Entenda como a Petrobras enterrou US$ 1,2 bi em um mau negócio

Screen shot 2014-03-27 at 22.01.55

Ficou alguma dúvida? Faltou alguma informação?

Pergunte na área de comentários ou pelo Facebook.

Comentários

  1. É uma pena que a política brasileira tenha tomado um rumo tão maléfico que as empresas estatais que são o orgulho dos brasileiros, até porque tem a participação do dinheiro do povo, pague tão caro, por causa do loteamento político.

    1. A Petrobras não foi aparelhada nem está em dificuldades, toda esta celeuma não passa de uma patifaria sem tamanho patrocinada por um sujeito asqueroso que posa de ex-exilado.
      Querem sim torpedear o governo com a ajuda de jornalistas e veículos de comunicação de aluguel.
      Informe-se melhor.

    2. A alta das ações da Petrobras nos últimos dias representam acréscimo de valor na empresa 7 vezes superior ao preço dessa refinaria cujo preço foi ficado por sentença judicial. A imprensa dá combustível a oposição mas a oposição tem que lembrar que a CPI assumir a dimensão que os parlamentares, democraticamente, definirem, ou seja o que e quem vai ser investigado. Uma boa pauta seria verbas da Petrobrás para as empresas de comunicação nos últimos 20 anos.

    3. Pelo jeito você é muito otimista. Hoje temos muito menos corrupção e muto mais condenação. Uma Petrobras quase 40 vezes maior que ha 20 anos atrás. Então você está de parabéns porque consegue perceber que as mudanças precisam continuar.

      1. quanto custou para os bolivianos aquela refinariazinha que o lula vendeu para eles?ouvi dizer que eles pagariam 112 mhõesi de dólares por duas delas. eles pagaram?
        alguns comentários falam que este valor é por causa do óleo bruto estocado que vale mais de 300 mlhõesi, então por que eles não pagaram as dívidas com este óleo e continuaram com a refinaria se ela é tão lucrativa assim?
        o brasileiro é analfabeto mas não é burro, só não enxerga quem não quer ver ou quem está ganhando para não ver. disse!

    4. Enquanto no aqui no Ceará estava o governo estadual lutando pela instalação de uma refinaria para oferecer milhares de emprego foram comprar essa bola murcha. Essa é a incompetência desses petralias. As eleições vem aí petralias.

  2. Faltou uma informação… quanto a usina valeria hoje se fosse vendida… aí sim a diferença é o que foi enterrado !!!!

    1. Gustavo,

      Ainda não sabemos com segurança esse valor, mas é certamente muito menos do que o US$ 1,2 bi gasto no negócio.

    2. Essa informação sempre falta, mas é intencional. Qualquer refinaria, por menor que seja vale, sim, alguns bilhões de dólares. 40 milhões não pagam nem um projeto de engenharia de uma refinaria, nem muito menos um terreno para tal. Basta dar uma olhada quanto está sendo gasto hoje nas refinarias em construção no mundo.

    3. Em dinheiro foi o valor pago. A imprensa de aluguel e “jornalistas” omitem o valor do que havia em petróleo bruto e refinados estocados.
      É um jogo mais sujo do que o aborto na última eleição e a mesma pessoa asquerosa por trás da estória do aborto está por trás deste “escândalo”.
      Aliás cadê ele, todo mundo falou, até o FHC falou e cadê o exilado que saiu do Comício da Central para o Galeão.

  3. O PT se defende demais, deve inverter jogo e ocupar espaços exigir transparencia onde tucademo é governo. A timidez do PT, em S.Paulo fez serviço publico virar meio lucro empresarios

  4. Como pode ser mal informada. Como pode ser eleita. Fraquíssima, oportunista e sem conteúdo

  5. Tem interesse político no assunto para desestabilizar o governo. Quando proposto a compra da outra parte por 700 Mi, parecia tudo correto. Comprou em 2012 100 Mi mais caro. É nebuloso. Precisa ver se há mesmo corrupção governamental, política ou de funcionários da Petrobrás. Esclarecer sem politizar.

    1. Inclusive é necessário investigar porque na época dos governos FHC a Petrobrás dava lucros pífios comparados aos dos últimos anos. Porque será?? Queriam esconder para privatizar depois? Como a Vale, que valia certamente mais de 80 bi e foi entregue por 3 bi??

