Prostrada, economia aguarda fato novo para voltar a funcionar

Mais impressionante que a queda do Produto Interno Bruto por dois trimestres consecutivos é a quarta redução seguida dos investimentos.

Trata-se do sinal mais evidente de que a economia respira por aparelhos. Os empresários não demitem, mas também não apostam no futuro.

Leia:  PIB cai 0,6% no segundo trimestre e país entra em recessão técnica

Investimentos são gastos em obras, máquinas e equipamentos, cujo objetivo é ampliar a capacidade de produção. É, por isso, o indicador mais sensível ao pessimismo e à incerteza.

A retração começou no segundo semestre do ano passado, em meio aos temores de que a recuperação da economia dos Estados Unidos pudesse provocar uma disparada do dólar. Chegou ao ápice agora, com inflação e  juros altos, deterioração das contas do governo e incertezas no cenário eleitoral.

A última vez em que os investimentos acumularam quatro trimestres consecutivos de queda foi entre 2001 e 2002 -um período que juntou eleições, o colapso da economia argentina e os atentados terroristas do 11 de Setembro.

“Estagnação” já se tornou uma palavra insuficiente para descrever a conjuntura atual, ainda que o termo “recessão” possa ser questionado em razão dos baixos números do desemprego

“Prostração” pode descrever melhor o ânimo de uma economia que aguarda um fato novo para voltar a funcionar: um novo governo, uma nova política econômica ou um novo mundo.

Ficou alguma dúvida? Faltou alguma informação?

Pergunte na área de comentários ou pelo Facebook.

Comentários

  1. Os empresários não confiam mais na equipe econômica do ministro Guido Mantega e tampouco no governo da presidente DIL MÁ que insiste em mantê-lo no cargo. só uma eleição com a vitória da oposição é que pode dar novo alento a economia brasileira. Resta saber se o povao ainda vota com a barriga cheia.

      1. O povo vai votar na nossa Marina, que nada mais é que uma petista que se preocupa com o meio ambiente.
        Lembrem-se no governo de Marina, PSDB é oposição e PT base de governo viu.

      2. ou melhor resta saber se o eleitor vai querer pagar para ver a tragédia que vai ser

  2. Há quem possa contestar a atual situação econômica do Brasil? As medidas adotas de consumismo poderão ainda ser a solução ou o último suspiro de um quadro terminal?

    1. O consumo é a mola que impulsiona o crescimento de qualquer país. Se não houver consumo, não há emprego. Se não há emprego, não haverá motivo para produzir. Simples assim.
      Talvez nosso problema esteja nos 60 milhões de brasileiros, dependentes dos empregos do funcionalismo público, que somente consomem. mas nada produzem.

        1. Prezado Marco,
          permita-me discordar de sua análise. De fato, o consumo é o maior componente da demanda agregada (na média dos países, algo próximo a 66% do PIB), porém a evolução do PIB e da distribuição da riqueza é melhor explicado pelo investimento. Tão importante quanto é o fato que o investimento permite a expansão do consumo futuro. Esse é o aspecto mais dramático do dado. Não apenas o resultado corrente foi ruim, mas também aponta para resultados pouco alvissareiros no futuro

        2. Leia corretamente o texto…. o amigo escreveu “60 milhões de brasileiros DEPENDENTES do funcionalismo”, não citou funcionários apenas.

        3. Não estou falando besteira, os dados que você coletou no IBGE restringem-se somente aos funcionários públicos federais.
          Não vou entrar profundamente em estatísticas, mas acrescente aos seus 3.12 milhões mais 6.28 milhões de funcionários municipais mais outros 3.14 de funcionários estaduais, num total de 12,5 milhões de funcionários públicos de todas as esferas. Considerando que agregados a eles temos as respectivas esposas, filhos, pais, avós etc., creio que afirmar que 60 milhões de brasileiros são dependentes do funcionalismo público não me parece besteira. Sem contar que os dados disponíveis são antigos, de 2012.

      1. Você está completamente desinformado. Muitos países desenvolvidos gastam tanto ou mais que o Brasil com funcionalismo público. E, ao contrário do que você sugeriu, não representam peso, pois gastam o que ganham dentro do País e ajudam a manter hospitais, escolas, poderes públicos e todo uma imensa máquina que lhe serve e a outros cidadãos. Agora, se você é recalcado por não ser servidor público, aí já outra história ;). Vai estudar, fi.

