Com regra atual, reajuste do salário mínimo desabará no próximo governo

Mantidas as regras atuais de reajuste, o poder de compra do salário mínimo terá no próximo governo o menor avanço desde o Plano Real.

Como os aumentos acima da inflação são vinculados ao crescimento anterior da economia, o ganho médio anual do mínimo deverá ficar na faixa de 1% a 2% entre 2015 e 2018.

A piora da economia já levou a média a cair de 5,5% anuais, nos dois mandatos de Lula, para os 2,9% de Dilma. A queda ameaça o processo de redução da desigualdade entre ricos e pobres.

Salário mínimo após Real

A cada 1º de janeiro, o piso salarial sobe conforme a variação da inflação dos 12 meses anteriores mais o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto, medida da renda nacional) de dois anos antes.

O ganho real de 2015 já está definido: são os 2,49% de avanço econômico em 2013. Esse pode ser o maior reajuste do próximo governo.

Neste ano, o PIB deverá ficar estagnado: as projeções mais recentes dos especialistas estão em torno de 0,33%, e as estimativas têm caído a cada semana.

O cenário não é muito mais animador para o início do próximo governo, que poderá ser obrigado a elevar os juros e cortar gastos para conter a inflação e o aumento da dívida pública. As previsões para o PIB estão na casa de 1%.

Mesmo que a economia se recupere em 2016, como uma expansão de, por exemplo, 4%, o reajuste médio ao longo do próximo mandato não ultrapassará 1,96%.

E dificilmente a regra atual, que só vale até 2015, será mudada para permitir ganhos maiores. Os programas vinculados ao salário mínimo representam quase metade do gasto federal (excluindo da conta os juros da dívida), que provavelmente terão de ser contidos.

Ficou alguma dúvida? Faltou alguma informação?

Pergunte na área de comentários ou pelo Facebook.

Comentários

  1. E PENSAR AQUI E UMA DEMOCRACIA ONDE VOCE E OBRIGADO A VOTAR ISTO E UMA VERGONHA FALAR SOBRE ESTE TIPO DE COISA.ONDE FICA OFICIALIZADO A COMPRA DE VOTO COM BOLSA ESMOLA COM O DINHEIRO DE TODOS QUE TRABALHAR E PAGA IMPOSTO DEMOROU PARA OS MILITAR TOMAR CONTA DISTO E COLOCAR UM MONTE DESTES LIXOS NA CADEIA OU MATAR TUDO PORQUE NAO MERECE NEM A COMIDA QUE VAI RECEBER NA CADEIA
    ESTA EMPRESA FRIBOI E MAIS UMA FURADA QUE O GOVERNO ESTA DANDO DINHEIRO ATE UMAS HORAS E MAIS UM EIKE DA VIDA E O NOSSO DINHEIRO VAI EMBORA E NINGUEM VAI DAR CONTA DISTO

    1. O salário mínimo existe para ser isso mesmo, mínimo. No máximo deve repor as perdas inflacionárias. Essa história de promover aumentos com ganhos reais acima da inflação não passa de um indexador que acaba por gerar mais inflação ano a ano. O salário das pessoas deveria aumentar por meritocracia e não por favores do governo.

      1. Então você acha mesmo que o governo repõe as perdas inflacionárias ? voce está desinformado e muito meu amigo, você não imagina que os aposentados que sempre são desrespeitados, acabam por sofrer cada vez mais com este governo que aí está, e desinformadamente você ainda defende tais práticas. Lamentável

      2. Algo me diz que você é rico, empresário e deve tratar seus subordinados como escravos. Você já parou para pensar que as pessoas possui sonhos, necessidades e vontades ? Hoje um salario de R$ 2.000,00 não cobre os mínimos para uma vida digna, quanto mais o salario minimo… Mas o legal disso tudo é que você vai morrer e apodrecer como todos!

