Mais otimista que mercado, BC prevê IPCA de 6% em 2015 e 4,9% em 2016
O Banco Central projeta que a inflação ficará abaixo do limite máximo de 6,5% no próximo ano e se aproximará da meta de 4,5% em 2016.
Mais otimistas que as do mercado, as novas projeções oficiais divulgadas nesta terça-feira (23) apontam um IPCA -índice de referência da política de juros- de 6% em 2015 e 4,9% em 2016.
Essas previsões consideram uma alta dos juros dos atuais 11,75% anuais para os 12,5% esperados pelo mercado no próximo ano. Sem alteração dos juros, calcula-se, o IPCA ficaria 0,1 ponto percentual mais alto.
Em tese, portanto, será necessário elevar os juros além do previsto para cumprir a meta até 2016.
Sob o comando de Alexandre Tombini, no governo Dilma Rousseff, as taxas de inflação têm sempre superado as estimativas iniciais.
Bancos e consultorias ainda são céticos quanto às perspectivas de cumprimento da meta, ultrapassada desde 2010. A expectativa central do mercado é de um IPCA pouco acima do teto em 2015 e de 5,7% em 2016.
Desta vez, no entanto, procura-se criar a expectativa de uma atuação mais enérgica para conter a alta dos preços, porque a prioridade imediata da nova equipe econômica da administração petista é recuperar a credibilidade das contas e compromissos do governo.
Para isso, os juros voltaram a subir após as eleições, e está em preparação um pacote de corte de gastos públicos e, possivelmente, elevação de impostos.
No relatório em que divulgou as projeções, o BC ainda acrescentou que “irá fazer o que for necessário para que no próximo ano a inflação entre em longo período de declínio, que a levará à meta de 4,5% em 2016”.
Não aparece no documento a defesa de “parcimônia” na elevação dos juros, empregada em comunicações anteriores.
Com ajustes do gênero pela frente, não se pode prever recuperação da economia tão cedo.
Ainda assim, o BC calcula que, no período de 12 meses até setembro próximo, o PIB (Produto Interno Bruto, medida da renda nacional) terá expansão de 0,6% -uma melhora em relação ao 0,2% esperado para este ano.
Ficou alguma dúvida? Faltou alguma informação?
Pergunte na área de comentários ou pelo Facebook.
Eu acho que o pessoal do BC precisa frequentar mais os supermercados para ver onde realmente andam os preços e parar de sonhar com coisas impossiveis ou pouco prováveis de acontecer.
Não preciso falar mais nada, CR Oliveira definiu tudo. Banco Central virou advogado da presidAnta?
Outra coisa, que gráfico manipulador, com escala começando em 4,90, para dar a falsa sensação de queda brusca! Acham que somos trouxas!??
Até quando vamos nos deixar enganar com “futuros” que nunca se realizam…”quosque tanden abutére, catilina, patientia nostra”, como discursou Cícero…Somos um país de catilinas cabeludas e de dentes afiados…Que Deus nos proteja ou liquide de vez como sodoma e gomorra…
É a tal história: a ilha da fantasia em que mora Dilma Rousseff o PT está muitas milhas distantes do país em que moram os cidadãos brasileiros. À eles cabe tudo: estourar as metas fiscais; estourar os gastos do governo; estourar os cartões corporativos, sem que pese a cada um deles responsabilidade por qualquer irresponsabilidade.
Eu acredito no Marketing do PT. kkkkkkkkkkk
papai noel está chegando, faltam dois dias.
Isso é uma grande verdade. A infação de 6%, quando vemos órgãos do governdo concedendo-se generosos aumentos e o nosso Haddad brigando para um IPTU aumentado em30%, 6% de inflação anual soa surreal. No caixa do Supermercado soa piada de mau gosto.
Se também não der a Dilma muda a lei e metas por decreto e seus sócios do Congresso aprovam e tudo bem. Salve, salve a republiqueta.
O papel aceita tudo! Os números fica do jeito que o governo quiser!
Os plebeus é que sabem e sentem realmente os números corretos…
Este governo chega próximo do ridículo. Rebaixaram o índice de crescimento do PIB quase quinze vezes no ano de 2014, chegaram a virar piada na Inglaterra. Agora querem fazer previsão para 2016? Acordem.
Um general da ativa (certamente comandante de um exercito ou regiao) criiticou abertamente a Presidente Dilma, antees da liberacao do relatorio da CNV. E NAO FOI PUNIDO COMO SERIA LOGICO E LEGAL.
Ao mesmo tempo, a Presidente Dilma recebe o relatorio da CNV numa sala fechada, e nada recomendou…
Alguem tem aguma duvida de que vivemos numa “democracia” militar? Que importancia tem os juros futuros?
Quem conta um conto….Hiiii hi hi
è claro nós brasileiros estamos com uma auto estima baixissima, devido a nossa midia que o dia interi publica e divulga só noticia ruim!e os nossos politicos que so fazem falcatruas!
Prezados,
Gostaria de saber qual é o índice atual do IPCA acumulado nos últimos 111 meses, ou seja de Janeiro de 2014 a Novembro de 2014 e a previsão para o ano de 2014.
