Enquanto lucros e investimentos patinam, estatais ganham 40 mil novos funcionários no governo Dilma
Investimentos e lucros caíram em algumas das principais estatais federais, mas a ampliação do quadro de pessoal das empresas mantém, no governo Dilma Rousseff, o ritmo dos anos Lula.
Do final de 2010 até abril deste ano, segundo os dados mais atualizados do Ministério do Planejamento, o número de funcionários das empresas controladas pelo Tesouro Nacional aumentou em 40 mil _como comparação, uma multinacional como a Ambev emprega cerca de 45 mil pessoas no Brasil e em outros países.
A administração petista recebeu críticas, desde seu início, pela política de ampliação da folha de pagamento nos ministérios. No entanto, a expansão nas estatais, menos comentada, foi mais acelerada.
No total, o contingente de empregados nas empresas federais com receita própria se aproxima dos 500 mil, contra 339 mil em 2002, último ano do governo FHC.
A valorização das estatais é uma das bandeiras políticas do PT, que nas eleições presidenciais costuma atacar os adversários tucanos em razão das privatizações dos anos 90. Até o final do ano passado, os governos Lula e Dilma haviam criado dez novas empresas federais.
A expansão do quadro de pessoal, porém, se concentra nas empresas preexistentes, de maior porte. Os maiores empregadoras são Banco do Brasil (que absorveu outras instituições, como o Banco do Estado de Santa Catarina e a paulista Nossa Caixa), Correios, Petrobras, Caixa Econômica Federal e Infraero.
Cidadão.
Há quem ganha com tudo isso: o PT. Quanto mais companheiros mais dinheiro pro caixa com o dízimo, para financiar as campanha eleitoral de reeleição da Dilma: é o projeto de poder; pior ainda é que são incompetentes. E o País que se exploda.
A PRECE DE UM JUIZ
DR. JOÃO ALFREDO MEDEIROS
JUIZ DE DIREITO – SANTA CATARINA
SENHOR! Eu sou o único ser na terra a quem tu deste uma parcela da tua Onipotência, o poder de condenar ou absolver meus semelhantes.
Diante de mim as pessoas se inclinam, à minha voz acorrem, à minha palavra obedecem ao meu mandado se entregam, ao meu gesto se unem, ou se separam, ou se despojam. Ao meu aceno as portas das prisões se fecham às costas do condenado ou se abrem, um dia, para a liberdade. O meu veredito pode transformar a pobreza em abastança e a riqueza em miséria. Da minha decisão depende o destino de muitas vidas. Sábios e ignorante, ricos e pobres, homens e mulheres, os nascituros, as crianças, os jovens, os loucos e os moribundos, todos estão sujeitos desde o nascimento até a morte, à Lei, que eu represento, e a JUSTIÇA, que eu simbolizo.
Quão pesado e terrível é o fardo que puseste nos meus ombros! Ajude-me SENHOR! Faça com que eu seja digno desta excelsa missão! Que não me seduza a vaidade do cargo, não me invada o orgulho, não me atraia a tentação do mal, não me fascinem as honrarias, nem as glórias vãs. Unge as minhas mãos, cinge a minha fronte, bafeja o meu espírito, a fim de que eu seja um sacerdote do Direito que tu criaste para a Sociedade Humana. Faça da minha Toga um manto incorruptível. E da minha pena não o estilete que fere, mas a seta que assinala a trajetória da Lei, no caminho da Justiça.
Ajuda-me, SENHOR! Ser justo e firme, honesto, puro, comedido e magnânimo, sereno e humilde. Que eu seja implacável com o erro, mas compreensivo com os que erraram. Amigo da Verdade, e guia dos que a procuram.
Aplicador da Lei, mas antes de tudo, cumpridor da mesma. Não permita jamais que eu lave as mãos como Pilatos diante do inocente, nem atire, como Herodes, sobre os ombros do oprimido, a túnica do opróbio. Que eu não tema Cesar e nem, por temor dele, pergunte ao povaréu, se ele prefere “Barrabás ou Jesus”.
Que o meu veredito não seja o anátema cadente e sim a mensagem que regenera, a voz que conforta, a luz que clareia, a água que purifica, a semente que germina, a flor que nasce no estrume do coração humano. Que a minha sentença, possa levar consolo ao atribulado, o alento ao perseguido. Que ela possa enxugar as lágrimas da viúva e o pranto dos órfãos. E quando diante da cátedra em que me assento desfilarem os andrajosos, os miseráveis, os párias sem fé e sem esperança nos homens, espezinhados, escorraçados, pisoteados, e cujas bocas salivam sem ter pão e cujos rostos são lavados nas lágrimas da dor, da humilhação e do desprezo, AJUDA-ME SENHOR, a saciar a sua fome e sede de Justiça.
AJUDA-ME SENHOR! Quando as minhas horas se povoarem de sombras, quando as urzes e os cardos do caminho me ferirem os pés, quando for grande a maldade dos homens, quando as labaredas do ódio crepitarem e os punhos se erguerem, quando o maquiavelismo e a solércia se insinuarem no caminho do bem e inverterem as regras da razão, quando o tentador ofuscar a minha mente e perturbar os meus sentidos. AJUDA-ME SENHOR!
Quando me atormentar a dúvida ilumine o meu espírito, quando eu vacilar, alenta a minha alma, quando eu esmorecer, conforta-me, quando eu tropeçar, ampara-me.
E quando, um dia, finalmente, eu sucumbir e já então como réu, comparecer a tua Augusta Presença para o último Juízo, olha compassivo para mim. Dita, SENHOR, a tua Sentença. Julga-me como um Deus. Eu julguei como homem.
Que o Senhor, ilumine o seu senso de justiça e que V.Exa. ao votar, leve em consideração o sofrimento do povo brasileiro que é governado há muito tempo vias de regras, por políticos sem escrúpulos e corruptos num sistemas de governo que ao longo dos anos alternaram-se migrando para novas formas de variadas concepções, sempre tendo como foco principal, o privilegio de uma minoria em detrimento do bem estar da maioria. Os avanços sociais ocorriam e, ocorrem em nome de supostos benefícios sociais, tendo sempre interesses escusos como panos de fundos. Como é do conhecimento de V.Exa. a corrupção grassa no Brasil em todas as capitais, e cidades brasileiras. E desta forma não há mais como esconder as intenções dos políticos e dos governantes e demais estruturas do poder.
Apesar da percepção que o povo tem sobre os vários tipos de abusos e falcatruas dos ocupantes de cargos públicos, o que está revelado para conhecimento geral é ínfimo perto do que realmente acontece nos bastidores do mundo podre dos políticos, que como uma lula através de vereadores e prefeitos, deputados estaduais e govenadores, deputados federais e senadores, estende os seus imensos tentáculos aos Ministérios, Secretarias da Presidência da República, e demais órgãos, dos estados brasileiros.
Ainda que tardiamente, felizmente as comportas da informação real está se abrindo, deixando ainda mais estarrecidas as pessoas comuns acerca do que são capazes homens e algumas mulheres que ocupam as posições de poder em todos os seguimentos políticos, lembrando que isso vale não apenas para as autoridades públicas do poder executivo, legislativo e judiciário, mas também como, por exemplo, das estruturas esportivas, da medicina moderna, da ditadura da ciência que vive enfurnada, personificada nas figuras imponentes e vaidosas dos de jalecos branco, dos Laboratórios da Indústria Farmacêutica, das grandes empresas, da Mídia, das Secretarias de Segurança, do Exército, da Marinha, da Aeronáutica, das Instituições Bancárias e da Estrutura Religiosa, onde os dogmas religiosos terão que ser revistos e que a Igreja através das suas ordens religiosas, participem ativamente dos grandes problemas sociais econômicos e culturais de um povo, em que a miséria, a insegurança e a incerteza acentua as suas crises existenciais, e se voltam para a religião na tentativa de encontrar uma saída para o seu desespero e a sua angústia.
A igreja precisa urgentemente tendo Jesus Cristo como modelo, não desprezar as necessidades dos seus fieis, pregando um evangelho que não se preocupa, e que se não vai a socorro espiritual do seu rebanho não cumpre sua missão integral. E se não cumpre sua missão integral é em si incompleta. E fechando os olhos ao vai e vem das ruas, como forma de escapar da sua responsabilidade pela vida do homem comum, é uma negação do amor de Deus pelo mundo, manifestado em Cristo.
