Economia interrompe queda no 3º tri, mas cresce zero até setembro, diz BC

A economia brasileira parou de encolher, mas permanecerá estagnada neste ano e no próximo, mostram os novos dados do Banco Central.

De acordo com os cálculos divulgados nesta segunda-feira (17), a atividade econômica teve expansão de 0,6% no terceiro trimestre, na comparação com os três meses anteriores.

Foi a melhor taxa desde o segundo trimestre do ano passado, mas não chegou a compensar a queda de 0,8% medida entre março e junho deste ano.

De janeiro a setembro, a variação da atividade foi de, exatamente, 0,01% na comparação com o mesmo período de 2013.

Chamado de IBC-Br, o índice de atividade do BC se baseia em indicadores da indústria, dos serviços e do comércio. A medida mais completa da evolução da produção e da renda do país é o Produto Interno Bruto, cujo desempenho trimestral será anunciado pelo IBGE no final do mês.

Na pesquisa semanal feita pelo BC com analistas de bancos e consultorias, a projeção central para o crescimento do PIB neste ano ficou estável, em 0,21%. Para 2015, a estimativa ficou em 0,8%.

Os últimos resultados mensais do IBC-Br mostram alguma melhora. Houve expansão de 0,4% em setembro, a terceira alta consecutiva.

Os números trimestrais mostram que a produção conjunta da indústria, dos serviços e da agropecuária crescia perto ou abaixo de zero desde a segunda metade do ano passado.

Nesse período, a atividade sofreu os efeitos da alta dos juros do BC, que passaram de 7,25% ao ano para os atuais 11,25%.

O objetivo do aperto monetário foi conter o crédito, o consumo e a inflação, que, no entanto, deve fechar o ano perto do teto legal de 6,5% -a previsão do mercado é de 6,4% neste ano e no próximo.

A decadência, no entanto, vem desde o início do governo Dilma Rousseff. A crise internacional interrompeu a alta dos preços das exportações brasileiras, e a política oficial fracassou na tentativa de impulsionar a economia com aumento de gastos públicos e intervenções no mercado.

Ficou alguma dúvida? Faltou alguma informação?

Pergunte na área de comentários ou pelo Facebook.

Comentários

  1. 0,01% ? vamos ficar ricos !! se cuida China ! nesse ritmo logo logo o Maranhão colocará a Noruega no bolso !

    1. Sensacional !!! Realmente o País definitivamente não está em Crise !!!

    2. Será? Do Japão já ganhamos meu caro…leia as notícias de hoje! Viva o Brasil!

      1. Gostei. Pois o Japão está oficialmente em recessão. Ou seja, abaixo de zero.

        1. Grande vantagem estar momentaneamente “melhor” que o Japão (atenção isto é uma ironia!). O Japão mesmo que esteja em recessão tem “muita gordura pra queimar” e seu povo está em melhor situação que os brasileiros. Precisamos crescer o dobro da China durante uns 50 anos pra chegar ao mesmo nível deste Japão de hoje em recessão.

      2. E daí? Então o Brasil está uma maravilha por isso? Que comparação ridícula.

    3. Se mais da metade dos acionistas estão satisfeitos com a gestão da CEO, esse resultado foi até bom, ela podia ter entregado -100% de resultado e mesmo assim os acionistas estariam satisfeitos. Já era ! Eu vou comprar uma roça minuscula para os MST não me importunarem e que se dane o resto.

      1. As pessoas escrevem o que vem na cabeça. PREVISÃO DE CRESCIMENTO DA ALEMANHA EM 2014 : 1,2%, BRASIL: 0,3%

      2. 0% de crescimento na Alemanha, caso fosse verdadeiro, é ruim. 0% de crescimento no Brasil é um desastre.

      3. Cumpanhero, em primeiro lugar a economia brasileira crescerá menos que economias de países desenvolvidos como EUA e Alemanha (apenas 0.3%).
        Em segundo lugar não se compara crescimento econômico de países emergentes com países já desenvolvidos. Os países desenvolvidos naturalmente crescem menos por já terem uma renda per-capta alta.
        A economia brasileira tem que ser comparada com a China, Índia, Argentina, Chile, Africa do Sul, etc… Entendeu?

      4. A Alemanha é rica e sem crescimento econômico e populacional continuará rica. O Brasil é pobre e sem crescimento e com crescimento populacional ficará mais pobre.

