Em debate, Dilma demoniza o passado, e Aécio camufla o ajuste futuro

O debate entre Dilma Rousseff e Aécio Neves é um diálogo impossível entre uma candidata que renega as contribuições do passado e outro que camufla seus planos para o futuro.

A petista não reconhece as dificuldades vividas nem as contribuições plantadas no governo FHC; nem mesmo admite o óbvio parentesco entre os programas de renda criados na época e o Bolsa Família -embora tenha razão quando diga que o alcance atual do programa é incomparável.

Uma frase sua, do ano passado, resume a mensagem: “Não herdamos nada”.

Dilma não divulgou programa de governo e diz a todo momento que as escolhas do passado indicam as do futuro. Seu governo evitou o quanto pôde cortes de gastos e alta dos juros para não sacrificar os mais pobres; logo, a opção permanecerá caso reeleita.

Pelo mesmo raciocínio, Aécio fará, caso vitorioso, o mesmo que fez FHC no Planalto -ainda mais porque um presidente do Banco Central da época já foi anunciado como seu candidato a ministro da Fazenda.

O tucano aponta que a política de Dilma resultou em inflação elevada, contas públicas desequilibradas, desconfiança dos investidores e crescimento baixo. Mas sua única proposta concreta para enfrentar tudo isso é mesmo anunciar que Armínio Fraga comandará a política econômica.

Fraga consolidou sua reputação quando, em 1999, debelou uma ameaça de descontrole inflacionário com custos menores do que se previa.

Para isso, adotou de imediato uma medida impopular, lembrada até hoje pela propaganda petista: subiu os juros de 39% para 45%. Por apenas três semanas: reconquistada a confiança dos mercados financeiros, a taxa foi sendo reduzida e terminou o ano em 19%.

Evitou-se uma temida recessão profunda, mas houve, sim, sacrifícios imediatos -como uma queda visível da renda do trabalho, que ajudou o corroer a popularidade do reeleito FHC. Ali começavam as políticas de metas inflacionárias e fiscais vigentes, embora enfraquecidas, ainda hoje.

Dilma quer que Aécio explicite a intenção de adotar uma estratégia análoga. O tucano diz apenas que os tempos são outros.

Ficou alguma dúvida? Faltou alguma informação?

Pergunte na área de comentários ou pelo Facebook.

Comentários

  1. Esse texto foi apenas uma forma de defender o Armínio Fraga. Uma vergonha. A família Frias, dona da Folha, deve ter muito dinheiro aplicado no fundo dele: O Gávea.

    1. Dilma teve 4 anos e só acumulou fracassos. Como disse Aécio, parece que tem 2 candidatos de oposição.

        1. Tem toda razão Aécio é um demônio com a cara de ENGANADOR que já vi. DEUS LIVRE O BRASIL DO DEMÔNIO

    2. O cara é bom, até o Lula queria ele, aí emprestou o Meirelles do PSDB. Mais uma vez o PSDB salvou o PT.

    3. Um artigo na Folha de São Paulo de 10 de agosto de 2002 alegava que a cúpula do PT desejava a permanência de Armínio Fraga no Banco Central por alguns meses, para sinalizar ao mercado que não haveria ruptura com o modelo econômico, embora não pretendesse efetivá-lo. Com efeito, foi escolhido Henrique Meirelles, que por sinal era ligado ao PSDB.

    4. Interessante como este povo concorda em continuar uma despreparada como a presidente Dilma, criada el laboratório para governar o país, a 4 anos nas eleições passadas viveu na sobra de Lula para reeleger, depois desses anos de Dirceu, Genuino, agora Petrobras… não tem como esse partido continuar no poder… Não levanto bandeira Aécio… Levanto uma bandeira “FORA PT”…

  2. eu como cidadão brasileiro de baixa renda ver o aecio falar dar repudio e medo da volta de fernando safado henrrique que vendeu o pais não quero estes tucanos safados sou a maioria dos brasileiros queremos ser digno do salario coreto e bem pago e poder ir ao supermercado e trazer tudo que temos direito por isto mas sou DILMA E LULA SOU PT .

    1. Se seu salário é correto e Bem pago. Então fique com Dilma mesmo! Vai ficar assim pro resto da vida…

      1. Até tirarem tudo dele … Pois o PT está “sugando” toda a energia deste país !!! É incrível como ainda tem gente que NÃO consegue ver o óbvio !!

