Alta de preços monitorados pelo governo já supera meta de inflação

Enquanto os presidenciáveis debatem a necessidade de um “tarifaço” no próximo ano, as tarifas públicas e outros preços monitorados pelos governos já estão subindo acima da meta oficial de inflação.

Dados divulgados nesta sexta (5) mostram aceleração aguda desses preços, que o governo Dilma Rousseff represou para segurar a alta da inflação. Nos últimos 12 meses, a alta é de 5,07%, um salto em relação ao 1,54% de 2013.

Inflação monitorados ago.2014

O controle de preços como os da gasolina e da energia elétrica evitou que a inflação, acima da meta de 4,5% desde 2010, estourasse o teto de 6,5% no ano passado. Mas a administração petista já está sendo forçada a rever essa estratégia.

Depois de impor uma redução das contas de luz no início do ano passado, o governo acabou tendo de permitir uma forte elevação neste ano, porque a escassez de chuvas comprometeu a geração da energia hidrelétrica e forçou o uso da termelétrica, mais cara.

Essas tarifas já subiram 13,58% nos últimos 12 meses, e a taxa só não é mais alta porque o Tesouro Nacional está gastando R$ 13 bilhões em subsídios neste ano para compensar as perdas das empresas do setor.

Outros preços monitorados acumulam altas acima da meta de inflação, caso de ônibus interestaduais, planos de saúde, jogos de azar, óleo diesel, táxi, correio, produtos farmacêuticos, gás veicular e de botijão.

A principal incógnita é como o governo atual e o futuro reajustarão o preço da gasolina, que tem grande impacto na inflação quando sobe e prejudica o caixa da Petrobras quando é represado -como hoje.

Os analistas de mercado esperam uma alta em torno de 5,05% nos preços monitorados neste ano, mas essa projeção tem subido desde o início do ano. Para 2015, esperam-se 7%, mas o cálculo desconhece as intenções da próxima administração.

Ficou alguma dúvida? Faltou alguma informação?

Pergunte na área de comentários ou pelo Facebook.

Comentários

  1. Só tenho uma perguntinha a fazer.E os preços NÃO MONITORADOS, aonde andam, sera na casa dos dois dígitos. FORA PT.

    1. A alta dos preços livres está em 6,95% nos últimos 12 meses. Infelizmente, não foi possível incluir o dado no infográfico.

    2. A inflação é causada pela ganância dos empresários, eles reajustam os preços indiscriminadamente, exemplo – foi anunciado o reajuste do salário mínimo em janeiro/2015, já os empresários começaram a reajustar os preços com base nesse aumento, aumentam, 0,25% essa semana na outa 0,35% de formas que o consumidor não note esse reajuste, quando chegar em janeiro/2015 se a taxa do reajuste do mínimo for 9% eles reajustam mais esse 9% encima do quje já foi reajustado em decorrência do aumento do salário mínimo. Muito repetido para leigos e ignorantes que acusam o governo do aumento da inflação entenderem.

    3. Preços monitorados, quer dizer acompanhados para se avaliar corretamente oque esta incentivando o aumento de preço, se a demanda, ou outras influencias. Nosso Banco Central aumentou o juros para 11% para trazer a inflação para 0,25%, o que consegui, ela mostra no ano 3,01%. Pena que diminua e muito a geração de emprego. Porem o Brasil esta gerando emprego e renda.

    4. Os preços não monitorados não fazem parte da conta da inflação, mesmo porque não pode se creditar na conta do governo a ganância de empresários em fazer seus lucros subirem.

  2. No país do PT vai tudo muito bem! inflação baixa e controlada;saúde em pleno vapor com padrão FIFA; transporte urbano confortável, pontual e somente com passageiros sentados. Uma pena que os brasileiros só conhecem o país real, onde tudo não passa de mentiras petistas.

    1. Iria melhor se alguns estados e prefeituras não mantivessem em seu poder partidos como o PSDB e DEM, mas muitos insistem em votar nessas siglas e a desigualdade reina no país.