    4. A mentira tem pernas curtas. Se a economia brasileira cresceu 0,0001%, então o que houve com o nosso dinheiro. Foi dado para a Venezuela e Cuba e mais alguém. Estou abismado com a coragem de se noticiar isso.

    5. Engraçado, quando em termos anualizados o crescimento era maior e o trimestral menor, ou negativo, se mostrava com ênfase os dados trimestrais.Porém, agora como o trimestral é positivo e inverteu tendência de queda, se mostra o resultado anual que não é tão bom.Essa é a nossa mídia paulista golpista.

  2. Enquanto Dilma se meter a economista vai ser isso aí. Acho que até ela acredita naquele diploma mandrake dela.

  3. Crescimento de 0,01%….Dentro da margem de erro do DataFolha isso e recessão acentuada . Folha de S.Paulo NAO DA PARA LER !

    1. Toda empresa quando está concordatária , manda aos bancos os balanços maquiados
      para conseguir mais dinheiro .
      Assim faz o governo com seus ( Contadores ).
      para chegar ao numero que quer .

  4. Índice do Banco Central e nada é a mesma coisa. Sempre fica acima dos índices do IBGE que são os que valem.

  5. Mundo econômico, atenção: “Brazil strikes again”. Isto lá é noticia que se dê. Quando muito significa que paramos momentaneamente a queda e só. O caminho para o fundo do poço está livre e desimpedido.

  6. E o Japão comandado pelo conservador Shenzo Abe que teve o PIB em queda no terceiro trimestre caindo 0,4%,parece ser muito difícil nesta fase atual do mundo sair do atoleiro,a culpa não é de Dilma.

    1. Lá, rapidamente o cara convoca eleições e vai embora. Não fica aterrorizando a população que trabalha e produz por quatro anos. (a população que explora o trabalho dos outros não está nem aí; sabe que cada vez que vota garante mais quatro anos de “mamata”)

      1. Na falta de argumentos os petebas inventam as comparações mais absurdas, inventam dados como a Alemanha crescer zero etc

    2. QUER COMPARAR BRASIL X JAPÃO, COMEÇA PELA EDUCAÇÃO, IDH, PARQUE INDUSTRIAL, TECNOLOGIA E PRINCIPALMENTE NA POLITICA, LÁ O PT JÁ TINHA SIDO COLOCADO INTEIRO NA CADEIA.

    3. No Japão teve o tsunami e as monções. E o Brasil, não houve desastre natural.

    4. A culpa e da presidenta Dilma Roussef sim ! Chega de papo furado ! faz 12 anos que esse partido nefasto esta no poder..Chega de tirar o corpo fora …A CULPA E DO PT !

  7. 0,01 é crescimento?! O matéria ridícula!!! Dolar a R$ 2,615 ninguém comenta! O país de miseráveis!! A começar do partido que nos governa e seus representantes. Que vergonha de ser Brasileiro!

  8. Todos sabemos que o eleitor de Dilma tem certa dificuldade com o raciocínio e a lógica, mas 0,01% é chamar todo mundo de burro e pedir troco. A contabilidade criativa se superou desta vez. Significa que o governo tem gastado pelo menos 15% a mais com custeio e o resto da economia encolheu 14,99%.

  9. Com tanta maquiagem nos números e índices, dá para confiar neste? Porque ultimamente quando sai qualquer indice negativo pro governo ele trata de mudar a forma de cálculo. É o famoso 8+4×3= 36.

  10. Para não dizerem que não haverá crescimento na economia brasileira em 2014, eles se superam na criatividade, contando os centésimos da percentagem. Nesse governo corrupto, a corrupção é estratosférica e o crescimento econômico é microscópico.