        Querem que o BRASIL continue assim ?!?

        Se as verdades de um partido corresponde às ações de um homem, quem mais desconsiderou isso foi o próprio LULA & DILMA. Todos nós temos vergonha de ter apoiado o PT !!

        E não votamos em partido nenhum, como todo brasileiro, mas sim no HOMEM que está se apresentando como a verdadeira MUDANÇA para este país afundado em lama petista …

    2. Percebe-se que se trata de um eleitor do PT! Não sabe nem escrever! Esse é o futuro do país

    3. amigo, vc ja imaginou se o FHC não tivesse vendido as empresas, como estaria hj, se o PT tivesse alem dos correios e a petrobraz , pra montar uma rede corrupção .. como estaria esse pais? se soh com essas duas empresas ele deitaram e rolaram na grana do povo. ai se explica o pq não privatizar, pq não tem como roupar o povo, digo roubar o povo pq a nossa gasolina e a mais cara do mundo, devido aos impostos, e quem paga isso? quem quiser saber quem a cupula do pt procure saber quem foi no passado DILMA, LULA, ZE DIRCEL, AI VC VAI ENTENDER O PQ ELES QUEREM MANDAR NO BRASIL. BANDIDOS…..

      1. Parceiro, você esta esquecendo o aparelhamento que eles fizeram no Banco do Brasil, na CEF e no BNDS. “A companheirada esta toda instalada em diversos escalões da administração”.

    4. Me da nojo ver o desespero dos petralhas e dos baixa rendas como você, sanguessuga da nação

    5. Todo cidadão tem o dever de tomar uma posição, que é evidente tem haver com suas convicções é valores. O PT tive a oportunidade de se redimir do MENSALÂO porem não, tomou o gosto pelo dinheiro dos contribuintes, até quando?. Assisti a uma entrevista da Presidenta onde reconheceu que a economia estava na defensiva, que estava esperando reação da economia dos USA e da CHINA, lamentável, para um pais com o POTENCIAL do BRASIL. Quando um pais não cresce , fica parado no tempo, salario, emprego , progresso todo se vai, o deterioro é inevitável, não da nem para manter o que se ganho. A historia já registra, foi FHC que salvou o BRASIL. Quando os ladrões estão incrustrados no alto escalão do governo e PT que poderiamos esperar?. PENSE E RESPONDA PARA VOCÊ MESMO. BRASIL MERECE ALGO MELHOR. Os acontecimentos na petrobras , o atraso nas obras do PAC sobrefaturadas provam que existe uma tremenda incompetência. Quando um governo não garante segurança a seus cidadãos não merece governar, quando todo se baseia em um plano assistencial ( todos os governos tem, é uma obrigação, que todos pagamos ) nos mostra que algo de muito errado acontece na capacidade de incorparar esses milhões de brasileiros ao processo de engrandecer o BRASIL. Como diz um grande nordestino Luiz Gonzaga, esmola envergonha a quem a dá e a quem a recebe. Como todos nos sabemos O TRABALHO DIGNIFICA AO SER HUMANO. O lamentável é que os dois candidatos prometem ampliar a bolsa família, como seria bom escutar vamos construir uma sociedade onde impere a justicia social, a justicia econômica, onde a educação seja boa a saúde seja excelente, onde o governante sele pelos recursos dos trabalhadores. TODA CARIDADE ENCUBRE UMA INJUSTICIA. Uma nação não se construí encima de dependentes, isso é bom para o governante que domina pela dependência, só não enxerga quem não quer. Um pais grande é um pais de HOMENS livres , empreendedores e solidários. NUNCA um pais será grande onde se tolere o roubo , a mentira, se faça apologia a ignorância. Cada um faz sua escolha, suas razões terá .

      1. Brilhante o seu comentário! Como seria bom e mais fácil se as pessoas fossem assim, informadas e educadas. Porém este governo quer manter o assistencialismo como forma de se perpetuar no poder. E o mais grave de tudo é a admissão pública de que querem estabelecer o socialismo no Brasil, firmado no Foro de São Paulo. Um modelo mais que provado que não deu certo em lugar nenhum do mundo. Isto sim é retrocesso. E os fanáticos militantes do partido da situação, sonham com o paraíso…

    6. Comentário ao Petista Alienado.
      Leia com atenção quem sabe VC aprende alguma coisa. Mas não diga que não te avisei. Tá!

