Em Uiramutã, no extremo norte do país, governo responde por 80% da economia
No extremo norte do país, a cidade de Uiramutã, em Roraima, é um destino do turismo aventureiro devido às serras e cachoeiras ao seu redor.
Uiramutã também ostenta outro extremo: é o município do país onde é maior o peso do governo -federal, estadual e municipal- na economia.
Segundo os dados divulgados nesta semana pelo IBGE, 80% da renda gerada na cidade vem da administração pública e da seguridade social, que inclui a Previdência e o Bolsa Família.
O município, retratado acima nas fotos cedidas por Tiago Orihuela, está localizado na reserva indígena de Raposa/Serra do Sol, o que, evidentemente, limita suas possibilidades de exploração econômica.
A prefeitura vive de repasses do Estado e da União, que, em 2011, somaram R$ 11,1 milhões. A arrecadação de impostos mal chegou aos R$ 200 mil.
Naquele ano, segundo o Portal da Transparência, havia 1.321 beneficiários do Bolsa Família na cidade. Se cada benefício atende a uma família de quatro pessoas, em média, o programa chega a mais da metade da população.
Ao divulgar o Produto Interno Bruto dos municípios do ano retrasado, o IBGE deu atenção especial ao peso do governo nas economias locais _particularmente alto nas regiões Norte e Nordeste.
Entre as grandes cidades, a maior participação da administração pública no PIB, de 48%, é na capital Brasília. Nas cidades mais pobres do interior, são comuns percentuais acima dos 50%.
Ficou alguma dúvida? Faltou alguma informação?
Pergunte na área de comentários ou pelo Facebook.
Trabalhamos em São Paulo para gerar riquezas para o resto do Brasil. Em compensação SP e a Grande SP está estrangulada sem investimento. Já em outros lugares, basta se inscrever em bolsa isso, bolsa aquilo, para poder sobreviver. Aqui, trabalhamos igual louco para viver. Complicado isso. Política do PT é suja que dói…
A economia apenas ratificou a maldade das entranhas do individualismo. Sei que nao conhece nenhuma outra forma de ser e estar no mundo e com o mundo (com outros). Mas, paciencia quanto a sua pequena forma de ver a vida, onde o direito a dignidade é para todos. Tomará que nao seja um cristao, por que seu messias desaprovaria sua moral.
Se não existisse o bolsa esmola, como o próprio Molusco comentou quando o FHC implantou, não tinha tanto vagabundo que depende dos outros para trabalhar!!
É por conta do individualismo que o mundo cresceu e enriqueceu, não por causa da benevolência de hipócritas que acham que tomar de quem produz e dar a quem não produz vai tornar a sociedade mais próspera!
O capitalismo é biblico “parabola dos talentos”
O comunismo (ainda bem que nunca existiu de verdade) prega inclusive o ateismo, a falta de fé, contra a religião…
Olá Juarez, na verdade essa parábola critica o capitalismo, no exemplo do mestre que castiga o escravo por não ter gerado lucros para ele e ainda por cima delata sua corrupção.
Tenha um bom dia, na graça de Deus!
Essa forma assistencialista que hoje é praticado no Brasil é uma forma de criar vagabundos, o governo tem por obrigação de fomentar o desenvolvimento para que as pessoas retirem o seu sustento, como diz aquele ditado chinês “Não de peixe ensine a pescar”
É isso ai meu amigo ,lembro-me de um certo presidente que falou em sua campanha eu darei a vara de pescar e nunca deu. Isso é tão grave que a tal bolsa chegou em outras esferas do nosso poder, infelizmente os nossos gestores estão igual a lavoura esta cheia de praga , e para acabar é só matando a praga da lavoura e planta novamente para dar uma lavoura de boa qualidade. E deus abençoe o Brasil.
Como sempre o brasileiro coloca a religião junto a política e este vínculo é ótimo para salafrários aproveitarem da fissuração religiosa do povo a seu bel prazer.
aff… sem comentarios seu pensamento amigo … a religiao nada tem a ver com a distribuição de recursos … aqui onde e gerado deveria ser o estado de maior rentabilidade
Para todos é demagogia. O cara está certo, moro em Bsb e trabalho pra caramba pra sustentar vagabundo com bolsa isso ou aquilo. Acho que o estado tem que ajudar quem está na pior, mas não pode ser de graça, o cara tem que devolver de alguma forma e não pode ser pra sempre tem que ter período determinado pra ele se virar. Agora eu te pergunto, com esse negocio de para todos, vc coloca senha na sua wifi??? Ou deixa publico??
Comentário estúpido de um vagaba que recebe ou melhor tira do outros com certeza sem trabalhar!!!
Roraima não tem condições de ser um estado… não consegue se sustentar…
Roraima de fato tem uma economia bastante frágil. Contudo (bolsas-vagabundos à parte), é preciso ter em conta que as reservas legais no estado é de 80%; isto é, sobram 20% das terras para a produção rural, deduzidas ainda as áreas de preservação permanente (margens de rios e lagos e morros com declividade superior a 45%. Não bastassem essas limitações nunca vistas em outras estados, o governo federal cede à pressão dos países do G-8 e converte quase todo o restante em reservas indígenas e unidades de conservação. Desse contexto, extrai-se que é obrigação do governo federal viabilizar economicamente o estado e seus municípios. É o mínimo a fazer.
Não concordo com seu comentário de ser um cristão. na época de Jesus alguns judaizantes começaram a aproveitar a boa vontade dos cristãos que os recebiam em casa, dava de comer, etc.. e muitos começaram a se aproveitar. Não vejo nada diferente neste caso. Portanto com um bom cristão fico com as palavras do apóstolo Paulo “Se alguem não quiser trabalhar, tb não coma” 2 Tess3.10
Bem eu compartilhava da sua opinião até o momento em que vivi a realidade dessas pessoas, e hoje sou grata ao governo pelo programas sociais, e lhe digo por que : quem vive nesses locais não tem fonte nenhuma de renda, não há empregos e se você fosse o dono de alguma empresa divido muito que você se instalaria em um local como este, a seca costuma castigar e muito essas pessoas o que faz com que suas únicas fonte de renda-que é o roçado- não produza nada como aconteceu nos últimos 3 anos no norte de Minas por exemplo, o que se sugere então ? que o governo deixe de repassar ajuda a essas pessoas ? elas irão fazer o quê? migrar para as cidades, a sua grande São Paulo, e encher cada vez mais a rua de pessoas sem ter o que fazer ? Então não os planos do governo que são ruins, mas a maneira como são geridos, porque ninguém vive bem com 250,00 reais não, mas é o suficiente para que um pai não derrame as lágrimas de ver seu filho chorando com fome.
Não tem fonte de renda??? me poupe
Procure uma fonte, crie uma fonte, nao espere cair no colo!!
O mundo não surgiu com industrias e plantações!!
Brasileiro usa de muleta a “dificuldade”, tudo é dificuldade, não condeno em usar o dinheiro gerado nos grandes centros para ajudar!
Mas até quando?? Não vemos planos de investimento e de geração de renda, só vemos o socialismo barato!!
