Pela 2ª vez no governo Dilma, economia sofre freada geral

Pela segunda vez no governo Dilma Rousseff, a economia brasileira sofre uma freada geral, que engloba serviços, indústria, consumo e investimentos.

Como reflexo do pessimismo espalhado entre famílias e empresários, os principais motores da oferta e da demanda pararam juntos no início deste ano.

O consumo da família e o investimento das empresas encolheram, assim como a indústria. O setor de serviços, o mais estável da economia, mostrou avanço de apenas 0,4%.

A última combinação tão ruim de resultados havia acontecido no terceiro trimestre de 2011, depois que, no início do mandato, Dilma tentou conter a escalada do consumo e dos preços herdada de Lula.

Naquele período, a freada econômica assustou a administração petista, que abandonou as metas de inflação e passou a reduzir juros, elevar gastos e intervir mais agressivamente nos negócios privados.

A estratégia, que não conseguiu acelerar o crescimento do Produto Interno Bruto, acelerou a alta dos preços, forçando sucessivas altas do juro entre abril de 2013 e abril deste ano.

O ciclo de aperto monetário derrubou o ânimo de consumidores e investidores -como mostram os dados divulgados hoje- sem reduzir a inflação.

Como saldo do governo, os investimentos e a indústria, termômetros do dinamismo econômico, perderam participação no PIB. O consumo acumula avanço, mas é atendido pelo aumento das importações.

Screen shot 2014-05-28 at 18.16.03

Ficou alguma dúvida? Faltou alguma informação?

Pergunte na área de comentários ou pelo Facebook.

Comentários

  1. Falta, no gráfico de barras, a informação do período a que os dados se referem. A informação do período, em anos, deixa mais explícita a referência do tempo em que as mudanças ocorreram “com Dilma”.

    1. Mariano,

      Você tem razão, poderia ter sido incluída uma explicação no infográfico. As taxas de crescimento foram calculadas na comparação entre os últimos quatro trimestres e o ano de 2010; as participações no PIB são referentes ao ano de 2013.

    2. Se para folha nosso PIB sofreu queda, o que dirá o Obama nos EUA que ficou negativo. A Situação econômica é mundial. Folha, você precisam parar de burlar dados e fazer política.

      1. O resultado ruim nos EUA se deve ao rigoroso inverso, um dos maiores dos últimos anos. O números atuais já revelam grande aquecimento da economia, como já era previsto.

      2. Amigo se informe melhor e veja o resultado do PIB americano. Pare de fazer política.

        1. Vc quer comparar o Brasil com os USA? ta de brincadeira, mesmo negativo o crescimento dos USA gera mais oportunidade de crescimento que o Brasil, não seja tolo e aprenda a ver as coisas de forma correta

        2. Como assim comparar o PIB brasileiro com o americano??? sao metodologias diferentes…pior de tudo sao os ptralhas cacreditarem e venderem que 0,2% no trimestre é algo bom!

      3. Ao analfabeto funcional Jonny vc pelo visto não sabe nada de estatística o valor do PIB Americano é muitas vezes maior que o Brasileiro vc tem que saber % em relação ao tamanho do bolo e o bolo Americano é muito maior que o brasileiro fora que lá o IDH que realmente interessa ao invés de PIB é enormemente maior que o IDH Brasileiro seu analfabeto funcional vá morar em Cuba que vc ganha mais.

        1. Parabéns meu prezado, infelizmente a paixão imbecilizada, impede que esse povo veja a desgraça para onde estamos caminhando.

      4. Pois é! A economia está perfeita! Todo mundo ganhando dinheiro! Hospitais vazios! Montadoras faturando! Que pais vc vive?

        1. Todo mundo sabia que Dilma não tinha e não tem a menor capacidade p/ gerir esse pais tão complexo!… Mas por interesses próprios, ou outro qualquer votaram Dilma… Paciência!

          1. Tá bom, então vamos tirar a Dilma e colocar quem? Aécio Neves? Tu tá brincando com nossa cara. Se querem colocar alguém competente, ARRUMEM! Pois esses aí não são.

          2. De mais 4 anos a essa administração e a essa turma da governabilidade e verão onde iremos terminar!!!!
            Irão tornar realidade a “Viagem ao centro da Terra”, face ao tamanho do rombo que estão causando a nossa economia. Com a copa estão levando o sangue e a carne, com a Olimpiada, levarão os ossos que sobrar do esqueleto.

      5. Não é a situação econômica mundial. Com exceção da Venezuela e Argentina, que apresentam governos tão atrapalhados quanto o nosso, a América Latina toda vai melhor que o Brasil. Isso falando só daqui.

      6. Pois é os EUA, mas como anda a China? A Índia? o Peru? o Chile? o Paraguai? etc, etc, etc….

      7. A Folha/UOL sempre boicotam meus comentários…

        Mas espero que este não seja Boicotado.

        Mas vai entender a “razão do boicote”…

        Concordo contigo!

      8. Concordo com você Jonni!! se a nossa economia não está boa, e todo mundo está gastando a beça, imagine a dos países da Europa. Assim é bom estar crescendo pouco, mas com consistência. Um abraço!! Gilmar

      9. O problema do Brasil é que a corru.pção desse partido mal-di-to e hi-pho-cri-tha conseguiu que ele se afogasse na ‘marolinha” do mula.

      10. Não tem nada haver a sua comparação com o PIB americano, o que aconteceu lá foi por uma condição climática extrema, o PIB já voltou a crescer. O que acontece no Brasil é incompetencia administrativa e corrupção no governo dos PTralhas

    3. É, parece que o encanto está a chegar ao fim. Depois das eleições vamos ver o que vai acontecer, quando soltarem o que está escondido.

    4. Folha = PIG (Partido da Imprensa Golpista)

      Fazendo campanha explicita para o psdb usando dados distorcidos.

      1. Você quer o que infeliz? vai morar em Cuba. Você está satisfeito com o pais parado, em pleno vigor da copa? você deve gostar de gente como luis moura, senival moura, André vargas, jose Dirceu, genuíno, renan Calheiros, Sarney, maluf, Valdir raupp, jose gabrielli, todos asseclas do PT, por isso escritos em letras minúsculas, como você.

      2. A imprensa está aí para informar e não para esconder informações, como os petistas gostariam que acontecessem.
        Produzam notícias positivas que a imprensa divulga.

      3. O maior golpista do Brasil chama-se Ignorácio Mula da Silva que representa a esquerda sem noção, que só quer o poder a qualquer custo, e de esquerda e democracia não tem nada.

    5. Os corruPTos estão quebrando o país com o excesso de crédito a quem não sabe usar e a quem não tem capacidade de pagamento. A dívida interna do Brasil é uma das maiores do mundo. Isso porque o modelo econômico atualmente usado é baseado no crédito e no consumo. Alguém vai pagar a conta. Justamente quem não contraiu empréstimos, mas que trabalha até 6 meses do ano para pagar impostos e custear a “boa vida” dos “bolsistas”. O modelo econômico adotado nos países desenvolvidos é baseado na produção, no corte de gastos com a máquina pública e na austeridade fiscal. Aqui não daria certo porque tem muito “cumpanheiro” querendo levar vantagem e exigindo uma boquinha. Tenho fé que um dia isso vai mudar.

      1. vc. deu uma aula de economia , adorei seu comentário, foi esclarecedor, muito obrigado.

  2. O BRAZIL VAI DE MAL , PRA PIOR!!!!!!!!!! A INDUSTRIA FALINDO, A INFLAÇÃO GALOPANTE , O DESEMPREGO BATENDO AS PORTAS, ROUBOS, CORRUPÇÃO, DESMANDOS NOS PODERES,VIOLÊNCIA, NARCOTRÁFICO,CONGRESSO NACIONAL CASA DE NEGOCIATAS, OLHA GENTE ESTAMOS COM TUDO E NÃO “

    1. Reinaldo,
      Os números referentes às suas afirmações dizem o contrário:
      – A taxa de desemprego (em torno de 5%) foi é a menor desde que a série histórica foi criada;
      – O PIB de 2013 (2,5%) só foi menor do que o da China e da Coréia do Sul (2,8%), entre as maiores economias;

      1. Com o pt classificando beneficiários do bolsa família e de qualquer bolsa oferecida pelo governo, desempregados que recebem auxílio desemprego e todos aqueles que procuram emprego por canais oficiais, claro que o “desemprego” caiu, A mesma coisa acontece com a contabilidade “criativa” no cálculo do pib, etc. Assim é fácil melhorar índices.

        1. Com o pt classificando “COMO ESTANDO EMPREGADOS”……..faltou no comentário anterior.

        2. Estranha essa afirmação, uma vez que a fórmula de cálculo para obter os 0,2% é a mesma utilizada para obter os 2,5. Ou seja, os números só são verdadeiros quando são negativistas?