Cansados do descaso e o desrespeito com que fomos tratados pelos governos anteriores, que se diziam democráticos, elegemos Lula a Presidente da República na esperança de que ele cumprisse suas promessas feitas nos palanques de campanhas. Que segundo ele “Lula”, desde a era Collor quando pilheriando o chamava de caçador de maracujá, uma delas era questão de “honra”. Varrer do cenário político brasileiro a “corrupção política”. Mas, onde plantamos a esperança, as rosas murcharam logo, quando o PT capitaneado por Lula já Presidente da República, submergiu o Brasil num lamaçal de corrupção ainda maior, válidos por todos os governos anteriores, inclusive os da ditadura exceto no que diz respeito ao cerceamento dos direitos civis.
Da ditadura não esperávamos nada. Sabíamos que se quiséssemos fazer valer os nossos direitos, armados ou não, teríamos que lutar para conquista-los. E foi assim que de luta, em lutas, de prisão, a prisioneiros, de banido a banidos, de tortura, a torturados, de morto, a mortos, e dos desaparecidos que infelizmente passados tantos anos, ou estão presos nos porões dos comandos das três armas, nos porões dos muitos quarteis espalhados pelos vários estados do Brasil, ou, verdadeiramente mortos.
Graças a Tancredo Neves e a Ulisses Guimarães e poucos outros, mas, sobretudo brasileiros de verdade como Tancredo Neves e Ulisses Guimarães, alicerces da democracia brasileira, quando diziam em seus discursos que “governar para o povo, era a principal salvaguarda do bom governo”.
Foram eles os pilares na defesa das eleições diretas já, levando as forças conservadoras e desdenhosas a defenderem também a eleição direta no congresso.
Sem Tancredo Neves e Ulisses Guimarães, saímos das garras malditas da ditadura, para cairmos nas garras malditas dos corruptos políticos brasileiros que num passado não muito distante, discursando inflamadamente condenavam, lutavam, sequestravam, assaltavam, em nome da democracia, mas que ao longo destes 28 anos no poder, impõe ao povo brasileiro as mesmas práticas condenadas por eles no regime militar.
Há décadas sofremos na carne o peso do descaso e do desrespeito pelos nossos direitos, que são, afinal, direitos universais da pessoa humana, a que temos absoluto direito no plano da moradia digna, do trabalho com salário digno, da educação de qualidade, da saúde com qualidade, da segurança e do lazer.
Temos a certeza de que a corrupção política é a fonte de todos os males que atinge o povo brasileiro, principalmente aos pardos e negros, e que se a corrupção política não for combatida e extirpada, o Brasil viverá tempos de barbárie, anarquia e violência ainda maiores das que vivenciamos hoje, e fatalmente caminharemos para os grandes disturbios, abrindo as portas para um novo golpe militar, se não forem feitas as mudanças sociais sem violência, em observância aos direitos do povo como salvaguarda da paz social.
Num passado não muito distante, lá estávamos caminhando e cantando, para não dizer que não falei das flores, braços dados, armados ou não, muitos tombaram lutando contra a ditadura, mas, que terá de se repetir já, no governo dito democrático para que façamos dos nomes dos que tombaram a nossa bandeira de luta, no combate a corrupção política instalada em todas as estruturas brasileiras.
Os setores ditos democráticos e políticos que ainda não beberam nas taças ou cálices dos mais finos dos cristais, ou degustaram as mais finas iguarias, nas baixelas de pratas da corrupção até então silenciosos, por conveniência, omissão ou conivência, tem o dever moral de em nome das futuras gerações, reafirmando o seu repúdio a corrupção política, se colocarem ao lado daqueles que propugnam por um Brasil sem fome, gritarem abaixo a corrupção, fonte de todos os males, e evidente ameaça ao sentimento democrático do povo brasileiro, fazendo com que estas podres estruturas estejam com os dias contados para serem desmanteladas, e que os responsáveis julgados e condenados, tenham seus bens confiscados e paguem na cadeia pela miséria, e a dor imposta a milhões de brasileiros, ao verem seus filhos, netos, parentes, amigos e os brasileiros mais distantes morrerem de fome, de bala ou vício.
Que seja o voto de V.Exa, a semente que brotará e florescerá em justiça e igualdade, para que estas podres estruturas sejam substituídas por um novo modelo exercido por mulheres e homens insuspeitos e idealistas, com forte sentimento de amor pelos seus semelhantes, os novos líderes sejam absolutamente justos, tendo a si próprio como ponto de partida dessa justiça, não almejem a servidão e o privilégio, mas tão somente a servir ao povo brasileiro para a reconstrução de um “Brasil sem fome, solidário, fraterno, de fé e piedade cristã”, sem distinção de credos religiosos ou raça, pois passados 125 anos desde a abolição, negro quando nasce, quando cresce, quando anda, quando corre, quando sobe, quando desce, quando estuda, e se forma negro é discriminado, ao não conseguir emprego, do nascer até que morre negro sofre sem parar. Ainda assim, o povo negro resiste e aguarda perseverante como aurora que se ergue, a vitória desse povo sobre os nossos opressores.
O governo e seus corruptos políticos atônito diante das manifestações, impotente e incompetente na busca de alternativas, no atendimento as várias reivindicações dos manifestantes, colocam em estudos diversas medidas e ideias que vem sendo debatidas ou propostas, maquiavelicamente joga nos ombros do povo brasileiro, o peso da responsabilidade com vistas a possíveis alterações da maioridade penal e/ou na penalização de adolescentes em conflito com a lei, notadamente a redução da maioridade penal para 16 anos.
O presidente da OAB Marcus Vinicius Furtado em depoimento a imprensa, parecendo não ter lido o Credo Político de Rui Barbosa, ou se o leu, faltou-lhe embeber-se da inspiração jurídica que dele emana, absurdamente imputa aos jovens manifestantes e a população a responsabilidade de dizer diretamente as alterações e as reformas políticas que deseja.
O descontentamento do povo brasileiro se manifesta sob vários aspectos em nosso pais. Os governistas e demais corruptos que os apoiam, bem como o presidente do Senado, Renan Calheiros diz que o Congresso tem autoridade.
Reconhecemos e respeitamos à autoridade do Congresso enquanto instituição. O que não reconhecemos, não respeitamos e não aceitamos é à autoridade imoral, aética, inidônea, e indigna do então presidente do senado Renan Calheiros, e demais políticos julgados e condenados por corrupção nos 28 anos dos governos ditos democráticos, e também dos que foram coniventes e omissos, não tem a confiança do povo brasileiro para legislar, presidir, elaborar, planejar, ou articular qualquer medida em benefício desse povo, vivido, sofrido e calejado, sugado e massacrado nos 28 anos do governo democrático.
Se restasse a estes políticos, hombridade, dignidade, moral, honradez ou vergonha, abririam mãos dos poderes que lhes são conferidos, e criado o departamento das Reformas, ou Comissão das Reformas, que fosse compostos por mulheres e homens insuspeitos, que arregaçando as mangas se debruçassem sobre a Constituição Brasileira e aos Direitos Universais da Pessoa Humana, sem burocracia limitadora ou obediente a qualquer processo angustiante, caracterizado pelas crises oriundas da corrupção, da incompetência e do desgoverno.
Que seja o seu voto, a semente que brotará e florescerá em justiça e igualdade, para que estas podres estruturas estejam com os dias contados, e sejam substituídas por um novo modelo exercido por mulheres e homens insuspeitos e idealistas, com forte sentimento de amor pelos seus semelhantes, os novos líderes sejam absolutamente justos, tendo a si próprio como ponto de partida dessa justiça, não almejem a servidão e o privilégio, mas tão somente a servir ao povo brasileiro para a reconstrução de um Brasil sem fome, solidário, fraterno, de fé e piedade cristã.
Que o SENHOR, faça da sua Toga Ministro Celso de Melo, o manto incorruptível e a seta que assinala a trajetória da Lei, no caminho da Justiça.
QUE DEUS SEJA LOUVADO!
