Dilma alega controle de gastos e veta criação de novos municípios

Dinheiro Público & Cia

Com sua política de controle de gastos em crescente descrédito, a presidente Dilma Rousseff abriu um potencial conflito com o Congresso ao vetar integralmente o projeto aprovado no mês passado que permitia a criação de algo como 180 novos municípios.

Segundo a argumentação apresentada no “Diário Oficial” de hoje, a medida permitiria “a expansão expressiva do número de municípios do país, resultando em aumento de despesas com a manutenção de sua estrutura administrativa e representativa”.

“Esse crescimento de despesas não será acompanhado por receitas equivalentes, o que impactará negativamente a sustentabilidade fiscal e a estabilidade macroeconômica”, diz a justificativa do veto, atribuída a recomendação do Ministério da Fazenda.

Interesse de candidatos a prefeitos, a vereador, deputados e senadores, o projeto teve apoio de ampla maioria no Congresso. Na última votação, no Senado, passou por 53 votos a 5.

As regras brasileiras estimulam a criação de municípios sem fontes mínimas de receita para financiar suas atividades, graças aos repasses obrigatórios de recursos da União e dos Estados.

Conforme o blog noticiou, em mais da metade dos municípios do país, as receitas próprias não chegam a 10% do Orçamento.

A principal transferência de recursos da União para as prefeituras é o FPM (Fundo de Participação dos Municípios), formado por 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados.

Para o Palácio do Planalto, a criação de novos municípios forçaria mais divisões dos recursos do FPM, o que prejudicaria principalmente “os municípios menores e com maiores dificuldades financeiras”.

O texto do Congresso poderia resultar em até mais municípios que os 180 estimados no dia da votação.

Um levantamento feito pela Folha com dados dos 5.565 municípios do país constatou que 269 distritos teriam, segundo as regras do projeto vetado, condições para iniciar um processo de emancipação.

Comentários

  1. Detesto a Dilma, mas tenho que dar parabéns a ela, estão querendo criar cargos em municípios que não tem a menor chance de se manter, portanto onerar o que já está insuportável, fora o que farão com o dinheiro público.

    1. Alguma coisa boa tem que sair. Não dá mais só para remar contra o melhor para a nação em prol ao populismo.
      Conter gastos era uma coisa que ela tinha que estar fazendo há muito tempo. Por exemplo, transferir os gastos de infra estrutura para a iniciativa privada. Ia dar uma alavancada na economia gigantesca (privatização de portos, aeroportos, estradas, etc…) já no inicio do mandato dela. se isso tivesse acontecido estaríamos com crescimento da ordem de 4-5% a.a.

        1. Eu também sou economista, mas só defendo a transferência de determinados serviços a iniciativa privada, atrelada a redução proporcional do que o contribuinte paga de impostos ao governo. Sem essa redução, acabamos por pagar duas vezes pelo mesmo serviço. Já fazemos isso, com educação, saúde e transporte. Desse jeito não dá.

          1. Quando privatizamos e continuamos a pagar impostos pagamos duas vezes. Manter nas mãos do governo pagamos 10X. Prefiro que privatizar e manter pagando os impostos.

          2. Sr economista, como se chama o imposto que eu pago pra manter funcionários publicos ganhando salários na casa dos 5 digitos (mensais) e um horda de beneficios previdenciarios de gente que nao contribuiu nem perto do que vai receber? Dado que metade do que se arrecada nesse país vai pra sustentar esse bando de gente improdutiva, como que a gente faz pra privatizar esse povo e eliminar eles dos nossos impostos?

    2. roberto eu tambem não suporto esta kzarina, mas tiro chapeu, uma atitude correta, o custo de novos municipios seria extremamente malefico a ececonomia como um todo, mas benefico p politicos q atuam na area da cohrruhphção

      1. Primeiro que não se terá custos pois o fpm será dividido proporcionalmente para todos os municípios brasileiros, a perda de arrecadação será mínima, em compensação distritos iguais ao nosso trarão desenvolvimento e renda parao País ou seja o desenvolvimento sustentavel irá aumentar, agora vocês que não conhecem o descaso dos distritos abandonados durante décadas e que estão com sua poupas sentadas em apartamentos de luxo esbanjando nojeira, tem que ser contra mesmo!!!!

    3. é porque vc não mora nos ditritos esquecido.
      os que levam comida para a mesa de voces.

      1. Eu e que coloco comida na mesa destes distritos, atraves dos impostos exorbitantes que pago para sustentar um monte de …

      2. Para quem mora em distrito esquecido, uma solução simples: aprenda a votar em prefeitos e vereadores que tenham compromissos com vocês. Vira município não é a solução ideal para 99% dos distritos.

        1. Concordo plenamente com Ruisley!
          Aumentar o numero de municipios não vai diretamente melhorar a vida da população, mas sim, facilitar a vida dos “malandros” de plantão!

          Uma questão que precisa ser revista na Constituição Brasileira é o tange a obrigação de pagamento Salarios para Vereadores/Prefeitos de cidades sem sustentabilidade financeira… Pois estas atividades, assim como no passado era vista de caracter cívico e não teria pagamento de salarios…

          Façamos um movimento para extinguir Camaras de Vereadores em cidades com menos de 20 mil hab. Redução Imediata de cadeira de vereadores de cidades entre 20 e 80 Mil hab. E numero reduzido de vereadores remunerados nas cidades com mais de 80 mil hab.

          1. Este é o caminho. Quem terá coragem no governo para defender esta Lei? Infelizmente este país está fadado ao fracasso

          2. Meus efusivos cumprimentos, militei na política por 16 anos em uma pequena cidade, e posso afirmar que aumentar o número de municípios aumenta o número de corruptos no brasil.

        2. Ruysley, com certeza você mora numa média ou grande cidade, não conhece a realidade de quem vive nos distritos. Quando cria um novo município, apenas divide o bolo entre os municípios. Esta conversa de que os eleitores tem que saber escolher o candidato a prefeito na hora de votar, é algo abstrato. O bom não vem com a estrela na testa.
          O problema é que muitos eleitos fazem gestão política, não gestão publica.

        3. você disse tudo , pois criar municípios que já nascem para ser fonte receitas para alguns políticos que vão administrar para seus egos é perca de dinheiro nosso e isso já percebo com os atuais!

      3. Wilson, a criação de um município também tem, com certeza, essa finalidade. Ou seja, melhorar a assistência de uma comunidade, o que justificaria a ausência de capacidade econômica do novo município. Porém, todos nós sabemos que o interesse dos políticos em criar um novo município não é o “povo” e sim mais “cargos políticos” aumentando mais ainda a corrupção.

