FMI aponta dívida pública elevada e gargalos na infraestrutura brasileira
O Fundo Monetário Internacional adotou um tom polido hoje ao tratar das decepcionantes perspectivas de crescimento da economia brasileira, mas espalhou os motivos ao longo de um documento de 249 páginas sobre o cenário global.
São eles: deficit crescente nas transações de bens e serviços com o resto do mundo, dificuldade de investir em infraestrutura, inflação acima da meta exigindo mais juros para conter o consumo e _ao contrário do que prega o governo brasileiro_ dívida pública elevada.
As manobras contábeis exóticas praticadas pelo Tesouro Nacional nos últimos quatro anos também chamam a atenção do Fundo. Ao lado de Venezuela e China, o Brasil é citado entre as economias onde há “crescentes riscos para o Orçamento e a dívida pública devido a atividades quasi-fiscais”.
Traduzindo, são gastos decididos pelo governo, mas que acabam não aparecendo nas estatísticas oficiais; um caso típico no Brasil é o uso do banco federal de fomento, o BNDES.
Tudo isso aponta para a característica mais peculiar da economia nacional: o peso das despesas públicas, especialmente na área social, e da carga tributária, sem paralelo no mundo emergente (talvez apenas na Argentina, mas as estatísticas do país vizinho não são mais confiáveis).
Os gastos de União, Estados e municípios respondem por algo próximo de 40% do Produto Interno Bruto, ou seja de toda a renda gerada no país, e quase toda essa montanha de dinheiro alimenta o consumo.
São salários de servidores, custeio administrativo, compra de materiais e, principalmente, benefícios sociais nas áreas de previdência, assistência social e amparo ao trabalhador, que somam 9% do PIB. Sobra, portanto, pouco espaço orçamentário para investimentos.
Com o consumo crescendo mais do que a capacidade de produção do país, aumentam os preços internos _inflação_ e as compras de produtos estrangeiros _deficit nas transações com o exterior.
Nas palavras do FMI: “No Brasil e na Índia, gargalos na infraestrutura e na regulação [dos investimentos privados] frearam a capacidade de oferta diante de uma demanda doméstica ainda forte”.
O governo gasta mais do que arrecada e acumula dívidas que estão entre as maiores do mundo emergente. A contabilidade nacional apura valores menores por descontar da dívida pública o valor das reservas em dólar do Banco Central, além de outros artifícios mais heterodoxos, mas o documento do FMI mostra que os truques não enganam mais.
No critério mais adotado no país, a dívida pública líquida está em torno de 34% do PIB. Na metodologia mais comum no resto do mundo, a dívida bruta deve fechar o ano em 67% do produto _quase o dobro.
Salvo breves interrupções, a economia do Brasil cresce abaixo da média dos emergentes desde os anos 80, devido, em grande parte, à escolha política de criar o maior aparato de proteção social fora do mundo desenvolvido. O marco oficial dessa opção é a Constituição que completou 25 anos na semana passada.
É inevitável perguntar: Que deve fazer o governo que assume em 2015, vença quem vencer?
Algumas pessoas deveriam procurar se informar antes de publicar asneiras que publicam na internet. Falar sobre infra-estrutura sem conhecer o assunto é o fim da picada, coisa de bobocas, ignorantes. Pra que ainda não sabe, só em obras de infra-estrutura em aeroportos, rodovias, portos, ferrovias, hidrovias, hoje, são mais de 200 grandes obras em andamento no país, e na área de energia, Petróleo, Gás, Energia Elétrica, Transmissão etc, mais de 250. Vamos estudar um pouco, pesquisar antes de falar bobagem e acreditar em tudo que desinforma da grande imprensa.
FUNCIONÁRIO DO PT DETECTADO
adolffo VI QUE VOÇE É UMA PESSOA MUITO INTELIGENTE.
Caro Adolfo, números absolutos não indicam nada. Para sabermos se gastamos ou não com infra-estrutura basta compararmos com gastos de países emergentes como o nosso. O Brasil gasta 1,8% do PIB em infra estrutura e deveria como os outros emergentes, gastar pelo menos o dobro, ou 3,6% do PIB, isto sim seria compatível para um bom investimento em infra. Nosso maior gargalo e a falta de gasto em infra, EXATAMENTE o contrário do que falou. Esta estrela vermelha no peito deixam os companheiros cegos.
É isso aí.