    2. Quando tempo , nos últimos 50 anos, o País teve índices de inflação menores que esse

  3. A informação que sempre falta é a comparação entre o índice oficial e o índice real que é o que de fato reajusta os preços……Todo mundo sabe que o índice oficial é manipulado e só serve para reajustar salários……..Seria interessante uma pesquisa de preços isenta que mostrasse a verdadeira inflação que o povo sente no dia-a-dia.

  4. “Aos meses seguem os aumentos” A música do Biquini Cavadão continua atual.

    1. vote na Mariana então,lá na sua equipe está o sr. Lara Resende e a “dona Neca”do Banco Itau.Os mesmos da corja do Collor de Melo Arminio Fraga do FHC e do Playboy carioca (Aecio Never)

      1. Se o Armínio fraga estiver na equipe econômica da Sra. Maria Osmarina Marina aí eu voto nela. Mas ele tá fora até onde me consta.

  5. Isso é só o começo do que ainda está por vir, de um DESGOVERNO PETISTA que já perdeu a linha faz muito tempo, só que para o desespero deles está vindo bem na véspera da eleição, FORA PT.

  6. Chega de enganação em troca de poder. Um bando de cafagestes tomou conta de um país como este às custas de um bando de analfabetos e aproveitadores da mesma laia que, por isso, merecem a violência e a inflação que os estão matando.

    1. Cafajestes colega? E o senhor vota em quem? Quem será que está merecendo o seu importante voto, pelo seu comentário provavelmente alguém que tem como politica extrair da classe trabalhadora e trazer o lucro de volta as ações e mercados financeiros devolvendo o porteiro ao seu lugar e deixando o engravato no ar condicionado novamente.

  7. Estou desesperado com a falta de dinheiro, multas, IPVA, emplacamento de carro, seguros, etc., etc. etc…. Abaixo cm o PT, abaixo com o Lula, abaixo com a Dilma. Estou com o Laercio Civali: o PT foi longe demais…

    1. Deixa eu ver se entendi se você não pagar os impostos o dinheiro irá vir da onde?Lembrando que nada que você comentou veio da administração petista.

  8. Todos nós sabemos, que esses dados informado pelo IBGE, são manipulados, não são reais, o governo manda dizer o que lhe convém, pois, são dados para servir de base para aumento do salário mínimos e outros, os miseráveis dos aposentados do INSS, não tem nem se quer a inflação do período, foram usurpados desde do FHC, os Petistas disseram que iria corrigir, fizeram ao contrario, diminuiu mais ainda, é uma vergonha,esse governo faz muito é prometer e não cumprir, fora PT !

  9. Alta de preços já supera o TETO da meta da inflação. Por que voces publicam de forma incorreta? E pra confundir o e(leitor)?

  10. Esse é o verdadeiro partido PASTEL de FEIRA
    recheado de Marketing porem na 1° mordida
    o brasileiro incauto percebe que é só vento e mais uma vez é enganado…..

  11. E o contrato entre o B>N>D>E>S e a Ode.b.r.e.ch.t/B.i.o.c.o.m, pactuado em sigilo? Mais de 2.bilhões de dólares. E o porto de C.u.b.a?

  12. O Brasil esta quase parado, com o Banco Central, elevando por ele mesmo, uma vez que é o guardião da moeda, o juros a 11% aa para forçar a inflação baixar. 0,25% ao mes é uma senhora vitoria. Porem como todo Bacen, o nosso também é monetarista. Agora imaginem o que Marina quer, baixar para 4,5% isto vai ser o mesmo que engrenar marcha a ré. Prefiro a forma atual que a que se propõe.

  13. E ainda falam em tarifaço! Já pagamos muito caro por quase tudo nisso país (preços recheados de impostos). Uma TV de led comum por exemplo, carrega mais de 40% em impostos, ou seja, o governo fica com quase a metade do valor pra ele.