Mais gente se “entreolhando” funcionários efetivos e novos contratados. Já tá faltando espaço para alguns e não tem serviço para todos. A gestão é política e não empresarial-mercadológica. Logo é o que temos para o momento. É um contraste gritante com a formação da Presidenta. Até quando vai isso? Antevéspera da situação da Grécia,que
hoje faz o Povo pagar o preço deste estilo de gestão. Lamentável……
E mesmo assim o LUCRO DE CADA UMA DELAS AUMENTOU EM PERCENTUAL MUITO MAIS QUE O NUMERO DE FUNCIONARIOS. SINAL QUE SÃO NECESSARIOS.
E o que é pior! Vão reeleger essa gente pra mais quatro anos.
Confusão estatal com privada / wc la trina … ? Com dimdim do povo ( dimdim fácil ) todos absurdos podem acontecer
Seria interessante disponibilizar um gráfico demonstrando o crescimento anual e acumulado do quadro de funcionários por empresa X o seu lucro atualizado.
O tema foi abordado de forma superficial em relação à “promessa” do título.
Taí a dica para uma reportagem realmente reveladora e não somente um aglomerado de dados.
Sandro,
A edição impressa da Folha de hoje traz uma reportagem mostrando que os lucros da Petrobras e da Eletrobrás caíram. Mas sua sugestão é pertinente, o blog abordará oportunamente os resultados de cada estatal.
Estatal so serve pra isso: cabide de emprego. E quem defende estatização é porque pretende justamente amarrar seu burro na sombra de alguma forma.
Sr. Gustavo, sua noticia é no minimo tendenciosa, visto que o BB teve lucro recorde este ano! Como explicar os crescentes lucros das estatais? E o sr falar que não trazem dinheiro? No minimo falaciano…
Marcelo,
Você tem razão, o blog tratará com mais detalhe dos resultados das estatais.
Cada vez mais, o governo tira do bolso do brasileiro e injeta na maquina publica em beneficio proprio, sem trzer nenhum ganho em relação a isso, não aplica em investimento e nem em melhorias para a população. Vai virar uma bolivia, se não é que ja virou, daqui a pouco não existira dinheiro circulando no pais, pois não ha incentivo ao micro e pequeno empresario,e de onde sera que o governo vai começar a pegar dinheiro para pagar esse funcionalismo publico todo??? vai sugar ate deixarmos na miseria??? parece essa a intenção…
O título é: “Enquanto lucros e investimentos patinam, estatais ganham 40 mil novos funcionários no governo Dilma” mas só vi dados em relação aos 40 mil novos funcionários inclusive comparando com a AMBEV, o que foi bastante importante para entender a magnitude dos números. Por outro lado não encontrei valor nenhum quanto aos lucros, apenas “Investimentos e lucros caíram em algumas das principais estatais federais”, sendo utilizado algumas.
Não foi suficiente para criar uma opinião, apesar de esperar que fosse pelo título utilizado.
Aliás, na minha opinião, o responsável pela matéria deveria assinar, não apenas colocar “POR DINHEIRO PÚBLICO & CIA”. Seria Gustavo Patu o jornalista, editor ou algo relacionado?
Daniel,
O blog informa que os textos são de Gustavo Patu, e as infografias, de Mario Kanno.
Daniel,
A edição impressa da Folha traz hoje uma reportagem sobre a queda dos lucros da Petrobras e da Eletrobrás. Atendendo a sua observação, o blog tratará nos próximos dias dos resultados das estatais.
“estatais ganham 40 mil novos funcionários” – Empregado próprio ou contratado? Porque o nº de contratações na Petrobras, via concurso público é muito pequeno !
O redator se esqueceu de dizer que a Petrobras no governo de FHC era bem menor do que é hoje e que a empresa estava sem poder funcionar por falta de empregados.
E hoje ela tem funcionários demais. Se todos forem trabalhar no mesmo dia, nem todos se sentarão.
Moro no Rio e sei como é difícil para as grandes empresas conseguirem se instalar na Cidade. A Petrobras ocupa todos os grandes imóveis comerciais para poder comportar seus funcionários. Hoje, a empresa tem mais gente que lugar. E a auto suficiência de petróleo prometida em 2007 está longe de se tornar realidade…
Não conheço a realidade das outras empresas, mas, Banco do Brasil e, principalmente, Caixa Econômica Federal não são apenas instituições financeiras, são os responsáveis pelos pagamentos efetuados pelo governo à população mais carente e, precisam ainda de mais funcionários para dar conta do recado e atender o brasileiro na tempestividade esperada.
O BB e a Caixa não pagam, só repassam.
E não há necessidade de se contratar um caminhão de amigos dos amigos para dar conta deste trabalho. Na era da inteligência, não é a força bruta (materializada pela quantidade de braços) que executa as tarefas.
Menos é mais.
Como se a expansão do quadro de pessoal não fosse investimento…ah vá!
Expansão do quadro de pessoal não é investimento! É aumento de despesa!
Princípio básico de Contabilidade.
O Brasil reconhecidamente investe pouco, na verdade. Mas gasta muito em despesas. E elas só aumentam.
Incrível, isso. O BB embolsou no 1º semestre 10 bi, sua folha é paga única e exclusivamente por um quinto da arrecadação de tarifas de manutenção das contas correntes (note que essa não é a maior fonte de renda). Quem está patinando é essa reportagem. Sabe quantos bancos o BB incorporou? e carteiras de crédito? Caro repórter se vc não sabe só da Previ o BB lucra com dividendos que cobriria a folha de todas as estatais listadas. Por fim, quem te encomendou essa baboseira? alegar prejuízo com folha de pagamento para quem tem lucro líquido (lucro liquido deduzido das despesas, chamado lucro real) em BILHÕES. Quer enganar quem? a imprensa tem contrato vergonhoso com o capitalismo selvagem e querem encucar na opinião pública as razões de seu ego demagogo. Conte pq FHC criou tarifa de manutenção de conta para banco.
Troque o Brasil por Cuba.
Lá é tão bom que os cubanos são os únicos médicos que não podem trazer suas famílias para o Brasil no programa Mais Médicos. Se não eles não voltam.
Caixa e BB tem quebrado recordes de lucro, ao contrário do que acontecia na gestão FHC… Não entendi sua reportagem, é justo que se contrate mais funcionários em empresas que estão se expandindo…
Para esse povo, bons são os bancos privados como o Itaú e Bradesco que têm juros bem mais altos que os públicos e ao invés de contratar demitem e proletarizam funcionários…
Que comentário beleza! Criar empregos não é investimento. Investimento é gerar lucro alto para uns poucos privilegiados…
Para o blogueiro em vez de investir nas estatais o governo deveria estar “investindo” em publicidade para a Folha…
Esse é o nosso grande governo. Saímos da ditadura militar e entramos na ditadura do PT com a politica do apadrinhamento, do pedágio dos funcionários, das políticas dos conchavos partidários e da corrupção descarada e do apoio da justiça via STF. Assim não há nenhuma maneira deste país ir pra frente. Não há meios legais da população e infelizmente pra todo trabalhador sério e honesto, que paga seus impostos e sustenta essa máquina gigantesca, não há mais esperança.
E o pior, José, é que tem muita gente aqui que gosta disso. Só podem ser funcionários públicos. Ou pior: ADA (amigos dos amigos, que são contratados pelo governo sem concurso).
Essa farra petista vai ” caçando ” votos ao tempo que esmaga o contribuinte e condena a economia nacional à estagnação.
De todas essas estatais a única que está dando o prejuízo é a Petrobrás já que o governo está subsidiando gasolina para a classe média “tucanizada”….
Que tal uma reportagem menos tendenciosa, onde o quadro de empregados dos bancos seja comparado com outros bancos, e dessa forma o leitor tenha condições de tirar conclusões econômicas e nao apenas políticas? Pois do jeito que esta escrita, a reportagem traz um dado importante, qual seja o número bruto de empregados, mas, afora dizer que sao muitos em relação ao FHC, todo brasileiro, até aquele que nao sabe ler, que naquele governo reinavam as terceirizacoes, via todo tipo de contrato, com indicações políticas/ou nao como regra, e que nos dias de hoje, muito ou pouco, o que interessa aos brasileiros é se esses sao contratados com transparência e se ao final, o maior lucro da história do BB, também nao se explica por uma melhor relação homem x horas x trabalho. O que acabaria com a crítica expressa na notícia.