Estado inchado, carga tributária nas alturas, violência e bandidagem nas ruas, favelização aumentando, habitação precária, muita corrupção, manobras e maquiagens contábeis pra pra esconder a bagunça que o governo faz, inflação, Petrobrás falindo, BNDES dando dinheiro a Eike Batista, infra-estrutura caindo aos pedaços, educação, saúde e segurança verdadeiros lixos, gastos bilionários com copa…
Tá tudo uma “maravilha” nesse país.
Uma indecência neste país é o povo trabalhar, pagar fortunas de impostos pra sustentar um Estado perdulário, incompetente e moroso como o brasileiro.
Para o Brasil sair do atoleiro em que se encontra, o Estado tem que ser reduzido.
O Estado brasileiro, caro e ineficiente, é hoje uma das maiores imoralidades que temos no país.
A infraestrutura brasileira é uma piada. Veja o exemplo da nova rodovia dos imigrantes, no rico estado de São Paulo. Nesta obra “moderníssima”, que leva ao litoral e ao maior porto da américa latina, não podem transitar nem veículos de carga, nem de passageiros. O litoral não dispõe de aeroporto e o porto quase nada de trilhos. Precisa dizer mais?
Republiqueta do PT, que rouba e deixa roubar. O conceito de Estado sendo a cada dia dilacerado. Temos que nos preparar para o pior.
Acreditaram em incompetentes e corruptos está aí o resultado, nos próximos vinte anos veremos se mudar a coisa hoje, se não é o caos.
Segundo a McKinsey, o capital de infraestrutura no Brasil são tão ridículos, que é difícil entender.
1,5% do PNB vai pra infra, enquanto que a média mundial é 3,8%.
E o patrimônio físico de infraestrutura brazuca é 16%, contudo a média de grandes economias é 71%.
Só mesmo em uma republiqueta Lulo-bolivariana !!!
Esse é o efeito de 8 anos de Lula mais alguns com Dilma. Não se fez a lição de casa, não se fez qualquer reforma, inflou-se a máquina pública com os “companheiros e companheiras” apaniguados do partido, criou-se ministérios desnecessários, no lugar de reduzi-los, e, o que é pior, apostou-se em fazer Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil, num país em que só o Governo faz vistas grossas à miséria. Para coroar tudo isso, ainda corremos o sério risco dos mais importantes mensaleiros escaparem do “xadrez”.
LULA LÁ, na boa desfrutando aposentadoria e dando pitacos na política nacional, será que desta vez o povão vai aprender. Os baderneiros que estiveram nas ruas, votaram em quem?
É O pt TRABALHANDO….DEFINITIVAMENTE, COMO TEM GENTE INCOMPETENTE NESSE partidinho!
Infelizmente o governo atual não visualiza o futuro, não vê o presente e muito o amanhã. É um governo sem objetivos maiores, sem capacidade de gerenciamento. Precisa colocar pessoas competentes para trabalhar e não apadrinhar pessoas do partido. Se o Brasil continuar com a politica de “cuidar dos irmãos”, como o estreito relacionamento com Cuba, Venezuela, Bolívia e Argentina, esquecendo-se de que o Brasil é maior que todos eles juntos, vamos acabar perdendo tudo aquilo que foi conquistado nos últimos 15 anos. É lamentável que isso esteja acontecendo, pois o atual governo é incompetente para gerir os uma Nação. Tá na hora de mudanças…….
A infra estrutura brasileira é vergonhosa, Fernando Henrique ganhou as eleições dando como prioridade a infra estrutura ficou 8 anos lá e nada fez, Lula ganhou com discurso idêntico a respeito do tema ficou 8 anos a nada fez, Dilma prometeu mudar essa historia já esta lá a três anos e nada fez e não fara. Ano que vem tem eleições nenhum dos que lá estão ou que estiveram merecem continuar, já vimos que são vagabundos e incompetentes.
Vamos ser honestos: a situação não poderia estar de outra forma.
Anos e anos essa turma detonando o país, a esculhambação está instalada. A conta de tanta anarquia e abusos está chegando.
O ministro da Fazenda só sabe inventar fábulas e manipular números. O governo acha que todo mundo é ignorante e vai acreditar nas histórias fantasiosas do governo.
Mas é isso. Enquanto o país despenca ladeira abaixo, o povão se esbalda no carnaval, futebol, cerveja, novela, o governo distribui esmolas para o povão e finge que está tudo sob controle. Enquanto isso a corrupção correndo solta e a economia indo pro brejo.
Pra que prêmio Nobel se temos carnaval e novelas?
Pra que seriedade se viver na esculhambação e na baderna é muito mais divertido?
Pão e circo pro povão e até o próximo carnaval.