    2. Enquanto isso,………
      A corrupção fornecida pelo atual Diotadores do País , continua em Alta, assim como a INFLAÇÃO.
      Deveria existir um exame nos moldes do exame da OAB para poder se candidatar a cargos POLÍTICOS, já que a grande maioria dos PARLAMENTARES, visão a Lei de Gerson.

    3. Rubens Ferreira , vc não entendeu a explicação dada pela reportagem . O q tem Friboi a ver com salário minimo ?
      Mas te confesso q é difícil entender o q vc quis dizer , não tem virgula , não tem ponto .

    4. Essa frase de que voto é obrigatório é balela para enganar o povo, infelizmente os menos cultos vão até com medo de serem presos. Não votem, depois da eleição procurem um cartório eleitoral e paguem R$ 3,00 e pronto seu título estará regularizado. A TV e os Jornais não divulgam isso porque eles também injetam dinheiro em campanhas. Política é o câncer da Humanidade.

    5. MILITAR? SÓ RESSUSCITAR O FIGUEREDO QUE TINHA SACO ROXO. OS QUE ESTÃO AI, ESTÃO TODOS COM SACO AMARELO. KKKKKKKKKKK

    6. Rubens concordo com você, precisa o governo do PT e um governo so de deputados que so faz colocar dinheiro no bolso e não faz nada pelo povo, da vergonha de ser Brasileiro

  2. Parabéns pela explicação, isso e esclarece bem por que uma pessoa que se aposenta em poucos anos perde o seu poder de compra, pois o salário do aposentado que ganha acima de 1 mínimo a cada ano está sendo roubado pelo próprio governo. Infelizmente todos os brasileiros que estão em atividade econômica não se preocupam com essa vergonha, e só se revoltarão quando estiverem velhos na época em que mais estarão precisando de dinheiro para comprar remédios e pagar planos de saúde para não morrerem nas filas do SUS. Por isso apoio esse tipo de reportagem e que sejam cada vez mais divulgadas.

    1. O problema é que ninguém se incomoda pelo fato dos políticos, sejam senadores, juízes, deputados federais e estaduais, governadores, são as grandes desgraças dos gastos públicos, da culpa na inflação, economia brasileira. Isso ninguém se importa de saberem. Pois, são eles que corruptos corroem a máquina podre, que são as comodities, roalties, impostos do contribuintes em linhas gerais. Daí sobrarempoucos os parcos recursos destinados aos trabalhadores que suaram sangue para constrirem esse brasilzinho merreca.

    2. Não são só as aposentadorias que são corrigidas abaixo da inflação e a correção da tabela do Imposto de Renda sempre é corrigida abaixo da Inflação e a defasagem quando será paga,senhores Aposentados e Senhores trabalhadores lembrem-se que estas respostas são vocês que vão dar no dia 05 de Outubro com a única arma que nós temos em mãos que se chama Voto.

    3. a verdade é quem ganha mais de uym salario ,esta em tranto pro grupo da miséria ,que a presidenta diz estar acabando

  3. acho o sistema muito justo, se eu tiver aumento forçado, vou quebrar a empresa que trabalho, logo, se a economia não cresceu, só deve ser repassado para o meu salário a inflação. se houver crescimento deve ser repartido por todos inclusive nos salários, acho que é isso que incomoda tanto.

    1. Mas acontece que o salario usado para calculo dos aposentados não é o minimo real pois a pessoa começa ganhando dois minimos e acaba recebendo menos que um, contribui a vida inteira e mendiga na velice. Isso incomoda. E não é por que a EMPRESA nao cresce, é por que roubam.

    2. Acho que você não entende patavina, Sem o país crescer como se sustenta a robalheira é absurda.
      Nunca se roubou tanto dinheiro dos cofres publicos como nos últimos 12 anos, é só trampo.
      E o coitado que ganha uma merreca de salário Minúsculo, tem que pagar o pato.
      Lugar de BANDIDO É NA CADEIA!