      1. O governo vendeu a parte dele na Vale,não deve-se esquecer que o governo tinha vários sócios,e sem falar de acionistas com ações preferencias e nominativas.
        A vale em alguns execícios teve até prejuízo.
        Com certeza a melhor coisa já feita nesse país foi as privatizações .

  6. Precisamos de tropa de choque para colocar a Petrobras em ordem e voltar a ser empresa de orgulho da nação.

  7. Se os Estados Unidos é maior potencia do mundo qual é o nosso lucro em termos uma industria la.
    Gerando empregos e produzindo produtos que precisamos aqui.

  8. Que a Petrobras enterrou, não! Que a D. Dilma Rousseff enterrou. Esse país passa dos limites, em qualquer outro, a presidente Dilma já estaria impedida de governar. São muitos os escândalos promovidos pelo partido dos trabalhadores, e os presidentes petistas em meio a toda a bagunça. Uma vergonha, para o Brasil, e do Brasil.

    1. Não enterrou, pois qualquer refinaria, por menor que seja, vale alguns bilhões de dólares com certeza. Como é fácil enganar …

      1. A refinaria de Pasadena é pequenininha, vale só 40 e poucos milhões, preço que a companhia belga pagou e não bilhões de dólares. Como é fácil se enganar, não é verdade?

  9. As manchetes dos jornais são sempre as mesmas: Dinheiro na cueca, mensalão disso e daquilo, anões da previdência e outros, Nicollau lalau, contas de Maluf em paraiso fiscal, escândalo dos vereadores de São Paulo, filho de Lula multimilionário de uma hora para outra…ah e tantos outros que me dá nojo. Quando isso vai acabar? é a pergunta que fica.

    1. Só vai acabar quando os partidos quem mandam na mídia assumirem o poder. Simples assim.
      Os desvios não vão acabar, com certeza, vão aumentar e muito. Mas nada sairá na mídia, a PF não investigará, o MP tapará os olhos e o STF vai na mesma linha. Isto te lembra algo?

    1. Que discurso ultrapassado!! Pessoas como você hoje formam o novo “curral eleitoral”. Pessoas que acham que são esclarecidas e se deixam levar por argumentos pífios plantados e superficiais.

  10. Comentario SIMPLES

    o O POVO CONTINUA VOTANDO

    no dia 3 de outubro DIGA NAO AO SEU VOTO
    vamos para as Ruas Unidos em uma so voz
    DIGA NAO AO SEU VOTO.

    1. Para colocar o PSDB/DEM de volta no poder para promover mais um arrombamento de cofres públicos e privatizar empresas por menos de 5% do seu valor?
      Qual a alternativa ?

  11. VEJAM O QUE ESTE VERME VAI FAZER:

    “antes mesmo de assumir o cargo, na terça-feira, 1º, o novo ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, já está em campo para cumprir a sua primeira missão: montar uma tropa de choque de governistas absolutamente fiéis ao Planalto para ocupar as cadeiras da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobrás”.

    ISSO É DEMOCRACIA? ESTAMOS VIVENDO UM DITADURA CIVIL, A HEGEMONIA DO PODER; IDEÁRIO DE ANTONIO GRAMSCI. PESQUISEM A RESPEITO DE QUEM FOI E O QUE PREGAVA ESSE MONSTRO DO TOTALITARISMO. É EXATAMENTE O QUE AS “ESQUERDAS” ESTÃO PONDO EM PRÁTICA NO BRASIL E EM TODO O RESTO DA AMÉRICA LATRINA… ELEITORES COMPRADOS COM ASSISTENCIALISMO ETERNO; IMPRENSA E MÍDIA, COMPRADAS OU CENSURADAS ATRAVÉS DE LIMINARES; NAS ESCOLAS E NAS UNIVERSIDADES, ALUNOS DOUTRINADOS IDEOLOGICAMENTE; PODER JUDICIÁRIO, TODO NOMEADO PELA DITADURA; CONGRESSO NACIONAL… SEMPRE VENDIDO!

  12. Só para entender como a Folha dá em manchete, “Enterrou 1,2 bilhões em mau negócio”, quanto custaria construir uma refinaria igual a essa, na mesma região, hoje e qual a situação da refinaria, dá lucro ou dá prejuízo?

    1. Columbo,

      A Petrobras afirma que não seria viável economicamente construir uma nova refinaria, o que parece fazer sentido.