      É como o Lobão disse e defino como de maior grandeza e sabedoria, diz ele,

      Conversar ou se entender com um Petista é o mesmo que tentar jogar xadrez com um Pombo, com certeza ele irá derrubar as pedras, defecar no tabuleiro, estufar o peito e sair cantando vitória. Isso é o povo do PT

      Na vida caro Petista alienado, as coisas mudam e precisam ser mudadas, por quê?
      Aqueles que se acham poderosos, fazem falcatruas, ganham dinheiro fácil, enganam os menos favorecidos com explicações da carochinha, não sabem de nada, não viram nada e nem sabem do que falamos, são desatentos, demonstram desinteresse pelos acontecimentos e se acham acima do bem e do mal.

      Todo Petista alienado e acomodado, assim como nosso EX, Julgam certo e natural às mazelas do mensalão, a compra de votos em 2010, à manipulação dos correios, o rombo na compra de Pasadena (EUA), deixa te explicar, por que VC é PT e alienado, e creio vai se fazer de bobo e dizer não ter ouvido falar. Mas Pasadena é uma refinaria Americana no valor de 43 milhões, comprada pela gestão PT por 1,5 bilhões, se Ligou agora. A enganação do pagamento da Divida externa, onde passaram para divida interna, deixaram de pagar 3,55 de juros para pagar aos bancos 19,5 %, somente O PT faria uma besteira dessas, e para que? para enganar VC e Eu, Tá se ligando. Além da construção do porto em Cuba com dinheiro nosso (BNDS). O rombo/roubo na Petrobras que envolve toda cúpula da Petrobras e elementos do PT. A inversão de valores ao negar o registro na OAB para o Ministro Joaquim Barbosa, mas manter o registro do Zé Dirceu (Não dá para acreditar). As propinas obtidas nas obras superfaturadas, com cartas marcadas. Falcatruas nas obras do PAC, Bolsa Família que não são distribuídas, o Fome Zero que deu em nada, Nossas Rodovias abandonadas, Nossa Segurança Esquecida, A Educação ao qual nossos filhos e netos não conseguem ter acesso, pagando as inscrições onde arrecadam milhões em um só dia, e depois deparamos com vagas limitadas nas faculdades e em locais distantes. E para finalizar meu caro Petista alienado, Nossa Saúde que esta totalmente abandonada e desamparada, temos bons hospitais, bons postos, bons médicos, mas um gerenciamento medíocre em todas as unidades, onde os chamados funcionários concursados fazem o que querem em detrimento dos que ali vão à busca de atendimento de qualidade. Isso tudo Necessita de Mudança meu caro Petista Alienado. Se ligou agora?

      Mas como não a mal que sempre dure e Bem que não se acabe, o PT terá seu dia de desgraça.

      São as mudanças dos tempos, necessárias que irão parar o sistema corrupção do PT.

      Só lamento, que nenhum petista que conheço, consegue enxergar a corrupção estabelecida na gestão do PT, e o mal que faz a sociedade.
      É lamentável, pois no PT, penso que tenha pessoas esclarecidas e que devem saber distinguir o certo do errado.

      Lamentável.

    7. Esta na hora de pensarmos na reimplantação do MOBRAL. Mas um mobral que transmita um pouco mais de conhecimento e cultura pra esse povo, para não termos que ouvir uma arneira dessa natureza. Se o cidadão acha que o seu salário é correto, ou seja, está satisfeito com seu salário, é porque não merece o que ganha

    8. Cidadão analfabeto, eleitor do PT, recebendo suas bolsas de forma “coreta”.

  3. Aécio foi perfeito ao dizer que Dilma disputa eleições de 20 anos atrás.

  4. Nossa Presidenta possui muita dificuldade de expor suas idéias e raciocínios. Até agora fiquei sem entender se ela queria comparar o Arminio com o Mantega, já demissionário. Embora tenha citado exaustivamente o nome de Armínio, seu raciocício é truncado, repetitivo, sem nenhuma informação concreta e explicativa sobre o seu governo.

    1. Eu tenho o mesmo sentimento, mas sob uma amplitude maior. É muito difícil ela concluir um raciocínio inteligível para alguém! Eu mesmo fico torcendo para ela finalizar uma frase lógica e… apenas fico na torcida!

