6 milhões não encontram emprego, e 62 milhões nem procuram; entenda os números do trabalho no país

635

Iniciada e interrompida neste ano, a pesquisa ampliada do IBGE sobre o mercado de trabalho ajuda a entender como o desemprego cai a despeito do fraco desempenho da economia.

Os dados mostram que cresce o número de brasileiros empregados, que no final do ano passado eram 92 milhões, ou 57% das pessoas em idade de trabalhar.

Mas também cresce o número dos que não trabalham nem procuram emprego -e, como não procuram, não são considerados desempregados.

Esse contingente chegou a 62 milhões de brasileiros, ou 39% das pessoas em idade de trabalhar.

Falta esclarecer com mais detalhes a composição desse grupo: quantos são os que optaram por estudar mais, os que recebem amparo assistencial e os que simplesmente desistiram.

Os desempregados são apenas 4% das pessoas em idade de trabalhar, ou 6% dos que procuram emprego.

Ficou alguma dúvida? Faltou alguma informação?

Pergunte na área de comentários ou pelo Facebook.

Comentários

  1. O IBGE considera que faz parte da População em Idade Ativa quem possui entre 14 e 64 anos, o que é incompatível com o previsto na Constituição (trabalho apenas para maiores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, para quem tiver mais de 14 anos). No entanto, mesmo com os descontos devidos, é alarmante 62 milhões de pessoas em idade ativa não estarem trabalhando!

    1. LI TODOS OS COMENTÁRIOS ABAIXO E EM NENHUM MOMENTO ENTROU NA DISCUÇÃO OS MILHÕES DE ASSESSORES, SEM CONCURSO PÚBLICO QUE RECEBEM DO GOVERNO SEM TRABALHAR, E O PIOR SÃO SANGUE SUGAS DO ERÁRIO PÚBLICO!

      1. JÁ PUBLICARAM EM ALGUM MOMENTO O VALOR TOTAL QUE SE PAGA COM ASSESSORES NAS PREFEITURAS, ESTADOS E GOVERNO FEDERAL?
        GENTE QUE É CONSIDERADA EMPREGADA, MAS SÓ APARECEM PARA RECEBER!

  2. Acho que considerar simplesmente quem tem mais de 14 anos como população economicamente ativa é um erro. Sugiro deduzir as pessoas que se encontram matriculadas no ensino médio e superior. Assim, o número seria mais realista.

    1. Pessoal. Se tirar os adolescentes e universitários (faixas de 14 a 24 anos, perto de 16 milhões de pessoas) ainda serão muitos desempregados (uns 46%).

      1. corrigindo o meu erro acima. Retirando a população, masc e feminina, entre 14 e 24 anos (são 32 milhões), seriam uns 38% de desempregado (ocultos).

        1. Esse pessoal, desempregados ocultos, boa parte deles está na iniciativa autônoma, ou seja, trabalhadores informais. Outra parte deles deve ser sustentada por uma outra fonte de renda, pais, avós, tios, governo e etc…

    2. O trabalho é permitido a partir dos 14 anos de idade.

      A partir dos 14 anos é admissível o Contrato de Aprendizagem, o qual deve ser feito por escrito e por prazo determinado conforme artigo 428 da CLT.

      Considerando isto, temos um índice de 43% de desemprego.

    1. O IBGE começa a contar a idade produtiva aos 14 anos. Você deve ter milhões de pessoas com idade entre 14 e 18 anos que estão se dedicando exclusivamente aos estudos. Quem os sustenta? Os pais.

  3. Ta aí a realidade do país, contrariando a maquiagem que lulopetistas tem feito há anos. Essa é a realidade e só que tem vivido isso no dia a dia é que sabe o que significa.

  4. Isso mostra o quanto o brasileiro é preguiçoso. 62 milhões de pessoas são desocupadas e não procuram emprego, ou seja, vivem pendurados nos programas sociais do governo que são bancados por quem trabalha e produz. Dessa forma, o país não sairá nunca do atoleiro que está. No entanto, são essas pessoas que votam nesse governo atual.

  5. Enquanto perdurarem os pagamentos em dinheiro das bolsas disso e daquilo, esses 62 milhões citados pelo IBGE só tenderá a aumentar. A Dilma já deu a partida para isso ampliar, acaba de conceder aumento de 10% para essa malditas bolsas em dinheiro.

  6. Está mais do que claro! Procurar emprego pra que, se o desgoverno do PT-PARTIDO TERRORISTA, os incentivam, com os bolsa família (voto cabresto), à VAGABUNDAGEM???????

    1. Cá entre nós, quem acha que dá pra viver só de Bolsa Família vai morrer de fome antes de receber o pagamento do mês seguinte. Eu acho que esses números têm a ver com o fato de as famílias estarem conseguindo fazer com que os filhos apenas estudem até os 17-18 anos de idade, pelo menos, quando concluirão a educação básica (isso se deve ao aumento da renda das famílias nos últimos 20 anos). Quando ingressam em faculdade, isso aí pode aumentar para 19, 20 anos (o Prouni e o Fies aumentaram significativamente o número de estudantes universitários nos últimos 10 anos, é bom lembrar). E tem que ver o desemprego feminino. Muitas mulheres deixam de trabalhar quando têm filhos, para cuidar das crianças. Como a renda tem aumentado ao longo das décadas, é possível que os maridos consigam arcar com as despesas da casa sozinhos. O ponto a que quero chegar é: o número pode ser alarmante, mas também pode ser positivo. É preciso destrinchá-los, primeiramente.

  7. 6 milhões estão desempregado, 62 milhões não procuram. 22 milhões estão abaixo da idade economicamente ativa (menores de 14 anos). Só aí já são 90 milhões em ação! 130 milhões são economicamente ativos. Somos 220 milhões então… mais 20 milhões de aposentados… somos 240 milhões segundo o IBGE. Por outro lado, o último recenseamento mostrou uma população 200 milhões de habitantes. Aí eu lhes pergunto: Onde surgiram com esses outros 40 milhões????

    1. Algumas situações podem se sobrepor. São inúmeros os aposentados, por exemplo, que, embora recebam benefício do INSS, continuam trabalhando.

    2. Marcos,

      A população total estimada para o final de 2013 é de cerca de 200 milhões.

  8. E dizem que a taxa de desemprego é de menos de 10%! Seria risível se não fosse tão trágico!

  9. Êta brasilzinho!! Quanta gente só coçando, hein? Temos vagabundos pra dedel, enquanto em países desenvolvidos, Japão, por exemplo, se trabalha 12 horas por dia e 6 dias por semana. A culpa é dos governos de plantão, que incentivam a vagabundagem através de manobras eleitoreiras como essas inifinitas bolsas pra tudo e o tal seguro desemprego cheio de falcatruas.

    1. podia botar todos os terrorista da al qaeda e coloca no brasil o exercito vai dar emprego para os homens e pagar um salario bom e ajudar so os homens e excluir as mulheres ajudar o homem a ficar rico trabalhando no exercito

  10. A maioria deste contingente que nem procura emprego se sente satisfeito com o bolsa família… Pra quê trabalhar?

  11. São 62 milhões de votos no PT, certo?
    Trabalhar para quê?
    Uma opção não para sair da miséria, mas para continuar eternamente nela.

    Dê oportunidade de emprego à toda gente e cada qual que ganhe o que for capaz. É uma
    ótima política. Mas dizem ser neoliberal, de direita reacionária. E não compra votos obrigatórios.

  12. 62 milhões nao procuram trabalho, e por que procurariam? 36 milhões recebem a esmola do bolsa família e com ela sustentam a vida ociosa que decidiram viver. Trabalhar pra que? Os honestos que pagam seus impostos em dia, são usurpados de melhores condições de saúde, segurança e educação pra sustentar os que não querem nada com trabalho

  13. Um absurdo a matéria utilizar a foto de um trabalhador em seu horário de descando junto a uma manchete sobre pessoas que não procuram emprego. Má utilização da imagem!

  14. Que maravilha: 62 milhões de brasileiros sem trabalhar e sem procurar emprego. Isto é uma notícia extraordinária. Milhões deles certamente estão focados nos estudos pois têm seus familiares trabalhando e dando conta das despesas. De novo a Folha invertendo o cerne da notícia: 92 milhões trabalhando, taxa de 4% de desemprego e 62 milhões sem necessidade de trabalhar. Um jornal tão cioso em prestar not[icias “por inteiro”aos seus leitores poderia facilmente pesquisar na Europa qual é a relação entre empregados e aqueles que não procuram desemprego. De mais a mais destacar 6 milhões de desempregados contra 92 milhões empregados é no mínimo uma injúria para com a inteligência de seus leitores.

  15. O aumento desta classe devesse aos auxílios que os governos em todas esferas oferecem. Temos que lidar com essa estatística e ver debandadas de povos de outros países buscando e o mais agravante, conseguindo trabalho e a contribuição para que nossa mão de obra receba uma desvalorização absurda. Lamentável.

  16. Assim caminha a nacao, produzindo vagabundos, bandidos que para completarem a renda do bolsa familia, nao tem nenhum receio de assaltar a populacao que trabalha nas ruas das cidades brasileiras. Os comerciantes que sofrem todos os dias com quem quer dinheiro fácil. Foi isso que a dona Dilma defendeu ontem. Vamos continuar gastando o dinheiro publico pra sustentar essa gente. Muda Brasil

  17. BOLSA FAMILIA, BOLSA ISSO, BOLSA AQUILO….ESSA É A POLITICA PODRE E SUJA DO PT.

  18. Pois é, estamos ai, com Pós e Graduação, esta balela que falta qualificação e coisa da TV para apaziguar a pobraiada!!!

  19. Se 62 milhões nem procuram emprego como sobrevivem??
    Dos 6 milhões de desempregados quantos são mantidos pelo bolsa família , bolsa desemprego ??
    Há quanto tempo cada um é mantido pelo governo ??

    1. Pedro,

      Esses dados não constam da pesquisa do IBGE. Eventualmente, poderão poderão ser pesquisados no futuro, se o IBGE ampliar os questionários.

  20. Claro, com tantos vagabundos sendo sustentados com o nosso dinheiro. Recebendo bolsa família, ajuda aluguel, vale gás e etc…. Lula, o pior da história!!!

  21. E vai continuar assim enquanto o assistencialismo for perene e populista.

    Se fosse efêmero, com termo certo, como uma forma de transição de uma situação momentânea de desemprego à um trabalho digno, aposto que os dados mudariam.

    Como contramedida – e para não ser taxado de sangue frio – sugiro que poderia ser instituída normatização exigindo que o beneficiado social comprovasse de tempos em tempos que, pelo menos, saiu em busca de uma vaga no mercado de trabalho.

  22. É, e o maiior problema mesmo é que destes que “nem procuram”, a grande parte está ganhando bolsa família.

  23. Como sempre tem ocorrido ão longo dos últimos doze anos, o Brasil tornou-se o pais das máscaras. À máscara vai cair de vez em outubro. FORA PT E QUADRILHA!

  24. Vamos fazer umas umas continhas básicas, simples (coisa de burro mesmo)…200 milhões de brasileiros (pra arrendondar)…o imposto de renda estima umas 27 milhões de declarações…200-27= 173 milhões…destes 173 milhões (todos isentos, ou informais, ou recebem bolsa familia)…agora chego na minha conclusão….30 milhões de bolsa familia segundo a presidente ontem, 62 milhões não procuram e 6 procuram…somando-se 62+30= 98….de 173 milhões que são isentos, temos um calculo que 98 milhões estão entre os que recebem bolsa, não trabalham ou procuram emprego…pergunto…QUE DIABO DE TAXA DE DESEMPREGO ESSA M…A DE GOVERNO DIVULGA?????? ESTÃO ACHANDO QUE ESTÃO FALANDO COM O PUBLICO DO BOLSA FAMILIA? QUE QUALQUER ASNEIRA DESCE!!!!!!!!!!!

  25. Seria muito importante para a população, que não conhece os métodos de cálculo do desemprego e se apegam as estatísticas informadas pelo governo, com está classificada nossa população com idade para o pleno emprego. Pela lei atual, o que é um absurdo, pessoas abaixo de 18 anos não podem trabalhar e vivem para o estudo ou para a marginalidade.
    O gráfico da população brasileira, segregando a população até 14 anos, de 14 a 18 anos, acima de 18 até os 60 anos e acima de 60 anos, saberemos o contingente de pessoas com potencial ao trabalho. Ao comparar com a quantidade de pessoas de 14 a 18 anos em escolas regulares (e não vale somente as matrículas) x as na marginalidade sustentadas pelo bolsa vagabundo, saberemos de fato como anda nosso emprego e desemprego.

  26. O lula, o Zé Dirceu, O Genoino e todos os demais camaradas nem ao menos procuram emprego.

  27. Gente de bem, está aí a diferença em que dizem os petebas, o país nunca teve tanta gente empregada, assim é verdade, pois 40% da população nem sequer está procurando emprego, então esta população desempregada não entra nesta contagem de desempregado do PT, agora estamos vendo claramente as distorções do mercado de trabalho, pois só aparece os 6% que estão procurando emprego atualmente, FORA PT urgente.