Carlos,
A comparação que você sugere é pertinente. O blog tratará do assunto.
Se as empresas tem receita própria, não dependem do tesouro, qual o sentido da folha realizar essa matéria???
Se a demanda aumenta é natural que o número de empregados também aumente.
Além de inúmeras contratações desnecessárias, ainda tem o quadro inchado de afilhados políticos
Agora no Brasil é uma moda de tirar especialista no caderno de economia pra colocar jornalista de meia pataca.
Poderia, o autor do texto, ter o cuidado de fazer uma distinção atenta de quantos destes cargos ocupados são provenientes de nomeações, e quantos são formados por funcionários de carreira.
Colocando este desenho de cabide e infantilmente colocando toda esta classe de trabalhadores no meio balaio o jornalistasinho comete um erro infantil. Atitude aliás, bem própria pra boa parte da folha de São Paulo.
o que mais útil um estatal ou cachaça para o povo?
Lucros e investimentos patinam??
Onde estão as fontes para subsidiar esta informação?
Vocês são a escória da imprensa nacional.
Vejam o lucro do Banco do Brasil e parem de falar bobagens.
A política do estado mínimo já se demonstrou um grande fracasso. Sejam honestos!!
DISCURSO BABACA DA TURMINHA TUCANA DO UOL. NAO SAO CONCURSADOS?
Se dependesse do Doutor FHC, as estatais estariam todas vendidas. O BB, por exemplo, seria esquartejado e entregue a Bradescos, Itaús e Santander da vida, e jamais a população teria acesso a crédito mais barato.
Sabem por quê? Por que a mão invisível do deus mercado simplesmente não existe.
Empresa estatal é uma praga em qualquer país, mas aqui no Brasil, como tudo o mais, os desmandos, clientelismo, troca de favores, leilão de cargos etc tornam bem maior a praga. E o povo paga. Estatal dá lucro ? Se der, o povo não vê. Se der prejuízo, o povo paga. Por isso os comunistóides chamam de “patrimônio do povo”.
pais de bosta!
Estaria a Petrobras, por conta da política de preços (política mesmo) causando quebradeira de usinas de álcool e gerando desemprego para mão-de-obra pouco qualificada (cortador de cana)?
Reportagem tendenciosa, superficial, com números desatualizados e com erros de digitação/concordância.
Lucros patinam? O BB e a Caixa ano após ano tem lucros absurdos…Que matéria superficial…Todas estatais cresceram…e não é visão política…basta acompanhar os dados da própria bolsa de valores
Se forem empregados concursados tudo bem. Mas… se forem empregados indicados, geralmente por dívidas políticas, então é muito ruim.
Tudo isso não passa de compra de votos. 95% dos funcionarios dessas empresas são petistas…lamentavel
impressionante como é um cabide de emprego, por isso mesmo eu sou a favor da privatização, para ter estatal para os outros ficarem mamando é melhor privatizar.
Se não dá lucro e só despesa para que ter ?
Sou funcionario dos correios, quanto mais o governo contrata pior fica a prestação dos serviços. Não passa de compra de votos.
não tente fazer isso na sua casa . voce pode ir à falencia
Funcionários ? kkkkkkkkkkkkkkkk
Funcionários, ou companheiros que entraram nas estatais pela porta dos fundo(Sem o devido Concurso Publico)?
Isso é Brasil, isso é novo modelo PT de governar.
Lula,Dilma e PT, brasileiros que trabalham para uma Cuba melhor.
E viva ao Comunismo ditador !!
Esqueceram de dizer que são empregados concursados e que entraram pela porta da frente, diferentemente de pseuso assessores parlamenares que são ocupados por amantes, cabo eleitorais, parentes, aderentes e outras relações escusas e promíscuas, que naturalmente e sempre utilizam as portas dos fundos e janelas. São empregados que de fato produzem e justificam seus salários, não indo pela contra mão como fazem deputados, senadores, prefeitos, vereadores e etc.
Grande novidade. Nunca se desperdiçou tanto dinheiro das estatais quanto nessa era lulo-petista, que só servem de cabide de emprego para a ‘cumpanherada’ petralha.
Todase empresas que poderiam ser perfeitamente vendidas a iniciativa privada. Mas se assim fizerem desaparece as verbas de publicdade, contratos frauulentos, o ICMS (incentivo do comprador moderno e safado) e o IPI(imposto do Politico Imoral) ISS (imposot da safadeza e salafrarios) Nós pagamos a conta desta ma administração. Pagra salrios dignos para médicos e professores não da propina
Precisa comentar alguma coisa?
A matéria distorce a realidade, pois as estatais vieram luçros astronômicos, contribuíram padrão crescimento e desenvolvimento do paiís, além de alavancarem a política econômica do governo. Crescerem em lucratividade e na oferta de serviços e portanto a quantidade de funcionários aumentacomo reflexo. E ainda há a necessidade de mais funcionários pela relevância de seu papel e pelo que representam ao país e os serviços que prestam. Matéria tendenciosa que não valoriza e/ou desconhece opalescente dessas empresas. Sem seus funcionários essas empresas não conseguiriam desempenhar papel de tal relevância. Com certeza esse veículo dá importância a iniciativa privada como forma de desempenhar e oferecer serviços……certamente este site defende o capital e a política liberal. Tõ fora!!!
Imprensa golpista comprada a serviço do capital…!! Nojento!!!
O governo continua trabalhando, e sempre em prol do país, sobretudo dos menos favorecidos, pois a elite sanguessuga já está mais do que gorda nesses 500 anos de vida boa. A elite, cujo representante maior é o Rei Fernandinho, o PRÍNCIPE DA PRIVATARIA, só sabe caluniar, criticar, agourar. NESSES TEMPOS DE CRISE, eles torcem pelo pior, se alegram com números ruins da economia, mas saber fazer só os Comandantes Lula e DILMA. Fosse num governo tucano, já estaríamos prostrados de joelhos no FMI… VIVA o Comandante Lula!!! VIVA a COMANDANTE Dilma!
Precisa comentar alguma coisa? Fatos são fatos….
Ruindo o país…
Muito fraca a notícia hein!!! onde aumentaram o quadro de funcionários? de quais empesas? quais caíram a lucratividade??? Uma notícia sem objetivo e embasamento? FRACO FRACO FRACO… tenta de novo pra ver se aprovam o estagiário pq essa vc errou estagiário…
Empresas como Banco do Brasil, CEF e Correios abriram varias agencias e pontos de atendimento nos ultimos anos e se faz necessario o aumento no numero de funcionarios. A petrobras com a descoberta de novos poços de petroleo tambem precisa mais mao-de-obra. Nesses casos o aumento no quadro de funcionarios é justificavel e perfeitamente normal.
Acho que deveria ser feita uma análise do cenário que levou à expansão do número de funcionários. O crescimento está em torno de 6% a.a. Para avaliar se há ineficiência ou não nas contratações é necessário cruzar os dados com o crescimento das receitas… Enfim, o texto é colocado de uma forma que tenta afirmar que essa elevação é apenas uma opção ideológica do governo. Pode até ser verdade, mas é preciso trazer dados e análises para comprovar a hipótese.
Tarcísio,
Sua observação está correta, o blog tratará com mais detalhe dos resultados das estatais.
.
Gostaria de informar os seguintes:
BB:
– 1995 a 2002 – resultado médio: (-) R$ 676 milhões/ano (yes: PREJUÍZO).
– 2003 a junho 2013: a média foi de poderosos R$ 8,2 bilhões/ano! Lucro, é claro!
Petrobras:
– 1995 a 2002: lucro médio de R$ 4,2 bilhões/ano.
– 2003 a junho 2013: lucro médio de R$ 25,8 bilhões/ano! 6 vezes maior!
CAIXA:
Como todos sabem, vem batendo recordes de lucro, com recorde na carteira de crédito (e inadimplência de apenas 2,08%, praticamente metade da inadimplência dos bancos privados … perde só para o BB, que tem apenas 1,87% menor do mercado!).
Espero ter colaborado.
Maurício,
Obrigado pelos dados. O blog tratará com mais detalhe dos resultados de cada estatal.
