Inflação só caminhará para meta em 2016, diz BC; veja, com tradução, os 4 trechos essenciais da mensagem

O Banco Central divulgou uma ata de 33 parágrafos para explicar por que manteve sua taxa de juros de em 11% ao ano e quais são suas intenções daqui para a frente.

Sem muito alento a oferecer neste final de governo, a mensagem pode ser resumida em quatro trechos essenciais, reproduzidos abaixo com a devida  tradução do idioma do BC.

“Avaliando a evolução do cenário macroeconômico e as perspectivas para a inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, manter a taxa Selic em 11,00%.”

Tradução – “O BC não pode reduzir os juros, porque a inflação está alta, mas também não pode elevá-los, porque a economia mostra sinais de recessão.”

Nota – Copom é o Comitê de Política Monetária, formado pela cúpula do BC, e Selic é a taxa de juros, que se mantém inalterada desde abril.

“A projeção de inflação para 2014 diminuiu, (…) mas permanece acima da meta (…). Para 2015, (…) as projeções se mantiveram estáveis, acima da meta; e, nos trimestres iniciais de 2016, as projeções indicam que a inflação entra em trajetória de convergência.”

Tradução – “Deixando o juro como está, a inflação começa a cair em 2016, mas não há previsão de quando a meta de 4,5% será atingida.”

Nota – A inflação está acima da meta desde 2010 e nos últimos 12 meses ficou 0,01 ponto percentual acima do teto de 6,5%.

“Apesar de a inflação ainda se encontrar elevada, o Copom pondera que pressões inflacionárias ora presentes na economia (…) tendem a arrefecer (…). Em prazos mais curtos, some-se a isso do deslocamento do hiato do produto para o campo desinflacionário.”

Tradução – “Como a economia encolheu e não deve se recuperar tão cedo, o desânimo dos empresários e consumidores vai segurar a alta dos preços.”

Nota – O Produto Interno Bruto (medida da produção nacional) caiu 0,2% no primeiro trimestre e 0,6% no segundo; as previsões para o ano se aproximam de zero.

“Não obstante a concessão, neste ano, de reajuste para o salário mínimo não tão expressivo quanto em anos anteriores, bem como a ocorrência nos últimos trimestres de variações reais de salários mais condizentes com as estimativas de ganhos de produtividade do trabalho, o Comitê avalia que a dinâmica salarial ainda permanece originando pressões inflacionárias de custos.”

Tradução – “O mercado de trabalho ainda precisa piorar mais para que a inflação baixe.”

Nota – O baixo patamar de desemprego é um dos principais trunfos eleitorais da presidente Dilma Rousseff, segundo a qual seus adversários provocarão demissões com o propósito de conter a inflação.

Ficou alguma dúvida? Faltou alguma informação?

Pergunte na área de comentários ou pelo Facebook.

Comentários

  1. voces estão enganados. pois se a marinha vencer as eleiçoes.. e o SILAS MALAFAIA for o ministro da economia dela.. ja em 2015 eles botam tudo no lugarkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. Não existe nada pior que a Dilma e o Mantega, portanto, qualquer coisa será muito melhor ou, menos pior.

    2. De onde você tirou isso, camarada? Substitua “Silas Malafaia” por “Henrique Meireles!”

    3. onde esta o perigo, se a Imfração corroer o poder aquezitivo do povo, perdendo assim poder de compra, isso ja esta acontecendo no Brasil,

  2. Que é isso, Indústria em baixa, crescimento quase negativo, déficit na balança comercial, Inflação, desemprego… Isso tudo é golpe da impressa. Nada disso é verdade, é tudo ilusão, pessimismo, para tentar derrubar a presidente. kkkkkkk Quer saber? Prefiro ser “coxinha” que tem recheio, do que ser um pastel de vento, estufado, pimpão, orgulhoso, com um enorme vazio mental, vislumbrando apenas a ilusão plantada pelo seu querido partido.

    1. O maior cego é aquele que não quer enxergar. Abra o olho Brasil que se continuar assim a coisa vai pro brejo

    2. Nunca vi país em recessão ter supermercados cheios, praças de alimentação de shoppings sempre lotadas e etc… O pior é ler a tradução de cada parágrafo do BC, descaradamente querem enfiar uma ideia nada a ver.

      1. Claro que estão cheios os shoppings. Estas pessoas estão no cheque especial e certamente terão que saldar as suas dívidas e isto implicará, com os juros altos e devido a inflaçãoo,que estas pessoas não saldarão os seus compromissos. Santa ignorância.