      2. rs, engraçado como esses P T istas enxergam só o que querem ver… menor desemprego? é só olhar qnts sangue sugas recebem bolsa familia… politica mediocre, baseada em consumo, esse “crescimento” mostrado em 2013 é produto de uma economia criativa..

      3. O crescimento brasileiro foi menor que de vários países: ïndia, Peru e vários outros. Mas isto não é o mais relevante. Quanto ao desemprego, existem no Brasil mais de 60milhões de pessoas em idade ativa que não trabalham e não procuram emprego. Imagino que parte viva de bolsa família e parte pode ter atividades exporádicas. Os números não dizem tudo, mas querer negar que estamos numa situação difícil, com desequilibrios graves é muita miopia. Podemos acreditar em soluções distintas, mas tentar ver a situação como positiva, não contribui

        1. Carlos52,

          Como é bom ler uma manifestação de vida inteligente no meio de tanto lixo. Hoje é tão difícil alguém se expressar de maneira sucinta, clara e sem usar falácias, que me sinto privilegiado ao ler seu texto. Vou parar de ler os comentários neste feito por ti e dormirei um pouco mais feliz.

          Somos poucos, mas não estamos sozinhos.

          Att,
          Marcelo

      4. Amigo, pelos critérios que utilizamos para calcular a taxa de desemprego, até a Argentina teria um bom índice de empregos. Olha como é calculada nos EUA e países Europeus?

      5. a economia brasileira e reflexo da mal administracao de 12 anos, o assistencialismo, a falta d eprodutividade do funcionario brasileiro, a ajuda sem contrapartida, oque crescemos ate agora foi a divida das empresas, o lucro esta cada dia pior, se continuar o PT por mais 4 anos, a argentina vai ser a foto do brasil de amanha

      6. Amigo, mais de 60.000.000 de brasileiros não estudam nem trabalham, se fosse levar em conta isso seria 30% de desemprego, descontando as donas de casa, daria algo em torno de 20%. PIB de 2,5% num pais que precisa ser construído não é nada e esse ano deve ser abaixo disso…

      7. Seguinte: se o PIB do Brasil aumentar 2% e o dos EUA 0,3%, monetariamente isso equivaleria umas 6 ou 8 vezes mais em $$ para os EUA do que para o Brasil, se não for até mais. A diferença entre as duas economias é muito grande. O valor agregado da produção norte-americana é muito superior.

    2. A folha deveria mudar seu rumo fica numa tentativa incansável de formar a opinião negativa do Pais, numa demonstração clara eleitoreira, porque vcs não coloquem o comparativo com outros países sobre a crise econômica mundial, mesmo assim o nosso pais esta numa situação privilegiada, ainda bem que existe a internet pois temos outras alternativas de informação

  3. A unica coisa em que essa corja sordida, populista, extremamente corruPTa e incomPTente que ha 12 anos desgoverna um verdadeiro antro de extrema corrupçao, violencia e impunidade chamado brasil, sabe fazer bem, é se locupletar, enganando os ignorantes, os alienados e o que estao doutrinados e condicionado a pensar e agir como verdadeiro idiotas.

    1. Então comemore !
      Se estes dados, fazem que você se orgulhe de um país que não atende as pessoas necessitadas de tratamento de saúde, que não educa seus jovens para o mercado de trabalho e muito pelo contrário a taxa de violência, homicídios e latrocínios, 80% são cometidos pelos mesmos jovens sem acesso ao mercado de trabalho, educação…
      Se um país com dados desses que jogos sem contribuintes em filas e processos intermináveis do INSS e os aposentam com uma esmola depois de 40 anos de trabalho.
      De um país em que os empresários prefere a política de inflacionar sua produção e deixar o cidadão endividado por 30 anos de sua vida “CASA PRÓPRIA” ou em 60 parcelas com os maiores juros do MUNDO. Exemplo disto são os bancos famosos de financiamento de imóveis e PRODUÇÃO DESSAS LATAS VELHAS em que seus países de origens são inaceitáveis e nem se PAGA.
      Em um país que MOBILIDADE URBANA, deveria se chamar de IMOBILIDADE URBANA, politicas municipais e estaduais corrompidas por CARTÉIS de empresários que são subsidiados pela população massacrada todos os dias em EMTU, Metrô, CPTM, SUPERVIA em um preço de passagem que ninguém sabe explicar ?
      Um país que vende combustível no nosso vizinho por 30% do valor cobrado na bomba de GASOLINA aqui.
      Por uma classe de LARIPIUS governando a nação com um histórico de roubo no bolso do cidadão 1.000 vezes pior do que no tempo do Império (Brasil Colônia).
      De JURISPRUDÊNCIA PARA CLASSE A e leis pesadas para o OPRIMIDO.
      Não posso acreditar em um comentário deste!
      O país atrasado! Por isto que não saiu da EUROPA, para esta terra não volto mais!

      1. Parabéns pelo seu comentário, é um leitura da realidade brasileira, uma realidade obscura para muitos, e isto que eles querem.

      2. Eu acredito que temos sim todos esses problemas e que os petistas estão sendo muito mais competentes para governar o Brasil do que a turma do PSDB foi. Eles estão fazendo muita coisa mesmo. Isso é FATO.

  4. O menor desemprego do Brasil nos últimos 100 anos = 4,6%; 9,5 milhões de jovens inscritos no ENEM, como nunca dantes… A maior renda per capita no Brasil.
    Nunca houve tantas verbas e projetos para a educação. Duzentos milhões de toneladas da produção agrícola do Brasil. Sétima economia do mundo num regime institucional democrático estável… Esses são os verdadeiros dados da realidade brasileira hoje.

    1. Só esqueceu de falar dos IMPOSTOS e da PODRIDÃO da política, saúde, educação e segurança. SÓ ISSO!

      1. A insegurança é principalmente nos estados governados pelos tucanos. Os impostos são necessários num país desenvolvido. Eles promovem a redistribuição de renda . Você sabe quanto se paga de impostos nos países da União Europeia??É bom você procurar saber . Imposto é sinônimo de civilidade.

        1. Maria Helena Pelizon, o brasileiro está acostumado com a “desordem e regresso” do país, porém ele seria menos critico se o imposto arrecadado fosse realmente revestido. E por favor não se compara U.E com o Brasil, somos do tamanho de um continente, onde desigualdade social impera de Norte a Sul e Leste a Oeste.

        2. Prezada, a Taxa de Desemprego no Brasil é calculada segundo uma metodologia que não é usada na Europa ou America do Norte, porque se baseia nas pessoas que procuram emprego e não no numero real de desempregados. Aqui, se for levar em conta, os milhões de brasileiros bancados pelo Bolsa Família, pelo seguro desemprego, pelos estudantes de nível superior ou mesmo por aqueles pessoas que, por um motivo ou outro, não buscam emprego, essa taxa seria na verdade sperior a 16%.

          1. Muito bem Alvanir, qto mais bolsa familia, menos desemprego diante a pesquisa, camuflagem total!

        3. Sabe de nada inocente… Provavelmente você deve ser funcionária da Receita Federal, um antro de leões esfomeados.

        4. Eu sei. Na França chega-se à aliquota de quase 50% no imposto de renda, mas, e um grande MAS: Não se paga assistência médica (excelente por sinal), educação, a segurança é invejável e as diferenças sociais são mínimas. Precisa fazer um desenhinho, ou você já percebeu que está falando sózinha por aqui?

        5. Maria Helena, não abuse de nossa inteligência. Quando você comparar a carga tributária brasileira com a de alguns países europeus, lembre-se dos serviços que são entregues por esses países em troca destes impostos, tais como: educação, saúde e segurança.

          1. concordo plenamente, a maior carga tributária e a pior devolução nos serviços a população.

        6. O PT conseguiu negativar até os mais progressistas. Tudo que temos hoje deve-se a estabilidade da moeda. Essa sim um revolução nos ganhos reais da população. As reformas tributária, política e trabalhista que o covarde do Lula não teve coragem de fazer está nôs levando a total estagnação. Um governo que inclui a bolsa família como se fosse emprego, 20 milhões e considera uma família com renda do salário mínimo como estável é no mínimo criminoso. O pouco que foi feito deve-se a estabilidade. Aguarde até passar a copa e eleição e ai se quiser voltamos a conversar. Como diz o Ronaldo, até papagaio fala !!!!!

        7. “200 milhões de toneladas de cereais.”??? Então, só de cereais cada brasileiro tem uma tonelada; uns 2,7 kg por dia e passando fome. Repito só de cereais. Qaanto à produção de carros, é uma dívida velha do molusco que só chegou onde chegou traindo a classe dos metalúrgicos e fazendo conchavos com as montadoras. Já notou que quando as vendas caem o partidinho cria um incentivo? Por que será?