        1. RC, nos outros países que têm uma quantidade maior de funcionários públicos como Canada e USA, me parece que a qualidade dos serviços é um bem prezado pelos cidadãos, só um pouquinho diferente da nossa realidade.

          Aqui experimentei esperar 12 meses pela visita de um técnico para vistoriar o escritório da empresa de importação que resolvi estabelecer e que só consegui a vistoria porque depois de implorar fui buscá-lo pessoalmente em sua sede regional. Depois esperei mais 6 meses pela publicação no Diário Oficial do Estado do resultado de sua vistoria de 10 minutos, mais 12 meses para encontrar a publicação no DOU da emissão da autorização do órgão federal e mais 8 meses para receber o papelzinho que correspondia ao alvará de funcionamento impresso em 1/4 de folha de papel tamanho A4 com o brasão da república estampado em preto e branco.
          Ou seja 38 meses esperando a “eficácia” pública para começar trabalhar e enquanto isso pagava aluguel, condomínio, contador, despesas de manutenção, etc.
          Somando a essa experiência pessoal a conhecida eficácia do serviço público com relação a Saúde, Educação, Segurança, a agilidade da Justiça, a boa vontade dos servidores dos bancos públicos e da previdência, acredito que 1 funcionário público para cada 16 brasileiros realmente representa um custo salgado para a economia do país.

      2. O Marcos poderia ser convidado para ser Ministro da Fazenda. Uma coisa simples como administrar o Brasil parece que fica tão fácil nas palavras desse senhor.Tem número para votarem em ti?

      3. Espero que você nunca precise da justiça, a fim de comprovar sua afirmação estapafúrdia. Salários congelados desde 2006 e, mesmo assim, tendo que bater metas impossíveis de serem alcançadas, estipuladas pelo CNJ. Pelo jeito você não conhece a nova geração de funcionários públicos, que passou por provas extremamente difíceis e que atestam a capacidade dos servidores, diferentemente da “velha guarda” de servidores beneficiada pelo “Trem da alegria”.

      4. Marcos, vários países ricos da Europa têm mais percentagem de funcionários públicos do que o Brasil. Em contrapartida, vários países mais miseráveis têm bastante menos funcionários públicos. A Somália e a Etiópia, por exemplo, são paraísos da produção. Tem zonas do tamanho do Maranhão em que não entra um funcionário publico para atrapalhar quem trabalha. Ficou confuso? Pensa um pouco, que isso passa.

  3. a oposição significa mudança, então temos que mudar. a Dilma foi o pior governo que já vir.

    1. Que idade você tem? Pelo que me lembro o pior governo foi aquele que do dia para a noite fez nossa moeda valer artificialmente mais do que o dólar, que foi responsável por 12 milhões de desempregados e 216.000 empresas falidas. Sem contar com as privatizações estranhas, da entrega das nossas telecomunicações para as empresas estrangeiras das CPIs engavetadas etc, etc. Vou te dar as iniciais para ver se refresca sua memória F.H.C.

      1. Petistas e seu colírio alucinógeno, pingado religiosamente todos os dias.

      2. O colega aí de cima passou dados incorretos. FHC foi um dos maiores estadistas que este país já teve. Apesar das críticas, as privatizações significaram um salto de produtividade e qualidade nas empresas e nos serviços oferecidos à população.
        O Lula continuou o legado de FHC, coisa que a presidente Dilma não soube fazer.

        1. Tiagão, o Brasil do FHC era bom sim mas era bom pra alguns, aí temos de escolher ou nivelamos as classes ou voltamos a boa e velha desigualdade.Em SP a população não ve a hora de a desigualdade voltar , ninguém aguenta mais andar com pobre no shopping e aeroporto.

      3. Distorção da História e dos fatos faz parte do arsenal petista, incrivel que pessoas que querem se considerar inteligentes ou de visão não conseguem enxergar o quão manipulados e manobrados estão. O pior é que não se dão ao trabalho de consultar indices, tabelas, organismos confiaveis ao destilar seu pretenso conhecimento.

      4. Cala essa sua boca, qdo vc ficar desempregado por causa da Dilmalandra quero ver se vc muda o discurs0

        1. Pelo jeito o senhor já ficou né.Agora entre ser culpa da Dilma e sua, qual terá mais probabilidade?

      5. O pior de tudo é tentar justificar um presente pelo passado. Isso não irá mudar nada.
        Se a coisa foi boa, mérito do ParTido do 9dedos… se foi ruim a culpa é do passado ou da conjuntura externa. Pobre Brasil entregue.