      1. Mas fica a pergunta: Quanto vale a Refinaria de Pasadena hoje? Isso não deve ser tão difícil de apurar. Ou voces querem que a gente acredite que uma refinaria que processa 120 mil barris de petroleo/dia situada no golfo do Mexico não vale nada? Ou que os 120 mil barris/dia não dá nenhum lucro a Petrobras?

        1. Julio,

          A Petrobras tentou vender a refinaria, mas não conseguiu ofertas satisfatórias.

    2. Eles não vão colocar isto na reportagem, nem muito menos consultar especialistas, pois o interesse é outro, não é jornalístico.
      Uma refinaria, por menor que seja, custa alguns bilhões de dólares, não é tão difícil descobrir, mas parece que não querem.

      1. Estou vendo que tem muita tropa do governo na internet (afinal estão com muito $$$), e sempre falando as mesmas abobrinhas (perseguição da mídia etc). O que não se pode esquecer é uma coisa muito simples, os belgas compraram por 42 milhões, a petrobrás enterrou nessa refinaria mais de 1,1 bilhão, e quando quis vender só teve proposta de pouco mais de 100 milhões de dólares. Francamente, uma incompetência deste tamanho… Mas o que domina o governo hoje, e estatais e qq coisa em que se intrometam, é exatamente isso, uma incompetência cavalar, e qdo fazem besteira dizem que a culpa é dos outros… E pra não ficar só na incompetência, tem tb a corrupção escancarada. Bem, o bom dessa história é que pelo menos agora aprendemos que os belgas são os melhores negociantes do mundo… Daqui a pouco eles vêm pro Brasil e lançam um livro “Como multiplicar 30 vezes o capital investido em 2 anos – É fácil, é só negociar com a Petrobrás do PT”

  13. A descoberta de quem ganhou e participou deste golpe contra a Petrobrás passa pela identificação do pagamento da comissão pela intermediação do negócio. Certamente, algum valor expressivo foi pago por suposta assessoria ou intermediação. É só conferir para quem tais valores foram pagos.

  14. Nesses últimos dias os noticiários, tanto impresso com televisivo, não nos têm dados boas noticias a respeito da que seria a maior empresa Nacional “PETROBRÁS”. Ela que já foi símbolo Nacional e proporcionou grandes feitos a todos os Brsileiros sem distinção, patrocinou esporte, bancou a festa dos aloprados atualmente. Mas, quando ela foi fundada pelo então Presidente “GETULIO DORNELES VARGAS”, criou o slogan “O PETRÓLEO É NOSSO”, só que essas duas últimas administrações estão liquidando o patrimônio que é dos Brasileiros. É o que está acontecento do os trabalhadores que foram convidados a partecipar de ua pequena parcela da EMPRESA, através do FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIÇO, com o intuito de melhorar o rendimento e ajudando a recompor o caixa da empresa, mas, não foi o que aconteceu. O que foi aplicado, cada dia que passa está sendo dilacerado e deixando o trabalhor com os cabelos à flor da pele. Espero que essa maré passe o mais rápido possível, porque o pouquinho que me restou está indo embora e de muito que acreditaram no investimento proposto pelo Ex-presidente Fernanado H. Cardoso, para melhorar a vida de milhões de trabalhadores desse Gigantesco PAÍS.

  15. Uol, não somos burros. Diga quanto vale a refinaria hoje e o valor de mercado das refinarias ao redor do mundo em percentual da produção. Vocês estão achando que somos o Homer Simpson?

  16. Quero saber como ela vai desenterrar US$ 1,2 bi e devolvê-lo a nós brasileiros…

  17. Gustavo e Mário,

    Primeiramente obrigado pelas informações. Seria possível esclarecer alguns pontos, por favor?

    1. Vocês mencionaram no infográfico, que a Petrobrás pagou US$ 170 milhões por estoques de petróleo. Sua colega Raquel Landim afirmou que o valor pago pelos estoques foi de US$ 340 milhões, na coluna de ontem. Qual o valor correto?

    2. Também li que a empresa belga teria realizado investimentos, de aproximadamente US$ 40 milhões para modernização da Refinaria, tendo em visto que se tratava de uma planta obsoleta (como observado por vocês no infográfico) e que estava sofrendo forte oposição pela comunidade local. Vocês poderiam informar se houve investimentos por parte da Astra antes da compra de metade pela Petrobrás?

