Perto da privatização, Galeão e Confins triplicam investimentos neste ano

Dinheiro Público & Cia

Com leilões marcados para a próxima sexta-feira, os aeroportos do Galeão, no Rio, e de Confins, em Minas, terão um trunfo importante a oferecer às empresas interessadas.

Neste ano, até outubro, os dois aeroportos receberam investimentos públicos equivalentes a mais do triplo do montante do mesmo período do ano passado.

Segundo dados preliminares, a Infraero, estatal responsável pela administração dos aeroportos federais, destinou R$ 239 milhões a obras no Galeão e em Confins até o mês passado, contra R$ 68 milhões nos primeiros dez meses de 2012.

Trata-se de uma vantagem para os futuros administradores, como observa o repórter Dimmi Amora. da Folha: eles não terão a responsabilidade de executar as obras programadas para a Copa do Mundo, que deverão estar concluídas até o final da gestão estatal.

Não foi o que aconteceu nos outros três aeroportos já concedidos à iniciativa privada _Cumbica (Guarulhos), Viracopos (Campinas) e Juscelino Kubitschek (Brasília).

O Galeão faz reformas em dois terminais e nos sistemas de pistas e pátios, o que elevará sua capacidade de atendimento de 17,3 milhões para 43,2 milhões de passageiros por ano.

Em Confins, obras nas instalações e do sistema viário que atende o aeroporto têm o objetivo de ampliar a capacidade dos atuais 10,2 milhões para 17,1 milhões de passageiros anuais.

Comentários

  1. Com certeza isto tem algum propósito,e não deve ser coisa honesta ,como tudo neste desgoverno,mutretas maracutaias ,mensalões e afins.

    1. O FHC fez muito pior que isso e a ” imprensa” não criticou nada!

      1. Fez igual, mas se fosse pra ficar igual não teriam eleito o PT como alternativa.

      2. A imprensa criticou e muito. Mas o problema não é a imprensa criticar ou não. O problema é saber o que estão fazendo com o nosso dinheiro. O problema é fazer uma coisa e dizer que é outra. Privatizar e dizer que é concessão é um mero jogo de palavras para não admitir que o governo não tem capacidade de administrar coisa alguma.

      3. Então quer dizer que se um fez errado, devemos aceitar que todos os próximos façam errado também?!

        E falar que não criticaram o FHC? Até hoje o tema número 1 contra o PSDB nas eleições são as privatizações, e você diz que não criticaram? Imagina se tivessem criticado então.

  2. Achei que investir pesado antes de conceder para a iniciativa privada era coisa de tucano

    1. coisa de tucano foi criar o plano real e acabar com a inflação. ou qual será sua idade?

      1. Coisa de Tucano foi tentar acabar com o patrimônio Brasileiro…acabar com a inflação??????
        Eu é que pergunto qual a sua Idade Luiz?

          1. Vivo no mesmo planeta que você, Azul de plantão, e quem criou o plano Real foi Itamar Franco e a inflação nunca acabou(infelizmente).

          2. Júlio, o Itamar até hoje não saberia explicar o Plano Real. Até os cachorros da rua sabem quem é o pai do Plano Real. E a inflação não acabou nem vai acabar nunca, a inflação só precisa estar em patamares baixos e sob controle. Antes do Plano Real o Brasil chegou a ter 2.700% de inflação ao ano, hoje nós estamos reclamando de 6, 6,5% ao ano. Parece que melhorou um pouco.

        1. Coisa de Tucano, foi tirar da mão do governo empresas deficitárias, cabides de emprego de políticos, e colocar na iniciativa privada, possibilitando levar a todo brasileiro produtos e serviços que antes só tinha em países de 1o. mundo. Exemplo: telefonia celular, interntet, etc…

        2. Dizer que tucano fez algo pelo povo, é piada ou total falta de idade ou inteligencia. Vamos estuadr história recente, gente, e nos poupe de tantas asneiras. Parabens Bruno pelo seu comentário, também fiquei estarrecido..

          1. Se o Plano Real não fez nada pelo povo, eu gostaria de saber quem é que fez alguma coisa. Sessenta merréis de esmola no final do mês, isso é fazer alguma coisa para o povo? E o pior é que isso é tudo o que o governo do PT pode chamar de seu em quase 12 anos de poder, pois não foi capaz de fazer nenhuma grande reforma estrutural, política, econômica ou qualquer que seja.

