FMI e OCDE mostram descrédito na queda da dívida pública brasileira
Em sequência, duas entidades influentes no pensamento econômico global demonstraram descrédito no indicador brasileiro que mostra a queda da dívida pública do pais.
Em relatório que acaba de ser divulgado, o FMI (Fundo Monetário Internacional) relata ter recebido e rebatido argumentos das autoridades brasileiras segundo os quais a redução contínua da dívida, em proporção da economia nacional, permitiu relaxar a política de controle de despesas.
Nas estatísticas oficiais, a dívida pública líquida _cálculo mais adotado no Brasil, que desconta os créditos dos governos_ despencou, nos últimos dois anos, do equivalente a 38,2% do Produto Interno Bruto para 33,8%.
O FMI, porém, foi explícito ao preferir outro termômetro para o desempenho da política fiscal brasileira: a dívida bruta _que soma todos os valores devidos ao setor privado e, nos mesmos últimos dois anos, aumentou de 61,8% para 64,2% do PIB.
Segundo o documento, o Fundo aconselhou o governo Dilma Rousseff a perseguir metas que “recoloquem a dívida bruta em uma trajetória clara de queda”.
Recado muito semelhante havia sido dado ontem em relatório da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) sobre o Brasil: “As autoridades deveriam direcionar seus esforços de redução do endividamento para a dívida bruta [em vez da dívida líquida]”.
Essa preocupação inexistia até o final da década passada. Ainda que apuradas com metodologias diferentes, tanto a dívida líquida quanto a bruta tiveram forte redução entre 2003 e 2010, tornando consensual a avaliação de que o governo brasileiro melhorava suas contas.
O que produziu a discrepância entre os dois indicadores foi a adoção de sucessivas manobras contábeis para ampliar gastos públicos sem reflexos nos resultados oficiais.
Na principal delas, o Tesouro Nacional passou a se endividar cada vez mais para injetar dinheiro nos bancos públicos e elevar a oferta de crédito no país. Essas operações não entram na dívida líquida porque, na teoria, o dinheiro foi “emprestado” aos bancos _como e quando o empréstimo será pago, é mais difícil dizer.
“A equipe [do FMI] destacou o papel da política de crédito dos bancos públicos no crescimento da dívida bruta e indicou que controlar essas operações deveria ser um componente importante de uma estratégia crível de redução de dívida”, narra o relatório do Fundo.
“A clareza das contas públicas seria reforçada se fosse reconsiderado o indicador no qual estão focados os esforços do governo para a redução do endividamento”, diz a OCDE.
“Crível” e “clareza” são as palavras-chave das sentenças.
“Manobras contábeis”. Um artifício engenhoso criado pelos governos petistas. Assim, as contas fecham e deficit público diminui. Como diz o velho deitado, digo, ditado, o mal do sabido é pensar nunca será descoberto. Mas como a mentira tem pernas curtas… E agora, José? Sai dessa!
Cidadão.
Eu também não creio em queda da dívida. A única certeza é que a arrecadação aumenta. Com 39 ministérios, dezenas de milhares de cargos comissionados, cartões corporativos que não podem ser controlados, milhares de reais pra penteados e maquiagem da Dilma, as embaixadas com mordomias incríveis: falta dinheiro no erário.
MACHISTA
Ué, e o Amadeu mentiu??
Vai ver é uma das milhares de comissionadas.
Tenho 50 anos, na década de 80 empolguei-me e acreditei no Movimento das Diretas Já, mas estou descrente com esta Democracia Brasileira, não sou partidário e felizmente nunca votei em nenhum candidato do PT (seus integrantes não têm nenhuma capacidade de GESTÃO). Como é que o senhor PINGUÇO (LULA), passou a maior parte de sua vida dentro de um SINDICATO (ganham muito bem sem fazer nada e a prestação de contas do mesmo é somente entre seus Membros); Como também, 90% da QUADRILHA instalada no Congresso Nacional, ou seria melhor denominação de CORPORAÇÃO, tendo como chefes os senhores Renan Calheiros e Henrique Alves, tem condições de comandar um País? É por isso que nosso BRASIL se encontra nesta situação. É hora dos Homens sérios que ainda restam, terem um olhar diferenciado com os mesmos. Contudo me resta ESPERANÇA, mas neste exato momento não sei se vou escrever uma grande bobagem, em meus pensamentos/imaginação já não me surpreenderia se as FORÇAS ARMADAS FECHASSEM O CONGRESSO NACIONAL (CORPORAÇÃO).
