Expansão do PIB sob Dilma será um terço do previsto no início do governo

Dilma Rousseff se elegeu presidente com a expectativa de um mandato de forte crescimento econômico, de 5,9% na média anual.

Ao final do quadriênio, a expansão do PIB (Produto Interno Bruto, a renda do país) deve ficar em torno de 2% ao ano. Veja no infográfico abaixo como desabaram as previsões oficiais.

chamada_pib

O PIB do ano passado, a ser divulgado na quinta-feira, deve ter crescido algo como 2,3%. A alta deste ano, que o governo agora estima em 2,5%, não deve passar de 1,8% para os analistas de mercado.

Em 2010, logo após as eleições presidenciais, a equipe da presidente acreditava que seu governo terminaria a um ritmo de crescimento de 6,5%.

A projeção se baseava nos resultados do final da administração de Lula, quando o PIB se expandia com o impulso da alta dos gastos públicos.

Com Dilma, as despesas federais, estaduais e municipais aumentaram ainda mais rapidamente, mas a economia ficou quase estagnada.

Trata-se de um erro recorrente na história nacional: imaginar que a expansão do poder público trará também a expansão da riqueza do país.

Ficou alguma dúvida? Faltou alguma informação?

Pergunte na área de comentários ou pelo Facebook.

Comentários

  1. O Brasil já está quebrado, só falta desabar, o que vai acontecer — e com estardalhaço — a partir das próximas eleições. O lullomallufismo é uma combinação calamitosa de inépcia para o trabalho, incompetência administrativa, vocação para a fraude, totalitarismo enrustido, populismo retrógrado, mau-caratismo e marketismo descarado. Eis que a salada estrambótica
    começa a dar seus “frutos”. Por tudo isso sou a favor de que o próximo presidente seja o sr. da Silva. Só assim conseguiremos fechar o ciclo catastrófico da esquerda doidivanas no poder e provar ao povão que o socialismo de araque desses trambiqueiros sempre nos levará a um pesadelo. O País vai desmoronar e espero do fundo do coração que esteja sob a égide populista do sr. LULLUF.

    1. Depois que foi revelado espionagem americana, entendi porque a Bolsa brasileira vai subir – cai! E fica assim ha pelo menos 4 anos… Entendi com isso porque os leilões publicos são avacalhados… (espionagem!), entendi porque projetos brasileiros são boicotados e nada deslancha… Espionagem!
      Ai, com este jogo de interesses fragilizado pela Espionagem, não ha esperança.

      1. A falácia de sempre quando os produtos do gigantismo estatal, da gastança desenfreada e da incompetência administrativa começam a aparecer (o que já era esperado): a culpa é dos outros. Agora a culpa da economia estagnada é a espionagem dos gringos.

  2. Olá, qual o crescimento esperado para 2014, na economia brasileira?

    1. Eliandro,

      A expectativa central do mercado é um crescimento de 1,76%. A previsão será atualizada amanhã, quando sai nova pesquisa do Banco Central com bancos e consultorias.

  3. Lamentavelmente, vemos os ralos abertos e o mau exemplo nos gastos a partir da coleta de impostos de quem trabalha duro, para manter esta corte inescrupulosa, ….basta ver as comitivas nos seus passeios internacionais!

  4. O governo do PT não sai da televisão fazendo promessas e enganando o povo, com o PIB a inflação, a autossuficiência em petróleo e muito mais , e o que vemos é a Petrobras indo para o buraco e o Banco do Brasil pelo mesmo caminho. Dilma você é uma grande Pinóquio.

  5. Como levar a sério um governo garganta que só pensa em ter poder de fazer orra nenhuma. O Brasil é um país rico governado por uma pobresa só, o PeTralhismo

  6. Expansão mesmo só do populismo e da corrupção.
    Só não vê quem não quer. O ciclo da esquerda populista bolivariana chegou ao fim. Argentina e Venezuela são os primeiros, o Brasil vem logo após.