    3. No “Estado”desta semana, há a informação de que a estatal foi “derrotada na corte de arbitragem, que determinou que US$ 640 milhões à Astra. Desse total, US$ 295,6 milhões eram para a compra de metade de Pasadena e US$ 171 milhões correspondiam ao pagamento por 50% da trading de petróleo que integrava a sociedade. A Petrobrás foi condenada ainda a pagar US$ 160 milhões por um empréstimo que havia sido quitado pela Astra. Além disso, teria de desembolsar mais US$ 4,7 milhões para ressarcir as despesas da ex-sócia com advogados e custas do processo”. Houve acordo ou condenação por laudo arbitral?

    Mais uma vez obrigado.

    1. Leo,

      1) No infográfico, informa-se que foram pagos US$ 170 milhões pela primeira metade dos estoques e o mesmo valor pela segunda metade, totalizando US$ 340 milhões;

      2) A Petrobras diz que a Astra fez investimentos de US$ 84 milhões na refinaria, mas não temos segurança sobre essa informação;

      3) A Petrobras fez um acordo extrajudicial diante da perspectiva de derrota judicial certa.

  18. seus intreligentes de plantao – o dinheiro da petrobras não é publico e sim privaodo pq e uma empresa estatal e não é um ministerio . uma compra dessa refinaria minuscula dessa não faz nem cóssegas numa empresa que lida com altos valores seus idiotas .quando vcs vso entender isso??

  19. Daria para construir 100 escolas técnicas federais novinhas em folha!!! Qual o verdadeiro interesse do Governo?

  20. E o que aconteceu com essa refinaria depois da compra?
    E nos dias atuais ?
    Qual a sua rentabilidade ?

    1. Ronaldo,

      Essas são questões relevantes, tentaremos responder assim que possível.

  21. E LAMENTÁVEL, VIMOS O BURROCESAR FALAR INÚMERAS BESTEIRAS AI VEM O BESTARZOINE E COMPLETA, A OAB DEVERIA SE PREOCUPAR EM AUXILIAR O POVO NO SENTIDO DE QUEM PRESTA OU NÃO, CONTRIBUINDO COM LEIS FAVORÁVEIS AO POVO, LEI DA FICHA LIMPA, FIM DO VOTO OBRIGATÓRIO, FIM DOS PRIVILÉGIOS, FIM DOS SALÁRIOS VITALÍCIOS ETC.

  22. Conforme a minha consciência, a luta que o Governo empreende para impedir a apuração da verdade sobre a suposta má gestão na condução da Petrobras, demonstra a inconsistência dos argumentos que justificariam sua defesa.

  23. PARA O BEM DE TODOS E FELICIDADE GERAL DA NAÇÃO, VOTE NULO NAS ELEIÇÕES DE 2014.

    1. essa e boa, mas tudo tem seu tempo
      vc acredita na lei da semeadura. para o homem podem fazer tudo mas para Deus seu tempo chega.tudo se faz tudo se paga.
      olha os principios de cada um .

  24. Tenho uma “indústria” de recuperação de óleo lubrificante, será que a Petrobrás não pagaria uns 200 milhões de dólares…………

  25. Foi crime sim, mas por que a denúncia só apareceu 6 meses antes da eleição??????

  26. ENTENDA COMO O PTRAPACEIRO$ DESVIARAM MILHÕES DA PETROBRAS PARA FAZER A CAMPANHA POLÍTICA DA DILMETRALHA E SEU COMPARSAS.

    FORA PT.
    PARA O BEM DE TODOS, VOTE NULO EM 2014.

  27. Eu me pergunto se ficou alguma resposta e se faltou alguma pergunta. Minha resposta é que só faltaram respostas a questões irrespondíveis. ACORDA BRASIL.

  28. Eu entenderia melhor, muito melhor se o Grupo Folha não fizesse o que está fazendo. Omite partes e distorce o que publica e comenta, no jornal e no Uol.
    Uma pena que o Frias nos coloque nesta fria!
    Duvido que publiquem!

  29. ESSE DINHEIRO PÚBLICO JUGADO FORA ESTÁ FALTANDO NA SAÚDE EDUCAÇÃO E SEGURANÇA

  30. Partido de direita…Defensores do capital especulativo…
    Jogam contra a Pátria!
    Em outubro os trabalhadores, as famílias, as donas de casa proporcioná-los-ão outra chinelada.
    Aguardem.

