumentar a qualidade, e a produção.

  5. Mas tem muita gordura pra cortar, mesmo não levando em conta apenas o índice – único apresentado pelo articulista sobre o gigantismo da máquina – que no caso aí em cima foi o de aumento com custeio com funcionalismo. Peguem a quantidade de empresas estatais sem função definida para existirem. Peguem a EBC com sua TV Brasil que come 600 milhões por ano. Em São Paulo se faz uma TV Cultura com 20% desse valor e muito mais eficiente. Peguem a Trembalabras, estatal criada para tocar o projeto falido do Trem Bala e que já comeu 1 bilhão pra não fazer nada. E tem a Eletrobrás que só dá prejuízo, entre outras. Ninguém está a defender privatizar a Petrobrás, mas lá tem como melhorar muito a gestão. Corte-se 50% dos gastos com publicidade governamental e já temos uma economia de 500 milhões/ano. Fechem-se autarquias e fundações mil espalhadas Brasil à fora que dá mais uns 2 bilhões/ano. E por aí vai. Cortar desperdício e investir em coisas estratégicas como a Embrapa, essa sim uma estrutura de suma importância. Para quê ter dois institutos cuidando do meio ambiente? (Ibama e FCM). Para que ter uma super estrutura como o Incra hoje em dia se algo com 10% do tamanho faria a mesma coisa? Se consegue fácil uma economia de 15 bilhões/ano sem mexer em nada no setor de benefício sociais. E uma sinalização dessas acalmaria o mercado e induziria o crescimento, trazendo mais recursos via impostos e empregos para a sociedade. Mentira é Dilma dizer que a inflação está controlada mas não querer abrir mão de cortar nada na carne para ao menos acalmar o mercado. Dilma é a continuidade dos 25 mil cargos de confiança, dos 39 ministérios, da gastança com petistas encastelados no Incra, na EBC, nas entranhas da máquina pública.

    1. Cortar gastos com publicidade? Que piada… Lembra-se como no fim do governo Aécio, a CEMIG anunciava até em São Paulo?

      1. Dizem os entendidos que o número dos que ocupam os cargos de confiança, e os que recebem o bolsa família e suas respectivas famílias são grandes o suficientes para reeleger a atual presidente.

    2. Ou voce faz de proposito o de desconhecimento. Quando coloca os índices dos ministérios, ja estão incluídos ai todos os custos com autarquias e fundações. Os centros de custo desses orgão ja estão dento dos ministerios.

    3. Parabéns André: A sua réplica ao articulista, além de civilizada, é lúcida e muito pertinenti. Que as discussões sobre temas tã o sérios mantenham esse nível elevado, tão ao gosto das pessoas que avaliam com responsabilidade os assuntos que afetam todos nós.

    4. “Cuidando do meio ambiente”? Meu caro, você tem a noção do que está falando? Se não, volte ao ensino fundamental primário.

    5. Na mosca. Há alguém no sistema solar capaz de justificar a razão de existir da EBC e o custo que ela acarreta? Além da Trambalabrás tem também a Infraero, que todo mundo conhece, todo mundo abomina e que sorve uma montanha de dinheiro todo ano. Para que é que o governo federal tem que manter e administrar um aeroporto, peloamordedeus, se no mundo inteiro – civilizado ao menos – a experiência mostra que a iniciativa privada o faz com muito mais eficiência? E poderíamos passar a noite aqui listando exemplos e mais exemplos…

  6. Seria mesmo tese enganosa? o Estado brasileiro é pesado, altos salários na Petrobrás, algumas empresas(não as principais) que ainda poderiam serem privatizadas. Enfim, quando se tem um programa onde o Estado intervém menos, acaba por se gastar menos. Por que não perguntar ao partido como se farão os cortes antes de se fazer a crítica?

    1. Os salários da Petrobras são controlados pela CGU, e tem um teto. Voce deveria então falar dos custos dos Juizes, esse sim tem altos salarios. E por isso que a Argentina esta bem. La privatizaram tudo.

      1. Essa CGU a que você se refere é aquela que a Sra. Dilma disse no JN que foi criada na gestão dela e do Lulla, ou aquele que foi criada na Constituição de 1988……
        Ja estou acreditando do Lulla, que o Brasil passou a existir a partir da sua eleição.

      2. Será que são mesmo controlados? Veja o Banco do Brasil (do PT), além dos altos salários dos diretores, ainda receberam um bônus de R$500 mil cada, ainda estenderam aos diretores da PREVI e CASSI. E nas outras estatais?

    2. Então na sua opinião deveriam privatizar o INSS, onde estão os maiores gastos. Bem voce deve confiar muito nos bancos, pra ter um aposentadoria privada.

      1. Pelo menos os “aposentados” não estariam sendo mortos com requintes de crueldade, pelo reajuste que vem sendo dado a eles nos ultimos 10/12 anos.

        1. E como vai ficar o próximo reajuste dos aposentados ” com o PIB negativo” kkkkk quero só ver.

        2. O maior inimigo dos aposentados se chama FHC quando desvinculou os benefícios do salário mínimo. APOSENTADO NÃO VOTA EM PSDB nunca mais !!!!!

    3. Cara, você sabe do que está falando? A Petrobrás é uma empresa de economia mista. Por favor, vai estudar.

  7. Folha adota textos com abstrações altamente imprecisas, típicas da esquizofrenia esquerdista

    1. Matéria Tendenciosa,

      Com certeza para se publicar um absurdo desses, existe sempre alguma coisa que nós não podemos e somos proibidos de saber o que é e do que se trata.

  8. Seu argumento apenas teria razão se fosse levado em consideração números absolutos dos gastos e não apenas meros percentuais indicando aumento nos gastos em determinado setor (público ou privado)! Dizer que de um lado houve um aumento percentual maior do que em relação ao aumento percentual havido no outro lado, a meu ver, não quer dizer nada. O aumento percentual em si não quer dizer nada. O que deve ser visto é o número absoluto! Exemplo: Se num ano era gasto 1 milhão com pessoas e 200 milhões com governo e no ano seguinte passou-se a gastar 4 milhões com pessoas e 201 milhões com o governo, o aumento com pessoas seria de 400%, enquanto que o com governo seria irrisório! Em outras palavras, baita matéria manipulada!

  9. A Folha TEM UM RABO PRESO COM O GOVERNO QUE É CLARA A SUA PARCIALIDADE.
    DIMINUIR OIS GASTOS COM MINISTÉRIOS INÚTEIS TAIS COMO O DA PESCA SE VC FOR A UM SUPERMERCADO OS PESCADOS SÃO IMPORTADOS HOJE DA CHINA , VIETNAM , CHILE ETC. E OUTROS QUE NEM O JORNALISTA SABE O NOME DOS MINISTROS É ECONOMIZAR SIM , E SOBRAR PARA AS PESSOAS, ,E A CORRUPÇÃO ENTÃO BILHÕEWS DE DOLARES , É POR ISSO QUE EU NÃO ASSINO A FOLHA.

  10. Que tal estatizar o Aeroporto de Cláudio? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. => romerio guimaraes comentou em 19/08/14 at 17:23 Responder
      Que tal estatizar o Aeroporto de Cláudio? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk <=

      Óh romerio, qual aeroporto??? Não está vi'sivel aqui na minha tela. Seria o da cidaded de P

    2. => PAULISTA comentou em 19/08/14 at 17:55 Responder romerio guimaraes comentou em 19/08/14 at 17:23 Responder
      Que tal estatizar o Aeroporto de Cláudio? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk <=

      Óh romerio, qual aeroporto??? Não está visível aqui na minha tela. Seria o da cidade de Pasadena, USA? Isso???

  11. OLHA AÍ o “uol” dando aquela força para seu partido socialista, PT na base do “achismo”…

  12. Você por acaso é especialista em economia para afirmar que a tese de Aécio é falsa? Ela possui mais fundamentos que essa matéria pífia, que sequer menciona os nomes dos supostos “especialistas” consultados. Ridículo.

  13. Menos parcialidade, por favor!!!!!! Pode -se discordar mas não precisa ser tão parcial!!!!

  14. Tucanos economizam em obras por isso nos seus governos acontecem apagões e falta d’água por falta de investimentos.

    1. Apagões acontecem por incomPeTência do governo federal, PSDB não tem nada haver com isso tendo em vista que as usinas hidroelétricas e termoelétricas são federais e não estaduais. Quanto a crise de água em São Paulo, o governador que é do PSDB é apenas um ser humano como eu, você ou qualquer outro. Ele não é São Pedro ou Deus pra decidir fazer ou não chover… Agora se o pessoal do PT quiser fazer uma dança da chuva…. fiquem a vontade.

      Matéria tendenciosa…. Folha cada vez mais me deixando desapontado.