  11. O cenário já configurado indica que 2015 será um ano muito difícil para os brasileiros e, também, para as empresas. Sem entrar em uma análise mais aprofundada a respeito deste cenário, pode-se destacar os seguintes pontos, segundo pesquisa Focus do Banco Central, dados do IBGE e do IPEA, e opiniões manifestadas por especialistas de mercado:
    1) Inflação: a tendência para 2015 é uma forte resiliência da inflação. Além do aumento dos preços, o câmbio também terá uma tendência de alta, provocando uma forte pressão inflacionaria que poderá alcançar um nível acima do teto da meta (6,5%), o que poderá levar o País a uma estagflação em 2015 (baixo crescimento e inflação alta, com um quadro recessivo sobre a indústria);
    2) Câmbio: a tendência para 2015 é de uma taxa de câmbio do dólar em torno de 2,60, podendo mesmo, segundo alguns consultores (Tendências), chegar a 2,79;
    3) Balança comercial: a tendência é de uma piora do saldo comercial em 2015, com grande possibilidade de termos um saldo negativo;
    4) Déficit fiscal: a tendência é de um déficit fiscal em 2015, da ordem de R$ 80 bilhões;
    5) Crescimento econômico: em relação ao crescimento econômico, a tendência para 2015 é de uma taxa Selic de 12% e uma taxa de crescimento próxima de zero, ou mesmo negativa;
    6) Desigualdade social: o número de indigentes no País cresceu de 10,08 milhões, em 2012, para 10,45 milhões no ano passado, confirmando que há no Brasil um aprofundamento da desigualdade de renda. A tendência para 2015 é de um aumento mais significativo nesta desigualdade;
    7) Desemprego: a tendência do desemprego ao longo de 2015, com a estagnação da economia e com o aumento da inflação, aliada a notória anemia dos investimentos, será uma elevação significativa na taxa de desemprego no País, com grande possibilidade de alcançar dois dígitos;
    8) Risco Brasil: em função dos indicadores acima listados, a tendência para 2015 é que as agências de classificação de riscos (Moody’s, Fitch e Standard & Pool’s) rebaixem o Rating (Nota) dos títulos do governo brasileiro, fazendo com que o País perca o seu tão suado grau de investimento;
    9) Investimentos: a tendência em 2015 é de uma queda histórica nos investimentos, podendo chegar a apenas 16% do PIB. Em contrapartida, o que tem aumentado no Brasil é o custo do governo que deverá chegar este ano em 22% do PIB, o nível mais alto da série histórica iniciada em 1995. O Brasil é um dos poucos países do mundo onde o custo do governo é maior que o investimento. É URGENTE UMA REDUÇÃO DO TAMANHO DO ESTADO BRASILEIRO;
    10) Reformas: faço minha as palavras do economista Francisco Vidal Barbosa, professor da UFMG, “O Brasil precisa colocar a economia em ordem. Não fizemos reforma alguma, não existe vontade de mudar. O Brasil depende muito da agricultura, a nossa indústria é pouco competitiva”. Ainda, segundo ele, “enquanto o Brasil não investir massivamente na educação, não vejo um caminho. Basta pegar o exemplo dos asiáticos, dos alemães. Os seus países são potências mundiais e chegaram lá investindo em educação. É assim que um país consegue mão de obra qualificada. É preciso investir na qualidade e não na quantidade. Basta o Brasil ser capaz de imitar quem está fazendo bem feito”, defende o economista.
    Analisando-se os 10 pontos acima listados, chegamos a conclusão que, realmente, será difícil a presidente encontrar alguém SÉRIO que queira ser o ministro da Fazenda. Seguramente, será outro “Mantega”. Sem competência e sem autonomia.

    1. Gente, tenham calma. Sobrevivemos a um dólar de R$ 3,60, estávamos sem dinheiro em caixa. E ainda vendemos empresas estatais, inclusive bancos estaduais que tinham seus dinheiros desviados por corruptos da época. E ainda tivemos um verdadeiro apagão. Pois ninguém podia ter consumo elevado de energia elétrica, pois o país não tinha potencial. Hoje o que temos é bem inferior. Não devemos nada ao FMI, a Petrobrás vai bem, mesmo com esses problemas, pois ela se encontra em Grau de investimento. O Brasil por sua vez esteve em Grau de Investimento e foi no Governo Lula. E neste mesmo governo, o país parou de crescer exclusivamente em São Paulo, e começou a se desenvolver em outros estados. Muitas indústrias se instalaram por aqui. E outras mais ainda tem interesse. A indústria naval começou a operar, e está tendo crescimento, a quantidade de pessoas viajando de avião cresceu, temos mais internet e educação técnica. O país parou de crescer sim. A começar que a presidente não teve visão macroeconômica como a que Lula tem, então paramos de exportar no mesmo volume para países africanos, que eram os que estavam importando produtos brasileiros, e com isso a nossa economia estava indo de vento em polpa, e agora que isso parou, é lógico que com o dinheiro só saindo de nosso país, com viagens internacionais e compra de produtos importados, não iria ter outra coisa, estagnação econômica, o país está bem robusto, para aguentar tal impacto. E detalhe quando se aposta no consumo interno para crescimento do PIB acaba gerando inflação. Aprenda a olhar o histórico e saiba o que está acontecendo com o país. O que nos falta é visão macro-econômica.