        3. Quem está acabando com o patrimônio brasileiro é a atual gestão da Petrobrás. O PT conseguiu o que era praticamente impossível, que é deixar cambaleante uma empresa de petróleo!!
          Se a Vale não tivesse sido privatizada, hoje estaríamos importando minério de ferro, assim como importamos gasolina, mesmo tendo uma das maiores reservas de petróleo do mundo. Se a Telebrás não tivesse sido privatizada, hoje a sua internet banda larga custaria 100 vezes mais por uma velocidade 100 vezes menor. O PT criticou tudo o que o PSDB fez e faz, mas segue fazendo tudo igual ou pior e não teve a decência moral de reconhecer os méritos da gestão do FHC.

        4. O que ??? Veja como privatizar foi bom para o país. Olhe a situação da Vale antes e depois. Só o que deixamos de gastar, lucramos com a venda e depois com a geração de riqueza, se pagou 500 vezes. FHC foi o homem que junto com Itamar acabou com a Inflação.

          1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. vender uma empresa que no mesmo o lucro dela foi maior que o valor da venda..kkkkkkkkkkk
            faz-me rir..PQP!

          2. Júlio, mais uma vez você está equivocado. O lucro da Vale hoje é muito maior que o valor de venda dela 15 anos atrás. E isso só foi possível graças a gestão privada da empresa. Se fosse pública ainda, provavelmente teria 50 diretorias e estaria com os problemas financeiros da Petrobrás.

    2. Coisa de Tucano foi “dopar” o Brasil. A quem pertence a Vale do Rio Doce? Por quanto ($$$) os Tucanos doaram a mesma? Quanto ela vale hj?

      1. Hoje ela vale alguma coisa porque é da iniciativa privada. Se ainda fosse uma empresa pública, provavelmente estaria na mesma situação dos portos e aeroportos brasileiros.

        1. É sempre assim. Faz-se pouco quando é empresa pública e logo as pessoas tem a impressão de que a iniciativa privada faz milagres. Até entendo, porque é mais cômodo assim do que cobrar uma gestão honesta.

          1. Faz-se pouco e rouba-se muito. Tem algum diretor da Vale envolvido com o mensalão? E do Banco do Brasil?

      2. Caro Irineu: acho que, se a Vale tivesse sido doada, ainda teria sido um bom negócio para o povo, se considerarmos o quanto foi despendido do nosso dinheiro, para mantê-la em funcionamento, durante os mais de cinquenta anos de sua existência, desde que foi nacionalizada por Jango. Ninguém, nem eu, nem você sabemos. Mas certamente daria para comprar outra Vale igual à atual.

    3. Bruno, concordo com você…penso que leu O Brasil privatizado, do Aloysio Biondi. Estamos assistindo com o PT um museu de grandes novidades…exatamente a mesma atitude. Pobre de nós, brasileiros lúcidos, que nascemos numa terra tão rica e com esses políticos e povo. Será que algum desses que estão aqui postando entregaria um apto herdado depois de reforma-lo, por preço inferior ao da obra????

  3. A falta de planejamento tem sido a característica principal dos principais aeroportos do país, como quase em tudo o mais. Face a urgência e projetos mal elaborados, o que se vê são “puxadinhos” pouco funcionais e sem nenhuma estética ou linha arquitetônica. O turista de cara se dá conta do tipo de país onde desembarca e da encrenca que o espera. Nisso somos bem realistas e pragmáticos!!!

  4. Por que este governo criticava tando FHC, agora injeta dinheiro publico no patrimonio para entregar de bandeja, com o nome de concessão!?!?!?!?

  5. A Vale foi vendida por um preço equivalente a um aeroporto de porte médio. Por acaso vai ter prisão para esses malfeitores?

    1. A sua análise está equivocada. A Vale só se tornou uma campeã nacional quando passou a ser gerida pela iniciativa privada, quando seu presidente passou a ser indicado pelo Bradesco. Multiplicou lucros, investimentos e o número de funcionários. Se tivesse permanecido como estatal, hoje seria um cabide de empregos, seu presidente seria indicado pelo PMDB e estaria sucateada. Se o governo tivesse pagado para se livrar da Vale, já teria sido um excelente negócio para a empresa, seus trabalhadores, o país e os brasileiros. Vendendo pelo valor de um aeroporto médio, então, foi um negócio da China para nós, brasileiros.

    2. Não misture coisas diferentes, pois, a avaliação de 1996/1997 utilizou preços de minérios da época (>U$15) o que é muito diferente da realidade atual que o preço do minério é 10 vezes superior. Nem com bola de cristal seria possível adivinhar o atual valor, portanto, se utilizaram preços atuais para valorizar os aeroportos não há o que comentar e, ninguém sabe qual valor eles terão daqui a 16 anos.