    3. O sistema é tão justo que esse ano nós ficamos um pouco mais pobres. Vamos ao mercado e já não compramos tudo que comprávamos um ano atrás.

    4. Falou e disse, já tiveram aumentos muito elevados, prefiro ter um aumento menor do que ser demitido pois a empresa não poderá pagar

    5. Justo seria era o governo parar de meter a mão e diminuir a carga tributária que recai sobre o salário. Absurdo é um trabalhador custar ao empresário o dobro do salário que recebe.

    6. Só tem um detalhe, há empresas que crescem, há empresas que não.

      Se todas as empresas são obrigadas a dar o aumento, alguém vai ficar não competitiva, principalmente as que o negócio só “se toca”.

      Microempresas são as que mais sofrem com índice acima da inflação.

      Mas o governo tem o poder de dar menos aumento nos aposentados que estão seguindo o índice previdenciário, os que mais precisam. Um absurdo.

    7. Filhote do império das aves de rapina, se aposente, perca todo ano e depois vamos comentar, a não ser que voçê mame na teta dos lobos ai ta esplicado, imbecíl que te falta didatica.

    8. Coitado… Mais um conformado em ser roubado pelo Governo… Enquanto isso a arrecadação bate recordes e recordes (se o País não cresceu, porque a arrecadação cresce todos os anos?) e os bancos batem recordes de lucro a cada semestre, tudo isso com o aval do Governo Comunista!!

  4. Trata-se de uma análise oportunista, portanto canalha. Folha, está muito difícil suportar o seu jogo.

    1. Huhu…tem alguém do PT que não é analfabeto funcional, pois conseguiu ler a reportagem

    2. Ô seu rosa…canalha é o senhor….leia, entenda, prá depois ofender. Seu Mané.

    3. Difícil suportar é a canalhada que mete a mão no dinheiro público pra financiar campanha, mandar pra Cuba, África (mas não para países que precisem), além de encher os próprios bolsos. Mais difícil ainda, é saber que existem pessoas como você, que concorda com tudo de errado que acontece no país, e que, quando um vagabundo da quadrilha vai preso, fica chorando e chamando-o de herói. Me poupe.

      1. Já te informaram que o BNDS é um banco?E outra imagina ter ganho real sempre, o rombo que não da na previdência.Está muito bem pago esses 1,2%.

    4. Tá…..é só “boato”??? é sempre culpa da midia….Covardes são assim sempre culpando o outroQQ

    5. Concordo com vc, so por causa que a Dilma esta despencando nas pesquisas foi feito essa pesquisa.

    1. GANHO REAL…DE SALÁRIO MÍNIMO…SE JA É O MÍNIMO! TANTA DISCUSSÃO EN TORNO DE TÃO POUCO.DEVERIAM TER VERGONHA DESSE SALÁRIO DE FOME…QUE CONSTITUCIONALMENTE É PARA CINCO PESSOAS ARCANDO COM: MORADIA ALIMENTAÇÃO, LAZER, EDUCAÇÃO, VESTUARIO, AGUA E ENERGIA…E AINDA DISCUTEM VALORES REAIS E MAIS MIL E TANTAS DICUSSÕES EM TORNO DO TÃO FAMIGERADO AUMENTO…DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE QUEM TENHA Q VIVER COM SUA FAMÍLIA COM O TAL FAMIGERADO SALÁRIO MÍNIMO, QUE DEUS O DÊ SABEDORIA E FAÇA O MESMO QUE FOI FEITO COM O MILAGRE DOS PEIXES, PARA QUE MANTENHA-SE PROBO, POIS QUEM ASSIM O FAZ ESTE SIM DEVE SER EXALTADO E CHAMADO DE ” SANTO “

  5. Como diminuir o reajuste de um salário mínimo que é um dos mais baixos da América Latina? O nosso salário mínimo, mesmo com todos os aumentos recentes, só ganha da Bolívia e Uruguai…