De que lado estariam os baderneiros???
O prende e solta continua. Apostar em quem agora???. O mais denso partido prefere o comodismo de reinar (RETAGUARDA) sem empunhar a bandeira.
Até onde suportaremos essa conta. O GIGANTE PEDE ‘SOS’.
Sério? Novidade! kkk
BRASILIXO
Obrigado governo do molusco cego surdo e mudo. Espero que as bolsas esmolas não faça diferença no próximo ano.
Vamos trocar esse governo por um que tenha idéias novas e não escravize os miseráveis que troca o voto por um cartão de esmola. Imagina o Nordeste se a transposição do Rio já estivesse pronta ? Poderia serem grande exportador de alimentos gerando emprego e riqueza !
LULARÁPIO E DILMALÉFICA: corruPTos e incomPTentes.
o povo precisa votar em 2014 mudando tudo e todos, vamos dar para a oposição oportunidade de colocar o Brasil em um novo patamar de verdade, chega de marketing milionário que só engana, de endividarem o país e dos preços mais altos do mundo em tudo, sai fora PT , povo acorda!
Dilma, Lula e o falido e maldito congresso nacional são ineficientes tecnicamente, populistas e corruptos.
E como temos uma grande massa de orngotangos com direito a voto, o país está em ruínas e poucos se incomodam.
Ao lado desta máquina suja e destruidora está a Rede Globo. É o fim!
… ainda colocaria nessa lista a “maravilha da casa própria”, tem muita gente com a renda comprometida em 30%, antes eram gastos em outras coisas que fazia girar a economia, hoje esse dinheiro esta indo para pagar apartamentos com preços absurdos e juros bancários……
muitas gente andava dizendo o Lula era o maior presidente que já passou pelo brasil esses babacas vai levar um tapa na cara um presidente que anda dando bolsa pra Catos da corrupção dizendo que ele era o melhor o povo precisa e de trabalho os filhos de Lula anda comprando avião millionaires e o pais vivo jogado na corrupção e a mídia sendo comprada para falar bem e agora a organização dos mascarados para tirar do povo o direito revindicar da população fazendo baderna que vergonha do PT
Muito bom o artigo do Gustavo.
Realmente, a situação brasileira é preocupante. Basta ver a situação em que se encontra a Petrobrás, a maior empresa do país, repleta de manipulações e maquiagens. Só Deus sabe as “maracutaias” que o governo apronta lá dentro.
O Brasil perdeu e vai continuar perdendo grandes oportunidades graças à falta de visão, de compromisso, de competência, ao descaso, e do excesso de populismo e demagogia deste governo.
As gerações futuras pagarão um preço bastante alto pelas presepadas que este governo andou fazendo.
É lastimável que tanta coisa boa esteja se perdendo por conta da incompetência e da falta de preparo dos que “governam” o país.
Que nosso Pais esta a deriva a muitos anos, não é novidade.Vamos mudar e dar a nossos filhos e netos a oportunidade de viverem em um pais melhor.
Tem problema não pessoal, ano que vem tem Big Brother, carnaval e copa do mundo, vai ser festa até não poder mais. E o governo quer é isso mesmo: entorpecer o povão com festas e muita vagabundagem, distribuir esmolas e garantir a perpetuação no poder.
Enquanto isso, o país se atola cada vez mais na ignorância e os políticos compram suas mansões milionárias na beira-mar de Miami com o dinheiro roubado das obras superfaturadas da copa.
Sinto profunda pena desse meu Brasil. Só resta rezar, e muito.
Eu acho um absurdo os governantes e sindicatos brigarem por uma renda ,sociedade melhor e as empresas (Empresários ) terem que pagar esses custos altíssimo em troca não recebem nada pelo contrario certo setores então no vermelho só cobram cobram hoje é melhor ser funcionário do que ter uma empresa ISSO É BRASIL VOCÊS REPARARAM QUE PARA EMPRESAS NÃO ESTA SENDO FEITO NADA E SIM SO ALMENTANDO O CUSTO E OS IMPOSTOS ONDE VAMOS PARAR
Se a oposição vencer em 2014, terão um caminho penoso durante anos, porque até conseguirem desmontar toda a máquina construída pelo atual Governo, levará muito tempo. E sem desmontar essa máquina travada, não há como avançar.
Precisa falar mais alguma coisa! pessoas coerentes e que não fazem parte da grande massa manipulada devem estar estarrecidos com algo tão grave e com reflexo direto no tecido social de nosso país. Algo de muito perigoso pode acontecer mesmo com toda a hipnose da copa e dos jogos olímpicos. Variáveis como preços, juros e déficit público não podem serem maquiadas por muito tempo……vejam aonde essa nossa “esquerda” nos trouxe!