  28. Então é assim que o governo federal consegue enganar o povo, escondendo informações; Mas isso já era sabido pelos não leigos, pois basta andar pelas ruas e ver o tanto de gente que não faz nada de produtivo, pq é amparado pela aposentadoria do bolsa família do governo federal, desse jeito, vai chegar um dia que a fome vai bater a porta de todos, pois seremos meia dúzia produzido para sustentar o país todo…..Viva o governo federal que esta gerando uma legião de desocupados e preguiçosos…. País tolos e não de todos.

  29. Sinceramente eu particularmente perdi as esperanças em um novo emprego, há 2 anos procurando e entregando currículo, se cheguei fazer foram umas 5 entrevistas, do resto nem respostas me deram, e olha que estou preparado para o mercado, tenho pós graduação, experiência até demais 2 líguas vários cursos de especialização profissional, excel avançado e nada disso me salvou das dificuldades, diante do fato me resta algumas perguntas a fazer :
    O que mais preciso fazer ;
    O que as empresas querem de um profissional;
    Será que um Jesus Cristo estaria bom, seria o profissional ideal para o mundo de hoje ?

    1. pois é, o problema também é que, tem empresa que exige de mais e paga pouco, por mais nós nos esforcemos para conseguir um emprego qualquer, é um sufoco, você tem estudo, experiência, mas tão nem ai. Acho que a maioria da população está desmotivada, e cansada de fazer tanto e nunca receberem o que merecem, dai cansaram de se preocupar e deixar a vida levar eles. Hoje em dia mais gastamos mais, do que recebemos… é muito imposto por metro quadrado. E muita exigência para pouco salário e benefícios. o Brasil se cansou… e esta desmotivado. Graças a esse governo e tantos outros que acabaram com o povo brasileiro.

  30. OLHA AIH O PT…
    A PRESIDENTE DILMA DEVERIA TER LIDO ESSA ESTATISTICA DO IBGE ANTES DE DIZER BOBAGENS SOBRE EMPREGO ONTEM NA TV…

  31. Eu tenho 25 anos, e sou formado em ensino técnico de Logística Empresarial desde 2012. Fiquei 2013 inteiro sem trabalhar, estudando pra concurso. Porém estou procurando emprego desde o começo do ano, sou chamado para algumas entrevistas, mas não passo. Estou procurando emprego, só falta me darem um.

  32. Cogitar o trabalho informal seria uma boa teoria também, muito mais plausível do que acreditar que grande parte optou por estudar mais.

  33. Que porcaria de matéria é essa? Por que não esclarecem primeiro os motivos dos outros 39% não terem nem procurarem emprego formal (é disso que se trata, não?) e depois publicam a matéria? Quantos são autônomos? Quantos têm empresa? Quantos são empregados domésticos? Quantos são donas de casa? Quantos só estudam?
    Publicar do jeito que está, me parece só intenção de dar mais uma notícia negativa — e sem nenhum argumento que a justifique.
    É um desserviço para o leitor.

  34. Pelo fim do direito ao voto, a todos os cidadãos que estiverem recebendo benefícios sociais do governo. Quem tem interesse, não pode decidir.

  35. Estou assustado. Estas milhões de pessoas que “desistiram”de trabalhar e não procuram trabalho, bem ou mal, consomem, comem, bebem, moram, etc., principalmente etc.
    Dizes e propagar que há apenas 4% de desempregados no Brasil, é um engodo. É incluir o Brasil na marra no rol de países com baixo desemprego. Quantos desses “optaram” em apenas viver do dindin do bolsa sacanagem sustentado pelos demais?. Isto deve ser divulgado apenas com dados mais reais e melhor estratificado, para que ações sejam tomadas a partir daí, e não desta ilusão.
    Reclamo sempre dos enormes impostos e do pouco retorno. Agora sei pra onde vai, e pelo jeito não é temporário, é acomodação mesmo, na maioria. Claro que estes votam nos que lhes propiciam (com dinheiro alheio) as tais bolsas sem fim.

  36. Não encontram porque não querem … (o país está a todo emprego). Não procuram porque não precisam, não querem, não gostam de trabalhar, etc. (sem contar com os vagabundos).

  37. isso que dá eleger um presidente que nunca estudou na vida, e uma terrorista e sua corja para sucedê-lo. O povo é culpado. E os vagabundos que não procuram emprego e não estudam, deveriam parar de serem ajudados com nosso dinheiro de impostos.

  38. minha esposa não trabalha porque o meu salário tem sido suficiente para “controlar” e temos filha pequena, ela não quer deixar de cuidar da menina, então não está desempregada por enquanto.

  39. eu não consigo entender, porque 6 milhões de
    brasileiros não consegue arrumar um emprego e para os estrangeiros no caso os Haitianos, tem emprego com facilidade e até carteira profissional foi facilitada. Que governo é esse que tira dos brasileiros para dar aos estrangeiros. Pergunto a antiga lei dos 2/3, ainda vigora no Brasil

  40. Jogados ao vento dessa maneira, são muito, muito estranhos esses números. Qual é a “idade de trabalhar”? O que está sendo considerado nesses 39% das pessoas em idade de trabalhar que não têm emprego e nem procuram? As donas de casa estão aí? O adolescente bancado pelo pai até se formar estão aí? O sujeito que trabalha no mercado informal está aí? Esse texto deixa muito mais dúvidas do que esclarecimentos.

    1. pois é, o problema também é que, tem empresa que exige de mais e paga pouco, por mais nós nos esforcemos para conseguir um emprego qualquer, é um sufoco, você tem estudo, experiência, mas tão nem ai. Acho que a maioria da população está desmotivada, e cansada de fazer tanto e nunca receberem o que merecem, dai cansaram de se preocupar e deixar a vida levar eles. Hoje em dia mais gastamos mais, do que recebemos… é muito imposto por metro quadrado. E muita exigência para pouco salário e benefícios. o Brasil se cansou… e esta desmotivado. Graças a esse governo e tantos outros que acabaram com o povo brasileiro.

  41. Assim acontece quando um governo entregue o peixe e não ensina ninquem como pegar o peixe. Fica insustentável o médio e longo tempo! O Brasil esta indo no rumo da falência.
    Suecia tinha uma sistema social muito bom, mas precisava mudar quando uma parcela pequena da população precisava trabalhar muito para sustentar uma parcela da população grande que achou e descobriu como fica fácil receber benefícios sem esforços.

  42. Trabalhar pra que? O Governo banca essa povo dando bolsas, auxilio reclusão, etç. No Brasil compensa mesmo é viver as custas do Governo que usa o dinheiro da classe média trabalhadora pra sustentar esse bando de vagabundo que nem impostos pagam. Aí chega no Natal, enquanto a classe media esta atolada em contas e impostos, eles estão nas Casas Bahia comprando TV de 40 polegadas! Esse é o Brasil!

  43. vou jogar a real
    Bolsa família mantem essa galera dos Nem Nem, nem trabalham e nem estudam. Parabéns ao P T por esta destruindo o Brasil

  44. CONCLUSÃO: O DESEMPREGO É UM FENÔMENO MUITO MAIS SOCIOLÓGICO DO QUE ECONÔMICO: NÃO DEPENDE SÓ DO CRESCIMENTO DA ECONOMIA MAS PRINCIPALMENTE DA DISPOSIÇÃO DAS PESSOAS EM PROCURAR EMPREGO. FICOU ALGUMA DÚVIDA?

  45. “Falta esclarecer com mais clareza a composição desse grupo”. Sim, essa informação é fundamental até mesmo para justificar o título da nota. Esses dados estão disponíveis ou ainda serão divulgados pelo IBGE?

    1. Carlos,

      É provável que o IBGE amplie gradualmente o alcance da pesquisa.

  46. E os que trabalham sustentam esses 62 milhões, o governo federal inchado, e…

  47. E quantos desses 62 milhoes recebem dinheiro do governo que na verdade vem de quem esta trabalhando?

  48. Não é que as pessoas não estão procurando emprego….. acontece que não tem emprego.
    O homem quando chega aos 40 anos não serve mais para o mercado de trabalho por isso não procuram, pois sabem que receberão um não, gastar dinheiro em transporte em busca de um emprego onde o homem de 40 anos sabe que não vai conseguir nada prefere economizar pra comprar um ovo para almoçar e jantar.

  49. O IBGE mascara também o índice do desemprego, pois coloca como pessoas que não procuram emprego os que estão ha mais de 2 anos desempregados……

  50. Graças as Bolsas do PT, o Brasil se tornou o pais onde os Vagabundos Predominam, e decidem o rumo do pais.

  51. Dá para entender que a maquiagem dos dados oficiais é nítida. E também que a quantidade de VAGABUNDOS no Pais é enorme.
    Aonde tudo isto irá nos levar?

  52. Esses 62 milhões que nem procuram devem receber um incentivo chamado Bolsa Familia, que é um grande motivador a ficar em casa sem fazer nada e ser remunerado por isso. VIVA O BRASIL!!!!

  53. Esses números mostram que o ‘pleno emprego’ divulgado não está tão pleno assim. Seria interessante conhecermos a série histórica. O ‘desemprego’ caiu muito, caiu pouco, não caiu e etc.
    Com a palavra, o IBGE.

  54. A verdade é que nunca neste país tivemos tantas oportunidades e taxa de desocupados tão baixa. Não procurar emprego é lógica dedução de trabalho autônomo, em maioria, coisa que só uma economia bem conduzida pode garantir. Querer dizer com um grande grupo vive de assistencialismo é apelação. Cuidado povo, querem porque querem confundir e convencer que tudo está errado.

  55. É uma vergonha o governo ficar dando dinheiro a 63 milhões de brasileiros, quando deveria favorecer a dignidade deles e ajudar a se qualificarem para trabalhar. O futuro de um País está na educação formal ou técnica, e não em esmolas. O que será desses irmãos brasileiros quando tiverem de trabalhar?

  56. A quem interessa interromper essa pesquisa do IBGE? Ao governo somente que, através da estatística, usa e abusa da arte de mentir com números.

  57. Por este motivo que o desemprego no Brasil é considerado baixo pelo governo e pelos petistas.
    Se 62% de “desempregados” nao entram no calculo fica facil manipular os numeros.
    Enquanto isso quem trabalha e paga impostos exorbitantes sustentam essas pessoas…..

  58. Senhores,
    Muito bom começarmos a tratar os diferentes de forma diferente.
    O que faltou: aonde estão considerados os políticos, partidos políticos, militares, sindicatos, associações, bolsa família, presidiários, ONGs. índios, etc.?

    Grato,
    Oscar

  59. Temos “6 milhões que procuram emprego mas não acham e 62 milhões não procuram”.
    Gostaria de saber: dentre esses que não procuram, quantos recebem Bolsa Família?

  60. Segundo a reportagem acima, informa que 92 milhoes de brasileiro estam empregado e 62 milhoes numca procuraram emprego, considerando que a população brasileira é de 200 milhões apenas 46% dos brasileiros carrega os custos nas costas sozinho? os 92 milhoes que paga o bolsa familia, gas, escola, e tanots outros beneficios que nosso governo coloca para a gente arcar com os custos, para manter praticamente 1/3 destas pessoas em casa fazendo nada? depois eu me pergunto, vale a pena se se matar para ver estes numeros e o governo só aumentando os gastos, da vergonha de ser brasileiro, com todo respeito.

  61. Basta sair dar uma voltas para ver que o numero de desempregados é muito maior do que o anunciado pelo governo. Todo esse pessoal que estão vivendo na rua são desempregados. Ou eles trabalham e sobrevivem com o salario do seu trabalho? Segundo o pronunciamento da presidente, 36 milhões de brasileiro vem através do bolsa família. se esse contingente todo são beneficiados com bolsa família são todos desempregados. A economia do país esta estagnada. como pode não haver desemprego?

  62. TRABALHAR PRA QUE? O GOVERNO DA O BOLSA FAMÍLIA O POVO TORNA SE DEPENDENTE E O GOVERNO LUCRA COM SEUS VOTOS..

  63. Se o Bolsa Família beneficia mais de 13 milhões de famílias, cerca de 50 milhões de pessoas e teve em 2013 orçamento de aproximadamente R$ 24 bilhões. Um terço de 62 milhões de pessoas já tem o que comer. Trabalhar pra que se ganham sem fazer nada.

  64. Uma Constituição onde, define, “bandido, assassino, pedófilo, traficante. estuprador”, como cidadão. ão pode ser levado à sério. Vai ser terceiro- mundista sempre, sempre.

  65. E agora? Como ficam as explicações oficiais sobre o tão propalado índice petista de 4,5% de desemprego no país?

  66. Esses 62 milhões são os vagabundos que vivem as nossas custas, das bolsas do governo

  67. “Falta esclarecer com mais clareza a composição desse grupo: quantos são os que optaram por estudar mais, os que recebem amparo assistencial e os que simplesmente desistiram.”

    Se é assim, por que publicar uma matéria dessas?

  68. SIMPLESMENTE O POVO NAO TEM VONTADE DE TRABALHAR NESTE PAIS , PAIS BROXANTE ESTE NOSSO….

  69. 62 milhões vivendo de alguma forma do assistencialismo federal.
    Programa Nem-Nem-Nem – Nem estuda, nem trabalha e nem procura!!!!!

  70. Com o governo tratando deles, procurar emprego pra que?

  71. O Brasil não adota uma metodologia clara e objetiva do conceito de desempregado. Os dados informados, além de pouco representativos do universo da população, não são transparentes quanto aos critérios utilizados. Não há como comparar nossos índices com os de nenhum outro país.