  5. O alcance atual do Programa Bolsa Família não é incomparável, como diz o colunista já que Fenando Henrique incluiu 5 milhões de famílias ou mais de 20 milhões de pessoas no Cadastro Único criado em 2001. Como esses programas foram criados a partir de 2001 e FHC deixou o govêrno em 2002, na realidade ele fez muito mais que os govêrnos do PT, que levaram 12 anos para chegar a 12 milhões de famílias, aproximadamente 50 milhões de pessoas.

    1. vc entendeu errado amigo, 5 milhões de beneficiados no governo FHC, ou seja algo em torno de 1,5 milhoes de familias, no governo PT são 13 milhões de familias, sendo assim chegamos ao numero de aproximadamente 13 milhões de famílias. Aecio conseguiu lhe confundir, nesse caso ou tem problema com números ou é cego por aécio.

      1. Mesmo sendo esse os dados corretos tá proporcional. Eu queria ver o PT fazer política social na conjuntura econômica de inflação de quase 1000% que o PSDB assumiu na década de 1990!

      2. Nao entendo porque temos 55 milhoes de pessoas recebendo bolsa familia se praticamente nao temos desempregados. Hoje com 354 reais qualquer um é considerado classe media neste pais. Realmente somos o primeiro pais do terceiro mundo. Parabens Dilma agora realmente entendi que o PT gosta mesmo de pobre e quer levar todos a classe media.

  6. Quanto maior o desespero mais os petistas, de dentro e de fora do governo, se mostram patéticos! Já chega desse partido que acha que é do o do Brasil e dos brasileiros! Que venha a alternância de poder!

  7. O único troféu que se poderia, de fato, dar a FHC, o “Plano Real”, já não se pode mais, tendo em vista que há declaração contundente de Itamar Franco, quando ainda vivo, de que, quando o Plano Real foi editado, FHC já tinha saído, 4 meses antes, do Ministério da Fazendo, prá se candidatar à Presidência da República. O “título” de “Pai do Real” foi mantido como um ato de generosidade e desapego de Itamar Franco. Mas quem roeu as unhas e os tutanos prá bolar o Plano, certamente, não foi FHC, assim declara Itamar, quando ainda vivo era.

    1. Eu tinha trinta anos naquela época e posso afirmar com certeza que foi o Fernando Henrique que criou o plano real. Muito triste a tentativa do P T de mudar o passado, maquiando-o a seu bel-prazer. Isto é um crime de lesa-pátria.

  8. Eu não consigo entender como existem pessoas de alto grau de escolaridade que ainda demonstram interesse em votar no PT. São escândalos que acompanham a trajetória deste partido, desde aquele flagrante do funcionário dos correios pegando dinheiro, passando pelo irmão de Genuino com uma pancada de dinheiro na cueca, o roubo na Petrobras e tantos outros.
    Será que da para confiar nesta gente?
    Não venham me dizer que é ilação. Tem gente presa cumprindo pena pela condenação.

    1. Meu caro, enumerar motivos para NÃO votar no PT é extremamente fácil. Difícil é arrumar razões para devolver o Planalto aos tucanos.

      1. Razão única: destruir as panelinhas que o PT colocou em todos os órgãos do governo e empresas estatais, sempre com o objetivo de angariar recursos desviando dinheiro para o Caixa 2 do PT e para os próprios bolsos.

    2. Eu entendo. Existem 3 tipos de petistas: O otário, o militante e o criminoso. Quando o otário começa a perceber que não vai levar nada, ele passa a ser militante, isto é, quer criar uma oportunidade para levar algum. Quanto ao criminoso, eleito ou indicado, estamos vendo diariamente o que acontece.

  9. O governo do PSDB não fez nada em infraestrutura nada de casas populares!! A Dilma fez 3.600.000 não precisa comparar mais nada!! Só isso ja basta!!! O resto é proza mole de mané !!! Qual era a frota de veículos em 2002 a nível nacional? Qual era o número de marcas de veículos existentes?? Para gente de defender o indefensável!! Os tucanos são uma máfia, representam a politica antiga de oligopólios acorda povo !! Vote Dilma !! Vote 13!!!