        8. Prezada Pedagoga, moro no Rio que é governado por aliados do Governo do PT e a insegurança impera tanto quanto em São Paulo. “Os impostos são necessários num país desenvolvido”??? É melhor entendermos que o Brasil não é um país desenvolvido e que é governado por um bando que faz loteamento de cargos públicos e dirigentes de empresas públicas para alimentar a corrupção que impera. Está aí o MENSALÃO e o VARGAS, além do CELSO DANIEL que foi assassinado!!! PODÍAMOS ESTAR MUITO MELHOR DO QUE ESTAMOS com uma administração séria e competente!!!!

        9. Mas se você está certa porque temos greves pipocando pelo país inteiro como na época do FHC?. Povo com educação, salário digno, economia boa e segurança faz greve?.

        10. Prezada Educadora Maria Helena!
          A insegurança é promovida nos estados governados pelos tucanos, tendo em vista que existem Petistas envolvidos com organizações criminosas.
          Haja vista, o Deputado Luis Moura do PT(condenado a 12 anos de prisão em 1992 por assalto à mão armada) que em março/14, participou de uma reunião, onde estiveram presentes ao menos 13 membros da facção criminosa do PCC.
          Este Deputado foi eleito, com financiamento de campanha eleitoral pelo Sr. Jilmar Tatto, Secretário de Transportes do município de SP, governado pelo PT.

        11. Podem cobrar impostos sim , devem, mas facil algo util, alem de sumir em algum buraco negro. Sim cobram altos impostos como exemplo Canada e Alemanha, um cidadao de qualquer desses Paises , nao pagam para estudar ate se formar em uma Faculdade, e deixam suas portas de casa abertas quando dormem sem medo de serem assassinados , dentro ou fora de suas casas. Me desculpem , vai se informar ….

      2. Vixe, tem sempre alguém da al qaeda eletrônica PeTeba pra vir puxar o saco sesse governo medíocre.

    2. Bem, vamos lá….você está iludida…Educação está em um nivel baixissimo, professores sem reciclagem e salario. Desemprego aumentou devido as construções dos estadios sub- faturado. Quando a copa acabar e as eleições terminarem, veremos qual será a conta que teremos que pagar.Dilma foi a pior administradora que o pais poderia ter tido.

      1. Você está equivocado. O desemprego está em baixa por conta do aquecimento do mercado imobiliário, puxado pelos investimentos em habitação e programas como Minha Casa Minha Vida, bem como pelas obras de infraestrutura (estradas, hidrelétricas, portos, aeroportos, etc.).

    3. comemore esses números que não refletem a realidade, e chore no futuro.

    4. Sabe de nada inocente.
      Sabe como estamos com 4,5% de desemprego, porque contamos o seguro desemprego e bolsa familia… pq de resto cadê a felicidade nas ruas? Você não vê os protestos na rua n?

      Que alienação!

      Por fim, Você sente o que disse no seu bolso? Ou vê algum investimento real na educação? Quantas faculdades públicas foram criadas? Quantas escolas foram construídas? Qual o piso do professor ?

      A sétima economia para quem? Para o mundo? Para investirmos em Cuba? e o Rio São Francisco e as PAC que só tem 20% concluídas…

      esse governo é das mentiras e você caiu como patinha.. !!

      1. 24 Universidades federais ; 230 colégios técnicos; 100 mil bolsas/Ciência sem fronteira nas melhores universidades mundiais. Quando vc teve isso . E olha , eu sou educadora da educação pública há 44 anos neste país e nunca vi nada igual.

        1. Claro que vc só podia ser funcionária pública. Trabalha muitpo? A educação está um primor?

        2. a 44 anos no ensino publico, então me responda, quando se ensinou melhor no
          Brasil, agora, ou nos anos 70. Pq a internet é prova do analfabetismo da juventude. Aqui só tem cultura quem luta por ela. Eu confesso que não lutei por educação, ainda assim tenho. E os de hoje???Pacientes nos corredores de hospital é sinal de progresso?
          Nunca antes neste país é discurso do lula, que nunca, antes de ser politico, teria condições de ser atendido no Albert Einstein. E não defendo o PT, defendo que se limpe a politica do nosso país, independente de partido.

        3. Prezada , depois de 13 anos no poder é claro que esse número não surpreende. Além disso, muitas dessas universidades como a do ABC inaugurada pelo seu líder Lula está com construções à mostra ou seja inacabada. Quanto a esse número de estudantes só pode ser piada pois a maioria deles não conhecem a língua inglesa com profundidade para estudarem nessas universidades e muitos estão sendo desligados por isso. Não é na canetada populista que se faz um país com progresso minha cara e sim com trabalho, educação de qualidade e saúde coisas que esse governo incompetente não consegue fazer apesar de todo o congresso de quatro para ele. Outra coisa, uma educadora com 44 anos com essa visão patética é de doer!

        4. não acredito, só pode ser MAV, financiado com nossos impostos, pra falar tanta bobagem.!!!

        5. Espero que minha filha nunca tenha aula com você, aliás, Cuba é um país muito apropriado aos aposentados, por isso acho que vc deveria mudar para lá…

        6. Descobri o motivo dos comentários…..você é funcionária publica e consequentemente PeTralha……ta explicado

        7. Educadora??????? Era o que faltava, nem mesmo eu que possuo apenas o ensino médio e sou “travesti” teria coragem de postar um erro crasso como este, pergunta sem ponto de interrogação Educadora??????????? 40 anos lecionando??????????? Melllllllllllllllllllllllll Deus!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Se quer sabe escrever, lecionar então . . . Eita santa “inducação” de primeiro mundo. Coitados dos seus alunos, tadinhos dos mais desfavorecidos do país que vivem deitados em berço EXPLÊNDIDO.

          BRASIL DE TOLOS, DE BOBOS!!!!!! VAMOS COMEMORAR, ESTE É O PAÍS DAS MARAVILHAS!!!!!!!!!!

          EU TINHA QUE ESTAR VIVA PARA COMENTAR!!!!!!!!
          MORRI AQUI, KKKKKKKKKKKKKK. OLHA A SUA CLASSE SE APONSENTA AOS 30 ANOS EFETIVOS DE DEDICAÇÃO EXCLUSIVA AO MAGISTÉRIO, JÁ DEVE SER MAIS QUE MERECIDO, VC NÃO ACHA????????

          KKKKKKK

      2. Caro Waldir,
        Com todo respeito, você está misturando tudo: taxa de desemprego não tem nada a ver com bolsa família.
        É justamente por sentir no bolso a melhoria da renda, que não se pode concordar com suas afirmações. Pergunto: por que as pessoas estão viajando mais? (os aeroportos estão sempre lotados, coisa que não se via há 15 anos); por que as ruas estão lotadas de carros (hoje, as pessoas podem comprar carros). Não precisa gastar tempo falando da massa de pessoas que mudaram de classe social.

    5. Isso do menor desemprego é um mito… o que é desemprego nos paises desenvolvidos é a pessoa não trabalhar, no brasil é a pessoa não achar emprego. Com o programa de bolsas virou fato que 60 milhões de pessoas em idade ativa não trabalham e não estudam. some isso aos teus 4,6% e teremos o verdadeiro indice do desemprego na era Dilma.

    6. ótimo!! Se tem tantos empregos como você está afirmando, então pode-se excluir o bolsa família.

      1. Pois é. Essa conta nunca bate quando tentamos cruzar os dados do desemprego com o bolsa família. E ninguém explica direitinho. Acontece que quem é cadastrado no bolsa família não entra no cálculo do índice de desemprego.

    7. Faltou dizer que Papai Noel e coellho da Pascoa existem. Você acredita em tudo que te disseram ? ” Sabe de nada Inocente “

    8. O Brézil já está falido há muito -sómente o povo gado é que não enxerga isso. Acorda gentalha…

    9. Também esqueceu de dizer que apesar dos recordes, o país patina nos rankings de educação, que apesar das safras recordes o kilo do tomate bateu R$9,00, o ano passado reclamávamos que era R$7, que a inflação coroe os salários.

    10. Prezada. A txa de desemprego do Brasil é baixa porém existem 3 pontos importantes. Primeiro, a taxa só considera quem está procurando emprego, ou seja, se a pessoa desistir de procurar trabalho não entra nessa conta e segundo dados do IBGE e número de pessoas que não está procurando trabalho DOBROU nos últimos anos e está em quase 50% da dos jovens em idade de trabalhar. Segundo, o IBGE está recalculando a formula do desemprego considerando não somente grandes centros urbanos e conclui de forma preliminar que o desemprego está em torno 7,5%. Terceiro, a produtividade do trabalho no Brasil é muito baixa. Nós temos milhões trabalhadores em funções que não existem mais em boa parte dos países como frentista, empacotador de supermercado, etc. Situação não está boa como você imagina não

    11. Maria Helena, quero acreditar que sua renda (ou mamata) deve vir do PT, porque nunca li tanta asneira de uma pessoa só…
      Acho que vc deve viver em outro planeta…não deve vivenciar a vida do brasileiro…e quanto ao fato de comparar com FHC deve ser brincadeira sua…comparar banana com abacaxi…A festa que o governo PT está patrocinando nos dias de hoje é detrimento dos 8 anos do gov FHC….
      Tenha paciência…
      Se vc acha que com a quantidade de impostos que pagamos tudo isso que vc mencionou é suficiente, vá viver em Cuba…

      1. Caro Juan,
        Desculpe a intromissão. A moça, pelo menos, apresentou dados, coisa que você não fez.
        Quanto à comparação com FHC, deve ser feita sim. Afinal, ele governou durante oito anos, assim como o Lula e não precisa lembra o desastre que foi o governo FHC.