  14. O Brasil teve crescimento negativo do PIB em três dos quatro últimos trimestres (3o trimestre de 2013, 1o trimestre de 2014 e 2o trimestre de 2014). Apesar disso, a inflação acumulada nesses mesmos 12 meses é 6,51 %. Como a presidente Dilma pode negar que haja “estagflação” ?

  15. Quem vota no PT são essa cambada de pessoas que recebe salario família, não trabalha registrado para não perder a boquinha, ganha mais vendendo coco na praia, Isto é mais que um coitado de um trabalhador que tem que ralar ganhando salario mínimo. Isto o governo não f não vê. E igual Lula E Dilma, não vi nada não sei de nada.

  16. Preços monitorados = preços administrados = preços controlados.

    Depois o governo fala que está com a inflação sob controle. Quando criticam é pessimismo e quando provam as críticas então é culpa da crise internacional. Sendo que todos os nossos vizinhos vão ter crescimento do PIB maior que o nosso.

  17. Isso prova a mentira daqueles que acusam o governo de estar represando o reajuste dos preços públicos.

  18. Se melhorar a educação eu não serei mais eleito! Povo ignorante é uma bênção para sedentos de poder.

  19. PRECISAMOS AUMENTAR OS IMPOSTOS POIS NÃO HAVERÁ DINHEIRO P/ PAGAR O SALARIO DO FUNCIONALISMO PUBLICO, DEPUTADOS , SENADORES, JUIZES, E TAMBEM NOSSOS ACORDOS POIS SEM ELES NÃO CONSEGUIMOS GOVERNAR ESSE GIGANTE. PRECISAMOS AUMENTAR A CARGA TRIBUTARIA. AINDA TEMOS ESPAÇO PARA ESSES AUMENTOS. TENHO A CONVICÇÃO DE QUE PODEMOS PAGAR MAIS.

  20. Infração econô ! Sabotagem ? Viagralha painho p/ pré-sar foi parar na esfera da inflação ! Chamem dotô Palhorcci ! Mas 1 consurta só p/ esfera.

  21. É uma das razões pelas quais a economia brasileira demonstra tendência de inflação em alta e recuperação de crescimento em baixa. Se preços controlados pelo governo (ou seja, mantidos no nível mais baixo possível para manter as operações das empresas públicas) já sobem mais do que a inflação, só há duas interpretações possíveis: ou 1- a inflação oficial é maquiada (o que é verdade desde novembro de 2011, com o golpe que Dilma e Mantega impuseram ao cálculo), ou 2- as empresas públicas se encontram em situação seriamente deficitária (o que é óbvio desde que soubemos o que o partido oficial tem feito, por exemplo, com a Petrobras). Enfim, com juros abaixo do necessário, mais inflação vem por aí, e mais reajustes de “preços controlados” se seguirão.

  22. Essa inflação eu já absorvi pois já aconteceu. O caso é o que vai acontecer no ano que vem, seja qual for o governo. Preocupante.

  23. Com isso as aplicações Renda Fixa Índice de Preços são favorecidas ou prejudicadas?

    Att

    1. João,

      É preciso consultar um especialista em investimentos para uma resposta mais precisa, mas em tese essas aplicações são baseadas em títulos que pagam a variação da inflação mais uma taxa de juros real. Logo, os recursos investidos estão protegidos da alta dos preços.

  24. a negligência do governo com questões como a inflação e a estabilidade econômica é demonstrada pela falta de atenção e prioridade que vêm dando ao Banco Central… a instituição responsável por essas questões começou o ano com uma defasagem de 40% no quadro de funcionários, isto é, além de não ter autonomia para resolver sobre questões cruciais para estabilidade nacional, não tem sequer autonomia para repor seu quadro de funcionários para desempenhar suas atividades com a excelência que vem desempenhando ao longo desses anos…. pessima noticia para o povo brasileiro!

  25. Chega de discutir siglas, precisamos de gente honesta, fomos e somos educados para corrupção, precisamos mudar essa formar de educação em todos os sentidos, acredito se começar agora o efeito vai surtir após 100 anos.

Comments are closed.