Mauricio, faltou dizer: O Banco se beneficiou direto do Superavit, sensibilizando as reservas da PREVI, no período de 1997 a 2012, do montante R$ 25,859 bilhões, corrigido pelo IGPDI, sendo: R$ 5,093 bilhões, por conta do Contrato com a PREVI de dezembro de 1997; R$ 2,328 bilhões por conta do Acordo com os sindicatos em 2006, parte do saldo remanescente da discussão judicial da paridade de 2000; R$ 4,124 bilhões em 2010, por determinação da resolução CGPC 26/2008. Deste valor de R$ 4,124 bilhões restam em 31/12/2012, R$ 2,392 bilhões contabilizados no Fundo de destinação ao Patrocinador para utilização até dezembro de 2014, a depender do desempenho de 2013.
Importante saber quanto era o lucro/empregado antes da contratação e agora.
Eita cabidão de empregos hein!!! O pior é saber que a maioria só está lá pra mamar nas tetas do Estado!
Lucros patinam??? bb lucro de R$10 bi, caixa lucro de R$3.1 bi, lembrando que isso é no primeiro semestre do ano e que o lucro do bb é o maior dentre todos os bancos do Brasil e a caixa ja é o 4 maior banco.
Valeria comparar a lucratividade de tais empresas no período FHC com o período Lula e Dilma! Enquanto a privataria enxugava as empresas com o objetivo de entregar à multinacionais de outros países, o PT reforçou. O funcionalismo público tem lá seus problemas, mas a privatização não é a solução. Basta, por exemplo, conferir nossa telefonia de qualidade péssima e preços absurdos!
Eles estão seguindo à risca os ensinamento de A. Gramsci. A sociedade patrocina sua própria submissão ao estado totalitário que está sendo criado. Só imbecil não enxerga isso.
Privatização JÁ. As estatais são um cancro em nosso país. São ineficientes e um antro de corrupção para políticos, apadrinhados e amigos, sem contar que servem de instrumentos para cabalar votos em eleição. Das citadas acima eu colocaria na seguinte pauta de urgencia para privatização : Correio, Infraero e Petrossauro, depois fecharia essas outras 40 que foram abertas nos dois últimos governos.
A expansão das estatais não é uma bandeira do PT. É uma bandeira dos países que querem ser independentes do capital e da exploração internacional. E os neoliberais são contra isto; querem o petróleo nas mãos de multinacionais estrangeiras; querem os bancos nas mãos de banqueiros privados; querem o “livre mercado” para explorarem livremente…
Oras, com tantas agências da Caixa, Correios e BB a mais, como vocês queriam que elas funcionassem sem as devidas contratações?
Cadê as notícias sobre o propinoduto tucano? Por que pararam de falar sobre isso?
Isso tudo com dinheiro de quem? De quem? De quem trabalha! E são mais milhares de votos sendo comprados. Esse é o jeito PT de governar…
Muito bom isso.
O tempo de atendimento nos bancos é demorado por que ainda falta funcionários. As contas chegam atrasadas pois os carteiros existentes não dão conta do recado. Ambos adoecem devido às pressões e ao excesso de serviço. E ainda assim acham que tem gente de mais trabalhando nessas empresas? Se o trabalho já é precário com o quadro atual, imagine se ele é reduzido!
Olha. Sou um dos maiores críticos deste governo, porém essa reportagem carece de conteúdo . Sou analista de investimentos e contratar pessoas é uma forma de investimento. Tanto o Banco do Brasil quanto a Caixa, por exemplo, ampliaram o quadro de funcionários, contudo continuaram dando lucro , e tem aumentado a cada ano. Lucro é quando a empresa paga todos os custos , inclusive o salário dos empregados, e ainda sobra dinheiro. Ou seja, milhares de pessoas conseguiram novos empregos , pagam inss, IR , injetam seus salários no mercado e a empresa ainda aumenta o seu lucro. Lucro esse que volta para os cofres do governo.
Não vi nenhuma estatística.
Tanta coisa para eles criticarem…corrupção , desvio de verbas, nepotismo….
É assim mesmo. Quem empreende, dá a cara a tapas. Corre riscos trabalhando numa economia louca como esta, dá empregos paga caro o custo Brasil. Tem que pagar impostos e mais impostos. E se não paga é acionado, não pode participar de licitações e tudo mais. Enquanto isso as empresas públicas que muitas vezes não geram lucro, vivem às custas da cobrança exorbitante de impostos e servem de cabide de empregos com salários acima da média.
Esse é o jeito PT de governar. Dar assento pra tudo que é pelego nas estatais, sustentando uma gama de ineptos. Tenho amigos que trabalham na Petrobras que dizem ser ali o maior cabide de empregos desse país, existindo um prédio no Rio de Janeiro, no bairro da Lapa, só para os sem função naquela estatal, são os famosos fantasmas. Pode, ganhar sem fazer nada, na boa? Vamos continuar bancando isso? E as prioridades do país, saúde, educação, segurança, como fica? Por isso falta médicos no Brasil, sem infra estrutura ou sequer um plano de carreira, assim não dá pra ficar! Governo perdulário e preguiçoso, aff!!!!
É um bom esboço para uma boa reportagem, mas no final não passa disso, um esboço, sem aprofundamento e seriedade, tornando as insinuações de “cabide” quase levianas. Não se esclarece que tipo de empregos foram criados, se empregos de nomeações ou de contratações, se empregos em cargos de direção ou em cargos de atendimento na ponta, onde refletem em um melhor atendimento ao público. Comparar o quadro de apenas uma empresa multinacional com dezenas de estatais não pode ser cogitado num artigo sério. Um tópico mencionado e que não é explorado, gerando leviandade na análise, é se tais contratações são atos de boa gestão num cenário de diminuição de lucro, se essa diminuição de lucro tem outras causas, se ela é temporária e por isso não justificariam demissão imediata. Enfim, um artigo superficial que por gerar insinuações de má gestão estatal não poderia ser superficial.
Só tem um porém. O Banco do Brasil tem 5.000 agências, dividindo 116 por 5 dá 23 funcionários. Claro que muitas tem mais funcionários e ainda faltam mais principalmente no Estado de SP, por ter incorporado a CEESP.
Nunca antes na história desse país!!
Estatal brasileira existe para dar espaço a bandidos camuflados de político, pelegos e parasitas.
Querem comparar empresas de administração com uma engarrafadora automatizada ? Que falta de bom senso…
Será que o reporter verificou o lucro da caixa e do BB antes de escrever a reportagem.
As estatais dão lucro e geram empregos..UOL e grupo abril tem interesse político na eleição de Aecio Neves…BB 10 milhoes de lucro…é crescimento sustentado…UOL e ABRIL = Jornalismo comprado
No Brasil, não existem partidos de oposição, pois se houvessem, se reuniriam para acabar com essa pouca vergonha de empreguismo, que acaba sendo pago pelos cidadãos decentes.
Olha o cabidão do PT aí gente! O desemprego entre a companheirada nunca foi tão baixo, é só ter bons amigos que se consegue uma boquinha pra ficar encostado mamando nas tetas com o meu, o seu, o nosso dinheiro!
Discordo dessa avaliação
Primeiro- Na matéria não há nenhuma análise sobre a lucratividade das empresas estatais federais.
Por que a fonte não comparou o lucro na era FHC com a era Lula e Dilma?
Ao invés da fonte se armar com argumentos da própria conjuntura econômica, armou-se de discursos ideológicos.
Segundo- Os grandes conglomerados financeiros hoje como Itaú, Bradesco e Santander tem cem mil funcionários em média. Pra que espanto?
Se uma empresa cresce, e se há funcionários que se aposentam ou se afastam da posição é necessário contratar. O artigo escrito não leva em consideração a decisão do TST que veda a terceirização das atividades-fim, o que torna obrigatório o aumento de contratações de trabalhadores efetivos.
A matéria ainda apresenta o número de funcionários dos Correios. A título de comparação o Correios da Alemanha tem 200 mil funcionários. A Alemanha é menor que o estado do Pará e tem um número superior de funcionários que o Brasil. Lembrando que a lucratividade do Correios é de R$ 4 bi.