    1. Sr Jose, desculpe, mas parece que é um dos milhares desinformados e controlados pelo PT. Por favor leia, pesquise, entenda a situação atual e de paises como Venezuela, Cuba, etc e depois conclua francamente onde e como seus filhos ou netos devem viver. Sem contar o absurdo dos roubos de mensalão e petrolão, e o que apresentamos na ONU na negociação com o ISIS que degola seus oponentes. Leai , estude

      1. 3.600.000 casas? Onde? Aqui em SP não fizeram nada… Chega de PT e ladroeira. Vamos votar em Aécio e desmantelar as sinecuras do PT. Aécio Presidente.

  10. O PT se transformou no partido da mentira. Mas de tanto mentir levou o povo a não acreditar nas mentiras e dessa vez não vai colar. Avante Aécio

  11. Dilma esta totalmente coberta de óleo e sabão, não respondeu um unico questionamento diretamente, so se esgueirou e fugiu.
    se em 4 anos não fez nada vai querer continuar nos enganando por mais 4 bye bye.

  12. O AécioNeves é a reedição piorada do Color de Melo. Esse filme o povo brasileiro já viue deu no que deu.

    1. Parece que não sabe que COLLOR e DILMA e LULA são aliados de todas as horas, se juntaram para combater de forma implacável a corrupção, Lula e DILMA contra Heloisa Helena , contra Marina. . TEM GENTE QUE NÃO ENXERGA , Que oscuros interesses se escondem em esses apoios. Uma explicação seria vem vinda

  13. Muito tendencioso este texto.
    O que vi no debate, me despindo de qualquer opção partidária, foi o Aécio embromando nas respostas, ou melhor, atacando e não respondendo as perguntas, e Dilma mesmo atrapalhada,porque não tem o dom da oratória como Aécio, respondendo a todas as perguntas dele e se destacando.
    Sou jornalista, e diferente de algumas respostas que vi acima, as pessoas bem esclarecidas votam sim em Dilma.

    1. Acredito que vi outro debate, esse aí que você narrou passou em qual emissora? Pois no debate que assisti ontem, a Dilma tinha a feição da raiva, do rancor, do deboche. Enquanto Aécio estava tranquilo em suas respostas. Votei no primeiro turno na Dilma, mas só pela sua soberba vou votar em Aécio no segundo turno!

    2. parece-me que o senhor não assistiu o debate!
      ou deve ser algum militante do pt!!!!!!!!!!!

      1. Diogo essa resposta foi a minha pessoa ou para a Rosangela Sampaio?

    3. Rosangela, você embora tenha seus olhos, estás totalmente cega ou finge-se de cega. Você sendo jornalista pior ainda. Pena que você gosta de corrupção e de mentiras. Só Lamento. O Brasil precisa urgente sair dessa imundícia que que é o governo corruPTo DILMAis, que ai está surrupiando o povo brasileiro.

  14. A única razão pela qual o Bolsa Família sob Lula e Dilma atingiu “alcance incomparável” foi o seu complete desvirtuamento – o PT o transformou no maior programa de compra de votos da história da Humanidade, nada nesta escala e com este fim foi jamais executado, em qualquer tempo ou país. Chegou a hora do Brasil recolocar o programa de volta ao rumo.

  15. O que o PT não consegue explicar, além de toda a corrupção neste pais, MENSALÃO, PETROBRÁS,PORTO DE CUBA (que aliás pelo que a Dilma explicou, não pagou nada e o desgoverno dela debitou na nossa conta), a alta da energia, da gasolina (que no próximo ano vai corroer e muito o “salário bem pago do amigo Paulo Cesar”, o que enterrou de grana na África. Mas, não explicou como a filha dela se tornou bilionária, como o filho do Lulinha se tornou bilionário. GENTE QUE GOSTA DO PT, RESPEITO, MAS VOCÊS NÃO ENXERGAM UM PALMO NA FRENTE DO NARIZ.

    1. Petralhas, além de incompetentes e corruptos, são MENTIROSOS. Disse a Dilma, que não custou ao Brasil,o que foi investido em Cuba. Como não? Pois, financiou empresas brasileiras para execução de obras em Cuba. Porque em Cuba e não no Brasil? Se temos tantos projetos paralisados no Brasil. Outra mentira da Dilma, é quando ela diz que não aceita admite corrupção. Sobre o mensalão, ao invés de exigir uma apuração e uma punição exemplar, dos envolvido, declarando-os traidores, o que fizeram foi defender a quadrilha, pondo sob suspeita o trabalha dos Ministros do STF. E quanto a roubalheira na Petrobrás, o que fizeram? Acionaram a tropa de choque de plantão no Congresso, para impedir a instalação da CPI da Petrobras. E agora insiste em dizer que vai combater a corrupção.