        1. Aqui na minha cidade, que vive do agronegócio e da mineração, setores que ainda dão uma “segurada”, a coisa tá feia, o comércio tá falindo, o restaurante que almoçava a mais de 20 anos, não aguentou a falta de clientes. Desistiram do Shopping, pois não havia lojistas interessados. Depois os pasteis de vento, vem dizendo que não existe crise, que isso é intriga dos “coxinhas”

        2. Errado é devido a esse consumo maior que a renda e o que se pode pagar é que a inflação sobe!

    3. O discurso é o mesmo… Os petistas podiam ter alguma dignidade e parar de reproduzir os mesmos discursos aprendidos no mobral do PT… “a imprensa vendida mimimi”, “a mídia das elites mimimi”…

    1. João,

      O BC faz projeções considerando essa hipótese, mas isso não significa que a decisão esteja tomada. No máximo, pode-se dizer que a atual diretoria do BC (cuja permanência a partir de 2015 é incerta) não sinaliza alterações futuras da taxa neste momento.

      1. Selic e não CELIC. O Cenário de juros estáveis é um dos contemplados pelo modelo do BC, quer dizer que se estáveis, a probabilidade é de convergência em 2016.

  3. O povo brasileiro é muito alheio a tudo , com uma inflação galopante e esta presidenta tem 35 % dos votos , é dura a vida

    1. É que uns 33% dessa galera que vota nela saiu da miséria nos últimos 10 anos, muitos compraram carros pela primeira vez ou puderam viajar de avião.Enquanto os outros 67% continuavam se contorcendo em ver as suas empregadas e seus porteiros adquirindo coisas subindo na vida.Antigamente era melhor quando não se misturavam com a gentalha mas agora mistura e ai vem a revolta dos tais ” brasileiros”

  4. Em 2016 estará no centro da meta desde que o PT seja banido. Assim o próximo governo terá um ano para arrumar um pouco desta imoralidade.

  5. O diabo é que a Dilma nega tudo o que está acontecendo. Será que ela e sua equipe estão com algum tipo de alucinação? Não é possível. Se não admitir os erros não tem como saná-los. A vaca já foi para o brejo e só resta pedir força do Além para salvar o Brasil!

  6. A mídia esquece de informar os seus leitores de que essa é a realidade do Brasil, enquanto as pessoas não mudarem o pensamento, e pararem de consumir tudo o que ganham sem poupar, a situação financeira nunca vai mudar, isso é só uma questão de educação financeira. Não adianta culpar o Governo nem o Bacen, pode mudar Governo, partido ou político, se as pessoas não mudarem não vai adiantar!

    1. É Juliana, só esqueceu de um detalhe: Se ninguém comprar mais nada, ninguém vai vender mais nada. A indústria e o comercio vai ter que demitir… Esqueceu que o Brasil, depende quase que exclusivamente do seu mercado interno? A população está quase toda endividada, com carnês a perder de vista… Misture isso à desemprego, e veja a lambança que vai virar.

      1. Rogério você é economista? De onde que você tirou que o brasil depende “quase que exclusivamente do seu mercado interno”?
        O Brasil tem a Economia Primário Exportadora, isso significa que o país basicamente exporta commodities, produtos agrícolas.

        1. Tá bom, Juliana petista, Deixa eu desenhar, para ver se você entende: vai lá fora, é compre algum produto industrializado “made in brazil”, um smartphone, um tenis, um carro. Com raras o Brasil é um mero importador de matéria prima, Não é preciso ser economista. Até um aluno de 5a série sabe disso. A Nossa indústria, que produz a maior do PIB, e emprega o maior número de pessoas depende quase que 80% do consumo interno. E da indústria e do salário dos trabalhadores nela empregados, também dependem o comércio e o setor de serviços, cidades inteiras Não exportamos nada, já que nossos produtos são caros demais. Já tem 9 anos que a balança comercial está negativa, e sabe por que? Quando se produz um carro no Brasil, se recolhe imposto sobre o aço, sobre o vidro, sobre cada peça, que compõe o veículo. depois de pronto, mais impostos, e para exportar mais impostos ainda. Nos EUA, os impostos não incidem sob a cadeia produtiva, apenas no produto final, depois de vendido. O resultado disso que o carro americano é vendido pela metade do preço, e ainda o operário americano ganha 3 vezes mais! A Dilma teve quatro anos para fazer uma reforma tributária e tornar nosso país tão competitivo quanto a China e a Coreia, tinha a faca e o queijo na mão, era só cabeçear e fazer o gol… Nada fez, e culpa a crise internacional.. Que crise? A crise dos outros países já acabou há uns dois anos. Pesquise, se informe! A Crise agora é nossa, toda nossa!