Acorda, ou o seu povo que la sofre um dia voltará a não ter essa renda, pois um dia a torneira ira secar novamente!
Perfeita colocação! O brasileiro é vagabundo por natureza e quer tudo no colo! Essa de seca não cola, principalmente no norte, onde a água é abundante pela quantidade de rios e volume de precipitação.
Além do mais, existem N maneiras de criar fontes de renda. Veja o exemplo de Las Vegas. Fica no estado de Nevada/EUA, que não passa de um deserto sem fim, onde nem cacto cresce! E é um dos principais pontos turísticos do mundo… vão trabalhar, não aguento mais ter 40% da minha receita anual arrancada para sustentar servidores públicos que trabalham, ou melhor, batem o cartão de ponto 6hs por dia e os famigerados preguiçosos do bolsa-esmola!
Bruno, você está completamente enganado.
Sou paulistano mas tenho parentes que moram naquelas regiões. Pelo seu comentário, mostra que você não conhece a realidade daquelas pessoas. São pessoas trabalhadoras que estão em necessidade devido à falta de investimento em infraestrutura básica. Procure se informar para não falar bobagens.
Concordo mas no caso específico do Uiramutam, município da reportagem não dá mesmo as terras foram doadas (devolvidas) aos índios, sabe aqueles que estavam aqui antes de nós os brancos chegarmos? rsrsrsrs como se esse bando de vagabundo fizesse alguma coisa com toda a terra “devolvida” a eles, essas terras produziam e muito… os produtores de arroz da região que foram expulsos de lá empregavam muita gente, sustentavam direta e indiretamente muitas famílias, mas… o Governo foi lá com sua justiça porca e os expulsou!
Muito corajoso queria gouvir falar isso em Roraima No meios dos indígenas, acorda rapaz ! Os indígenas existem agora se é você que tem que trabalhar pra pagar contas do governo isso não é problema nosso. Mude-se para outro país. Nosso parte do trabalho ja foi feito demarcamos todas as fronteiras ou se acha que foi o governo que fez isso.
é só o governo imundo do pt e sua corja dar as garantias para as empresas se instalarem neste estado, onde os deputados rouban na nossa cara e ninguem faz nada, termina em pizza, pede pra um deputado doar seu salario para estas pessoas no final do ano, e cade o criança esperança que tanto arrecada, nunca vi eles dizerem que fez alguma coisa neste estado…..ora será que temos que ver isso sempre…..
Se o PT desenvolvesse outras regiões isso seria evitado!! É preferível dar a bolsa que desenvolver as pessoas!
Você fala de seca, como está a transposição do São Francisco? Bilhões gastos e nem a metade do projeto foi finalizado!! Será que o Molusco não ficou com parte?
Bilhões foram gastos inutilmente, pois todo o concreto feito para receber água após tanto tempo seco não serve mais para tal, ou seja, caso continuem algum dia o projeto, tudeo terá que ser refeito… Mas com certeza, alguém ficou bem feliz com essa obra…
Essa é a mais pura das verdades, nenhum pai de família merece passar pela humilhação de ver seus familiares passando fome. Por mais que doa ver o PT fazendo politica com o bolsa familia, acredito que seja digno recebê-lo. Ao sistema de governo resta ser mais eficiente e não permitir que os politicos cometam o crime do colarinho branco. CADEIA NELES…. INCLUSIVE NO LULA E NA DILMA.
Finalmente alguém sensato, que não fica repetindo certas bravatas “de que a classe média trabalha pra sustentar vagabundo.”
Bolsa Família é necessário, mas infelizmente por culpa das prefeituras que gerem esses recursos essa renda é desviada ou vira moeda de troca.
Se não pode alimenta-los não tenha filhos.
Fecha as pernas, já que não pode fechar a boca.
São esses tipos de idéias ultrapassadas que ferram com o país.
Em Israel, o clima é hostil e inóspito, seco, quente e sem vida, no entanto os judeus construíram um império lá que hj é uma potência.
Vc pensa como o típico brasileiro, sempre querendo ajuda do governo pra viver. Alguém aí utiliza o que recebe do governo pra investir em fonte de renda?? E não me venha dizer q não dá pq o custo nesses locais é muito, muuuito barato.
O governo tem obrigação de prover escolas, saúde e infraestrutura, quem tem q buscar alternativas de vida somos nós.
Nasci em uma família humilde, estudei em colégio público na boca da favela, ajudei minha mãe vendendo esfiha na feira e hj, aos 34 anos, sou profissional formado com cursos de MBA e muito bem colocado no mercado. Tenho minha casa própria e boa, meu carro e continuo a crescer. Sabe pq? Pq corri atrás, pq lutei. Pq enquanto alguns amigos ficavam matando aula e gastando o pouco q tinham com cigarro, cerveja e bagunça, eu investi na minha educação, guardei o que sobrava e usei com sabedoria o que ganhei.
Aqueles que me ridicularizavam, a maioria hj não tem nada e muitos ainda levam aquela vidinha medíocre. Esses são os mesmos q hj me chamam de playboy, elitista, etc… a oportunidade foi dada.
E você está de parabéns. Lamentavelmente a grande maioria das pessoas que, partindo de condições semelhantes às suas, deveriam ver no seu bom exemplo um caminho a seguir, preferem se colocar como “vítimas sem chances injustiçadas”. No entanto, sabemos que partir de condições mais desfavoráveis para progredir na vida é, sem dúvida, mais difícil.
Eu acho que nem ao ceu nem a terra, ha que se ajudar mas a ajuda nao pode ser apenas assistencialista, uma vez vi um engenheiro agronomo tentando orientar um senhor de um destes locais onde sempre se perde tudo que se planta e o engenheiro orientava ele a plantar outra coisa entao o homem nao aceitando a orientação disse que plantava aquilo ha mais de 30 anos, dai o engenheiro lavou as maos e disse que ha mais de 30 anos ele perdia colheita.
vc tem razão, estamos ferrado com este PT imundo….
Você é um ignorante.
Marcelo, vc é um pobre de espírito, um fracassado que bota a culpa da sua pobre existência nos outros, é mas inútil pro mundo do que esses pobres do vilarejo.
POLLLLLLLLLLLVO BRASILEIRO A SUA RESPOSTA EH SEU VOTO.
Eu acho que existe o lado social, o próprio liberalismo ecônomico, apesar de ser uma política de direita, tem seu fundamento social, pois depende da sociedade para existir, é baseado no consumo, e para consumir é necessário que o povo tenha capital, enfim… uma coisa leva a outra… o problema de políticas assistecialistas, pura e simplesmente, como o bolsa família ou estes repasses sem supervisão a áreas mais carentes é que não resolvem o problema apenas o amenizam, logo, alguém tem que pagar essa conta, ai a razão da discrepância neste gráfico. O que fazer? Mudar as políticas e ao invés de apenas amenizar, resolver o problema, dando educação, alimentação, e condições para o desenvolvimento de municípios como estes… O Governo deve se preocupar com este tipo de coisa, e deve usar os impostos para estes tipos de coisas… o governo não deve ser empresário, pois não tem vocação para tal, o governo é política, a melhor coisa para o país seria a privatização de todas as empresas públicas, com apoio e supervisão de varias comissões, inclusive independentes, para se evitar fraudes e a utlização do que for arrecadado em infra-estrutura, para dar condições para todas as regiões do País se desenvolver, mas o que o povo não percebe é que muitas vezes não há um interesse real nisto, pois o povo ignorante é muito mais fácil de ser controlado e manipulado…
Concordo com vc Marcelo, as pessoas falam de soberba paulista, etc, mas é muito fácil “gozar com pib” dos outros! O povão de estado pequenos tem que começar a cobrar seus governantes. O psdb/pt/pmdb ( o dragão de 3 cabeças da politica nacional) só transferiu renda pra quem interessava. Não investiu quase nada em infraestrutura e mantém indiretamente esse estados nas mãos dos velhos coroneis e suas familias.