  72. Prezado Senhor,haja visto que a informação não procede,pois vem procurando uma recolocação no mercado de trabalho ,com carteira assinada e não acho.
    Continuo ainda com mais de 25 anos na área comercial,informal e preciso de uma oportunidade e não estou achando assim ,estou tentando concurso público tb,mas acho que não chegou a minha vez;

  73. Esse problema não é de agora!!! Já faz uns oito anos. Qualquer pequeno agricultor ou empregador que queira contratar os serviços de braçais da agricultura ou NOVAS empregadas domesticas, está tendo dificuldade pelo distorcido BOLSA FAMÍLIA. É só ver e comprovar nas feiras do interior do nosso Brasil, e cidades, parece mentira, o pessoal apto, para trabalhar prefere o “Bolsa” ao invés de emprego com CARTEIRA ASSINADA. Que o IBGE faça uma pesquisa desse porque!!!!! se o governo autorizar/liberar/e poder!!!!!

  74. Por que procurar trabalho se existe a possibilidade de se viver,ou sobreviver, nas costas dos contribuintes de impostos absurdos?

  75. DILMA E O PT , mostraram o crescimento de empregos com a pesquisa realizada em APENAS 5 CIDADES, não quiseram computar as outras, pois apontam aumento do desemprego na ordem 9,71%. UMA VERGONHA!! PIOR!!! Os empregos são na sua maioria na construção civil (que está caindo) e em serviços. NA INDÚSTRIA QUE É BOM, NADA!
    Só discurso. Então pra você que gosta, vai sustentar sua família com discurso.

  76. A matéria foi bem redigida. Direta e objetiva, esta reportagem é muito esclarecedora; até idiotas podem compreender que, no país do PT, só “meia dúzia” geram riquezas para manter os milhões de vagabundos que votam nesse Partido indecente.

    Só ficou faltando dizer que essa “meia dúzia” de brasileiros úteis, a cada dia fica menor ainda… Quem pode cair fora dessa “barca furada” está caindo.

  77. Também com tanta BOLSA ISSO, BOLSA AQUILO, BOLA AQUILO OUTRO(que o Governo dá de mão beijada) FORA A BOLSA DAS PESSOAS QUE OS BANDIDOS LEVAM, pra que trabalhar, pra que procurar emprego? ACORDA BRASIL!!!!!

  78. Isso é reflexo da cultura que se instalou no país. Jovens são proibidos de trabalhar. Isso é um absurdo. Muitos dos pais, que vivem de assistencialismos do governo nem sentem prazer pelo trabalho, e é claro, repassam isto aos filhos que vivem eternamente no ócio, reelegendo políticos populistas, tipo aqueles que aumentam 10% o valor do bolsa família nas vésperas da eleição :). Tá difícil viver aqui.

  79. Falta comparar com dados de outros países para que saibamos se estes dados são maiores, menores ou iguais. Dados soltos assim não dizem muita coisa. Neste grande universo de 62 milhões há de tudo: os que só estudam, desempregados, aposentados por motivos de saúde, deficientes que não podem / desejam trabalhar, os que vivem de pequenos “bicos”, donas de casa, os que trabalham em atividade não registrada, etc?

  80. Em Campo Grande não encontra Empregado Doméstica pagando até R$ 1.200,00 ao mês. Motivo: ninguém quer perder esse vale eleição! Ops: esse Bolsa Família! Você vai ao um bairro ( Estrela Dalva) perto da minha casa, por volta das 10 horas, tem um monte de mulher tomando tereré a porta de suas casas e fofocando! Todas beneficiárias do Bolsa Família! Por que não querem trabalhar? Vocês respondem!

  81. BRASILEIRO EMPREGADO, TEM BAIXA PRODUTIVIDADE, COMPARADA COM OS AMERICANOS E EUROPEUS E AINDA CARREGAM QUASE 70 MILHÕES, QUE NADA FAZEM. ASSIM FICA MUITO DIFICIL DECOLAR.
    PAGAR PARA MALANDROS E FAMILIA DE ENCARCERADOS É DEMAIS.

  82. ENQUANTO HOUVER EGOISMO POR PARTE DOS SERES HUMANOS 6 MILHÕES DE BRASIILEIROS JAMAIS ENCONTRARAM EMPREGOS e 62 MILHÕES SIQUER PROCURARÃO POR TOTAL DESANIMO. HÁ MILHÕES DE BRASILEIROS OCUPANDO VAGAS DE DESEMPREGADOS POIS OCUPAM VÁRIAS VAGAS TRABALHANDO QUANDO ESTÃO APOSENTADOS E OUTROS TRABALHANDO EM VÁRIOS LUGARES. ACHO QUE O IBGE DEVE AMPLIAR SUAS PESQUISAS.

  83. Pra que eu vou trabalhar se os OTARIOS trabalham pra mim receber sem esforço algum??? Alguem me explique como se eu tivesse 10 anos?

  84. Eu venho procurando trabalho (não emprego) pois não quero me ver condenada a viver com o mínimo de subsistência proporcionado por uma aposentadoria desrespeitosa como a que venho auferindo. Tenho condições físicas e intelectuais para trabalhar, e bem. Esbarro no quesito idade. Preconceito? O Brasil não pode se dar ao luxo da desperdiçar pessoas como eu que se interessam e continuam aprendendo sempre, ao longo da vida. Onde me enquadro. Entre os que desistiram de procurar? Jamais… Respeito é bom e eu
    mereço. Saudações. M.Inês R. Ricci

  85. Com certesa milhoes de pessoas deixam de procurar emprego se dependendo do amparo social, ou simplesmente perdem as esperanças, principalmente na faixa etária acima dos 50 anos.

  86. E aí a incomPTente da Dilma aumenta o bolsa compra voto e faz promessas sem olhar os pecados e as mentiras dos 12 anos de PT no poder. Pena que a oposição não enfrenta e não assume o compromisso de reforma tributária e política . Só ler oleiro.

  87. Quem são os 62 milhões fora da força de trabalho? Antes de apontarem o dedo para o bolsa-família, saibam que esse número inclui donas de casa, aposentados, estudantes, inválidos e até mesmo presos.

  88. O que a reportagem não explica é que sempre foi assim e, no entanto, no passado, o número de desempregado era assustador. A massa de desempregado no passado vivia na casa dos 12%.

  89. A segunda geração de bolsas-famílias pode esclarecer uma parte desses 62 milhões.

  90. Estava faltando há muito tempo esse estudo.
    Já estávamos desconfiando dessa estatística de emprego do governo. A economia não cresce e o emprego se mantém. Muito para esquisito.
    Dá agora para entender porque o governo não tem interesse nessa pesquisa mais ampla. Porque vai se descobrir que quem vive de assistencialismo, tipo bolsa família, muitos deles, não querem trabalhar, muito menos buscar emprego. E eles estão sendo considerados empregos. E olhe que é um grande contingente. Basta para isso identificar o grupo dos 62 milhões que não buscam emprego.
    Mais uma mentira do governo.

  91. Bem vindos ao Brasil socialista. Socialismo é isso, não tem mérito, quem trabalha sustenta quem não trabalha e tudo bem, está tudo certo. Presidiários ganham mais que trabalhador. Para que trabalhar? É difícil acordar cedo, respeitar ordens, passar estresse no trabalho, lutar para sustentar a família e para que? É muito mais fácil o nosso Brasil socialista… você trabalha e eu ganho auxilio do governo… na próxima eleição vou manter o voto no PT

  92. MInha nossa então eu sou desempregado!!!!, pois eu sou autônomo, e ganho bem!!Minha mulher é Dona de Casa e vendedora de produtos de beleza, e minha filha é estudante.

  93. Ainda bem que existe bolsa familia pra esse povo….. sao muito folgados mesmo….

  94. Essa é a grande contradição das pesquisas sobre desemprego . Uma taxa de desemprego realista e concreta deveria ser pura e simplesmente a relação entre a população em idade economicamente ativa e a população sem emprego formal . Chamar de desempregado só quem está procurando emprego chega a ser surreal , para não dizer manipulado .

  95. R$ 62.000.000,00 são os que recebem o Bolsa Família ou qualquer outro tipo de assistencialismo e são considerados como empregados pelo governo. É por isso que a taxa de desemprego caiu nesse país.

  96. É preciso pesquisar o motivo pelo qual existe uma multidão de desocupados voluntários. São pessoas que não trabalham, não estudam e o que é pior: não querem. É a famigerada GERAÇÃO NEM-NEM!!!!

    1. Desculpem, por favor, a redundância. O texto foi corrigido.

  97. Não representou nada, esta informação. Fico sem saber realmente, os dados reais dos desempregados, dos empregados, dos que procuram empregos…Falácia!

  98. NÃO FOI O QUE VIMOS NA TV NO DISCURSO DE DILMA ROUSSEFF , ME PARECIA QUE O PAIS ESTAVA NUM MAR DE ROSAS, TUDO ESTA ÓTIMO, SEM CORRUPTOS NO PODER, COM MUITA FARTURA NA MESA, MUITOS POSTOS DE TRABALHO, UMA SAÚDE DA SUÉCIA, UM POVO MUITO EDUCADO, NEM PRECISAMOS DE FORÇA POLICIAL, POIS O PAIS NÃO TÊM VIOLÊNCIA.
    AS ESTRADAS UM TAPETINHO, OS PORTOS OS MAIS MODERNOS, OS AEROPORTOS SUPER ULTRA MODERNOS. OLHA QUE PAIS LINDO É O BRASIL ,O PAIS DAS COPAS ,O PAIS DOS TOLOS!!!!!!!!!!!!!! ACORDA BRASIL!!!!!!!!!

  99. ESTATÍSTICA FAJUTA, FURADA.

    No Brasil de quase 200 milhões temos 60 milhões abaixo dos 18 anos. Cerca de 21 milhões acima dos 60 anos. Em plena idade para o trabalho temos dos 19/59 anos temos 110 milhões.

    Se temos 92 milhões trabalhando e representam apenas 57% dos disponíveis para o trabalho teríamos 161 milhões prontos para o trabalho.

    Onde ficam as crianças, os aposentados, as mulheres que permanecem em casa. Deus me livre esta pesquisa é visivelmente tendenciosa e inapta.

  100. VIVA AOS PETRALHAS E SEUS PLANOS ASSISTENCIAIS… SALVE OS POUCOS HEROIS QUE RESOLVERAM TRABALHAR.

  101. Por que o Brasil, empurra os trabalhadores para a CLANDESTINIDADE, porque empresarios muitas vezes sao obrigados a demitir seus empregados devido a altissima carga tributaria e empregados que tentam abrir seus proprios negocios, vao a falencia se tentarem fazer TUDO como determina a legislaçao.
    Por este motivo temos MILHARES de trabalhadores clandestinos nas ruas, os chamados camelos, vendendo normalmente contrabandos, ou mercadoria de pessima qualidade, alimentando um mercado onde so quem ganha sao os carteis que manipulam e produzem estes produtos.
    Com isto nao se gera riquesa, porque estes mesmos 62 milhioes de brasileiros deixam de pagar impostos e mesmo assim tem direito ao acesso a saude e educaçao.
    Vale ressaltar que o Brasil, um pais de praticamente 200milhoes de habitantes, somente 27milhoes declaram imposto de renda!!!!, ou seja ganham acima de R$22.000,00 ao mes, pergunto como se sustenta um pais assim??? Depois vao reclamar de tanta desigualdade!!!
    Eu e outros tantos milhoes, da chamada “classe media” a qual ja pertenci, ganhava, dentro desta faixa de renda é que mantemos a saude e educaçao dos que deixam de pagar impostos e ainda temos que assumir a escola e saude particular!!!
    O Brasil nao é so o pais da impunidade….é muito mais o pais da Desigualdade!!!

  102. Seriam os que recebem bolsa esmola, a qual nós entregamos 5 meses de nosso salário para sustentá-los?

  103. IBGE é um orgão de pesquisa cujo resultado deve obrigatoriamente ser publicado na data programada, servindo ao governo e para conhecimento da população (Cidadania). Não é instrumento de manipulação política, o que seria uma coverdia ao não enfrentamento do resultado. A consequente analise cidadã, vai mostrar objetivamente o que ocorre no Pais, eliminando a subjetividade do discurso tendencioso. Precisamos saber como o Pais está sendo administrado (sem os discursos de praxe) para determinarmos como e em quem vamos votar.
    Precisamos de dias melhores, com Segurança da população, Seviços de Saude Responsáveis e bem remunerados, Educação de Qualidade aos futuros dirigentes do Brasil além de muito investimento na Infraestrutura do Pais, que é uma grande Vergonha.

  104. E COMO ESTE VERGONHOSO GOVERNO PETISTA VEM TRANSPARECER NAS SUA DECLARAÇÕES KE ESTA TUDO NORMAL ,EM CRESCIMENTO ETC ..ACHO QUE O STF DEVERIA AGIR E PENALIZAR ESTA CARETICE PROVEIENTE SÓ DE CANALHAS TIPO DILMA LULA ETC

  105. O governo do PT, portanto, estava camuflando o número de desempregados. Se os funcionários do IBGE não tivessem rebelados, essas informações continuariam na gaveta da presidente Dilma. Mais: será que o assistencialismo não é um tiro no pé? Os acomodados se contentam com pouco e vão levando a vida. Até quando? Muito triste essa política do pão e circo.