Nem comentarei a Petrobras que foi uma empresa fatiada no período tucano com o intuito da privatização. Teve que se desfazer de várias empresas petroquímicas e de fertilizantes, o que trouxe conseqüências tanto para a companhia quanto para o país. Passamos da condição de autossuficientes em fertilizantes para a condição de importadores. O Brasil importa 70% do fertilizante que consume, a fonte acha que isso não é problema por acaso?
Achei o artigo escrito por essa fonte da qual nunca ouvi falar tosco e excessivamente panfletário. Só pode ser “reaça” que o escreveu
Gostaria de deixar aqui minha crítica ao baixo nível jornalístico desta notícia, que na verdade é muito mais um manifesto não-isento, por meio de sua manchete. Lamentável que estes dois senhores, jornalistas, embora tenham todo o direito de ter suas convicções e visões sobre o serviço público, tenham feito uma comparação totalmente “sem comparações”. Ora, misturaram e separaram as informações como bem quiseram, sem princípios científicos de análise. Falam dos dividendos totais, criticam o aumento de funcionários e depois, descaradamente comentam levemente que este aumento se deu nas empresas públicas mais consolidadas, onde os resultados têm sido crescentes, como BB e CEF. Ora, se tanto o BB como a CEF buscam ampliar sua presença no mercado, sendo que o BB recentemente recebeu classificação elevada entre os bancos mais rentáveis da AL, logo, o nível de contratações tem que aumentar, até pelas características de rotatividade do setor bancário… não seria essa uma avaliação mais honesta, prezados senhores? Ou faltaram nas aulas de análise de dados, no curso de jornalismo? Isso, sem contar com o fato de que ambas instituições bancárias passaram a atuar em novas carteiras para elas, individualmente: tornaram-se rivais na carteira de crédito rural, com o ingresso da CEF neste mercado; e rivais no crédito imobiliário, com a maior presença do BB neste setor até então alicerçado pela CEF e suas captações de poupança. Óbvio que, uma operação destas exige alterações no quadro, quer por meio de contratações, quer por meio de treinamentos, o que eleva o nível de qualificação da mão de obra. Não se esquecer que, além de tudo isso, o setor bancário, apesar dos imensos cortes em todo o setor, ainda possui uma base sindical bastante eficiente na busca dos interesses de seus sindicalizados em todo o país, o que agrega legalmente falando, conquistas em termos de remuneração. Grave quadro que retrata duas realidade perenes no país: mídia manipulada e má formação dos quadros jornalisticos, com profissionais pouco afeitos à análise fria de dados, estatísticas e informações.
Fazer isso tipo de comparação só pode ser má fé. É só analisar o crescimento da economia desde 2002 e facilmente chega-se à conclusão de que não existe nenhum exagero na ampliação do quadro de funcionários. Só para citar um exemplo: o Banco do Brasil naquela época tinha seis milhões de correntistas, hoje beira os cinquenta milhões, além disso, o último balanço mostra o maior lucro da história dos bancos no país. Maior inclusive do que aqueles bancos que são da inteira simpatia da imprensa. Quanto à AMBEV, duvido que o repórter que fez essa matéria ou seu superior suportaria trabalhar nessa empresa, que tem uma política de pessoal(pressão por metas) que a torna uma das campeãs de condenação por assédio moral.
Mas que gráfico mais estranho.. se for para citar o FHC, que coloquem todo o período do mandato dele ou alguma referência.. tsc tsc..
Típica reportagem mentirosa e feita por encomenda. O Banco do Brasil e a Caixa estão com lucros recordes em suas histórias. Já a Petrobrás dá lucros menores por conta do desafio do pré-sal. Essa é a mostra de como os editoriais ligados ao PSDB e DEM se mostram contra o emprego neste país. Tudo é uma questão de proteger amigos e pregar um suposto liberalismo para pavimentar a chegada do Aécio aspirador de pó.
Trabalhei 28 anos na PETROBRAS e anteriormente 01 ano na RFFSA. Se as Empresas Privadas adotassem os critérios das ESTATAIS , como treinamento constante , valorização do TRABALHADOR e Salários DIGNOS , acho que o BRASIL estaria bem melhor para quem trabalha.
Caros. Em algumas empresas estatais, o aumento de pessoal é devido a grande massa de funcionário que estão prestes a se aposentar. E que em algumas empresa repesenta mais de 25%. E, quando estes funcionários se aposentarem, o equilíbrio na Previdência Social será graças ao ingresso dos novos funcionários. Se isso não acontecer, quem pagará a conta do rombo previdenciário e das novas tecnologias?
Olha a comparação, Ambev empresa privada o que ela quer é Lucro custe o que custar é pouco empregado todos trabalham em regime semiescravidão recebem pouco e não tem sindicato para defender os funcionários, empresa estatal NÃO ver o Lucro pois é do governo não tem trabalho escravo e tem vários sindicatos para defender os funcionarios
É uma pena que governo após governo não se consiga ver o óbvio.
ao Governo cabe gerir tudo aquilo que seria inaceitável se sob investimento privado – 100% suscetível às perspectivas de benefício econômico.
Assim, segurança pública, justiça entre outros menos votados, deveriam ser sempre nas mãos do Estado.
E o resto?
Com a iniciativa privada EXCETO nos casos como, por exemplo, telefonia celular no Acre, que não deve atrair qualquer investimento.
Nesse caso, investiria o Governo com o dinheiro de todos nós para fazer valer um direito constitucional.
Fora disso?
Simplesmente nada.
Infelizmente o Governo Brasileiro pensa diferente, mas nós pagamos a conta.
Esta é uma reportagem para se utilizar como amostra nas aulas de política e estatística, onde mostra a parcialidade do autor em mostrar um único dado, o numero absoluto de empregados, para fazer a sua crítica. Qualquer pessoa mais esclarecida iria perguntar: e os lucros? Ouvimos há pouco tempo que o Banco do Brasil teve o seu maior lucro da história… mas para o autor da matéria procura usar números para mostrar que as empresas estão sendo usadas como “cabide de emprego”. Isto é querer manipular informação, o que nas escolas se chama de mau uso dos números para servir a uma ideologia ou posição política. Que pena, podiam ter ido além disto…
As estatais são por um lado moeda de troca política e por outro cabide de emprego. O PT necessita delas e de sua ampliação para agradar a base de apoio: PMDB, PTB, PR, etc e também para dar emprego pros afilhados. Para o povo e o contribuinte que paga a conta só resta isso: pagar a conta. O mais engraçado é que o PT se vangloria disso e ninguém rebate à altura.
Meu Deus eles vão acabar com o país ! o pior administrador é o estado. O empresário Guilherme Araujo deixou a casa dele para a Funarj , já tem 6 anos ate hoje nada foi feito, a casa tem condiçoes de ser gerida sem onus para o governo , nem eles administram nem entregam a setor privado.
As estatais são o símbolo da ineficiência: inchaço no quadro de funcionários para acomodar os camaradas do PT e resultados cada vez mais pífios. Enquanto isso o povo sofre com o monopólio estatal de empresas como Correios e Petrobrás.
belo panorama, porém a empresa não quer valorizar este trabalhador que ela ofereceu trabalho. Onde está a valorização dos mesmo e e depois vem fazer uma propaganda barata dizendo que a empresa não está pensando em lucro e sim no servidor, como acontece nos Correios. A empresa sempre estipula uma meta para cada ano e, ela nunca rebaixa esta meta e detalhe ela sempre cumpre todas as metas e na hora de dar um aumento real, diz que não pode porque contratou muitos concursados, atribuindo assim a responsabilidade aos novatos. Hipocrisia tem limite!!!
Todos concursados ??? Duvido !!!!!
Estatais não tem que dar lucro, tem que cumprir função social, e talvez regulatória. Os rentistas que vão para o mercado privado procurar algo que lhes dê lucro.
Liberal brasileiro é “estranho”, para não dizer outra coisa. Prega o livre mercado, mas tem medo de arriscar. Quer “investir” apenas na segurança de estatais.
Claro que nos governos Lula e Dilma aumentou o número de empregados nas estatais: através de concursos públicos reduziu-se, e muito, a quantidade de terceirizados, que ganharam na Justiça do Trabalho milhões em indenizações. A Caixa chegou a ter, nos anos FHC, mais terceirizados em seu quadro do que concursados. Uma economia que mostrou-se burra, afetando a qualidade do trabalho oferecido à população e gerando prejuízo de milhões em indenizações.