Enquanto ficarmos nessa inércia sem aplicarmos por exemplo UMA GREVE NO PAGAMENTO DE IMPOSTOS ATÉ ESTES SEREM VINCULADOS AO ESTADO E MUNICÍPIOS, TRABALHAREMOS PARA SUSTENTAR OS VAGABUNDOS, QUE ACHAM QUE OS POLÍTICOS TIRAM DINHEIRO DO BOLSO DELES PARA FINANCIAR ESSES VIVEIROS DE PARASITAS.
Sr. Marcelo, seu comentário demonstra falta de conhecimento, pesquise no Portal da Transparência e verá que São Paulo é o segundo Estado que mais recebe recursos do Bolsa Família, só perde para o também enorme Estado da Bahia.
Marcelo deixa eu te dar uma informação: São Paulo não é estado que mais trabalha no país. E, é uma pena saber que, no Brasil, São Paulo seja o principal (ou o único?) polo gerador de riqueza do país. Já pensou se tivéssemos, pelo menos, dez São Paulos? Mais: realmente, a política do PT é suja que dói, mas o Bolsa Miséria tem origem em programas criados por FHC. Sabia?
O desenvolvimento de um estado ou de uma região está atrelado à políticas públicas, a investimentos governamentais.
São paulo só é o que é hoje graças a investimentos públicos realizados no passado. O estado de são paulo não é melhor nem pior que nenhum outro estado do país.
Simplesmente o governo em determinada época e por uma série de circunstâncias, resolveu investir no estado de são paulo.
Circunstâncias políticas,econômicas e de segurança nacional são fatores determinantes para o direcionamento do investimento público.
Nenhum estado trabalha para gerar riqueza para os outros. Cada um contribue com a sua parcela no crescimento econômico e todos juntos geram riqueza para nação.
Tenho uma formação muito boa, fiz graduação, mestrado e doutorado e não dependo de bolsa família. O melhor era dar emprego para a população na minha opinião, mas em um lugar onde a situação é muito difícil e num tem emprego o que fazer? Tem gente que reclama do bolsa família, e devem ser estes playboizinhos, filhinhos de papai que gastam em uma balada ou em um jantar todo o dinheiro de um mês de bolsa família. Não precisam deste dinheiro e ficam falando. Vai em uma favela e veja como a situação é precária antes de falar m…
Pois é, Marcelo. E eu estou tão cansado de que o resto do país ainda vê São Paulo como o grande vilão. Brasileiríssima, no que respeita à má gestão e aos incompetentes de plantão, sofre muito pelo tanto que carrega nas costas. E o resto do Brasil ainda critica e acha que está certo… Afff
marcelo vc pode juntar tudo que tem em sao paulo que nao chega nem perto de toda riqueza que existe nesta regiao criaram essa reserva pra distribuir o vale fome,pra nao deixar explorar o ouro eo diamante o problema é que vc é mais um que nao conhece o seu pais mas eu conheci seu estado venha conhecer o meu antes de escrever besteira.
Até dois ou três anos o Uiramutã vivia a suas custas, e mais sustentava o estado com o agronegócio mas o governo federal resolveu transformar tudo aquilo em reserva indígena e esse é o resultado…deixou muita gente sem moradia, sem emprego e sem dignidade aqui em Roraima.
Pois é, os paulistas falam como se isso fosse algo fora do normal. Em todos os países do mundo existe esse fenômeno, segundo o qual regiões mais desenvolvidas subvencionam regiões menos desenvolvidas. Não é uma política singular ao PT ou qualquer outro partido político. Pensemos nos EUA, onde o norte forte e mais industrializado sustenta o sul mais agrícola; na Alemanha, onde o Leste recebe ainda muitos subsídios dos estados do Oeste no programa Aufbau-Ost. Na Rússia, onde as regiões inóspitas da Sibéria também precisam das capitais localizadas a oeste do país. Assim, essa relação de rico e pobre sempre existirá. As regiões ricas têm que dividir o que têm com as pobres, ser solidárias. Isso acontece mesmo na União Europeia, é uma relação de solidariedade.
Marcelo,
É só você sair desse inferno chamada São Paulo.
Deixa o resto do Brasil parar de comprar de São Paulo pra você ver, se pelo menos terá trabalho.
Acredito que não temos que criticar esse tipo de assistencialismo mas claro em agora ir adaptando para que de frutos, por exemplo as crianças tem que estarem indo a escola para poder receber essa bolsa esmola que o governo dá pois para muitos é extremamente necessário ou seja não são vagabundos são uma classe menos favorecida que estão muitas vezes nessas situação por uma politica mal feita, então por enquanto não adianta cortar a bolsa esmola , mas sim mantela até que o governo consiga com que esse povo possa se alto sustentar de alguma forma fazendo outros planos para que a nova geração consiga sair desce ciclo vicioso e ter dignidade para se sustentar.
Veja só ta certo que devemos rever e pensar em melhorar que os coitado la não merece bolsa e tem que trabalha pois tamo bancando tudo isso com nosso trabalho mas veja como são as coisa esses gastos para o pais é ínfimo comparado a corrupção e ao dinheiro mal investindo, na própria cidadezinha ae ela primeiro na minha opinião tinha que ser é um distrito tem 8 mil abitante só o que acontece tem prefeito vice e 9 verdeador mamando, esse tipo de coisa que tem que mudar no pais, e se querem manter esse titulo de “CIDADE” então tinha que ser tudo trabalho comunitário pra que esse mundaréu de gente vereador e prefeito etc ,,coloca um representante local só e ta bom…. Onde eu quero chega é tem coisa muito mais errada no pais que deve ser mudada e quanto a ajuda esmola não ta errada mas sim tem que ser aprimorada para gerar frutos ao pais …. Se o Brasil nao mudar sua politica geral esquece seremos um pais eternamente de terceiro mundo..
Isso explica por que o PT quer tanto aumentar o IPTU. Quer deixar São Paulo igual a Natal, ou seja, quer deixar o paulistano dependente do Estado para sua economia. É isso.
Na maioria das cidades sem industria ou agricultura, o PIB deriva maciçamente de 3 fontes: 1- FPM que paga o salario do pessoal da prefeitura; 2 – beneficios previdenciarios na espécie LOAS; 3 – bolsa familia. é o PIB às custas dos outros, que perdem parte do seu rendimento em impostos, diminuem sua capacidade de gerar poupança e consequentemente, de gerar investimentos. Daí o país não cresce.
