Economia encolhe 0,15% em 2014 e flerta com recessão, mostra BC

Dinheiro Público & Cia

A economia brasileira encolheu em 2014 e iniciou este ano mais próxima de uma recessão, mostram dados do Banco Central.

Divulgado nesta quinta-feira (12), o índice de atividade do BC aponta uma queda de 0,15% no ano passado, no pior desempenho desde 2009. Em outras palavras, o Brasil ficou mais pobre.

DFMn4

Os números definitivos sobre a variação da renda e da produção nacional -ou seja, do PIB (Produto Interno Bruto)- só serão divulgados no próximo mês pelo IBGE. Mas os cálculos do BC já antecipam tendências negativas.

Com o pessimismo disseminado entre consumidores e empresários, a atividade conjunta de indústria, comércio, serviços e agropecuária caiu 0,55% em dezembro e 0,15% no último trimestre do ano passado, na comparação com os períodos imediatamente anteriores.

Isso significa que o primeiro ano do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff começa com a herança de uma economia já em trajetória de declínio.

PTlkQ (1)

A retração tende a se agravar com as medidas adotadas para combater a inflação e o rombo nas contas do governo, acumulados no primeiro mandato.

Já estão em curso alta dos juros, aumento de impostos, cortes em programas sociais e em outros gastos públicos.

Para piorar o cenário, há a ameaça de racionamento de água e energia elétrica, em particular na região mais rica do país.

Entre analistas de mercado, já são comuns projeções de encolhimento do PIB por dois trimestres consecutivos neste início de ano, o que caracterizaria um indicador tradicionalmente adotado de recessão.

O diagnóstico será mais claro se confirmadas as previsões gerais de aumento das taxas de desemprego.

Recessões são processos prolongados de contração da economia em que, temerosas com o futuro, as famílias passam a consumir menos e as empresas cortam investimentos e contratações. Como resultado, todos empobrecem.

O PIB brasileiro encolheu nos dois primeiros trimestres do ano passado, mas, como as taxas não chegaram a ser expressivas e o mercado de trabalho manteve números favoráveis, a recessão não ficou inteiramente caracterizada.

Ficou alguma dúvida? Faltou alguma informação?

Pergunte na área de comentários ou pelo Facebook.

Comentários

  1. Devemos agradecer a todos que votaram nestes canalhas que estão atualmente no governo, e aqueles que não votaram por ajudar a manter estes energúmenos no poder.

    1. Fosse Aécio ou Dilma, a situação seria a mesma. No entanto, eis que está demonstrado a tempos o fracasso da política econômica do Partido dos Trabalhadores, não só neste campo mas também em outros.
      O que nos resta é o seguinte: “Valeu a pena segurar os preços?”; “Foi inteligente o governo angariar recursos com Bancos para manutenciar os programas que ele propôs?”
      Bem, creio que todos sabemos as respostas.

    2. OLHA votar é livre. Mesmo com ditadores que acreditam que todos, mas todo mundo deve fazer o que ele quer, tal qual os amantes do PSDB e outros partidos. As correções que todos bradavam, começaram no ano passado, sinal que o Governo já estava trabalhando para corrigir os problemas.

    3. E agora os petisats vem com a choradeira de que impeachment não é legal. Impeachment é legal, legitimo e constitucional. Tanto dilma quando lla cometeram crime de responsabilidade e isso é suficiente para entrar com o pedido de impeachment

      1. A democracia ainda sobrevive, o golpe institucional não ira acontecer, pois as pessoas mais informadas deste pais não compactua com a grande mídia, muito menos com as tucanadas

  2. Estamos em recessão faz tempo. Como todos sabem o governo manipula as informações que publica

  3. Os petistas estão conseguindo ACABAR com o Brasil. Isto está nos planos do Foro de São Paulo, e estão levando a cabo o plano de arrasar com nossa Economia, desacreditar nossas instituições e aumentar o índice de violência.
    Dia 15 de março ficará na História como um marco, o início da queda de um bando de corruPTos populistas e demagogos.