Att
Joaquim oliveira
Joaquim,
O IPCA acumulou 5,58% de janeiro a novembro, e a previsão mais consensual é que feche o ano em 6,4%.
a inflação é galopante. 6,4 % só na planilha do PT, nos supermercados já ultrapassa os 15 %( ao mes) .
dilma vai manter a foster porque também é parte beneficiada, a corrupção na Petrobrás foi nomeações em cadeia da presidente aos diretores.
PF TEM QUE SER MAIS ATUANTE MAS NAS QUETÕES DOS INDIOS BRASILERIOS JÁ OS PRENDERAM COM TESTEMUNHAS NUMERICAS POR QUE SERÁ COM TANTAS PROVAS NO CASO PETROLÃO NÃO PRENDERAM NUNGUEM AINDA ISSO A PF ME ESTÁ CHEIRANDO DE NOVO POR INCAPACIDADE UMA GRANDE PIZZA NO FORNO.
Otimismo absurdo, igual a este ano que era de quanto? haaa sim 3,5% e quanto irá ser 0,1% no máximo, incompetência absurda. Eu como pessimista acredita em 0,5% e errei feio, esta pior que os mais pessimistas acreditavam…
Acho q o Tombini leu muito Polianna qdo era criança, além de ser colega do Mantega.
Mentira! A inflação real do Brasil do PT já passou de 15% faz tempo!!! ACORDA BRASIL! IMPEACHMENT DESSA CORJA URGENTE!!
Qual é o sentido, o objetivo de prestar um desserviço dessa ordem para a sociedade brasileira ???
Todos nós sabemos que tudo subiu muito acima mas muito além de qualquer número tolo desses divulgados pelo Governo.
Estamos numa espiral ascendente de preço e numa descendente de ganho.
Seremos a proxima Grécia ou Espanha.
Dinheiro não aceita desaforo.
NÃO SEI, PARA QUE SE FALAR EM “META”…Ora, ora, ora…Se a”Meta”, não é alcançada, muda-se o Cálculo da mesma, então isso é uma Base Econômica “Efêmera”..
Reportagem tendenciosa, para dizer o mínimo, porque faltou explicitar em que país esses índices são esperados, uma vez que certamente não é o Brasil. Onde vivem os cidadãos trabalhadores que são extorquidos em quase 40% de seus rendimentos para sustentar a Aristocracia da Venezuela do Sul, os níveis inflacionários são muito, muito acima disso e qualquer previsão vinda da Côrte é pura especulação, resultado de “conta de padaria” como dizem os Duques do condado de Brasília (capital da Venezuela do Sul). Colocaram um analfabeto no comando do país, agora aceitem que dói “menas”.
O banco central está utilizando o conceito de que a expectativa é mais importante que a realidade (realmente pode influenciar), mas no ambiente atual pessimista, não creio que vá “colar”.
E dá pra confiar em um BC dependente do governo? Que pede a benção antes de soltar uma publicação?
Banco Central continua sob pressão da gerentona. Mentindo e desmentindo informações a cada mês. A Petrobrás é só o começo. Vem muito mais por aí.
Se fizermos um levantamento dos itens básicos de consumo desde o início do ano a inflação vai parar em algo em torno de, pelo menos, 30%. Estamos navegando num mar de mentiras. Ficamos escrevendo esses comentários, etc., mas são palavras ao vento. Não vai mudar nada. Ninguém vai ouvir o que sentimos. Para a nossa classe política e para as pessoas eleitas para gerir nosso país, somos um bando de idiotas que servimos para pagar impostos altíssimos e votar, como cordeirinhos, quando somos “intimados” a isso. Não dá para continuar assim. SERÁ QUE ALGUÉM PODE NOS OUVIR?
estas previsões são pra enganar bobo lembra no inicio de 2014 que o pais iria crescer 2,5% e estamos mais pra ressecção. o pt é especialista em manipular números esta mulher vai afundar este pai.
correção, pais.
Viva América Latina e seus esquerdo patas insaciáveis, até o vizinha Chile, país bem administrado que goza de uma economia estável, estão querendo cair no conto de fada dos esquerdo patas restantes da AL, cuidado, que depois que experimenta desse veneno ele é mortal e de difícil cura…
Não adianta contrariar pois todos mentem, veja aqui no PARANÁ, que o Governo do PSDB, após a eleições discursou falando que o ESTADO DO PARANÁ estava com as conta em dias e no inicio de Dezembro tacou um pacotaço no rabo dos proprietário de veiculo, nada menos de 40% de IPVA…………..
SE A ELEIÇÃO PARA PRESIDENCIA DA REPUBLICA FOSSE NO PROXIMO DOMINGO DIA 27 DE DEZEMBRO DE 2014 VOCES SABEM QUANDO A DILMA GANHARIA A ELEIÇÃO
NO DIA 30 DE FEVEREIRO
OU SEJA NO DIA DO SÃO NUNCA
´0 JUQUIM, CONTA OUTRA PIADA AO MANUEL, DA DILMA, A MÃE DINADA JA MORREU, E AGORA ELA COLOCOU O JUQUIM, PARA PREVISÃO DE METAS 2015/2061
Previsões deste “magos petistas”valem tanto quanto uma nota de U$ 3,00. Eles querem anganar a quem? É muito mais chute que os cortes falados pela “presidenta”. Eles precisam inventar números para poder elaborar um orçamento irreal para a gastança imoral e irresponsável, depois é só aumentar impostos e “cobrir”o rombo.