    4. É impressionante a quantidade de municípios que existem no país com cerca de mil habitantes. Sem a mínima condição de gerar receita pra se manter. Aí nós temos que pagar salário de prefeito e vereadores, secretários, assessores e etc. Parabéns à Dilma por essa decisão, mas nossos representantes não vão deixar isso barato e vão derrubar o veto.

    5. Concordo plenamente, deveria existir uma lei proibindo a criação de novos municípios e estados pelos próximos 20 anos. Além disso, deveriam-se extinguir todos os municípios com menos de 20 mil habitantes pra começar.

    6. Este País está cheio de Gerson’s. Olha só 180 espertinhos querendo se dar bem. Vão trabalhar lote de vagabundos. Já pensou quanto ia custar essas 180 novas cidades? Já chega os estádios de futebol ….

      1. Você errou na conta: 180 prefeitos, 180 vice-prefeitos (não farão nada também!), 180*7 vereadores (1260) mais cargos de confiança, secretários, assessores, uma infinidade de parasitas vivendo às custas do dinheiro dos outros

    7. Senhor Roberto, boas!!! Concordo: até que enfim ela acertou uma… Só faltou o seguinte: acabar com prefeituras que não podem se autosustentar. Na realidade essa estupidez de nós, contribuintes, bancarmos mais 90% dos gastos é ilógica e desumana. Prefeituras que não se sustentam deveriam voltar as suas origens e tornarem-se distritos ou algo parecido sob a égide da prefeitura que lhes deu origem. Chega de se bancar com o nosso dinheiro e suor miríades de políticos. Eli Campos Perez

    8. Cada vez admiro mais este governo, quer seja pelo MaisMédico, PréSal x educação e postura profissional e esta agora. Excelente. Tem que cair pelo menos uns 50% o número de deputados federais e senadores. Isto sim.

    9. Sinceramente essa da Dilma não entendi. Ora, se tem município dentro das possibilidades por que não? Não deveria generalizar as coisas. Das duas “uma”. Além disso o “Povo” é soberano e democrático, é dele que emana a “vontade”. O que é certo, é certo. Direito de expressão, e declarar-se independente. Esqueci: rasgaram a CF/88.

    10. Isso é por que vc não mora em um distrito comandado pelo município mãe que é menor que o distrito em todas areas

    11. O Congresso Nacional é uma piada. Com a
      economia estagnada quer aumentar despesas com mais vagabundos(prefeitos,
      vereadores e cia.). Isto é falta de trabalho!!

    12. apoiado caro Roberto, e quando ela ira diminuir os MINISTERIOS o mais cabide de empregos deste governo incompetente.

    13. vc realmente não sabe oq esta falando parcero vc sabia que tem distritos que equivalem a mais de 30 % da renda de seu municipio gestor e não consegue se desenvolver por que o municipio em questão atrasa seu desenvolvimento tirando dele os recursos e aplicando em contas bancarias de politicos safados como a dilma e a corja do PT

  2. olá, bom dia. como se não bastasse o trabalhador pagar imposto de renda de salário, essa criação malandra de novos municípios não passa de safadeza desenfreada dessa cambada de malandros e oportunistas. Mude a lei para que essa esculhambação só possa acontecer se o novo município tiver condição suficiente para se sustentar. a vagabundagem começa com a aprovação de leis medíocres por políticos desontestos.

    1. Os trabalhadores dos distritos pagam impostos tanto quanto você, meu amigo. E mais de 80% dos mais de 5500 municípios brasileiros têm menos de 50.000 habitantes. E TODOS eles são absolutamente dependentes do FPM.
      A proposta da Lei é legítima, mas esbarra nas limitações orçamentárias do governo.

      Talvez se os municípios dessem mais atenção aos seus distritos…

  3. Aprovadíssima !!!!!!!!

    Não votei na Dilma e não sou a favor do Governo dela. Mas nesta decisão que ela tomou, eu apoio 200%.
    Parabens !!!!!

    1. Vc apoia. pq não conhece a dificuldades que nós distritos temos… somos distrito e ficamos sustentando o municipio mãe que nos abandona sem recursos….HJ plantamos mais de 200.00 ha de soja e somos totalmente autosustentáveis…..

      1. É isso Nilton!!! Produzimos riquezas que são “levadas” para para a sede do município e que nunca voltam na forma de melhorias. Monte Verde-MG onde moro, possui mais de 200 estabelecimentos de hotelaria, enquanto a sede Camanducaia-MG, tem 02(dois) hotéis. Todos os impostos e incentivos federais e estaduais para o turismo nunca chegam até aqui. Somos tratados como cidadãos de 2ª categoria, sem assistência na saúde, educação, segurança e infra estrutura. E ainda temos que ouvir comentários burros de quem não conhece a situação……..

        1. é simples Márcio, votem em candidatos do distrito de Monte Verde

          1. Mais simples ainda Joaquim! A população de Camanducaia é muito maior que a de Monte Verde. assim como a maioria dos distritos que estão na mesma condição. Gostaria que você me explicasse como isso seria possível…. já que é TÃO SIMPLES ASSIM…

        2. Comentarios Burr..
          Voces não tem com tanto, não conseguem se sobrepor a politica de Camanducaia. voces e que são Buuuurrrrrrrrrrooooooooos

          1. Não se consegue entender o que você escreveu, e o burro somos nós????????

        3. Se a situação de Monte Verde-MG em relação a Camanducaia-MG e tão gritante, porque não propõe a elevação de Monte Verde a Município e Camanducaia a distrito? Assim não seria preciso criar novos cargos publicos pagos com o dinheiro que todos pagamos.

          1. Você Sergio ou Sérgio não sei, com seu raciocínio rápido e toda sua inteligência, talvez seja a solução para a situação dos distritos. Agora me diga SE FOR CAPAZ!!!!! Amparado em que lei poderíamos fazer isso acontecer…..

          2. Resido no distrito de Chaveslandia – MG a sede do nosso distrito é Santa Vitória – MG e nossa força politica se organizou a ponto do distrito com aproximadamente 5 mil habitantes decidir as eleições para Prefeito, frente a população de 18 mil habitantes de Santa Vitória. Elegemos o prefeito, contudo o vice prefeito e um secretario pertencem ao distrito e tem força politica para nos representar. O Chaveslandia virou um canteiro de obras e a população antes abandonada conta hoje com melhorias na saúde, infra estrutura, habitação nunca vista por este povo que viveu a deriva por vários anos. Então pergunto a vocês se a solução esta na criação de novos municípios?

  4. Se a PresidenTa vetar mesmo esse projeto (o que não acredito) e porque a situação financeira do pais esta feia mesmo!!!