Seria no minimo sensato completar a noticia sobre como isso reflete no municipio.. indice de desemprego, estrutura, escolaridade. Isso não é um escândulo muito mais do que é um modelo, talvez muito essencial no mundo corporativista imperialista sem regulação nenhuma internacional que fecha os olhos socialmente a quem está ali para fornecer só a exploração da sua terra.
Correto, Heitor, notícia pela metade distorce a verdade e suas conclusões. Se ali não tiver esse dinheiro a população vai para outras localidades, gerando problemas sociais, violência, favelas, deixando o local para desmatadores, invasores estrangeiros, etc.
Pode Brasilia ter a maior renda per capta do Brasil? Pode….o pais sustenta uma maquina pesada dos 3 poderes,e ficam pegando no pé de cidadezinhas pobres.
muito bom. é isso mesmo
nao quero acabar com brasilia ou capital planejada nem nada, mas o gasto ali envolvido poderia ser 30% menor com certeza.
Alem disso eu conheco e ja morei em RR. A situacao la e diferente de uma regiao que vive do bolsa familia e é pobre mas pode se desenvolver como o sertao.
Alem disso, o governo poderia explorar reservas minerais. metade do estado é reserva indigina nao atoa. É para q nao se mexam nelas até quando o interesse publico quiser. Além disso deveriamos nos preocupar mais com a pessima infraestrutura da regiao. Ali realmente o estado nao se faz presente. Isso é uma ameaça inclusive pra soberania.
Bom por fim o unico cara que tentava produzir em roraima era o produtor de arroz q teve sua fazenda tomada pra terra indigina e que os indios nao precisavam dela continua e daquele tamanho. Aí fica dificil…
Uma coisa q podemos discutir: por que o Brasil possui tantos municipios? E pra manter a maquina politica e a roubalheira. O brasil poderia ter muito menos municipios do que possui. Uiramutã certamente nao tem necessidade de existir
Engraçado que só reclama quem não nasceu preto, pobre e nordestino/nortista… tem casa própria, trabalho estável, filhos em escola particular, carro, viaja nas férias, a casa inteira tem iPhone, fim de semana come o que quiser… hilariante esse povinho brasileiro. Se acreditasse em reencarnação, essa “zelite paulista” nascia no coração da Etiópia.
Do jeito que você fala, parece que todo paulistano é rico e puramente paulistano. É uma região formado por brasileiros de todos os cantos e imigrantes. E a diferença entre São Paulo e o norte do país é que aqui a economia é muito mais estruturada exatamente porque a iniciativa privada impera. Enquanto no norte/nordeste, infelizmente o povo fica dependente de caudilhos corruptos. Isto é, o povo norte/nordestino não tem que culpar o “Sul” (que, com muito orgulho, está cheio de nordestinos). Tem que lutar exatamente contra as suas elites regionais que controlam o poder político para sujeitar o povo nordestino as suas vontades nojentas.
Caro Carlos, sua análise é muito superficial, quase uma piada, é uma idéia ultrapassada, coisa da década de 80, favor se informe mais, hoje temos internet, faça uma faculdade de economia ou um curso de história, acrescente análises não discutidas em universidades de pensadores livres e verás que o motivo da desigualdade no Brasil é muito mais séria, imoral e covarde do que sua simples constatação do mundo atual.
E a sua mais superficial ainda. Tanto que teu argumento é dizer “piada”. Com certeza quando opino em um jornal, não preciso usar minha formação universitária. Mas na internet é assim: todo mundo é sabichão, arrogante, ofensivo. No mundo real, é um frouxo e covarde. Seja honrado e dê sua opinião sem desmerecer a dos outros. Mesmo porque aqui não há espaço para uma tese. Teu comentário é típico dos tolos que acham saber a verdade do mundo. Normalmente esses são os mais cegos, pois são doutrinados em ideologias totalitárias “salvadoras” do mundo.
E meu amigo, devemos ponderar se e melhor essa ajuda e manter as pessoas onde estao ou eles migram para Sao Paulo e outras grandes cidades e criam mais uma favela.Ou que sabe deixa esse pove morrer de fome….
Olha, eu trabalho muito, as vezes 20 horas por dia, para ter casa, carro, etc…hoje só não tem estudo, formação profissional quem não quer. Ate na Tv podem (e milhares de Brasileiros fazem isso) estudar, fazer provas e se formar.
A grande verdade do nosso Brasil é que o sul e sudeste sustentam o resto do pais. E para um governo que precisa de um povo analfabeto, dependente das bolsas que geram votos, isso é ótimo. Temos hoje mais de 14 milhões de familias que recebem o BOLSA FAMILIA, em uma conta muito simples, com 4 pessoas que votem em uma casa, isso significa 56 Milhões de votos para a perpetuação dos petistas no governo. Quando o PT sair, vamos ficar com a maior dívida interna e externa da história do nosso pais…e sabe quem vai pagar isso? Os 4 estados que sustentam a nossa economía…Cada estado deveria ser autosuficiente…só gastar o que arrecada…e parar de viver de FPM, etc.
eu trabalho desdos 8 anos d idade passei necessidade de muitas coisas ms isso nunca foi desculpa p ser vagabundo sustentado pelo governo
SE NÓS TEMOS IFONE E ETC ,É PQ TRABALHAMOS DURO O ANO INTEIRO E NÃO DAMOS IMPORTÂNCIA À CERTAS IMBECILIDADES COMO CARNAVAL E FUTEBOL.PT ,PARTIDO DE PARASITAS E CORRUPTOS,QUEREM SE APROPRIAR DE SÃO PAULO COM O MESMO PÃO E CIRCO QUE DISTRIBUEM PELO NORTE E NORDESTE.
*nasceria na próxima vida na Etiópia.
Governo assistencialista , de essência comunista . É a classe média que sustenta todas essas pessoas humildes que , por terem fome , sem instrução , capacitação e discernimento , não tem quaisquer condições de refutar a corrupção , safadeza e outros . Afinal , o que importa para quem tem fome é de onde virá o próximo almoço .
Folha, Estadão, Globo, etc, como sempre fazendo um excelentre trabalho. É isso aí mídia tradicional: vamos esquecer completamente a exploração, escravização e genocídio dos índios. Vamos esquecer porque há negros no Brasil. Vamos ignorar a desigualdade de renda. Vamos apenas jogar a culpa nos desprivilegiados. É o que a velharia reacionária adora (basta ler os outros comentários).
A informação é valiosa para que políticas sejam adotadas no sentido de equilibrar os investimentos públicos o País. A reserva indígena Raposa Serra do Sol é patrimônio do Brasil e do Planeta Terra e contingencia o desenvolvimento de Uiramutã, RR, e todo o Brasil paga para a conservação da reserva não somente São Paulo. Alguns paulistas acham que São Paulo ainda é a locomotiva do Brasil mas São Paulo somente é São Paulo porque o Brasil todo consome lá sem precisar de alfândega. Não é só o paulista que trabalha não e grande parte do PIB de São Paulo é alimentado por Minas Gerais, Rio Janeiro , Paraná, Bahia…. Se o Brasil parar de comprar em São Paulo o PIB de lá será menos de 1/3 do que é hoje.