        1. Meu caro!
          Encare os fatos da seguinte forma.
          Até a implantação o plano Real o país estava fadado a falência, após o assentamento do plano e com a mudança de governo o primeiro governo petista deu continuidade ao que estava dando certo e deu uma ajustada em certos pontos que ainda não estavam bem definidos, foram tempos estáveis.
          Mas o jogo mudou a forma assistencialista de governar já não se encaixa nos novos moldes economicos, isso não só no Brasil mas no mundo todo.
          Necessita-se de uma nova reestruturação ou ajustes para reengrenar a politica economica, dentre elas tem um fato muito dificil de acontecer com este governo atual que é o ajuste fiscal e a desoneração de cargos comissionados, e uma profunda reestruturação nos cargos publicos, mais especificamente ter um numero menor de ministérios e de congressistas em geral. coisa que empurram e foi prometida na primeira campanha presidencial do nosso excelentissimo ex presidente do Brasil e do PT.

      2. Os petistas vão afundar o Brasil repetindo que a culpa é do FHC. É claro que para eles o SARNEY e o COLLOR só fizeram bem pelo país e é só em reconhecimento ao legado deles que ambos fazem parte do governo do PT.

    12. QUEREM A VERDADE ? NEM AS URNAS CONSEGUIRÃO TIRAR ESTE PAÍS DO LODO EM QUE ESTÁ

    13. Então comemore !
      Se estes dados, fazem que você se orgulhe de um país que não atende as pessoas necessitadas de tratamento de saúde, que não educa seus jovens para o mercado de trabalho e muito pelo contrário a taxa de violência, homicídios e latrocínios, 80% são cometidos pelos mesmos jovens sem acesso ao mercado de trabalho, educação…
      Se um país com dados desses que jogos sem contribuintes em filas e processos intermináveis do INSS e os aposentam com uma esmola depois de 40 anos de trabalho.
      De um país em que os empresários prefere a política de inflacionar sua produção e deixar o cidadão endividado por 30 anos de sua vida “CASA PRÓPRIA” ou em 60 parcelas com os maiores juros do MUNDO. Exemplo disto são os bancos famosos de financiamento de imóveis e PRODUÇÃO DESSAS LATAS VELHAS em que seus países de origens são inaceitáveis e nem se PAGA.
      Em um país que MOBILIDADE URBANA, deveria se chamar de IMOBILIDADE URBANA, politicas municipais e estaduais corrompidas por CARTÉIS de empresários que são subsidiados pela população massacrada todos os dias em EMTU, Metrô, CPTM, SUPERVIA em um preço de passagem que ninguém sabe explicar ?
      Um país que vende combustível no nosso vizinho por 30% do valor cobrado na bomba de GASOLINA aqui.
      Por uma classe de LARIPIUS governando a nação com um histórico de roubo no bolso do cidadão 1.000 vezes pior do que no tempo do Império (Brasil Colônia).
      De JURISPRUDÊNCIA PARA CLASSE A e leis pesadas para o OPRIMIDO.
      Não posso acreditar em um comentário deste!
      O país atrasado! Por isto que não saiu da EUROPA, para esta terra não volto mais!

    14. “O Brasil experimenta o padrão Dilma de excelência, desempenho e desenvolvimento: executa mal, cuida mal da população e não consegue fazer o país avançar. Estamos aprisionados numa armadilha de baixo crescimento e inflação alta. O tempo que o país tinha a perder com a presidente e com os petistas já acabou”.

      1. É preciso alternância no poder. Não dá para continuar assim com os mismos. Mudança com qualquer oposição. A Bolsa chamava-se Bolsa Escola criada por Ruth Cardoso e Cristovam Buarque. Eu cadastrei mais de 200 familias no tempo de FHC. Não é do Lula a idéia, ele se acha…e pegou a idéia.

    15. Educação perdendo posições internacionais, o analfabetismo, após muitos anos, voltou a crescer, até a USP, fato inédito, perdeu sua posição de hegemonia na América Latina para uma universidade Chilena.
      A agricultura sobrevive, apesar das tentativas do PT de acabar com ele e, de forma alguma tem a ver com o governo PTralha, sobrevive graças ao empenho do setor privado e anos de pesquisa em desenvolvimento (que não foram feitos no governo do PT).
      Tem gente que, por mais que a realidade bata em sua cara, continua iludida, fruto de nos de doutrinação da esquerda.

    16. Nossa…
      Pib per capita menor do que vários países de 3º mundo… menor do que a poderosa, Antígua e Barbuda, Chile, Uruguai, Trinidad e Tobago e por ai vai…
      Pesquisas feitas entre 30 maiores economias mostram que o Brasil é o PIOR por 5 vezes seguidas entre Imposto Pago x O que a população recebe…

    17. Maria Helena, acorda… Não, vc não vai acordar. Vc deve estar na folha de pagamento do PT. De agricultura eu entendo. Sou agricultor. O Brasil está produzindo quase 200 milhões de ton. de grãos não por causa do PT, mas sim, apesar do PT. Quem sustenta o aumento da produção brasileira é a demanda extremamente forte por parte da China. Achar que é fruto do PT… Coitadinha…

    18. Querida, faz o seguinte, tenta abrir uma empresa, pagar impostos e ainda lucrar. Sai da zona comoda que é ser funcionario publico e vai encarar a realidade como ela realmente é. Tenta contratar alguem com um bom nivel de educação, um jovem q está entrando no mercado de trabalho. Só oq se tem nesse país é hipocrisia e analfabetos funcionais.

    19. Gostaria de saber em qual brasil a senhora vive, porque no Brasil que eu vivo a situação é bem diferente, nunca vi tanta sujeira em um governo, não aguento pagar imposto e ainda ter que pagar escola, plano de sáude, ser assaltado, pago tudo 2 vezes, o Sr Lula foi o maior enganador que esse pais já viu, qdo tava bem era por compentencia do PT agora que tá ruim é porque o mundo todo tá ruim, não aguento mais, fora PT.

    20. Também nunca tivemos tanta gente acomodada, que nem sequer procura emprego. Se todos os ignorantes-felizes acordassem para realidade, deixassem de se contentar com esmolar e procurassem se educar de verdade e progredir por seus próprios méritos, nosso desemprego seria maior do que o da Espanha e Grécia juntos.

    21. Maria Helena, e como é que faz para escoar as safras? Falta infraestrutura, há obras com esta finalidade, que foram abandonadas ou nunca um traço saiu do papel. O BR, com sua produção agro, deveria ter maior poder de barganha para negociar as exportações, em especial a países que compram soja para ração, deveríamos vender a carne; para os que beneficiam a soja em seus países, deveríamos vender óleo e outros derivados, produtos finais, e por aí vai. Se nossa vocação é agro, então por que não investem de verdade na agroindústria? Gera empregos, renda etc. etc.

    22. Maria Helena, e da corrupção, do dinheiro enviado pra Cuba, pra Angola, pra Venezuela, pra Bolívia, o mensalão, a queda do desenvolvimento do Brasil, os dólares nas cuecas, os cabeças do PT na cadeia, a morte do Celso Daniel, a morte do Zeca do PT, o sucateamento das Forças Armadas, o leilão da Petrobras que entregou o maior poço de petróleo para os estrangeiros,.. etc. Disso vc não fala??? Vai pra Cuba comunista!!

    23. As grandes potências incentivam as suas economias com a produção de produtos industrializados, tecnologia, enquanto o Brasil está dando ênfase a agricultura que já não oferece grandes oportunidades de empregos para pessoas com baixo nível de instrução, pois os tratores modernos os substituem em muitas funções. Quanto a questão da escolaridade, pode-se dizer que a situação é lamentável, pois perdemos posição no ranking mundial até em universidades de referência e os rolezeiros continuam jogados na sociedade sem expectativa
      de um futuro melhor, pois a formação pelas escolas públicas dificilmente lhes assegura uma possibilidade de aprovação em uma Universidade pública, saem dessas escolas sem nenhum
      preparo para ocupar um emprego decente e essa situação faz com que alguns migrem para escolhas incertas, pois possuem ambição e estão sempre sendo estimulados pelo poder do fascínio do consumo. Nunca o PT deu ênfase a Educação, pois se a realidade desses 12 anos está nas ruas, no crescimento da violência, no assistencialismo pelo Bolsa família, pois se tivesse tanta fartura de empregos e incentivo a educação como você afirmou, essas pessoas estariam trabalhando e não vivendo de esmolas.

