Sob Dilma, Brasil cresce menos que mundo, emergentes e latinos

A crise internacional explica apenas em parte o baixo crescimento econômico do Brasil no mandato da presidente Dilma Rousseff.

Numa projeção otimista, o país deve encerrar o período com expansão média de 1,7% ao ano, bem abaixo das médias do mundo (3,4%), dos emergentes (5,2%) e da América Latina (3,2%), todos também afetados pela crise.

Veja abaixo o mapa-múndi da evolução do PIB (Produto Interno Bruto) entre 2011 e 2014, segundo projeções do Fundo Monetário Internacional.

Screen Shot 2014-08-28 at 15.13.25

Ficou alguma dúvida? Faltou alguma informação?

Pergunte na área de comentários ou pelo Facebook.

Comentários

  1. A Dilma e o Mantega estao fumando algo. Como pode a economia estar nessa situacao e eles negam que haja algum problema. Que vergonha, nao merecia nem esse mandato. E a unica razao do Brasil crescer no ano que vem e por causa que a economia internacional vai melhorar e vai ter mais dias uteis, de acordo com o Mantega. O povo e tao ignorante para continuar insistindo nesses dois. E alem disso, hoje em dia nao se pode criticar o governo, vai virar a ditadura do PT.

    1. Eles negam os problemas porque este é um ano ELEITORAL!!! E não há nada mais importante para eles do que SE MANTEREM NO PODER A QUALQUER CUSTO!!!

      Só isso…

    2. A presidanta vai, com a maior cara limpa justificar e elogiar mais esse desastre e sua incopetência

  2. É um equívoco associar o resultado econômico dos últimos anos apenas ao governo federal. O PIB é fruto das ações de todos (consumidores, empresários, governos e importadores/exportadores). Enquanto a Dilma for a grande culpada, todos poderão seguir com a mesma vida de sempre.

    1. Cada um e responsavel pela que faz da propria vida. Entretanto o Governo criou varias medidas que dificultaram o crescimento economico do pais e a maioria desnecessarias. So ajudou a encher o cofre, mas cade o dinheiro? Educacao e deficiente, nao temos estruturas e ainda queremos competir com paises que ganham de mais de 7×1 nesses quesitos. Quem e responsavel pela educacao, infraestrutura, e saude por exemplo? E agora o Mantega negou de novo a realidade. Esta vivendo um sonho ou pesadelo?

      1. A educação básica e de segundo grau aqui no Estado de São Paulo está/se encontra no nível mais baixo da história. Isso impacta o PIB também porque não há progresso na vida e nos hábitos de consumo dos filhos dos trabalhadores! Administração PSDB desde o fim da ditadura militar com 8 anos nas mãos do PMDB. Esses partidos barram o desenvolvimento humano no ESP e disso ninguém fala!

        1. mais um
          MAV detected
          Aos que não sabem sobre os MAV. Núcleo de Militância em Ambientes Virtuais do PeTê

    2. MAV detected
      Aos que não sabem sobre os MAV. Núcleo de Militância em Ambientes Virtuais do PeTê

    3. se o governo não tem responsabilidade pelo crescimento e gerenciamento das riquezas e bem estar do seu povo p q temos o governo? ou o pt só serve p roubar?

  3. O Guido Mantega é um mentiroso, até hoje só errou nas suas projeções, é um incompetente e não sei como a Dilma tem a coragem de deixar este homem lá.
    As comparações dele são balizadas por baixo e as análises são de 15 anos atras quando o Brasil está se recuperando da década perdida de 1980 a 1990, na época de aproveitadores e sem vergonha como o Sr. Sarney e cia.

  4. Há vários culpados. O primeiro são os EUA, seguido pela China e Europa.

    O governo brasileiro é um fiasco total, bando de amebas.

  5. Para os que seguem a política bolivariana, a culpa sempre é dos outros. Para o Maduro, é o imperialismo e a oposição imperialista; Para a Cristina Kirchner são os abutres; Para o PT é a elite, mídia golpista, argentina, oposição terrorista, crise internacional e muitos outros.

  6. Meus amigos, enquanto não ocorrerem as prometidas reformas estruturais do país; fiscal, trabalhista e principalmente política o Brasil NÃO VAI CRESCER.
    Se estas reformas demorarem muito, a melhor saída para o Brasil é o aeroporto de Guarulhos…, e vamos ficar atras em menos de 10 anos até do Paraguai e da Bolívia. Aguardem

  7. Em 5 de outubro tem eleições para presidente. só haverá mudanças na politica econômica se o ze povao eleger um novo presidente sem ser a atual. Se ficarmos +4 anos com o governo do PT então adeus crescimento econômico. Vamos trilhar o caminho da VENEZUELA, ARGENTINA , CUBA, BOLIVIA E EQUADOR.

  8. Dizem que a decisão para um Brasil melhor está na mão do povo quando estivermos votando , entendemos que isso não deixa de ser um poder de decisão porém desde que tenhamos alguma escolha ou melhor opção. Pergunto onde ela está?

  9. O que primeiramente precisamos é entender que enquanto os PTralhas comandarem o Pais vai ficar nessa mesmice e roubalheira, desvios etc. Vide mensalão, mensalinho etc. O que precisa é uma reforma séria tributária e trabalhista. E o povo acordar para os discursinhos mentirosos deste desGoverno.

  10. Brasil igual ou melhor que as principais economias do mundo no período analisado.

    1. compra um óculos ou uma tela de computador colorida: a cor mais clara são os países q cresceram menos como o Brasil no tempo do pt

  11. Embora a comparação com a média dos emergentes seja justa, a com a média mundial é enganosa, pois as economias mais ricas vão crescer bem pouco também, sem falar da recessão na zona do Euro. A média mundial é puxada para cima por alguns países com desempenho excepcional.
    E para julgarmos o desempenho econômico dos últimos 4 anos, não basta olharmos 2014. Qualquer um sabe (?) que a economia se mede pela média, ou seja, vale a comparação da média dos últimos 4 anos com os 4 anteriores e assim por diante.

  12. Se levou à falência uma Lojinha 1,99 por incompetência administrativa e de gestão, o que se pode esperar para 2015? Ainda bem que o Brasil reconstrói à noite (enquanto dormem) o que os maus políticos destroem durante o dia, como no caso. Se o PIB ficar em um (1%) por cento em 2014 será motivo de comemoração.

Comments are closed.