          1. Rogério né, seu nome!
            Primeiro deixa eu te esclarecer uma coisa, não sou petista, sou economista e não preciso que desenhe nada pra mim, porque uma pessoa ignorante como você, digo ignorante, porque você desconhece sobre o que fala, não tem nada para acrescentar no que fala, o que fala são meras suposições. Acho que se alguém tem que se informar aqui esse alguém é você!

          2. É Rogério vou ter de concordar com a Juliana, o cenário descrito por você parece mais de Serra Leoa do que do nosso.
            As coisas não são exatamente como você informa, existe ainda sim um enfraquecimento internacional e o Brasil ainda esta sofrendo por isso.Porém ele estaria pior se algumas atitudes não tivessem sido tomadas a 5 anos.

    2. A grande maioria da população ganha tão mal e já está tão endividada que dificilmente tem como poupar alguma coisa. Consumir não é crime, pelo contrário, é um direito que boa parte do povo não tem como exercer. Apesar de haver alguns casos de compradores compulsivos e elitistas esbanjadores a maior parte da população consome até pouco nesse país.

      1. Estão vendo é disso que estou falando, população totalmente controlada pela mídia, o que eles falam as pessoas reproduzem… só queria saber em qual ponto do que eu escrevi, eu afirmei que deveria ser poupado tudo o que se ganha, ou que seria crime consumir. É por isso que eu digo se informe primeiro, a economia de um país é muito mais complexa do que as pessoas em geral pensam. Deve haver um equilíbrio entre o que se ganha, o que se gasta e o que se poupa!

        1. Essa regra deveria ser seguida pelo governo. Pois este gasta mais do que arrecada.

        2. Juliana
          Porque vcs que ao fazerem parte do PT se tornam cegos, ou querem vender uma imagem imaginando que o restante da população é cega.
          Com imprensa a favor ou contra, isso pouco interessa o que interessa é a conjuntura economica do Pais, que esta de mal a pior.
          Caso vc não tenha noção de economia, seria interessante estudar pois só te faria bem.

          1. Sou formada em Ciências Econômicas, acho que sei do que estou falando. Não sou petista, cada um tem a sua opinião, mas seria bom que as pessoas com que debato também tivessem conhecimento sobre o assunto, pois se não, não é o que discutir!

          2. Deselegante você em Valcir a moça além de economista tem uma visão macro das coisas.E o momento esta dessa forma porque as empresa acham que nas eleições irá mudar alguma coisa.E na verdade não.

    3. Como não consumir todo esse salário de fome que o brasileiro ganha.
      Com o salário mínimo de hoje o cidadão ta passando fome.

    4. Sim, mas a participação do governo nisso, investindo na educação (educação financeira nas escolas inclusives) e também limitando o crédito. Se eu tenho uma população que não sabe gerir finanças eu não posso sair liberando crédito, preciso primeiro educa-lá e depois ir liberando e analisando.

    5. Para isso o próprio governo precisa desestimular o consumo, que foi incentivado no período Lula para incentivar a economia.

  7. As “traduções” dos trechos são terrivelmente ruins. A ideia é boa já que a ata é formal demais. Mas a explicação para os trechos é muito ruim.

  8. Apesar de um longo ciclo de aumentos da Selic, que elevou a taxa de 7,25% para 11%, a inflação continua exatamente onde estava no início do ciclo, sem perspectivas de redução no curto prazo.

    O resultado do aumento da taxa de juros foi aumentar o lucro dos banqueiros e rentistas.

