Apesar de alta dos juros, inflação esperada é a maior em 12 anos

A despeito da elevação dos juros promovida pelo Banco Central desde o ano passado, o pessimismo do mercado com a inflação do ano seguinte é o mais acentuado desde 2002.

Enquanto a taxa Selic, do BC, subiu de 7,25% para 11,75% ao ano, as projeções para alta dos preços nos 12 meses seguintes aumentaram de 5,5% para 6,5% desde abril do ano passado.

Veja no gráfico abaixo como o aperto monetário foi ineficaz na tentativa de aproximar as expectativas de analistas e investidores da meta de 4,5% ao ano.

x9Jam

Em um regime de metas de inflação, as expectativas são fundamentais: se empresários e trabalhadores acreditam no cumprimento da meta, os preços e salários tendem a convergir para o objetivo fixado.

Na gestão de Alexandre Tombini, porém, o BC nunca se comprometeu a manter a inflação na meta. A instituição se deu por satisfeita em respeitar o teto legal de 6,5% ao final de cada ano. Essa é a taxa esperada para 2015.

Além da perda de credibilidade do BC, a escalada do deficit nas contas do governo Dilma Rousseff também contaminou a eficácia da política de juros.

Ficou alguma dúvida? Faltou alguma informação?

Pergunte na área de comentários ou pelo Facebook.

Comentários

  1. Enquanto não mandarem embora esta corja de ladrão que está atualmente no poder a situação será cada vez pior.

    1. Eu acho engraçado o povo, toda pessoa que eu pergunto votou no AÉCIO, então como a DILMA venceu a eleição, será que houve fraude?

      1. Amigo
        Você deve ser do sul ou do sudeste, regiões que o Aécio venceu. A mulher foi eleita com os votos dos nordestinos.

        1. Se vocês ficarem esperando por Aécio ,Dilma ,Marina,estão ou serão enganados porque já tó careca de saber que no Brasil tudo é a mesma coisa,logo estes argumentos morrem na praia.
          é melhor pensar na Associação ,na Igreja do que pensar que este povo vai fazer algo .Nunca…

      2. Meu amigo Francisco, eu também fico sempre fazendo esta pergunta.

  2. A taxa de inflação “oficial” pode estar nas vizinhanças de 6,5%, mas a inflação oficiosa deve estar superando até 10% porque as contas do supermercado nos últimos dois anos mostra altas de mais de 100% para cada ano. Vou desejar êxito ao Levy e sua equipe econômica na condução da economia, mas das mostras de Dilma nos últimos quatro anos chego a duvidar quaisquer possibilidades. Desarrumar a casa é sempre mais fácil que arrumar então, só nos resta torcer que ainda que meia-boca, esta equipe tenha as bençãos de Deus.

  3. O PT afundou o Brasil. Contra fatos, não há argumentos. Enquanto não existir no Brasil um governo verdadeiramente de direita, continuaremos rumo ao padrão africano de desenvolvimento. País rico é país sem PT.

    1. Sai daí alienado, é por causa de esquerdopatas e direitopatas como você que o brasil não cresce!

      1. Boa Mateus! Acertou em cima. É esse tipo que queima qualquer tipo de desenvolvimento (inclusive o intelectual)!!!

    2. Acha que o PSDB é o salvador do Brasil mas consegue ser pior que o PT.

      1. Eu não sou ladrão e nem incompetente. Vim da pobreza e venci na vida por méritos próprios. Por tudo isso, não posso ser de esquerda, ou seja, eu sou o Brasil que sustenta e não o Brasil canhoto que é sustentado. PSDB não é partido de direita. É de esquerda. Por isso também é incompetente.

        1. Ô Marcos: acho que você tem que melhorar muito a sua cultura e perceber que a competência e a ladroagem não tem a ver com as tendências políticas das pessoas. Posso te garantir que a sua visão estreita te dificulta chegar nessa dimensão de humanidade…

  4. O PT viveu dias bons se aproveitando da onda deixada!

    Agora a onda acabou e está colhendo a sua péssima administração a longo prazo.