  6. É inacreditavel que existem pessoas que, por paixão politica ou puxa-saquismo aceitam um governo como esse do PT. O cara aceita TUDO QUE É IMPLANTADO SEMPRE EM PREJUIZO PARA O POVO BRASILEIRO, PRINCIPALMENTE OS APOSENTADOS ENQUANDO OS LULAS DA VIDA ESTAO ENCHENDO OS BOLSOS COM NOSSO PARCO DINHEIRINHO. SERA QUE ESSES CRETINOS NAO VEEM QUE LULA JA ESTA SENDO CONSIDERADO A SEGUNDA FORTUNA DO PAIS? DONO DA FRIBOI, DA OI, DE MILHARES DE ACRES DE TERRAS NO PARA, USINAS DE AÇUCAR E ALCOOL, EDIFICIOS EM VARIAS CAPITAIS DO BRASIL E EXTERIOR, E OUTROS COMO DINHEIRO DEPOSITADO NOS PARAISOS FISCAIS. ACORDA BRASIL. ESTAMOS A CAMINHO DO COMUNISMO E BOLIVARIANISMO.

    1. o pt tm muitos admiradores e militantes, tm gente q vota na dilma, simplesmente por ela ser do pt, mas sabe q ela fez um mal governo. eu já votei no pt no passado, hj vou votar na marina; pq sei q dilma fez um mal governo.

    2. Mas, parece que os “militantes”(sic!) sofrem de uma miopia em altíssimo grau que os impedem de enxergar um palmo sequer diante dos seus narizes. E o por é que esse pessoal, juntamente com os “bolsistas” portam e utilizam títulos eleitorais. Além disso, esse pessoal não consegue ou não quer entender informações simples de economia básica que esclarecem muito facilmente o quanto os números desse governo petista são manipulados para fazerem parecer que esse mesmo governo, que se diz tão progressista, em verdade tem sido muito mais retrógrado que qualquer outro que o antecedeu.

    3. “Já está sendo considerado” por quem ? Pelos duendes verdes debaixo de sua cama ?

  7. sobre o texto da desigualdade no Brasil faltou pontuar onde os políticos se colocam no gráfico. Em relação a desigualdade é sabido por todos que ela decresce com a educação para que todos tenham oportunidades. Enquanto a política for simplesmente uma parte trabalha para sustentar outra a conta nunca fechará. Além do que, o maior medo de um político é um eleitor esclarecido.

  8. Que Tipo de Brasil nos queremos? o pior é que os candidatos que estão ai também não tem plano para mudar isto.

  9. pra mim e so acabar com so salarios e repasses de dinheiro aos deputoados e senadores que cpm certeza sobra recursos pra investir no brasil.
    senadores e deputaods deveriam receber no maximo 1,500, reais e ja estariam muito bem pagos, se isso oacontecer vai sobrar recurs pro pais e muito
    e so diminuir o salario dessa corja que fazem leis em beneficio proprio ue vriam impostos e taxas ´pra cobrir as proprias falcatruas
    SALARIO MINIMO PARA DEPUTAODS E SENADORES AI A COISA FICA BEM MELHOR

  10. O Pnad, divulgado esta semana, indica que o aumento real do salário mínimo, de 2001 a 2013, foi de 25 a 30%. O gráfico colocado no artigo confirma ou desmente isto? Seria importante um posicionamento mais claro.

    1. Paulo César,

      Deve haver algum engano. O aumento do salário mínimo nesse período foi de 93,6%; a taxa pode ser apurada por outras metodologias, mas nenhuma resultaria em uma diferença tão grande. A Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) é uma pesquisa populacional, que não apura o valor do salário mínimo.

