Maioria dos municípios arrecada pouco com IPTU, afirma estudo
Elevar a arrecadação com o IPTU não é preocupação apenas do prefeito de São Paulo, o petista Fernando Haddad. Estudos que serão debatidos nesta semana em Brasília mostram preocupação com o que os autores consideram baixo aproveitamento do tributo na maior parte do país.
Um dos dados coletados aponta que, na média de 15 das principais capitais, o IPTU responde por apenas 4% das receitas permanentes da prefeitura. Em São Paulo, são 14%, o maior percentual da lista; em Manaus, são pouco mais de 2%.
A disparidade é ainda maior se consideradas as cidades mais pobres do interior, onde os prefeitos têm pouca força e interesse político em impor taxações mais altas aos maiores proprietários de imóveis.
Em consequência, o IPTU consome 0,5% da renda dos brasileiros, enquanto em países como EUA, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia chega-se a algo entre 2% e 3%.
Esses temas serão debatidos no seminário “Desafios do IPTU no Brasil”, a ser realizado nestas terça e quarta-feiras no IDP (Instituto Brasiliense de Direito Público), que tem entre seus fundadores o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal.
Um dos principais organizadores do encontro é o economista da Fundação Getulio Vargas José Roberto Afonso, ligado ao PSDB.
Seria melhor cada município informar quanto arrecada com IPTU. Não falar que arrecada pouco a sociedade não é culpada da falta de administração com dinheiro publico.
Acho que esta muito bom e bem pago, pois não vemos retorno deste imposto.
Se o Brasil tivesse um serviço público semelhante aos países mencionados eu não veria problema que o IPTU ou até mesmo o IR fossem mais altos. Não é possível que venham com um texto para tentar nos engambelar.
Ao redor das cidades brasileiras se formaram centenas de favelas, pessoas que não pagam por água, luz, imóvel e ainda ganham centenas de benefícios que garantem os votos na turma do lula.
Não tenho nada contra quem mora na favela, mas eh muito fácil assim: Me mato de pagar impostos, serviços, taxas e mais roubadas, quem não trabalha ganha casa, comida, linhas de crédito sem juros. Recentemente trabalhei em uma sondagem de desocupação em BH, e as pessoas que estão na área invadida possuem carros melhores do que o meu.
Aqui em SP nós pagamos IPTU absurdamente mais caro do que em outros estados para que os pobres desses estados possam migrar para cá e receber moradia, transporte e alimentação gratuita.
As prefeituras poderiam cobrar IPTU mais alto daqueles que possuem mais de dois imóveis, de forma a evitar que imóveis no Brasil funcionem como investimento, conheço pessoas que possuem mais de 30 apartamentos para alugar, retirando a oportunidade de muitas famílias de terem sua casa própria, além de que este dinheiro poderia estar sendo investido no setor produtivo do país (ações de empresas brasileiras, Tesouro direto).
Hehehe Reclamamos mais do IPTU do que do IPVA e veja-se os valores dos bens. Reclamamos mais do condomínio da nossa cidade do que do nosso prédio e veja-se o benefício coletivo gerado. Podíamos fazer um círculo virtuoso: justa tributação, mais arrecadação, correta aplicação, mais obras e serviços, mais valorização imobiliária, justa tributação, mais arrecadação…