  12. Nossa vão ter que inventar outro termo para um crescimento tão baixo. Talvez “Micro ou NanoPIB.

  13. O pessoal da redação está tão acostumado a dar notícia ruim que quando aparece uma matéria com viés positivo, acrescentam um “MAS” e complementam com algo negativo.

      1. concordo.. sempre que tem uma noticia boa esta vem acompanhada de um “mas”… vai gostar de sofrer assim …

  14. Se a justificativa para o baixo crescimento está baseada na crise internacional, vamos comparar o crescimento do Brasil com os demais países do BRICS e os vizinhos da América Latina. O que vai sobrar? VERGONHA!

    1. nos 8 anos que o Brasil foi tucano nos crescemos menos que a meia mundia, da america latina…. ja esqueceram?

      1. Se for comparar a média dos 8 anos de FHC com a média mundial, sim, crescemos menos. No entanto, o país estava saindo de um período de quase 20 anos de hiper-inflação, e mais 30 de mercado fechado. Não dá pra comparar os anos 90 com os anos 2000. O cenário era completamente diferente. Agora, nos últimos 4 anos, na média e no absoluto, crescemos muito abaixo da média mundial. Tem justificativa pra livrar a administração ruim do pt?

  15. Só Russia, que sofre sérias restrições econômicas dos Estados Unidos e aliados, e Argentina, que tem outra “ameba” no comando de governo, terão crescimento menor que o Brasil.

    1. o ano que a argentina encolheu 10% vc esqueceu.. e o EU encolheu 4% tb… nestes anos vcs escolheram outros paises para comparar….

      1. A Argentina cresce melhor que o Brasil nos últimos 12 anos. A última vez que teve encolhimento antes de 2014 foi em 2002, ano da Crise Argentina, que acabou impactando em toda a região causando o baixo crescimento do Brasil naquele ano, inclusive.

  16. nossa que governo competente APLAUSOS PRA ELES LULU E DIDI A VELHA DUPLA

  17. A que ponto o PT deixou nosso pais, todo mundo feliz com crescimento de 0,01%. Logo o povão começa passar fome.

    1. Estamos em crise , mas longe de termos que ir ao FMI de pires na mão , como era costume do governo FHC.

    2. Fico feliz de ter um problema menor do que o anterior. Se fosse no FHC você não teria nem onde opinar a menos que tivesse uma boa quantia de dinheiro para desembolsar. Quem reclama aqui tenho certeza que é elite. Porque pobre mesmo, está muito satisfeito com o seu emprego. Hoje temos informação independente de repórter ou jornalista. Tudo transmitido através de celular. Agora é a massa quem manda. E a elite perdeu seu poder, porque o pobre tem o mesmo poder de alcance devido a tecnologia sofisticada de baixo custo.

  18. 0,01%???? Uau!!! Que coisa fantástica PT!!!! Como conseguiram tamanha façanha????
    MEUS PARABÉNS!!!

  19. Traduzindo….a economia cresceu 0,6 no 3° trimestre, o dificuldade do povo em entender os dados.

  20. Esse Jornalóide Golpista-Direitista..sempre colocando um “MAS” diante das notícias boas. Faz parte…

    1. Boa? Não sei se vc sabe, mas quando a economia apenas para de encolher, mas não cresce, há recessão, porque a população cresce, mesmo que em índices ínfimos. E sabe quem paga o pato? Os mais pobres, como sempre.

  21. Bem, se a maioria acha que está ótimo e criticando a reportagem (quem votou em didi), que vença a maioria, enquanto o mundo civilizado começou a trocar a indústria pela criação de tecnologias a gente ainda nem se industrializou e já estamos desindustrializando, ou seja, estamos uns 50 anos atrasados em relação ao mundo civilizado, não temos capacidade para ciar nada do 3º setor e competir com Alemanha, Japão, EUA etc.