  11. É super engraçado, os caras só sabem meter o pau, seja ele que partido for, louco de raiva porque não sobra nada pra ele. Esse tipo de inconformado com tudo é bem assim: Pergunta pra ele se ele estuda, se estudou, que curso fez, garanto que esses caras não procuram melhorar na vida só trabalhando, fica sempre metendo o pau em alguém. Vão trabalhar pessoal e larga de choradeira..

  12. Absurdo como a lavagem cerebral que era usado na Alemanha e Russia na década de 30 e 40 até hoje é usada e a massa por uma necessidade, talvez de afirmação e aceitação embarca na onda, fechando os olhos pra tudo que está em volta…

    O PT e (todos) partidos que participam desse governo de mentiras estão se sustentando em militantes para se manter no poder, já que o gado ta fácil de ser tocado….

    1. Monta o Sr. um partido e sai desse sofá pra mudar o país.Simples né.

  13. isso é msm um absurdo o q esse PT anda fazendo no pais roubando tudo, cada dia q passa eles cada ve mais rico e o pobre cada vez mais miseriavel,basta de PT .MUDANÇA JÁ.

  14. Muito bom esse esclarecimento pois mostra a todos a importância de ter uma economia saudável e de fazer o Brasil crescer. O PT esta destruindo a economia brasileira e esta na hora de sair e irem direto para a PAPUDA.

  15. Voto não obrigatório, diminuição de partidos e acabar com doações em eleições (gente não existe almoço de graça… de onde tiraram a expressão “doação de campanha”? ah por favor …

  16. Nesse ponto, até que seria ótimo a Dilma ser reeleita, pois, a batata vai assar no colo dela!!!
    12 anos jogados no lixo!!!!

  17. Sou aposentado do Judiciário RJ, há l6 anos, à época com salário equivalente a 27 salários mínimos, hoje percebo cerca de 8 salários, tendo problemas de saúde, esposa vítima de AVC., atípico com sequelas, com encargos de plano de saúde, e uma empregada doméstica sem que possa me ressarcir de qualquer despesa alusiva à mesma não bastasse o fato de ter problemas cardíacos, operado de hernias de disco e abalamento sacro, tendo ainda duas hernias de disco na cervical. E aí ? Nossos reajustes salariais são sempre em torno de 3% e as obrigações todos conhecem.

  18. Quando vocês vão voltar a ser jornalistas e não “tablóideros”. Será que profissionalismo faz algum sentido para vocês?

  19. temos que ter vergonha e tirar o PT do governo imediatamente senão morreremos de fome. Aliás nenhum candidato fala em beneficio dos aposentado INSS, tratam-nos como lixo

  20. Matéria tendenciosa, por que não se comprara o valor do salário mínimo em dólares ??? Em cestas básicas ?? Em litros de gasolina ??

    1. Jacó,

      A política de valorização do salário mínimo leva em conta a variação do INPC, que foi o critério utilizado no texto.

  21. RIDICULO, kkkkk aumentam tudo, uns 15% a mais, no minimo, e o salario aumenta 1% kkkkkk governo ridiculo

  22. Agora, não adianta reclamar, este lixo de país, só se tornará um PAÍS, de verdade, a mais ou menos 1500 anos, depois, que estes governos ladrões e esta população cínica forem totalmente reciclados.

  23. Essa DESGRAÇA do PT armou a BOMBA que vai explodir no proximo governo, quem pegar esta bomba sera dificil arrumar a casa…

  24. Comprei um carro popular em 1994 e paguei r$14.700,00 o salario era de R$ 68,00, 14.700,00 dividido por 68,00 é igual 216 salários, vezes 724,00 é igual R$156.384,00;;;;;;essa conta está errada para um montes dos de antes que vê o PIG fazendo reportagem para ludibriar o povo, hoje voce com 216 salários compra quase uma sw4;;;em 94 voce com um salário minimo comprava 150 litros de gasolina hoje voce compra 245 litros ;;a diferença é grande;;;só pra pensar EX: carro e gasolina são as coisas que mais sobe o preço;;;uma mensagem ;;;;se voce não for cuidadoso-a os jornais e o PIG farão voce odiar quem está sendo oprimido e amar quem está oprimindo

  25. Ótimo! O povo brasileiro aprenderá apenas pela dor.
    Um vislumbre do dias vindouros: por falta de papel higiênico (e irão alegar que a culpa é do poder aquisitivo do brasileiro, que passou a comer mais e, por conseguinte, expelir mais), nos limparemos com o dedo e escrevemos Dilma (ou Lula, ou PT), na parede.