  9. Podemos concluir que a vaca foi pro brejo, só esta com a ponta do rabo pra fora, aqui na minha cidade a prefeita do PT, não tem dinheiro para pagar o salario dos funcionários, mas segundo informação de pessoas internas, ela mandou R$-400 mil reais para a campanha da Dilma, ISSO É UMA VERGONHA, ou melhor é um roubo

  10. Realmente a tradução é bem tendenciosa, assim como tem sido mentirosas as manchetes na imprensa, oque tem levado as pessoas a se tornarem pessimistas. Os “coxinhas”, com a sua tradicional ARROGÂNCIA, apesar de terem ganho um presente de LULA, ou seja 12 ANOS de emprego garantido, agora querem cuspir no prato. Muito bem. Me lembro como se fosse hoje, na eleição de Collor, os mesmos “coxinhas” batiam no peito dizendo que venceu o moderno, o futuro. Só que quando no primeiro ato confiscaram a poupança, foi choradeira geral. Na sequencia veio o plano real, nova esperança. Na rabeira vieram as privatizações do setor de energia e o APAGÃO, CRISE, IDA SUJEIÇÃO AO FMI, DESEMPREGO. Por essa razão LULA foi eleito. Embora o cenário externo tenha piorado, os empregos tem sido mantidos, mas logicamente a renda parou de subir. Mas os “coxinhas” e a imprensa querem ver o povo sem emprego, mas inflação baixa. Como sou aposentado, sei que os reajustes seriam bem menores para ajudar a baixar as despesas do governo, mas não ficaria DESEMPREGADO.

    1. Se é cego ou não quer enxergar, ou se sua capacidade intectual não permite, não venha chamar de coxinha quem tem uma opinião diferente de sua cegueira e sua tapadice, Quero ver sua querida candidata. conseguir manter os empregos, agora que a população está toda endividada. Crescimento sustentado por crédito fácil a perder de vista é ouro de tolo, entendeu, Pastel de Vento.

    2. Que presente que lula nos deu? INFLAÇÃO GALOPANTE, RECESSÃO, DESEMPREGO QUE EXISTE NA VIDA REAL mas não nos números do governo ?

  11. Não adianta ir pra rua como um leão,se você continua a votar como um jumento.
    Renovar !,essa é a ideia !SE VOCÊ quer uma VIDA DIFERENTE pra você,filhos e netos. ANOTE os Nomes de Políticos e Partidos que apóiam esse Desgoverno,e NÃO VOTE NELES,temos de RENOVAR ao menos 90% dos politicos, pra que os “novatos”,não sejam “convidados ” a entrar no esquema dos políticos profissionais corruptos.Use as Redes Sociais,passe a ideia.

  12. Tá danado mesmo, esse País já foi pro brejo em termos de paz, economia, honestidade, educação, segurança saneamento, saúde etc. Ate quando vamos continuar com essa farsa de que 40 milhões entrou para á classe média.
    Temos que dá risadas não importa a piada, bom dia.

    1. 40 milhões entraram para a classe média, pagando 30 anos de prestação! E povo endividado não compra, se compara indústria, comércio e serviços, tem que demitir, Aí quem ficar desempregado, vai ter que vender desesperadamente, o agio da casa, o agio do carro, o computador, os móveis, e voltar para a pobreza.. Ouro de tolo, simples assim!

  13. Já sabemos que a população está toda endividada, com carnês à perder de vista, e não adianta desconto, redução de IPI… A tendência da indústria do comercio, do setor de serviços é vender cada vez menos, voltar ao mesmo nível de 20 anos atrás. Não restará outra opção a não ser demitir, demitir e demitir…Basta rezar para que não exista uma inadimplência generalizada, causada justamente pelo desemprego, que poderia nos levar a uma situação grega (ou argentina). Uma economia meramente exportadora de matéria prima e produtos agropecuários, que procura se fortalecer exclusivamente no consumo interno, através de crédito fácil e incentivos governamentais, e que não consegue exportar, ter uma indústria competitiva, por causa da alta carga tributária, tende a oscilar numa senoidal: vai da ascensão à recessão… 1994 vivemos a ascensão em 1999, recessão, em 2005, nova ascensão, e agora, a partir de 2014, o que virá? não precisa ser economista para responder. Coincidentemente, toda vez que a curva econômica está em fase de ascensão, um presidente se reelege… Chega desse ouro de tolo, (e basta de reeleições!)

  14. a economia no Brasil sempre será pessima entre quem entrar na presidencia , pois si nao tivermos uma politica que si especialize em d1 ou seja na inflaestrutura , e que tente diminuir essa desigualdade na distribuição de renda , sempre seremos esse pais subdesenvolvido

  15. Duas crítica: 1. As traduções não refletem nem de longe o que foi disposto em Ata do Copom. 2. O brasileiro gasta mais do que ganha, isso não é problema do governo, mas sim de educação financeira de cada indivíduo.