  15. Matéria Tendenciosa….

    Cortar gastos como por exemplo o dinheiro que Cuba leva por baixo dos panos no Mais Médicos, custos de Cargos Comissionados (ou seja, da “CUMPANHEIRADA”), Não investir dinheiro do povo Brasileiro em um porto em CUBA, criação de sinergias entre ministérios da Agricultura / Pesca, etc
    Só perde emprego quem não é concursado, ou seja mais de 95% destes cargos comissionados ao PARTIDÃO

  16. O Aécio contratou milhares de servidores sem concurso fazendo das suas secretarias um curral de votos.

    1. Mas não chega a 0,001% dos cargos do PT nos governos federal, estaduais e municipais.

      1. Voce não tem argumento pra comprovar essa tese. Se basear no que dizem revistas e jornais, e muito pouco. Todos são tendenciosos. Tanto pra esquerda como pra direita. Falar a verdade tendo como base a verdade e um bom argumento.

  17. Essa história de que vai reduzir o número de ministérios é pura falácia.
    Reduz-se o número, mas cria-se um monte de secretarias dentro dos mesmos, que demandam secretário, espaço físico, pessoal e verbas, o que acaba dando na mesma, ou pior ainda.
    Essa é uma das formas de enganar o povo, passando-se por um político austero.

  18. SE fosse somente esta a única mentira que ele vai contar eu até votaria nele,
    Depois que ele justificou um Aécioporto em uma cidade com menos de 10 mil habitantes fica dificil dar qualquer credibilidade a ele.
    Pegou Minas em oitavo lugar em IDH e entregou em nono

  19. Texto tendencioso e pouco inteligente. Se você aumentar a eficiência na gestão você pode gastar melhor os recursos, ou seja irá atender melhor a população. Qualquer um com o mínimo de inteligência pode perceber que existe espaço para melhorar a gestão dos órgãos públicos e privatizar estatais inúteis.

    1. Por isso pergunto por que a SABESP que acabou com a agua em SP, o Metro que desvia dinheiro em contratos combinados, a CPTM que paga mais para reformar um vagão usado do que custa um novo, não foram ainda totalmente PRIVATIZADAS PELOS COMPETENTES DO PSDB

  20. Sinalizar maior eficiência ajuda o BC a reduzir juros. 0,5% a menos na Selic significa uns 60 bilhões de economia ao ano.

  21. Óbvio que muitos gastos públicos podem ser cortados,assim como reduzir o número de ministérios para melhorar a gestão.Mas, na essência da questão, não vi nenhum candidato falar.São os gastos com juros, que consomem,segundo os últimos dados, 42% do orçamento.Dar calote, obviamente não é a solução.Vejam a Argentina.Mas ajustar a nossa taxa de juros à internacional pode amenizar o problema no longo-prazo.Esses gastos enormes com os juros são resultado da política econômica, adotada desde 1995, no governo FHC e que vem sendo mantida intacta desde então.Os juros altos criaram uma geração que vive de rendas, incluindo aí bancos, grandes aplicadores, e até , empresários(muitos viraram rentistas).Essa política monetária aumentou a dívida públcia,agravandoa situação fiscal no longo-prazo.Tirou recursos que poderiam ir para a ainfra-estrutura e educação, o que reduziu faz a nossa produtividade ser baixa, causando boa parte das pressões inflacionárias atuais.De outro lado ,sobrevalorizou a nossa moeda, o que causou forte perda de cadeias produtivas.Hoje, temos setores, como as indústrias de bens de capital e farmacêutica,por exemplo, que são meras montadoras,usando muitos insumos importados.Ou seja, essa política também aumentou a nossa histórica dependência externa.Não é à toa que estamos com record em déficits de transações correntes e crescendo menos de 1%!Longe de defender o governo Dilma, que comete erros que precisam ser corrigidos, os problemas econômicos atuais(inflação,baixo crescimento e déficit externo) são causados principalmente pela “boa política econômica”, defendida por muitos analistas econômicos.Por isso, devemos ter muito cuidado com propostas mirabolantes e conclusões precipitadas, por mais que não gostemos do candidato A ou B.

  22. eu concordo com os comentarios acima, é necessário uma análise mais precisa para dizer q é enganosa. Que o PT possui histórico de aumentar gastos públicos e engessar a máquina, isso é fato. Fora a corrupção. O q me diz da máquina MST ?

  23. Aécio pertence a uma elite branca que quer tomar o poder a qualquier custo, mesmo que para isso faça falsa promessas, quando deputado, governador e senador não fez nada para o pobre e para o trabalhador.
    Já está na hora de ser desmascarado.

    1. elite não é negra, branca, amarela, gaucha, nordestina, paulista, etc, é pobre ou rico, é quem tem acesso ou não aos bens, a educação, etc…

  24. Quem escreveu o texto publicado não sabe a diferença entre seguro social, ou seja aposentadorias, pensões, auxilio acidente, etc que pressupõe contribuição da cidadão e assistência social, loas e bolsas..que são dados sem a contribuição do cidadão. O Estado assistencialista predomina no governo passado e atual.

  25. Aproveitando o espaço. Gostaria que o SR. Aécio me explicasse como ele vai diminuir o Custo Brasil, sem retirar os direito dos Trabalhadores: tais como: Obrigatoriedade dos padrões de depositar o Fundo de Garantia, o percentual do INSS. Porque não acho em sã consciência que ele se arriscaria a tirar o 13º salario, 1/3 das ferias, 40% da multa de rescisão.

    1. Luiz, ele vai fazer igual ao padrinho dele o FEDEHC fez, criou o Fator Previdenciario, arrochou salarios e fez o desemprego chegar a 15%, ai o pobre trabalhador tem que trabalhar por um salario mínimo.

      1. Bem pra resolver o problema da inflação a curto prazo esse e o projeto. Mas como ele não pode deixar os empresários na mão, fico pensando onde ele vai elevar o desemprego pra faixa do 10% pra baixar a inflação? Acho que um dos locais deve ser no estado. Mas ia e complicado demitir funcionário publico e meio dificel. Ele vai entrar com tudo na questão das liberações de verbas. Vai fazer Collor gate, não confiscando a poupança, mas alguma coisa nesse nível. A questão do desemprego e proposta do PSDB mesmo ta la no site deles.

  26. Sr André, muito bem sua colocação. Basta cortar dezenas de gastos astronômicos, e acrescente-se a isto combater esta maldita corrupção que suga mais de 200 bilhões de reais ao ano em todos os setores do governo que vai sobrar. Basta governar com juízo, com responsabilidade, coisa que este governo atual não faz e nunca fará. E impossível investir na saúde, educação, segurança, transporte, fazendo a maior farra do planeta com impostos que pagamos.

  27. Gostaria só de parabenizar os comentários do André e Luiz Henrique, parabéns mesmo, concordo com ambos… O que falta no país e diálogo, ao invés de criticar vamos informar, tirar a população da ignorância e dar conteúdo para que possam escolher seus governantes…

  28. Só cortando os subsídios a Cuba, Venezuela, Argentina, África, MST. MTST, ONGS, parentelas e outros quetais já citados por outros leitores e já teremos uma brutal economia. Enganosa é a chamada da matéria busacando denegrir o esforço honesto do candidato em contraponto à gastança desenfreada da máquina petista, quer dizer governamental.

  29. Justamente Robson. Um governo desgastado, com má fama perante o mercado tem um custo inestimável para a sociedade. A percepção de risco perante um governo é que dita o custo de remuneração dos títulos públicos, da rolagem da dívida. A saída de Dilma Rousseff do governo de cara já dá uma folga extraordinária em pagamento de juros. Só isso – e qualquer economista de boteco sabe – já é um prêmio e tanto para a administração do país. E tem mais: FHC e Lula I tinham uma política econômica previsível, Lula II e, agora, Dilma pioraram muito a gestão trazendo a imprevisibilidade.

    1. pois é brasileiro tem memória curta mesmo…no governo do sr.fhc quando o reporter da globo perguntou a ele o q ele faria se ganhace um salario mínimo o q ele faria? simplismente ele sr FHC respondeu que não ganhava salário minimo na epóca era $-70,00….kkkkkk

  30. Como li em outros comentários: gostaria de saber onde entra na conta de transferência de renda obrigações a serem pagas pelo estado como: abonos, aposentadorias etc. ?
    Sugiro uma leitura sobre os institutos antes de publicarem qualquer absurdo como esse.

    1. Maurício,

      As estatísticas oficiais (do Ministério do Planejamento e do IBGE, por exemplo) tratam as aposentadorias como transferência de renda às famílias. Isso não quer dizer que se trate de um benefício assistencial.

  31. Se o negocio e gestão, porque as multinacionais, os usineiros, e outros empresas brasileiras que tem um alto nível de gestão, estão com problemas? Todas as empresas que estão com problemas, tem na certa muitos PHD pra fazerem seus processos de Gestão. Alguém me explica, ou será que estou sendo tendencioso?