  26. Tenho 58 anos e mais ou menos 20 eleições. Cansei. Estou estudando inglês. Vou embora do país ano que vem. Pra vocês que ficam, boa sorte. Logo vou poder dizer com orgulho… FUIIIIII.

    1. Sucesso João.Mande nos noticias.Pra ficar no Brasil tem de ser brasileiro!

  27. Não consigo acreditar,o PT se diz partido dos trabalhadores .Mas eu e varios trabalhadores que chega na hora de se aposentar vejão seu salario ser roubado em 40%por causa do famigerado fator previdênciario,o PT ja esta ai ha 12 anos e nem falão em tirar esse fator .por isso que muitos se aposentão e tem que continuarem trabalhando ,para conseguir comprar remédioe e se não passão fome.Nem um candidato a presidente toca nesse assunto pq?

    1. Você já fez as contas de quanto contribui para pedir o mesmo salário quando se aposentar?Ou você está achando que contribuir míseros 200 reais por mês ao longo de sua carreira lhe dará o direito de receber 3 mil de aposentaria?Está bem inocente o Sr. Hein.

  28. É, parece que tenho que voltar para jogar toda essa quadrilha que, nunca antes na historia deste país foi formada, para os tubarões.
    Se eles querem ser comunistas, têm todo o direito, e devem ir morar em Cuba, andando em cadillacs e buicks 1950 e sofrendo desabastecimento , como na Venezuela, mas eles querem que só o povo passe por isso, pois acham que viverão igual ao Fidel Castro, cheio de mordomias .
    A igualdade é para o povão, não para eles, o que é comum nestes regimes “comunistas para os otários”.

    1. Caros comunistas.
      Chefiados por AliBaba vocês não têm só 40 ladrões, têm milhares.
      Desta forma, vão roubar em locais que estão em conformidade com sua ideologia, tais como : Cuba, Venezuela, e até mesmo Coreia do Norte – será porque vocês ainda não foram na Coreia do Norte, hein – será que é por medo de serem julgados e condenados e sumariamente fuzilados,

  29. Porventura qualquer meio de comunicação está proibido de fazer análise? Fazer análise é factóide também? Querem formar opinião em cima de mentirasd espalhasd a esmo? Não se pode nem analizar e muito menos divulgar anáilises que mostram o desgoverno do PT. ah vá se catar…e tira a Dilma e leva o Pt com vc também pra Cuba, Ah Leva o Mlula,

  30. E ainda há quem vote e seja seguidor desse partido, bando de hipocritas, enganadores, corruptos!!!

  31. Gente que elege politicos tipo tiririca, collor, maluf, entre tantos outros deste naipe para representa-los, e coloca no poder uma corja sordida, populista, extremamente corruPTa e incomPTente para desgovernar toda uma naçao, merece todo tipo de desgraça.

  32. Cuba é um lugar excelente para se viver.
    Perguntem aos seus habitantes, que não saem de lá para lugar nehum.
    Também pudera, não os deixam sair, são obrigados a ficar lá, contra suas vontades.
    Se houver liberação para a saída de seus habitantes, é capaz de não ficar ninguém lá para apagar a luz.
    Êta regime bom.

  33. Eu contribui por 35 anos pela maxima e hoje quem NUNCA contribuiu com um centavo logo vai estar ganhando mais que eu .

    Abaixo os p……………..tralhas .

