Cinco crenças sinceras do governo Dilma Rousseff assustam o mercado

Dinheiro Público & Cia

Quanto mais o governo Dilma Rousseff defende sua política econômica, em especial a de gastos públicos, pior para o mercado _ou seja, para os que tomam decisões sobre empréstimos, investimentos, contratações e compras.

À primeira vista, a explicação parece simples: a defesa significa que a política será mantida, e as vozes mais influentes entre analistas e investidores consideram a política errada.

Olhando mais de perto, não são contradições, hesitações e eventuais barbeiragens de execução da política que assustam o mercado; pelo contrário, são as demonstrações de coesão entre declarações de autoridades e de coerência entre discurso e prática _que traduzem crenças sinceras, até onde o exercício do poder pode ser sincero, do governo.

A saber:

1) Aumento do gasto social não é aumento de gasto – Nos diversos escalões da equipe de Dilma, é recorrente o argumento de que a alta de despesas se limita à área social e, portanto, não configura descontrole fiscal.

“A grande despesa que você pode acusar o governo de fazer se chama transferência de renda, que é inclusão social pura”, disse, por exemplo, a ministra Gleisi Hoffmann nesta semana.

Previdência, saúde, assistência e educação, para citar as áreas mais importantes, respondem pela ampla maioria dos gastos federais. A área econômica, no entanto, procura mostrar austeridade em despesas miúdas, como o pagamento de diárias a servidores públicos.

Como ainda existe a promessa oficial de elevar os investimentos em infraestrutura, a conclusão é que, para o governo, o aumento dos gastos ainda está abaixo da meta.

2) A situação das contas brasileiras é melhor que a dos países desenvolvidos – O risco embutido nessa sentença é que os indicadores fiscais de boa parte do mundo rico não são apenas piores que os do Brasil: são muito piores.

Logo, ainda há muita margem para elevar gastos, deficits e dívidas sem pôr em risco a tese. Enquanto o endividamento público dos EUA, do Japão e de muitos europeus passa dos 100% do Produto Interno Bruto, o brasileiro ronda a casa dos 65%.

O mercado, porém, sempre confia mais em países que emitem moeda forte.

3) A piora fiscal se deve, basicamente, à desaceleração da economia – É verdade: se o país estivesse crescendo a taxas como 5% ao ano, a arrecadação de impostos estaria se expandindo no ritmo necessário para acomodar a alta das despesas.

O incômodo neste caso é que a economia já anda devagar ou muito devagar há três anos, e não há sinais visíveis de aceleração à frente. E o governo continua elaborando seus Orçamentos com expectativas otimistas para o PIB.

Mais ainda: a área econômica acredita que a alta de gastos vai acelerar o crescimento e fortalecer a receita; para o mercado, a alta de gastos provoca desconfiança dos credores, juros mais altos e menos crescimento.

4) Os artifícios utilizados para cumprir as metas fiscais foram todos legais – Outra verdade: o governo não burlou nenhuma lei ao criar uma série de brechas, abatimentos e receitas extras para contabilizar os resultados do Tesouro Nacional.

O argumento revela, porém, que o cumprimento das metas se tornou mera formalidade burocrática, não um indicador de controle dos gastos em patamares compatíveis com as receitas.

5) A inflação está dentro da meta – Como se gabou há poucos dias a presidente, a inflação ficará dentro da meta “pelo décimo ano consecutivo”.

A meta de inflação é de 4,5% ao ano, taxa superada em todo o governo Dilma. No entanto, até o Banco Central, órgão por natureza mais conservador, considera que manter o IPCA dentro do limite máximo permitido de 6,5% é cumprir a meta.

Não por acaso, não houve entusiasmo com a recente proposta de Gleisi Hoffmann de aplicar a mesma lógica de bandas (limites mínimo e máximo) da meta de inflação à meta fiscal.