  16. Meus caros colegas olha se nos brasileiros nao trocarmos um pouco da palelinha que tem no senado isto nao vai melhorar nunca tudo que o Lula fez em 8 anos a Dilma esta acabando em 4 anos e voces acha se ela ganhar de novo dai que nos estamos perdido vai acabar com o resto muda Brasil com pessoas Honestas e Caras novas no senado e isto que precisamos vamos dar um basta nesta Eleiçao.

  17. A coisa tá feia mesmo, sobretudo pro lado do pobre, esta criatura que o PT afirma que o defende a braço de ferro.
    Não adianta ter educação financeira se a maioria ganha apenas menos de R$ 1000,00 por mês, com inflação em alta e queda da qualidade de vida e dos serviços públicos. O governo é sim o maior responsável e, este governo é o reflexo da escolha da maioria de 4 anos atrás. Não é à toa que o seguinte adágio é verdadeiro: ” TODA UNANIMIDADE É BURRA!”

  18. E não é pra isso mesmo que o PT quer manter o BC submetido aos desmandos do governo: deixar a inflação firme e forte?! Só pode ser. Quando vejo aquela propaganda eleitoral do PT criminalizando banqueiros, fazendo terrorismo desonesto ao opor taxa de juros a “comida na mesa”; advogando pela dependência e pelos usos eleitoreiros do BC, confesso que me sinto curioso. Como pode um partido populista e sua candidata demagógica usarem de tanta desonestidade e de mentira para atrair votos de desinformados? Será que vale tudo mesmo? Precisamos dizer para dona Dilma e seu partidão que essa sua fórmula de manutenção da dependência do BC leva a isso: políticas monetárias para ganhar eleição, ou seja, para fabricar inflação. Não se deixem enganar. Se o próprio BC (controlado por Dilma) admite que a inflação só abaixa em 2016, podem crer que, com mais 4 anos deste governo, não acaba nunca mais…

  19. Tudo isto quer dizer que iremos começar a pagar os gastos da COPA e da ELEIÇÃO , então trabalharemos somente para isso , e concordo que qualquer governo será melhor do que o da Dilma

  20. Conclusão: Não sabem o que estão fazendo e apelam para previsões… Então por que não foi previsto a calamidade que hoje enfrentamos? A proposito, o BC não era nem para estar conversando, quem deu autonomia para isso? A Gerentona?

  21. O negocio foi o seguinte o Luiz Inácio Lulu da Silva (Lula) no seu primeiro mandato continuou o que FHC havia iniciado e o seu plano de governo (do FHC), e não fez planejamento algum para o seu segundo mandato, onde começou a estourar os escândalos e o rombo no bolso do governo, o Brasil estava devendo sim no governo FHC, no entanto estava controlado, e o Lula alimentou a divida para “manter o controle” o que não adiantou, maquiaram a situação (Lula e o PT fizeram) e passaram a bola para Dilma a qual não tinha planejamento nem pulso para conduzir a situação, mas ela tinha duas “armas”, um rombo enorme, e um monte de corruptos ao seu lado, os quais acompanhavam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, agora ela que maquiar a situação novamente com essa estória de que não sabe de nada, tudo mentira para roubar mais quatro anos e dessa forma deixar os brasileiros que votaram nela (com o perdão da palavra) na merda.
    Se o povo parasse para analisar nunca mais votava no PT.
    Para ela não ter a mínima chance vamos levar Marina 40 e Aécio 45, para o segundo tuno e banir o PT do governo e do povo brasileiro, um partido que tem sua cúpula toda presa pode fazer o que de bom para o Brasil e o povo brasileiro.
    Colocamos eles lá então vamos tirá-lo de uma vez por todas!

    1. Uma das opiniões mais sensatas que li até agora.. Pena que daqui a pouco aparece um petista para lhe chamar de “coxinha”… taxam de “coxinha” todos aqueles que manifestam contrário ao governo.

    2. Lucas, perfeito seu comentário. É exatamente como penso. O plano não sendo deles, em qualquer problema que acontecesse, não saberiam como resolver. Acho que o pior é a “maquiagem” e o povo acredita. Prova disso, se forem sérias as pesquisas, “ela” estará no segundo turno. Tem que tirar o PT do comando a todo custo. Isso tudo é uma questão de amostragem, é só ver a situação que o pais se encontra. Não precisa ser tão inteligente, basta uma parcela mínima de coerência. Espero mesmo MARINA E AÉCIO no segundo turno.