  106. Responder

    O governo do PT, portanto, estava camuflando o número de desempregados. Se os funcionários do IBGE não tivessem rebelados, essas informações continuariam na gaveta da presidente Dilma. Mais: será que o assistencialismo não é um tiro no pé? Os acomodados se contentam com pouco e vão levando a vida. Até quando? Muito triste essa política do pão e circo.

  107. Esse numero dos que não procuram emprego deve bater com o de beneficiário dos “bolsas-esmola” do PT.

  108. É claro que é impossível serem apenas 4 ou 6%.
    É óbvio também que as pesquisas são mascaradas para favorecer.
    Como se explica a falta de verbas para o IBGE em pleno ano de eleição??

  109. 1. Esses empregam e ocupam o tempo em roubar, na marginalidade, fiados na bolsa família ou na impunidade garantida pela lei da menoridade.

  110. claro com o bolsa esmola,bolsa isso ,bolsa aquilo ,
    Brasil um pais de vagabundos graças a LULALANDIA E DILMALANDIA

  111. Faltou esclarecer sobre a metodologia dos índices que não refletem o total de desempregados e sim o total de pessoas que procuram emprego.Faltou dizer qual o percentual dos que não procuram estão utilizando de bolsas assistênciais do governo.Qual a faixa etária dos que não procuram emprego e a renda dessas famílias.Realmente a manchete é ótima , mas o texto decepcionou.

  112. Se não procuram trabalho é sinal de que não precisam trabalhar. Trabalho tem, os salários é que estão baixos desde a criação do plano real.
    Os desempregados não se sujeitam a ganhar menos, mas na maioria dos casos eles não tem qualificação para conseguir um salário melhor.

  113. é público e notório a índole da maioria dos brasileiros … que prega que é melhor ficar encostado e mamando do que trabalhando .. e essa percepção veio a calhar na forma de governar do modelo assistencialista e populista bolivariano adotado por um certo sindicalista iluminado a uma década atrás … se 35 milhões se encostam no bolsa esmola … é óbvio que esse contingente nem pensa mais em trabalhar … isso é a coisa mais banal de se concluir … ACORDA NAÇÃO … ANTES QUE SEJA TARDE …

  114. Os 62 milhões que nem procuram são os apadrinhados do Bolsa Família que agora vai dar mais 10%, então para que trabalhar, melhor um calice de um a boa caninha, um pito e está uma maravilha.Viva PT!!

  115. e tem mais … o IBGE chegou a números alarmantes demais sobre o atual estado de coisas em vários pontos de nosso dia a dia no brasil … e foi totalmente esmagado pelo “poder constituído” para esconder tudo por debaixo do tapete … a grande opinião pública não ficará sabendo o que se passa nas estatísticas dessa nação … temos sem dúvida uma visão GERAL daquilo que está ocorrendo … mas o IBGE será sempre boicotado na hora de mostrar os REAIS dados de nossa população … VERGONHA !!!!

  116. Os dados do IBGE mascaram completamente a realidade e são totalmente distorcidos. Quem faz bico é considerado empregado. Quem vende bala nos trens é considerado empregado. Quem desistiu de procurar emprego é apenas “desolado”, e não desempregado. E os assistidos pelo bolsa família também não entram na categoria dos desempregados, mesmo que o sejam. Quem acredita em pesquisa do IBGE sabe de nada, inocente!

  117. GOSTARIA DE SABER SE CONTARAM COM OS “HAITIANO” QUE O TIÃO “COIOTE” ESTÁ MANDANDO PRA SÃO PAULO E OUTRAS REGIÃO DO PAÍS.SE Ñ CONTARAM ,ESTÁ ERRADA ESTA CONTA.

  118. E não poderia ser de outra forma… 62 milhões distribuidos entre os beneficiários de todas as bolsas, desde a do café da manhã até aquela parasita; e os empregos publicos onde o cara entre, bate ponto e sai na mesma hora por outra porta! E nos os verdadeiros trabalhadores pagamos por tudo isso!

  119. Para aqueles que teimam em querer manter o PT no governo, que dizem que tudo está uma maravilha e que, acreditam nas estorias da carochinha, que leiam o artigo da Folha de SP sobre emprego/desemprego. Os crédulos não creem que os estatísticos de plantão contabilizam os que não procuram emprego ( já chegam a 62 milhões) como empregados, e esses são os bolsas-família, que o PT já conta como VOTO GARANTIDO.

  120. Exigências de mais, salário de menos e assistencialismo estimulam as pessoas a ficar em casa ou a estudar mais. O lado perverso é que a estatísca é distorcida em favor do governo.

  121. 62 milhões que poderiam estar trabalhando mas, que não trabalham, sejam por ajuda do papai com seus estudos ou sejam por ajuda do desgoverno com os Bolsas Esmolas da vida!
    Fui claro? Melhor que o texto acima!

  122. Outro noticia inventada, com propósitos claramente eleitorais.
    Dá para alguém imaginar que 62 milhões de pessoas não procurem emprego ??!!
    De onde eles tiraram esse número ??!!
    Vivem de que então ? do bolsa família ??!!
    A credibilidade é tudo para a imprensa. É por isso que cada dia o número de jornais e revistas vendidos vem dimuindo.

  123. A Dilma conta os vagabas do bolsa-esmola como “empregados”(IPEA)…, por isso sempre acha índices positivos no empreguismo…, mais uma farsa da prizidenti lulopetista.

  124. Tem muitas famílias que vivem miseravelmente através de assistência do governo federal e, naturalmente, a preguiça bate, e nem tão aí para o trabalho. Esses fazem a classe média de Lula/Dilma/Pt.

  125. Minha familia toda trabalhou a vida inteira.
    Somos todos de classe media roubados por todos os lados. Bandidos, Politicos, pilantras.
    Vi meus avos morrerem trabalhando, vejo meus pais envelhecendo sem nenhuma perspectiva, eu sai do pais para tentar a vida e so me preocupo com meus sobrinhos que viverao nesse pais injusto e corrupto que voces criaram. Folha, voces tambem nao fazem nada.

  126. Pô, coloca os numeros direito… vou ensinar..
    Total da Populacao: ???
    Total da Populacao economicamente ativa: ??? intervalo de idade ??
    Destes especificar
    Total da Populacao empregada ( trabalhando ): ???
    Total da Populacao desempregada mas procurando trabalho:???
    Total da Populacao: que nao procura trabalho ???

    Especifique em numeros, depois faça as analizes em percentuais…
    Pode ser ???

  127. DÚVIDA NÃO MÁS ESTES NÚMEROS DOS QUE NÃO PROCURAM TRABALHO E NÃO VÃO TRABALHAR NUNCA POIS O PT É QUE PAGA PARA TERMOS UM BANDO DE DESOCUPADOS DESDE ESTA MALDITA BOLSA FAMÍLIA NINGUÉM QUER SABER DE TRABALHAR A DILMA QUE SE ELEGER DANDO AUMENTO DO BOLSA MISÉRIA QUANTO A NÓS QUE TRABALHAMOS PAGAMOS INSS ELA NÃO DÁ AUMENTO NENHUM PARA OS APOSENTADOS PT NUNCA MAIS BRASIL UM PAIS DE ESPERTO SEM ESCOLARIDADE SEM TETO SEM SAÚDE SEM EDUCAÇÃO UM PAIS QUE NÃO INVESTE EM EDUCAÇÃO CRIA UM BANDO DE PARASITAS E QUANDO ACABAR A FARRA DO BOI BANDIDO O QUE SERÁ QUE ESTES 62 MILHÕES IRÃO FAZER VÃO ROUBAR MATAR ESTE PAÍS NÃO TEM JUSTIÇA CHEGA DE DE TANTA MAMATA E DE MENSALEIROS BRASIL UMA PÁTRIA NÃO AMADA MÁS ESCULHAMBADA PELOS GOVERNANTES SEM HISTÓRIA SEM VERGONHA MERECEMOS UM BRASIL MELHOR LIMPO SEM MEDO HOJE VIVEMOS TRANCADOS POR MEDO DE SAIR NÃO HÁ SEGURANÇA PARA NADA SÓ DEUS SALVA-NOS E O BRASIL TAMBÉM NA ELEIÇÃO NÃO VOTAR NESTES QUE ESTÃO AI DANDO ESMOLA COM O NOSSO DINHEIRO

  128. Os números citados são brasileiros? Caso positivo, avisem ao Corrupto e Mentiroso PT.

  129. A Catho tem 285 vagas (empresas privadas) no brasil tem mais 45 mil vagas em concursos o que dá um total de 330 mil vagas…

  130. pais com 200 milhões de pessoas, tem 62 milhões que nem procuram trabalho. é a geração Nem-Nem. Nem estuda, nem trabalha. E agora tem mais um Nem. Nem procura emprego. Como pode um pais com esse numero de desocupados ir pra frente. Vote no PT. Continue votando no PT que isso vai ser ainda pior. Mas, como esta tudo comprado, até a Rachel Sheherazade foi silenciada, então não tem mais nem oposição pro PT. Votem no PT e o pais vai cada vez melhor. Não tem violência, o estudo ta ótimo, o pais ta indo de vento em popa. PT na cabeça, mocada !!!

  131. E o PT para incentivar o POVÃO A NÃO TRABALHAR, dá a ESMOLA FAMILIA para fins eleitoreiros. Porque para o Partido interessa o numero de votos e como no NO e NE do BRASIL está a maior concentração de pessoas de baixo nivel social e são seus votos que decidem a eleição Presidencial…..

  132. Bom….. esses dados são incompreensíveis…. se a população total é algo em torno de 200 milhões, quando 62 milhões estão desempregados, deve haver nessa economia uma fortíssima recessão. Nessa sociedade hipotética, certamente reina um caos social, com uma desorganização social extrema….

  133. Em primeiro lugar, os dados do IBGE nunca foram confiáveis, este governo do PT, manipula e mascara todos índices nacionais, principalmente quando desfavorece os seus objetivos. É feita a pesquisa em cima dos que conseguem emprego, mas não deduzem os que são demitidos e os que não procuram empregos. Em minha cidade e outras que conheço, os balcões de emprego sempre estão lotados de gente procurando serviço. Esses índices do governo está incorreto, só acredita quem acompanha o desempenho do trabalho.

  134. Esses 39% não seriam aqueles 33 milhões de brasileiros que recebem o Bolsa Família e estão muito satisfeitos e continuar vivendo com esse salário ?
    De onde vem esse dinheiro ?
    Não existe almoço grátis ! ( Já dizia o grande filósofo Delfim Neto ).

  135. Esses 62 milhões de brasileiros aí foram os únicos que ganharam aumento (10%) no Dia do Trabalho.

  136. Não adianta o PT Comunista continuar publicando maquiagem, a mentira tem perna curta, eles se esquecem que estamos no mesmo País, como disse o Bolsonaro os numeros do desemprego somam os bolsistas como empregados. fora os diMENOR jovens PROIBIDOS de trabalhar que ficam largados nas cidades todos os dias.. é aqui a coisa esta Preta mesmo.. PT NUNCA MAIS.. nenhum candidato nenhuma esfera publica NENHUM>.. COMUNISMO AQUI NÃO

  137. essa reportagem dá para ser leda a sério??
    vamos “esclarecer com clareza” (que primor, hein?),
    a manchete é tendenciosa e baseada em pesquisa incompleta, ou seja, informa sem informar e manipula opinião!

  138. A nossa Presidente da República, senhora Dilma, vem a público anunciar que o desemprego acabou que foram criados muitos empregos, porém o que foi criado foi o desemprego voluntário, para pessoas que recebem bolsa família, 38 milhões, bolsa presidiário, bolsa prostituta, e aí para fora. E nós a pequena parcela da sociedade que trabalhamos, mesmo estando aposentados é que pagamos a conta.

  139. A pesquisa não foi interrompida, e sim a sua divulgação é que foi interrompida, devido a interferência do PT no IBGE, do qual faço parte, por retratar a realidade que é prejudicial ao PT nas próximas eleições.

  140. Mais um matéria para rebater a Dilma. Folha vc ja vou melhor. Aécio está pagando essa matéria? kkkkk

  141. Com TUDO sendo dado de graça, quem vai ter coragem de trabalhar ou procurar emprego?… (entenda-se como TUDO: o necessário e um pouco mais, o extraordinário, em pequenas doses)…

  142. eis aí a mentira do Gover
    rno do PT desde o Lula da ESMOLA para o povo parar de procurar emprego e fazemos de conta que estamos progredindo

  143. Seria interessante e elucidativo, verificar quantos desses que não procuram emprego, são beneficiados pelo Bolsa Família. Talvez esteja aí, a razão de não procurarem trabalho.

  144. Estava tudo bem mas no final do texto veia a confusão: “Os desempregados são apenas 4% das pessoas em idade de trabalhar, ou 6% dos que procuram emprego.”

  145. Gostaria de saber quantos desses 62 milhões (quase 39% de nossa força de trabalho) são atendidos pelo Bolsa Família.

    Mas “….esclarecer com mais clareza….” …..é de matar ….