Concordo plenamente com vc. Mas isso vale para todos os estados. O PIB é gerado pelo consumo e não pela produção, SP produz muito pq o Brasil consome muito.
Se o Brasil para de comprar de SP e o estado sair da federação, SP poderá vender tranquilamente sua produção para o restante do mundo. Simples assim. Porém, sai mais caro aos outros estados comprar no exterior do que comprar de SP. Portanto, a argumentação petralha não passa de um ópera bufa…
São Paulo vai vender seus automóveis, geladeiras, fogões pra quem? pra China kkk, pra Europa kkk, Pra África kkkk (não tem dinheiro). O Nordeste é o segundo mercado consumidor do Brasil (55 milhões de consumidores e PIB igual ao do Sul do Brasil) e paga mais de 90 bilhões de reais pelos automóveis de São Paulo que está chiando porque a Argentina que compra 5 bilhões de reais quer diminuir 27% das compras. Se o Nordeste importar da Argentina e da China as indústrias de São Paulo quebram porque não há mercado no mundo para suas geladeiras e automóveis.
O Nordeste em 2014 vai produzir 1 milhão de automóveis (Ford 300 mil, Jac Motors 300 mil, FIAT 300 e troller e outras).
nessa cidade com certeza existe empresario q tem interesse em manter isso, ou nao existe politicos capas de resolver os problemas da regiao, se a maior parte dos municipios do brasil estao se desenvolvendo porque la nao existe algo errado
Alguém já ouviu alguém dizer que o povo quer mesmo “Pão e Circo”. Que dirá uma bolsa disso ou da quilo. Que venha o Circo! Para completar o Estado de Roraima faz divisa com dois países, sendo que um deles oferece uma moeda de troca vinte e duas vezes menor que o Real. Moral da “história”, o comércio de Boa Vista em pleno Natal esta às moscas! “LITERALMENTE QUEBRADO”. Sem fiscalização fazendária na divisa O que esperar. Que venha o Circo, pois o pão esta em falta!
Não é por falta de fiscalização fazendaria na fronteira que o estado de Roraima esta quebrado, mas, sim por pura incompetencia do seu governante corrupto.
bolsa familia bolsa escola que diabo de tanta bolsa!! porque nâo bolsa trabalho? este governo do PT só aumenta essa tarefa porque nâo sabe administrar,, gerando trabalho onde nâo tem? nâo seria mas digno? o povo viver com o dinheiro de seu proprio trabalho? ou é porque ganhando essa bolsa, tem voto garantido? fora PT só sabe aumentar bolsa familia, que até vereador estava ou ainda está recebendo essa tal bolsa
Quantos comentários mesquinhos… Realmente, os mais ricos estão mais pobres, para que os miseráveis fiquem menos pobres. Os comentários racistas e separatistas são desnecessários para uma nação. PS: não sou petista, não gosto do PT, mas gosto menos ainda da classe medi-ocre.
É um absurdo e manobra política…
não inteligente e sustentável um povo brasileiro como hj passar geração após geração miserável a não ser que seja favorável para alguém.. esse povo não merece isso .. mas se acomodou com isso..
é minha opinião.
Opiniões egoístas e de fundamentos fracos, deveriam estar cobrando mais transparência e honestidade de Políticos locais. O que seria de São Paulo sem a ajuda política de outrora? Roraima é terra de fronteira e se o Brasil age desta forma é para proteger suas terras! Se não entenderam voltem a estudar!
Ja estive neste estado, e pelo que ví lá, em verdade gostaria de saber onde aí existe alguma autonomia, econômica ou outra qualquer. O que se vê em qualquer espaço daquele estado, é que o Brasil não é dos brasileiros. A frequência de estrangeiros nos hotéis e pontos de negócio é esmagadora e assustadora. Mas e daí, deve ser a globalização. Mas tentem entrar nos países deles como eles fazem por aqui.
Nesta cidade, por onde se anda, só deve se escutar o povo reclamando, que o bolsa família não pra comprar a tão cobiçada calça de R$300,00! piadinha pra descontrair o clima tenso dos comentários kkkk
Muitos comentários de esquerda aqui! Não quero que as pessoas tenham fome (como foi colocado aqui) mas não acho justo que sobrevivam do trabalho dos outros, o que é apenas parasitismo. Devemos criar condições e não bolsas! Educação e não esmola! As filhas do bolsa família estão se tornando mães do bolsa família! Isso é saída?
Moramos num dos maiores países do mundo, onde a cultura sempre foi da exploração e corrupção, sou nordestino, saiu as 5:00 e chego as 23:00h, não me importo de dar a minha contribuição aos menos favorecidos, entretanto, essas bolsas já estão operando de uma forma que acomodou a maior parte dos beneficiados. O que falar do imposto de renda de nós trabalhadores normais, o que falar da aposentadoria dos politicos corruptos, super-faturamento, fraudes e etc, precisamos acordar.
Como me inscrevo no bolsa familia? e quanto ganho mensalmente? tenho dois filhos, um vai pra universidade e outro fará ensino médio profissionalizante pelo senai, tudo isso tem gasto.
e prometo que voto no pt.
Eu quero ver quando os miseráveis que querem ficar menos pobres terminarem de afogar a classe que sustenta este país, como faremos para continuar o “SUSTENTALISMO” dos necessitados.
A realidade é triste mas falir toda a população por causa de uma fatia dela… aí também não!
Matéria maldosa, e é um factóide para alimentar a desinformação e o ego dos que pensam que o Brasil é somente São Paulo.
Já contou as casas de Uiramutã? um vila perdida na selva, (30 casa)sem ligação por terra, no meio de um reserva indígena ONDE TODA ATIVIDADE ECONÕMICA É PROIBIDA.
Lamentável essa matéria mentirosa e enganadora.
Mostra percentual e não mostra números.
Humberto,
O texto esclarece que se trata de uma reserva indígena com restrições à exploração econômica.
isso e a cara de um governo sem cara
aos pouco o PT infelistmente está acabanco com o Brasil sé eles aplicace 10% daquilo que é desviado estaria ótimo. (vergonha administração petista = pe de chinelo)
Vejo muitos aqui reclamar que SP sustenta o resto do Brasil, que o Norte e Nordeste somente gastam, mas são comentários de pessoas que não conhecem a formação econômica deste país, desde o governo militar queriam pulverizar as riquezas e existia a intenção de proteger melhor nossas fronteiras, bom, como exemplo maior, foi criado a Zona Franca de Manaus, que durante anos trouxe muito desenvolvimento para a região, onde meados dos anos 80 na cidade de Manaus mais de 70% dos carros eram importados, enquanto o resto do Brasil andavam de carroça(isso pq só tem índio como dizem no sudeste) a população comprava produtos de qualidade para suas casas que SP nem sonhava em ter no seu comércio. Agora pergunto, o que aconteceu??? Sp e seus grandes empresários, preocupados em centralizar o ICMS e outras arrecadações, preocupado com o desenvolvimento do Norte, paulistas que enchiam de dinheiro Manaus comprando video-cassete e tvs de 60″, com a sua bancada política e conservadora de centralizar no eixo sudeste, boicotaram a ZFM, hj, o que é produzido em Manaus acaba sendo recolhido boa parte da produção por SP, ZFM virou montadora e SP arrecadação. Daí consequentemente o Brasil perde, pois a centralização de dinheiro ficou em Sp, atraindo pessoas do Brasil todo, inchando a região, prejudicando o crescimento do País e resultando em cidades grandes cheias de problemas, de quem é a culpa?? Industria paternalista e paulista!! Agora aguenta playboy!!!
