Inflação de 20 anos do Real é inferior à dos 5 meses anteriores ao plano

Prestes a completar 20 anos de existência, a moeda brasileira acumula uma desvalorização que, embora elevada, não chega às taxas de poucos meses antes de sua adoção.

De 1º de julho de 1994 para cá, a inflação brasileira soma algo como 360%; apenas de fevereiro a junho daquele ano, nos tempos do cruzeiro real, foram exatos 506,66% medidos pelo IPCA.

Descubra no infográfico abaixo que produtos subiram mais desde o lançamento do Plano Real.

1

Os dados são referentes ao IPCA de julho de 1994 a maio deste ano. O mercado espera inflação de 0,34% em junho.

Ficou alguma dúvida? Faltou alguma informação?

Pergunte na área de comentários ou pelo Facebook.

Comentários

  1. Temos consciência disso… nossa preocupação é daqui pra frente, voltar a ser como na era sarney, porquê o PT só esta preocupado com voto e verba do PAC nada
    mais.

    1. Prof.Paulo Castro, não vejo um comentário justo e honesto, já que o PT não deixou a peteca cair, no trato com a inflação.

      Foi no mínimo covarde e seletivo, é inadmissível em se tratando de um professor, formador de opinião.
      Vou lhe lembrar que na era FHC q foi responsável pela estabilidade, a inflação bateu a casa dos 26% anuais.

      Procure ler mais, se informar melhor sobre economia, assunto que entendo bem, assim fica mais ético e honesto seu comentário.

      1. Caro Silvio Romero:
        Vc como a maoiria dos petistas parece ser bastante raivoso e avesso a critica.
        Se o Plano Real EXISTE foi graças ao FHC e não ao genio do Lula que o classificou de estelionato eleitoral.

  2. Em todos anos anteriores ao plano real houve a indexação da moeda corrente através das moedas de conta (ORTN, BTN, URV,esta a última). Ou seja , a inflação da moeda era uma e a dos contratos quase não existia, a não ser pelo chamado resíduo.
    A transformação da URV de moeda de conta para moeda corrente foi a grande sacada.

  3. Pelo título, a coisa parece muuuito boa! Mas não é.. Pois naquela época (antes do plano real), tínhamos uns 40% ao mês, ou seja, 200% nos 5 meses que antecederam o plano REAL. Trocando em miúdos, em 20 anos de plano real a média é de 10% ao ano… ALTÍSSIMA!

  4. Ao longo de quase 20 anos do Plano Real, a inflação acumulada desde 1/07/1994 até 1/2/2014, medida pelo IPCA, foi de 347,51%.  Assim, um produto que custava R$ 1,00 em 1994 custa hoje R$ 4,47.

  5. Os petistas não irão gostar nem um pouco desta reportagem, haja vista que a oposição insana do PT votou patrioticamente contra o Plano Real. Assim sendo, o PT não “descobriu” o Brasil em 2003…

    1. mas a divida do Brasil foi paga e ainda emprestamos dinheiro a países em vulnerabilidade….com o intelectual FHC o plano real ja estaria morto…imagine se o Aecio levar o planalto….seria um retrocesso…a não ser que o helicoptero pousasse em Brasilia..

  6. Graças ao plano real estamos numa economia mais estável. Esta foi a dita Herança maldita que fez Lula duas vezes presidente, elegeu Dilma e a mantém no cargo. Imagina se fosse herança bendita seria 500 anos de poder.

  7. Essa reportagem parece encomendada pelo governo do PT, não informa nada nem esclarece nada.

  8. GRAÇAS AO PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO (PSDB) QUE SALVOU O PAIS DE INFLAÇÃO.

  9. Pois é; será que os pretralhas lembram que foi uma reforma feita por Fernando Henrique Cardoso?

  10. Deixa estar. Daqui a pouco vão dizer que não foi o PSDB que criou o Real, e vão inventar as mais mirabolantes teorias. Fato é que foi o braço econômico ligado ao PSDB da época (que apoiou o PSDB e colocou como cabeça política do corpo o FHC), e quanto a isso não adianta querer reescrever a História. Vivemos na época da Internet, e a História não mais pode ser represada.

  11. em pensar que estamos perdendo essa estabilidade por pura falta de capacidade em governar um país, pois qualquer economista sabe que a base principal para conter a inflação é a produção (oferta e procura) e como produzir em um país que não teve investimento em infraestrutura, qualificação da mão-de-obra, educação e reforma tributária, a politica criada em relação ao consumo através do assistencialismo e fomentação do serviço e construção civil através do crédito frouxo já chegou ao seu fim, pois o povo brasileiro está endividado e não tem mais condição de outros endividamentos, com isso o resultado é simples: inflação, recuo na produção, desemprego e inadimplência … PT Partido dos Tolos

  12. Os Brasileiros Sabem que exterminou a Inflação-aumentou os salários-reativou os estaleiros sucateados -construiu casas para os pobres – acabou com a fome -pagou o FMI

  13. Plano do FHC?????? conta outra. Foi a equipe do Itamar Franco que planejou e colocou em prática o plano real. Nao acreditam? Vejam a Folha daquela época no Google.

Comments are closed.