Comentários

  1. quanto ao social concordo, só que é muito pouco, deve-se aumentar mais é um bom incentivo para a população de baixa renda.
    ahb
    quanto aos países ricos que estão quebrados na Europa e bom sitar quais são. porque acredito que nem todos estão na situação acima descrita.
    ahb

  2. Nesses 12 anos quem cegou o mercado ? Próprio mercado ? Viagralha Painho ? Nunca na História dessa Paízaja peituda de impostos houve tantas bocarras /manzorras e “Confiança nas Conta Púbrica” !
    Mercado sabe há muito tempo q desgov transgrediu tudo, limites da cena e da verdade. * Somados ao Rolo Compressor Tributário.br esmagador de Empresas / Indústria Nac e Povo : 1 – Ralos Gigantes ( orgias / doações, “desvios”… e política louca de crédito e “importações” / carro é mierda ). 2 – Fantasias de Educação / Saúde ( sucateadas ). * Grécia na “crise” foi acusada p/ ex-presidente francês de ter manipulado dados econômicos e Gigante.br ? Nóis fez / faz issu ? Nóis erra só nus marpaa !

  3. inflação em 4.5% onde? me fala que eu vou lá. Muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito mais, D. Dilma! Sai do seu planeta PT e cai na terra. O povo está endividado, inflação galopante, o Brasil sendo assalto violentamente, e a sra. diz: estamos no caminho certo. Pra onde? Pro espaço, sem dúvida.

  4. Ocorre que os países ricos não precisam incrementar infraestrutura como, portos, aeroportos, rodovias, saneamento, água tratada, transporte de qualidade e etc. Nem sua população precisa adquirir geladeiras, tanquinhos, Minha Casa Minha Vida, saúde de qualidade, etc. E aqui, o governo adora comparar crescimento do PIB com o dos EUA. Política do engana-tonto.

  5. Nada em princípio contra aumento de gasto social. O problema é aumentar gastos de um tipo sem cortar gastos de outro tipo pra compensar. A conta precisa ser paga.

    Como aumenta o gasto social e não baixa outros tipos de gasto menos populares, o dinheiro tem que sair de algum lugar, só que em maior volume. E todos sabemos qual é esse lugar, né?

  6. a presidenta como preferi ser chamada tem que ir as compras para depois ir a televisão dizer que a inflação esta controlada so esta controlada para ela que não sabe quanto custa um kilo de feijão

  7. A presidenta e seus ministros compram tudo com o cartão corporativo as custas dos contribuintes e dos trilhões de reais de impostos que pagamos, incluido ai o caviar, salmão e camarão do Mantega nos jatos da FAB = Farra Aérea Brasileira. Todos alheios a realidade do Brasil, da classe media e da classe pobre !!

  8. Este país está falido.

    O PT sabe que, em mais ou menos tempo, a sociedade brasileira abrirá os olhos e expulsará o PT do governo (talvez até os próprios militares resolvam tomar uma atitude diante da bagunça generalizada produzida pelo PT no Brasil).

    Enquanto isso não acontece, a ideia do PT é saquear e pilhar o que puder e transferir tudo para paraísos fiscais em nome de laranjas usando testas de ferro como Eike Batista para isso.

    O PT está aproveitando o “sono” do povo pra assaltar tudo o que for possível.

    Em países com um povo mais educado e esclarecido o PT já teria virado fumaça há muito tempo. Isso só não aconteceu no Brasil por que 80% da população é alienada, deseducada e dependente das bolsas e esmolas do PT.

    As malandragens, trambiques e maracutaias do PT nunca surtiriam efeito se o povo tivesse um alto nível de educação, cultura, discernimento e conscientização (sobretudo política).

    O PT só conseguiu se dar bem no Brasil graças ao colossal analfabetismo e à ignorância que reinam no país.