    1. Desculpem pela redundância do texto, que foi corrigido.

  146. Já foi dito. E muito bem dito: pequena, mesquinha e mal intencionada. Por isso eu cancelei a minha assinatura.

  147. Gostaria que a pesquisa dissesse desses 62 milhões quantos recebem direto ou in -diretamente ,a Bolsa eleição,erro Família

  148. A foto (bem escolhida para o fim) dá a impressão de um vagabundo e é propositada. Acontece que estes homens que trabalham na rua têm uma hora de almoço comem e cochilam um pouco. É má fé, informação distorcida . Quanto a oposição paga ?

  149. Adoraria saber quantos desses que nao estao procurando emprego, estao nos programas socias do governo? Sera que essa foi uma das razoes do nosso governo tentar barrar os dados do IBGE? Pra variar, um “otima” noticia no dia do trabalho!!!!

  150. Falta esclarecer com mais clareza a composição desse grupo: quantos são os que optaram por estudar mais, os que recebem amparo assistencial e os que simplesmente desistiram.

  151. A cada informação do IBGE mais eu fico confuso. 92 mi estão empregados e 62 não ou não querem. Portanto, são 154 mi em idade de trabalhar. Como temos menos de 200 mi de habitantes, temos pouco mais de 40 milhões de aposentados, menores de, pelo menos 16 anos, os que estão no seguro e os que, por invalidez, não podem trabalhar. Estes número não me convencem e, se considerarmos 36 milhões de bolsas família, pior muito mais.

  152. Senhores, boas!!! Com tantas “bolsas” (família, gás, etc), “ajuda penitenciária”, esse pessoal vai procurar trabalho? Vai nada!!! Os alunos do PRONATEC, em sua imensa maioria só querem é a grana no final do mês e as instituições fazem de tudo para não reprová-los. Aí os formandos formam-se com um nível técnico ridículo e também não conseguem emprego. E por aí vamos… Eu trabalho de forma honrada, competente e contínua há quarenta e dois anos e posso garantir: pode não haver emprego para todos, mas, trabalho há. Criou-se duas gerações de vagabundos e estamos partindo para pelo menos mais uma, que só querem dinheiro e ajuda do governo. Só querem viver o lado da cigarra e nunca o da formiga. Uma prova extremamente simples desse vício de só pedir: na porta de seu lar, quantas vezes alguém pediu para capinar o seu quintal ou lavá-lo, em troca de comida e pagamento? Só querem o dinheiro e a comida, sem nenhum esforço, sem nenhum retorno produtivo. Estou certo ou errado? Eli Campos Perez

  153. Tentando contratar pessoas com apenas o ensino médio, para função simples com salario de R$ 2300,00. E nada, só aparece drogado.

  154. Uma boa noite a todos: Eu no meu caso nunca mais arrumei emprego nesse país. Sou Economista formado a muitos anos e boa experiência profissional mas não sou chamado em lugar nenhum desse país em alguma empresa. Não estou procurando mais em que pese ter alguns contatos com algumas pessoas em minha cidade. Não aguento mais me cadastrar pela internet e não ser chamado pra nada para fazer alguma entrevista. Entrego na mão de Deus a minha vida pessoal e profissonal. Essa é a realidade. Obrigado pelo espaço que me deram. Até mais. Tchau…..

  155. e pra que procurar emprego, tem bolsa vagabundagem para essa maioria que não quer trabalhar

  156. Dos 62 milhões de pessoas que não procuram emprego, 61 milhões vivem a custa do bolsa disso e daquilo, etc e tal e não procuram emprego. Esta e a educação e herança do desgoverno Petista. Deus salve o Brasil.

  157. Para que procurar emprego se o governo os sustenta com o suado dinheiro dos pesados impostos de quem trabalha?

  158. Vamos e convenhamos, quem pensa trabalhar num país onde qualquer vagabundo pode ganhar o mesmo sem arredar o pé de casa? E se você decide buscar algo assim mesmo, que incentivo tem para trabalhar num país sabendo que seu salário suado se converte, boa parte, em impostos dos quais você nao usufrui. Nao tem saúde, nem educaçao, nem segurança PÚBLICAS… Mas os políticos tem vida de reis, às nossas custas. Ou melhor, às custas daqueles que dao duro.

  159. Os q não procuram não são desempregados?E os informais?Estes São.Conclui-se:Manipulação.
    E agora os Haitianos EXportados p/S.Paulo pelo
    Feudo de Tião Viana q incentivou e q é o Irres-
    ponsável por esta Importação,q certamente não recebeu Real satisfatório do Gov.Federal q
    sendo assim Gov.Dilma agiu bem porq já não
    tem p/nós brasileiros e ainda Importar gente–
    (isto é a realidade) sem eira nem beira.O futu
    ro deles é:Favela,droga e criminalidade e mais
    a prostituição.Porq o Vizinho Rico(deles)não lhes dão Guarida?!Os empresários estão rindo à toa maquinando Escravidão Oficializada!

  160. QUAL É O CONTIGENTE NA BOLSA FAMÍLIA?

    QUANTOS CPF( CABEÇA DA FAMÍLIA ) ESTÃO CADASTRADOS?

    O BOLSISTA , CAPACITADOS, SÃO CADASTRADOS COMO DESEMPREGADOS?
    GOSTARIA DESSAS RESPOSTAS SE ALGEM AS TEM?

  161. Gostaria de saber como se dá essa pesquisa, uma vez que estou procurando emprego já há mais de 1 ano, mas não pelos institutos tradicionais, apenas por anúncios e sites de emprego. Estou na estatística? E um dos meus filhos, que tem apenas feito concursos públicos, como ele conta?

  162. Porque o IBGE omite dados importantes como qual é a composição desses 62 milhões de pessoas que não procuram emprego e qual é a causa. O critério para apuração de desempregados no exterior é assim também?

    1. Jorge,

      As metodologias podem variar de país para país, mas, em geral, os que não procuram trabalho não são considerados desempregados.

  163. Esse método de cálculo se não me engano foi criado na gestão FHC o que ele não imaginava era que ia beneficiar um governo do pt.

  164. UM ORGÃO GOVERNAMENTAL, FAZ PESQUISAS PRO SEU CHEFE TORNAR AS POLITICAS PUBLICAS ACESSIVEIS, ENQUANTO SEU CHEFE UTILIZA ESSAS INFROMAÇÕES PRA DISTRIBUIR DINHEIRO NOSSO PRA ESSE BANDO/CORJA DE VAGABUNDOS QUE ELE CRIA, PRA SE MANTER NO PODER…DE NADA VALE ESSSA PESQUISA, SÓ PRA NOS IRRITAR, INFELIZMENTE.

  165. A chamada da matéia é simplesmente suspeita e esquisita. O conteúdo é rídiculo.
    Não apresenta os dados estratificados, nem mencionam as pessoas que decidiram abrir o próprio negócio, ou trabalhar como micro empresário individual.
    Ou seja a matéria é maníqueista. Temos que confiar/acreditar na informação difundida pela imprensa como donos da verdade e pronto. ou então seremos tachados de contra a Liberdade de Imprensa. Folha/UOL onde estão os manuais que vocês tanto divulgam e fazem o Marketing.
    Somente valem quando os seus interesses econômicos/políticos prevalecem?

    Chega de hipocrisia. Assumam a sua opção política e parem de enganar os leitores afirmando que são independentes.

  166. Boa parte destes que não procuram emprego vivem ás custas de parentes aposentados ou do BOLSA PREGUIÇA. Dinheiro que o PT doa em contrapartida ao voto no partido. Pelo menos no sul do Brasil há carencia de trabalhadores em diversas áreas a ponto de que os haitianos e bolivianos que tem vontade de trabalhar são benvindos.

  167. Nao estao procurandoemprego porque recebem uma “Bolsa vagabundagem ” criada e proporcionada pelo cachaceiro da corte

  168. Isto significa, que tudo que este governo vem falando não passa de uma deslavada mentira?

  169. Na verdade esses 62 milhões que não procuram……tenho certeza que está feliz com a bolsa família, ainda mais com o aumento que vai ter!!!

  170. Se 68 milhões de pessoas não trabalham, ainda que declarem não ter procurado emprego, pouco importa, o desemprego continua. E a relação entre 68 e 165 milhões, que é a força de trabalho, é de 41%. Logo, o desemprego não pode ser de 4 ou 5%, conforme se anuncia.

  171. PEÇA PARA SAIR DIUMAVEZ; VÁ PARA VENEZUELA FAZER GUERRILHA ASSIM DEIXARÁ DE MENTIR SOBRE EFETIVA SITUAÇÃO DE NUMERO E TAXA DESEMPREGADOS NO BRASIL, NUMERO DE PESSOAS QUE VIVEM E SE ACOSTUMAM A SEREM OCIOSOS , SEM TER E OU NÃO SE INTERESSAREM POR EDUCAÇÃO.
    COM INFLAÇÃO EFETIVA ACIMA DE SEIS POR CENTO , É UMA AGRESSÃO AUMENTAR AS DESPESAS COM ACRESCIMO DE 10% PARA OS DESEMPREGADOS E AUMENTO DE 4,5% NAS FAIXAS DE IR PARA QUEM TRABALHA.
    CONTINUA DELAPIDANDO A PETROBRAS OBRIGANDO-A A PARTICIPAR DE LEILÃO , AUMENTANDO O SEU PREJUIZO DEIXANDO DE TER RECEITA DE QUASE 900,00 NA GERAÇÃO DE ENERGIA E TERÁ QUE RECEBER SOMENTE QUASE 300,00 PELA MESMA COISA

  172. 6 milhões não encontram emprego porque na verdade, na verdade procuram de mentirinha e 62 milhões não trabalham porque vivem de bolsas esmolas, NÉ NÃO?

  173. Prezados Senhores ,

    Vou escrever muito pouco ,saí de um ótimo emprego porque a empresa foi vendida ,e eu já estava neste grupo há 18 anos ,não fui reaproveitado,mas tentei fazer e fiz várias consultorias ,mas a cerca de 3,5 anos não tenho feito nada apesar de já ter enviado mais de 200 C.V. sabe porque : neste nosso país não aceitam que você envelheça e hoje com 73 anos e mais de 45 de experiencia estou em casa ” coçando o saco ” é assim que tratam os velhos nesse nosso país ,jogam-nos no purgatório e lá nos esquecem e pior ainda uma aposentadoria escorchante .Desculpe o desabafo ,mas é pura verdade ,saudações ,
    Eng.:Mario A.D.Poli

  174. 39% em idade ativa não procura emprego(estudantes, agricultores sem carteira assinada, donas de casa, etc..) conheço filhos de famílias de origem pobre que antes trabalhariam porque a renda era muito baixa e hoje tem o privilégio que antes era só dos muito ricos(de poder só estudar!) gostaria de uma comparação com outras economia emergentes….senão esses números são vazios!!!

  175. Na minha casa somos 4,todos desempregados;2 aposentados com salário mínimo, procurando trabalho na informalidade,quando acha;um professor com mestrado,trabalhando de bico e uma formada em marketing,procurando emprego.Todos os meus parentes,tem no mínimo 2 desempregados,o mesmo com meus vizinhos.O pessoal dos farois,ganha mais do que muitos empregados sem profisão.Familia de presidiário e prostitutas são preferidas assim como vagabundos.Direitos pra os lixos humanos Os dados de desemprego oficiais sempre foram uma farsa.Na década de 60 em que um profissional recebia telegrama das RRHH. em casa,o desemprego já era maior do que 5%.que parámetros estão utilizando hoje?,só tem burro no governo?

  176. Sobre emprego desemprego atual emprego tenho minhas duvidas calculo que temos um contigente de pessoas que trabalham na clasdestinidade como catadores de residuos reciclaveis, vendas de dvd pirata, vendas no trem, e outros empregados para lee proprio agora com carteira assinada e pagando inss dev ter ai uns 70 milhões de brasileiros, os outros brasileiros ou estão no meia boca por não conseguirem pagar o inss, outros não querem mesmo trabalhar o pai e mãe sustentam, outros ainda estão no trafico, outros se sustentam atraves do bolsa esmola e assim caminha o BRASIL por seus descaminhos e corrupção.

  177. Traduzindo. O desemprego no Brasil é de quase 40%. Mas nas contas do PheTê para mostrar aos brasileiros o quanto é eficiente este governo, é de 6%. Pouca diferença.

  178. Tanto os índices sobre desemprego são maquiados, quanto a retórica das empresas sobre mão de obra especializada é falsa.
    Tenho 53 e desde 45 já não consigo emprego. Tenho mão de obra superespecializada na área de tecnologia, currículo excelente com diversos cursos no exterior, experiência em grandes empresas multinacionais, 3 idiomas, etc…
    Tenho também uma qualidade que as empresas abominam, muita, muita, experiência na minha profissão e assim mais de 45 anos. Por esta qualidade as empresas já sabem que não quero um salário de 1 ou 2 mil reais e por isso nem consideram uma entrevista, óbvio. As empresas querem mão de obra especializada e qualificada, com experiência e juventude suficiente para aceitar uma salário miserável. Por isto também, tantos talentos deixam o Brasil todos os dias.

  179. – E este (des) Governo do PT ainda vem dizendo que acabou com o desemprego no Pais. Na verdade, acabou com o incentivo ao Emprego com essas Bolsas Tudo.

  180. Uma coisa é certa… Que brasileiro é um povo sossegado e ainda agora na era das bolsas para que esquentar a cabeça né? O povo alienado do inferno…

  181. sou aposentado tenho 57 anos não consigo emprego moro em valinhos est de sp

  182. onde estão estes desempregados aqui na minha região tem uma lista enorme de empregos. sera que as pessoas estão mesmo interessadas em trabalhar?