    1. Colega, as empresas estão em dificuldades porque o modelo econômico do atual governo, baseado no estímulo ao consumo interno e endividamento do cidadão esgotou-se. Isso é um fato que causa efeitos generalizados. Usinas de etanol é problema específico da política de preços represados da gasolina feito pelo governo e que tem dado prejuízos enormes à Petrobras. Saindo da seara generalista, quando uma empresa passa por dificuldades, geralmente um novo grupo gestor é colocado para tirar o empreendimento da crise. Essa é sempre a primeira ação, pois ao menos sinaliza para os credores, fornecedores, funcionários que mudanças virão para tentar solucionar o desastre. Mas empresa quebra, governo não quebra. Governo quebra é as nossas pernas indo – no limiar do desespero – em direção ao bolso do contribuinte que é o caminho mais fácil para sair de crises.

      1. Pra voces que são contra o PT. O Governo e culpado de tudo Se fosse o governo do PSDB seria a conjuntura. Por isso não me estranho esse posicionamento.

        1. Colega, não tem stress. Em situações assim mudança é o melhor remédio. O governo FHC teve seu ciclo que também se esgotou. Saiu do poder e passou a faixa civilizadamente ao sucessor, criando inclusive uma Lei específica para facilitar a transição em todas as próximas mudanças de governo. Sai um, entra outro e começa um novo ciclo, que se esgota. Muito tempo no governo de um país – onde se dirige uma nação, não se é apenas um síndico gerentão como é um prefeito ou governador – gera a perda de tonus muscular, a atrofiação do senso reformista. Lula fez sua parte também. O problema apenas nesses últimos 20 anos foi Dilma. Dilma entrou sem ter expertise alguma em administração política. Não consegue nem ser um mero fantoche, pois tem temperamento forte meio descontrolado. Estamos falando aqui do país e de condução de políticas econômicas, que passa também pela capacidade de fazer política, administrar conflitos de interesses. Nesse quesito, convenhamos, a atual presidente tem desempenho pra lá de sofrível.

        2. NÃO BASTA SER PETISTA E SIM TER O CONSENSO DE VER AÍ O SR.AÉCIO QUANDO SENADOR QUE RECEBEU DE UMA ELEITORA UMA FACADA POR TER PROMETIDO A ELA LIBERAR O FGTS O QUE ELE NÃO CUMPRIU…POIS É ELEITORADO TEM QUE ACORDAR E COMEÇAR A ANULAR O VOTOOOOOOOOO QUEM SABE O NULO FAÇA AO POVO O QUE NENHUM DELES FAZEM….É HORA DE REPENSARRRRRRRRRR BRASILLLLLLLLLLLLL

  32. POde até ser verdade, apenas me pergunto, se ele fosse REALMENTE COMPETENTE para isso, por que temos Minas sempre colocado em lugares comparados a Estados pobres em diversas áreas
    Por exemplo, IDH, indicador da qualidade de vida do povo – NONO LUGAR NO BRASIL
    Pobre Minas

    1. Muito sábio seu comentário, sem contar que em Minas quem realmente organizava, era sua irmã e Anastasia. Acho que o ex ministro Ciro Gomes, que deveria ser ouvido.Ele foi ministro de FHC , mas é muito real em termos economicos. Isto é pregar “um milagre matemático. Ta eleito, sindico de prédio no Rio de Janeiro.

  33. É divertido ver a turma da indignação seletiva espernear diante de fatos que não abonam as suas teses.

  34. Matéria escrita com ALTA tendencia petista do autor. Vergonha um jornal que se diz imparcial postar isso.

  35. caro Jomar, em época de eleição sempre aparecem os milagrosos que fazem uma coisa e pregam outra. É só comparar o Brasil de 2002 e o de hoje.

  36. Sem falar que Aécio foi o autor do projeto, aprovado pelo Senado, que ampliou o Bolsa-Família para quem não mais necessita do benefício.
    Ou seja, boa parte do eleitor anti-petista critica o assistencialismo populista, mas votará no projeto de assistencialismo redundante…
    Simplesmente “jenial” essa direita brasileira!!!

  37. Esses políticos são todos farinha do mesmo saco. Não vi até hoje aquele que tenha a CORAGEM de na televisão, falar para todos os aposentados (SETOR PRIVADO), QUAL É A ARRECADAÇÃO DO GOVÊRNO, E QUANTO GASTAM COM O PAGAMENTO DAS APOSENTADORIAS ANUALMENTE. Você contribui uma vida toda, e após 6 a 7 anos sua aposentadoria está totalmente defasada.
    Gostaria de saber quanto dinheiro da arrecadação do INSS, é desviado para outros setores. TENHAM A CORAGEM DE PUBLICAR MENSALMENTE A ARRECADAÇÃO E A DESPESA DOS PAGAMENTOS DAS APOSENTADORIAS DO SETOR – P R I V A DO.

  38. QUE ESPÉCIE DE MATÉRIA ENGANOSA É ESTA QUE NEM TEM RESPONSÁVEL PELA AUTORIA. NÃO EXISTE AUTOR QUE SE POSSA AFERIR A CAPACIDADE E OU TECER CRÍTICAS CONSTRUTIVAS. ESTA MATÉRIA É UMA VERGONHA PARA O MEIO JORNALÍSTICO!!

  39. Não duvidando dos numeros do Sr.Mario Kanno,
    me permito de duvidar dos comentarios em boa fé do Sr. Patu, me parece de entender que ele não quis aprofundizar o assunto sobre a redução da despesa publica, não tem somente que ver os gastos da maquina publica ma tambem tem que ver com as despesas para os Srs. Senadores, os Srs Deputados, as milhares de ONG que sim fazer nada pidem dinhero publico, as bolsa presos, que não tem nada ver com o social.
    Eliminar a propaganda da Petrobras etc.

  40. Corte de gastos na máquina pública na linguagem de Aécio é muito mais que insignificantes “cortes de salário”. Seja o governo Federal ou estados e municípios, sabemos que a nossa eficiência no gerenciamento dos gastos é ridículo, somos o país mais gastão do planeta terra! Vai muito além do que salário de deputados e senadores. A copa é um deles, nossas licitações são superfaturadas, está tudo errado!

  41. Redução do tamanho da máquina é o primeiro passo para o corte das despesas de custeio . Para quê 39 ministérios? E o absurdo de se ter o Ministério da Agricultura e o Ministério do Desenvolvimento Agrario ? Ninguém conseguiria explicar as diferenças entre um e outro ! E os 22000 cargos de confiança regiamente remunerados? E as licitações superfaturadas de obras que nunca terminam? Pois que se chame essas empresas para “desossar” esses contratos ! Não vejo nenhum exagero nas propostas de Aécio. E tem algo muito mais importante : ele já falou em negociar com o congresso uma redução no número de partidos. Trinta partidos é demais . Muitos deles são constituidos apenas para “negociar” vantagens com o executivo na hora das votações. As maiores democracias funcionam( e muito bem) com apenas dois partidos de expressão ! Outro ponto defendido por ele : eleições gerais e coincidentes ! Ninguém aguenta mais essas eleições cada dois anos. !

  42. Matéria extremamente tendenciosa e de péssimo gosto. Tentam manipular a população para minimizar a pífia performance que Dilma vem apresentando frente a Mídia, gaguejando frequentemente e se esquivando dos assuntos importantes.

      1. Perde ou ganhar eleição faz parte do jogo democrático. Mas nos vamos continuar aqui, filiados debatendo, discutindo um Brasil melhor. Nos não vamos morrer, não vamos pra marter,e nem pro EEUU. NOs vamos ficar aqui no Brasil.

      2. Menos para a Folha de S.Paulo-um jornal à SERVIÇO DE BRASÍLIA.Querem a confirmação
        disso:leiam qualquer coluna de Fernando Rodrigues ou Eliana Cantanhede.Eles elevaram
        a babação de ovo à categoria de arte!Nem a famigerada A Voz do Brasil,se atreve à tanto.

      3. VAI TER QUE ENGOLIR OS PETRALHAS POR MAIS 4 ANOSSSSSSSSSSSSSSSSS
        KKKKKKKKKKKKKKKKKK

  43. Só a torcida la do Galo de Minas para cantar para o Aécioporto aquela musica
    EU ACREDITO, EU ACREDITO
    Espero que todos tenham compaixão, pois percebe-se na fala do fanfarrão, que ele apenas Lê o que mandam, ele nem sabe do que esta falando

    1. Muito interessante a disputa entre ‘internautas militantes pagos’. Fica fácil identificar, e é ridículo, as ‘opiniões’ plantadas na internet por idiotas de plantão (dos dois lados). Poir do que isso, só mesmo essa matéria escancaradamente tendenciosa. Tem patrocínio do Banco do Brasil, da Caixa Federal ou da Petrobras?????