Caríssimo, procure se informar melhor. Terra de bandeirantes, São Paulo ainda é locomotiva. Prova disso é o enorme contingente de brasileiros que vem buscar uma vida melhor aqui…
Bom, em momento algum concordei ou não em são Paulo ser a locomotiva, o ponto é exatamente ter assumido esta postura, uma postura conservadora que somente prejudicou o estado de SP, qual a vantagem de ser a única locomotiva, final, não é mais a única, isso para quem se informou sabe que os mercados são ligados, internet é o maior varejista!! A pergunta é, qual foi a vanatagem em ser ” a locomotiva”, ganhou o que com isso?
Uma análise séria seria considerada ‘preconceituosa’. As poucas pessoas com algum nível intelectual entendem o que não escrevo… porque outras não admitem o que não querem ler…
Parabéns Rafa pela sua resposta aos comentários, o povo nestas regiões são sim dignos de todo o respeito. São verdadeiros guardiões de fronteiras que precisam ser entendidos e respeitados, lá seus trabalhos não geram economias, o mercado formal é inexistente ao ser comparado com nosso dia a dia. Vender para quem??? Transportar como???
Mas veja, o lado bom de Uiramutã: não tem arrastões, não tem chacina, não tem engarrafamento, não tem enchentes, não tem latrocínios, não tem estupros, não tem poluição, não tem assaltos, NÃO TEM FAVELAS, não tem STRESS PRÉ – Traumático ( o cara sai pra trabalhar e não sabe se volta vivo), não tem…
Aqui em São Paulo tem o Vale do Ribeira que é mais ou menos assim e eu nunca vi as cidades de Cajati, Jacupiranga, Registro , Barra do Turvo dependerem tanto como esta cidade depende do Estado..
Absurdo, o Brasil está virando uma grande repartição pública.
Concluindo. Países de 1º mundo, desconcentraram as industrias, investiram no potencial de cada região, ligaram ferrovias, ampliaram portos, povoaram, investiram em energia limpa, e hoje, possuem várias cidades civilizadas, desenvolvidas, facilitando o controle social em todos os seus aspectos e facilitando a vida dos seus gestores, enfim, Brasil, se resume economicamente em SP.MG e RJ, tanta centralização econômica que favoreceu pouquíssimos e prejudicou, estressou e escravizou milhares de pessoas brancas, morenas de paleto, respirando ar poluído e sem liberdade de aproveitar tanta riqueza acumulada. Acorda Brasil, a culpa não é somente do PT, esqueceram do PMDB e outros mais. O Brasil precisa é de educação política, não de currículo e mestrados, pratica, experiência, visão, sair da bolha. Abraço a todos e sejamos felizes, somos brasileiros sacrificados e não é só 0,20 centavos.
A maldosa reportagem fala de gastos de míseros 11 milhões de reais kkkkk e achiadeira foi grande.
Agora lembrem-se que SÓ NO PROJETO E PAGAMENTO DE DIRETORES do trem-elefante branco-bala, já foram gastos 1 bilhão de reais, num projeto que vai dar prejuízo mensal a nação se for implementado, por que será deficitário, o próprio governo diz isso. MAS ESSA PRÓPRIA MÌDIA FICA CALADINHA, falando na ninharia de 11 milhões, e de rir mesmo.
Parabéns Humberto, colocação perfeita, o governo paulista gasta muito mais, é fácil culpar os outros para buscar um conformismo com uma situação e realidade pior.
A região é bonita, rica em recursos minerais e naturais mas falta ao poder público fderal defenir normas para exploraçao das terras índigenas. Ao IBGE faltou mostrar as etinias da população local.
Isso sim que é mamar nas tetas do governo!
Por este e por muitos outros o Brasil NUNCA SERA!
Como esta coisa de dó do pobre, pobre tem que levantar cedo e ir trabalhar… por mim faz como empresa que não dá riqueza, fecha esta coisa! Quem quer viver que dê seus pulos
É digno de compaixão o estado de espírito de algumas pessoas. Deus, na sua misericórdia, ainda que essas pessoas não o queiram, há de dar entendimento para que elas consigam entender que os miseráveis devem ser assistidos. O que o governo do PT faz é correto e deve fazer. Nós, cristãos verdadeiros, que assumimos como prática os mandamentos de Cristo, concordamos com os programas sociais. E se em decorrência deles o PT continuar vencendo eleições, é sinal de que a maioria do povo aprova tais medidas.
O fato do PT ter voltado a atenção das políticas governamentais para assistir o povo rendeu votos, sem dúvidas. Mas isso não depõe contra esses programas sociais. É dever do Estado, sim, fazer isso. Se outros governos não o fizeram, erraram. Ademais, esses programas sociais do governo são muito elogiados por outros países e pelos organismos internacionais. O PT criou um paradigma de programa social para o mundo e isso gera conflitos de ideias, claro que sim. Se o PT aproveita disso para angariar votos, isso deve ser perguntado aos eleitores beneficiados com os programas, afinal, o poder é do povo e maioria decide quem deve governar, conforme um óbvio princípio da democracia.
No caso da vila indígena, não há discussão da necessidade do alcance do benefício. O que não compreendo é o como se defere um benefício desses a um indivídou de boa saúde que mora numa grande cidade como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador ou Fortaleza, sendo que nestas cidades a taxa de desemprego gira em torno de 4%. Eu moro em São Paulo e afirmo que não se encontra trabalhadores dos setores primários. O indívidou se acostumou na condição de miserável, sem qualquer ambição de trabalho a fim de buscar uma melhor vida.
Esse monstro adalfaneto de luladraco acabou cruiando um tipo de cidadao de quinta classe com a tal bolsa esmola que segura o bando de bancidos no poder. Hoje uma diarista, umservente de pedreiro um cuidador de sitio ou cghacara nao mais existe porque recebem a besmola e tem medo de ter outra atividade e perder, A Ruth Cardoso ajudou a quase 9 milhoes de pessoas mas com criterio e assim que o individuio se sentia apto, ela inclusive cobrava isso ele encaixava num trabalho, motivava a ambiocao de crescimento na pessoa e nao esse exemplo as criancas que aprendem desde cedo que sao dependentes do estado que cobra tanto de poucos para sustentar até uma parte que precisa mas que na sua maioria é formada por bandidos e “companheiros”que dao os votos e se acomodam. Mas que esperar de uma gente dessa que tendo tomado de assalto o poder usam essa arma sórdida pagando com um vale os votos dos incautos para se perpetuar onde a maioria. eleitores miseraveis e politicos sao Bandidos? O meu amor e orgulho pelo Brasil, como o de muitos que enojam disso, ja foi maior.