Faço minhas as suas palavras, alguém precisa colocar um freio nesta bandidagem que se instalou neste pais.
escreveu bobagem sim, volta pro armário reaça
Caro amigo, vc deve ter uma cabeça bem fechada em cogitar trazer ao poder aqueles que mataram e esconderam os corpos de cidadãos honrados, que só desejavam democracia. aprendam a votar, não se pode propor o fim de uma democracia, somente por achar dificil ganhar uma eleição num regime de direito. Leia história, AI5 e certamente mudarás de idéia.
O que foi feito era para evitar esta corja que agora domina o poder. Chegaram pobres analfabetos e agora estão podres de rico. Roubaram e continuam roubando o que era para a Saúde, Educação. Veja Alibabá e familia. É democracia demais !
Vc também não deve ter lido bons livros de história, não quero nenhum tipo de ditadura, mas ser roubado por esses quadrilheiros, terroristas, ladrões, assassinos, não digo apenas do PT, pois de todos os partidos, pois são todos da mesma época e eram todos revolucionários, da falsa liberdade, democracia, pois se estamos vivendo uma democracia, eu nunca vivi uma ditadura, pq nasci na época em que os militares estavam no poder, e me lembro de poder brincar com meus amigos na rua, mas hj eu não deixo meus filhos saírem nem no portão, que estranho, mas tenho muita saudades daquela época, pois somos prisioneiros de nossas casas, vc deve ser um desses corruptos ou deve ser cego e surdo.
Fé a última que morre amigo, Se Deus é por Nós ninguém será contra nós.
Pessoas honradas? Vagabundos que quando conseguiram o que queriam (o poder) se tornaram os maiores corruptos já vistos pelos brasileiros? No governo militar foram feitas as maiores obras deste país, as pessoas viviam com qualidade de vida, e bandidos e vagabundos não se criavam.
Os avaliadores de crédito internacionais ainda não aprenderam que no Brasil, temos os “jeitinhos”, arranjos ” e otras cositas más.
Se querem investir aqui, precisam aprender
e dançar o “samba” e “funk” brasileiros.
Custa um pouco mais caro, mas compensa.
Compensa mesmo, os carros sao vendidos com lucros inimaginaveis, eletronicos entao…
E quem se ferra é vc, eu…
A ruína que sobrará das gestões petistas levará décadas para ser reparada. É triste ver o país seguindo à deriva, sem governo e sem planejamento. As contas publicas só fazem crescer o déficit que já está na estratosfera. Sem o menor pudor, a cúpula petista, que nunca geriu nada além de sindicatos, bate cabeça e mostra total despreparo.
O mais delicioso nesses comentários é vermos que o Brasil está cheio de especialistas a concordar com a opinião de órgãos internacionais que descordam do governo brasileiro e que ao mesmo tempo não desconfiaram nem 1% da cagada feita a partir de 2007 pelos países do primeiro mundo e que a crise mundial continua aí para provar as suas incompetências. Minha opinião quanto aos comentários e a opinião dos órgãos internacionais: chupem bastante picolé de chuchu!
Vou repetir para os esquerdistas que passam muito tempo no sindicato e pouco tempo na sala de aula: os órgãos internacionais já vinham avisando há muito tempo sobre o nível elevado de endividamento dos países europeus mediterrâneos, e já citavam o crédito fácil hipotecário americano como um estopim, caso a curva de compra diminuísse pelo esfriamento da economia (por qualquer outro motivo, como a fraude de Madoff, por exemplo). Mas o oba-oba de Wall Street preferiu ignorar, pra ver até onde ia a festa. Não sei porque os esquerdistas mentem descaradamente quanto à realidade dos fatos. Acho que é porque eles desconhecem os fatos históricos e preferem criar a sua própria História da forma como lhes convém (devem ter aprendido com o Stálin).