      1. E sempre assim. Quando se contrapõem o modus pensantes de akguem do PSDB, e porque e alguem pago pelo PT, e ai vem aqueles adjetivos quem nem voce usa quando esta com sua familia. Mas o contrario não e verdade.

    2. Roberto Mello pt da silva, falando em aeroportos,onde estão os 300 aeroportos prometidos pela dilma, sua presidanta.?

  44. Ninguém precisa concordar com este ou aquele comentário acima mostrado. Entretanto, concordemos todos: “Como é linda a liberdade de imprensa e de expressão…!” Será verdade que alguns desejam controlá-la, subtraindo-nos esse bem de valor inimaginável???

  45. Aécio Neves é a continuidade do Fernando Henrique que entregou aos empresários grande parte do Patrimônio Público e torturou os aposentados com a redução das aposentadorias. Tinha, também, projeto de privatizar as Universidades Públicas, bem as Escolas Tecnicas Federais, hoje, IFs. Para enganar, o projeto era transformar em Orgnizações Sociais.

    1. Melhor privatizar do que entregar na mão dessa quadrilha que rouba e quebra a empresa. Uma quadrilha de mensaleiros que paga pessoas como você para falar essas bobagens. O dia da eleição está chegando. Fora PeTralha!

      1. Nos não vamos sair. Primeiro que não roubamos nada, alias a Petrobras agora da mais lucro do que na mão do PSDB.

      2. FORA PSDB …FHC TEM QUANTAS APOSENTADORIAS?
        AOS 45A JÁ ESTAVA APOSENTADO E NÓS?
        TEMOS QUE TER 65A HOMENS E 6OA MULHER PRA TER UMA MISERA APOSENTADORIAAAAAAAA…POVO TEM MEMÓRIA CURTAAAAA MESMOOOOOOOOOOO

    2. Concordo, O F.H.C. torturou com o fator previdenciário, o Lula vetou e continuou com o Fator Previdenciário e a Dilma não sabe se veta o fim do fator previdenciário…essa bosta que acaba com o benefício dos aposentados, se é assim que podemos chamar isso de benefício, quem sabe a Sr. Marina tenha piedade dá um fim no fator previdenciário…

    3. Você é um MANÉ e um JOÃO …e o atual governo é um GARRINCHA…adora você.

    1. Falando do aeroporto de Teco-Teco. Fala alguma coisa dos R$ 150.000,00 para o aeroporto do “Cumpanheiro” Fidel. Aeroporto em Cuba pode!! Essa é piada de PeTralha!

      1. Sem contar os U$800 milhões de presente para o ditador Fidel construir seu moderno porto (aqui já tem porto de sobra!). Ou algum militante inocente vai defender que CUBA via pagar esta conta?

  46. Assustador!!!
    como diz a Regina Duarte; …eu tenho medo!
    Acabou os concursos públicos.

  47. Todos enganados todos enganados por políticos iguais a muitos anos iguaizinhos não vale a pena brigar por essa podridão. PT = PSDB= PSB = PORCARIA.

    1. Se e tudo porcaria. Então se candidate ja que voce e SANTO, e pode relizar o milagre que voce tanto quer.

  48. Perguntar não ofende…
    se o Aécio é tão bom, por que em Minas o povo esta escolhendo um petista para governar?
    e com possibilidade de vitória no primeiro turno…
    deve ter sido o choque de gestão do Aécio que fez o povo mudar de ideia em Minas…

    1. Só porque o Pimenta está fora da política há alguns anos e é pouco conhecido. É só lembrar que o Anastasia também começou a campanha passada bastante atrás deste mesmo Pimentel, e ganhou ainda no primeiro turno.

    2. BOA ESSAAAAAAAAAAAAAA AOS DESINFORMADOS QUE PONHAM MAIS ATENÇÃOOOOOOOOOOO…kkkkkkkkkkkkkkk

  49. Êita!
    Há anos o PT está adotando teses enganosas, quando não mentiras deslavadas mesmo.
    E esta coluna nunca falou nada.
    Mas já critica candidato da oposição já no primeiro dia de programa eleitoral.
    Patrulhamento é assim e esse tipo de coisa tende só a piorar, pois reeleição vai dar aos patrulheiros a ideia de que podem tudo.

    1. 1º entenda uma coisa de vez….O PODER só a Deus PERTENCE E ELE NA SUA BENEVOLÊNCIA MISERICORDIOSA NOS DEU E DÁ O LIVRE ARBITRIOOOOOOOOOOO….PENSE E REPENSEEEEEEEEEEEE

  50. A falta de argumento produz cada abobrinha que dá até dó.
    Lendo esses comentários dá para entender porque Lula e Dilma tem tantos adeptos.

    1. Mas os argumentos do Aécio não nenhuma preciosidade a ser aclamado pela Academia de Letras. Então o que vale para Pedro vale pra joão.

  51. Essa história de cortar ministérios/secretarias de governo é típica de que está na oposição. Mas quando vira governo, e precisa do apoio do PMDB de Renan, Sarney e Cia. para governar, logo renascem os cargos comissionados e os órgão públicos. Aliás que teve essa ideia foi o Collor lá no início da década de 90.

    1. A farra dos ministérios não é intriga da oposição, é fato: Criam-se cargos de ministro, de assessor, secretário, sub-do-sub, etc, para uma série de funções que não deveriam ter status, e custo de, ministério. Quanto maior é o estado, mais pesado é o orçamento fixo. E os funcionários de carreira, que acabam sendo trazidos para atuar nesses ministérios, ficam até se aposentar. Por isso, toda política de aumento da máquina pública contém tanto cargos de confiança quanto estrutura de servidores, e essa segunda não some da noite para o dia, terminada a farra ou percebida a falta de função. O PT faz questão de ressaltar como é importante o estado, como a máquina estatal deve estar capacitada e grande para poder gerenciar, numa antítese de todas as consideradas boas práticas de gestão. Por algum motivo, assumem que ter competência é ter mão de obra, e que portanto, quanto mais gente, melhor. Se vocês tem memória, lembrem-se que o PT, no primeiro governo Lula, já dizia que o PSDB havia demolido o estado, desarticulado a capacidade do mesmo de controlar a economia, e de prestar serviços, e sua primeira atitude foi a de “reconstruir” a máquina estatal. Isso se deu com aumento de gastos de pessoal, com contratações, com a geração de mais e mais ministérios, muitos para os próprios petistas, e não apenas para os aliados fisiológicos. Soltam esse número de que os gastos com pessoal diminuíram desde 2002, em relação ao PIB, só que em números reais, aumentaram consideravelmente, e sem que tenha havido um ganho de qualidade nos serviços prestados. Não houveram ondas de contratações de policiais, juízes, professores ou médicos, mas sim muita contratação de fiscais e de burocratas, ou seja, houve uma recuperação da máquina, mas não da sua eficiência. Gastamos hoje menos com pessoal, em relação ao PIB, mas temos menor capacidade de produção desse pessoal, ou seja, na prática, o gasto poderia ser bem menor com o mesmo resultado. A gestão da máquina estatal, assim como a burocracia que advém dos requisitos legais atuais, diminuem a produtividade do país, porque representam custo acima do necessário para atingir os resultados propostos. O resultado é a perda de confiança de investidores, e a exigência de prêmios maiores para os credores, oque se traduz em aumento dos juros, e portanto, menos dinheiro do orçamento disponível para oque realmente interessa. A gestão econômica do PT cometeu tantos pequenos erros, e grandes falhas de comunicação e interpretação, com escolhas estapafúrdias para os representantes do governo e seus discursos, que a perda de confiança do mercado, por si só, causou mais dano econômico doque todos os programas sociais dos últimos 20 anos custaram.(notem que os gastos sociais eu coloco como custo, e não como dano, mas estou comparando apenas as quantias envolvidas)

      Tendenciosa a matéria, que tenta colocar sobre o Aécio a sombra dos cortes em programas sociais, coisa que não é possível hoje, tanto na perspectiva eleitoral quanto na perspectiva social. Não é o momento de diminuírem-se os direitos, mesmo aqueles que deveriam ser temporários, emergenciais. Nada mudou de verdade na educação, na segurança pública ou na saúde, e a economia segue sem rumo, sem uma visão honesta e realista de resultado e do caminho a ser traçado. Continuamos nas mãos dos farsantes teóricos que acham que utopias podem virar realidade, apenas pela força de vontade política do governante, e que as vozes dissonantes são pessimistas ou golpistas. Afinal, oque mais incomoda o utópico é o realista…

  52. Só vou acreditar em mudanças na economia deste país, quando Alguém ou um político, porque não depende do presidente e sim dos senadores e deputados fizerem uma reforma política e tributária pensando no Brasil e não em seu próprio benefício. Aí qualquer ser humano com conhecimento em administração resolve o problema. Temos que pensar no conjunto e não na individualidade, temos que mudar o Brasil e não os políticos, temos que acabar com os conchaves e com a corrupção que nosso país se torna um gigante na economia.