  16. Impossivel e o Brasil continuar com este governo PTralha, mentiroso e corruPTo !!!
    Somente quem esta se beneficiando disto, ou nao tem a menor nocao do que esta acontecendo vota na Dilma. Fora PT, Aecio Presidente !!!!

  17. PORQUE AS CONTAS DO PORTO DE CUBA SAO SECRETAS E SO PODERAO VIR A PUBLICO EM 2030 ?
    SE PAULO ROBERTO DESPACHAVA DO GABINETE DO LULA COMO ELE NAO SABIA DE NADA ? ELE SE DEMITU E NAO FOI DEMITIDO COMO DISSE A PRESIDENTA DILMA E AINDA TEVE UMA CARTA ELOGIANDO OS SERVIÇOS PRESTADOS A PETROBRAS
    ???? QUE PAIS E ESSE ???

  18. Difícil de entender o que pergunta a
    Dilma, imagina discutir o futuro e as proposta para o Brasil.

  19. Ora, é muito primário achar que um candidato vai falar as coisas que o outro fez certo. Ninguém seria tão idiota. No máximo, vão dizer que vão aproveitar as coisas que funcionam e melhorá-las. E depois, dizer o que e como vai fazer para melhorar deveria ser obrigatório, mas a Marina fez isso e a imprensa e os adversários a massacraram.

  20. O Aécio não tenho nada contra ele, para mim e um politico como qualquer outro, o que eu não quero e PSDB no comando, pois eles só governam para as elites e são mais corruptos que muitos imaginam só quem tem mais de 30 anos para saber quem são esses caras. No governo do PT existem os corruptos como em qualquer governo deste mundo, a diferença e que no PT a cadeia sobra para corrupto, no PSDB tudo se resume em “Eu não denuncio Vsa. exelência e Vsa. exelência não me denuncia”, e uma máfia, com as bençãos da grandes empresas de comunicação do Brasil. PLIM PLIM.

  21. triste, muito triste, é muito blábláblá, o que falta para td dar certo, é SOMENTE RESPEITO AO PRÓXIMO e . final, só que Brasileiros no geral desconhecem este procedimento.

  22. Em futebol convencer um corintiano para torcer pelo Palmeiras é duro. Em política ainda podemos elencar argumentos. Um governo que ficou 12 anos no poder e faz as promessas que está fazendo, nos chama de idiotas, pois o óbvio é perguntar por que não fizeram isso antes. Um governo que construiu o mensalão, teve membros graúdos presos e que vem assaltando a Petrobrás há tempos, nos chama de idiotas duas vezes. Um governo que tem desprezo pela Liberdade defendendo o Controle da Imprensa e que se alia com países de questionável reputação, não merece nosso voto. Eu entendo um torcedor apaixonado. O Eleitor não pode ser apaixonado. Precisa pensar e exercer a sua escolha, no mínimo no menos ruim. O que ele não pode é se apaixonar por um partido ou político. Eles não nos merecem!

    1. Muito bem , Aquiles, excelente argumentação no meio de tanta bobagem que os petebas escrevem aqui.

    2. É isso aí. O PT já teve seu tempo. e deu no que deu. Um péssimo governo dessa Presidanta. Precisamos mudar para desencastelar os milhares de petistas espalhados pelas estatais, autarquias e ministérios, derrubando seus esquemas de desvios, superfaturamento etc.

    3. Pra falar a verdade, o Aécio não é o que eu gostaria de ver como presidente da República, mas manter o PT no poder, aí é dose pra leão!!!
      Temos que garantir a alternância de poder, algo muito salutar para nossa democracia. Se ele não fizer o que promete, mudaremos novamente em 2018. Acorda Brasil!!!

  23. O debate mostrou a que veio Aécio: fazer um governo que NÃO PRIORIZA as políticas sociais. Qe prioriza a privatização, a desregulamentação da economia. O Brasil não merece um governo do PSDB na conjuntura econômica mundial atual. Além de ter mostrado MUITA SUPERIORIDADE, DILMA representa o anseio da maioria da população que pensa um Brasil com cara de Brasil, não um Brasil com cara de submissão!!! #Dilma13!!!