O que é necessário saber é se o aumento de funcionários é decorrente da substituição de terceirizados, pois caso seja este o caso, não necessariamente está tendo um aumento de gastos com novos funcionários, já que deixa-se de pagar um funcionário terceirizado e o substitui por um concursado, o que ao meu ver é o mais correto.
comentario tendencioso de quem não tem conhecimento de3 causa. Veja o lucro do BB. nos ultimos anos e veja o lucro na era FHC. fui funcionario durante 31 anos. O FHC acabou com a carreira do funcionarios na epoca. Em 8 anos tivemos 2,75% de aumento salarial., O BB. tinha um valor de mercado de 2 bilhões de reais; hoje supera os 50 bilhões, ele queria vender o BB. como fez com as outras estatais, alenga que eram dificitárias, como fez com a VALE, CSN, USIMINA|S e tantas outtras. o BB. CAIXA e PETROBRAS só escaparam porque o PSDB perdeu. o valor dessas 3 empresas hoje pagam toda a divida externa no Brasil e ainda sobra, na época não pagava 5%. Não sou de partido nenhum, nem a favor de Pedro nem de Paulo, só quero que oi povo brasileiro veja a realidade das coisas.
Seria interessante a matéria lembrar que nos governos FHC, essas estatais sofreram um enxugamento do funcionalismo com o objetivo de privatizar como fizeram com a Vale do Rio Doce e outras. Foram oito anos sem nenhum reajuste salarial e opressão por parte daquele governo. A matéria poderia também relacionar o crescimento deste funcionalismo ao da população, crescimento dos negócios realizados e lembrar que estes funcionários não são uma despesa para o contribuinte, “são custo”, ou seja, o seu trabalho produzem riqueza.
A coisa piora quando se compara os salários pagos na CEF, BB e Correios, com a remuneração percebida pelo pessoal do Legislativo, Judiciário, Executivo, BC, RFB, INSS, etc. Que tiveram grande parte das perdas dos governos FHC recuperadas enquanto estes não viram nem um centavo.
Belo exemplo de reportagem tendenciosa que visa manipular a opinião pública.
Primeiro a reportagem não expõe dados sobre lucros e investimentos das estatais. Como todos sabem o BB e CEF tem batido recordes de lucro.
A reportagem busca colocar as empresas como “cabides de emprego”, o que não tem o menor sentido. Na CEF, por exemplo, a ampliação do quadro de funcionários do Governo Lula deve-se a substituição de funcionários terceirizados por concursados e no Governo Dilma está em curso um plano de expansão do banco o que, obviamente, necessita de mais contratações, que, diga-se passagem, está muito aquém do necessário para suprir as demandas da empresa.
Péssima reportagem!
Alguém tem alguma dúvida disso…a maior indústria do PT foi a fábrica de cabide para seus cupinchas e cabos eleitorais
Quando tento lembrar do nome de alguma estatal americana, e não vem nenhum na cabeça, é que se vê a diferença entre como um pais deve ser gerido. Estado é pra dar educação, saúde e segurança para o povo. Deixe o resto pra iniciativa privada que ela vai saber o que fazer. O governos brasileiro as vezes parece ser como era antigamente nos países comunistas, não faz e não deixa fazer.
Olha só. Eu quero saber qual é o percentual anual de aposentadorias e dispensas e demissões. Se for compatível com o número de novos empregados, tá tudo bem. Não pensar assim, é querer fazer demagogia barata na manchete.
E vamos continuar pagando a farra???
XÔOO PT…
Ora, se tivemos um acréscimo de 16,1 milhões de pessoas no período o coeficiente de pessoas contratadas por estas estatais federais para atendê-las está ótimo pior seria com o PSDB no governo atual.
Esta é a regra desde há largos anos! tanto faz o governo ser “direita”, “militar” ou de qualquer cor! Infelizmente os interesses miopes, fazem a NAÇÃO perder tempo. Esta onda intereseira vai passar, pois estes governos perdem o passo, mas a NAÇÃO perde muito dinheiro. Abaixo a ditadura de qualquer cor.
Quem guenta esta estrutura cheia de sangue sugas ?.
Vocês publicam a Materia pela metade, acho que PROPOSITALMEMTE. Faltou dizer quanto custou isso … seguinte: eu preciso calcular quanto vai ser “minha quota” para pagar essa farra petista…. Ou quanto ja paguei! Posso abater do imposto de renda que pago como aposentado rsrsrsrs???
Quanto a lucratividade, a inserção de apadrinhados políticos em detrimento de profissionais de carreira capacitados em cargos de direção diminuem a competitividade destas empresas.
E, essas empresas têm funções adicionais que, são o de servirem de instrumento de política econômica e social do governo. Senão, como o Brasil passaria pelas crises econômicas que se sucedem desde 2008 sem a continuidade de oferta de crédito as empresas e famílias que CEF e BB garantiram. Os bancos privados, grande patrocinador dos meios de comunicação deste pais, interromperam a oferta de crédito e fatalmente nossa economia pararia por falta de crédito se o governo não intervisse fortemente através dos bancos públicos.
E’ triste ver que no Brasil as estatais são ineficientes e ineficazes, que praticamente tudo que e’ do governo tem corrupção, e’ sucateado, e agora com o PT, e’ acima de tudo um cabide podre de empregos, porque afinal, funcionario publico não perde emprego. Ou seja, fazer ou não fazer não muda nada. Por isso que esta nação esta’ essa porcaria, entre outros. Triste.
mas estas empresas não recebem um centavo do Governo Federal, elas caminham com suas próprias receitas e pelo contrário dão dinheiro para o Governo Federal, então qual o espanto?
Que texto pobre!!!
Esse tipo de reportagem só pode ser patrocinado!! infelizmente é que temos para hoje não é??? Srs; Gustavo Patu e Mario Kanno and Folha Uol….
passar um tempo em uma universidade ( se é que foram ) para fazer parte do sistema …
Pegue os dados dos lucros das principais empresas ( nas quais você cita ) e vja se n houve uma necessidade do contrato…
a necessidade da expansão de acesso ao bancos( interiores ), a encomenda devido a e commerce correios.
Sorry my friend! você é uma parte suja do sistema 😉
OBS: Não sou concursado nem concurseiro.
Agora vc o google diz que é!!
Essa matéria é tendenciosa, tudo para que o povo concorde com as privatizações. Como a da Vale que foi vendida a um preço muito menor do que valia e vários trabalhadores foram demitidos, em nome do lucro. Isso mesmo vendam nosso país de uma vez!
pra abrigar os apadrinhados, os companheiros e sanguessugas em geral, haja estatal!!! por isso ja tem varios projetos pra se criar novas estatais, a mamata nao tem limites!! afinal, sem mamar no Estado, o que os petistas vão fazer da vida?? trabalhar eles nao querem
Os tucanos estão louquinhos para voltar ao poder, e terminar o que ficou faltando, ou seja, a doação da Petrobrás, do Banco do Brasil, Da Caixa Econômica e do BNDS.
O interessante é que em matéria anterior do UOL, Caixa e Banco do Brasil são apontadas como as estatais que não deixaram de dar lucro ao governo, na verdade aumentaram ou mantiveram enormes repasses.
Além do que as duas instituições são de atendimento direto à população, atendimento esse que necessita sim do aumento de efetivo.
Essa é a matéria que citei:
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/09/1342188-estatais-trarao-menos-dinheiro-ao-governo.shtml
Fica difícil ler uma noticia desta e achar que esta tudo bem; Penso sempre naquela história de cabide de emprego, troca de favores etc. Sou a favor da privatização sempre, o governo sempre se mostrou um mal gestor
Comentário bem malicioso. Engraçado. Pelo que me parece todas essas empresas fazem concurso público, no entanto, são pessoas concursadas e não indicadas como Na maioria das empresas particulares. Onde está a força da empresa privada/ Quem as detém? Por que políticos donos de escolas e hospitais não investem nas escolas e hospitais públicos? Tirem a venda dos olhos e vejam que até grande parte da imprensa “trabalha” a favor de alguma empresa privada ou político para se beneficiarem?
E vcs não comentaram, o Basa, Banco Federal
com valor hoje na bolsa de R#o,37.
Dividendo neres.