    1. Concordo com voce. Esse negocio de achar que fulano resolve, beltrano prende e arrebenta, ja foi. Hoje a questão e participação popular, ou seja através dos mecanismos previstos na CF. Representação no Parlamento, plebiscitos. Acho que hoje uma boa parte da população ja aceita com bom=ns olhos o parlamenterismo. Que pode não ser a 8ª maravilha, mas permite maior maleabilidade na fiscalisação e troca dos membros do parlamento.

    2. Caro Gerval, falou tudo em vosso comentário…Apenas ao meu modesto entendimento, não concordo quando você disse “temos que mudar o Brasil e não os políticos”, mas logo depois você mesmo mostra o que fazer…Para mudarmos o Brasil, primeiramente teríamos que sair do comodismo, do “levar vantagem em tudo” e começarmos aprendendo a votar, tirando estes políticos que legislam em benefício próprio ou de alguém, e daí sim começarmos a acabar com a bandalheira generalizada que vem acontecendo há tempos… O que em todos os comentários pude notar, é que finalmente começou uma vertente, que é a de mudança!! Não estão mais conseguindo somente dar pão e circo ao povo e este festejar… Lembro-me que ouvi alguém falar há muitos anos, que se caminha para o primeiro mundo começando pela educação, e que nenhum destes governantes que aí estão queriam fazer isso, porque povo culto pensa muito melhor…E ao meu modesto ver, acho que o PT aí deu o tiro no pé, pois quis se consolidar no poder tentando fazer “tudo o que os outros não tinham feito”, repito, para tentar se consolidar no poder…Mas a educação e o conhecimento, esses sim são os que estão agora abalando a sua hegemonia…

    3. Gerval, parabéns pelo seu comentario, ate agora o mais lucido de todos aqui postados. Todos deveríamos saber que quem comanda o Brasil e o poder legislativo.

  53. 01:58- Adiando o repasse também para o BB
    Recentemente abordamos aqui no M5M o “grande truque” das contas públicas. Ou, como a União vem sangrando a Caixa para poupar o Tesouro Nacional e conseguir pagar benefícios sociais.
    O tema posteriormente ganhou destaque na Folha de S. Paulo: “a Caixa Econômica Federal está travando uma disputa com o Tesouro Nacional porque está pagando benefícios sociais do governo, como o seguro-desemprego e o Bolsa Família, mas só recebe os repasses correspondentes com muitos meses de atraso.”
    Hoje, matéria de capa do jornal Valor Econômico mostra como o governo tem feito o mesmo com o Banco do Brasil e o crédito agrícola.
    Neste ponto, a questão não chega mais a ser o cumprimento ou não da meta de superávit primário, mas sim a credibilidade do dado.
    O superávit primário que seria, grosso modo, a “economia do governo”, ou quanto sobrou para o governo depois de pagar as suas contas, acabou tornando-se um resultado inflado por uma série de artifícios de contabilidade criativa ou itens não-recorrentes estratégicamente posicionados.
    02:23- O(s) grande(s) truque(s)
    Dentre esses artifícios de contabilidade criativa e/ou itens não-recorrentes estrategicamente posicionados, temos, entre outros:
    + atraso de repasses para CEF
    + atraso nos repasses para BB
    + leilão de linhas 4G
    + aumento dos dividendos distribuídos pelas estatais, em meio à tomada de dívida pelas mesmas
    + reabertura do Refis
    + leilão de excedente de produção futura do pré-sal com pagamento antecipado pela Petrobras, sem licitação
    Sem contar artifícios sobre outras contas, como empurrão à balança comercial através da transferência de plataformas de petróleo para Petrobras brasileira para subsidiárias da Petrobras no exterior, sem que elas tenham se movido uma palha do lugar…
    Em nosso evento de ontem, tanto Eduardo Giannetti quanto Mansueto Almeida frisaram que há espaço para ajuste nas contas públicas. Mas ambos mostraram-se receosos quanto ao real tamanho do ajuste. Antes, é preciso conhecer de fato a realidade das contas.

    Neste ponto, a questão não chega mais a ser o cumprimento ou não da meta de superávit primário, mas sim a credibilidade do dado.

    O superávit primário que seria, grosso modo, a “economia do governo”, ou quanto sobrou para o governo depois de pagar as suas contas, acabou tornando-se um resultado inflado por uma série de artifícios de contabilidade criativa ou itens não-recorrentes estratégicamente posicionados.

    02:23- O(s) grande(s) truque(s)

    Dentre esses artifícios de contabilidade criativa e/ou itens não-recorrentes estrategicamente posicionados, temos, entre outros::

    + atraso de repasses para CEF
    + atraso nos repasses para BB
    + leilão de linhas 4G
    + aumento dos dividendos distribuídos pelas estatais, em meio à tomada de dívida pelas mesmas
    + reabertura do Refis
    + leilão de excedente de produção futura do pré-sal com pagamento antecipado pela Petrobras, sem licitação

  54. Decepcionada com a Folha! Matéria ridícula e tendenciosa! Só petistas cegos e aloprados para concordar. Será preciso falar que os gastos com o governo não são apenas os salários “declarados”? e a corrupção? e os repasses aos governos autoritários? e a limpa que fizeram com a Petrobrás? e o recorde de gastos com propagandas populistas (estilo Bolívia e Venezuela)? e o número recorde de ministérios? Seria melhor para o Brasil esse dito “reporter” se informar como o Sr. Aécio conseguiu zerar a dívida do estado apenas no seu primeiro mandato e depois com a credibilidade adquirida partir para obras de desenvolvimento com dinheiro de bancos internacionais de fomento, já que do governo federal não sai nada para Minas.

  55. # FINAL #
    … Sem contar artifícios sobre outras contas, como empurrão à balança comercial através da transferência de plataformas de petróleo para Petrobras brasileira para subsidiárias da Petrobras no exterior, sem que elas tenham se movido uma palha do lugar…

    Em nosso evento de ontem, tanto Eduardo Giannetti quanto Mansueto Almeida frisaram que há espaço para ajuste nas contas públicas. Mas ambos mostraram-se receosos quanto ao real tamanho do ajuste. Antes, é preciso conhecer de fato a realidade das contas.

  56. Se aposentadoria, seguro desemprego, pensões são programas de transferência de renda e isso ajudou a aumentar os gastos com programas sociais então significa dizer que no fim do FHC, os aposentados e pensionistas eram mais valorizados do que agora, pois naquele tempo, o bolsa família que era representado pelos bolsa escola, vale gás e vale leite representavam uma fração
    menor do PIB do que representa o Bolsa Família agora. Mas é lógico que em quatro minutos não dá pra apresentar quase nada de propostas, então é fácil dizer que o Aécio adotou uma tese fácil. Se é que podemos chamar de tese um programa de 04 minutos. Em 11 minutos dá pra justificar mais uma tese apresentada.

  57. A desconstrução de Aécio Neves será o mote do PT & Afiliados na busca pela permanencia no poder. A maior tese enganosa de todos os tempos é de autoria de Lula. Dilma Rouseff. E que ele continua defendendo, mesmo sabendo que, sustentar uma farsa como tese é muito dificil.

  58. Alguém aí pode me tirar uma dúvida: como um país em pleno emprego pode gastar tanto com seguro desemprego? Como um país com pleno emprego pode ter milhões de pessoas recebendo uma bolsa que é direcionada a quem não tem renda ou a tem muito baixa e que provavelmente não tem emprego, pois se tivesse não estaria recebendo tal benefício? Ser´que um governo que conseguisse equacionar essas contradições para o lado positivo não economizaria muitos recursos?

  59. O mais engraçado é que depois que o PT comprou a FSP e jornalistas de pequeno porte moral como esse que assina essa matéria claramente de acordo com a nova postura editorial do jornal, não se ouve (lê) mais os militontos virtuais que recebem dinheiro público para repetir à exaustão a cartilha de Franklin Martins falar em PIG e outras bobagens…

    Esse País é patético. Quebrado, com um governo corrupto cuja cúpula está presa, com o bandido-mor ainda solto e cujo povo é baratinho também. Caso não estivessem recebendo a bolsa-vagabundagem (quem conhece o interior do Nordeste sabe bem do que estou falando) a anta que hoje mora no Planalto não teria nem 10% dos votos!

  60. Não dá pra dizer se as teses da Dilma são boas ou não, porque ela não consegue formular nenhuma. Ela mal consegue formular uma frase que faça sentido. A tese dele faz sentido sim. É bem ingênuo achar que o dinheiro da redução dos Ministérios e outros setores fariam muita diferença, até porque a corrupção que desvia a maior parte do nosso dinheiro. Mas é só uma tese de campanha pra indicar o que ele quer mostrar como característica de governo. Não vejo ninguém desmentindo a Dilma, quando ela inventa números, aumenta os tais pobres que ela tira da miséria, inevta que criou CGU, etc.