  31. Esse nestor cervero se parece muito com o finado nestor kirchner, deve ser irmao de leite.

  32. Como assim enterrou? Será que a Folha consegue apurar quanto vale a Refinaria de Pasadena hoje? Se a Petrobras enterrou alguma é apenas a diferença do quanto pagou para quanto vale hoje, isso se o valor da refinaria hoje não for maior do que a Petrobras pagou. Com a palavra a Folha!

  33. eu acho que devemos ter vergonha e de nos brasileiros e não dos políticos pois não sabemos votar esta chegando as eleições e não vimos nenhum politico falar com o povo,estão preocupados em achar rabos ums dos outros isto e um desrespeito imenso com o povo acorda brasil vamos mostrar para estes políticos que somos povo e mereçemos respeito.

    aaaaaaaaaaaaaaacorda BRASIL por favor.

  34. É lamentável assistir a degradação do Civismo no Brasil.
    Estudamos em escolas públicas no passado aonde a “civilidade” era Ponto de Honra e o nosso governo merecia o nosso maior Respeito.
    Ficou no passado, infelizmente !

  35. Pois é, a refinaria foi adquirida pelo sócio por +- 45 milhões de dólares. O capital dela não subiria tanto, o máximo poderia triplicar o seu valor. No bolso ou nos bolsos de quem esta o 1 Bilhão. Enquanto isso, o FGTS do trabalhador está lá parado, sem a correção correta e a Justiça, se é que existe justiça neste País, acatou a ordem do Governo e não esta dando andamento aos processos dos trabalhadores. E aí Justiça, e aí Supremo. Vocês são uma vergonha para esse povo sofrido.

  36. Não sei por que o título fala em 1,2 bilhão se a própria matéria explica que não é bem assim. É muita má fé.
    Está lá explicado, a Asitra investiu na refinaria (sanou dívidas) por isso de 42 foi pra 190 milhões (a 1ª metade).
    Outros 340 milhões foram em estoques. Que eu saiba, a Petrobrás não jogou esses estoques no mar, jogou?
    O grande problema (talvez o único) são os 355 milhões dos custos do processo. A matéria fala que “não se sabe” por que foram tão altos. Que tal fazer o papel da imprensa e investigar antes de publicar bobagem?

  37. Falta uma parte dessa história. Por quanto foram vendidos o estoque e quanto a refinaria produziu e por quanto foi vendida essa produção? Sem essa par,te, não da pra dizer quem foi gasto x ou y.

  38. Quando vai acabar!…………….
    Quando o povo for as ruas pra tirar os maus gestores fazem farras com dinheiro publico,compram fazendas.carros de luxo e
    iates.

  39. Só um deficiente mental acha que se compra uma refinaria no Texas (não é sertão de Pernambuco ) com 40 milhões de dólares , parem de papo furado , vamos chamar todo mundo pra CPI , CEMIG , METRO , SUAPE , DARF DA GLOBO , quem venha a CPI …

  40. ENTENDA COMO A PETROBRAS ENTERROU MAIS DE 1 BILHAO DE DOLARES: EM 2003 ELEGEMOS UM BURRO PARA NOS GOVERNAR., EM 2011 ELEGEMOS A HERDEIRA DO BURRO QUE NAO SEI DIZER SE E UMA EGUA OU UMA JUMENTA.

  41. Vocês não têm noção do que é DESPERDÍCIO. Esse 1,2 bi é só um bi que caiu na mídia. É compra de equipamentos importados CARÍSSIMOS desperdiçados no Parque dos Tubos porque mudou de gerente e um projeto parou; É ônibus fretado da pra lá e pra cá de meia em meia hora com meia dúzia de passageiros (se der); É van de 15 em 15 minutos pra lá e pra cá sem ninguém; É funcionário parado na plataforma, tipo daqueles que só embarcam e esperam o salário, dormem em horário de serviço NA PLATAFORMA, e não é turno. A empresa de táxi nunca tem carro disponível, pois tem muita gente pra rua o dia todo, vão de táxi mesmo pra onde já existe linha de fretado da empresa. Só petróleo mesmo pra dar conta.

  42. A questão mais grave que existe no caso da PETROBRAS, são os pequenos investidores, que usaram FGTS ou pequenas economias , e investiram na Petrobras e perderam quase todo o dinheiro aplicado. Exemplo : R$ 100000,00(cem mil reais) aplicados em em ações em dezembro de 2007, valem hoje em torno de R$ 50000,00(cinquenta mil reais). É muito doloroso o caso.

Comments are closed.