    24. Na terra do “jeitinho” o PT está se esbaldando. E, se meteram as mãos pelos pés, é porque não imaginavam que seria tão fácil tomar conta do país. E para os desavisados: 2015 será F…. ganhe quem ganhar a eleição! 2016? Depende de quem ganhar……..

    25. porque você protege tanto um ser desses que esta contribuindo e muito para afundar o nosso país.. você já viu o quanto de divisas foram jogadas para fora desse país? você deve ser tão inteligente que não percebeu que até você esta ajudando . com os impostos cobrados cada dia mais altos, só par sustentar um bando de carrapatos, é carrapatos, porque demoraram para agarrar e agora não querem largar……boa sorte senhora protetora……de carrapato.

  5. E com todos estes desmandos, inclusive Petrobras, é capas destes incompetentes ganharem de novo, graças a ignorância de um povo burro.

  6. A avaliação clássica do Brasil, é que estamos a um passo da ESTAGFLAÇÃO. Motivos são inúmeros, mas os principais: Excesso de gastos da “administração” federal, Contabilidade “criativa” com manipulação de caixa das estatais e principalmente o BRUTAL aparelhamento do estado, visando acomodar todos os “Cumpanheiros” em cargos públicos.

  7. Somente o povão beneficiário da bolsa familia é que ainda sustenta os indices de aceitação do governo DILMA. Até os poucos esclarecidos já se deram conta do fiasco total que foi colocar uma desconhecida que nunca fez política, nem concorreu a nada, no Palácio do Planalto

  8. Pior eh que esta gentalha que apoia e vota nos petralhas não passa nem perto destas notícias. Se aparecem falam que eh coisa de imprensa golpista, kkk.

    O Brasil ACABOU Com os PETRALHAS!!!

  9. A economia brasileira na período em que o Partido dos Trabalhadores governa o País, piorou em todos os setores, no período de Lula, houve uma leve melhora, mas em decorrência do quadro mundial e dos pilares que foram implantados quando FHC governou. Na era Dilma a economia se deteriorou e quadro mundial não ajudou, e sua imagem de boa gestora, foi por água abaixo.

  10. Esqueci de inserir no comentário anterior outros dados importantes: 25 bilhões para agricultura familiar…Recorde de produção de habitação para a classe trabalhadora :Minha casa , minha vida.
    Reforço do Banco do Brasil como maior banco social. Reforço da caixa Econômica Federal como maior financiadora da estrutura brasileira.
    Programa do Mais Médicos com 55 milhões de brasileiros atendidos no novo programa. Produção de petróleo do pré-sal em 500 mil barris dia a partir do próximo mês. Reservas internacionais em 350 BILHÕES de dólares.
    Empréstimo ao FMI de 60 Bilhões de dólares. No governo de FHC tínhamos dívidas com o FMI. Salário mínimo hoje de 300 dólares, no último mês do FHC este era de 85 dólares. Hoje taxa SELIC de 11%. último mês de FHC de 42%.
    Produção agrícola de cereais no último ano de FHC de 70 milhões de toneladas. Produção de 2014/2015 de 200 milhões de toneladas de cereais Produção de carro no último ano de FHC 1 milhão de veículos. Produção de carros em 2014 de 3 milhões e oitocentos mil carros.
    Desemprego no último ano de FHC 24% da força de trabalho. Desemprego em 2014 de 4,6%
    Não dá para comparar….

    1. Maria Helena, tudo isso que você escreveu é verdade, porém você também esquece de mencionar as consequências desses atos. População endividada sem condições de consumir mais, empresas sem recursos para continuar suas atividades em função de salários e juros altos, montadoras à beira do caos (e ninguém fala), agricultura familiar endividada, falta de mão de obra porque o bolsa família é mais atrativo do que o emprego!!!! Vamos raciocinar Maria Helena

    2. Oi Maria Helena, acho que você esta perdendo tempo e deveria se candiatar no lugar da Dilma que pelo jeito esta muito queimada!

      Não preciso nem perguntar que você é petista não é?

    3. Então comemore !
      Se estes dados, fazem que você se orgulhe de um país que não atende as pessoas necessitadas de tratamento de saúde, que não educa seus jovens para o mercado de trabalho e muito pelo contrário a taxa de violência, homicídios e latrocínios, 80% são cometidos pelos mesmos jovens sem acesso ao mercado de trabalho, educação…
      Se um país com dados desses que jogos sem contribuintes em filas e processos intermináveis do INSS e os aposentam com uma esmola depois de 40 anos de trabalho.
      De um país em que os empresários prefere a política de inflacionar sua produção e deixar o cidadão endividado por 30 anos de sua vida “CASA PRÓPRIA” ou em 60 parcelas com os maiores juros do MUNDO. Exemplo disto são os bancos famosos de financiamento de imóveis e PRODUÇÃO DESSAS LATAS VELHAS em que seus países de origens são inaceitáveis e nem se PAGA.
      Em um país que MOBILIDADE URBANA, deveria se chamar de IMOBILIDADE URBANA, politicas municipais e estaduais corrompidas por CARTÉIS de empresários que são subsidiados pela população massacrada todos os dias em EMTU, Metrô, CPTM, SUPERVIA em um preço de passagem que ninguém sabe explicar ?
      Um país que vende combustível no nosso vizinho por 30% do valor cobrado na bomba de GASOLINA aqui.
      Por uma classe de LARIPIUS governando a nação com um histórico de roubo no bolso do cidadão 1.000 vezes pior do que no tempo do Império (Brasil Colônia).
      De JURISPRUDÊNCIA PARA CLASSE A e leis pesadas para o OPRIMIDO.
      Não posso acreditar em um comentário deste!
      O país atrasado! Por isto que não saiu da EUROPA, para esta terra não volto mais!

      1. Douglas

        pela sua preocupação em me responder apenas digo o seguinte: nos meus 63 anos de vida o brasileiro nunca viveu tão bem.

        1. Educadora Maria Helena Pelizon. Acredito que esteja realmente contente e achando que o Brazil nunca esteve tão bem. Tenho 70 anos e tive, apesar dos meus pais serem humildes, uma infância feliz, na qual jamais me faltou alimento, estudo e tratamento médico. Agora na velhice e aposentado, fico a me perguntar o que aconteceu com meu país. Lógico que eu sei. O que concluo é que a sra. teve uma infância muito infeliz. Acorda para a realidade. Está na hora, de pelo menos, a sra. dar sua contribuição ao país já que na sua profissão, pelo que vejo, deu muito pouco ou quase nada.

    4. Quanto a Senhora está recebendo do PT para propalar tantas enganações?

    5. Prezada senhora, francamente. Faça propaganda, mas divulgue dados corretos! Se estivesse essa maravilha que você apregoa, sua candidata não estaria despencando nas pesquisas.

    6. Nossa dívida, somando interna e externa, passa dos dois trilhões de reais, no inicio do governo Lula não chegava a 500 bilhões.
      Mentira deslavada que não temos mais divida externa, o único fato novo são as reservas de 300 bilhões de dólares, que alias foram conseguidas graças a privatizações como a Vale e a agricultura em grande escala que o PT tenta destruir.
      Nossa indústria encolheu, nossas universidades perderam posições, voltamos a ser um pais basicamente agrícola, tudo isto graças a seu amado PT.

    7. Maria Helena, o Brasil só conseguiu estes feito por causa da herança BENDITA que o FHC deixou para o PT. Não vou entrar em detalhes porque vc não iria entender. Com certeza tem um bloqueio ideológico que não lhe permite captar isso. O PT está conseguindo acabar com esta herança bendita e com certeza vai deixar uma herança MALDITA para qualquer sucessor. E não venha dizer que os juros de 42% no último mês de FHC foi herança maldita. Foi necessário porque somente a possibilidade de vitória do seu “salvador da pátria” jogou o U$ para 4,50. Depois, ele (LULA), malandro veio, não cometeu as barbaridades que o PT sempre prometeu e pode saborear a herança BENDITA do FHC. Agora, parece que esqueceram tudo de novo com esta incomPeTente da DILMA e estão estragando tudo de novo… Pobre país que tem uma esquerda tão burra com essa…

    8. A agricultura teve de fato um incremento, ampliando inclusive as exportações e como moeda de troca, as indústrias brasileira de produto acabado e de matéria prima, estão com sérios problemas para conseguirem se manter no mercado pela alta carga tributária, preço da energia elétrica e outros compromissos que comprometem a sua competividade com os países asiáticos que estão trazendo os seus produtos para o Brasil, onde muitas empresas para conseguirem sobreviver, tiveram que montar linhas de produção fora do Brasil e acrescento que muitas outras acabaram por encerrar as suas atividades. Na agricultura pela alta tecnologia, emprega-se muito poucos empregados e os maiores beneficiados desse lucros são os proprietários dessas fazendas e não o povão. Onde esse incremento na agricultura ajudou a população, observe o custo dos alimentos, onde posso adiantar que já está quase superando a zona do Euro, sem contar que no Brasil temos uma riqueza natural de terras férteis invejadas no mundo todo. O povo está se endividando até o pescoço com essas campanhas promovidas de incentivo ao consumo, porém quero ver como vão conseguir honrar esses compromissos quando se depararem com a situação real. Quanto ao programa mais médicos, pode-se considerar um programa de remendo e convenhamos barato e sem nenhuma engenhosidade, pois é simples pegar médicos já formados de outros países, especialmente os de Cuba e oferecer uma condição melhor do que eles tinham lá, inclusive a liberdade, mas e os milhões de jovens brasileiros que amariam entrar em um curso de medicina e que não têm cerca de r$3.000,00 para bancar uma faculdade particular e com remotas condições de ingressar em uma Universidade pública, pois a qualidade do ensino médio das escolas pública são os piores do mundo.

