Programas de Aécio e Campos se repetem até nas palavras; veja trechos

Os documentos já divulgados pelas pré-candidaturas de Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB, aliado à Rede de Marina Silva) são repetitivos até nas palavras escolhidas para as críticas e propostas.

Mais do que mera coincidência, a repetição de palavras indica que os dois oposicionistas enxergam os mesmos defeitos no governo Dilma Rousseff e anseios semelhantes por parte do eleitorado. Ou seja: ambos dizem o que imaginam que o publico quer ouvir.

Veja cinco exemplos:

Indústria
Aécio:  “É urgente uma nova política industrial com foco no atendimento das pequenas e médias empresas
Campos:  “Propomos uma política industrial que amplie a densidade e a inovação tecnológica dos nossos produtos (…). Nesse contexto, é preciso valorizar as pequenas e médias empresas

Federação
Aécio:  “Construir um novo pacto federativo que fortaleça Estados e municípios, para que possam gerir melhor os bens públicos”
Campos:  “Precisamos repactuar o federalismo brasileiro, que assume, muitas vezes, um caráter concentrador”

Política social
Aécio:  “Nosso objetivo não é apenas garantir a cada família o direito a uma renda mínima, por meio do Bolsa Família, que buscamos ver assegurado na Lei Orgânica de Assistência Social como política de Estado
Campos:  “É necessário, ainda, que a política de superação da pobreza se transforme em política de Estado

Educação
Aécio:  “Sem promover uma revolução nos níveis de aprendizado de nossas crianças e jovens não alcançaremos o lugar que almejamos”
Campos:  “Um novo Estado e uma nova economia orientados para o desenvolvimento sustentável exigem uma verdadeira revolução na educação”

Reforma do Estado
Aécio:  “É preciso que sejam criados novos canais de diálogo com a sociedade —que possam, inclusive aumentar a interação desta com o Estado”
Campos:  “É necessário construir um Estado capaz de mobilizar a sociedade

Ficou alguma dúvida? Faltou alguma informação?

Pergunte na área de comentários ou pelo Facebook.

Comentários

  1. Bem forçada a matéria. Afora a tal “repactuação”, as outras frases e conceitos certamente estarão presentes no programa petista. Quero dizer que a matéria pouco diz das aproximações e diferenças entre PSDB e PSB.

    1. Não vejo onde forçaram a barra. Eles estão se unindo fazendo alianças. Isso sempre aconteceu em politica e em qualquer pais

      1. Aliança!!!!!!!!!!!Aécio representa o passado tragico de nosso país, quando criaram tudo de ruim que ainda há hoje. Dos analfabetos,aos favelados, passando pelos miseráveis, os sem tudo sem teto, sem terra,sem tudo, sem nada. Agora vão fazer aliança com socialistas!!!!!!!!!!!!!!!Como!!!!!!! A turma do Aécio diz que tem que subir a eletrecidade, a gasolina(estariam sendo subsidiadase prejudicando investidores e especuladores. Os outros querendo defender a natureza, os índios, os sem terra, e guerrear com latifundiparios.Comoooooooo?????????????

        1. Passado trágico? Diante do nosso presente? Você só pode estar de brincadeira

    2. Ignorem a matéria. É da Líder do PT na Folha SP, dona Susana Singer, filha daquele ex-ministro da língua enrolada, do governo de Lula.

      Ela é a militante-prime da Folha e costuma rotular colegas q pensam diferente dela de animal, cão, cachorro, vira-lata ou rottweiller, como fez com o Reinaldo de Azevedo

  2. A união dos dois para derrubar o infame governo ditatorial ptista é praticamente oficial. Se dilma conseguir chegar ao segundo turno ela será frita e servida com batatas

  3. O blog chega à conclusão que as platitudes programáticas vazias e idênticas assim seriam por natureza. Que seriam nada mais que fruto de “defeitos no governo Dilma Rousseff”, e não por que um teria escancaradamente copiado e colado do outro…
    Já eu acho que as conclusões desse blog, por natureza, tendem a contar com o menosprezo da inteligência alheia…

  4. O que eles disseram é só generalidades, por isso o discurso comum; soluções concretas faltam sempre e eu gostaria de ouvi-las. Seria bom começar a campanha com propostas concretas ao invés de críticas vazias. Abracem a social-democracia, essa deveria ser a ideologia do partido que tem isso no nome. Ta faltando melhorar o seguro desemprego, criar mais cursos de medicina. Façam como os sociais-democratas de stokholmo, se aliem ao povo. Não adianta achar que o empresariado é que ganha eleição. Os tempos mudaram, se não aceitam isso, deixe outros dos vossos partidos se candidatarem para fazer as campanhas que vocês insistem em desperdiçar. Desperdiçam dinheiro e tempo de partidos. Os caciques deveriam ficar sempre no final das listas de prévias.FHC já tinha dito, comecem a aceitar a realidade.