  7. O Governo de Dilma/Lula, tendo como marca registrada, a fraude, mentiras, incompetência…

  8. Em compensação, a corrupção subiu mais de 300%……..Ptralhas of Hell

  9. Os erros do Lula refletiram na Dilma, só isso? Não, somaram-se aos erros da própria Dilma.
    Parece que os dois adoram entrar na “atmosfera gloriosa” de Cuba e Venezuela, com Boliívia e Argentina também.

  10. O Brasil precisa de uma grande reforma tributária para diminuir o peso do Estado na Economia, isso nunca vai acontecer enquanto o PT estiver no poder.

  11. Comentário simplista que não leva em conta a crise dos mercados americano, europeu e chinês no período.

  12. É incrivel como não tem um dia sem que a imprensa não emita uma nota depreciativa ao trabalho da presidencia, até acho que o papel da midia é de conscientizar a população mas o que incomoda é que daqui de S.Paulo onde a população esta praticamente segregada visto a precariedade dos serviços publicos prestados pelo estado, tipo transportes vide metro/cptm, vide segurança onde estamos praticamente refens da bandidagem, sem falar dos serviços que da pra maquiar tipo educação, saude. Aqui em S.Paulo nada é colocado de forma a fazer pensar a criar massa critica contra o descalabro que se transformou os serviços publicos prestados pelo estado

  13. Só na cabeça do governo e dos esquerdopatas de plantão acham que aumento do poder estatal significa expandir economia.
    Expandir economia é o Estado fomentar recursos para que a iniciativa privada atue como parceira do poder estatal ou independente dele.
    O Brasil perdeu a sua janela de oportunidade de abrir ferrovias, privatizar todos os aeroportos que de fato interessam à iniciativa privada, construir portos mais modernos, fazer reforma tributária, reforma da justiça etc etc.
    O governo fez exatamente o contrário, politizou as Agências Reguladoras, aumentou o poder estatal com suas empresas, não planejou logística, quebrou contratos no setor de eletricidade com a famigerada MP 579.
    Enfim, na cartilha do desenvolvimento o governo tirou nota 0.

  14. Acho que foi o suficiente para não se reeleger…mas aqui tudo é possível

  15. Um país para crescer, precisa de produzir e poupar. O brasil não produz e não poupa.
    Não poderia dar outra coisa.

  16. Quando eram oposição, tinham a solução para tudo na ponta do lápis.Agora que são situação ?
    – País não cresce.
    – Não temos emprego.
    E agora PTralhas ?????

  17. Cidadão. Quando a economia mundial favorecia os resultados da nossa, particularmente no governo Lula (que dizia “nunca como antes neste País”) não era dito que a conjuntura era facilitadora. Agora, certamente, o Mantega (o mesmo dos fatos anteriores) dirá que os resultados pouco promissores são reflexos da economia mundial menos satisfatória. Pobre Brasil.

  18. A expectativa elevada de crescimento para o período e o resultado pífio obtido, se justificam pela mescla de delírio e incompetência, a saber, características inerentes à vasta maioria dos administradores públicos em todo o globo.

  19. Estou com Presidente Aecio Neves , espero que Ele seja eleito se Deus quizer , e ele quer,

  20. D.Dilma a Incompetente e sua equipe Contabilistas Mágicos vão acabar com o Brasil. Dirão que a a culpa é de FHC…!

    1. Aqui na minha cidade não ė bem assim. Tem um monte de desempregado. E 25% das familias recebem bolsa famila. Bomba relogio armada.

  21. INCOMPETÊNCIA E FALTA DE PLANEJAMENTO TOTAL, UM DIVISOR DE AGUAS NUMA ECONOMIA COMO A DO BRASIL QUE CARECE DE INFRA-ESTRUTUTRA E COMPLOMETIMENTO DO SETOR PÚBLICO E PRIVADO.

  22. Tamos numa boa! Crescimento abaixo dos menores economia do mundo, e o povo ainda se mostra crente neste governo!
    Dilmatralha se elegendo, teremos como expectativa um PIB NEGATIVO no final de seu mandato! Bom né povo! Vamos aumentar a bolsa familia para a classe média de hoje, que serão os miseraveis de amanhã! Eu to já pensando o que vou fazer com minha bolsa familia!