FMI é aquela entidadezinha, controlada na coleira pelo tio Sam e que foi incapaz de antever a crise americana de 2009. Porém, adora dar palpites (errados, diga-se de passagem) em outros países, principalmente naqueles em que o seu receituário neoliberal é aceito. Como no Brasil nós (pelo menos temporariamente) abandonamos a cartilha desta entidade pau-mandada americana, vivem nos incomodando com seus conselhos (palpites) ridículos. VAI DE RETRO SATANÁS!!!
Como você reconhece um comentário de um esquerdista? Simples! Ele traz fatos errados. Fato 1: o FMI alertou as economias sobre o crescente endividamento dos países europeus e o crédito fácil americano. Mas o oba-oba de Wall Street preferiu ver até onde ia. Fato 2: o PT continuou adotando a cartilha neoliberal, que prevê pulso fiscal, controle da inflação e de gastos públicos (basta ver que, quando o dinheiro da China diminuiu, Dilma parou de gastar e a economia parou). Ou seja, mais um caso de petista falando coisas ignorantes e totalmente contrárias à realidade.
Mas dessa vez o FMI está certo como esteve antes de 2008 diante da futura e agora crise financeira começada nos EUA
Demais o comentário…..
BOM, O EXERCITO EXISTE PARA DEFENDER O PAÍS, SE ESTÁ CONTRA OS CIDADÃOS. E PRQ TA FAZENDO O SERVIÇO AO CONTRARIO….
Duas coisas interessantes :
Mesmo considerando a dívida bruta estamos em 64% do PIB , o que não dizer então de USA com dívida em 100% do PIB – 17 trilhões de dolares. Japão mais de 100% do PIB.
Não me parece razoavel querer considerar a dívida bruta pois se o governo emprestou 150 bilhões para casa própria, acho totalmente descabido querer considerar essa quanitia como dívida considerando como se ninguem fosse pagar.
Dívida publica é dívida do governo para se financiar e essa está em 34%.
Estamos em vésperas de eleições, e aqui, como na Argentina e outros países do chamado bloco bolivariano! temos que conviver com mentiras econômicas! políticas e sociais.
A estratégia e enganar com indicadores positivos, muito embora, organizações estrangeiras sérias trabalham com estatísticas e podem perceber as manobras que são aplicadas por diversos governos dos países desse bloco.
Temos uma democracia que permite associações entre partidos que jamais representaram a vontade da população, população esta que aliás, por falta de instrução ou de escola, não sabe discernir sobre temas complexos como este.
Para tanto, basta uma novela das oito com capítulos espetaculares, que 90% da população já se da por satisfeita.
Sei que e triste, mas e a nossa realidade.
Quem quiser que discorde, mas e assim que eu penso.
OI marcos,
Podes ligar para mim ?
Hideki
mas neste exato momento não sei se vou escrever uma grande bobagem, em meus pensamentos/imaginação já não me surpreenderia se as FORÇAS ARMADAS FECHASSEM O CONGRESSO NACIONAL (CORPORAÇÃO).
Como pode que em pleno século 21 ainda existam pessoas com esse tipo de pensamento, realmente é de dar pena.
Se aumentar em 50% o QI atinge o grau de estúpido.
Dá pena é alguém acreditar em Lula e companhia isso sim, picharam o PSDB e usam o PMDB como base de apoio?Isso é que é vergonha nacional.
A podridão aqui já esta instalada faz tempo tem de zerar tudo e começar novamente. Assim na moral com eleições e bolsa daqui e de lá, isso nunca vai mudar. Pesquisa ai
Brasil aparece em penúltimo em ranking de educação.
Sistema de saúde brasileiro fica em último lugar em ranking mundial.
