Proporção dos que não trabalham nem procuram emprego cresce para 44,3%
Ao longo do governo Dilma Rousseff, cresceu a proporção das pessoas que não trabalham nem procuram emprego, o que ajuda a explicar a queda das taxas de desemprego no período.
Segundo dados do IBGE referentes às seis maiores regiões metropolitanas do país, esse contingente cresceu, entre 2010 e 2014, de 43% para 44,3% das pessoas em idade de 10 ou mais anos de idade.
Ainda pouco estudada, essa tendência pode ter explicações mais favoráveis ou menos.
Do lado positivo, jovens passam mais tempo na escola e adiam o ingresso no mercado de trabalho; além disso, mães beneficiadas por programas sociais optam por deixar empregos precários para cuidar de seus filhos.
De negativo, suspeita-se que trabalhadores aproveitem brechas nos programas de amparo para passar períodos fora do mercado. Sintomaticamente, o governo apertou as regras do seguro-desemprego e do auxílio-doença.
Ficou alguma dúvida? Faltou alguma informação?
Pergunte na área de comentários ou pelo Facebook.
É uma conta meio mal explicada essa conta de 44% não fazer nada. Apartir de 10 anos de idade?E se a pessoa tem trabalho informal ela cairá nos que não trabalham e não procuram emprego ?
Se ela declarou que trabalha, estará entre os empregados.
Trabalhar pra quê se eu posso roubar você e sua família, te matar e receber salário na cadeia (que você paga) pra sustentar a minha? Pois é … vamos ficar deixando tudo quanto é político ficar batendo na nossa cara e nos chamando de trouxas até quando?
A Veja anda de enganando direitinho hein.
Pessoal,
vamos falar sério?
Cadê o percentual em relação à população economicamente ativa?
Sei e a gente que paga pelos vales bolsa e pela a incompetência e corrupção do estado…
Num país animador como o Brasil o dinheiro que você ganha no presente é o dinheiro que o governo lhe tomará no futuro. trabalhar pra que? pra dinheiro pra ladrão ? Brasil único país no mundo que não trabalhar e não ter nada é lucro. Vivo de esmolas na ruas , não pago imposto, tenho pra sobreviver, comprei este computador, e já vou comprar minha casa própria, coisa que muitos que trabalham demoram anos pra conseguir. vou trabalhar pra que ? pra dar dinheiro pra ladrão, uma sociedade que só pensa no bem bom, não nem aí pra nada, aceita tudo de cabeça baixa, eu vou lutar por este país pra que? O Brasil dá falta de tesão pra tudo. porque tudo é roubalheira, tudo são os esquemas fraudulentos, o povo adora a lei da vantagem em tudo passando encima de quem quer que seja inescrupulosamente.
Depois que fui pra rua, percebi que trabalhava que nem escravo pra suprir uma sociedade e governo corrupto, hoje posso dizer que nunca economizei tanto e pela primeira vez vejo alguma sobra de dinheiro no fim do ano. trabalhar nunca mais.
Concordo plenamente com você, pedir esmola dá mais dinheiro do que trabalhar. Aqui nunca foi e nunca será um país sério. Por isso que tirei meu passaporte e quero ir embora daqui, não quero passar minha velhice aqui não.
Alguém dá boa vida para elas! Quem sabe é o papai, o vovô ou o próprio governo com suas bondades?
Ficaram várias dúvidas. Como assim a partir de 10 anos? Esse índice não serve pra nada. Deveriam ser pessoas acima de 18 anos que não trabalham, não estudam e não estão a procura de trabalho, não? Tudo muito mal explicado.
Considerando que é proibido não estar estudando até os 17 anos, se não estuda tem mais de 18, e se consta nestes 44,3% quer dizer que não estuda nem trabalha, ou seja pessoas com 18 anos ou mais que ainda não se aposentaram
Não esta dando para entender essa moda “nem,nem”, 44,3% da população não faz nada, ou dos jovens até 20 anos ?
Ronaldo, as taxas de desemprego só captam os cidadãos que se apresentam no mercado de trabalho em busca de emprego. Os que desistiram de procurar emprego não são computados. Portanto, temos que trabalhar com a realidade de que ainda não é raro no Brasil crianças de 12 anos estarem em busca de emprego. No entanto, em relação a crianças e adolescentes estes número caíram muito porque os programas sociais exigem a contrapartida do comparecimento dos filhos às aulas. Conheço catadora de lixo que perdeu o bolsa família de dois filhos pequenos porque a terceira filha de 14 anos abandonou a escola para se prostituir!!
Sabe-se que mais de 50% dos “nem, nem” são mulheres jovens, boa parte mãe solteira ou que cuidam de irmãos menores, ou são avós que cuidam dos netos. Já se disse que “governar é construir estradas”. No Brasil de hoje “governar é construir cheches”, com a contrapartida que as mães estudem e/ou trabalhem.
Essa horda de ociosos é um cartão vermelho para o futuro econômico. A produtividade do país continuará caindo e quando esses ociosos acordarem para o trabalho, jamais conseguirão colocação.
Realmente tem muita gente que não trabalha e nem quer trabalhar basta sair e visitar as periferias jovens que ficam o dia inteiro jogando bola, ouvindo funk, jogando em butecos clandestinos que se proliferam em cada canto dessa cidade. Os programas socias são validos desde que tenha um prazo e solução, não adianta torna-lo vitalicio.
