Há 124 anos, a República começava com oito ministros; hoje são 39

Dinheiro Público & Cia

A República começou há 124 anos com o nome de Estados Unidos do Brasil e oito ministros, em vez dos 39 de hoje.

De acordo com a biblioteca do Planalto, eram três ministérios: Guerra, Marinha e Fazenda.

Havia ainda cinco secretarias ligadas à Presidência: Justiça, Negócios Estrangeiros, Interior, Agricultura (que também incluía Comércio e Obras Públicas) e Instrução Pública (que também incluía Correios e Telégrafos).

Na época, os impostos tomavam 10% da renda do país; hoje são 35%.

Essa bandeira, cuja inspiração é mais que óbvia, foi utilizada nos quatro primeiros dias da República.

Comentários

  1. Os Estados eram somente 21 e hoje são 26, que ainda progetam para aumentar mais ainda; Afim de poder aumentar mais ainda a cambada de ladrões que assolam Brasília.

    1. Naquele tempo eram 20 estados, 1 DF e nenhum território (o Acre ainda nem fazia parte do Brasil). Hoje são 26 estados mais o DF; total 27.

    2. O Brasil nessa época ainda não era dominado por bandidos notórios camuflados de político. A proliferação de ministérios, secretarias, agências, tem o único propósito de acomodar bandidos que se multiplicam como vermes.

    1. No momento, a Dilma realiza sua grande obra de exumar ossos. Primeiro, foi o Juscelino, agora, o Jango. Dizem que o próximo será o Getúlio, que o Lula suspeita ter sido assassinado pelo Lacerda. Em seguida será o Lampião, que o Chaves acreditava ter sido morto pelo CIA.

  2. Fico a pensar se a maioria do povo brasileiro tem noção do que é a República, e mais, assim como o povo daquela época hoje também nós não passamos de expectadores.

    1. Porque os militares positivistas se aliaram aos fazendeiros de café reacionários, que tinham ficado zangadinhos com a libertação dos escravos. A fina flor do pensamento vanguardista.

      1. Culpar somente os cafeicultores é muito reducionismo, não?

        Tá parecendo aquele comentário raso que diz que os Bandeirantes foram meros exterminadores de índios. Talvez, quem sabe foram esses ignorantes que picharam recentemente o monumento às bandeiras, glória dos paulistas.

        Em 1888 o Brasil era o único país não republicano das Américas. Falta de acesso ao ensino público era outro fator que desagradava os republicanos, todos positivistas. Sem falar no prejuízo gerado pela guerra do Paraguai que deixara o país quebrado, obrigando o imperador a elevar os impostos.

        Além disso, foi graças à falta de mão de obra nas plantações de café que São Paulo passou a receber levas de imigrantes italianos e japoneses que junto com outros fizeram desse estado o mais forte da nação.

        A História do Brasil é assim. Não podemos fazer julgamentos maniqueístas mas podemos compreendê-la.

    2. A republica caiu por um golpe de Estado, vergonhoso, e pela traição de Deodoro e Benjamim Constant. Megulharam o Brasil nessa escuridão que permanece até hoje. A republica no Brasil é uma tragédia.

      1. Mandou bem.

        Já experimentamos quase tudo: colonia de Portugal, monarquia e república até chegar nessa coisa que chamam de democracia.

        Nada deu certo.

  3. A comedeira de dinheiro só foi aumentando, o desvio então nem se fala, a eficiência na administração nem existe e os tributos aumentaram mais de 200%, prova que nós contribuintes somos meros bobos nesta história.

  4. Nome, bandeira e constituição yankis na origem deram o tom catastrófico da res publica brasileira, privada na realidade. De império meia-tigela nas mãos do capital financeiro internacional para a submissão absoluta do País aos mesmos interesses escusos estrangeiros e daselites locais. Triste destino brasileiro!

  5. Acredito que havia menos corrupção, também. A data de hoje tem que ser comemorada mais do que nunca e seria mais gloriosa com o encarceramento na data de hoje dos MENSALEIROS, CRIMINOSOS QUE INFRINGIRAM E ATENTARAM CONTRA NOSSA REPÚBLICA. VIVA À REPÚBLICA !!

    1. Viva a monarquia parlamentar constitucional. A república é fruto de uma traição à pátria de um golpe de Estado.

  6. E ainda há bandos de desinformados, cabeças feitas pelos discursos republicanos, que falam mal da monarquia. Pergunte a um inglês, a um sueco se eles abrem mão desse tipo de regime de governo. No nosso presidencialismo, o chefe de Estado é um tiranete, atrás de uma máscara de democracia. E a massa vai atrás. O exemplo de nossos dias está aí!