  61. JUVÊNCIO: parabéns pelo seu comentário. GERVAL: o governo FHC terminou o mandato com 21 ministérios e já era criticado pelo PT por causa disso.
    JUVÊNCIO: além de enxugar a máquina pública e alinhar os períodos eleitorais, acho que a idade inicial para o cidadão votar deveria mudar de 16 anos para 30 anos ou mais, ou seja, para uma idade que o cidadão esteja mais maduro políticamente, pois a maioria dos adolescentes votam com o coração e com a sorte mesmo, pois eles não tem noção de economia e de negócios, bem como não tem noção suficiente da qualidade dos atendimentos públicos e, muito menos da vida histórica dos candidatos. Nós mesmos em nossa juventude pensávamos uma coisa e agora nos achamos irracionais com o modo de pensar da época. Não sabia que o Aécio queria reduzir o número de partidos também. Este foi um tema que sempre defendi.

  62. Somos 500 mil aposentados, idosos, que aguardamos a Lei da Desaposentação. Ninguém fala disso ?

  63. A TESE ESTÁ LONGE DE SER ENGANOSA – O GROSSO DOS GASTOS PÚBLICOS ABSOLUTAMENTE NÃO É COM GASTOS SOCIAIS, ALÉM DO QUE O DESPERDÍCIO PETISTA COM OS GASTOS SOCIAIS ANULA E SUPERA OS BENEFÍCIOS. GASTOS SOCIAIS SÃO MUITO NECESSÁRIOS SIM, MAS OS DO PT VISAM SOMENTE A CRIAÇÃO DE CURRAIS ELEITORAIS. POR OUTRO LADO, ALGUNS GASTOS COMO A SEGURANÇA SOCIAL DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS CAUSA 80% DO DEFICIT DO SEGURO SOCIAL, ENQUANTO OS SEGURADOS PRIVADOS, CUJA QUANTIDADE É DE 10 VEZES A DOS PÚBLICOS, SÃO CONDENADOS A SERVIÇOS SOCIAIS E APOSENTADORIA DE NÍVEL MISERÁVEL.

  64. Para afirmar que a suposta tese é enganosa você não deveria ter levado em conta também o forte subsídio a empresas específicas, via repasses ao BNDES?

  65. O Aécio não fala nos Perelas e q aqui em se paga p fazer tudo e qualquer coisa..E os professores?..

  66. Fico pensando que proposta arrasadora ele usaria pra baixar a inflação pro centro da meta? A maneira mais fácil e enxugar o dinheiro da praça. Aumentar juros não vão fazer. Aumentar o IOF talvez, mas o efeito disso e pequeno. Talvez não pagar fornecedores dos contratos que estão vigente e que vieram do governo da Dilma. Essa sim e uma maneira pratica. Cortar os programas sociais com a desculpa de enquadrar todos com os criterios do PSDB, que e nº de filhos, escolaridade, localização geografica. E possivel so volta a pagar depois de realizar o cadastramento dentro destes criterios, e ai se vão 6 meses no minimo. E uma boa mediada pra enxugar a grana do mercado e forçar os preços a cair.

  67. De nada adianta ficarmos jogando pedras uns nos outros e fazendo defesa desse ou daquele candidato. Nosso PROBLEMA MAIOR esta no CONGRESSO NACIONAL. Temos de eleger parlamentares comprometidos com mudanças para melhorar o país. Comparo isso a um time de futebol… de nada adianta elegermos um bom presidente – o técnico do time – se não temos jogadores à altura, com capacidade técnica e idoneidade moral – os parlamentares .. … fica na mesma coisa que esta hoje… NÃO MUDA NADAAAA . OU RENOVAMOS O CONGRESSO ou fica na mesmice de hoje.. E tanto faz eleger AÉCIO, DILMA OU MARINA .. que qualquer um deles vai ficar refém da camarilha que ocupa as duas casas do legislativo brasileiro…pois vai haver de novo o TOMA LÁ DÁ CÁ… senão não governa…de jeito nenhum…

  68. O prezado colunista se mostra equivocado ou muito esperto ao tentar se basear em % percentuais para confundir os menos esclarecidos. O quadro abaixo mostra que os gastos aumentaram 3,5 vezes de 2002 para 2012. Basear a análise em percentuais não é o correto, uma vez que o aumento do PIB está diretamente ligado a exportação de commodities e os subsídios do governo para a construção civil e o consumo, nao tendo relação direta com os gastos com máquina a máquina pública.

    Ano PIB % gasto R$ gasto
    2002 506 4,8% 24,288
    2012 2254 4,2% 94,668

    1. Elio,

      A despesa como percentual do PIB indica seu peso para a economia nacional. O Brasil hoje destina uma fatia menor de sua renda ao pagamento de pessoal da União. Já a fatia destinada aos programas sociais aumentou.

  69. E quanto à folha de pagamento de TODAS as instituições, estatais e cabides em geral, quanta economia significa? Dizer que é pouco é aceitar não fazer nada. Tem que fazer cortes sim, pequenos e grandes>

  70. Triste ver um jornal como a Folha de São Paulo fazer uma matéria absurda dessa. Dá a impressão de que estamos seguindo o caminho da Venezuela, onde os Chavistas controlam parte da imprensa. Se quer fazer matéria sobre alegações duvidosas do nosso atual governo e do congresso, o jornal se tornaria uma enciclopédia. Abaixo as notícias tendenciosas. Respeitem o ideal de seu fundador.

  71. Quem acha que choque de Gestão, com um bom planejamento estratégico governamental, não dão resultado para a economia considerando o tamanho do gasto público do Brasil, precisa voltar para os bancos acadêmicos.

  72. Amigo, tentar defender o gasto público do PT é duro hein??? Se alguém falar em parar de torrar o dinheiro público como eles tem feito e deixar um pouco na sociedade tem que dar graças a Deus! Vai dar uma olhada no impostômetro e depois na fila do SUS vai.. se vier defender o gasto público como tem sido feito e não ficar vermelho de vergonha tem que ganhar o Oscar. Fora PT!

  73. Reduzir o tamanho do estado funciona em qualquer lugar do mundo, mas no Brasil a esquerda quer nos fazer acreditar que não.

  74. Aecio Neves – Deputado Federal por quatro (4) mandatos sendo um deles como Presidente da Camara, eleito e reeleito Governador de Minas Gerais de onde saiu com aprovação de 92% dos mineiros e um dos Senadores mais bem votado por Minas Gerais.

    1. engano seu, aqui em minas ele ainda tem muitos votos mas a sua popularidade quase custou a reeleição do Anastásia, que diga de passagem foi tão ruim quanto ele.

      1. Que eu sei Ambos tiveram aprovação acima de 86% Aecio este com 92% esta correto, e foi de longe melhor governador que teve no estado para de falar asneira amigo, Aecio arrumou todas escolas mineiras, levou luz para o interior, arrumou minas como nenhum outro governador fez, fala bobeira não e o estado que mais avança no brasil!!

  75. É lamentável ver o debate Nacional só pensando em miséria em um País com tantas oportunidades. A forma ideal para o Brasil retomar o crescimento, é a instalação das ZPes no País, deixar de exportar nossos produtos sem nenhum valor agregado como a café de MG; o minério; a celulose e tantos outros produtos que são transformados la fora, onde geram inúmeros empregos e renda; somos um País com imensa área territorial onde a agricultura se levada a sério, os pequenos produtores com uso de tecnologia, assistência técnica, poderiam abastecer o País; os grandes produtores, poderiam aumentar as exportações e abastecer o mundo que passa fome. Quero ver quem é capaz de aplicar no País um modelo de gestão por projeto; veja que ninguém tem um projeto para o País e querem voto; então, que apresente um projeto para a agricultura,saúde,educação,ciência e tecnologia, infraestrutura,segurança indicando pelo menos em seu escopo, os objetivos, metas e o que quer fazer, e como fazer.

  76. O enxugador usará a forma que usou em Minas? E mais, enxugar inclui empregar por exemplo a sobrinha do Cachoeira, a pedido do Demóstenes, com cargo comissionado e de confiança, recebendo a nível gerencial? Muito eficaz a medida de cabidão do Aecioporto!!!!

  77. Quem vota no pt vota na ideologia pífia do socialismo que anda de mãos dadas com o comunismo, fascismo, nazismo.
    Democracia sempre….fora pt.