  6. antes investia quase nada. Agora se investe pouco. Falta seriedade nagestão e continuidade nos investimentos.

  7. No Aeroporto de Guarulhos aconteceu a mesma coisa. Ficaram anos e anos faz não faz e depois que injetaram dinheiro. ENTREGARAM. CLARO QUE AI TEM MUTREITA. ALGUM DEPUTADO, SENADOR, OU AFINS JA ESTA COM A CONTA NO PARAISO FISCAL ENGATILHADA. ISSO VAI CUSTAR UMAS 1000 ESCOLA, 1000 POSTO DE SAUDE E POR AI VAI.

    1. Nenhum petista vai me responder dizendo por quanto que a Vale foi vendida? É isso ai, quem é mal informado não pode criticar. certo?

  8. Quem é FHC… aquele presidente que queria privatizar a Universidade Federal?

    1. É aquele presidente que permitiu que o país começasse a pensar em planejamento, em eficiência, em resultado… Foi o governo que conseguiu manter o Real e seu valor, que criou o sistema de metas de inflação, que lutou pela aprovação da lei de responsabilidade fiscal, pelo estado apenas como regulador dos serviços, já que sabemos que nosso Brasil não serve como provedor deles. Afinal, foi o governo que permitiu (que coisa, não) que o partido dos trabalhadores que não trabalham (sindicalistas, pensionistas especiais etc, que nunca trabalharam) tentasse estragasse tudo. Imagina se essa turma que está aí entrasse no poder (para eles é poder, não governo) com o país bagunçado como era antes do FHC, onde estaríamos hoje? Venezuela seria fichinha pra nós. Tá bom pra você?

      1. Presidente elitista, sequitário do concenso de washington. Quanta besteira gente. Na época do FHC tudo era motivo para desespero e aumentos infundados, principalmente combustiveis e derivados de petróleo. Por pouco não consegui entregar para os “AMIGOS” também a PETROBRAS. Piada falar bem de governo tucano, veja o estado de São Paulo a locomotiva do brasil, hoje está mais capenga que muitos estados do nordeste, imposto e pedágios altíssimos e desgoverno geral. Estamos perdidos…

        1. Quem entregou a PETROBRAS para os COMPANHEIROS foi o PT. Deve ser a única empresa de petróleo do mundo descapitalizada. A Vale estaria na mesma situação se não tivesse sido privatizada antes, e provavelmente estaríamos importando minério de ferro, da mesma forma que estamos importando gasolina até hoje, apesar de o Lula ter propalado um dia que o Brasil tinha atingido a autosuficiência na produção de petróleo. Queria ver se teríamos hoje as reservas de dólares que o PT gosta tanto de esnobar se não fossem os saldos na balança comercial gerados quase que exclusivamente pela Vale, que só foram possíveis devido a gestão privada, séria, eficiente, com foco em resultado da empresa.

  9. Triplicam os investimentos??? Esses aeroportos são uma “zona”. Pagar 15,00 R$ num pãozinho de queijo com um cafezinho para INFRAERO sumir com o dinheiro??? Isso sem contar com as altíssimas taxas de embarque sem retorno nenhum. Não me façam rir. Cambada de políticos safados e ladrões. O pior é ouvir a Dilma falar em fazer 800 aeroportos, antes ouvir isso do que ser surdo…

  10. Realmente é muito difícil entender isso. Se pretendem entregar para a iniciativa privada, porque investir antes da entrega? Fica parecendo Rodovia esburacada, o Governo conserta e privatiza, então porque não privatiza antes e já entrega para a iniciativa privada investir, afinal de contas ela vai ganhar (cobrar pedágio) por vários anos……

  11. Obras para os ares, mas aqui em terra, infraestrutura, que é bom, nada! Cidades lindas e maquiadas, como o Rio, premidas por favelas!…

  12. Alguém lembra das promessas da Dilma sobre os aeroportos? Caso não lembre, não se preocupe… ela já esqueceu faz tempo! A propósito, não era ela que denunciava as privatizações e jurava que nunca faria a mesma coisa?

  13. não sei qual é a diferença entre PT e PSDB. Os dois fazem a mesma coisa: entregam tudo que é público para a iniciativa privada (leia-se grandes grupos econômicos) ganhar dinheiro. Mas, antes (como fez FHC) investem bilhões para modernizar a coisa pública, para que a iniciativa privada não precise investir nada. Isto é negócio de pai (ou melhor de mãe) para filho. PT=PSDB=neoliberalismo. E ainda se dizem partidos de esquerda. É pra rir ou pra chorar? E ainda há cretinos que acreditam que o PT é um partido de esquerda!