  23. O efeito para o povo brasileiro com esse PIB medíocre é pior do que os benefícios dos programas assistenciais para as classes menos favorecidas
    Que bom para o pais se essa senhora não fosse reeleita!

  24. Acho que a folha não deve se declinar da sua missão de provocar o segundo turno, com ou sem Marina. A mídia e os interesses econômicos devem persistir no desgaste o PT, divulgando só notícias pessimistas e ocultando as que enalteçam o Governo. É isso aí.

  25. Essa mulher, presidenta Dilma, está sendo um fracasso sob todos os segmentos que se olhar desse governo. Mostrou-se incompetente, um grande engodo criado pelo seu antecessor pres. Lula… autoritária, mandona, incompetente, enganadora… decepção em todo seu tempo de governo

  26. o governo petista esta mais perdido que cego no deserto desde os tempos do nove dedos que a fantasia manda mais que tudo para cair na graça dos incautos….. lamentavel que este poveco brasileiro não enxerga a incompetencia desta maltida classe petista

  27. Isto era mais do que esperado porque não existe um plano serio, seguro e confiável de investimentos e crescimento para incentivar os setores produtivos nacionais e atrair investidores. E o marasmo continua o mesmo de antes como resultado da manifesta incompetência administrativa. Lamentável.

  28. Isso é só o começo . Ela ainda vai quebrar outras empresas . A petrossaurobras já quebrou . A ordem do governo imediatista e populista é arrecadar sem se importar com as consequências . As teles a vale , embrear , entre outras estão pagando bilhões de impostos , não seria a vez da petrobras ser privatizada ?

  29. A turma do PT não entende nada de economia. O boneco de ventríloco, Guido Mantega, é o pior ministro da fazenda que esse país já teve

  30. Eu só fico à imaginar o que seria o Brasil hoje na área da MORAL,do CRESCIMENTO, do RECONHECIMENTO E RESPEITO internacionais, da EDUCAÇÃO, da INFRA-ESTRUTURA; não fôssemos castigados terrivelmente com o surgimento do PT e seu bando. Fico até triste de saber que já com 76 anos, não assistirei a derrocada dessa CAMBADA. Rogo à Deus que meus filhos e netos, um dia, sintam essa alegria por mim.

    1. Caro Osmar;
      Em que país você vivia até 11 anos atrás? Espero que sua vontade não se cumpra na sua e nem na vida de seus filhos e netos.

  31. CULPADO POR TUDO ISSO É O PRÓPRIO POVO , QUE NÃO TOMA CONSCIÊNCIA NA HORA DO VOTO, SE PREOCUPA COM O RESULTADO DA COPA, COM QUEM VAI SER ELIMINADO DO BBB14 , SE A CERVEJA ESTÁ GELADA. POBRE PAIS FADADO AO FRACASSO E A CORRUPÇÃO ETERNA.

  32. A média de crescimento do PIB no governo de Fernando Henrique Cardoso foi 2,3% ao ano, não muito melhor do que foi o governo Dilma e pior do que o governo Lula, com quase 4% ao ano.

  33. É “BRICS” ou “RICS”? Esses “iluminados”, amigos de impostos, querem acabar com o Brasil? Partido aliançado com o tal PMDB não arrumada nada além de confusão. Essa legenda está enfiada em tudo quanto é rolo; só PT e PSDB não perceberam o preço de buscar ajuda desses inúteis.