    1. Criar só cursos de medicina? de engenharia, administração, direito, pedagogia, filosofia e outros não?
      Está muito limitado pra propor politicas de governo.

  5. Será que estes caras não sabem falar o que realmente querem fazer? Parece que seguem um manual que diz o que o povo quer ouvir, sem explicar como, sem dizer que para muitas das propostas vão precisar do Congresso. Resumindo: não dizem quase nada. Só lugar comum. Por exemplo: não precisamos de REVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO, precisamos sim é de , EVOLUÇÃO E SERIEDADE DOS PROFISSIONAIS QUE NELA TRABALHAM.

  6. É, mas como fazer mudanças com a maioria corrupta que a direita criou por décadas? Como governar com um congresso dominado pelas oligarquias e caciques que a direita colocou lá desde sempre!!!!!!Como fazer a reforma fiscal onde cada Estado faz o que quer!!!!!!!! Será que vão arrumar o país subindo o preço dos combustíveis e da energia
    para garantir o lucro abusivo das concessionárias e dos especuladores nas bolças, em detrimento ao consumidor!!!(no tempo deles nuncaprorizavam o usuário/ COMO NOS PEDÁGIOS)Será que vão acabar com o prouni, com as upas, com as super creches, com o minha casa minha vida!!!!!!!!!!Será que a polícia federal vai voltar a prender só sacoleiros como no tempo deles!!!!

  7. Os programas de Aécio e Campos são idênticos porque os problemas no Brasil são os mesmos! A diferença está na competência de cada um e na maneira que atuará junto à Câmara e ao Senado para compor uma base sem o apelo do toma lá dá cá que é o principio da política, especialmente no Brasil! O que o eleitor tem que avaliar é a honestidade e a competência.

  8. Acho que para o autor da matéria o programa do PT de Dilma é o perfeito!!! Até parece matéria paga!! É incrível como alguns jornalistas tentam manipular as notícias e veículos deste porte simplesmente publicam essas babozeiras, sem sequer cobrar, ao menos, o compromisso com a ética desses vagabundos!!

  9. Os dois são muitos parecidos, conseguiram visibilidade nas esteiras dos avós, que também não eram lá essas coisas, mais marketing.

  10. Ate quando vai durar a “segueira” corporativista desses militantes petistas contratados para comentar noticias nas redes sociais, querendo diminuir o impacto da realidade perversa atual do pais ? Esta mais que na hora das pessoas de bem se contraporem e mostrarem a maquiagem desse discurso chato e manjado.

  11. Acho que se deram conta que a oposição, que é minúscula, precisa se unir. Porque o governo engoliu praticamente todos os outros partidos nesse projeto de poder, que é completamente inviável e ingovernável. É uma arca de Noé, cheia de animais pré-históricos, e tá tão cheia que não vai para lugar algum, só afunda.

  12. Falta só o PMDB sair desta aliança promiscua da ultraesquerda até a ultradireita, e se unir ao bloco de oposição. O fato de que os programas da oposição são parecidas, não surpreende, porque são genéricos e não esclarecem ainda os detalhes necessários, para que o eleitor possa diferenciar e, principalmente, cobrar depois as realizações.

  13. Não vejo nenhum programa de governo, apenas, frases genéricas que por si só não levam a lugar algum. Porque não fazem um programa realmente sério, mostrando o que vão fazer, quando vão fazer e com que dinheiro vão fazer.

  14. Então, afinal de contas, a Marina se aliou aos bicudos. E o discurso de protetora do meio ambiente? Ou alguém acredita que os grandes latifundiários não controlam o partido dos bicudos?

  15. A reportagem é idiota. Além disso, serve pra ptralhada aparecer dizendo platitudes.

    Típica patrulha boba

    mam

  16. Não é preciso dizer coisa diferente do que os dois dizem. Dizem eles o quê basicamente falta ao país. Enfim, governo eficiente, capaz de por a “máquina” em funcionamento, preparando operadores competentes, bem instruídos. Acho que ninguém diria coisa diferente. O autor, outra coisa não fez, que expor o que o governo não faz e deveria.