      6. Aposto 10 contra 1 que vc é FUNCIONÁRIO PÚBLICO !! ( e por consequência petista !!)

      7. Infelizmente o Brasil está cheio de corneteiros e sabem tudo, o que sinto e vejo realmente são as estradas cheias em direção a praia, restaurantes com fila de espera e etc. Como o dinheiro faz parte de um unico contexto, somente muda de mão. Alguns não se conformam que pessoas mais simples tenham acesso a tudo isso.Lamentavelmente existe uma orquestra regendo para descaracterizar essa conquista e alguns mal informados fazem coro com essas 6 familias que dominam a imprensa.Haja saco. Isso são interesses de grupos que querem que povão se lixem,a justes fiscais controle de dolar flutuante e etc,já vimos esse filme e o estrago foi grande, rezem para que eles não voltem,ai teremos um salário minimo de 40 dolares e etc.

      8. Eu vivi o governo FHC e posso dizer que há um Brasil antes e outro depois de Fernando Henrique. A mancha que resta desse governo é ter forçado a reeleição e os anos finais 2001/02 notadamente prejudicados pela crise na Rússia.
        Acho que é muito pouco se comparado ao improviso do atual governo Dilma Rousseff

  4. O post sugere que a economia é uma entidade autônoma, uma espécie de conglomerado com vontade e pensamento próprios. Não é mais a dinâmica dos negócios, por exemplo, que ganha aqui e perde ali, ou da indústria, que avança em determinado setor mas recua em outro. A economia está prostrada? Que bela imagem de retórica. Aguarda fato novo? Que eufemismo sutil para colaborar na queda do governo Dilma.

  5. Brasil fechou um cicli economico. Ou seja, usou todos os trunfos de um periodo. Agora precisa reiventar-se para um novo ciclo economico. Precisa de mais investimento em infeaestrutura. Precisa de mao de obra qualificada. Precisa abrir mais a sua economia. Brasil e relativamente protecionista. Escutei da boca de uma Americana em vigem de negocios no Brasil. ” E muito dificil fazer negocios no Brasil”. Nosso pais exporta pouco em termos internacionais. So 13% do PIB. Tenho pena da atual situacao do pais. Poderia estar melhor.

  6. E uma pena, e um crime contra a pátria, que todo o esforço de uma geração ( FHC ) que criou o plano real e reorganizou a economia, seja agora jogado no lixo pela irresponsabilidade, demagogia e incompetência populista de um governo que só pensa em continuar no poder para sempre e abandonou o cuidado que deveria ter com a estabilidade econômica……..

  7. A velha e conhecida tática do PT de culpar os outros por sua incompetência!
    A culpa não é deles, não! É da Copa ( que seria segundo o governo, a Copa das Copas e ajudaria no PIB!!!) de São Pedro por não mandar chuva pra nós, da crise internacional láaaaaaaaaaaaaaaaa de 2008 e claro, do ET de Varginha!

  8. Sim… E esta mudança é um novo governo, para cuidar deste desgoverno.
    Precisamos urgente de um verdadeiro governo.

  9. Taxa de desemprego se mede pela população ativa que está procurando emprego e pode ter certeza que os vagabundos, com algumas exceções, que vivem do bolsa esmola do governo não saem para procurar, vai que da uma zebra e ele acha.

  10. Na economia existe uma palavra essencial para o mercado “confiança” e isto é o que este governo não transmite, só um novo governo com ideias a médio e longo prazo (infraestrutura e educação) para resolver o problema.

  11. O pior de tudo isso é saber que ninguém esta fazendo nada!!!É hora de mudar a imagem deste País, se ficar assim como esta mais 4 anos, vamos ser mais uma argentina em sua falência de estado.

  12. Vejo uma ancia por mudanças porém está na frente Dilma e Marina, caros leitores o único partido de oposição é o PSDB. A Marina é esquerdista e ex petista, militante assídua de causas sociais e meio ambiente.Não se iludam ela é companheira.

  13. A dona Dilma afirma constantemente que o emprego está no nível bom, isso no mundo virtual do PT, pois saí de uma empresa telecom há 03 meses e pouquissimas empresas me convocaram para entrevistas. sendo que atuei nesta compania por 10 anos.
    Votei na dona Dilma, todavia neste pleito acredito que o tempo de PT e PSDB já foram, vejam o legado da Copa do Mundo, do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) realmente este programa acelerou a queda do PIB que promove as malditas mazelas sociais. Fora PT e PSDB, o tempo de vocês terminou!