  78. Ao sabichão tendencioso que fala sobre o IDH em Minas…Aécio explicou direitinho o que aconteceu…seu governo priorizou a parte pobre de Minas e elevou e muito no vale do Jequitinhonha e cia a qualidade de vida…e no geral o IDH cresceu só que não no nivel de outro que cresceu mais e tomou o oitavo lugar…ou seja tornou o estado rico mais desigual do pais ate antes de sua gestao num estado mais igual ao priorizar municipios que tinham IDH na faixa de 0,4 e subi los pra faixa de 0,6(muita coisa)…Dilma=lula=pt =mentiras=corrupção=manipulação=desgoverno já marina…pobre povo que acredita naquela que veio da base rebelde do pt e que não sabe se brincar nem arrumar sua casa…sabe de nada inocente!!

  79. Bom mesmo ou melhor que os atuais, estão em outro mundo rindo de nossos políticos, exemplo: PLANO REAL surrupiado por quem e de quem?. A corrupção vai continuar, as tetas continuarão existindo. Se Dr. Aécio Neves fosse tão bom quanto suas palavras, Minas Gerais seria um exemplo de paraíso, não da corrupção, e nós votaríamos nele. MARINA é bem melhor.

  80. Esta na cara que essa matéria é tendenciosa, comprada e quer desqualificar uma pessoa que realmente é competente

  81. ‘pelamordeDeus”, tudo menos Aecioporto
    quem defende isso é totalmente cego ou tem interesses
    tudo menos tucanalhas

    1. MELHOR MESMOOO É IR DE VOTO NULOOOOOOOOOOOOOOO…QUEM SABE ELE NÃO NOS DECEPCIONE….kkkkkkkkkkkkkk

  82. Que é enganosa, disso não tenho dúvida. Mas o que a folha sugere? O aumento da miséria?

  83. Superfaturamentos e desvios, alianças compradas, investimentos para aliados de outros países não é gasto com a máquina não, oh inocente? Um conjunto de cortes não gera economia não? Parece que tá no psicológico de muitos que investimento em pessoas é só em programas sociais…

  84. Tenho convicção de que este comentário não será lido pelo responsável pela notícia, mas se for por favor:
    Apresente os números absolutos das despesas do governo, os referidos 4,8% e 4,2%.
    Quem sabe fazer conta, sabe que se você aumenta a base(PIB) pode aumentar os gastos que o % se equilibra, agora a pergunta:
    Por que os gastos públicos crescem em linha com o PIB?
    Analisem antes te passar informações que direcionam a massa.

    1. Thiago,

      O cálculo do percentual do PIB indica o peso da despesa na economia nacional: os gastos com servidores federais consomem hoje uma fatia menor da renda do país, enquanto os programas sociais consomem uma fatia maior. Em valores absolutos, o gasto federal com pessoal aumentou de R$ 71,1 bilhões para R$ 202,7 bilhões.

  85. Ai, ai, ai…a FOLHA “Chapa Branca” ataca novamente!!! Da próxima vez, para ficar menos ridículo, coloquem a estrela do PT em cada parágrafo destas “imparciais” reportagens…

  86. Um candidato falou alguma tese enganosa?… Uai, isso não é de praxe??? PAC. Luz para Todos, milhões e milhões de empregos, ferrovias que atravessariam o Brasil, saúde padrão Fifa. Minha casa minha vida, são teses verdadeiras (ou não enganosas)??? Gustavo Patu ou “patusca”?

  87. Se Dilma tem aquele estilo ‘o que digo é a verdade absoluta’ mesmo que em uma realidade paralela, Aécio tem o estilo ‘vendedor malandro’, que perguntado sobre a garantia, começa a citar qualidades inexistentes no produto. Em quinze minutos de JN, Aécio contou ao menos cinco mentiras, praticamente uma para cada pergunta.

    1. HUAhuahuahua, meu deus, vc acredita na Dilma, cara se mata na boa, o brasil vai de mal a pior no seu governo e vc diz isso ! só pode ta de brincadeira, Governo do Aécio Neves aqui em minas foi o melhor de todos os tempos ate comparado com outros estados viajou legal!

  88. Prezado escritor,
    Independente da sua opção política/partidária, seria importante o senhor conhecer sobre o que se presta a escrever para não cair na armadilha de formular argumentos que não tem sentido algum. O PIB não é a “Receita Bruta” auferida pelo Governo, muito menos o “Lucro Líquido” do Governo. O PIB é a riqueza gerada por um país, no caso o Brasil. É importante o senhor saber que um Governo administra um país, mas não deveria em hipótese alguma ser confundido com ele. Logo, argumentar que seria razoável o crescimento da máquina pública acompanhar o crescimento do PIB é no mínimo falta de conhecimento sobre como deveria funcionar a administração pública. Não deveria nunca existir esta relação direta, não deveria nem ser cogitada. Neste caso, seria melhor o senhor não escrever sobre o assunto. E o pior é o UOL publicar um texto deste sem o mínimo de critério. Lamentável…

  89. De tudo que li na matéria só restou uma certeza, as empresas de comunicações terão que filtrar melhor. Quanto aos comentários, retirando os militantes remunerados, o embate no campo das idéias enriquece o debate político. Parabéns ao UOL.

  90. A Argentina fez muito bem em praticar aquilo que os que se proclamam sábios denominam “calote”. O que aconteceu não foi nada de calote, apenas um acerto com os seus poderosos devedores que avidamente o aceitaram(mais de 90%). No mais é necessário aumentar o gasto público, melhorar a infraestrutura, fazer saneamento básico, aplicar em saúde e educação pública. Vamos deixar de ser hipócritas, e mostrar verdadeiramente quem vive das mamas do Tesouro; na certa não são os aposentados, os militares, as viúvas. Por quê o articulistas pegando os dados oficiais, não monta um gráfico, tipo “pizza” para que tenhamos a possibilidade de visualizar de uma maneira mas clara o que realmente acontece com o gasto público no brasil ?

    1. Ao lado direito da tela há uma infografia mostrando as proporções das receitas e gastos públicos.

  91. É triste ver que aliados tucanos continuam tratando o povo brasileiro como leigos e incapazes.
    Vejo o governo PT como uma mudança no caminho que o Brasil seguia (crescendo para poucos). Porém vejo também que a hora da mudança chegou para o PT. Marina parece ter amadurecido um pouco seu pensamento de extrema esquerda que pode levar o país à ruína. Acho que vai ser um bom embate entre Marina e Dilma. Quanto aos tucanos, talvez na próxima eleição a ficha caia e eles despertem para um Brasil mais informado, que não se orienta apenas por uma matéria de jornal tendencioso e sim por fatos concretos. Essa história de vota em mim que tudo será perfeito nem criança acredita mais!

  92. Bem aqui em Minas Apesar da propaganda linda do Sr. Aécio Neves, devido a aprovação da Lei 100 pelo sr ex-governador de Minas 178 mil servidores “públicos” estarão na rua a partir de 2015, esta lei é inconstitucional, mas o nosso nobre candidato a presidente entende muito de lei, e é bem assessorado por aprovar um lei inconstitucional, de todos os candidatos que iram concorrer ao cargo de presidente do Brasil, o melhor é Santos Dumont, o resto é só resto, candidatos sem propostas serias, todos já sabemos que ninguém governa sozinho será necessário alinhavar acordos, dar cargos, etc. só assim no Brasil consegue segurar o poder.

  93. A FOLHA não dá cobertura apenas a jornalistas tendenciosos que não publicam seu nomes.
    Em abono da verdade devemos lembrar tantos
    outros que assinam suas baboseiras engajadas
    no espaço ” vendido” dessa FOLHA.
    O público não espera ler militantes,espera ler jornalistas que o ajudem a saber,a entender e a
    a escolher. Só que para tanto há que ser
    competente,isento e de uma inatacavel
    honestidade intelectual…e isso a FOLHA
    não tem.

  94. Você é um Petralha escrevendo esse texto sem criterio. Vai dizer que essa porrada de Ministerio que foi criado não aumentou o gasto publico? Fala serio….é chamar o povo de trouxa mesmo.

  95. Gerval
    De todos comentários o seu foi o mais lúcido
    e mais importante para o nosso país. Precisa
    mos de uma reforma política para acabar com os altos salários e os conchaves que contri-
    buem com a corrupção.Não vivemos numa democracia de direitos e sim de corruptos.
    Precisamos mobilizar o povo e forçar o congresso a fazer a REFORMA POLÍTICA.

  96. Caro UOL,

    Não tenho “simpatia” por nenhum dos candidatos. Ainda bem que não votarei haja vista estar vivendo fora do País. Mas, se continuarem tendenciosos perderão um cliente. A propósito, sempre torcerei pelo Brasil verde e amarelo, jamais vermelho!!!!

  97. Refiro-me ao comentário do Neurônio e daqueles que denunciam a matéria tendenciosa, claramente à situação atual de desastre total.