  183. Profissão; gerente Vendas .Experiente porém desempregado,motivo:
    A idade de 52 anos.
    Isso é o Brasil Real

  184. Para q procurar emprego se ganham bolsa p tudo, enquanto uns se matam trabalhando, outros ficam em casa curtindo o dinheiro q ganham dos coitados q trabalham!

  185. Para que procurar trabalho já que tem quem trabalhe por eles, enquanto alguns acordam diariamente as 5 da manhã para levar o sustento aos seus filhos outros ficam de sombra e agua fresca às custas da “caridade” feita com os impostos pagos por quem realmente constrói esse país.

  186. Nota-se que o quase pleno emprego no Brasil é uma grande mentira. Quer dizer que quem não procura emprego ou já desistiu de procurar não é desempregado? Deveria ser feita uma única pergunta ao cidadão, como: Você está desempregado? Aí iríamos ver que a massa de desempregados é muito maior do que o governo diz.

  187. Por causa destas informações é que a pesquisa foi interrompida. A verdade que o PT não quer que os brasileiros saibam. VERGONHA!!!!!!!!!

  188. Conheço um sem número de engenheiros e economistas desempregados,a indústria diz que precisa profissional qualificado,como assim?,só vejo dar carteira profissional para haitianos desqualificados,será que voltará o trabalho semi excravo para a bolha da construção circunstancial e pontual, e logo depois teremos favelados bilíngues?

  189. Pelos números 154 milhões de brasileiros estão em idade de trabalho. Pergunto, 46 milhões é o número de crianças com menos de 16 anos e idosos com mais de 65 anos ?

    1. César,

      São 160 milhões em idade de trabalhar, dos quais 14 milhões têm de 14 a 17 anos de idade e 27 milhões têm 60 anos ou mais.

  190. Entao e’ isso! Ta explicado o baixo indice de desemprego no Pais em comparação com outros Paises. Aqui no Brasil esses 39% (62 milhões de pessoas) em idade de trabalhar e que nao estão trabalhando (com certeza a maioria recebe algum tipo de bolsa) nao sao considerados desempregados. Assim fica fácil!

  191. O pais com crescimento baixo gera menos empregos que o necessario e nao melhora a condiçao dos postos ja existentes. O governo ,que nao acabou com a miseria prefere financia-la com os bolsa indolencia, ao inves de reduzila via crescimento e investimento.

  192. Tem alguma coisa errada. Se temos pleno emprego e 66 milhões de pessoas não trabalham (quase 1/3 da população geral) como podemos ter pleno emprego?

  193. 39% em idade de trabalhar e nao trabalham. Alguém paga a conta desses desocupados. Grande parte, tenham certeza, estão amparados em programas sociais tipo bolsa família. Esses nao querem trabalhar, porque vivem as custas da sociedade que trabalha. Por isso os recursos arrecadados, e que nao some nos ralos da corrupção, nao da para tudo.

  194. Esses números estão escondendo uma triste realidade: os bolsas-tudo estão dando a luz a uma geração de vagabundos!

  195. Por favor, vejam a matéria da uol que é mais explicativa que a de vocês. Pois estão alarmando a população com essa visão de quem quem trabalhar sustenta quem não trabalha.
    Qual é a idade de pessoas ativas- em idade de trabalhar?
    Quantos são mulheres – donas de casa.
    Enfim é muito temerário “soltar uma matéria assim” Em último caso caberá uma representação em relação a notícia ser parcial e incompleta….

  196. Gostaria de saber qual a população do Brasil que foi considerado nessa analise, temos
    162milhões de pessoas na idade de trabalho? Quantos são os que não estão em idade de trabalho? O censo de 2010 diz que a população brasileira era de 190 milhões.

    1. Genival,

      A população total está estimada em cerca de 200 milhões de habitantes; logo, são cerca de 40 milhões os que não estão em idade de trabalhar (menos de 14 anos de idade, segundo o critério adotado).

  197. Como o IBGE sabe que 62 milhões não procuram emprego?
    E também como sabem que 6 milhões procuram emprego?
    Levam em conta quando diminuem o numero de vagas dentro da empresa?
    O aumento de dependentes de salário desemprego está dentro dos 6 ou 62 milhões?

    1. Antonio,

      O IBGE faz uma pesquisa por amostra, em que os entrevistados respondem a um questionário.

  198. esses dados para mim estão furados. É MUITA GENTE QUE NÃO PROCURA TRABALHO. nÃO SERÁ QUE CANSARAM DE PROCURAR E NÃO PROCURAM MAIS.VIVEM DO QUE ? FALTA INFORMAÇÃO COMPARANDO COM OS PAÍSES DESENVOLVIDOS SE É NORMAL NAQUELES PAISES A RELAÇÃO POPULAÇÃO EMPREGADA E PARCELA QUE NÃO PROCURA EMPREGO. ME PARECE MANIPULAÇÃO PARA MINIMIZAR O DESEMPREGO REAL DO BRASIL.

  199. “Falta esclarecer com mais clareza a composição desse grupo: quantos são os que optaram por estudar mais, os que recebem amparo assistencial e os que simplesmente desistiram.”
    E PORQUE NÃO FALTA ESCLARECER QUANTOS DEIXAM DE TRABALHAR PARA CUIDAR DA CASA, DOS FILHOS, POR OPÇÃO PRÓPRIA?

  200. Isto não nenhuma novidade, trabalhei num instituto de pesquisa nos anos 90 e, na época, conclui-se que a maior parte deste contingente (dos que não estavam procurando emprego) era o de donas de casa. É fato que as mulheres estão cada vez mais trabalhando fora, mas conheço muitas que deixaram o emprego para cuidar dos filhos, uma vez que o marido conseguiu um salário melhor. Muitas vezes compensa mais ficar em casa, cuidando dos filhos e da casa do que pagar uma fortuna em creche e enfrentar o trânsito todo dia.

  201. os números são alarmantes, principalmente o segundo, mas faltou ao jornalista fazer uma reportagem, entrevistar pessoas em situação de desemprego ou que já desistiu de procurar emprego. É preciso mostrar os dramas reais das pessoas. Se não, a notícia não fica completa.

  202. eu estou procurando e nao acho, quem tive uma oportunidade entre em contato comigo!
    tel: 981912838

  203. o despreparo, e a falta de motivação , fazem crescer este numero de pessoas.o industrial, deveria realizar mais , atenção ao empregado, concedendo ,30 minutos de seu tempo ensinando , com isso o industrial vai ter ,uma pessoa mais motivada, e com certeza menos pessoas desempregadas.na verdade o empresario deve tratar com mais atenção essa classe ,pois nao parece a primeira vista,mais se trata de pessoas com grandes capacidades escondidas dentro de si.

  204. Gostaria de saber qual a faixa de idade desses que estão desempregados? Como é composta a idade de trabalhar?

    1. Luiz Eduardo,

      A pesquisa considera em idade de trabalhar os que têm 14 anos ou mais. Dos desempregados, 9% têm até 17 anos; 33%, 18 a 24 anos; 37,8%, 25 a 39 anos; 18,7%, 40 a 59 anos; 1,6%, mais de 60 anos.

  205. Pra que procurar se tem auxilio governamental de bolsa famila , renda melhor do estado e ate bolsa em municipio? somando tudo dtiram mais de um salario por mes so pra existir! trabalhar, so nos pra pagar a conta no fim do mes!
    brincadeira de pais, e governos populistas eleioireiros!

  206. Estas pessoas todas desempregadas estão sem renda, ou apenas não tem o emprego formal com carteira assinada, mas possuem renda?

    1. Joaquim,

      Desempregados são os que procuram emprego sem encontrar, podendo dispor de renda (de benefícios sociais, de aluguel, de aplicações financeiras etc.) ou não. Os empregados sem carteira assinada não são considerados desempregados.

  207. Se nossa presidenta gosta de comparar o % de desemprego do Brasil com, por exemplo, a Alemanha ou Espanha, nossa taxa de desemprego deveria ser calculada com os mesmos critérios daqueles países. Certo?..Então por que a própria Folha não faz este tipo de comparação, seria muito interessante mostrar os critérios de como é calculado o % dos países comparados

  208. Sao essas noticias que faz o povo ficar com muita duvida;;;;mas na realidade, desde da descoberta do brasil nunca o brasil teve com baixo desemprego em porcentagem como esta agora;;moral da coisa, essa noticia veio do ibge mesmo, mas do jeito que foi noticiado parece que estao fazendo campanha pro PIG;;e se o PIG voltar vai ficar tudo como era antes;;;o Brasil vai chorar;;;.O PIG faz voce (acreditar) que o sol nasce no ocidente e se poe no oriente

  209. Pois eu digo para ficarem tranquilos. Eu vou trabalhar mais para contribuir com a justiça social da senhorita Dilma.
    Pago meus impostos com gosto, afinal recebo todos os serviços em troca.
    Fiquem tranquilos que a “Sessão da Tarde” ta garantida!

  210. obviamente inclui donas de casa, trabalhadores informais, estudantes etc… importante ter estes numeros, principalmente por ser a primeira série que se temconhecimento, especular que “isso explica o nivel do desemprego” é ilação, tipica deste jornaleco que faz campanha explicita ao candidato da oposição…

  211. Enquanto o governo continuar com seu assistencialismo, através do bolsa familia, à procura de angariar votos com o argumento de desigualdade social, teremos que continuar pagando esta carga monstruosa de impostos.

  212. Estou desempregada no momento, procuro informalmente e não recebo nada de assistência do governo. Como eu com curso superior conheço cerca de 20 pessoas na mesma situação. A política assistencialista deste governo criará uma nação de acomodados e preguiçosos pois não tem critério nem fiscalização (até gato recebeu bolsa família ) como li meses atrás.

  213. NOSSO PAIS LOGO SERA UM PAIS DE DESOCUPADOS MAMANDO NAS TETAS DO GOVERNO, OU SEJA AS FAMOSAS BOLSAS FAMILIA, CHEQUE MORADIA, BOLSA FUTURO, BOLSA UNIVERSITARIA, TEMOS ATE O TAL AUXILIO RECLUSÃO, O FUTURO COM ESTE GOVERNO E ESTES PROGRAMAS ELEITOREIROS EH MUITO PREOCUPANTE.

  214. Qual a idade que o UOL considerou em idade de trabalhar? Considerou as donas de casa que nunca trabalharam ? Os trabalhadores informais. Os estudantes Universitários. O título destaca os 6 mi. No título não fala nos 100 milhões de empregados, só no corpo do texto, para sugerir que 6 mi é muita coisa.. Quando na verdade é uma taxa considerada de pleno emprego. Sórdida essa campanha do grupo folha para desqualificar as vitórias do governo do PT.

  215. Nenhuma novidade, todos vão querer ir para o lado dos que não trabalham. Ninguém esta agüentando mais carregar o Brasil nas costas. E vai piorar. Matemática pura, o que nassce mais no Brasil, cidadão ou nem nem?

  216. Para que trabalhar se meu pai e minha mãe paga para estudar sem trabalhar. mais se tudo der errado eu tenho a bolsa familia.

  217. Parece que está mais do que claro o porque de o governo federal temer tanto que o IBGE divulgasse a tal “pesquisa ampliada”. Ela desmente de maneira inequívoca a falácia do “pleno emprego”(sic!).

  218. 62 milhões não procuram emprego???? Essa conta está errada. Pelos dados do IBGE o país tem cerca de 100 milhões entre 18 e 59 anos, que podemos considerar a idade saudável para o trabalho. Isso quer dizer que há menos de 40 milhões trabalhando? Mais parece noticiário político.

  219. Ai vem o governo falar que o desemprego e de 6%. Sabem por que desistem, por que nao encontram. Eu presenciei o mesmo com uma pessoa proxima a mim, ficou mais de um anos procurando emprego, no fim ja estava desistindo, pessoa com 2 cursos superior!

  220. 6 milhões procuram mais 62 não querem!!!!Fazendo aqui as contas…. Se o país tem um população de em torno de 200 milhões… dos quais 46,7% (94 milhões) é ativa… afirma ter um índice de desemprego abaixo de 5% (4,7 milhões)… TEM: 13,8 milhões de famílias no Bolsa Família. Considerando apenas pai e mãe, temos 27,6 milhões de pessoas desempregadas. Qual é a Matemática do Governo?

  221. Eu tenho 49 anos, estou desempregado e está difícil conseguir emprego.

  222. Faço parte desta estatística, aos 46 anos optei por trabalhar como prestador de serviços na minha casa, abri mão de TODOS os benefícios de um trabalhador registrado para poder ganhar um pouco mais. Estou ciente que se procurar emprego será quase como acertar na loteria encontrar um, mesmo tendo formação superior e conhecimento elevado na minha área. O mercado quer pessoas com a metade da minha idade pagando 1/3 do que pagariam a mim, então, pra quê procurar emprego? Não vou achar mesmo.

  223. “6 milhões não encontram emprego, e 62 milhões nem procuram” Achei o título da matéria extremamente tendencioso. Acho de vergonhoso que depois do editorial da Folha de 92 anos (que achei muito bom) ainda haja esse tipo de manipulação. Se esses dados de emprego estão ruins, em vez de vocês desmerecem como a métrica é feita, deveriam mostrar como ela é feita em outros países e a comparação com eles para termos parâmetros. Sem base de comparação, vejo apenas como uma tentativa de tentar chocar pelo número.