    9. Maria Helena, vc está vangloriando a adminIstração do PT. Veja que o sucesso da economia deveu-se exclusivamente pela implantação do PLANO REAL, do qual, o Lula sempre foi contra antes de se eleger. Vai aprender a analisar antes de falar besteiras, o que é próprio dos petralhas comunistas FORA COMUNISTA!

  11. O legado de retrocesso deixado por uma sigla que há quase 13 anos ocupa uma posição federal é o pior desde a criação do Plano Real. Não voto em siglas, mas em competência. Todos os brasileiros que querem e desejam que esse desgoverno desapareça deve comparecer em massa à urnas. Façamos nossa parte.

  12. … o Brasil vai à ‘bancarrota’, como foi a lojinha de R$ 1,99.

  13. Impossível argumentar com a falta de dados da ignorância dos reacionários…

    1. Maria Helena Pelizon demorou pra se entregar, esse negócio de chamar os outros de reacionários é papo de esquerda mesmo, queria ver se a comissão da verdade fosse mesmo da verdade para contar a verdadeira história de revolução, quem matava roubava e fazia guerrilha, conta essa de vítima para os trouxas.

      1. Isso mesmo e nos deixou como herança anos na ditadura militar… e os guerrilheiros? Todos na europa curtindo porque em Cuba ninguem ficou não

    2. Clássico de um esquerdoide, quando faltam argumentos passa para agressão pessoal.

    3. Não sei sua idade nem sua formação acadêmica. Mas tenho 65 anos, sou universitário, e na infância sofri com governos corruptos e safados, racionamento de água, luz, comida e outros itens. Reacionário são os teóricos mandatários deste país que transformaram nosso lindo País em um enorme sindicato sem direção e leis decentes, para os que cumprem com as suas obrigações. Diga-se de passagem que direitos não temos nenhum. Certo.

    4. Impossível argumentar com uma “Educadora” que demonstra estar bastante satisfeita com a nível da educação, da saúde, da infra estrutura e da corrupção desse país, aliás, é também por termos tantos educadores do mesmo nível, é que chegamos onde estamos. Tenha paciência!

    5. parabens ,maria helena ,pelo visto em 63 anos de vida nunca precisou de hospital publico!!!!!

    6. Caros! Papel aceita quaisquer números, e, essa PTraLLhada, cínica e arrogante, manipulam os seus números, como lhes convém! Esse país, entorpecido por tanta droga de desgoverno!Um povo comprado, por ‘bolsas qualquer coisa’ até para presidiários, aliás, tem um deputado PTraLLha, que é, presidiário(?). Enfim, discutir com esses miLLitontos, fanáticos, xiitas, alienados ideologizados,É PERDA DE TEMPO! São, como pombos ou pardais: estão esparramados por aí, fazem muita sujeira, ninguém gosta, não servem para nada, mas, sempre se acham, muito importantes! BASTA! Fora PTraLLhas! Serão, escorraçados, em OUT, e, irão em ‘balsas’ para a ilha maldita, que tanto, idolatram, e… fiquem por lá, NÃO precisamos de vocês, aqui!

  14. O parque industrial do Brasil, esta falido e improdutivo, o governo federal, olha e acaricia as montadoras deficitárias, enquanto a logística do país esta falecendo de investimentos, é melhor construir porto em Cuba, do que investir em ferrovias no Brasil, esse é um ato de extrema falta de patriotismo.

    1. o porto e´uma saida comercial para o pacifico boa pro brasil,veja analise FIesp,va se informar

      1. Com base nessa asneira que você disse, o Porto deveria ser construído no Peru ou na Colômbia. ou até no Panamá. Cuba não é nada estratégico.

  15. Neste momento muitas empresas de vários setores, já estão se organizando para conceder um período de férias coletivas para o período da Copa, não apenas pela grandeza do evento que está por acontecer, mas porque simplesmente os negócios congelaram.
    O Mantega anuncia que no 3º trimestre, pós Copa, possivelmente haverá um aumento do Pib, como se essa possibilidade fosse a projeção esperada para os êxito dos resultados financeiro desse evento e na vã tentativa de abrandar os ânimos da população, que está indignada com a exorbitância gasta com a Copa e pelas outras formas de abuso com o dinheiro de arrecadação do contribuinte. O povo não aguenta mais e esse monte de papo furado.

  16. Só a ignorância consegue atacar DILMA. Os dados da economia calam a boca de todos os reacionários

    1. GOSTARIA MUITO DE SABER QUAL O CARGO QUE A D.MARIA HELENA PELIZON OCUPA NO GOVERNO E QUAL É O SEU SALÁRIO?

      1. Na realidade esta Maria Helena é contratada do PT para se infiltrar nos comentários e tentar amenizar o descontentamento da população.
        Deve estar num Call center cheia de pessoas ignorantes inserindo respostas prontas.

      2. Não tenho cargo nenhum no governo apenas observo as melhorias na educação: 240 mil ônibus para transporte de estudantes na periferia de todo o país, meu caro…

    2. Minha senhora ou senhor, na verdade vc não e educadora coisa nenhuma, com certeza e um dos MAV patrocinado com nossos impostos falando um monte de asneiras quer um conselho sua estupida? pegue seu banquinho e saia de mansinho e não volte mais aqui sua idiota comuna

  17. A CULPA DISSO TUDO É DOS DEPUTADOS QUE SÓ ELABORAM LEIS QUE BENEFICIAM ELES PRÓPRIOS E O POVO VOTAM NO PT.

  18. FAMILIA, OLIGARQUIAS, FEUDOS, CARTEIRADAS, BENESES, ASPONES,APADRINHAMENTOS, COSTA QUENTE, INDICAÇÕES RELAÇÕES REPUBLICANAS, NÃO INTERESSA A QUE PAR TIDO OU IDEOLOGIA, O QUE IMPORTA E PUDER PELO PUDER, SO PUDER SÓ OS CARGOS PUBLICOS LIVRE DE NOMEAÇÃO NO EXECUTIVO, PASARAM DE 17.6 PARA 23 MIL, DESDE QUE OS PETRALHAS ASSUMIRAM O PUDER PARA ACOMODAR A CUMPANHEIRADA TAI O RESULTADO

  19. Sou pequeno empresário do segmento de transportes. Desde o mês de janeiro venho me manifestando de que as coisas vão de mal a pior. No Brasil o transporte é um termômetro da economia, pois tudo é movimento principalmente por caminhões. Porém o Governo somente agora assume que a situação é ruim. É mesmo um hipopótamo acima do peso. Não consegue se movimentar ou não quer assumir as consequências de seus atos.

  20. Uma coisa é política, outra coisa é cenário econômico… seja quem estivesse no governo não iria crescer tb, o mundo não está crescendo… se vc usar a china como referencia… tenha dó, mágica quem faz é mágico, e se fosse uma questão de 1 mundo, os ditos países avançados cresceriam a 10%. então, tá todo mundo crescendo pouco… e comparar o Brasil tb com países pequenos, ex. o chile… olha o tamanho do Brasil; ta ruim aqui… tá ruim no mundo todo! basta olhar e ver… só não vale comparar com China… é muita disparidade! abcs.

    1. Quando a economia mundial andava de vento em popa, o sr. ex-presidente dizia que aqui no Brasil ela crescia (apesar de menos que no resto do mundo) por virtude dêle; não vi um “bem informado” reclamar. Agora a culpa é da economia mundial. Vai prá fila do bolsa esmola, vai!