De onde é que sai os maiores INIMIGOS DO DESENVOLVIMETO DO NORTE E DO NORDESTE? Resposta: Do Sudeste.
O Nordeste hoje é sangrado em sua economia, por causa de compras pela INTERNET. Os governos estaduais quiseram taxar produtos para encarece-los e forçar a compra dentro dos Estados e São Paulo entrou na Justiça contra essa medida e o caso foi até ao STF, que prejudicou os Estados do Nordeste.
A lei Kandyr (de São paulo) isenta de cobrança de ICMs da exportação de prudutos primários, minérios prejudicando a Região NORTE que exporta (Vale) mais de 30 bilhões de reais e não recebe nada em troca, somente míseros royalties, ficando somente um buraco no solo dos Estados.
É do Sudeste e do exterior que parte a maior resistência para construção de estradas no Norte e a fronteira agrícola, não querem agricultura e pecuária no Norte, (a estrada que vai ligar manaus a Porto Velho tem a resistência dos estrangeiros e dos políticos do Sudeste e ONG$) até hoje a estrada não terminou por causa disso; O Governador de Pernambuco foi à China e trouxe a Sacman Motors Fábrica de caminhões (1,5 bilhão de reais), escolheram local em Caruaru e o Rio de janeiro na calada da noite, (roubo mesmo) ofereceu mais, e levou a fábrica. numa baita traição e sacanagem para com Pernambuco, a lei automotiva prejudica o Nordeste porque as montadores continuam indo pra São Paulo e os migrantes também, VOCÊS QUEREM TUDO, QUEIRAM TAMBÉM AS FAVELAS E OS MIGRANTES.
FALAR É FÁCIL, MAS O BURACO É BEM MAIS EM BAIXO.
Isso aí Humberto, queriam tudo, agora aguenta, este é o preço, a população paulista esta sofrendo o que seus parentes construíram, desenvolvimento a custa do subdesenvolvimento de outras regiões. Mas a visão preconceituosa e a falta de estudo geram ignorância funcional.
Meus amigos e conterrâneos: na reserva indígena Raposa/Serra do Sol existe uma imensa reserva de Nióbio, metal super necessário para a industria moderna, ainda não explorada de forma racional, comercial e industrial. Se houvesse vontade política de parte do nosso governo para solucionar o problema indígena e se essa reserva fosse explorada e administrada por uma estatal nos moldes da Petrobras ou (meio)-privada como a Vale toda a pobreza do Brasil se extinguiria e não estaríamos aqui discutindo essa triste esmola do bolsa família. Lógico que teríamos de ter Escolas de qualidade preferencialmente para formação profissional, UPAs, Hospitais , Segurança e tudo mais que uma boa cidade civilizada necessita.
Resumindo…se o governo não roubasse tanto, não gastasse mal, não se preocupasse com reeleição mas sim com o povo….aplicasse tudo em projetos que gerasse mais educação, frentes de trabalhos nos locais pobres, em infraestrutura (estradas – ferrovias – portos – aeroportos), etc.e, principalmente, se o povo gostasse de trabalhar, teríamos um Brasil com muito menos pobres e dependentes de esmola do governo. Alguém ai já falou, muitos países árabes onde só tem deserto hoje são potências, assim como tem outros países da região que são pobres…um investiu na educação etc…outros…estão rezando em suas tendas de lona até hoje. Em qual deles deveríamos nos espelhar???
Há um componente trágico no norte do país. São estados cujo desenvolvimento é essencial para a segurança do país e para a economia, com produção de alimentos e extrativismo, sobretudo em Roraima, cuja topografia e vegetação é diferente da região amazonica. São novas fronteiras, que podem absorver grandes agricultores que produziriam alimentos que poderiam ser exportados para a América Central, Estados Unidos e Europa. Mas sob a falsa política indigenista, o país vai abrindo mão de partes importantes de seu território para quem nada produz, mas exige investimentos do governo para sua sobrevivência. Em tese, quando vc dá ao indio terras em profusão, ele deve produzir e viver conforme sua cultura, mas vem se tornando mais um canal de desvio de dinheiro e o indígena assentado continua improdutivo, vivendo dos favores do governo.Se é para devolver as terras para seus verdadeiros donos, fecha o Brasil e devolve tudo aos remanescentes.
Simplesmente isto não é um município, é um latifúndio que encontrou meios de locupletar às custas do restante dos brasileiros, graças ao famigerado pacto federativo brasileiro. Tenho certeza que lá o prefeito e os vereadores são nobres, ganham bem, andam de limousines, são tratados como autoridades, enquanto o restante da população está comendo grama. Ou outra coisa do chão.
Eu só gostaria de ter a opção no meu holerite no desconto do IR a seguinte questão: Contribuir com os programas sociais ( ) sim ou ( ) não. Tenho a absoluta certeza que á história seria outra.
A conta não está fechando, pois se a carga tributária é da ordem de 33% e se faz uma economia de 4,5% para pagamento de juros. O peso médio do setor público deveria ser de 28,5% e não 13,9%. O que ocorre é que os 14,6% entra nos estados e municípios de forma indireta, como por obra do Itaqueirão que tem dinheiro público, mas é contabilizado como sendo de construtora.
Faltou só dizer o número de habitantes do município, que pelo sexto parágrafo, deve ser pelo menos 10.000 pessoas.
Edson,
A população do município é informada no quadro: 8.573 habitantes em 2011.
Pergunta se auguem que trabalhar nesse lugar, para ver a resposta.
À parte de toda essa discussão sobre o destino do dinheiro público, se alguém quiser saber um pouco mais sobre as belezas do município de Uiramutã, aí vai o link em que relato minha experiência turística por lá: https://marciorosa.wordpress.com/2012/03/13/471
ESSE É O PAIS DO FUTURO!!!!!!!!!
Agora ta explicado porque o PIB de Brasília é o maior do país comparado a França…. ta mais que explicado!!!
OS PAULISTAS DÃO SHOW DE IGNORÂNCIA QUANDO O ASSUNTO É CONHECER O RESTO DO PAÍS!
MEU DEUS,TANTA TERRA LINDA E FÉRTIL DEIXADA INUTILIZADA POR QUESTÕES IDEOLÓGICAS. PAÍS DE BURROS.
Muito simples, pessoas formadora de opinão precisam colocar em discussão com pessoas menos esclarecidas e como funciona esse governo Petista que está destruindo o sonho das pessoas empreendedoras de que eles tanto precisam para manter essas bolsas tudo. Quem paga a conta somos nós. Eleição está ai. Continuem votando em branco ou anulando seu voto ou votando no PT, PMDB e aliados. Olhem para onde vamos. Não joguem seu voto fora. Fora é a sigla que está no governo federal. Eles é quem mandam. São eles que precisamos tirar.
Qual seria a opção de atividade econômica na região que gerasse renda para a população local e não para os investidores?