    1. Moro em M Verde. Somos distrito de Camanducaia.A decadas geramos receita que sustenta um municipio cheio de parasitas que se fartam com nossas rendas enquanto permanecemos em ruinas!
      Sra Presidente quer economizar as nossas custas? Sugiro a Sra que estanque as roubalheiras dos parlamentares e assim sobrará renda ..

  5. RAPAZ !!!, Eis uma Grande Administradora da Coisa Pública !!!! Esse negócio de criação de Municípios, nada mais é, do que, um aumento das Tetas Governamentais, pois indivíduos inescrupulosos, estão sem espaços, para sugar seu “Leite”…PARABÉNS, que haja uma diminuição nos mesmos , e não Aumento…

  6. Parabens Presidenta Dilma…..nos precisamos de politicos que tem coragem de dizer não ao que é errado…..Parabens…conte com nosso apoio….

    1. Eu também não gosto do partido dela, mas eu dou-lhes o parabéns, pois criar mais município é um absurdo!

  7. Também não votei na Dilma, mas gostei da decisão tomada por ela… Parabens por este ato!!!!

  8. Se depender de mim, fechas-se o congresso nacional. Não concordo com a teoria de que é um mal necessário.
    Quem disse que para ter democracia, é preciso ter 580 pessoas atrapalhando o desenvolvimento do país.

    1. Parabéns Zeca. Resposta mais sábia! Na verdade a maioria do Congresso só atrapalha mesmo o nosso desenvolvimento. Pura politicagem em favor próprio e dos malditos partidos.

      1. Não nos esqueçamos dos deputados estaduais e dos vereadores… Cada qual com seus “aspones”, motoristas, carros, etc. É muita gente vivendo às custas de nossos impostos.

    2. Não sou contra o congresso como instituição, mas sou totalmente contra como ele está formado e operando.
      Primeiro a representação proporcional. Cada deputando representado 1 milhao de pessoas (teríamos por vota de 200 deputados). Voto proporcional.
      Segundo, apenas exercer o deputado que recebeu voto direto, nada de suplente indicado do partido e etc….
      Exigir qualificação dos candidatos, por exemplo provada capacidade de representação popular (ex-sindico, ex-presidente de comunidade de bairro…etc).
      Assim o congresso representaria algo e não a bagunça de representação que é hoje, que ninguém sabe quem representa quem.

  9. se ela continuar gastando mais que ela já gasta com 39 ministérios, ai sim que o rombo d
    as dividas, vai ficar para o próximo Governo, e a inflação vai virar uma bola de neve, pois um governo que só sabe gastar é essa Dilma.

  10. O Brasil possui cerca de 5570 municípios e os Estados Unidos 19355, sendo que os dois países possuem áreas similares. Portanto, o problema não é o número de cidades, mas a maneira com que o Governo Federal se apossa da riqueza, deixando os municípios de pires na mão. Somos uma federação apenas no papel.

    1. Enfim um comentário sensato. A grande maioria que é contra a emancipação dos distritos não conhecem ou desprezam as necessidades dos distritos, onde o cidadão é tratado como cidadão de 2ª categoria. Onde se paga todos os impostos como qualquer cidade mas não recebe os benefícios que TEM direito. Moro em Monte Verde-MG, onde os recursos vão para a sede dos distrito, e nunca voltam na forma de melhorias na saude, educação, segurança e infra estrutura. VOCÊS QUE ACHAM ISSO, PAREM!!!!! PENSEM!!!!!, PARA NÃO DIZER BESTEIRAS.

    2. Cloves, de onde você tirou este número de cidades nos Estados Unidos?

      City 10,016
      comunidad 147
      municipality 1
      town 4,431
      urbana 78
      village 3,770
      ——————
      total 18,443

      Em minha opinião a criação de novos municípios não vai resolver o problema dos distritos. É necessária uma fiscalização séria para garantir o envio dos recursos para onde são realmente necessários.

    3. Voce só esqueceu que nos eua esse numero de municipios fica subordinada a um condado, ou seja, na pratica a sede do condado é a sede o municipio, e os municipios de la correspondem aos distritos daqui. Alem disso, o trabalho de prefeito e vereadores em cidades muito pequenas é voluntario e sem remuneraçao, pois se o municipio não tem condições de se manter tambem não pode pagar salario a funcionarios provisorios.

  11. Até que enfim alguém viu a não necessidade de criar novos municípios por trazerem somente despesas a união.
    Deveria sim é acabar com estes municipiosinhos que se sustentam as custas nos nossos impostos pois sem isso não sobrevivem, pensem nisso Senhores Deputados. precisamos de saúde, segurança e educação de verdade neste pais e não onerar mais o estado para criar tais municípios e o povo ter que sustentar toda esta máquina administrativa.
    Abraço.

  12. Apoio a Presidente, temos que dar um basta nesse pseudos políticos que não passam de oportunistas.

  13. Esse governo não tem controle nos gastos públicos , somente agora caiu a ficha , em não aprovar a criação de novos municipios !!!

  14. Ate que em fim alguem acordou,pois seria mais 3000 malandros a serem sustentados pelos coitados dos trabalhadores Brasilieros.
    Agora falta acabar com os mais de 500 municipios com menos de 10.000 habitantes que não tem renda propria.

  15. Felizmente, BOAS NOTÍCIAS. Eu fiz um abaixo assinado para que a presidente vetasse este absurdo. Fico feliz do abaixo assinado nem ter sido necessário. Parece que os planos dos pilantras foi por água a baixo. Vão ter que prometer outras coisinhas para seus comparsas.

  16. medida válida mas o governo precisa parar de gastar mal. Obras do PAC estão descontroladas e estão prejudicando as contas do país. O dinheiro está vazando pelo ralo.Todo mundo sabe disso, menos o governo

  17. Nossa como o povo é inocente, ninguém percebeu que ela só fez isso pq. o caixa para manter os 40 ladrões está ficando baixo… só existe gente mamando e mamando e ela tem que garantir o “leite das crianças” e ainda manter as bolsas esmolas para compra de votos, ela não fez isso simplesmente pq. não precisará arcar com mais “filhos” do que os que ela já tem para sustentar , afinal eles querem comandar tudo…. e demais a mais a mamata tá boa demais e dai se isso passa ela vai ter que mexer na mesada da cambada. Mas ainda assim ela é bem vista, isto na minha opinião poderia demandar mudanças de qtos politicos poderia ter em cada municipio e que viesse a gerar renda como empregos e novas oportunidades mas só povo ignorante não ve nada lém de uma boa ação da corrupta ladra e farsante dilma, seria apenas uma questão de gerenciar com honestidade esses novos municipios mas ninguém pensou assim, e dai bora lá que o Brasil continua sendo terra dos tupiniquins. dilma jamais terá meu voto e muito menos a cambada dos petralhas.Bom dia á todos!

