Saiba como acompanhar a elaboração e a execução do Orçamento

Dinheiro Público & Cia

Um dos maiores progressos do país da década de 90 para cá se deu na transparência do gasto público nas três esferas do governo. É possível não apenas conhecer o conteúdo dos Orçamentos, mas também como ele é executado na União, nos Estados e nos municípios.

Abaixo, um guia das informações mais básicas no governo federal, no Estado e na Prefeitura de São Paulo.

 

Comentários

    1. Meus Parabens a “Folha”, nós brasileiros agradecemos pelas infomações econômicas, visto que tudo vem deste governo não merece credibilidade, todos índices fornecidos pelo governo são manipulados politicamente e de quebra as propagandas engonosas que não condiz com a verdade.

      1. Acho que o Sr. Alves não entendeu. A folha só sistematizou o que já do conhecimento e domínio público no site da União. Nos Estados ele poderá encontrar no Postal da Transparência. Quanto aos números a novidade é a confirmação de que somente o Estado de São Paulo possui quase 30% a mais de cargos comissionados (de livre nomeração e exeneração) em relação ao quantitativo existente na União. Battisti.

  1. Excelente trabalho da folha. Viva a Democracia, viva a liberdade, que estas sejam eternas e livres a todos os povos
    VIVA A FOLHA DE SÃO PAULO.

  2. Infográfico lindo e organizado. Porém, se tornaria útil se passasse a informação completa ao leitor. Não é preciso muita pesquisa para se verificar que o orçamento público é composto por 3 peças, Lei Orçamentária Anual, Lei de Diretrizes Orçamentarias e o Plano Plurianual…favor verificar

    1. Juliana,

      Você tem razão, mas a opção foi por mostrar as peças de compreensão mais imediata, a LDO e a lei orçamentária. O Plano Plurianual, por compreender um prazo de quatro anos, é de consulta muito mais difícil.

      1. Mas como entender peças de ”compreensão imediata” se elas se referem ao Plano Plurianual? É o PPA que vai ditar como serão e quais serão os pontos elaborados pela LDO e pela LOA.
        Posso estar enganada, mas é de extrema importância o leitor compreender que o orçamento público é algo que transpassa a gestão do governante X ou Y, já que o PPA dispõe sobre os 3 ultimos anos de gestão de m governante X e sobre o primeiro ano de mandato do governante Y.

        1. Juliana,

          É mais simples comparar a execução do Orçamento com a lei orçamentária de um determinado ano do que com o PPA, que estabelece compromissos para um período de quatro anos (com uma programação que, infelizmente, nem sempre é seguida na prática). A partir de sua sugestão, o blog tratará, oportunamente, do PPA.

  3. O grande problema do Brasil. De que adianta saber como acompanhar a execução do orçamento. O problema está no próprio orçamento. O povo brasileiro não imagina o que ali contem. Se tivessemos o sadio costume de procurar saber o que está previsto no orçamento, pediriamos prisão perpétua para a turma que, todos os anos, lesa o País.

  4. ESTA MATERIA DEVERIA SER ENSINADA EM TODAS AS ESCOLAS E DEVERÍAMOS TER DE PARTICIPAR OBRIGATORIAMENTE DA ELABORAÇÃO, ASSIM COMO DAS ELEIÇÕES MAS ISSO É OUTRA HISTÓRIA….

  5. … esqueceram de colocar nos “estudos” o $ que vai para o “ralo” uns 800 bi/ano. Uma das primeiras coisas criadas pelos milicos 31/12/64 foi o sigilo fiscal para que os ralos funcionem livres de obstáculos. Depois jun/65 criaram o sigilo bancário, para os me ninos lavarem o $ do ralo … afinal temos que fazer as coisas dentro da lei !

  6. De acordo com o que se vê rolando, não dá para acreditar nas promessas de austeridade vindas de um governo que está envolvido até o fígado com corrupção, e envolve o legislativo para aprovar o estouro do orçamento. Como se pode ver austeridade em um governo que quer mais dinheiro para gastar sem prestar contas aos eleitores?

Comments are closed.