    1. Acredito que vi outro debate, esse aí que você narrou passou em qual emissora? Pois no debate que assisti ontem, a Dilma tinha a feição da raiva, do rancor, do deboche. Enquanto Aécio estava tranquilo em suas respostas. Votei no primeiro turno na Dilma, mas só pela sua soberba vou votar em Aécio no segundo turno!

  24. o aecio não passa de uma piada tucana ele é sabidamente adepto da vida mansa é bom de papo mas muito ruim de serviço quem é de mg sabe

  25. Incrível. Tenho uma empresa que emprego 94 pessoas e hoje constatei o seguinte: Em dez anos de trabalho investindo e fazendo malabarismo pagamos de PIS/COFINS/ISS o valor de mais de R$10 milhões de Reais. Pergunto para que? A saúde no Brasil melhorou nos últimos 12 anos? O professor tem um salário decente? O policial que é contratado para nós dá segurança recebe um salário digno? Fora PT e seus bandidos.

  26. Integrante do governo recomenda ‘comer menos carne e mais ovo’, para baixar a inflação. isso é política econômica?
    Seria melhor dizer ‘Não troque carne por ovo.
    Troque de governo’.
    MUDA BRASIL! AÉCIO PRESIDENTE.

  27. O PT não pode continuar de jeito nenhum, pois o Brasil não aguenta mais um ano nas mãos deste povinho e vai quebrar feio e ai já era. Vamos reagir enquanto há tempo aliás o povão já acordou faz tempo desde inicio dos manifestos pelo Brasil todo a um ano atras e estamos na reta final e é até normal vermos o pt fazer todo tipo de teatro, pois os dias deles estão contados e o Aécio não vai deixar isso quieto não eles vão ser investigados e punidos e Dilma e Lula correm os riscos reais de irem para cadeia, pois só as falcatruas descobertas já são o bastante para uma boa cana, mas isso não é nada perto do que ainda vai ser descoberto e eles estão volto a repetir correndo riscos reais de pegarem uma boa cana atras das grades. Malditos roubam e se fazem de santos estes petistas perderam a noção da coisa e vão ter o que merecem nas urnas e depois na justiça. Que Deus nos abençoe e nos livre deste pt.

    1. Não fique reclamando. Estude, mostre que tem valor e competência e arrume um emprego melhor.

  28. Sou um dos fundadores do PT. Naquele tempo, o partido prezava e defendia a ética e a seriedade tanto na administração publica quanto na politica. Em 2003, logo após a eleição do Lula, notamos que os valores que antes permeavam o Partido foram se perdendo a favor da total ausência de ética Sindicalista – que tomaram de assalto o poder -. Todos os que não concordaram com aquela situação saíram do Partido ou foram convidados a se desligarem dele -. O resultado todos nós assistimos – desde o mensalão até a recente Petrobras – sem falar nos acordos partidários para votação de assuntos de interesse duvidoso para a nação. Ontem, no debate, pude assistir com preocupação a busca sem limites para a manutenção do poder. Não vi nenhuma proposta concreta por parte da Sra. Presidente. Não sou simpático ao PSDB mas vou votar para mudar.