  224. POR ISSO O EMBROGLIO ENTRE GOVERNO X IBGE….

    NÃO REVELAR EM ANO DE ELEIÇÃO ESSAS VERDADES…….VAGABUNDOS SUSTENTADOS COM O DINHEIRO DOS QUE TRABALHAM!

  225. Programas Assistencialistas – Pra quê trabalhar? Mais de 40% da população é va ga bun.. e preguiçosa. O marginais do PT só organizaram o Estado ao seu favor! É um absurdo uma parte da população pagar para outra parte ser financiada pelos programas do governo de formação de encostados! Vamos pensar no seguinte exemplo: Em uma classe de 50 alunos, onde 10 estudam muito e se esforçam e 40 só cola e não querem saber de nada! Mas na hora das notas fosse somado todas as notas e divididos pelos 50. Seria correto e justo dividir e dar assistência aos 40 alunos que não fizeram nada? E para os que estudaram isto será motivante? Bom isto seria uma ideia do socialismo.

  226. É isso aí, vamos dar bastante Bolsa Família pra população…estamos criando uma geração de vagabundos.

  227. Mas o Brasil não tem ” 5 %” de desempregado ?, E este 45 milhões são o que ? Empregados do ” bolsa esmola ” ? ou
    voto de cabresto ?.

  228. De quem será a culpa né? Enquanto estamos tendo aumentos em bolsas família e outros fica fácil não querer procurar emprego né?

  229. Ou seja os índices são manipulados para o passar falsas informações para a população.

  230. Os dados são sempre maquiados ou interpretados de forma parcial, mostrando a realidade destorcida. Afinal, existe ou não existe desemprego no Brasil, ou melhor, há oferta de emprego?

  231. Falta de critério e manipulação nos dados? O numero de desempregados deve subir se os aposentados, que ainda poderiam trabalhar e/ou que procuram empregos, entrassem na contagem. O Brasil é um pais pobre, que distribui pobreza, portanto nunca será uma grande nação e rica e respeitada. A educação é o unico caminho. O governo pensa que tirando dos ricos acabará com a pobreza, ledo e estapafurdio engano!! O que irão fazer quando os escassos recursos acabarem? Aumentam a bolsa familia e não corrigem a inflação nos fundos e poupanças e pior ainda tiram dos aposentados do setor privado. Por que os aposentados estão sendo espoliados e ninguem comenta, isto desde do Fhc?

  232. comentar essa notícia seria uma constatação de burrice total. apenas constata o Pais em que vivemos, como sendo um Pais de mentiras, onde temos a maior parte da imprensa corrupta, apática e temerosa do governo petista que suportamos.

  233. Nem trabalham, nem procuram e ainda terão 10% de aumento no “BolsaVoto”.

  234. Então 33 % dos brasileiros estão sem emprego e por que o nosso país não esta um caos, qualquer país que tivesse nessa situação já estaria em guerra é melhor reverem esses números.

  235. Depois desta notícia, é só rindo!
    KKKKKKKKKKKKKKK.
    Imprensa sem vergonha.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

  236. Certamente os 62 milhoes recebem o bolsa familia e mamam na teta do brasil atravez
    do PT.

  237. hahahaha, vocês se superam. Pela manchete parece que o desemprego é gigantesco, não? Muito competentes na desinformação!

  238. Qual é p numero certo de desempregados ,os
    índices do Governo falam em %6 ou 7% da estão corretos.
    Gratos.
    Adelar J.Gewehr

    1. Adelar,

      O percentual exato de desempregados na pesquisa ampliada do IBGE é de 6,2% no último trimestre de 2013.

  239. É muito difícil crer em números neste País!
    Principalmente, depois de eleger um IGNORANTE, e uma GUERRILHEIRA, cheia de rancor como presidentes(com p minúsculo mesmos).
    O País esta um caos em segurança, porque eles tiraram toda capacidade das forças militares e autoridade policiais, para fiscalizar as fronteiras do BRASIL. É um apena que a MÍDIA, escrita, falada e projetada não de enfase a esta situação. Mostra a criminalidade final, mas não mostra onde começa.

  240. Nesta terra onde o crime compensa, provavelmente são bandidos, que vivem da subtração de bens que os trabalhadores conseguem com esforço.

  241. Será que entre esses 62 milhões que não procuram emprego estão os 38 milhões de bolsa família?

  242. Acho que as pesquisas sobre o mercado de trabalho no Brasil não revelam a realidade. Será que há apenas 4% de desempregados? Porque há tantos flanelinhas nas ruas? Porque há tantos criminosos ´´trabalhando´´? Será que as pessoas que recebem bolsa família são contados como ´´empregados´´? Se tanta gente está trabalhando porque o PIB não cresce? Se há tanta gente trabalhando porque a produção de bens não cresce? Penso que há muita ´´distribuição´´ de dinheiro impresso sem lastro e a inflação já está claramente sem controle. Porque em vez da bolsa família não se dá um emprego decente aos pais de família? O Trabalho, além de gerar riquezas, educa e capacita a população ao tempo que reduz a criminalidade e aumenta a produção de bens, aumenta o consumo e cria-se um ciclo virtuoso na economia. Vá por mim. É simples. No tempo de Mao Tsé Tung, na China, eles faziam imensa obras de infraestrutura utilizando mão de obra sem mecanização, apenas para empregar o povo e hoje a China é uma grande nação, caminhando para ser a primeira potência mundial. Já dizia Luiz Gonzaga: .´´.. seu dotô uma esmola, para o homem que é são, ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão´´. ´´Um governo fraco, torna fraco um povo forte.´´

    A comida tem que sair do suor do rosto de cada um de nós. Não pode ser dada. Trabalho devemos dar, dinheiro não.

  243. Estou desempregado e com poucas perspectivas, apesar de estar cursando especialização, via EAD. Há muita propaganda governamental, diferente da realidade que encontro.

  244. Obviamente que esta forma de mensurar este índice de desemprego tem um caráter político. Na Espanha como exemplo, onde o índice de desemprego é considerado altíssimo, se considera pessoas com idade para trabalhar mas que não trabalham, seja por opção ou não. Proporcionalmente, usando esta forma de cálculo no Brasil, temos muito mais desempregados do que a maioria dos países, inclusive da própria Espanha.
    Enfim, este é o nosso Brasil, onde vivemos no mundo do faz de conta.

  245. Esses dados parciais são empregados pelo governo do PT, para simular competência. ISSO É UMA VERGONHA!

  246. ” Falta esclarecer com mais clareza …” !!! o revisor ta de folga??

    1. Desculpem, por favor, a redundância do texto, já corrigida.

  247. Esse é o país do PT, nunca antes na historia desse país tantas pessoas não querem trabalhar e no discurso da Dilma no dia do Trabalhador, disse que tinha assinado o aumento de 10% no Bolsa Familia e ainda reajustou mal o IR, não se tem mais vergonha na cara, dá um reajuste desses a quem não trabalha, só para garantir votos e para quem trabalhou a vida para o país, ela dá 5%, isso é ou não é propaganda eleitoral.

  248. quantos milhoes que não procuram emprego , vivem do bolsa familia, aí da pra entender o porque!!!!

  249. O PT está incentivando uma cultura de vagabundagem como nunca antes na história desse país. Vai ser uma herança maldita de se administrar para o Aécio.

  250. Então não são seis milhões de desempregados, mas sessenta e oito milhões. Isto é querer enrolar o povo. COISA DE PT. Finge que dá com uma mão e tira com as duas , como fazem com inflação. Você acredita no índice que divulgam? Inflação é medida com o que o povo uso, supermercado, farmácia , açougue, padaria, etc O resto é manusear a vontade do povo que finge que acredita.

  251. Bom os 62 milhões são os que recebem o BOLSA MISÉRIA FAMILIA ( uma compra de votos claro)> OS outros 6 milhões, são batalhadores. Com certeza estes 6 milhões não joGarão seus votos no PETE

  252. Esses números são uma farsa, não acreditem e não é conspiração. Muita gente esta desempregada mas procura emprego ‘informalmente’, quero dizer, por meio de sites de emprego, jornais e outros meios que não o SINE. Esses índices só levam em conta os cadastros no sistema do governo. A impressão que o governo quer passar é que “somente” 6 milhões não têm emprego, os outros 62 milhões não precisam trabalhar; ou porque recebem bolsa; ou porque a economia esta ‘forte’ e assim muita gente vive de negócios ou rendimentos. Uma grande piada. Eu estou desempregada e digo, não vou aceitar um subemprego do sine, pois tenho curso técnico e faculdade, quero um emprego na área que me formei. Se fosse para trabalhar lavando pratos eu não teria gasto tantas horas de estudo e tanto dinheiro fazendo faculdade. Governo mentiroso!

  253. Entre os 62 milhões que não trabalham há os que não têm carteira assinada, há profissionais liberais, há os que fazem bico, seja em pesquisas, empreitadas etc.? Não dá para acreditar que o país tenha todo este contingente de mão de obra sem trabalhar. Estranho, muito estranho.

  254. Claro….. com bolsa família pra que procurar emprego, bando de vagabundo !!!!!

    1. Desculpem, por favor, a redundância do texto, que já foi corrigida.

  255. As diretoras do IBGE brigaram, pediram demissão porque interromperam a pesquisa onde a população conheceria os verdadeiros numeros de desemprego do pais entre outros e niguem fez nada. Escondem as informações do povo e ninguem faz nada, nem o ministerio publico, a defensoria publica, STJ, as TV’s , jornalistas, movimento estudantil. Estamos sózinhos. Ninguem por nós “os brasileiros”.

  256. 39% ou 62 milhões da população economicamente ativa não procura emprego. Esse número mostra o porquê a pesquisa foi interrompida. Um país que estimula o assistencialismo em vez de capacitação profissional. Um país que prioriza os conchavos políticos e copa do mundo em vez de investimentos na saúde, educação, segurança e transporte. Um país que quer perpetuar um partido no poder em vez de renovar. Esse país só pode está onde está. A esperança é que os “velhos políticos” oportunistas sejam substituídos ou renovados por homens e mulheres que priorizem a coisa certa e dêem mais valor aos princípios da família para termos uma sociedade mais justa e abençoada.

  257. Ta aí o motivo da pesquisa ter sido interrompida. Estamos chegando num ponto onde só os haitianos terão emprego, porque só há vagas para baixos salários e baixo nível de qualificação. Eu não sei se vale muito a pena estudar muito no Brasil.

  258. Bom existe uma estratégia para achar emprego no Brasil, a pessoa sai do país e entra pelo Acre, vai receber uma passagem de ônibus para São Paulo e na chegada vai receber hospedagem e refeição, durante a permanência vai ter o emprego.

  259. Ninguém como os políticos do PT sabem sabem mentir e ludibriar. Nem vamos considerar o Lula – ouvindo o que Dilma diz, mesmo sabendo ao contrário você ficar em dúvida ela estar dizendo a verdade. É lógico que o desemprego nunca esteve nos belos números q

  260. 1. Apesar dos atuais conflitos dos políticos e dos bandidos que agitam negativamente a vida da nação brasileira, Na História do Brasil a espontaneidade e o envolvimento do povo nas manifestações e comícios pedindo e exigindo as eleições “diretas já” só foi superado pelo choque dramático do suicídio do Getúlio Vargas que traumatizou todo o povo.

  261. Dei uma rapida olhada na piramede etaria brasileira e vi que 71% dos brasileiros tem entre 15 e 70 anos. Isso não passa de 140 milhoões de brasileiros…

    De onde veio esse 160 milhões de brasileiros em idade de trabalhar??? Só se o governo considerar como idade para trabalhar dos 10 anos aos 75!! Muito mal explicado isso ai..

    http://censo2010.ibge.gov.br/sinopse/webservice/frm_piramide.php

  262. ESSE É O PROPALADO PLENO EMPREGO BOLIVARIANO/PETISTA.

  263. A realidade está assim: Você vê e sente que não tem emprego, o comércio está parado e as pessoas preocupadas. Por outro lado os noticiarios de TV e midia em geral diz que está tudo andando as mil maravilhas e que o povo melhorou de vida e bla, bla, bla. Aí óh ???

  264. Se não fosse trágico, seria cômico.
    Sempre me atentei a história política, e a lição prática de política, nos mostra por que o socialismo e comunismo não funcionam e nunca funcionarão, pois o problema é da natureza biológica no ser humano. Onde ele encontra sombra, ele deita, ou seja, se tem um pouco de comida de graça, a vontade de trabalhar reduz, se o chefe não vai trabalhar, os funcionários ficam de conversa fiada por mais tempo, se não passa frio, não compra cobertor e assim por diante. Ou seja, a grande tendência do ser humano é fazer o que lhe convém e não com o que é necessário para o sistema sócio-político-econômico-cultura progredir.