      1. Acho que mesmo que mude o Presidente ou continue o que está para mim vai ficar na mesma , enquanto não houver uma reforma em setores pilares do país a corja de corruptos e a bandidagem irá manter o maravilhoso paraíso para eles . Não adiantar ficar atacando que está mal agora , precisamos é pensar em mudança no país e suas leis pq as pessoas serão sempre as mesmas . Aquele ditado de que não “se não pode com ele , junte-se a ele” vai continua sendo uma pessoa boa ou não entrando na política . Reforma é o que precisamos urgente nesta política

  21. A incomPTência é geral, e o povo, votará novamente nessas pragas!!
    Isso que me deixa P……o!

    1. concordo com você. Infelizmente o Brasil é uma carroça,a Dilma comanda os burros a fazerem o que ela quer…

  22. e isso ai cumpanheira MARIA HELENA, E DO par tido, ta com medo de perder a boquinha ne

  23. Investimento de 30BI na copa do mundo e ainda deixar de receber impostos da FIFA isto é um absurdo!

    Alguem ai teve perdoado algum pagamento de tributos / impostos ? creio que a Maria Helena rsrsrsr

    1. caros! o Brasil ha 12 anos era um pais com saude maravilhosa,grande mobilidade urbana,com politicos honestos,não se compravam eleiçoes, não havia injustiça social,não quebramos varias vezes e não tinhamos missoes do FMI a toda hora dirigindo nossa economia,a educação que beleza ! Nas cidades sem violencia dormiamos de janelas e portas abertas.que saudade deste tempo

  24. Isso não é notícia, é opinião. E do mercado. Eu quero a notícia. A opinião é minha.

  25. Radicalismos a parte o sentimento é de que não temos o positivo virtuoso como muitas nações passaram nesta epoca de seu desenvolvimento e pior ainda que parte da população esta iludida e outra parte derrotada.Precisamos recuperar o sentimento de patriotismo e coloca-la acima de tudo para não sermos cegados por marqueterios interssados somente em seus porpo$itos.

  26. EU SABIA QUE A COISA IRIA IMPLODIR, VENHO DIZENDO ISSO A TEMPOS…É SÓ ESPERAR PRA VER…….INFELIZMENTE…!! E O QUE MAIS ME DEIXA INDIGNADO É VER ESSES IMBECIS AINDA TEREM A CORAGEM DE VOTAR NESSA CORJA DO PETEBA…É TRISTE…!!!

  27. Boa tarde a todos!

    Vai alguns comentários do que estamos passando.
    Fui ao banco para fazer um financiamento imobiliário, as condições está fora da realidade do preço dos imóveis para planos minha casa minha vida. (iluzão da casa própria)
    Visito indústrias do setores de alimentos, metalúrgicas, cerâmicas etc…
    Todas as empresa que visito diariamente estão demitindo operários e cada dia vai andando de mal a pior.
    As importações crescem, porém as industrias nacionais baixando as portas devido aos impostos tributários altíssimos.
    O atendimento médico hospitalar horrível, sem investimentos necessários.
    Quem precisou de atendimento hospitalar municipal sabe o que estou falando.
    Acho que existe muitas informações manipuladas.
    Acorda gente, vamos esperar faltar comida em casa?
    Não sou a favor de nenhuma bandeira política, mas do jeito que está não vamos muito longe.

    Obrigado!

  28. Ao Jonny e outros analfabetos funcionais que pulam de alegria ao ver o PIB brasileiro maior que o Americano.
    PIB Americano = 1% de 1 Kilo
    PIB Brasileiro = 2% de 100 gramas

    Pais de analfabetos é pais bom pra roubalheira.

  29. Verdade seja dita: Dilma faliu o Brasil!!!!!!! Roubo, numero de assassinatos aumentaram, miséria, desemprego, corrupção,…. se eu for escrever tudo aqui vou ficar ate amanha..kkkkkkkk DILMA NUNCA MAIS!!!!!!!!!!!!!!

  30. Isto parece tendencioso. Com relação ao primeiro trimestre de 2013, o PIB cresceu 1,9%.

    Sou a favor de imprensa absolutamente livre, mas desde que ela seja NEUTRA politicamente.

  31. a maior vitoria dos brasileiros, é a renuncia do Barbosa.
    esta nem se compara, se o Brasil vai ser campeão novamente.

  32. MARIA HELENA, NAO ENROLE, DIGA LOGO,
    O QUE VOCE FAZ NO PT, E, SE E AMIGA,
    DA ROSE, AQUELA… LEMBRA??

  33. A oposição e o PIG fizeram um trabalho de espantar com a economia em queda, governo descontrolado e inflação em alta que surgem efeitos passageiros. A Copa passará e o Brasil acordará a maledicência dessa oposição idiota e tudo voltará como está, nos eixos, e assim, ele será reeleita no primeiro turno. PSDB e suas gangues menores nunca mais!!!!!

  34. Só pra variar vem ai mais um Pibinho mixo…
    O governo “poste” vai terminar com 4 pibinhos. Desempenho medíocre.
    É, PeTebas, parece que o voo de galinha chegou ao fim. A bolha murchou… Durante um bom tempo surfaram nos bons ventos da economia mundial, e depois insuflaram a economia na base do aumento de consumo com crédito fácil. Não fizeram a lição de casa que era investir na infraestrutura, educação e capacitação profissional, o que daria ganhos de produtividade e crescimento sustentado.

  35. VAMOS VARRER O PT DO BRASIL, CHEGA DE TANTA SUJEIRA!

    Acorda povo brasileiro, porto em Cuba, Pasadena, Estádios entre outras fontes de desvio de dinheiro público.

  36. olha o legado da copa ae!
    rsrs
    faz festa pra burgues, mais o que realmente importa deixa de lado.
    parabéns pelo excelentíssimo governo dona presidenta.
    sorte nossa que é o ultimo

  37. Toda essa discussão ocorre porque o UOL manipulou a comparação dos períodos.
    Comparou o primeiro trimestre de 2014 com o último de 2013.
    Fizeram de propósito pois sabem que o PIB cresce mais no último trimestre, e que ao fazer a conta em percentual dá uma queda grande.
    Na comparação com o primeiro trimestre de 2013 dá 1,9%, e projeta um crescimento anual de 2,5%.

  38. O porteiro do meu prédio acaba de comprar um Fiesta zerinho. Perguntei porque ? Ele me disse: Já comprei casa,mobiliei e agora chegou a vez do carrinho. Quando terminar de pagar vou com meus meninos a Disney.Eta PT arretado!

    1. Isso aí é graças ao Plano REAL. Ainda bem que antes do larápio de nove dedos tivemos o FHC.

  39. A economia do poderoso Estados Unidos teve recessão de 1%… a Europa nos últimos anos teve recessão… A única reclamação que vejo da população é que entrar nos parques da Disney está mais caro que o ano passado, por causa do dólar. Está na hora dessa classe média / alta baixar a bola, pois quem realmente está na pior nesse país não está aqui reclamando em sites da folha nem no facebook.

  40. Enquanto isso USA estão no primeiro trimestre com -1 de crescimento ….
    mas é um mero detalhe né

  41. E pensar que ainda há quem defenda aqueles que ao chegar no poder justificaram péssimamente o ditado “quem nunca comeu melado quando come se lambuza”, expropriando o País de seu futuro ao destruir as estruturas lançadas para o crescimento maduro de nossa economia.
    Não adianta querer fazer ver a um cego.
    Lamentável.

  42. sou um pequeno empresário do setor da construção civil,por conta dos desmandos deste governo por não ter qualidade nos seus serviços prestados a população em geral e pelos alta carga tributaria e altos custos de produção estou sendo obrigado a paralisar minha atividade e o que e pior estou demitido mais de 80 calaboradores com suas famílias e na minha cidade que tem diversas empresas nesse ramo estão na mesma situação,a mudança e inevitavel

    1. vc não tem culpa nisso? e´competente! tudo e´culpa do governo? e a competencia??

  43. Com os gestores escolhidos por Dilma, mais a corrupção e com os gastos públicos na estratosfera, não da pra confiar no Brasil. Creio que depois da Copa, quando o Brasil tiver perdido o titulo o povo finalmente caíra na realidade e percebera o tamanho do rombo deixado pelo governo do PT. O pais não aguenta mais o sangramento financeiro promovido pela corrupção. Os politicos velhos tem que ser banidos de uma vez por todas do poder para que o pais possa mover-se adiante.

  44. Eles não sabem gerir a grana que entra nos cofres do governo, mas são hábeis em Corrupção, isso não tenham dúvidas.

    1. SBAM MUITO BEM SIM – ENFIAM NOS SEUS BOLSOS, GASTAM COM CABELEREIROS NA BASE DE r$3.500,00 A CADA SESSÃO, LEVAM OS FILHOS PARA CIMA E PARA BAIXO DE JATINHO, VÃO A RECEPÇÕES E FESTAS DE HELICOPTERO, APARECEM NAS SESSÕES EXTRAORDINARIAS DURANTE O RECESSO PARA GANHAR r$23.000,00 CADA UM; “EMPRESTAM” BILHÕES A PAISES ROTOS E VAGABUNDOS ETC. É NISSO QUE VAI NOSSA ECONOMIA. QUER MAIS DETALHES? FÁCIL-FÁCIL.

  45. Maria Helena Pelizon, porque você perdeu seu tempo aqui ? Vai ensinar suas teorias pra gente da sua estirpe. Deixe de corromper nossas crianças e jovens com sua doença.