  22. E vocês sabem me dizer pq criaram o Programa Mais Médicos????? O PT está no Governa há 12 anos e nesse tempo todo não viram que saúde estava péssima! E aos 45 minutos do segundo tempo ( próximo ao ano de eleição) criam esse programa.

  23. Vocês se lembram quando o Lula afirmava que havia dinheiro para botar o país em ordem? Que faltava dinheiro para Educação, Habitação, Saúde etc… porque havia muito desvio? Eu tanto me lembro que caí na conversa. Imaginava que uma pessoa com a sua origem, tinha tudo para efetivamente mudar. Pois bem! E o resumo da história ( ou realidade ) O dinheiro continua faltando, só que agora o homem médio sabe exatamente para onde ele se destinou. MENSALÃO, PETROBRÁS, DINIT, Etc. etc…

  24. Primeiro: Já ouvi essa conversa antes e a inflação está como está, ou seja, esse discurso já foi usado e a expectativa não se realizou. Segundo: A taxa de inflação que o governo divulga não tem aderência nenhuma com a inflação real, se estivéssemos falando de inflação real eu diria que demorará quase uma década para voltarmos ao controle da mesma (é claro se tirarmos o partido atualmente no governo, se não a inflação jamais será controlada novamente).

  25. Traduzindo a nota do BC, chegamos a conclusão de que o País está a beira do precipício. Informações como as que o governo tem dado na campanha eleitoral deveria ser crime contra a sociedade.

  26. Olha, quando a pesquisa de Ibope mostra queda da atual presidente da República, Dilma Roussef, e o volumede vendas na Bovespa sobe, é porque há algo de errado. Programas sociais detonaram o país, o investidor tem medo da política econômica atual, dinheiro para Cuba, maquiagem contábil, etc. Só entristeço-me muito com o povo brasileiro. O atual governo acabou com a economia, e ainda a filha da mãe tem 35% dos votos. País analfabeto politicamente!

  27. Gostei muito dos comentários do Rogério “coxinha”.O que será que o futuro nos prepara? . Veja em
    http://www.fiesp.com.br/noticias/participacao-da-industria-no-pib-pode-cair-para-93-em-2029-aponta-estudo-da-fiesp/
    Trabalho com motoredutores de velocidade, um componente utilizado na maioria dos equipamentos industriais, tenho contato com meus concorrentes e todos reclamam da diminuição e dificuldade nas vendas. Meus principais clientes diminuíram a compra de motoredutores. O maior cliente, fabricante de maquinas para tratamento de tecidos,
    está reduzindo seu parque industrial a 1/3 e suas compras nos últimos 3 meses a 1/8. Para mim isso demonstra claramente a diminuição da produção de equipamentos industriais. Para completar, a firma para a qual trabalho, além de fabricar redutores há mais de 60 anos, importa redutores da Itália e nos últimos meses , pressionada pelos preços e para poder subsistir, está importando os mesmos tipos e tamanhos da China por preço muito inferior ao nacional e italiano. Segue como exemplo a relação de preços para o mesmo tipo e tamanho:
    R$624,00 para o nacional (qualidade um pouco inferior ao italiano)
    R$864,00 para o italiano
    R$420,00 para o chinês
    Conclusão simplista: se nossa concorrência fosse com países desenvolvidos ainda teríamos chance mas com a China com mão de obra barata e estímulo governamental ( baixo imposto) a exportação. Sem chance.
    Vamos vender nossas riquezas minerais sem uma única transformação primária? Exportar nossos produtos agropecuários produzidos com pouca mão de obra e com maquinaria automatizada importada? Vamos importar produtos manufaturados na China e vender com cartão de crédito? Nos endividando cada vez mais?
    Dá para ser otimista? Quais políticos ou partidos vão salvar nossa situação? Eu não conheço nenhum. Se houvesse um voto do contra eu votaria contra todos eles. Tem que mudar e muito essa bandalheira que tomou conta de nossos municípios, nossos estados, nosso país.

    1. Sua revolta é compreensível, mas podemos mudar isso.É só não aumentar mais o salário minimo, deixar de pagar o bolsa família para as famílias morreram de alguma doença parar de dar o lucro as empresas e segurar o aumento real dos funcionários uns 5 anos.Ai eu acho que a gente começa a ficar com uns produtos baratos…a população irá ficar mais pobre mas os produtos competitivos, o que acha?Olha que cenário gostoso.

  28. Não adianta. A bancarrota financeira é o único destino de países governados muitos anos por socialistas. A história não me deixa mentir.

Comments are closed.