  34. Você vai em qualquer “loja grande” de materiais para construção e encontra: estoques baixos ou quase nulos, produtos de péssima qualidade porém com preços altos. A nossa Indústria está afundando. Isso reflete no PIB

  35. Ciências Econômicas Não são exatas. Quantas previsões erradas os economistas e presidentes antecessores de Dilma fizerram? Eu pergunto se estivessemos sob um governo que tem a austeridade como dogma econômico e o desemprego como “inevitável”, estáríamos melhor? Uma pesquisa descritiva pode sugerir, baseando-se em compararções com países como Grécia, Portugal, Espanha, Itália e Irlanda, que teríamos muito mais desemprego e fome, e nem por isso o país teria crescido mais e signicativamente, em termos estatísticos. Essa reportagem é a primeira fase de um estudo, mostra um fenômeno observável. Mas, quais as causas e as provas que outra política austera, daria melhor resultado? Falta muito disso na FOLHA, ou seja, abordagens mais científicas e aprofundadas.

  36. Ou seja, quem trabalha muitoooooo em nosso pais é a Casa da Moeda sob a batuta do maestro Mantega Martelinho de Ouro.

  37. Ah! Ah! Ah! A Dilmona dentuça caiu pra 25%. E daí pra baixo! Ah! Ah! Ah!

  38. A mentirosa-mór do país, mais uma vez, engana o povo com suas falácias.

  39. Falara o que ontem mesmo sai uma maldita “pesquisa” dizendo que 55% apoiam o jeito de “governar” da Dilminha mil e uma noites; em só uma noite em Portugal foram 23 mil reais numa suíte o o Arthur Zanetti sem condição alguma de treino este eh só um retrato do que virou nosso Brasil, população vagabunda e ignorante.

  40. a exemplo de lula, a presidenta Dilma também não prima pela competência. Só que o ex pres. Lula foi inteligente: incumbiu o pres. do Banco Central Snr. Henrique Meirelles para administrar o país em seu lugar – e o que ele fez com maestria e competência. Quiz encamionhá-lo a pres. Dilma, mas ela recusou o que o snr. Meirelles impôs. As imposições foram um meio para recusar o cargo – pois conhecia a fera. 0 Brasil pagou por isto – estamos vendo a cada dia que passa.

  41. O PIB alemão, esta negativo a mais de 3 anos e quando é positivo é sempre menor que o PIB do Brasil, e no entanto É A ECONOMIA MAIS SÓLIDA DO MUNDO.
    Sendo assim não é pelo PIB apenas que se mede uma economia mas sim pela geração de emprego e renda, assim como o continuo crescimento, lembrando que somos CREDORES do Mundo, mesmo com a campanha Publicitaria contraria, vão a pagina do Banco Central e Leiam.

    1. Voce conhece a alemanha ? Se ficar do mesmo jeito está no lucro. Páis de primeiro mundo com tudo pronto, piramide etaria virada, mercado de trabalho estavel, educacao, saude, seguranca, moradia, transporte publico, cultura e lazer. Coitado de quem fala sem conhecer. Se a alemanha crescer nada e o Brasil 5% ao ano, demorariamos ainda 30 anos para chegar ao nivel dela.

  42. A inadimplência moral do sistema público, cria a markética, marketing da ética. Uma falácia moral, pois, o número de cidadãos brasileiros participarem do núcleo de analfabetas funcionais é entristecedor.

  43. solucao do brasil e o imposto unico e baixo IVA. para ativar a economia interna igual fez paraguay,china,japao,usa. Com 80 tipos de tributos aqui ninguem, se interessa em investir em produtividade,pois nao compensa.BRASIL ESTA FORA DA ECONOMIA MUNDIAL DEVIDO A ALTA CARGA TRIBUTARIA EM CIMA DOS CIDADAOS E DAS EMPRESAS .
    Precos fora da realidade mundial aqui e 40,00 reias nos EUA ,CHINA E 6,00 DOLARES, E CREDITO NAO RESOLVE POIS POVO RICO E POVO SEM DIVIDAS.

  44. Culpa do atrelamento da gestão com a política partidária. A gestão propõe e decide uma ação.
    Vem a política partidária e não permite.
    Enquanto tivermos um sistema político como o atual o Brasil não cresce. Só no embalo da economia mundial. Andamos “arrastados” pelos outros. Nossos “líderes” não tem interesse em mudar isso. É confortável e lhes rende muitos frutos políticos e financeiros.