Cabide de emprego para politicos, ótimo.
a comparação de empresas que atendem diretamente o seu consumidor com a Ambev é bastante infeliz, já que a Ambev não atende seu consumidor final, então se colocarmos ai os funcionários de bares, restaurantes, mercados, enfim todos que atendem os consumidores finais desses produtos, a quantidade de funcionários da Ambev seriam contados aos milhões.
a reportagem para alcançar alguma credibilidade, deveria comparar empresas semelhantes ainda tendo o cuidado de resguardar caracteristicas próprias.
Carlos,
A Ambev foi citada apenas para tornar mais claro o que significam 40 mil funcionários.
Porque nao comparar tambem a diferenca entre o lucro dessas empresas entre o governo FHC em 2002 e agora?
Seria porque mostraria que, por exemplo, o lucro da Petrobras passou de 6 para mais de 20 bilhoes??? Porque essa desonestidade estatistica?
Que reportagem mais estranha. O Uol informa que o BB teve no primeiro semestre de 2013 o maior lucro das história dos bancos brasileiros, superando até mesmo o Itaú: http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/08/13/lucro-do-banco-do-brasil.htm Enquanto a folha diz que os lucros minguaram. Será que colocaram o estagiário para escrever esta reportagem ou o objetivo da folha é mesmo “desinformar”?
O emprego não aumentou só nas estatais não, durante o governo Petista aumentou o emprego também na iniciativa privada em todos os seguimentos. Isto foi muito bom para o pais. Alias, quando Lula assumiu o governo, as estatais estavam totalmente desmanteladas, com efetivo totalmente desmotivados.
Essa reportagem chega a ser torta de tão tendenciosa. Joga no ventilador que o número de funcionários inchou e que os lucros estão patinando. À exceção da Petrobrás (que está investindo fortemente no pré-sal e da Infraero, todas as estatais mencionadas mantiveram forte ritmo de crescimento de lucro. É uma pena. E esse jornal se diz um jornal a serviço do Brasil. Se está falando coisas tendenciosas e pela metade, trata-se de deserviço.
É fácil aumentar folha de pagamento com o dinheiro de nosso imposto. Difícil é aumentar a eficiência das empresas através de boa gestão. A administração estatal é tão ruim que até companhia de petróleo dá prejuízo.
é fácil criar empregos e dar aumento com o dinheiro dos outros…. se a coisa piorar é só criar mais impostos….não precisamos de estradas melhores, atendimentos melhores em hospitais, e bancos, correios…. é muito fácil criar empregos…difícil é atender bem a população… é hora da sairmos novamente as ruas
trabalho na CDRJ é um colega meu que é engenheiro e tambem presidente do sindicato dos portuarios recebeu no mes de abril de 2013 89.000,00 de salario
Isto é tipico do PT, “arrumar” emprego a quem lhes interessa, sem concurso publico
e quando tem concurso, adivinhem quem entra.
nao é cabide de emprego! nas estatais trabalha-se e muito! eu sou empregado do BB e trabalho duro para ganhar meu suor e pequeno ordenado.
outra coisa: somos concursados! entramos por mérito e nao por indicação politica.
Atualizando a notícis: A Caixa já está com quase 100 mil funcionários! Está expandindo seus negócios (e lucros) ano a ano! Desses 100 mil funcionários, apenas 12 cargos (isso mesmo, DOZE!) são passíveis de indicações (Presidente e Vice-Presidentes). O resto são funcionários CONCURSADOS, que entraram pela porta da frente. Além do mais, desses 12 cargos passíveis de nomeação sem concurso, apenas 7 são indicados, os demais são de carreira! E recomendo verificar o currículo dos indicados…
A matéria está, no mínimo, incompleta (para não falar “tendenciosa”). Como já foi comentado aqui, qual o motivo de não se fazer então uma correlação entre o crescimento da quantidade de funcionários, o lucro líquido (EBTIDA) e também o valor recolhido por meio de tributos aos cofres públicos (nas 3 esferas)? E, em se tratando de estatais (ou mesmo de economia mista como é o caso de algumas delas), uma boa e salutar comparação entre o “antes” e o “depois” seria também demonstrar o “quantum” de repasse ao Tesouro (leia-se “controlador”) tais empresas realizaram no período analisado pela reportagem. Ademais, todos sabemos que a sociedade demanda mais e mais serviços das empresas citadas, pelo próprio crescimento da população aliado à recente mudança na estratificação social de nossa sociedade (onde milhões passaram a demandar serviços mais sofisticados devido à ascensão social registrada nas últimas décadas). Seria no mínimo relevante um estudo mais completo sobre o tema da reportagem em vez de atribuir um título extremamente negativo a quem lê sem mais critério ou reflexão. Indo além, que tal ainda fazer uma comparação expressando o “Balanço Social” de cada uma delas, mostrando não só os aspectos econômicos dessas inter-relações, mas também o quanto de valor social as mesmas agregam à nossa sociedade? Vou mais longe ainda: se as instituições políticas e mesmo os políticos de nosso país trabalhassem com o mesmo afinco, a determinação, o respeito à população e o elevado espírito público da maioria dos trabalhadores dessas empresas citadas na reportagem, seríamos com certeza um país melhor e mais produtivo. Basta olhar do que cuidam tais empresas: finanças, transferência de renda, comunicações, energia, infraestrutura urbana, crédito para pessoas e empresas em segmentos que os bancos privados “pulam fora” ao menos sinal de risco (vide a crise do sub-prime de 2007-2008). Enfim, são empresas eficientes, que geram lucro ao controlador (que em última instância é toda a sociedade) sem falar na riqueza gerada país afora em muitas realizações “intangíveis” para aqueles que só se preocupam com lucro. Aliás, era só o que faltava: quando empresas estatais não dão lucro, metem o pau. Quando dão lucro e são eficientes, arranjam uma forma de ressaltar um suposto “lado negro” das coisas. Senhores, não estamos na Suíça. Estamos no Brasil – com um longo caminho a percorrer, mas, indiscutivelmente à frente do que estávamos há uns quinze anos, não?
Se isso ocorresse somente no governo Dilma até poderíamos nos assustar. O governo Alckmin não fica muito atrás com as empresas estatais do Estado de SP.Isso sem falar no cabine de empregos das empresas tercerizadas.
Sem falar nos salários astronomicos de dirigentes de estatais como ELETROBRAS, FURNAS e BNDES, dirigentes estes na maior parte dos casos ligados a PT e PMBD, e que por uma estranha razao não estao com seus salários publicados na internet. Um diretor dessas empresas chega a ganhar 40 mil, fora carro particular e particiapação nos lucros na casa dos 100 mil reais. Conselheiros de administracao tambem ganham uma bolada. Quando estes dados estarao no PORTAL DA TRANSPARENCIA?
Quanta ignorância e parcialidade deste jornalista. Quem sabe não faça uma matéria relatando o lucro antes e após a contratação deste funcionários? A era PSDB tentando sucaterar e entregar nossas empresas para grandes empresas multinacionais!
Petrobras, CEF, BB, Correios….geram lucros, portanto não tiram dinheiro do povo, e, sim, do seu próprio caixa!
O governo administra muito mal suas empresas, haja visto a Petrobrás, única empresa de petróleo no mundo a dar prejuízo. Aumentar ainda mais o quadro de funcionários só vai significar mais aumento de burocracia, que é só o que funcionário público sabe criar. O dinheiro que vai ser gasto, vai faltar ainda mais para investimentos em infraestrutura, saúde e educação.
Não é só no meio federal que isso ocorre. Trabalho em uma empresa da prefeitura, e posso afirmar que o quadro de funcionários poderia ser reduzido em 80% que não comprometeria o serviço, pois a grande maioria dos funcionários ficam ociosos em praticamente 100% do tempo. E o pior é que abrem mais concursos e chamam mais pessoas, e os que estão aqui não saem nem com a aposentadoria. E nem adianta falar que é um caso isolado, pois tenho amigos que trabalham em outras empresas do estado e prefeituras, e todos eles observam a mesma coisa. Trabalhei em empresas privadas até vir para empresa pública, e posso dizer que aqui praticamente NINGUEM trabalha, e os poucos que o fazem, não chega a fazer 10% do trabalho de um fucnionário de empresa privada.