    1. O dia que isso acontecer nós seremos país de primeiro mundo.Até lá vamos nos informar e fazer contas sobre a evolução de cada um antes de falar besteira né.

  34. O drink Cubano famoso é o ” Cuba Libre”.
    Mas “Libre” é só o drink, pois o para povo , nada de liberdade , somente para os ditadores , tais como : Fidel, Raul e seus asseclas e ou ladrões.

  35. essa tal de friboi quem vai investigar?dizem que é do molusco de 19 dedos.será?dizem também que os defensores das entidadades protetoras dos animais deveriam fazer visita de supetão.dizem que a tal carne é boa porque congela-se a carne ainda VIVA, poia tira a pele do bicho VIVO, PARA SE PRESERVAR O SABOR da carne e lógico GARANTIR OS LUCROS.
    QUEM É QUE VAI TIRAR ISSO A LIMPO?

    1. Dizem por aí que o Sr, é desinformado e lunático, quem vai tirar isso a limpo? Quem?

  36. ACORDA BRASIL! POLÍTICO NÃO TEM CORAÇÃO E EM SEU PEITO, EXISTE SÓ UMA MÁQUINA REGISTRADORA COMPUTANDO O QUE USURPA E O QUE AINDA E SEMPRE USURPARÁ!POLÍTICO NÃO TEM NAÇÃO E SUA PÁTIA SE CHAMA MONEY, DINHEIRO, MONETA , LA ARGANT, LA PLATA, GELD!NOSSOS RECURSOS SÃO MANDADOS EMBORA…A PATRIA DOS POLÍTICOS É SÓ O LUGAR ONDE O SEU DINHEIRO ESTÁ ESCONDIDO, E SE ALGO AMEAÇAR POR LA´ELE NÃO TITUBIARÁ E MUDARÁ DE PÁTRIA AUTOMÁTICAMENTE.MAS CON CERTEZA SERÁ QUE VALE A PENA VIVER ESCONDENDO SEMPRE, E AQUI E ACOLÁ?CERTEZA VIVEM COMO ZUMBIS E NUNCA JAMAIS TEEM SONO TRANQUILO, POIS A ALMA É CARREGADA E COMPROMETIDA COM O MAU.UM DIA ARDIRÃO NO FOGO DO INFERNO.CERTEZA

  37. É… Depois falam que o capitalismo é um processo justo e igualitário e chamam a pré-candidata LUCIANA GENRO de LOUCA!!!!

  38. Luciana Genro está ALERTANDO sobre isso em todos os debates eleitorais. JUROS ALTOS em 2015. Quem pagará???? O POVÃO DE NOVO ….. Que pena!!!

  39. Não que a regra seja ingrata…até que seria justa, não fosse o nosso salário mínio escandalosamente pífio…Qdo se fala em ganho real de 1% (sobre $724) estamos falando em algo em torno de $7, que não dá pra comprar um kg de carne de 2ª.

  40. Bom dia.
    Por favor perguntem a DILMA, se dla sabe quanto e o salario mimimo do EST UNIDOS, ela diz que na sei quantas pessas sairam da pobreza, como e possivel viver com salario minimo? Os deputados, senadores, veredores, pref, governos, e ela DILMA, e capaz de sobreviver com salario minimo?

    Obrigada

    1. Qualquer um é capaz de viver com o salário minimo.Porque você não vive com ele porque quer e sim porque não tem outra opção agora as pessoas que você citou entraram na politica e se elegeram e correram atrás do preju, todos deveriam fazer o mesmo ao invés de ficar lamentando o salário minimo que já aumentou muito desde o governo Lula.