  5. Aguardem o resultado dos índices de inflação de Jan / Fev / Mar de 2015 aí veremos o TAMANHO do ESTRAGO praticado pela “administração” petista !!!

  6. VOU REPASSAR todos os aumentos dos impostos para todos os produtos e serviços, quem pagará toda essa conta, SERÃO OS POBRES !!

  7. Em meados de janeiro/2011, no início do mandato da Dilma, o dólar era R$ 1,61. Hoje beira a casa dos R$ 2,67, com uma variação de mais de 65% no custo de vida dos brasileiros. Precisa dizer mais alguma coisa?

  8. Enquanto os ratos estiverem no poder graças aos 54 milhões de ingênuos (sic) ou mal intencionados e/ou coniventes, estaremos lascados!
    Esse governo não passa confiança pra ninguém! A máscara do PT já caiu diante do mundo! Definitivamente, eles são a maior organização criminosa que atua no Brasil desde o descobrimento 514 anos atrás!

  9. Tem muita gente mamando nas tetas do governo graças a carga tributária absurda, sem o devido retorno à população e, graças também, a agregação de valor obtido nas privatizações(impostos sobre uma base muito maior, ex: se antes eram 10 telefones hoje são 1.000). Acontece que a vaca está morrendo, o leite ficando fino e, o segundo “milagre” econômico acabando. No primeiro “milagre” se deixou uma infraestrutura usada até hoje, o segundo está deixando uma cambada de parasitas agarrados nas tetas da vaca.

  10. O país se acha de tal forma mergulhado na incompetência e corrupção generalizada que esperar alguma melhora é mais ou menos como tratar de um paciente com câncer metastásico e terminal acrescido de falência múltipla dos órgãos e achar que ele vai se curar. Pode? Sim! Só com milagre.

  11. Não são os partidos, que implicarão em uma mudança do país, mas sim leis severas que possam punir, esses péssimos gestores, que em qualquer empresa seria já teriam no mínimo, sido punidos com a carta de demissão. Administrar com uma visão egocêntrica e de superioridade, é sinal de fragilidade administrativa.

  12. Não é só a inflação que subiu alem da conta, o desemprego tambem, o Instituto Nacional de Estatística mostra que a taxa é de 20,7% se fosse contabilizado os interessados em trabalhar que não procuram emprego. Isso mostra como o PT a cada dia destroi mais este pais.

  13. Aumentar a taxa Selic para conter a inflação é o mesmo que parar de fumar para curar fratura em algum lugar do corpo. Nada tem a ver, uma coisa com a outra. Nos desgovernos de FHC, os juros da Selic chegaram a 45% ao ano e a inflação a 12%. Se aumentar a Selic resolvesse nos desgovernos de FHC a inflação seria negativa. E o que é pior são nossos jornalistas comentarias de economia, não são nem uma coisa nem outra. Onde eles estavam nos desgovernos de FHC? O que escreviam naquela época? E olha que não se construía nada, não se reformada nada, só se vendia tudo para sumir com o dinheiro das vendas. Hoje se constrói estradas, pontes, viadutos, refinarias, usinas, ferrovias, universidades, escolas, casas, apartamentos, estaleiro, compra-se aviões de caça, explora-se petróleo, constrói-se estádios de futebol (que a mídia não teve como esconder).

    1. parabéns companheiro, já vi que você não perdeu uma fala do Grande Guia, so que ou você enterrou a cabeça na areia ou não enxerga nada visto posto que no atual governo tudo foi entregue a iniciativa privada.

    2. e no sétimo dia ele descansou foi comer um churrasco e tomar uma, afinal construir o Brasil da trabalho, ne?

  14. Que tipo de “patriotas” somos nós? Preferimos ficar na moita assistindo o Brasil indo pelos ralos, ao invés de ir para as ruas, a exemplo do povo da capital de São Paulo, em junho de 2013, claro, sem vandalismo . A “democracia” que ainda existe, dá liberdade e direito a todos nós brasileiros de todos os municípios de cada estado irmos aos milhões e milhões para as ruas e exigir o “despejo já”!

Comments are closed.