  9. Já que tudo que o desgoverno federal fala e diz que é verdade ele não precisa mandar todos os seus ministros certificarem se estamos recebendo bem sua mensagem é só ele mostrar se é verdade o que fala diante dos empresarios e melhor diante da gondola cheia de produtos importados e não brasileiros, assim como de maquinas, e todas vem de paises estranjas, isso é o que se não for dividas e aumento da inflaçao, fora o aumento de todos os produtos alimenticios nossos que já estão embutidos uma inflaçao acima dos 40%, diu-ma para de mentir e junto com sua equipe fica pior ainda.

  10. Diu-má acredite se quiser seus ministros serão usados contra vc por contar tanta mentiras para o POVO BRASILEIRO, VÃO SER COMO OS DE HITLER, eu fui mandado compelido a fazer, me encostaram uma arma na cabeça, eles vão correr da raia, como todos os covardes do partidinho pete e como vc mesma e o genuino.

  11. A estratégia do PT é confundir ao máximo a população para não permitir que as pessoas conheçam a verdade dos fatos.

    O PT age sempre em cima dos pilares da enganação, da distorção, da ilusão, da manipulação, da mentira e da propaganda enganosa.

  12. O estudo de caso PT será analisado no futuro da mesma forma que analisamos períodos como os Militares, Nazismo, e muitos outros Ismos relevantes na história. Nosso país perdeu a possibilidade de realmente se tornar uma grande nação em todos os aspectos. Vivemos hoje uma guerra civil não declarada nas ruas, corrupção ativa, a justiça como bem se apresenta o seu símbolo continua cega, prendendo ladrões de galinhas.
    Nós somos os culpados, nós colocamos eles lá. Conheço centenas de pessoas e por incrível que pareça, ninguém nunca votou no PT. Então, sinceridade, honestidade, respeito e vergonha na cara, não são características de nosso povo.
    Este é o Brasil que nós construímos e escuro é o que vamos deixar para nossos filhos.

  13. Os EUA ou o Reino Unido tomam dinheiro emprestado por 10 anos a juros de pouco mais de 3 % ao ano. O Brasil tem que pagar mais de 10 % ao ano pelo mesmo empréstimo. Como se sabe em sã consciência afirmar que a situação fiscal deles é realmente pior do que a nossa quando o gasto anual brasileiro com o serviço da dívida é muito maior ?

  14. O que as pessoas não sabem é que quando o governo Lula deu aumento maiores aos servidores públicos, principalmente da educação, a arrecadação aumentou e o comercio e a indústria aqueceram, mas com o arrocho salarial da Dilma aliada ao aumento dos gastos com a bolsa preguiça o negócio está indo de mal a pior.

  15. Aderindo ao comentário do Sérgio Moraes. Um uruguaio que mora e trabalha por aqui me disse: – poxa, esse Brasil é rico mesmo, meu.. os caras roubam, roubam, roubam e não conseguem quebrar o país… Então, “povo dos protestos”, ao que parece, foi só pelos 0,20 centavos mesmo, né? Pois bem, o governo e sua presidente desejam a todos “um bom sono”… Só que quem vai lhes despertar não é nenhum beijo de príncipe, mas um ronco no estômago…

  16. O PT é a imagem mais representativa do sinônimo de enganação, este partido vive de tentar enganar a sociedade, sempre foi assim e parece que nunca vão mudar, o lema deles é ENGANAR E ENROLAR.

  17. Os governos do P T Lula e o Dona so faz sucesso pelas destrbuição das bolças. Ass espedito j b mesquita. 21/11/2013

  18. GENTE, O BRASIL E UMA POTENCIA, E TA UMA MARAVILHA ,PAREM DE RECLAMAR DE BARRIGA CHEIA E SÓ FAZER UM ESTUDO E VER O ANTES E AGORA!!!!!
    OBRIGADO PT POR AJUDAR ESSE POVO QUE VIVE MUITO BEM GRAÇAS A VOCÊS.
    2014 PRIMEIRO TURNO, NÃO VAI DAR NEM GRAÇA…..KKKKKKKKKKKK

Comments are closed.