Comissionados também são maioria na Câmara e no Senado, apontam leitores

Dinheiro Público & Cia

Fontes de dados enviadas por leitores mostram que, como em cinco ministérios do Executivo federal, nomeados para cargos de confiança e outros comissionados compõem mais da metade dos quadros de funcionários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Na Câmara, o número é inflado pelos funcionários nomeados para os gabinetes dos deputados, ou, no jargão da Casa, secretariado parlamentar. São 9.969 recrutados fora do serviço público e mais 429 requisitados de outros órgãos, segundo números de 1º de março. Há ainda 1.313 ocupantes de “Cargos de Natureza Especial”, lotados, principalmente, nas lideranças partidárias.

Os servidores efetivos da Câmara somam 3.451, dos quais 44%, ou 1.517, exercem funções comissionadas.

No Senado, dados recém-atualizados mostram 3.253 funcionários nomeados para cargos comissionados, contra 3.040 servidores efetivos.

Comentários

  1. E os salários? A diferença é completamente inexplicável para os mesmos cargos de outros Poderes ou até mesmo para empresas públicas ou sociedades de economia mista. Um publicitário dos correios faz concurso para ganhar 2.500 iniciais. No senado o mesmo cargo, mesma formação o salário começa em torno de 14 mil reais. Tem motorista do senado que ganha mais que um tenente aviador da força aérea.

  2. isso não é nada . da uma olhada no quadro suplementar da funasa rj .5.000 barbudinhos que não fazem nada pra niguem.

  3. Já estamos todos cansados de imoralidades como essas. Onde fica a auto-estima dos cidadãos comuns que padecem em seus subempregos?

  4. O serviço público só será moralizado quando acabarem com esses cargos comissionados de livre provimento. Isso é vergonhoso, na maioria dos lugares um comissionado ganha 3 vezes o salário de um funcionário concursado, verdadeiro cabide de empregos para acomodar apadrinhados.

  5. Como fica o princípio da proporcionalidade?
    É só denunciar o fato ao Ministério Público.
    Já existe jurisprudência firmado pelo STB sobre o assunto.
    Se nada for feito, para quê a Constituição Federal e o Estado de Direito?

  6. Impressionante como esses Chefes de Poder vão na contra-mão de uma gestão eficiente. Apadrinhados na mamata.

  7. Parabéns por publicar essa informação. Ela mostra o quanto o nosso país, infelizmente, está moralmente falido, com os nossos órgãos públicos dando abrigo a milhares de apadrinhados e preterindo servidores concursados.

  8. E as duas casas fizeram recentemente concursos públicos. Porque não chamam os merecidos concursados que batalharam e passaram pela prova?
    Porque trocam técnicos por apadrinhados?
    Um pouca vergonha.
    Sugiro matéria que aprofunde a questão.

  9. No Brasil é assim: trabalhar e estudar nao leva a nenhum lugar. Tem que ser amigo de alguém, ser indicado.

  10. É uma vergonha! O concurseiro estuda, deixar de curtir a vida para ficar meses estudando. Finalmente, quando consegue ser aprovado. Aparece determinadas pessoas que preferem nomear esses marajás, que na maioria das vezes não têm conhecimento para ocupar um cargo público e acabam ocupando a vaga do concurseiro. Se não bastasse isso, recebem salários exorbitantes e nem cumprem o horário de trabalho.

  11. Como esses nobres senhores costumam dizer em suas macabras salas de reuniões, quando vão distribuir benefícios aos compadres: “eles fazem o que querem, na hora que querem e pra quem eles desejarem”. Certo, sr. Despachante.sf?

  12. Que absurdo! Essas notícias doem na alma! Em pensar que é o nosso dinheiro escorrendo e indo parar no bolso de quem não perdeu um dia de estudo para estar alí. Ser amigo/parente de um parlamentar já é competência suficiente para esse pessoal. Há um concurso vigente para o Senado Federal e Câmara dos Deputados. No SF, desde o início do ano, congelaram as nomeações. Deve ser para sobrar mais espaço para os comissionados, né?! Ah, Brasil, por que és assim?

  13. É impressionante o quanto esses políticos são picaretas!! Posam de moralizadores , mas na verdade continuam com os velhos hábitos da malandragem, do apadrinhamento e da corrupção! Respeitem a Constituição! Bando de hipócritas!!! O Senado não é a sua casa Renan “Calhordas”!

Comments are closed.