  14. Como todo governo fraco, seja em que lugar for e por aqui não é diferente, os argumentos são equivocados. Os fatos falam por si e infelizmente quem tem o que perder que se cuide. O povão não está nem ai …

  15. Esse governo esta acabando com o pais, moro em bebedouro sp, economia voltada para citricultura e cana de açucar, mais esta tudo parado comercio, industria etc precisamos mudar esse governo urgente pois mante-los sera o fim !!

  16. Trabalho com produtos que são consumidos diretamente na produção de produtos metalúrgicos nas mais diversas áreas e posso garantir que o PIB do terceiro trimestre se não for igual ao do ultimo vai ser ainda pior pois a demanda caiu demais!!!!!

  17. deixem d falar bobagens,como o pais pode crescer se la fora ninguem ta comprando,na europa se escapa a Alemanha, china e alguns emergentes,a falta de agua no sudeste e nordeste do paiscontribui para menor consumo nas industria,retencao de custos e gastos,a seca no sul e nordeste encareceram os precos dos produtos,durante a copa muitos dias o comercio fechado,portanto pouco consumo e etc.

  18. O pior é que tem gente que acredita que tudo esta uma maravilha!!!

  19. Essa “Prostração” é o efeito de manifestações tendenciosas de nossos economistas com suas previsões de futuro fatalistas que acabam por disseminar terror e insegurança para todos. A mais recente aberração é afirmarem que não há registro de desemprego no país, porque as pessoas pararam de procurar empregos!
    Não ouço nenhum deles falar que desde a criação do Simples Nacional milhões de novas e pequenas empresas foram criadas e que talvez pelo motivo de que empregado tenha se transformado em pequeno empresário a procura por empregos diminuiu. Também não ouço nenhum economista dizer que essas empresas já representam hoje quase 30% do PIB e de que o Simples Nacional representa redução na carga tributária de até 40% para essas pequenas empresas.

    Parece que torcem para que o país volte ao controle de um governo que no passado conseguiu alcançar a façanha de 12 milhões de desempregados e 216.000 empresas falidas e que por esse motivo ocupam agora um pífio terceiro lugar nas estatísticas e que caminham na direção da extinção, pois seus quadros estão queimados por tudo de ruim que representaram.

    1. Este governo a que você se refere, que fez o Plano Real, a Lei de Responsabilidade Fiscal e o embrião do que hoje é o Bolsa Família, preparou o terreno para o governo que você tanto defende que, aliado a uma conjuntura internacional extremamente favorável, tenha feito o que fez. Tanto é verdade, que o Sr. Lula manteve os principais pressupostos legados pelo governo anterior. E, se tudo estivesse às mil maravilhas que justificasse a manutenção do atual governo, como você defende, porque tantas pessoas clamam por mudança? Pare de usar o colírio alucinógeno do PT, como foi muito bem dito aqui anteriormente, e enxergue a realidade. Ou você é mais um daqueles da tropa de choque cibernética que o PT montou, que patrulha dioturnamente a Web, postando elogios, rebatendo críticas e alterando os dados da Wikipedia?

      1. Querido Paulo, as pessoas clamam por mudança porque estão cansadas de verem a população progredindo, você não está acostumado com isso?Ou vai dizer que não trocou de carro ou não foi viajar nesses anos.Pois é o problema é que você fez isso e muitos fizeram e como todo bom tucano querem voltar a somente poucos a fazerem.A luta para tirar esse atual governo é clara.É como você dissesse ” quero os favelados na favela e as ruas vazias de carro, e os bancos vazios e os aeroportos também” quero a volta da clássica classe média.Onde poderia pagar tranquilamente 300 reais a minha empregada por 20 horas de trabalho sem FGTS.Vote na Marina, uma petista verde.

  20. Isso tudo é mais ou menos a teoria da ” MARCA DE BATOM NA CUECA ” sabe? Ou como também todo trabalho que nossa magnífica PF realiza com investigações, acompanhamentos, filmagens, gravações, recolhimento de provas, e efetiva prisão de ” pessoinhas ” que todos nós conhecemos, e que depois de CPI.s, CPI.s e CPI.s, a coisa vai até o STF, que é uma coisa assim meio que parecido com um freezer sabe, pois conclui com as mesmas funções deste, todos os processos.