  45. É só fazendo bruxaria para conseguir chegar no comprometido não é Bruxo.

  46. É possível você publicar qual foi o aumento da Dívida Pública em reais, neste período? para que tenhamos noção do tamanho da conta.
    Existe uma alternativa aos infográficos? Eles não são acessíveis aos leitores de tela, e infelizmente este é o meu caso.

    Acho que o governo continua sem aprender a velha lição que um País cresce com auxílio do Estado, e não a partir dele.
    Mas esta é a mentalidade de antigos Esquerdistas que não conseguem ampliar seus horizontes. E depois o cego sou eu.

    1. Dorcival,

      O valor da dívida pública líquida em reais aumentou de R$ 1,476 trilhão, no final de 2010, para R$ 1,626 trilhão no final de 2013. Os infográficos, salvo engano, são acessíveis para navegadores como Mozilla, Google Chrome e Safari.

  47. Ao invés do PIBÂO, teremos um irrisório
    “pibinho”, que indica um país mais pobre.
    Agora tudo isso é reflexo de uma má gestão,
    para não dizer outra coisa!!
    É dinheiro pra Cuba, Uruguai, países africanos..
    Perdão de dívidas de países africanos…
    Baixa competividade do setor produtivo,
    devido às altas taxas de impostos.
    Sucateamento dos portos e vias de acesso,impedindo o escoamemnto da
    produção, e etc, etc…
    escoamento

  48. a mulher foi um fracasso só… com tantas oportunidades, tudo que o Lula deixou armado pra ela fazer e acontecer, mixou…
    O Brasil cobrará fracasso vergonhoso em vez de crescimento. Brasil SERIA a bola da vez.

  49. O proprio desgoverno, acabou com as industrias daqui,inclusive a petrobras, empresas x.Brasil e considerado um pais de alto risco, atualmente descreditado e sem controle,sem medidas,ou seja incompetencia pura de ma gestao. PT NAO DEU CERTO, E NAO SERA MAIS 04 ANOS QUE DARA. ENFIM TEM QUE TROCAR IMEDIATAMENTE POR ALGUEM ALFBETIZADO E CONHECIMENTO MERCADO INTERNATIONAL E MUDAR POLITICA TRIBUTARIA PRA MENOR E MAIS SIMPLES,UM IVA IGUAL AO PARAGUAY.

  50. O governo da PTZZZZAAAAAMA mente e ninguém critica as suas promessas.
    O ex-presidente Lula prometeu que a Rodovia BR 101 estaria duplicada em 2009 e até hoje não foi concluída a duplicação.
    Vivem enganando dizendo que o PIB vai crescer e o que vemos são números ridículos e sempre conseguem um culpado. Com as estatizações e os controles promovidos pelo governo o PIB sempre vai ter crescimento pífio.

  51. É só ela gastar menos com os salários absurdos dos deputados, quando viajar, não levar a galera para nada, se hospedar em hoteis cinco estrelas no exterior, garanto que sobrará dinheiro.

  52. Como tudo nesse Governo. Nao cumpriram com nada que tenham prometido.É só bla bla bla para ganhar eleiçoes. Acorda Brasil!

  53. Acham que uma mulher que faliu uma loja de R$1,99 em Porto Alegre, que se esbanjou com dinheiro público na estatal Petrobrás, agora morimbunda, poderia ser mais que uma anta na presidência com “p” minúsculo?
    Ela está mais interessada em restaurantes e hoteis de 6 estrelas no exterior do que noBrasil e seus eleitores bolsas família ananalfabetos que ajudam o PT A AFUNDAR O BURACO!