    2. O salário minimo dos EUA não sei não, mas os de antes que querem entrar denovo pagavam 52 dólares ;;;;quando lula entrou, em janeiro de 2003 o salário minimo era de 180 reais,e o dolár valia 3 reais e cincoenta centavos;;só para pensar: os contras são os mesmos que plantavam pés de mangas perto das mangueiras para escravo comer manga e não beber leite, esses contra gosta do povo;;esses contras são os mesmos que apoiaram a deposição de jango por ele ter dito que ia por o salário minimo 200 doláres;;;esses dos antes que são contra esse governo não querem que salário suba acima do dolár,pois isso é feito para que o pais progrida coisa que eles não querem, quem disse isso foi Arminio fraga que seria ministro de Aecio se ele ganhasse;;;;;;;cegueira pscológica é uma coisa que o P I G põe em sua cabeça e voce ve do jeito que eles querem;;P I G não consegue ganhar eleição no voto e no golpe está difícil, então eles usa todo tipo de jogo pra voce ver um verde e achar que é vermelho´eles engana qualquer um meio inteligente com suas falas

  41. muito grata! este foi um artigo esclarecedor. Preciso de informações concisas, claras e pontuais. Pergunto: que tipo de despesas está nos DEMAIS Despesas: 479 bi.???

    1. Margareth,

      Entre as demais despesas não financeiras, as principais são as com saúde, educação, defesa, Judiciário e transporte, além dos gastos com pessoal das demais áreas.

  42. Sandro, vc não nega que é anti-petista mesmo, não reconhecer o avanço do Brasil no governo do PT é demais, não estou dizendo que o PT é uma maravilha, mais sim falando sobre os avanços, principalmente na área da educação, um abraço.

  43. isto é democracia? presidente, ministros, políticos, juízes, fazem seu salário a bel-prazer,em cascata.o aposentado índices reduzidos. isto é monarquia, com reis, súditos e escravos.

  44. O povo que vive com essa miséria de salário mínimo, paga aluguel e se “trata” no lixo SUS nunca votará no governo Dilma!

  45. Na minha opiniã, acabar com so salarios e repasses de dinheiro aos deputados e senadores que sobra recursos pra investir no brasil.
    Senadores e deputados deveriam receber no máximo 1,500 reais, se isso acontecer sobra recursos pra investir no país.
    É só diminuir o salario desses que fazem leis apenas em beneficio próprio, que criam impostos e taxas pra cobrir as próprias falcatruas.
    SALARIO MINIMO PARA DEPUTADOS E SENADORES JÁ… !

    1. Querida Iara os salários deles não representam 0,0001% do nosso orçamento.Temos infinitos locais para acertarmos um redução concreta e realmente investir pesado em algo.O salário deles é só o desejo de ver alguém ganhar pouco não muda nada pro país.

  46. Vergonha é a palavra certa, que diz tudo o que representa o PT, uma verdadeira quadrilha que temos a chance maior agora de desmantelarmos nas urnas.

  47. Na Minha Opinião QUEM DEVERIA DA ALMENTO PARA OS POLITICOS SOMOS NOS PORQUE QUEM TRABALHA EM empresa privada não pode se da almento

    1. ” Almento” José? Eu acho que precisamos investir em educação urgente não só para as crianças.Está rolando um Pronatec viu.

  48. Como querer um país desenvolvido, com bons salários, se para estruturar isso precisamos de educação, saúde, segurança e políticos patriotas. Somos uma nação onde 85% são analfabetos (saber ler e escrever não é ser alfabetizado), e sem educação não teremos tecnologia de ponta para avançar. Uma frase antiga diz : ” O povo tem o governo que merece “, basta dizer que elegeram um bêbado (Lula), e uma guerrilheira (Dilma) para comandar o país . Reclamar de que se somos os culpados.

  49. Esse Brasil não jeito, enquanto for liderado por pessoas que colocam seus interesses acima das necessidades do povo. A nação caminhará para o caus. O brasil so terá jeito se for presidido por um iluminado, caso contrário ficaremos nessa mesmice. Podem observar o que estou lhe escrevendo. Anotem e verão que estou com a razão.Isso é tudo que tenho a dizer…

Comments are closed.