  265. POIS É …PARA OS QUE PROCURAM EMPREGO FICARÁ MAIS DIFÍCIL PELO FATO DE ESTARMOS ACIETANDO TANTOS IMIGRANTES…AQUI EM MINHA CIDADE SÃO MAIS DE 300 SENEGALEZES…NADA CONTRA ELES MAS ESTÃO TOMANDO NOSSAS VAGAS DE TRABALHO

  266. onde estão aqueles com mais de 50a que não conseguem recolocação no mercado e não conseguem aposentadoria justa com 30 anos de trabalho. Essa é minha dúvida.
    grato

  267. Realmente interessante essa matéria e muito esclarecedora. Já estamos sendo muito influenciados por números baixíssimos de desemprego e agora podemos ver que a realidade não é bem essa que tanto se propaga. Faltou apenas mensurar o número real, ou seja quantos porcento estão desempregados? Afinal, qual é esse número?

  268. A verdade é que o baixo desemprego propagado com tanta enfase por essa corja populista, extremamente corruPTa e incomPTente que desgoverna ha 12 anos um verdadeiro antro de corrupçao, violencia e impunidade chamado brasil, so serve para enganar os ignorantes e alienados. Pois, a realidade se mostra muito pior do que o propagado por essa corja sordida.

  269. É por esse motivo que os índices de desemprego são tão baixos e demagogicamente festejados pelos petistas. Propaganda enganosa.

  270. Procurar emprego para que? O governo da bolsa tudo, so falta mesmo criar o bolsa preguiça para quem tem preguiça de procurar emprego.

  271. É, coisa do PT, manipulam as pesquisas, sabemos que o % de desempregados é muito maior do que é falado nos meios de comunicação…. PT é uma farsa.

  272. ISTO EXPLICA PORQUE VIVEMOS UMA REALIDADE BEM DIFERENTE DAS QUE SÃO MOSTRADAS PELOS ORGÃOS DE PESQUISAS DO PAÍS, E TAMBÉM EXPLICA OS PEDIDOS DE EXONERAÇÕES POR ALGUNS SERVIDORES DO IBGE POR NÃO ACEITAREM A FAZEREM PARTE DESTAS FRAUDES.

  273. Os 62 milhoes sao os que recebe a bolsa familia. Bando de vagabundos.

  274. Faltou fazer o “Raio-X” da vagabundagem no país. De quantos estão a viver do “Bolsa famiglia” e a fazer filhos como se ratos fossem. Reproduzindo assim todo o ciclo de miséria que infesta esse país que nunca conseguiu ser uma nação. Taí, façam uma boa matéria sobre o país que nunca conseguiu ser verdadeiramente uma nação e sobre o alto preço que paga por isso.

  275. Caro articulista,
    Na minha opinião faltou explicitar qual a faixa de idade considerada apta para o trabalho. E se na contabilidade do artigo as pessoas que estão em idade de trabalhar são consideradas todas capazes de procurar emprego.
    Atenciosamente,
    Geraldo

    1. Geraldo,

      No infográfico se informa que as pessoas em idade de trabalhar são as com 14 anos ou mais de idade.

  276. Quando o The Economist fala algumas verdades, muitos brasileiros se arrepiam. Desde as grandes cidades ate a minúsculas, muita gente prefere ficar em casa, sendo sustentado pelos pais, pelos avos, pelos ferroviários aposentados que ainda estão vivos. Sem contar os bolsas-familias que acomodam as pessoas ao nada.

  277. Então vejamos o que seria a definição de Pleno emprego??? Me parece que somente um número para uso politico dos governantes. Será que nosso índíce real de desemprego não é igual aos da Itália, Espanha, e outros???????

  278. Faltou esclarecer na matéria o que o IBGE considera como pessoas em idade de trabalhar – PIA, São todas as pessoas com 10 ou mais anos. Se considerarmos apenas aqueles com 18 ou mais anos, teremos a seguinte distribuição: de 18 a 24 anos: 12% da PIA; de 25 a 49 anos: 42% e com 50 anos ou mais anos, Sempre atrapalhaem diante:

    1. Hercílio,

      Na pesquisa ampliada do IBGE, são considerados em idade de trabalhar os que têm 14 anos ou mais de idade. A informação está no início do infográfico.

  279. Isto foi uma notícia ou um comentário sério sobre uma notícia? Não esclareceu nada e ainda pergunta se faltou informação????

  280. Pesquisas desse IBGE , são todas fajutas!
    Como braço do Estado, trabalham a favor do governo de plantão!

  281. Este é o maravilhoso governo atual. 62 milhões nem procuram emprego porque sabem que não tem ou não tem condições.E gastam o dinheiro em estádios de futebol…Maravilha da incompetência!

  282. Da minha varanda posso observar o andamento de uma obra nas imediações. Como os caras trabalham, meu! Parece que todos eles têm mais de setenta anos e não conseguem manter um ritmo normal. Parar para fumar; para jogar conversa fora; para assobiar para a mulherada que passa na calçada; para fumar outra vez… Rapaz! O preço da mão de obra encarece barbaridade os custos da construção…

  283. Se a população do país é algo em torno de 200 milhões e “…brasileiros empregados, que no final do ano passado eram 92 milhões, ou 57% das pessoas em idade de trabalhar.” a conta não vai dar para incluir os que estão fora desta idade, Mas o pior de tudo é ler “Falta esclarecer com mais clareza…” escrito por um jornalista e editado por outro.

    1. Desculpem, por favor, pela redundância do texto, que já foi corrigida.

  284. Exército de vagabundos criado e mantido pelo PT…eleitores cativos…só revolução armada …

  285. Ah,agora eu compreendo as taxas baixas de desemprego no Brasil a nos alentar e motivar elogios à matemática progressiva e criativa do Min. Mantega. São 62% de brasileirinhos que não trabalham, ou seja, 39% em idade plena da capacidade trabalhadora produtiva, MAS QUE NÃO PROCURAM UMA OCUPAÇÃO, POIS TEM HORROR AO BATENTE E VIVEM DE MESADA GOVERNAMENTAL OU PATERNAL. Tá explicado o grande contingente de jovens perambulando pela cidade a par de outro tanto que gosta do trabalho! É questão de gosto, sabe! É melhor e mais divertido fazer passeata, ainda que não sabendo sobre o quê ou ouvindo e passando torpedos! Isto tudo fora os que já desistiram de procurar emprego compatível.
    LA.

  286. Trabalhar para que? Se há grande concentração de renda, a exploração do trabalho só aumenta, o assistencialismo barato continua a imperar, qual o incentivo para trabalhar neste país lixo?

  287. Como que vai dar emprego pra 60 milhões de pessoas…?!? Nem que seja pagando um salário mínimo…?!? IMPOSSÌVEL…!!! A vaca foi pro brejo…! Acordaaaa Brasilll…!

  288. O brasileiro já não é muito chegado ao trabalho. Agora com bolsa isso, bolsa aquilo, tão esperando o que? É a geração Nem, Nem.
    Um dia vai chegar que esse governo vai dar bolsa a todo mundo e assim ninguém mais precisa trabalhar…….

  289. Atender a quem precisa é uma coisa, agora dar dinheiro indiscriminadamente a quase todos, sem fazer acompanhamento se ele é preciso ou não, é outra coisa. É tentativa de comprar votos e um incentivo a vagabundagem. Assim como mal uso do dinheiro público.

  290. Algo me parece errado nisso aí: nossa população é de 190 milhões, segundo o IBGE. Se 57% da pessoas em idade de trabalhar correspondem a 92 milhões, isso significa que 161 milhões são pessoas que tem idade para trabalhar. Então só temos 29 milhões de menores de idade (15,3%) ?

  291. demorou para ser publicado uma pesquisa deste tipo, falta ainda quantos desses 62%não estudam ou estudam mas não frequentam escolas.

  292. finalmente saiu uma pub licação desse tipo pois o governo só fala dos desempregados e não dos vagabundos e que nem estudam.

  293. Fica as perguntas: quem são realmente essas pessoas que não procuram emprego? De que as pessoas vivem? Não precisam de trabalhar? Tem renda para viver? São os que recebem bolsa familia? Ganham na loteria? Vivem da corrupção? Quem são realmente?

  294. Explicação simples: se familiares conseguem o bolsa-isso-aquilo-eaqueleoutro pago por quem é produtivo, para que trabalhar? Criamos “nessepaíz” o culto à vadiagem…

  295. Como 80% da população com idade escolar é analfabeta, o governo diz que o desemprego é 4%, 5% e fica por isso mesmo. O Brasil está destruído.

  296. é a falta de escolas profissionalizantes ´w a falta de incentivo ,´w a falta de estrutura falta de vergonha de politicos larapios de homens de bem que cansaram de falar ao vento, é a falta de vontade daqueles que perderam a esperança é a falta de DEUS.

  297. Impressionante como a manipulação de dados está implícita na cultura POLÍTICA brasileira. Seja nas taxa de desemprego, inflação, PIB, alfabetização e por aí afora, tudo é manipulado, não permitindo que a população tenha acesso a valores reais do nosso país.
    Pobre da matemática, que ainda por cima, tem que ajudar nesta bandalheira toda.
    Pergunto: Será que dá para confiar em pesquisas como: intensão de votos, aprovação do governo e etc.?
    Mesmo com toda esta manipulação somos o 85º no IDH. Imaginem se os verdadeiros números fossem publicados ou disponibilizados.

  298. Simples. Esse contingente de pessoas que não trabalham corresponde aos jovens (principalmente) que tiveram um aumento na possibilidade de estudos, adiando a inserção no mercado de trabalho. E outra: 7 em cada 10 beneficiados pelo BF trabalha e mesmo assim a renda é insuficiente.

  299. A quem interessa uma pesquisa seria sobre esse assunto? com certeza a todos os contribuintes brasileiros.

  300. pode ser que a raiz desta questão esteja exatamente das perspectivas da própria economia em si e se encontra tão somente na própria estrutura macroeconômica e com isto precarizando o mercado do trabalho o qual o capital com isso fica detido nas mão do próprio capital na lei do grande mercado tão quase que somente.

  301. Como a pobreza tem diminuído, uma hipótese, para descobrirmos por que tanta gente em idade produtiva não procura emprego, é que talvez as famílias estejam conseguindo fazer com que os filhos em idade escolar apenas estudem. Teríamos aí um grande contingente de jovens, com idade entre 14 e 18 anos, que não estariam procurando emprego, mas este seria um dado positivo. As estratégias das classes médias tradicionais têm sido, desde os anos de 1970, retardar o ingresso dos filhos no mercado de trabalho para avançar na escolarização e, assim, disputar empregos melhor remunerados mais à frente. A cidade de São Paulo não pode ser considerada um termômetro para o Brasil, país das desigualdades. Mas é notável, por aqui, a significativa diminuição de alunos interessados por turmas nos períodos noturnos, na rede pública básica. O período noturno, como se sabe, é o período de quem precisa trabalhar durante o dia. Menor procura pelo período noturno e maior pelos diurnos (matutino e vespertino) significam que até entre os mais pobres as famílias têm conseguido manter os filhos exclusivamente estudando. Outro dado que merece ser investigado: qual o percentual de desemprego entre as mulheres? Talvez, como as rendas dos maridos aumentaram nos últimos 20 anos, estejam optando, após terem filhos, por ser donas-de-casa. Enfim, dá pra formular um monte de perguntas pra tentar descobrir por que tanta gente não quer procurar emprego. Talvez as razões sejam bastante positivas.

  302. Essa matéria me deu uma idéia que pode mudar a minha vida. Para quê trabalhar e estudar que nem um condenado para matar um leão por dia? Vou arrumar uma menina nova, parideira, e fazer um filho por ano e me inscrever em tudo que é tipo de bolsa. Se for preciso complementar a renda eu catarei uns cocos na praia de vez em quando.

  303. O que existe de acessor de prefeitura e todos ligados o que existe de pessoas que recebem bolsa família com renda acima de dois,trez e até dez mil reais é coisa de louco.Até rico recebe bolsa família.Eu trabalho como louco em dois lugares,pago imóvel pela caixa econômica e já estou desesperado.Que Deus me ajude.

  304. Na minha opinião as pessoas desistiram de procuram emprego pelo simples fato,de não conseguirem emprego por diversos, obstáculos que as empresa impõem aos candidatos,quando começam a procurarem o emprego principalmente, quando é o primeiro emprego, em primeiro lugar :a porra da experiência, a idade passou dos 30 está fudido,está fora do mercado de trabalho, aí sim que nunca mais poderá ter uma carteira de trabalho assinada, o famoso QI (quem indica) por esse diversos motivos que leva o sujeito de desistir de procurar emprego pelos os baixos salários as exigências que a empresa faz na hora de contratar o funcionário mas na hora de pagar o salário decente ninguém quer pagar querem pagar pouco principalmente aos quem tem nível superior com mestrado,pós graduação e com doutorado.As empresa fazem uma série de exigência tem que falar 3 idiomas,tem que ter faculdade,pós,mestrado,doutorado, e o caralho a quatro e nessa a galera, vai assistindo a isto tudo então vão ficando desmotivados pelos estudos perdem o interesse em estudar é não e só isto perde o interesse,em procurar o emprego pelo diverso os obstáculos imposto pelas empresas,muitas exigências e baixos salários,investimentos financeiros desperdiçados,tempo jogado fora,anos estudando se preparando para o mercado de trabalho e com isto os jovens vão vendo isto tudo resta a eles ficarem no nem nem mesmo, fazem o quê .O QUE NÃO TEM REMÉDIO REMEDIADO ESTÁ ,NO FIM TEREMOS NOS SUJEITAS AO CONFORMISMO E O QUE NOS RESTA.

Comments are closed.