  54. Essa constante de não concluir os objetivos é a prova que o governo do Brasil segue pelo caminho errado

  55. Aguardem 2015!!!!Vamos pagar muito caro os grosseiros erros da política econômica desastrosa da Presidenta!!!!!

    1. Aguardem 2015!!!!Vamos pagar muito caro os grosseiros erros da política econômica desastrosa da Presidenta!!!!!

  56. Orçamento nesse governo, é uma peça obrigatória, mas, sem credibilidade. E aí, não há previsão que se sustente. E acertar na base do palpite, é difícil. Prova disso, é o saldo orçamentário no final do exercício. Alguns elementos de despesa, são usado basicamente, para suplementação de outros. E aí, vem o governo com essa de cortar Cr$. 44 bilhões de reais. Lá mais para o fim do exercício, nos deparamos…suplementação por excesso de arrecadação. Quem entende de orçamento, sabe disso.

  57. O Brasil ñ fica em Marte. Relações comerciais ditam os negócios realizados no planeta Terra. O mundo vai bem, negócios vão bem. O mundo cambaleia, negócios tbém. Veja o caso México: rezando na cartilha dos EUA, ao lado dele, com PIB de hum% (ai, caramba !!). Então, estamos cem por cento melhor. Vai dizer que não ?!

  58. A Dilma cometeu muitos erros. Por exemplo : o Pré-Sal foi descoberto em 2006; ao invés de fazer logo o primeiro leilão com o regime já pronto – o de concessões – ela resolveu alterar para o de partilha; ficou brigando com o Congresso e só sete anos depois fez o primeiro leilão. Como pela nova lei a Petrobras terá necessariamente que capitanear o investimento, três grandes petroleiras não quiseram participar do leilão e os ganhos caíram. E a Petrobras que já estava endividada com sua necessidade de buscar novos capitais – em face de sua nova posição – está com uma dívida de R$250 bilhões.
    Outro erro foi com as elétricas, que reduziram seus ganhos e agora estão com dificuldade para novos investimentos.
    Se Dilma não tivesse cometido tantos erros, nosso PIB poderia crescer bem perto dos 6% projetados.

  59. Ah! Ah! Ah! Ah! A dilma bolivariana caiu pra 25% de aceitação, e daí pra baixo! Ah! Ah! Ah! Ah!

  60. A presidente e essa Mantega estáo achando que o Brasil eumá. republiqueta que ficam achando que vai ser do jeitoque eles acham. Governo sem planejamento de crescimento. Governo que só pensa em roubar.

  61. Não sei se será vantagem a atual oposição (?????) pegar o pepino, a menos que realmente tenham um plano sério para recuperar a economia. Do contrário, eles pegarão uma “herança maldita” deixada pela atual gestão (????). Poderíamos ser um país construído sob bases sólidas. A oportunidade foi desperdiçada nos primeiros mandatos do Lulla. Quem paga o pato? Ganha uma viagem para Cuba quem adivinhar.

  62. Por que o pessimismo dos economistas se o país vai crescer apenas 1,7% em 2014. Temos 2015/6/7/8 com a reeleição da presidente e em 2018/9/2021/22/2com a eleição do ex presidenti Luiz inacio lula da silva e 2023/4/5/6/7 com a eleição do Jose Dirceu.

  63. muito obrigado DILMA E LULA por tudo que fizeram até hoje pelo BRASIL,vamos continuar assim,porque a mídia, os ricos e a oposição não querem ver o nosso PAÍS melhor.

  64. Análises para demonstrar que não existe outra opção: Aecio Neves presidente.

  65. Em compensação, a inflação prevista por essa turma também é um terço da inflação real que dona Dilma fabricou com a demagogia de seus juros superbaixos. Parabéns eleitores! Vamos votar nela de novo!

  66. Uma sugestão, quse 100% dos artigos ou matérias sobre o PIB do Brasil, abordam o crescimento em percentual, nunca traz o PIB em valor, nem o compara ao PIB do ano anterior.
    Fica uma coisa subjetiva falando apenas de crescimento ou não, sem os valores nominais do que se discute. Na minha opinião, facilita a compreensão para o leitor se os valores fossem nominados.

  67. Sai do Brasil quando tinha 19 anos! tenho 68, e nao penso voltar, porque o time do LULUBA e os 40 ladroes vao continuar roubando o Pais.Que pena, vamos continuar sendo Pais de TERCEIRO MUNDO. USA number ONE.

Comments are closed.