Crianças de 10 anos entram na conta dos que precisam procurar emprego ou trabalho? Se não procuram não é sinal de desenvolvimento econômico, eis que seus pais ou responsáveis conseguem suprir suas necessidades básicas?
Ué, será q uma pessoa com 10 anos de idade não é mais considerada trabalhador infantil…isto sim, proibido por lei. Que pesquisinha essa, hein…
Matéria incompleta de péssima qualidade. Como um jornal se da o trabalho de publicar um lixo destes.
Não referencia o percentual, coloca crianças e idosos como potenciais empregados.
A folha perde qualidade a cada dia a olhos vistos.
Pelo amor de Deus, vamos melhorar o nível e voltar a ser um jornal decente.
Destes 44,5 %.
Ao menos 65% tem menos de 18 anos ou mais de 65,ou seja, podem estar aposentados ou em idade escolar. Poderíamos ainda incluir alunos universitários e este dado seria ainda mais inútil. Ótimo trabalho do blogue…
Moro em região periférica de São Paulo, o que me chama a atenção é o despreparo dos jovens, mal sabem escrever o nome, o pai e mãe normalmente trabalham, o jovem ou fica vadiando, jogando bola ou empinando pipa, e com namorico com as meninas que normalmente vivem os mesmos problemas, ninguém quer saber de nada, nas escolas o governo finge que ensina e os alunos quando vão finge que aprende.
E dos que não procuram trabalho, não são aqueles beneficiados com a bolsa família?
Não há um detalhamento desse contingente, mas com certeza há muitas outras situações além de beneficiários do Bolsa Família.
Hoje, somente 50 milhoes tem trabalho/emprego normal. Em 2018, somente 30 milhoes irao ter trabalho/emprego normal
A bolsa família precisa de uma vistoria profunda pois os menores q não faz nada e os pais q ficam esperando a bolsa dá para comer se bem q tem casa q recebe BOLSA da Dilma o pai amar e os filhos isso tem de ter um chega
Precisamos ver as pessoas que saem para procurar emprego e com essa péssima administração do governo voltam para casa sem, pois os empresários deixaram de investir e estão demitindo, qual a resposta para isso?
Aumenta o número de vagabundos que mamam nas tetas dos programas sociais do Planalto, causando o rombo no erário, em parte.
nao vou falar nada sobre essa porcaria pq já sabe o que eu vou dizer!!!
Eu não confio nos dados do IBGE afinal, como órgão do Estado brasileiro sempre apresentará viés de apoio aos “planos” do governo e jamais refletirá a realidade nua e crua.
Esta informação fica confusa e é pouco útil se não informar quantos estudantes existem nesta faixa ou quantas pessoas tem 18 anos ou mais.
Bem fácil de explicar, o governo, financia o vagabundo, para ele ser escravo dele na hora da eleição, e o país quebrando !!
Com esse governo que incentiva a ociosidade com suas bolsas famílias, carcerárias, entre outras, a situação não poderia ser diferente. Começo a ter saudades do Médici, Geisel e Figueiredo.
PELO JEITO A COBRA VAI FUMAR.
QUERO VER QUANDO NAO TIVER MAIS DINHEIRO PARA DAR PARA OS ALIADOS COMO O PMDB,E PARA TODO O RESTO DE PARTIDOS UM PIOR QUE O OUTRO,AI A COBRA VAI FUMAR MESMO.OS AMIGOS VAO VIRAR OS INIMIGOS DE AMANHA.
UMA GRANDE MULTIDÂO DE PESSOAS, PREFEREM NÂO TRABALHAR , HA TRABALHAR COMO ESCRAVO PARA GANHAR SALARIO MINIMO, E PAGAR IMPOSTOS. LUZ, AGUA, A PREÇO DA EUROPA……TROUXA E QUEM TRABALHA POR SALARIO DE FOME,,LUTE NÂO TRABALHE ROUBE, VÃO A LUTA.. DESTRRUA TUDO QUE PUDER, TERCEIRIZADO FAÇA O MINIMO E DE PREJUIZO AO MAXIMO…
É como os programas sociais do chavismo…destruiu o país e agora que o petrodolares minguam o povo sofre com toda falta de recursos e inflação de 30% por semana
ESTA CONTA VAI SER BEM ALTA PARA O POVO BRASILEIRO DESTA VEZ PAGAR,E SI FICARMOS TODOS QUIETOS COMO ESTAMOS FAZENDO VAI FICAR PIOR DO QUE ESTA.
AUMENTA R$0,20 NO ONIBUS O POVO FAZ AQUELE BARULHO TODO AGORA QUE ACONTECE UMA COISA QUE NEM ESTA FICA TODOS,PARADO COM CARA DE BUNDA,E NINGUEM FAZ NADA.O POVINHO QUE VOTO NESTA SENHORA PODE ESPERAR QUE O BOLSA VAGABUNDO VAI ACABAR.
Comentários que fazem generalizações imprecisas baseadas em exemplos específicos e percentuais pouco importantes, que dão pouco importância as possíveis causas positivas que são citadas nesta reportagem preguiçosa que lança uma informação sem nenhuma pesquisa sobre o assunto favorecendo a mera especulação.