Em que pese os Ministérios, o governo deveria colocar grupos de facilitadores fazendo o meio de campo entre as áreas e o governo, visando desembaraçar de imediato os obstáculos .
Áreas como portos,estradas, exportações, industria, comércio, agricultura, pecuária
Concordo em parte.Os gastos sociais que vieram,com a democratização, materializados a partir da Constituição de 1988, serviram para reduzir a desigualdade social,mas ainda ela é grande.Ajudou também a estabilzação da moeda ,a partir de 1994 a reduzir as desigualdades,assim como a popularização do crédito,com o microcrédito,a partir de 2004.
Os gastos sociais,como previdência,saúde e outros,além dos aumentos dos salários de servidores melhoram a economia no curto e médio prazos,pois aumentam o consumo,mas inibem no longo-prazo,pois reduz a capacidade do estado em investir em infra-estrutura,mantendo a produtividade do trabalhador baixa.
Mas tudo isso, é só um lado da moeda.Desde de 1994, o Brasil vem praticando as maiores taxas de juros do mundo,o que fez com que o real se valorizasse mais do que devia,nesses últimos 19 anos.O resultado disso é que o setor produtivo perdeu muitas cadeias produtivas para o exterior e o estado perdeu mais ainda a capacidade de investir.Será que é só por causa dos gastos sociais que a dívida interna ultrapassa R$ 1 trilhão?Assim ,temos uma situação perversa: de um lado,tivemos ,em diferentes ocasiões nesses 19 anos,uma moeda supervalorizada,prejudicando a indústria.Do outro, um estado com pouca capacidade de investir,pois as despesas de juros são cada vez maiores.
Problemas estruturais não se resolvem no curto e médio prazo. Planejamento com políticas públicas eficientes voltadas para questões relevantes como educação, saúde, segurança são primordiais para garantir os meios do desenvolvimento de um país. A reformas do estado brasileiro, trabalhista, tributária e aí vem a questão política……
Permitam-me entrar na discussão, Dilma e seus ministros estiveram em NY onde participaram de um seminário internacional patrocinado pela BAND e bancos estrangeiros visando às oportunidades no setor de infraestrutura direcionadas para investidores internacionais, fundos de pensão, etc. Trabalho em Hotéis desde 1994 e hoje sou cético com relação ao nosso turismo. Hoje estou com investidores franceses e sei das dificuldades burocráticas em investir no Brasil. Temos muito a evoluir no campo da legislação trabalhista porque virou uma indústria de extorsão patrocinada por juízes e advogados inescrupulosos, bem como nas liberações de licenças ambientais que viraram objeto de disputa política partidária. PORTANTO PERGUNTO AOS SENHORES QUAL INVESTIDOR VAI SE AVENTURAR NESSE PAÍS CHAMADO BRASIL. TRISTE!
Eu morro de rir ao ler esse tipo de notícia!
Basta verificar os dados de HOJE do BC e analisa-los.
A inflação deve chegar ao final do ano quase no centro da meta, até menor que no ano passado, as conta corrente terá superávit fiscal, e a dívida pública ficará entre 35 e 37% do PIB, o que representa um número até baixo se comparado aos anos anteriores. Nada mais hilário do que ler esses “relatórios do FMI” — rs,rs,rs,rs — Só acredita nessas bobagens quem tem pouca memória, e não consegue nem lembrar das bobagens que eles publicaram ano passado, ou os coitadinhos desesperados, da oposição sem voto.
Dividas interna e externa dos tucanos É DIVIDA .Dividas internas e externas dos PETRALHAS é investimento É SO PARA PESSOAS INTELIGENTES QUE ENTENDEM ISSO.
Tudo from 12 anos de Árvore de Magias Painhos c/tronco principal : Democracia e Miséria São Compatíveis.*Rasgaram todos trab pela ética do Betinho( Herbert de Souza ) e exec É ti t ca e Ciladania ! Ciladas contínua contra o povo.br *A evolução ética / adm : de Química Contábil p/ “Números fazendo MEIA e Meia nus Númiru Não É Coirza Fea”
Adolffo Lucas, qual o seu nome verdadeiro? É sindicalista?
A paízona peituda de impostos ( tetas dilaceradas pela legião ) breve poderá ser o Maior Cemitério do Mundo de Obras Superfaturadas e Inacabadas !