  98. Esta matéria é tendenciosa. Chama a tese de Aécio de “falsa e enganosa” sendo que ela mesma é falsa e enganosa. É falsa ao dizer que os gastos com pessoal caíram. Qual é a fonte dos números apresentados? Segundo o Boletim Estatístico de Pessoal do próprio Ministério do Planejamento, o funcionalismo federal aumentou de cerca de 800 mil no final do governo FHC para mais de um milhão de pessoas no final de 2012 (dado mais recente, já no governo Dilma).
    Não sei como o UOL dá espaço para matérias tendenciosas e falsas como esta.

    1. Bruno,

      A fonte dos números é o Tesouro Nacional. Os dados não são contraditórios com os do Boletim Estatístico de Pessoal: os gastos com pessoal cresceram, mas em ritmo inferior ao do PIB (e, em consequência, da arrecadação de impostos).

  99. A Folha esta aparelhada pelo PT???

    Parabéns aos meios de comunicação, vocês estão dando um tiro no pé. Quando o PT conseguir implantar uma ditadura nos moldes de Cuba e Venezuela, vocês serão os primeiros a terem que se calar. Pobre Brasil.

  100. -Não existe magica se quisermos ter direitos sociais que estão previstos na constituição,pois todos os candidatos dizem que vão fazer melhor que a Dilma ,mas o problema é que sempre querem mexer com quem mais precisa mesmo diante de alguns que acham que o Bolsa isso ou aquilo para quem é acomodado mostrando um certo individualismo de alguns da sociedade.Claro que devemos adaptar certos programas sociais respeitando o ser humano!

  101. Gostei da matéria. É correta e precisa. Confronta o discurso com fatos e números verdadeiros. Via de regra, candidatos tendem a trilhar o caminho fácil da demonização dos gastos públicos, de banqueiros, de servidores públicos, do agronegócio e por aí vai…
    .
    De certa maneira, acho os candidatos mal assessorados, notadamente na área econômica. A mediocridade das teses e propostas “sopradas” pelas assessorias transparece no discurso pseudoinovador, em que normalmente desponta o protagonismo do Estado, embora a tônica seja o enxugamento e a redução da máquina pública.
    .
    De um modo ou de outro, ideias, teses e propostas, até aqui, têm sido absolutamente superficiais, inodoras, insossas e insípidas. O discurso genérico das candidaturas não admite corroboração ou refutação. É preciso ser um idiota ideológico para escolher ou defender qualquer candidatura, atribuindo-lhe qualidade superior às demais. Nossa escolha, de fato, não resultará tanto do desejo de maximizar ganhos quanto derivará do anseio de minimizar perdas. QUEM DÁ MENOS???

  102. Ia-me esquecendo: parabéns aos jornalistas pela matéria. Embora lindo, o mármore é duro e frio.
    .
    Quanto a dados sobre despesas públicas, vale muito a pena conferir, no sítio do Senado Federal, o sistema SIGA Brasil. É um sistema espetacular, moderníssimo e de fácil acesso. Fiquei pasmo. E parece que o pessoal do próprio Senado, se o interessado desejar, auxilia na operação do sistema. Muito legal.

  103. Socialismo é diferente de comunismo. Socialismo que Marina defende é o da Alemanha (onde morei 3 anos) e da Holanda (onde morei 1 ano). Comunismo (que Marina não defende) existe na China e em Cuba.

    Alemanha e Holanda (que Marina defende) são países maravilhosos, igualitários, ricos e sem pobreza. Dá certo!

    Cuba, defendida por Dilma é muito pobre.

    Estados Unidos, como o capitalismo seguido pelo PSDB de Aécio, é rico, mas desigual, com muitos mendigos e injustiça social. Não é o caminho para acabar com a pobreza.o

    Por isso, voto sem medo em Marina 40!!

  104. A democracia brasileira está entrando em colapso! O TSE esbanja propaganda valorizando o voto. Pra quê? Depois que os caras são eleitos pintam e bordam porque sabem que fazem parte da elite dos 3 poderes e que não são punidos por corrupção. Aí, ficamos esperando novas eleições para votar no MENOS RUIM. Assim não dá!

  105. Aécio equalizou as contas do Estado, visando o cumprimento da lei de responsabilidade fiscal. Simples assim. Mais que obrigação de todos os governos.
    Aécio reduziu o número de secretarias e extinguiu milhares de cargos de confiança? Sim, mas aumentou a mão de obra terceirizada e em vez de promover concursos públicos, optou por ser o indutor da terceirização, através da MGS, que possuem mais de trezentos mil terceiros exercendo funções de servidores públicos.
    Minas tinha uma divida de 22 bilhões e já passou de 80 bilhões no governo de Aécio e Anastásia.
    Na questão social o governo tucano em Minas utilizou a política focalista. Eles colocam em evidencia algumas áreas da política dele que teve investimento, enquanto a grande parte ficou sem assistência e recurso. Exemplo: O governo tucano “pincelou” cerca de 400 escolas estaduais, chamando-a de “escolas referencias”, para usar como argumento o investimento em educação no Estado. Entretanto Minas têm quase 5.000 escolas estaduais, ou seja, mais de 90% das Escolas não tiveram investimento em melhorias/benfeitorias. Mas como a política é focalista, eles focam na exceção para angariar votos, aliados com a mídia mineira que é “controlada” pelo governo
    Minas Gerais não paga o piso salarial nacional dos professores. Não tem plano de carreira para os professores. O Estado perde cerca de 500 professores no mês que desistem de lecionar em escolas estaduais.
    Minas não está cumprindo os mínimos constitucionais de investimento da receita nas áreas da saúde e educação. A Emenda 29, prevê a aplicação de 12% da receita corrente líquida em ações da saúde, e também os 25% em ações da educação. O governo de Minas não cumpre com estes requisitos legais. Portanto, o choque de gestão garantiu o pagamento do funcionalismo público em dia (ótimo), mas ele diminuiu os recursos investidos na saúde, educação, segurança… etc
    Enfim, há muitas criticas ao governo tucano no Estado de Minas. Mas este debate democrático não chega até a “povo” pelo mídia que é parcial, tendendo e defendendo somente as exceções de sucesso do governo Aécio e Anastásia.
    Ora, a crítica e oposição são saudáveis para democracia. A mídia fiscalizando é salutar para debate democrático. Mas em Minas… em Minas…. Não se critica, pois os meios de comunicação visam somente os interesses e opulência própria em detrimento do melhor para o povo. Triste realidade!

  106. Primeiro quero deixar claro que voto em Mauro Iasi do PCB.
    como dizer que não ouve melhoras no governo petista? economia no governo tucano era uma pífia reserva de de 17 bilhões dólares,no governo petista 257 bilhões de dólares.
    Nunca se teve tanto investimento de capital estrangeiro a exemplo das montadoras que antes eram só quatro,Fiat,Ford,Wolks,chevrolet e hoje temos uma infinidades de marcas produzindo no brasil.
    FHC não criou nem uma universidade e o PT algumas dezenas.
    O índice de desemprego é de 4% enquanto no governo tucano emprego era lenda.
    Governo tucano nunca se privatizou tanto governo petista também.
    saúde o mais médicos,são 14.000 médicos em lugares onde médicos elitizados não queriam atuar nem com autos salários.
    O fato é que a classe media tá tão enfurecida de ver pobres no mesmo avião que ele voa,pobre e pretos nas mesmas universidades que seus filhos,pobre no shoping,teatro,cinemas e mesmas baladas que antes eram exclusivas,comprando carros novos,tvs de telas grandes,etc…

  107. Essa super população na máquina pública deve custar aos nossos cofres um montante milionário, se somadas todas as falcatruas que acontecem no meio, porque quanto mais gato, mais rato…

  108. Meu Deus,
    Alguém pode por favor somente olhar os números OS GASTOS com as PESSOAS do PAIS INTEIRO 9% do PIB gastos com os FDP do governo, minoria, 4% do PIB. Tem alguma coisa errada nisso…!!!!

    1. Isso nada mais é do que cortesia com chapéu alheio. E a compra de votos institucionalizada. É a degradação moral do Brasil. Pior é o bando de pseudo intelectuais dizendo que são a favor do autodestrutivo e imbecilizado sistema comunista.

  109. A idéia de Aécio é absolutamente legítima, o atual governo acumula gastos internos absurdos e a população está a mercê dessa gestão corrupta!

  110. Ótimo. Você me convenceu a votar no Aécio meu caro.

    Empresa pública e órgãos públicos são sinônimos de ineficiência e gasto público, pois não há dono.

  111. O que é enganosa é a tese do artigo, pois se você tem muitos ministérios não é o gasto com pessoal que pesa, mas o que “inventam” em fazer para justificar a própria existência.

  112. Aécio está correto, o governo gasta demais com coisas absolutamente inúteis, a quantidade de ministérios é praticamente insustentável. A idéia é cortar esses gastos.

  113. gente que preguiça desses “jornalistas” tendenciosos. O PT ta pagando quanto hein?

Comments are closed.