    1. Quem sabe, sabe. Este foi lá de dentro do PT e mostrou conhecimento. É difícil argumentar quando não conhecemos muito bem como funcionam as coisas. É o que observo na maioria dos comentários acima. Entretanto, pude ver bem isto, quando houve uma verdadeira debandada dos fundadores intelectuais do PT, quando o Lulalá e seus “companheiros” conseguiram o tão almejado poder. Isto porque eles, a partir de então, entre outras coisas, desqualificaram, por completo, todos os discursos oriundos daquela OPOSIÇÃO IRRESPONSÁVEL que praticavam, assumindo a lógica e necessária postura de manutenção de tudo o que estava funcionando e bem. Senão vejamos: a manutenção do TÃO DEMONIZADO Plano Real; o apelo desesperado feito ao Armínio Fraga para que continuasse no Banco Central, ocasião em que tiveram que se contentar com o Henrique Meireles (também do PSDB); o reconhecimento da própria Dilma, por carta aberta à população, em 2011, da importância de FHC e do Plano Real que ele encabeçou, o que, certamente, acrescentou alguns fios de cabelos brancos ao seu mentor (Lula), que só falava em “herança maldita”; até a também demonizada privatização foi copiada por eles (vejam-se os aeroportos). É curioso como as pessoas se camuflam para a aquisição e a manutenção do poder. Infeliz pragmatismo. Eles, na verdade, deveriam pedir desculpas à nação e sair de fininho, ao invés de serem retirados do poder pelas urnas. É incrível, também, como uma bem executada oposição (irresponsável, no caso deste suposto “Partido dos Trabalhadores”, que, inúmeras vezes, inviabilizou tantas tentativas de reformas no congresso), tem-se mostrado tão eficiente e alcançado tão longa distância, ecoando até hoje, desde os tempos dos governos anteriores a eles, de modo a gerar nos integrantes deste partido a ousadia em continuar espalhando o velho terrorismo político do tipo “não podemos permitir a volta deles”, como se nos representassem. Foi necessário todos os brasileiros ouvirem, tanto tempo depois, da boca da Marina Silva, nos recentes debates, elogios ao FHC e ao Plano Real, para que a “ficha caísse” e percebêssemos a completa ausência de lastro das críticas petistas no tocante a este plano e à condução da política econômica de então. Há que se reconhecer que ela elogiou também a ampliação da política social existente à época, agora praticada pelo governo petista. NÃO TENHO PARTIDO. VOTO PELO BRASIL. PELA ALTERNÂNCIA DO PODER, ao menos.

  29. Parabéns, Caique! Pelo seu depoimento, dar pra ver que você é um cidadão, coerente com sua convicções em não aceitar ser vaquinha de presépios e Maria vai com as outras. Como você bem sabe, no não espaço para pessoas honestas. Eu citaria, por exemplo o Eduardo Suplicy, que é um dos poucos honestos, ainda existente no partido, e que teve seu tapete puxado a vida inteira. O Suplicy relutou tanto para ser o candidato do partido, ao Governo de São Paulo, no lugar do Padilha, e não foi aceito pelo seu próprio partido. E foi mais uma lição, o Suplicy, obteve mais votos, para o senado, do qque o Padilha para Governador

  30. Eu, ainda me lembro de quando assisti a uma palestra sobre Política Econômica,e ouvi do palestrante, de que o Brasil. apesar de ser um país de dimensões continentais, ia continuar sendo sempre país subdesenvolvido, porque seu povo era sub desenvolvido. E que uma nação só desenvolve a medida a medida em que seu povo evolui e desenvolve. Confesso, que, naquela oportunidade, até me indignei com o palestrante, porém, hoje consigo ver que que o cara tinha razão. Pior que isso faz mais de 30 anos e as coisas pouco mudaram. O país até que conquistou um grau de desenvolvimento, porém seu povo, evoluiu muito pouco, para um país que pretende ocupar mais espaço no contexto mundial. É triste e dolorido ver o cidadão não se valorizar, e vender seu voto a troco dos benefícios da bolsa família. Isso é a perda da dignidade

  31. Parabéns Dilma estamos com vc aqui em minas o que não falta e critica. Referente ao partido de Aécio quanto
    saúde, segurança,Educação.
    Um ex de segurança e Itaúna MG com 80.391 habitantes mai 1 faculdade e ter 2 viatura policial e na educação professor não pode merendar junto com estudante e isto e mais que nos faz refletir o que sera bom pra nos Brasileiro. Um abraço Moacir

  32. Pro pete o Brasil foi descoberto pelo FHC, pois nada existe antes de 1994, a dilm entirinha deveria analisar proporcionalmente quem conseguiu mais a inflacao, FHC baixou de mais de 1000% pra 25 e o p t nao conseguiu baixar nem a metade disso.
    Ps. se a presidente da Petebras tivesse recebido a bolsa familia na sua infancia nao estaria onde esta hj.
    Sua situacao plitica esta em crise, entao saia do VERMELHO.

  33. De um lado a privataria Tucana e de outro mensalão,Petrobras,correios….Vamos anular e ir para as ruas…Pais nenhum que se prese, admite os lucros/Juros bancários…que a tempos estamos vivenciando…Sucatearam nossas industrias…mais de 90 % dos financiamentos do BNDS é para as grandes incorporações…que bancam e Patrocinam campanhas politicas seja de um ou outro Partido… Isto sim é o que tem que ser combatido…Vcs. todos sao manipulados …sejam atraves de pesquisas, midias e afins…Brasileiros acordem…

Comments are closed.