    1. Sem duvida o maior erro de FHC foi ter deixado lu la ganhar a a eleição em 2002. O segundo maior foi não ter privatizado a Petrobras

  4. Enquanto não cortar ministérios, cargos comissionados e estatizar tudo, além, é claro dos privilégios de políticos e ajustar o Bolsa Família para quem realmente precisa, não vai resolver nada. O país agoniza nas mãos desse partido. Precisamos de intervenção mundial no Brasil….

  5. Estamos em recessão, os dados são manipulados, da mesma forma que escondem que a Petro está quebrada. Usam o dinheiro dos nossos impostos para inserir nas estatais para mantê-las fonte de propina e funcionando a trancos. A conta está chegando para população, mas tem gente que ainda não acredita.

  6. A que ponto um governo temerário leva um país. O pior é que não perdem a empáfia e soberba. Visão curtinha….. e prepotência, no mínimo.Basta ver a manifestação do presidente do Par Tido sobre o denunciante do petro lão. Se acham e não mudam. Vai ser difícil a Presidenta sair desta “roda de maus Conselheiros”. Vão enterrar seu “time”, e o Brasil; nós vamos pagar a conta.

  7. É claro que não pode dar certo, uma política monetária burra que aumenta juros em uma economia estagnada. Inflação de demanda? Mas que demanda se o país cresce 0%? E ainda aumenta impostos, preço de energia e combustíveis no meio de uma seca e um monte de quebra de safras? Ou seja a inflação continuará pois é de custos e o Brasil vai pro ralo.

  8. o lula e dilma só tem capacidade para alistarem ladroes para roubarem os cofres públicos( e que capacidade)
    e depois não sabem de nada
    o nordeste e norte de minas são lugares de
    confinamento de brasileiros , para receberem
    – bolsa família , auxilio natalidade ,leve leite,
    e outras verbas mais

    assim eles ganham as eleiçoes

  9. Acabar com uns 25 ministérios inúteis, cortar verbas para sindicatos, ongs, fundo partidário, bolsas-eternas, etc. etc…mas não. aumentar impostos é mais fácil, o povo aceita tudo sorridente.

  10. Quero é que o sul se separe deste país falido e decadente de terceiro mundo.

  11. a queda no comercio já vinha acontecendo desde 2013 !!!! todos os dados dos governos são maquiados…. ou não ????
    basta olhar nas ruas q vemos ”aluga-se” por todos os lados…até na rua José Paulino !!!!
    acordem !!!!

  12. Boa Parte da População já sabia dessa crise, agora os PETRALHAS tentarão encobertar, mas nada foge da realidade sofrida pelo povo.

  13. Reportagem deixou de mencionar que o mesmo BC publicou anteontem que o salário mínimo atingiu em janeiro o maior poder de compra desde agosto de 1965 (demorou 50 anos para recuperar, mas é alvissareiro q boa parte se deu nos últimos 12 anos – de 2003-jan/2015, subiu 76,5% acima da inflação). E o desemprego caiu novamente. É o caos.

  14. Depois de tudo o que foi dito na campanha pela Dilma eu como trabalhador sinto uma TRAIÇÃO por parte do governo do P…T…Ela prometeu não tirar os direitos dos trabalhadores e somos nós que vamos pagar a conta de toda a corrupção do P…T…

  15. A recessão está apenas começando, sendo que nos próximos quatro anos, deveremos ter uma queda do PIB, e, consequentemente, da renda per cápita. Não existe milagre que reverta a situação.

  16. Não há como ter certeza em relação a análise dos dados, o movimento financeiro para se ter uma opinião mais precisa, deveria de conter os valores movimentados fora da estatística, que parecem não estar considerados nos exames, fazendo com que se viva no pais, de uma forma incompatível com qualquer parâmetro técnico econômico.

Comments are closed.