  21. Sim, a culpa é do mundo. Mas tenho certeza que eles ainda vão por a culpa em Deus, mas eles nunca erram, ou são culpados. Eu já falei, é a teoria ” Marca de Batom na Cueca “. É fato, todo mundo sabe, mas continue negando até o fim “.

  22. Ptralhas detected foi excelente, é como vírus ! Como ainda conseguem insistir neste partido ?

  23. A NOTICIA FALA EM QUE FALTA UM FATO NOVO!!!! COM CERTEZA O FATO NOVO QUE FALTA NA MINHA OPINIAO DE ADMINISTRADOR DE EMPRESAS É QUE O SENADO E CAMARA DOS DEPUTADOS FAÇAM O DEVER DE CASA… MAS ISTO ESTÁ PENDENTE A ANOS… A NOSSA MARAVILHOSA INDUSTRIA ELEITORAL ESTÁ A TODO VAPOR… COM O OBJETIVO DE CADA PARTIDO ARRUMAR O SEU PRA OS PROXIMOS 4 ANOS… ISSO É NORMAL NESTE CONTEXTO DESDE QUE ME CONHEÇO POR GENTE… SONHAMOS EM SER MELHORES???? FAÇAMOS O DEVER DE CASA ENTAO!!!!

  24. Como estão quietos os governistas.
    Acho que estão preparando uma ” bo mba” para os próximos dias. Será que o
    ex presidente pode voltar, e concorrer? A Justiça Eleitoral veda isso ? E a Lei , o que diz dessa possibilidade ? Preparem-se, aí tem….
    Ninguém vai ficar impassível quando sua “coroa” está em jogo. Ou não ?

  25. Um dos mais consistentes e duradouros planos de estabilização econômica chama-se Plano Real, criado no governo Itamar Franco mas consolidado no governo FHC. Só não reconhece isso os mesquinhos, invejosos e pobres de espírito. É isso aí

  26. Tá todo mundo esperando o governo Dilma acabar, embora já tenha acabado há um bom tempo, só que eles esperam a oficialização nas urnas.

    1. Todo mundo exceto os 35% das pesquisas na qual ela lidera , correto?

  27. Como assim “os empresários não admitem”?! Eu sou empresário e tenho gritado aos 4 ventos que estamos em queda livre Sr. Gustavo Patu. Por favor não diga isso! O mercado que eu atuo está ligado a indústria automotiva e calçados; precisa dizer mais alguma coisa?! Estamos amargando uma queda ao redor de 30% desde maio de 2014 e ninguém dá bola. Sim, estamos numa recessão técnica e não há perspectivas de melhora significativa. As palavras de Mantega são poeiro no vento, não se sustentam e não tem credibilidade. E aguarde 2015 porque vai ser tão ruim quanto ou pior do que 2014!

    1. Mauricio, você sabe mais que ninguém que o governo sempre da uma ajudinha para o setor automotivo, se dessa forma não está bom imagina se eles não estivessem aí para dar sempre aqueles bilhões e bilhões de incentivos as montadoras.

  28. O mundo esa quebrado enaquanto o Brasil esta a pleno emprego, mas a grande midia nacional não descnsa no seu esforço de tentar destruir politicamente o PT e retornar ao poder estes predadores do sangue do povo que são os tucanos..

  29. A única opção para o Brasil é extinguir o PT do governo. Caso contrário, iremos para o caminho da Venezuela e da Argentina.
    A economia do Brasil está represada, ninguém investe em coisa alguma esperando
    a saída deste nefasto governo

  30. o fato novo: hoje marina janta com o agronegócio; amanhã o agronegócio janta marina.

  31. O empresário é vil, a mídia é mesquinha e acoberta, e o eleitor despreparado embarca. São capazes de boicotar a produção, paralisar as atividades até logo após as eleições para que o atual governo não se reeleja. Por quê o nível de emprego não cai na mesma proporção? Aécio só sabe falar mal da herança maldita que irá receber, no entanto tá doido pra por a mão. É masoquismo ou falsidade.

  32. A mudança é necessária. Já venceu o ciclo do PT, temos que mudar para continuarmos sonhando com o melhor para o nosso país.

  33. Caro amigos a culpa é única e exclusivamente nossa pois infelizmente somos incompetentes para eleger essa figuras que la nos representa no congresso e sai na propaganda politica dizendo que fiz isso e aquilo sendo que não fez mais que a obrigação pois estão gastando nosso dinheiro suado dos impostos e de forma muito incompetente

Comments are closed.