  22. O governo vai culpar falta de agua e economia internacional.

    Nunca o problema é a péssima gestão deste Governo PT.

    1. a analise contraria tb serve… “tudo de bom no governo veio de fora… e tudo de ruim é culpa do governo”

  23. ACABOU A QUEDA, AGORA E O DESABAMENTO MESMO SEM AMORTECIMENTO E RUMO AO BURACO.

    1. voces não se cansam de torcer contra?
      contra a seleção
      contra a economia
      contra a chuva
      parece que gostam de sofrer…

    2. Buraco bem iluminado, cheio de flores. Porque o outro buraco meu irmão, não quero nem a pau. Sem esperança da mátris energética, e sem crédito no mundo. Eu mesmo não via pobre fazer cartão de crédito. Nem mesmo o trabalhador. Hoje o crédito é para todos, basta ter o nome limpo. E você ainda reclama!!! Deixa de ser chato.

  24. Dados informados por esse governo não são críveis; imaginem, então, dado na segunda casa decimal: subestimam nossa inteligência. E teremos que suportar novo governo com velhas ferramentas por mais quatro anos.

    1. lembra das palavras do do Ricupero???(parabolica)
      “nos (tucanos) não temos escrúpulos, o que esta bom fazemos propaganda e o que esta ruim escodemos” isto que é maquiagem!!!!!!!!!

  25. Economia.br ? Como ? 12 anos de manipulações de dados, pessoas…!( Na crise / 2008 Grécia acusada pelo ex-presidente da França de “manipular dados econômicos” e…). * Prevalece Direito Arbitrário.br ! Regra de Ouro / quem tem +poder faz as regras e leva o ouro ! ( Sem falar mainha 6669 na ONU na defesa de “degoladores” ). Só exorcismo ! Exorcismar BR já contrário sumiremos do mapa !

  26. Nossa !!!!! que confusão esse Partido dos Trambiqueiros nos colocou heinnn!!!!. Infelismente, tudo que nos estar a acontecer, não culpo só o Petralha, mas aqueles que os elegeram novamente, se bem que o Aécio tivesse sido eleito, nossa !!! hoje estaria sendo crucificado, por ter que tomar medidas desagradável a malandragem brasileira. Acredito que, para nos libertar dessa tremenda incompetência administrativa, é não deixar que essa incompetente reassuma ao governo para o bem de todos e da nação brasileira. A Policia Federal, terá que fazer uma verdadeira auditoria da vida do Lula e da Dilma, porque na certa conheceremos de onde veio tanta riqueza, sem os mesmos terem didos aquinhoados com uma mega-sena.

      1. Calma que o PT vai mudar a Lei da Matemática e o Brasil vai crescer 100% neste ano, igual fizeram com o índice de miseráveis e farão ainda este ano com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Me mostre um eleitor do PT e eu te mostrarei um mau caráter.

  27. O pior é a perspectiva futura. Como no mercado nenhum economista de renome aceita ser ministro por causa das interferências da Dilma e sua grosseria, o nome virá das hostes petistas: é lícito antever que o Marcapedante vai assumir a Fazenda. Mais quatro anos de dificuldades.

  28. Estive reparando que os comentários de natureza politica que aparecem na internet são 90% contra o governo / Dilma. Ainda, sérios ou jocosos, são na imensa maioria dos casos, bem articulados, enquanto os 10% a favor do governo / Dilma / PT são rançosos e rancorosos. Vejam, isto não é achismo, é uma constatação. MAS ELES GANHARAM A ELEIÇÃO. Porque será? Não é difícil de entender; para escrever um comentário na internet você tem que ter acesso a um computador, e saber LER e ESCREVER, mas para votar não.Resultado: estamos sendo governados pela IGNORANTOCRACIA. Que o tempo tenha pena de nós.

    1. Foram os mesmos que votavam nas enquetes virtuais como se o Aécio estivesse indo bem no monólogo dele nos debates.Era 90% de aprovação, e nas urnas , nos fatos, 100% de derrota. Assim é a LAN da nossa oposição, maioria virtual, de fachada. Pena que os petistas, assalariados, estão trabalhando, enquanto eles ficam aqui comentando.(Eu estou de férias)

    2. Então a culpa não é do PT. Porque o PT começou a governar 12 anos atrás. E muito se melhorou. Mas, o nosso país tem mais de 500 nos de existência. E se formos olhar a história dele, verá que até o período Petista só se melhorava para os de boa condição. E não se esqueçam que o Brasil faz parte dos Brics. O que nos falta é distribuição de renda. E mais. Temos que decidir sobre os nossos líderes, e não simplesmente focar em um só. Se não os problemas não sessam.