  7. Se PT continuar no Governo; daqui há pouco serão 80 ministros e não 39. Cambada de chupins…

  8. No Brasil não houve nenhuma revolução. A mesma elite aristocrática e burguesa permaneceram no poder com a chancela da “república” para roubar ainda mais o povo. Um país só consegue mudar sua realidade quando há um revolução de fato, um choque de poder, assim como ocorreu nos USA e na França. A monarquia cumpria seu papel, eu não apoiaria o fim da monarquia, mas também não sou contra a república. Porém, no caso do Brasil, como a república não foi para o povo, que se mantivesse no poder o imperador que uniu esse país e o transformou em uma grande nação.

    1. Apenas acrescento que vendo a biografia dos ministros e grandes empresários ingleses e franceses antes e depois das revoluções veremos que os mesmos… no Brasil e em qualquer parte do mundo sempre vai haver os que vão ficar em qualquer governo. O que dizer de Talleyrand e Fouché?
      Nos EUA os pais-fundadores eram da elite inglesa, há casos de brigas entre familiares (pró Inglaterra) etc…
      Como forma em concreto, teoria, a monarquia é muito superior a república.

  9. É só calcular o valor dos salários de cada um. Não se trabalha (a Globo transmite que eles trabalham), multiplicar por 12, confrontar com o salário mínimo e ser obrigado a se aposentar com 65 anos. Simples. Não sei porque perdem tempo com notícias estúpidas. É para continuar enganando o povo?

  10. Não devemos estranhar de a senhora PT se reeleger e aumentar para cinquenta o numero de ministério, e a bandeira mostrada é mais bonita do que a atual.

  11. Sim realmente, nauqele tempo havia Ali-Babá e os 40 ladrões e hoje existem Ali-Babas e uns 40 mil ladrões tomando conta desse república.

  12. Apesar da mentalidade positivista e dita republicana, o Marechal Deodoro sempre apareceu com as medalhas do império, inclusive com a Ordem da Rosa, criada por motivo monarquista (casamento de D. Pedro I).
    A Ordem do Cruzeiro foi recriada na República e muitos já agraciados também receberam a nova.
    Enfim, somente o velho Almirante Tamandaré foi ético e pediu que o enterracem sem quaisquer honras do novo regime.

  13. Os parlamentares do Império eram do mais alto nível mundial, qualquer senador aqui poderia discursar nos EUA, França ou Reino Unido. O brasileiro era muito respeitado e a moeda era sólida a ponto de ser presente de casamento nas famílias européias.
    No geral o parlamento era muito mais culto do que é hoje, assim como a sociedade num todo.

  14. Nos EUA são 15 ministérios enquanto na nossa republiqueta corrupta já chegam a 39.
    Provavelmente o governo criará mais um Ministério, o das Relações Sexuais, para distribuir dinheiro do programa”Brasil carinhoso” (ou,engravide que Dilma garante o aumento da prole)

  15. É importante relembrar que o povo não participou da proclamação. A tudo assistiu sem saber o quê estava acontecendo. Hoje (2013) a nossa representação é péssima embora existam meios de comunicação de alta rapidez. Poucos sabem exatamente o que esta sendo discutido no Poder Legislativo. È uma pena!

  16. A república brasileira é uma vergonha. Vem de um golpe de Estado perpetrado por Deodoro, Benjamim Constant, Rui Barbosa todos traidores da pátria. Se arrependeram da cagada que fizeram. Viva a Monarquia. O Brasil terá que voltar ao sistema que o criou e ia muito bem. Monarquia já.l

  17. Impostos com 35% da renda… Republiqueta sustentada com confisco através de impostos… Republiqueta sem personalidade, sem caráter. Com a carinha dos brasileirecos.

  18. E 124 anos depois, ainda vivemos como na época do império, faltam : saúde, educação, cultura, civilidade, cidadanismo, industrias, desenvolvimento, etc…
    Enfim, temos muito a comemorar !!!!

  19. Logo logo a dilmala vai criar o “ministério da suprema felicidade” e pendurar mais uma cambada de petebas incomPTentes. Desculpem a redundância.

    1. Bem observado.

      Foi em Itu que ocorreu a famosa Convenção de Itu em 1873 que acabou originando o Partido Republicano.

      Essa Convenção contou com a presença majoritária dos cafeicultores paulistas descontentes não com a Abolição (que só viria a ocorrer 15 anos depois) como disse o Renato mas com a monarquia.

Comments are closed.