  18. Não votei na Dilma, porém gostei da medida que tomou , em vetar este absurdo.

  19. Viva o Brasil!!!
    Mais uma vez, uma tapa na cara na classe política demagógica (grande maioria). Esses caras vivem em um outro país, de fábula e descomprometimento com a coisa pública. Só querem saber de mamar.
    Vamos ver como vão votar os senadores e deputados do PSDB, PSB… para derrubar esse veto. São mesmo uma alternativa séria de poder, vemos ver os votos.

  20. Até que enfim o congresso oportunizou a 1ª ação do governo Dilma, pensei que ia terminar o seu mandato sem nenhuma medida de contenção de gastos

  21. Na verdade, o governo federal concentra os recursos para se manter no poder. mais muni cipios nao significa mais gastos, mas sim melhor distribuição. afinal e nos municipios que as pessoas vivem e pagam seus impostos para o gigante falido chamado maquina publica federal.

  22. Presidenta, apoiada! Que sorte termos a senhora para barrar essa insanidade.

    1. Ele não fez nada de mais. Na verdade está devendo como líder!
      Cade o crescimento economico. Cade a eficiência do estado (32 ministérios) imagina voce comandando 32 pesos pesados em politicagem e interesses.
      Está faltando mais eficiência como um todo. e isso ela não tem trazido para o Brasil.

  23. não concordo com a maioria dos atos da Presidência da República, mas esse foi, com certeza, acertado. Bom senso na medida!

  24. Esta é a primeira medida do governo Dilma que apoio incondicionalmente mas sem esquecer que despesa mesmo são esses 40 ministérios completamente inúteis.

  25. Uma sugestão: para viabilizar a criação de novos municípios, que não comprovem renda suficiente, os vereadores desses municípios nada receberiam durante os primeiros dez anos. Os funcionários do executivo teriam os salários proporcionais à renda própria do município, apurada em dados oficiais fidedignos.

  26. Essa Dilma é uma tranqueira mesmo, o comunismo bolivariano que num acaba

  27. Pela primeira vez, tenho que dar os parabéns para a Dilma. Como diz o ditado: Um relógio parado está certo duas vezes por dia. Desta vez ela está certa… tomara que logo acerte mais alguma coisa.

  28. Parabens Dilma, acertou desta vez. Sabemos que estes interessados em que seus municípios passem a cidades é para o bem deles pois serão eleitos prefeitos e nudam a sua vida e de seus familiares tornando-os ricos e os bestas cupando os dedos. Parabens Dilma.

  29. Finalmente o bom senso falou mais alto, e tem mais, acho que tem que acabar com, pelo menos, 1000 municípios existentes. É só cabide de emprego e geração de despesas

  30. que belo veto mas morro de medo do povo da esmola, temos que nos unirmos [classe media] e votar no PSDB.

    1. Isso mesmo, vote no partido do apagão, do trensalão paulista e mensalão mineiro “o original” e ajude a levar o país mais pro fundo do poço.

    2. Comentário desprezível! Grandes avanços o PSDB insere na sociedade! Como dizia Cazuza… ” a burguesia fede, a burguesia quer ficar rica… enquanto houver burguesia, não vai haver poesia!”.
      Prefiro a sinceridade dos menos favorecidos à mediocridade dessa burguesia segregadora e monstruosa! Vai estudar Aristóteles… talvez você aprenda algo.

  31. Realmente o Brasil esta no fundo do poço, é muita pilantragem, muito absurdo um atrás do outro, eles não fazem nada, absolutamente nada para tornar este país viável, o que eles querem é viver o presente, o resto que se exploda.Cadeia para eles e perpetua e numa ilha cercada por tubarões.

  32. Problema é outro, moro em um distrito, 130 km da cidade, que gera 33% da renda do municipio, temos 7 mil hab, e desse 33% nao tem retorno aqui, temos sim condiçoes de andar com as proprias pernas, o problema todo foi que antes criava-se municipios a revelia, o que falta eh uma fiscalizaçao maior na criaçao dos municipios, impor regras, e voltar alguns que ja foram emancipados para distritos pois nao se sustentam, vcs que aprovaram a ideia ai acima, aposto que moram em cidades grandes, tem asfalto, saneamento basico, qualidade de vida, queria ver viver aqui se iam pensar assim

    1. Se não tem condição de pagar por 100% dos seus custos não tem que ter asfalto e etc mesmo não.

  33. Pe|os menos nessa rejeição de criação de 188 novas celas de roubalheiras(cidades) a DIMINHA acertou, mas como temos eleições pela frente fica duro de acreditar, sera que ela não bateu com a cabeça no criado mudo

  34. Criação de municípios que não possuem a mínima possibilidade de se manterem só interessa aos políticos daquela região. A realidade é que mais de 1/3 dos municípios do Brasil deveriam retornar a situação de distritos de onde se emanciparam.

  35. Não votei nessa quadrilha dos PETRALHAS, e jamais votarei (exemplo vergonhoso deste mensalão), porém, gostei desse procedimento em “vetar” criação de mais municipios; Como comento em rodinhas de amigos: desse “legislativo”, teria que ser decepado até a quarta geração.

  36. Parabéns para a Dilma, mas existem milhares de pequenas cidades que deveriam voltar a ser vilas, umas nem 3.000 habitantes tem na sede.Os prefeitos “passam a mão” no dindin, já que são municipios insignificantes e a fiscalização das contas ficam prá lá (haja NF fria)…Saem da prefeitura, geralmente, ricos.

  37. Boa Presidenta !
    Imagina a legião de novos prefeitos , vereadores , assessores e parasitas afins que teríamos …
    Agora , porque não aproveita o embalo e fecha uma dúzia de ministérios inúteis também ?

  38. Corretíssima a decisão. Aliás, a Presidenta deveria tomar decisões sem levar em conta o apoio no Congresso. Caso o Congresso a boicote, chame as Forças Armadas e feche aquele pardieiro: a população daria 99% do apoio. Democracia é fazer a vontade do povo!

  39. Eu não concordo com esta decisão, porque para alguns Municípios é bom ter um Distrito, pois este serve como um lugar para fazer seus descartes ,ex: máquinas, caminhões, computadores, aparelhos médicos, etc…, É BEM ESTA A NOSSA REALIDADE!!!