    3. E lembrando também que o anafalbetismo é coisa antiga e não exclusivamente do PT. Vá pensar melhor.

  29. Com os impostos absurdos que se paga, as leis trabalhistas e um judiciário como este que estamos vendo, não há luz no fim do túnel. Somente um louco se anima a investir e produzir.

    1. Nossa você criticou os investidores internacionais. Ford, FIAT, VW, KIA, Volvo e outros mais. Isso é que é ser grosso e estúpido. Vai estudar história nacional meu filho.

  30. pelo metodo americano de calcular o crescimento do PIb o brasil cresceu 2,4% nos ultimos quatro trimestre (0,6% x 4 trimestre)

  31. Só pra variar mais um pibinho micho… Nunca antes na história deste país tivemos uma sequência de 4 anos de um mesmo governo tão ruim…
    E agora querem mudar a lei pra aplicar a contabilidade criativa e transformar déficit em superávit…
    Isto sim que é “herança maldita” e “quebrar o país”.
    E a Petrobras afundada na lama da corrupção tem a maior dívida do mundo…

  32. Como professor de economia,contador e perito judicial gostaria de saber quando a nossa nota
    de investimento será reduzida ou será que as
    empresas de risco estão também dominadas.
    preciso ganhar dinheiro dom o dólar!!!

  33. E pensar que o Amebóide Troglodita afirmava que a copa do mundo no Brasil traria um plus de 3% no PIB. Vai ver, os 3% que o Brasil deveria crescer neste ano são as propinas que certamente estão nas contas dessa petezada em algum paraiso mundo afora.

  34. Quando se apresenta um número como este,0,001%,deve-se explicar o significado dele.Não,não é “zero,vírgula,zero um por cento”. É um centésimo por cento. Ou seja 1/100 sobre 100,ou seja 1 por 10.000.Ou seja se a economia fosse divida em 10.000 pedaços iguais (frações) teria tido o aumento um pedaço, ou seja 10.001.Ora, isto é irrisório e o máximo que se pode dizer é a economia está num patamar estável,com um ínfimo aumento. Sou leigo em economia, mas em matemática, não. Nunca se explica se esses mini-acréscimos ou diminuições têm realmente algum significado prático na vida prática.