  17. Senador Aécio e Governador Campos: de nada adianta apontar os “defeitos” do Governo atual, sabidamente conhecidos pela maioria dos leitores e eleitores, se não apresentam soluções a curto prazo no caso de eleitos. Apresentem propostas sérias, seguras e confiáveis de investimento e desenvolvimento visando impulsionar e tranquilizar os setores produtivos nacionais, inclusive atrair investidores externos. Deixem as criticas para os leitores e eleitores, senão serão meros coadjuvantes.

  18. O que mais impressiona nesta reportagem, é a forma tendenciosa de colocar dois pré-candidatos em situações de que nnão soubessem o que estão propondo a este País. Dois Gestores, com competência para tirar este País do piloto automático, sem uma pespectiva de crescimento sustentável por um bom período deste governo corrupto, negligente e faccioso. Façam outra pegadinha para o leitor melhor. Aprofundem mais o debate, deixemos de lado a hipocrisia. Realmente, quais são as propostas deste governo que patina a mais de doze anos no poder? Pesquisem e divulguem. Façam esse favor a sociedade.

  19. Sao meras palavras repetitivas..qualquer um faz esse discurso.Sera que eles saberiam detalhar como vao egetivamente fazer isso acontecer?? Precisamos de uma refirma em setores fundamentais e que sempre foram as bandeiras de todos os candidatos.Perigoso isso pois os animos estao exaltados e o povo esta cansado.

  20. Porque tem gente estranhando a união dos dois? Aécio é do partido oposto ao petê, Campos foi traido pelo petê. O inimigo do meu inimigo é meu aliado, simples.
    SE ESQUECERAM QUE O PETÊ SE UNIU A MALUF PARA ELEGER HADDAD ?????

  21. Essa oposição é o sonho de qualquer situação. Isso se não está alinhada jogando do mesmo lado, para desespero da população.

  22. Forçação de barra! Muito tendenciosa essa matéria! Agora, acho que esses candidatos deveriam ser mais contundentes e diretos em suas críticas. Deveriam falar mais abertamente desse mundo de contos de fadas que o PT criou que está enganando a população.

  23. Tem coisas mais importantes para os jornalistas analisarem, mas parece que a obviedade deles não permite. O The Guardian tá com um texto maravilhoso, vendo uma das coisas mais graves que vem ocorrendo no país.

    “Brazil’s government has set the favelas and middle classes against each other.”

    O governo vem construindo discursos e colocando setores do país praticamente em guerra. Agricultores e pecuaristas contra índios, classe média contra pobres, etc. Parece que a culpa dos males da sociedade não é do governo e dos políticos corruptos, e sim da classe média, que paga impostos e os sustenta.

    Cadê os jornalistas brasileiros que não enxergam um palmo além do óbvio.

    1. Esse governo que esta ai joga a culpa da sua incompetência m setores da sociedade. Me lembro que lu la várias vezes acusou São Paulo como culpado pela miséria do Nor des te

  24. O jornalismo Presstralha também poderia comparar o uso da mídia e da imprensa pelo PêTê, em relação à mídia Goebellista nos tempos de Rittler, e da revolução stalinista ou castrista..

  25. Falaram mas não disseram. São palavras sem explicaçãp, sem detalhes, sem nexo. Pudera, nasceram em berço explêndido e não entendem nada de povo. Voltaremosa ser de primeiro mundo como eramos até 2002.(sem analfabetos,sem favelas, sem policia federal, sem tudo, sem nada)

  26. Há necessidade que o Brasil coloque em prática o “PROGRAMA MAIS POLÍTICOS”!
    Já não importaram médicos, por que não importar políticos????
    Aécio Never!

  27. São palavras que vão estar contidas nos discursos dos 3 candidatos que apareceram até agora. Tenham a certeza !!!!!

  28. Concordo quando alguns leitores colocam que não existem propostas nas frases dos ambos candidatos . . . mais uma vez, vamos para uma grande campanha e projetos sérios e voltados para resolver os problemas da Nação, ficam sempre para depois; mas até quando ? Apesar de serem inteligentes, vejo que os opositores de Dilma precisam muito aprender . . . e na educação não basta apenas mais recursos, só vamos ter uma boa escola quando tivermos bons professores e que recebam um salário digno. Vamos acreditar !!!

  29. Como estamos mal de candidatos políticos para fazer oposição à ditadura do PT, será que novamente, apesar de tantos brasileiros competentes, honestos e trabalhadores não seja apresentado um nome verdadeiramente possível de reverter este quadro político, pois, esta história de petismo já cansou…, é hora de novidades, nem que seja de um candidato general, para atender os anseios do povo, chega de roubalheira.

Comments are closed.