  40. Está de parabéns pela decisão, mas não fez nada além do lógico. O que tem que acontecer é enxugar a máquina e diminuir o número de municípios. Se não tem 10.000 eleitores e tiver outro município a menos que 50KM babau, deixou de ser município e passa a ser distrito. Nas prefeituras, câmaras e secretarias vão se criar hospitais, escolas, delegacias, etc.. A população vai ficar muito mais satisfeita.

  41. Ainda bem que prevaleceu o bom senso, criar novos municípios é aceitar e abrir as porteiras para o aumento das despesas, decisão acertadíssima da presidente Dilma.

  42. Parabéns Presidenta

    Não sou petista, não votei no PT, mas tenho que elogiar essa decisão. Lamentavelmente mais uma vez os parlamentares aprovaram uma medida que contraria a maioria da opinião da sociedade. Vale lembrar que dos municípios existentes, muito pouco são auto sustentáveis.

  43. A presidente foi sensata, em vetar essa Lei. Os municípios brasileiro vive com o pires na mão, pedindo dinheiro da União. As prefeituras são o câncer desse País, pode colocar o dinheiro que circular no mundo inteiro nas mãos desses gatunos que eles ainda vão dizer que é pouco.
    Chegar de roubalheira! O povo é quem paga a conta desses larápios. Cadê a Saúde e a Educação nesses Municípios.

  44. Gostaria de ver a Dilma, se reeleita, meter os pés no trazeiro do PT e demais partidos sanguessugas, e governarnar os 4 anos de com mão de ferro, tal como foi Margaret Thatcher e é Angela Merkel.

  45. Discordo da Dilma em muitos pontos, mas esta atitude dela é digna de reconhecimento e apoio. A criação destes municípios seria apenas para gerar mais e mais cargos públicos aumentando o consumo de nossos impostos pela máquina estatal. Ainda bem que ela se opôs ao absurdo projeto.

  46. Acho uma tremenda Idiotisse Clovis comparar o Brasil e EUA que é uma país desenvolvido que Rouba todos os outros países do Mundo , ROuba Matéria Prima , Petrólio , gás e vivem do juros de emrestimos que fazer aos países do terceiro Mundo .NoBrasil o governo rouba o próprio povo

  47. o que tem de parasita que contava com a aprovação deste projeto para mamar nas tetas do governo ou candidatando-se a prefeito ou a vereador não esta no gibi,nao pensem que fatura esta liquidada este projeto voltara ao senado e este veto pode ser derrubado.

  48. Finalmente uma medida inteligente desse governo maléfico do PT. Só faria aumentar a corja de vagabundos pagos com dinheiro público.

  49. Que milagre da Danta!!! Não fez mais que a obrigação de vetar essa palhaçada! Pedaços de chão que não têm como se manterem ativos e vivem dependendo de municípios maiores querem se tornar cidades por que?
    Vão ficarem dependendo dos outros, mas, querem ter prefeitos, vereadores e muitos cargos de confiança para mamarem nas tetas do Estado, né? Por mim , tinha era que acabar com 1/3 deles Brasil afora!

  50. a dilma ta certa , nos temos e que diminuir o numero de cidades, tem muitas cidades que eu conheço que numca cresce e os urubus ou vermes do poder ficam decadas mamando na cidadecriando um cabide de emprego para nos trouxas pagar a conta, tem por ex uma cidade no tocantins que tem em torno de mil hab e e cidaddee os trouxas sustentam os vereadores , prefeito e os secretarios e nao sobra nada pra nada.

  51. Isto me parece coisa plantada.
    Elaboram uma lei sem nenhum critério para que o executivo vete e apareça como o grande controlador de gastos.
    Pura ação política.

  52. Ela vetou porque outra me.da mandou. A gordinha feinha não sabe nem a hora que está com fome……….

  53. Não aprovo o (des)governo Dilma mas esta medida é boa. No Brasil a estrutura pública é inflada de acordo com o interesse político. Nunca em benfício do cidadão contribuinte. Medida como esta representa aconomia do dinheiro do contribuinte. Parabéns presidente. Espero que não seja apenas uma medida eleitoreira.

  54. Parabéns à Dilma por não ceder à demagogia. Em verdade, precisamos da extinção de municípios que não tem a menor viabilidade econômica e ficam mamando no FPM. Deveriam ser fundidos à municipios maiores até tornarem-se viáveis.

  55. Tem que ter coragem para vetar um projeto dessa natureza. Bom seria que ela tivesse o poder de acabar com parte esses municípios que existe hoje, principalmente em Minas Gerais e é Paulo.

  56. Acho acertado, mas com certeza e mais um engodo, ela sabe que o congresso não vai deixar barato e depois ela sai de heroina. Caso pensado.

  57. Parabéns Dilma!
    O bom seria rever a criação de municípios onde um bairro foi emancipado só para acomodar grupos políticos.

  58. Dilma está mais do que certa, uma atitude justa, correta, ajuizada, diferente dos congressistas que só sabem criar despesas sem a devida receita. Senhores deputados e sanadores, aproveitem os seus mandatos para cortar em pelo menos 50% o número de municipios, façam este grande favor ao Brasil.

  59. Desculpem a sinceridade, mas eu acho que ate se deveria discutir seriamente o retorno de estados como Roraima (45% da superficie sendo reserva indigena e as receitas do estado dependem 75% do fundo de participaçao dos municipios) a condiçao de terrritorio. Nenhum pais nunca será 100% urbanizado, varias regioes do pais terao a sina de serem reservas ecologicas e nunca poderao sustentar atividades economicas serias, entao tambem nao devem gerar encargos politicos desnecessarios. Não adianta sonhar que eu vou fazer minha regiao se desenvolver no meio do nada atraves de apoio politico e “virando municipio”. Seja realista. Se voce quer crescer, muitas vezes será obrigado a procurar outro lugar maior.

  60. Pra que ela vai gastar e ter trabalho, se ela pode roubar essa grana sem ter trabalho nenhum, sendo que pode comprar mais MI LI ON TOS ? (militontos = militantes são pessoas que acham que estão tendo vantagens em não trabalhar e ganhar algum $$, sem pensar no próprio futuro dos filhos, netos etc… )

  61. PARABENS Presidenta DILMA SÁBIA DECISÃO EM VETAR ESSE ESDRUXULO PROJETO DE APADRIAMENTO DE BANDOS DE SEM QUE FAZER QUERENDO AUMENTAR GASTOS E ROBALHEIRA.