    Uma outra coisa que não é pertinente ao assunto, mas denegrir qualquer coisa que pareça esquerda é uma constante neste jornal,eu sugeriria que se passasse (cada um de vocês) a consultar periodicamente o “Corruption Perception Index” da Transparência Internacional. Os “urubólogos” do Brasil teriam a surpresa de ver que não estamos tão mal, como se faz crer.
    Outra coisa: por 18 anos fui bancário.O que significa que até hoje sou muito bom de contabilidade.E no meu tempo,todo serviço era feito em papel, olho,máquina de escrever e de somar.Com este fator, “olho” e vivo, foi inevitável que várias vezes, descobríssemos um companheiro dando desfalques.Mas lembrei-me de algo.Em uns 10 casos, só me lembro de um que tinha cara de safado.Mas outros, todos trabalhadores de aparência sóbria, daqueles que-aparentemente- não havia como se suspeitar.Enquanto chefes sacanas perseguiam inocentes ( e eu fui um deles) os “anjinhos se locupletavam.Então, quando se cobra de qualquer presidente de uma nação e ele ou ela diz “que não sabia de nada”, isto é possível sim!Porque esses falcatrueiros têm uma habilidade incrível em primeiro “apresentar serviço”, ser coniventes com assédio moral a colegas, enfim puxa-sacos. E quando se vê na seção do chefe tal, tirano, um dos seus funcionários de confiança era justamente o safado.Daí, que quando se cobra que “Dilma. tinha de saber”,”Lula tinha de saber”,”FHC tinha de saber”,”Mário Covas tinha de saber”,infelizmente isto é uma fantasia.
    Certa vez o destino me pôs nas mãos de um advogado, que quando vi, era da “tchurma” de um certo governador de estado, sabidamente bronco e safado.Gelei, mas mantive o sangue frio até me livrar dele.Ganhei-lhe confiança.E um dia ele soltou que estava chateado com o “chefe”.Mas confidenciou-me:
    -Também a gente (a turm dele) fez ele assinar um troço que a gente se encheu de grana e ele nem percebeu!”
    EU fiquei “cool”,fiquei de olho. Ele resolveu meu caso decentemente. Mas paguei-o e tchau. Sumi dele e nunca mais o vi. Mas sei que ele se aposentou como…JUIZ! Tá?
    Constatação: a excessiva informatização de serviços contábeis e bancários, fez a maioria das pessoas perderem a espertezas que nós (conferentes,inspetores,etc.) tínhamos.Por exemplo, um dos últimos flagras que presenciei no banco onde trabalhei, foi de um novato, concursado, um “yes-man” de primeira.A informatização já chegara.Ninguém percebeu nada, mas ele fazia uma mágica em que “mordia” a financeira do banco, e desaparecia com todos os vestígios da “mordida” ou desfalque. Só foi descoberto quando errou (por descuido) um número de lançamento e este caiu na “crítica”,que é o setor que conserta lançamentos errados.”Ué, a financeira emprestando tudo isto para funcionário??” Era desfalque.Rua.Justa causa.
    Outro safado maquiavélico, gerente de agência, foi descoberto e preso.O banco mandou um inspetor para acompanhar o caso. Reação do safado e preso:”Ih, não esse aí é muito burro! Chamem Fulano que esse aí não vai entender nada!”
    Então, digo-lhes o sistema contábil do Estado Brasileiro, pelo pouco que pude sacar, é uma caixa preta e portanto muito fácil de ser desfalcado e enganar todo mundo, inclusive presidentes da República.Ministros, destes tenho absoluta certeza. Eu vi, como servidor público. Mas não sabia da Lei 8112/90 e do meu DEVER de denunciar certas coisas.Quando soube, era tarde demais.Muita gente ou se pela de medo,ou entra no jogo para não perder cargos comissionados.
    Depois que soube, impedi algumas coisas.Quase me enlouqueceram.
    Juro que relatei a verdade, somente a verdade.Só que faz muito tempo.

  35. Só pode ser gozação, estamos perdidos!!! Estamos em franca recessão !!!!

  36. Esse é o IBC Br(Bco Central). A medição válida é a do IBGE. As últimas previsões do Bco Central erraram em muito,sempre maiores que os cálculos do IBGE.

  37. SOMENTE ESTES ANIMAIS PARA FALAR QUE O PAIS ESTA BEM MAL,VAI VER QUANDO COMEÇAR 2015, ISTO VAI FICAR PIOR QUE JA ESTA GENTE ATE BANDIDO VIROU DEP.SENADOR E TEM MUITO MAIS ESPERA QUANDO ESTE PESSOAL TOMAR POSSE AI A COISA VAI FICAR BEM PIOR,OU OS SUPLENTES TOMAR POSSE PORQUE MUITA GENTE VAI EM CANA ESTE ANO AINDA.PORQUE O PESSOAL DO PT NAO VAI TER COMO FALAR QUE NAO SABIA DE NADA.
    A CASA CAIU COMPANHEIRO .

  38. 12 anos TCU denunciando gastanças, superfaturamentos / manzorras nos investimentos / desgov.br e a galera manzorrra / desgov.br só “acumulando capital doméstico”. Essa “dinâmica” na economia.br envenenou o gigante gravemente ! * “Acumulação de Capital” mui importante na Avaliação do Potencial Econômico ( presente / futuro ) de qq país tanto em sist. economias “descentralizadas” como nas “planificadas”. ** Acumulação de Capital só se realiza pelo “Investimento” ( poupanças subtraídas ao consumo ~ riquezas destinadas à produção de novas riquezas ) *** Desgov.br só nas gastanças / superfaturamentos / manzorras + manipulação de dados … : economia / potencial econômico.br ?

  39. Já sabiamos que depois das eleições vinha chumbo grosso!!! Aumento da pobreza, da conta de luz, do desmatamento, da inflação. Eta governo bom! E esta mulher não faria melhor em ir cuidar do neto? E este partido, que se dizia limpo, e que é o mais sujo de todos!!!!! Palavra de uma EX- admiradora do PT e LULA!!!!

Comments are closed.