O interesse dos partidos em geral no pobres é porque são eles que elegem a turma da bagunça vide José Sarney. Isso tem de acabar pelo bem das futuras gerações, ou eles é que vão é apagar a luz.
A Dilma acha que todo mundo é igual aos eleitores dela, tapados.
O problema é exatamente esse democracia=ditadura da maioria. A momentos em que a ignorância é uma bênção. E vamos aguentando.
Ah, e ajude a combater os assessores e comissionados dos politiqueiros daqui também!
Exatamene ai que começaremos a mudar este país: apontando os eleitores responsáveis por isto. Diga isso para seu amigo ou familiar.
Tambem nao creio nao. Creio que o governo esta direcionando a economia para um penhasco a espera de outra crise mundial. O governo gasta, maquia e paga de bonitinho mundo afora. Nosso governo eh dissimulado e mentiroso, a unica coisa certa é o arrendamento da maquina para os aliados politicos.
Muitos agora repetem o mantra dos 39 ministérios, para variar, não sabem o que falam.
Os ministérios são 25, mesmo número de FHC. As 14 restantes são secretárias ditas com status de ministérios como por exemplo- Advocacia Geral da União
– Banco Central – Direitos Humanos – Igualdade Racial ´Micro e Pequenas Empresas, …
Creio que o governo esta direcionando a economia para um penhasco
OK , o que estava fazendo FHC então com inflação em 12% ( atual 5,85%), Taxa Selic em 26% – tendo atingido 42%- ( atual 9,5% tendo atingido 7,25%) Reservas internacionais em 42 bilhões de dolares ( atual + 350 bilhões de dolares.
Simples: a inflação foi culpa do Lula, porque seria a primeira vez que um esquerdista iria governar na pós-ditadura. Quanto ao resto, basta comparar os momentos por que passava o Brasil: na época do FHC, havia crise em países como o nosso, e o dinheiro saía daqui pros ricos. Agora, a crise foi lá, então o dinheiro saía de lá pra cá. Simples fluxo de capitais internacionais. Quem estuda sabe. Quem não estuda vai ser sindicalista e tentar reinventar a História da maneira que lhes convém.
deixe de ser idiota , pare de acreditar na veja !!fhc quebrou o pais !!!estavamos com a calça na mao com o fmi !!fhc foi o pior presidente do brasil , acobertado pela midia !!14 % de inflaçao
MAS… LULA NÃO HAVIA PAGO A DÍVIDA EXTERNA???
Agora, além de MENTIROSO, ele é também CALOTEIRO???
A divida dos EUA atingiu US$ 17 trilhões de dólares, e em apenas 1 dia,ela aumentou a espantosa cifra de US$ 328 bilhões de dólares. Tem gente fazendo mais besterias que nós e IMF não se manifesta com recomendações aos EUA na mesma altura que se manifesta a nós!
ôoo gênio, quanto mais rico um país, maior a capacidade dele de pagar dívidas, portanto, mais dinheiro emprestam a ele…
te falar viu, ta cheio de gênio essa internet brasileira….nego vem defecar pelos teclados mas não faz a mínima ideia do q está falando
reeditando minha resposta.
Noosa!!!!Verdade senhor esperto??? Eu não sabia que era assim,obrigado suas informações e desculpe-me pela minha ignorância! “Os EUA têm capacidade absoluta de pagar sua dívida. Essa decisão não diz respeito à capacidade de pagar. Diz respeito a governança e disposição para pagar. Nessa categoria, os EUA atingiram a fronteira do fracasso político”, disse o chairman e vice-presidente de investimentos do Cumberland Advisors, David Kotok.
Enquanto todos brigamos, os bandidos roubam e matam…
Os politicos enriquecem ilicitamente…
A nossa qualidade de vida degrada…
Eu desisto…
Vou embora deste País…
Infelizmente…
Por que não procura escolher melhor seus candidatos? Se um corrupto tiver a acusação aceita pelo MP, eu já condeno todos os partidários, exceto aquele que defender a saida do corrupto. Não é eu que tenho de sair do país ou do partido, mas exigir a saida deles.