  62. desta vez a d. dilma acertou, esse aumento do numero de municipios so beneficia essses sanguessugas do congresso nacional, prefeitos e vereadores dos futuros municipios

  63. Lamento os comentários desprovidos de conhecimentos técnicos sobre este tema. Escrevi uma tese de doutorado sobre enorme importância dos desmembramentos de municípios e sua importância na distribuição de renda e qualificação dos serviços aos munícipes de distritos que são deixados às minguas pelos municípios sedes. Só quem vive ou viveu em distritos sabe avaliar. Concordo que não deva haver municípios muito pequenos com mil habitantes, temos em São Paulo um com 867 hab, mas com muita renda e arrecadação por ter uma usina de cana nela, desta ninguém fala nada, então o que precisamos é um projeto claro de distribuição de receitas, um projeto correto de distribuição econômica no país, imaginem vcs que são contra se todos os pequenos municípios fossem erradicados e todos fossem morar nas grande cidades que temos hoje que são uma beleza. Ficaria melhor concentrar todos em poucas e grandes cidades ou descentralizar em cidades pequenas e médias mas com qualidade de vida satisfatória a toda população?

    1. Apoiado Edson. O que tá faltando pros brasileiros é conhecimento. Na minha cidade Juazeiro, aqui na Bahia tem um distrito que poderia ser emancipado se chama Itamotinga. Ele tem mais de 20000 habitantes e tem como se sustentar por meio da própria receita, já que é responsável por cerca de 50% da produção da agricultura irrigada do município de qual faz parte. Seria uma perca enorme para o município. Não é?

  64. Votei nela, e votarei novamente, pois, foi no governo do PT que a grande maioria da população conseguiu comprar carro casa e outros bens, melhorou a sua situação e saiu da margem da pobreza.
    Somente cego para não ver isso.
    Essa é mais uma medida para acabar com a farra com o dinheiro publico.

  65. Até que enfim uma posição coerente e correta . Está na hora de se parar com a farra.
    Estão jogando fora (ou no bolso) o dinheiro público. Muitos gastos e nada em prol da população. Já temos municípios de mais. Tínhamos que acabar com a maioria deles, só permanecendo os que são auto sustentáveis.

  66. Não que eu seja a favor da criação de novos municípios mas a alegação de dilma só nos faz pensar que, para isso ela contém gastos, mas para viagens faraônicas bater recordes de propaganda ela n ão controla gastos.

  67. Excelente medida da presidente. Agora, para fechar com chave de ouro, precisamos de outra: EXTINGUIR MUNICÍPIOS QUE NÃO DEVERIAM EXISTIR. Uma multidão de sanguessugas perderia o emprego.

  68. Parabêns Presidenta Dilma concordo Prenamente,essas novas,cidade, e só para sustentar politico malandro.

  69. concordo com as duas verçoes. desde q , se sustente, pois se tornar4 municipio mas depender dos outros nao ne. tipo ,aqui em santa catarina,tem cidades q nao tem a minima estrutura pra ser municipio e sao. tipo agora , eu morro em criciuma e tem um distrito de rio maina ,nao tem a minima capacodade de ser municipio mas ta tentando ser.e agora ? [

  70. Até que enfim o bom senso foi colocado em pratica… Não existe NADA que justifique o aumento de novos municípios, até por que, tem município que não se sustenta por si só… Dai a pergunta, para que criar novos municípios? Resposta obvia pessoa, para poder aumentar o número de cadeiras por partido o crescimento micro, dar maior representatividade e força ao partido nos micro municípios… Agora, como parlamentares que sabem a situação econômica do pais, tem uma ideia de girico destas, não faz o menor sentido a não ser o fato deles estarem pensando somente neles mesmos.

  71. Em meio a um mar de denúncias, cada dia aparecendo mais, escândalos em cima de escândalos, enfim, uma decisão acertada. CRIAR MUNICÍPIOS É FÁCIL…ATRAVÉS DE VOTAÇÕES, SE ” BATE O MARTELO “.Só ? AÍ É QUE MORA O PERIGO…TEM QUE TER TODA UMA ESTRUTURA, COMEÇANDO PELO CHEFE DO EXECUTIVO MUNICIPAL, O PREFEITO, SEU VICE, FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS MUNICIPAIS, SECRETARIADO, CHEFES DE GABINETE, E PRA TUDO ISSO NECESSITA DE MUITO DINHEIRO…Tirarão de onde ? se esse municípios não tem grandes empresas que arcarão com os impostos necessários para a manutenção da ” máquina administrativa municipal “. Ia me esquecendo : VEREADORES E SUAS COMITIVAS COM TODO O SEU APARATO…Até que enfim, presidente, deu uma dentro…

  72. Medida acertada, vamos ver se ela conseguirá manter. Temos que ter uma reforma politica urgente, bem abrangente em todas as camadas, deputados, senadores, prefeitos e vereadores, situação da formação dos municipios, cidades e estados. Só que os políticos não tem interesse. A situação é a seguinte, pra eles, quanto mais ruin melhor, ai, a corrupção impera e o circo pega fogo, e, continuaremos com “pão e circo”. Infelizmente uma parcela da população adora.

  73. perfeito…excelente… me deu um grande orgulho da senhora agora presidenta.., fiquei envergonhado com este projeto que só atendia aos interesses dos politicos…

    1. Excelente é Renan? Quer ver o que é excelente vá morar em distrito com mais de 20.000 habitantes distante mais de 1.000 km da sede do município onde vc ñ tem acesso a hospital fórum bancos e etc como é o caso de Altamira no Pará ai vc vai saber o que é excelente. Apoiar essa atitude da Dilma é uma demonstração clara de egoísmo da parte daqueles que ñ pensam naqueles que vivem numa situação abandono do poder público.

  74. Nao gosto do PT e nem da presidenta, mas esta decisão merece todo nosso respeito e agradecimentos

  75. A Presidenta Dilma agiu com o rigor que sua gestão precisa ser. Estamos vivendo um momento econômico delicado no Brasil e em todo o globo. Essa criação de municípios precisa parar de ser um instrumento na mão de políticos na sua maioria mal intencionados. Não precisamos de novas cidades e sim de um boa gestão comprometida com seus contribuintes, com seus moradores. Fiquei orgulhoso da nossa maior autoridade.

  76. A verdade é que temos municípios em Minas Gerais maiores que alguns Estados da Federação cumprindo todas suas funções com toda a dignidade. Por outro lado, é fácil saber, também, que há municípios na federação que não não têm rendas nem meios para se manterem, dependendo exclusivamente do governo federal.Baixa população(menos de 3000 habitantes). Parece que as reivindicações fora de um estudo sério deveria antes ser procedido para eventual atendimento dos pedidos dessa natureza.

    1. Cecaz, esses 3.000 habitantes eles também pagam impostos, eles tem o mesmo direito dos outros que moram em cidades de 250.000hbs. o governo não tá fazendo favores não, é obrigação do poder público fazer isso pelo povo, o certo seria diminuir a quantidade de vereadores, de deputados e senadores, de secretários, assesores parlamentares.