  46. F… é aguentar os PTRALHAS tentando achar desculpa. O PAÍS ESTÁ FALINDO, tá tudo parado!!!!!!!

  47. Antes que me esqueça. Não de deixem esquecer de não por o nome da minha de………Maria Helena!

  48. A imprensa a serviço dos donos do poder distorce as noticias ,fazendo politica partidaria sem ter mandato,aval eleitoral.
    Ler desconfiando é o minimo que devemos fazer para naõ ser manipulado e enganado!

  49. Segunda vez? Ué, no governo dessa senhora alguma vez a economia esteve bem? Já estamos falidos há anos.

  50. Na minha opinião vocês não viram nada, ou quase nada, o pior é quando a conta chegar dessa farra toda. vai vir tudo que foi gasto desnecessário,misturado com roubalheira.
    Eu considero um irresponsável fazer uma grande festa sem um tostão na carteira, a conta vai ser paga. Adivinha quem vai paga-la.

  51. Um par de considerações: (a) Quando o governo parar de roubar, desperdiçar, reduzir os impostos, esbanjar, usando NOSSOS BOLSOS a economia poderá melhorar – NÃO É EXMO. MIN. E GURÚ MANTEGA? (b) Enquanto isso não acontece, lembrem: “Errar é humano, persisitir no erro é burrice”…Portanto: Quem pretende votar (bem melhor seria anular, que nem eu) lembrem o que vocês fizeram nas últimas eleições!

    1. É A MELHOR OPÇÃO. VOTO NULO. Se ganhar, teremos nova eleição e os partidos serão obrigados a mudar os candidatos.

  52. E VOCÊS QUEREM O QUE, DUM PAÍS GOVERNADO POR TERRORISTAS CORRUPTOS?? ESTA É A INTENÇÃO DO PT, ACABAR COM O BRASIL, PRA DEPOIS ENTRAR COM O COMUNISMO DEFINITIVO.
    FORA COMUNISTAS! FORA TERRORISTAS! FORA BOLIVARIANOS! FORA CORRUPTOS!

  53. Por que investir nosso suado dinheiro em cuba, quando os mesmos com são ditadores e grandes matadores de oposicionistas dos mesmos e aqui ficam correndo atras de indenizações para possiveis herdeiros de guerrilheiros que se foram, ou seja, apoaim ditadura facínora e quer julgamento de quem defendeu nosso brasil do comunismo
    já banido do mundo inteiro, comunismo é modelo que não deu certo em lugar nenhum do mundo. só afundou. Coreia do Norte, povo desnutrido, morrendo de fome.

  54. Não dá pra falar que o governo Dilma acabou, porque ele nunca começou. 4 anos de pura insanidade e descontrole total. Uma presidente que ficou uma semana calada e escondida, vendo o país pegar fogo, enquanto ela se reunia com um publicitário e um mentor, já que ela é incapaz de pensar sozinha, pra inventar mais um programa baseado em marketing, não merecia nem permanecer no cargo, muito menos ser reeleita.

  55. Eita Brasil,falam que estamos em pleno emprego,todavia tem milhões de pessoas recebendo o bolsa família e o seguro desemprego (segundo algumas notícias,inclusive da CUT,falam que o fundo do seguro vai estourar a qualquer momento) e cada dia que passa aumenta m se os gastos do governo,quero ver como é possível fechar esta equação!

  56. Eos pequenos comerciantes estâo sofrendo com a crise,de janeiro p/ca tive que mandar 3 embora,esses PuTarias estâo acabando com pais bandos de ladroês.

  57. Pra mudar alguma coisa aqui no Brasil só uma guerra civil mesmo, nem em protestos estou acreditando mais, vide exemplo dos protestos de julho, mudou alguma coisa? E mais, digo pra quem quiser ouvir, orgulho de ser brasileiro? Nunca!

  58. Algumas perguntas têm que ser feitas para se ter um quadro de como nossa economia está colocada no cenário mundial… O quanto cresceu a economia dos EUA no 1º trimestre??? Decresceu 1%??? Mas em 2013 os EUA cresceram mais do que o Brasil!!! Não??? O Brasil cresceu 2,5% em 2013 e os EUA 1,9%??? Bem, mas a Zona do Euro cresceu bem mais que o Brasil em 2013, não??? O que??? A Zona do Euro decresceu 0,4% em 2013??? Pensando bem neste cenário de crise mundial, a maior desde 1930, até que estamos saindo melhor do que a encomenda…

  59. Este governo está perdido???… Bem estava o governo do FHC, ao final de 2002, com inflação a 12,7%, dólar a 4 reais, Risco Brasil a 5.000 pontos, desemprego na taxa de 20% e reservas de U$ 15 bi… Isso apesar de ter sextuplicado a dívida pública e de ter promovido a Privataria, que vendeu a preço de banana todo um patrimônio público construído com o suor de gerações de brasileiros…

  60. Toda vez que algum jornalista mostra a verdade esses militantes do PT vem fazer xingar os jornalistas, eles trabalham desse jeito xingando, fazendo chantagem e até ameaças.

    1. E no Brasil tem Jornalista livre? Isento? Só nos blogs. Mas na trindade Globo-Abril-Folha é tudo apeado.

  61. “Pode estribuchar, fazer barulho, mas a Dilma vai ganhar no 1o turno pra infelicidade dos trouxas que acordam cedo para enfrentar a violência da cidade, pegar lotação de ônibus para trabalhar e pagar meu bolsa esmola”

  62. É muito grave a tentativa da presidente Dilma de criar supostos “conselhos populares” nos órgãos públicos, à semelhança de exemplos implantados na Venezuela por Chaves. É uma afronta à democracia e uma marcha para a implantação definitiva do comunismo no Brasil.

    Esse decreto da presidente Dilma é uma afronta à democracia e à ordem constitucional do País. Sabedor que vai perder as eleições, o PT age no sentido de criar um sistema paralelo de poder como Hugo Chávez fez na Venezuela que em um primeiro momento tenta vender a ideia de participação popular para depois ter suporte para implantar o sistema bolivariano no País. Essa é mais uma tentativa de golpe do PT, com intenções claras de implantar definitivamente o comunismo no Brasil.

    Estejam de olhos abertos para as atitudes desses comunistas bolivarianos. Eles devem ser erradicados do nosso país, a qualquer custo de qualquer maneira.

  63. Tem muita gente ganhando muita grana para defender o PT. Os empregos da Dilma só podem serem nas drogas, pois esta aumentou exponencialmente no nosso Brasil.

  64. Se a Dilma fosse uma pessoa normal e sensata talvez perceberia que não tem verso e nem anverso para a vida pública; ao término de seu mandato se retiraria calma e tranquilamente e iria cuidar de sua vida pessoal, mas os ganhos indiretos devem seduzi-la mesmo que sacrificando o país e toda a população. Para consertar doze anos de gestão petista acredito que serão necessários pelo menos meio século.

    1. Tem uma trave na frente do seu OLHO! O governo do PT, fez em 12 anos, o que não fizeram em 500 anos. Tu fala uma coisa, eu falo outra. A verdade? Tem que CHECKAR com o povo: NAS URNAS. SEM MENTIRAS!

    1. Melhor que o PSDB o PT é, isso é fato. Se querem alguma coisa melhor que o PT, ARRUMEM! Até agora ninguém nos mostrou NADA.

      Apenas A MESMA DIREÇÃO do governo FHC e isso é PESADELO! Ninguém quer o que é RUIM! O POVO QUER O QUE É BOM! O PT foi melhor que o PSDB para o povo. MUITO MELHOR!

  65. BOLSA FAMILIA NAO PASSA DE UMA COMPRA DE VOTOS EM ATACADO! O PT É UMA VERGONHA E EU NO LUGAR DESSA MULHERZINHA SAIRIA PELAS PORTAS DO FUNDO PQ O POVO VAI COBRAR ESSA CONTA!!

    1. Vai procurar uma trouxa de roupa para lavar e deixa de conversa fiada.

  66. esse governo da presindente dilma ta que nem governo do presidente fernando henrique so juros altos nota zero pra elasão todos da mesma laia o povo sofre nas mão desse governo me arrependi de ter voltado nela cambada de safados ladrões do dinheiro do povo

  67. elevação de juros,e alta de preços combinação perigosa para qualquer economia,dilma esse ano não ganha eleição ,para o bem do BRASIL.

  68. A metade do dinheiro que foi pago na refinaria super faturada,voltarão p/ o bolso deles,eles são espertos para nogosio vc acha que eles iam pagar isso tudo,eles sabiâo,que refinaria não valia isso tudo,esse mal negosio que eles falarâo,comversa p/boi dormir.

  69. Alternância no poder já!!! Que cada um consiga mais dois votos para qualquer adversário da Dilmanta…. Não votem nulo. Não votem em branco. Não resolve. Não anulam eleição. Votem no adversário dela, mesmo sendo outro bandido… O PT só foi o PT até meter a mão na chave do cofre.

Comments are closed.