Quanta opinião com requinte facista! E triste é que, com certeza, a maioria teve acesso ao melhor tipo de educação (particular). Se pegarmos o ‘sem oportunidade’ lá do extremo norte, terá muito mais inteligência e grandeza que aqueles do grande centro que teve toda a oportunidade. Que pena. Depois de rodar o mundo, percebemos que as aglomerações urbanas não ajuda muito no intelecto do indivíduo, nada significa mesmo sendo este exposto a todo tipo de ‘novidade’. São somente um aglomerados de fábricas!
A falta de CONHECIMENTO é uma lástima – Com o Advento das Capitanias Hereditárias, foi iniciado o POVOAMENTO DO BRASIL – com MARQUES DE POMBAL – O Sudeste e o Nordeste eram Equivalente em Riquezas – houve um Massacre na Economia do País via Café com Leite, sendo que o RIO era a Capital Federal – O Norte Brasileiro, só com Barão do Rio Branco, que conhecemos nossos Limites – com a NOVA REPUBLICA e após os Anos de CHUMBO é os Brasileiros tomaram conhecimento do Tamanho do Brasil – As reservas Minerais maiores do MUNDO estão no NORTE – o OURO contido em RR sustenta o Brasileiros por Década – O Ouro, Manganês, Minas de Ferro e o Petróleo no AMAZONAS e no PARÁ somos 100 vezes maior que a bacia de Campos-RJ – A Maior JAZIDA DE GÁS NATURAL é no MARANHÃO e em breve o PIAUÍ vai exportar Água Mineral para todo BRASIL, pois é o Maior Lençol do MUNDO – o que falta é exploração Sustentável – Vamos conhecer as RIQUEZAS do nosso BRASIL e Investir em E D U C A Ç Ã O !!!!!! – QUER viver bem – VEM PRO norte DO BRASIL – Conheço os 26 Estados e o DF – e mais NOVE PAÍSES – Aqui no BRASIL é Melhor !!!
E de cabresto em cabresto o governo do PT vai se instalando, crescendo, se avolumando, cada vez mais vermelho, depois, oh, será foice e martelo no povo que nada vê, desse país.
É triste ver uma elite escrota criticando ações que socorrem a miséria no país. São todos favoráveis à meritocracia. A grande maioria começou a trabalhar após os 25 anos de idade, ganhou carro de presente quando completou 18 anos, viajou pro exterior presenteado pelo pai ou pelo avô, pode estudar desde a pré escola em ótimas escolas, e por mérito, claro, foi aprovado em universidade pública – as melhores do país. Fácil criticar, não é mesmo?
São Paulo pode até ser a locomotiva, mas o combustível dessa locomotiva é o mercado consumidor, principalmente do Nordeste (55 milhões).
Ver GOOGLE: Balança Comercial dos Agronegócios Paulistas e Brasileiros no Ano de 2012.
O Brasil tem 500 bilhões de dólares em reserva e nenhum dólar foi contribuído por São Paulo porque é deficitário na Balança comercial externa.
SÃO PAULO É DEFICITÁRIO NA BALANÇA COMERCIAL, depende do Nordeste e o do mercado interno para manter a indústria funcionando. COMO? SP importa 70 bilhões de dólares e exporta 50 bi de dólares, tendo um déficit de 20 bilhões de dólares. COMO PAGA A CONTA SE NÃO EXPORTA O SUFICIENTE PARA OBTER OS DÓLARES? R: vende para o Nordeste e para o mercado interno brasileiro, obtém real, vai ao Banco Central, troca por dólares e paga as importações, portanto dependente do Nordeste e do Brasil para manter a economia funcionando.
Grandes recursos saem do Nordeste para São Paulo pelo pagamento por automóveis, geladeiras, máquinas de lavar…
Meu Deus, estão reclamando porque um município de Roraima recebe 80% da ajuda do governo, já viram a estimativa de população do Estado de Roraima, não passam de meio milhão e sendo que mais da metade, desses meio milhões, vivem na capital do Estado. O que eu estou tentando dizer é que uma parcela mínima de pessoas, de Uiramutã, recebe essa bolsa esmola. Alias, isso não e o pior, o Estado de SP é o segundo Estado que mais recebe o bolsa esmola, paulistas deviam começar por vocês, vocês é que pagam mais impostos, seguido por Rio de Janeiro, Minas Gerais e outros Estados mais populosos do Brasil. Nos somos o que sustentamos tudo isso.
Lendo todos estes comentários só tenho a lamentar: como um país onde seus filhos não tiveram nenhum estímulo à educação e pior foram influenciados pela TV (GLOBO)massificados, reduzidos poderiam compreender este país tão lindo e querido. Para que estudar? se a gente pode sempre ouvir bobagens e mentiras? Cada um tem o governo que merece mesmo que não mereça. Aqui dos que vieram, muitos puderam progredir um pouco e tiveram suas carteiras de trabalho assinadas, estudaram e não foram tratados como escravos: como vi em alguns estados do NE. Obrigada.
Rezem para Uiramutã continuar existindo. É uma das únicas coisas que evitam a posse completa da reserva indígena Raposa Serra do Sol pelos estrangeiros. Os índios são meras marionetes nas mãos da Igreja Católica e ONGs estrangeiras.
Aos brasileiros do nordeste, centro-oeste, sudeste e sul que acham ruim sustentar essas cidades, fiquem satisfeitos, pois mais de 50% do estado de Roraima e Amapá são reservas indígenas ou ambientais, e ainda estão querendo criar mais, inviabilizando ainda mais a agricultura do pequeno produtor. Este é o custo da Máfia Verde e da corrupção instalada em nosso país.
Os que pedem e decidem a criação destas reservas não são do norte, são os “intelectoides” enfiados nas universidades do centro-oeste, sudeste e sul do país.
Se o país soubesse a metade das coisas que acontecem por aqui, ficariam de cabelo em pé.
Pesquisem na internet os termos “Invasão Roraima 1993”, saberão uma parte.
Assistam ao documentário “FAB 2068” que está no youtube.
A nova parte da história é a exploração de minérios em terras indígenas. Pesquisem que pleiteia a exploração, quem apoia e qual o grau de parentesco.
A máxima diz que o povo precisa de pão e circo. Pois bem….o pão está sendo dado por um sem fim de Bolsas Esmolas….Nisso o povo cordeirinho está satisfeito…O circo está em faze final de ser dado pela Copa do Mundo e Olimpíadas, afora que nós vivemos um eterno Carnaval….
O que ninguém pensa é que esta é a ÚNICA forma de se obter votos e se manter no poder, escravizar a população com Governo Populista que só enriquece o PARTIDÃO e deixa o povo mais e mais dependente!!!!
ACORDA BRASIL!!!!!!
Nossa quanta revolta! pobres indignados com a vida esse é Brasil Meu filho! terra tomada por mercenários e corruptos ladroes safados… Essa migada dada pelo governo ao município de Uiramuta que tem 90 %da população indígena não é nada, não é nada em frente as terras invadidas tomada a força. E depois sabemos que estas mesmas terras que se dizem Reservas indígenas , não são dos indígenas como a mídia fala. Então de tudo pago pelo governo ainda é pouco, os indígenas não são vagabundos como ditos por alguns desconhecedores que dizem-ser brasileiro apenas somos diferentes, não precisamos acumular bens para mostrar força ou domínio sobre o outro…