  77. O grande problema desse país é esse repasse de verbas. Se cada município tivesse que se bancar sozinho, estaríamos reduzindo despesas.

    Como existe esse repasse mínimo, milhares de cidades canibalizam recursos dos lugares que produzem, e sequer investem nas cidades. Puro desvio e corrupção.

    Deveríamos olhar o modelo americano…

  78. parabéns, mas deveria acabar com todos os municípios que não tem condições de se sustentar sozinhos, coisa de 50% deles… é muito político vivendo as custas do povo…

    1. Afonso concordo com você em parte, o que o brasil precisa fazer é modificar as leis, torná-las rigorosas para punir esses ladrões que roubam o nossos, se assim fizerem podemos criar mais 5.000 municipios para melhorar a vida do povo, eu não sei onde você mora aqui no Pará tem distrito a 220 kms. de distâcia da séde do município o povo tá carente por falta de administração, o povo tá pagando um preço muito alto com isso. repito tem que modificar as leis de nosso país aí sim.

  79. respeitos os comentários, mas eu olho de uma outra forma, existem tantos lugares largados pelos poderes púplicos e que pagam impostos do mesmo jeito que os outros brasileiros, não somos culpados do brasil ser tão corrupto e capaz de desviar os recursos da população, não podemos continuar pagando o preço desses políticos, ai ficamos desassistidos , muitos distritos vivendo na penúria a mercês e de promessas de palanques, dona presidenta tinha que assumir o controle do governo para parar é a roubalheiras dos políticos e deixar a população sendo escrava de municípios incapazes de resolver as necessidades da população, igual foi a divisão do Estado do Pará todo mundo metendo o pau contra a divisão, pq não conhecem o sofrimento da população, que não tem uma única faculdade de medicina na região do Carajás, somos tratados como invasores enquanto temos a segunda maior plantação de cacau, temos o segundo maior rebanho de gado e assim vai, mais só olho para as despesas que vai ter e esquecem que somos contribuintes de suas mordomias e vivemos na penúria aqui.

  80. Por mim, atitude 100% correta administrativamente. Resta saber como ela vai resistir as pressões dos maniacos por cabides de emprego

  81. É uma questão de Gestão, segundo o economista da FIRJAM Sr. Mercês dos 5565 municipios apenas 81 se mantem e ainda sobra dinheiro para investimentos, os demais 5484 vivem da mesada, ou seja, dinheiro do contribuinte e eleitor otário que ainda acredita em Politica Partidária, Papai Noel, Saci pê rê rê…. Pessoal deixem de em tolos, e votem NULO(digitar apenas um zero “0” e em seguida apertar a tecla verde de confirma, pronto votou num ato de insatisfação, façam também deixem de pagar IPTU a prefeitura, coloquem o valor numa poupança e só paguem depois de 5 anos, vcs ainda terão um bônus de 50% do valor total e ainda poderão dividir em mais de 3 parcelas, aí vcs descobrem depois de 5 anos que metade do valor do IPTU servem para bancar campanha de bandidos sem máscara, ou seja, dos bandidos sem máscara da politica partidária.

  82. Nesse item a Dilma está certíssima, esse Congresso que estamos torcendo que se evapore logo, não tem a minima responsabilidade com nada, muito menos com os gastos público.

  83. Parabéns Presidenta, teve coragem, resta saber se não vão derrubar o veto, é preciso acabar com municipios deficitários, e diminuir o Nº de Deputados, Senadores, Ministros, e cargos em comissão nos Governos, acabar tambem com dupla cobrança, como IPVA e Pedagio, pagamos duas vezes pelo mesmo serviço ou não?

    1. Tallarico, não sei aí vcs do Sudeste/Sul, mais aqui em Pernambuco nós pagamos taxa de iluminação pública que é extorquida pelas prefeituras, e pagamos obrigatoriamente na conta de Energia que é controlada pelo estado, esta taxa já está embutida no IPTU, e aí pagamos 2 vezes, é ou não é uma extorsão ???

  84. Que dizer de um país em que político é profissão?
    – Qual a sua profissão? eu sou deputado federal…é mole?!!!

  85. No começo da gestão ela acertou o passo de alguns ministros corruptos, depois fraquejou e refez um grande volume de alianças com muitos dos seus apaniguados que faziam parte das quadrilhas; agora ela acerta de novo e afasta este absurdo que é a criação de municípios, cujo benefício remete unicamente a novos nichos destinados às falcatruas, sem falarmos no aumento do custo Brasil com tantos cargos a serem criados e tantos prefeitos, vices e vereadores a serem alimentados por munícipes que não podem proporcionar nenhuma receita para sustentá-los.

  86. Já prestei serviços em prefeituras que a arrecadação total do IPTU não dava nem pra pagar a despesa de um ano do caminhão de lixo.

  87. Quem é contra a criação dos novos municipios, é contra o progresso, essa história de conter gastos é papo furado, entao o Brasil deveria não sediar a copa do mundo, pois quem está custiando esses gastos somos nós e não com essa de dizer que isso vai trazer beneficios pro Brasil, porque não vai não votei nessa mulher e agora é que não voto msm.

  88. Corte de despesas, o congresso faz o orçamento colocando muitos penduricalhos para atender seus desejos espurios, mais na hora que o dinheiro não dá, manda o executivo conter gastos, eh mole !!! deste jeito é muito bom, é só prometer na eleição e não cumprir e a conta vai para o executivo.

  89. Cada caso é um caso! nós de Novo Repartimento ex distrito de Tucurui vimos nossas vidas apesar dos descasos dos prefeitos que é verdadeiramente quem manda nos recursos, mudar pra melhor com a emancipação, temos 15399 km quadrados, tivemos mais de onze mil famílias assentadas pelo INCRA, temos grandes distritos com 200 kilometros da sede, quando um acidente acontece kd o hospital? só estrada de chão! kd segurança? kd educação? o que se tem está na sede do município! D. Dilma a Sra. acabou com o desejo de muita gente de ter uma delegacia mais próximo, um hospital, uma escola, etc, esses recursos que vão para os municípios pagam também servidores municipais, médicos, enfermeiros, professores, seguranças etc, não é só corupção não!!! agora vão deixar tudo em Brasília!!! o que aconteceu foi isso , eles vão meter a mão lá em Brasília e ainda tem uns idiotas que acham que foi bom! grande engano agora sim eles vão ficar com bilhões concentrados em Brasília e nos confins do Brasil abandono e muito descaso.