    1. Tem uma diferença. O PSDB tem uma posição onde o estado deve regular os serviços essenciais enquanto o PT acredita que o estado deve PROVÊ-los. O PSDB deixou o governo com aproximadamente 20 ministérios. O PT já elevou esse número para 39. O Banco do Brasil, por ex, também tinha +-20 diretorias em 2002. Hoje são 40. Entendeu a diferença?

  14. Dois dias de Sala de Embarque mais quente que o INFERNO NO GALEAO, em menos de um mes…

    Alguem explica essa materia, ppplease?

  15. só pode ser piada…. aumentaram rápido os investimentos para conseguir desviar algum dinheiro ainda…. vão perder a mamata (dinheiro fácil)… como a população não faz nada, temos que fazer alguma coisa…. CHEGA, somos enganados a muito tempo…

  16. A diferença é que o pt destinou o dinheiro da petrobras para a saúde e educação. Pra onde foi direcionado o dinheiro das tele?

    1. Piadista, você. Que dinheiro da petrobrás foi direcionado para a saúde e educação? A empresa mal tem dinheiro para investir pq o PT fica manipulando os preços para baixo para segurar a já descontrolada inflação, com tanto custo domada por FHC. E, se realmente mandou dinheiro para a saúde e educação, deve ter parado nas mãos dos mensaleiros bandidos, porque tanto a educação quanto a saúde continuam uma droga.

  17. Desculpem, mas acho que todos deveriam entender qual seria o principal papel dos Governos (Federal e Estadual): Cuidar da Saúde, Educação e Segurança Nacionais e manter sob controle alguns setores da economia julgados como estratégicos durante rodadas de negociações (segurança da nação, energia, alguns setores da comunicação, etc., apenas para mencionar algo). O restante deve ser comandado pela iniciativa privada, sem a interferência do Governo. Desta forma, as privatizações mencionadas eram necessárias, porque eram mal comandadas pelo Governo, davam permanentes prejuízos e serviam como cabide de empregos e não recebiam os investimentos necessários para a sua atualização. Na siderurgia, p.e., volumosos investimentos foram realizados depois das privatizações, gerando trabalho, empregos, impostos, etc. Agora, qualquer privatização precisa ser bem feita, com regras bem claras e objetivas, sem privilégios ou negociatas à parte. A Petrobrás não pode continuar sendo administrada por políticos, visando unicamente fins políticos. É um absurdo ! Este é o maior patrimônio que resta ou restava vivo ! O Governo precisa administrá-la como uma empresa privada, porque também tem outros sócios interessados em dividendos !

  18. Ninguém se lembra que a nora de FHC era da família do Bco Nacional que ele decretou a intervenção, avisando a todos que interessavam, antes?

  19. essa é para quem fala mal das privatizações iniciadas no governo collor, a siderurgia brasileira era 30 anos atrasada em relação ao 1 mundo, hj é igual ou melhor que a dos EUA, EMBRAER de empresa falida, a 3a. maior fábrica de aviões do mundo, VALE de cabine de emprego, a 2a maior mineradora do mundo e a empresa q mais paga impostos no país. TELEFONIA antes tel. era coisa de rico, hj o Brasil tem mais celulares que habitantes, PETROBRAS na mão do PT de empresa sólida, a mais individada do mundo cabide de emprego. contra fatos não há argumentos.

  20. Quem defende hoje o Pt ou é companheiro, pião deles ou tá com medo de perder a teta. Não se preocupem, Cuba, Bolívia ou Venezuela estão pertinho. O povão não é tão burro quanto pensam.

  21. Investir pesado antes da privatização para desviarem tudo q pode pq depois vai ficar mais difícil. rs

  22. Desejo fazer um comentário sobre a privatização da Vale do Rio Doce, mas sóa farei depois que algum petista me informar por quanto a Vale foi vendida. Fico aguardando.

  23. Não sei quem e pior os políticos ou a maioria aki que defende um crítica o outro são estas disputas que colocaram no poder o mensalão e também os tucanos pá vcs acham que eles são diferentes dos petistas aliás são muda as cores só recentemente vimos os casos das licitações do metro de São Paulo quer prova maior todos vcs tinham e que ao invés de ficar defendendo político defender nossa pátria e isso

Comments are closed.