  90. A LUTA DEVE CONTINUAR

    A CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICÍPIOS NO BRASIL EM NÚMERO DE MAIS OU MENOS 180 NOVOS MUNICÍPIOS GERARIA DE FORMA IMEDIATA E DIRETA A CRIAÇÃO DE PELO MENOS 50.000 NOVOS POSTOS DE TRABALHOS NO PAÍS DO DESEMPREGO, NO PAÍS DA EXTREMA POBREZA, NO PAÍS DO ANALFABETISMO, NO PAÍS DA VIOLÊNCIA DESCONTROLADA, NO PAÍS DO ALTÍSSIMO CONSUMO DE DROGAS, NO PAÍS ONDE MILHARES DE POBRES RECEBEM UMA ESMOLA CHAMADA BOLSA FAMÍLIA, EM FIM NO PAÍS ONDE OS INDICADORES SOCIAIS SÃO BAIXÍSSIMOS POR FALTA DE POLÍTICAS SOCIAIS VOLTADAS PARA A MELHORIA DO IDH DO POVO DESTA NAÇÃO.
    CRIAR NOVOS MUNICÍPIOS SIGNIFICARIA DEIXAR O DESENVOLVIMENTO ACONTECER NAS MAIS DIVERSAS REGIÕES DESSE PAÍS. O PAÍS MAIS RICO DESSE PLANETA TEM 18.218 MUNICÍPIOS, SENDO O 3º PAÍS MAIS POPULOSO DO MUNDO E SE MANTÉM COMO UMA POTÊNCIA MUNDIAL, O BRASIL É O 5º PAÍS MAIS POPULOSO DO MUNDO E TEM APENAS POUCO MAIS DE 5.000 MUNICÍPIOS. ESTE PAÍS MAL DIVIDIDO TEM MUNICÍPIO COM EXTENSÃO TERRITORIAL MAIOR QUE PAÍSES COMO PORTUGAL, ISLANDIA E SUIÇA, A EXEMPLO DOS MUNICÍPIOS DE ALTAMIRA E ORIMININÁ NO PARÁ E BARCELOS E SÃO MIGUEL DA CACHOEIRA DO AMAZONAS.
    VETAR UM PROJETO COMO ESTE SIGNIFICA POR PARTE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA DESSE PAÍS COM UMA “CANETADA” SÓ DESTRUIR OS SONHOS DE MILHARES DE BRASILEIROS QUE VIVERAM ATÉ AGORA SUSTENTADOS PELA ESPERANÇA DE VER O DESENVOLVIMENTO ACONTECER SEM QUE PARA ISSO NECESSITE OPTAR PELA MIGRAÇÃO ABSURDA QUE ACONTECE NESSE PAÍS PRINCIPALMENTE DA POPULAÇÃO NORDESTINA QUE A CADA DIA MANDA PARA OUTRA REGIÕES DO PAÍS MILHARES E MILHARES DE PAIS DE FAMÍLIA QUE OBRIGAM-SE A ABANDONAR AS SUAS FAMÍLIAS EM BUSCA DE MELHORES PERSPECTIVAS DE VIDA.
    NESTE PAÍS NÃO EXISTE APENAS UMA MÁ DISTRIBUIÇÃO DE RENDA, EXISTE TAMBÉM UMA MÁ DISTRIBUIÇÃO DE PODER, E VEMOS ISSO AGORA QUANDO UMA AUTORIDADE SÓ VETA UM PROJETO DE LEI COMO ESSE QUE FOI POR 16 ANOS AMPLAMENTE DISCUTIDO POR 513 DEPUTADOS FEDERAIS E 81 SENADORES DA REPÚBLICA, E SEMPRE COM O APOIO DE CENTENAS DE DEPUTADOS ESTADUAIS PREFEITOS E VEREADORES E O AMPLO ANSEIO DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA. QUE PAÍS É ESSE? QUAL O CONCEITO DE DEMOCRACIA QUE VIVEMOS NESSE PAÍS?
    A CARTA MAGNA DESTE PAÍS NOS DIZ QUE “O PODER EMANA DO POVO” , MAS ATÉ QUE PONTO O POVO BRASILEIRO SABE DISSO? ATÉ A HORA QUE SUFRAGAMOS O NOSSO VOTO AOS NOSSOS GOVERNANTES, DEPOIS PARECE QUE ESQUECEMOS DISSO, E NOSSOS GOVERNANTES NOS VÊEM APENAS COMO SEUS GOVERNADOS E NADA MAIS.
    NOSSAS ESPERANÇAS AGORA SE VOLTAM PARA O CONGRESSO NACIONAL QUE SE ESTIVEREM A SERVIÇO DO POVO BRASILEIRO DERRUBARAM ESSE VETO E DEIXARAM O PAÍS CRESCER.

    ACORDA BRASIL! NOSSOS SONHOS AINDA NÃO CHEGARAM AO FIM!

    REINALDO SILVA FRANÇA
    PROFESSOR

  91. Não se preocupem, após as eleições do ano que vem tudo estará liberado.Isso é só para enganar trouxas.

  92. Os “BANDIDOS SEM MÁSCARA” NUNCA FORAM A FAVOR DO CONTRIBUINTE E ELEITOR OTÁRIO, ora se tem tanto dinheiro assim para dar mesadas a estes e outros municipios sanguessugas, porquê não reverter e fazer investimentos em saneamento básico, saúde, educação, estradas, transportes, segurança e outros….ESTES EMPREGHOS GERADOS SERÃO TÃO SOMENTE PARA SUSTENTAR PILANTRAS, enquanto os barnabés que dão duro terão dificuldades em receber ao menos o salário minimo.
    Gonzaga inicia maratona pela derrubada do veto
    Publicado por Maurício Júnior, em 18.11.2013 às 08:57
    Gonzaga Patriota (PSB) e José Augusto Maia (PROS) iniciam a partir desta terça-feira (19) um movimento na Câmara Federal pela derrubada do veto de Dilma Rousseff ao projeto de lei aprovado pelo Congresso que previa a criação de novos municípios. Na última quinta-feira (14), a presidente vetou integralmente o Projeto de Lei 98/2002 que criava, incorporava, fundia e desmembrava municípios. No despacho presidencial ao Congresso Dilma diz que a proposta de lei devolvida ao Congresso contraria “o interesse público”.

    Segundo o despacho presidencial, o Ministério da Fazenda ponderou que a medida expandiria “a expansão expressiva do número de municípios” o que acarretaria no aumento das despesas do Estado com a manutenção da estrutura administrativa e representativa. O ministério ponderou, ainda, que o crescimento de despesas não será acompanhado por receitas que permitam a cobertura dos novos gastos, “o que impactará negativamente a sustentabilidade fiscal e a estabilidade macroeconômica”.

Comments are closed.