Julgamento no STF ameaça administrações petistas; veja ranking das dívidas em precatórios

Administrações petistas estão entre as mais ameaçadas pelo julgamento, marcado para hoje à tarde no Supremo Tribunal Federal, de regras para apressar o pagamento de dívidas impostas pela Justiça.

Conhecidas como precatórios, essas dívidas são particularmente elevadas em alguns dos principais governos do PT -não por culpa dos atuais governadores e prefeitos, mas por uma herança de décadas.

Entre os maiores orçamentos do país, a Prefeitura de São Paulo, o Estado do Rio Grande do Sul e o Distrito Federal estão entre os seis governos onde é maior o peso dos precatórios para as finanças locais. Veja no ranking abaixo:

chamada_precatorios

O STF derrubou o prazo de 15 anos para o pagamento dessas dívidas, aprovado pelo Congresso em 2009, e pode impor uma quitação mais rápida -em cinco anos, por exemplo.

Nessa hipótese, o maior prejudicado da lista será o prefeito Fernando Haddad: os precatórios paulistanos, acumulados nas décadas de 80 e 90, equivalem a quase metade da receita anual do município.

As finanças de São Paulo são frágeis: o endividamento total da prefeitura supera em muito o limite legal de 120% da receita. A eventual despesa adicional forçaria cortes em investimentos e serviços públicos.

Não é muito melhor a situação do governador Tarso Genro, do Rio Grande do Sul, o Estado mais endividado do país, com precatórios equivalentes a 15% da receita e dívida total equivalente a mais de 200%.

Agnelo Queiroz, do Distrito Federal, tem uma conta alta de precatórios, de um quarto da receita, mas ao menos não enfrenta um endividamento total dramático.

O levantamento incluiu os precatórios dos governos estaduais, do Distrito Federal e dos municípios de São Paulo e Rio de Janeiro.

Atualização – O julgamento acabou sendo adiado.

Ficou alguma dúvida? Faltou alguma informação?

Pergunte na área de comentários ou pelo Facebook.

Comentários

    1. Paga e não bufa, CALOTEIRO!!! hÁ UM DÉCADA QUE OS PREFEITOS RECLAMAM E ADIAM O PAGAMENTO. PELO MENOS, ESSE DINHEIRO SERÁ GASTO DE MANEIRA ÚTIL. ESSES MALANDROS BRINCAM DE BARBIE E TORRAM TUDO EM PORCARIAS

    2. é um absurdo que eu, que tenho 95 anos e esteja com uma doença grave, não receba em vida o dinheiro que me é devido pelos cofres públicos. Trabalhei honestamente por 35 anos na Prefeitura de SP e fico desesperançosos de que um dia me paguem . fico revoltado. estou lúcido e leio 3 jornais por dia e fico bobo que a imprensa em geral não toca no assunto.Isso parece um calote institucionalizado.

  1. KKKKKKKKKKKKK isso que pode se chamar de jornalismo tendencioso, que dizer que o pagamento do precatório que certamente não foram feitos em administração do PT só prejudica o partido dos trabalhadores, só rindo mesmo, mas até que faz sentido , porque além do partido da imprensa o PT agora tem contra si o partido do STF.

    1. Mais um PTista com complexo de perseguição… no entanto são os mais culpados de todos…

      1. Gente achando que não há perseguição contra o PT porque na matéria explica que é uma herança das administrações das décadas de 80 e 90… Muitas pessoas não leem mais que o título da matéria, ou leem a mesma justo por causa desta chamada tendenciosa.

        1. Óbvio que o título da matéria deve ser coerente com o seu conteúdo.
          No caso, não é.

    2. O analfabeto, leia a matéria novamente. Ela não está dizendo que o partido dos trabalhadores serão prejudicados, e sim “as administrações petistas” … se você não sabe, para administrar um governo é preciso dinheiro.

      1. Minha nossa! Chamar alguém de analfabeto por escrito, através de um texto recheado de erros de português, só um outro analfabeto o faria.

      2. Mesmo com pequenos erros de portugues a chamada foi boa, pois a referencia foi às administracoes petistas. Para ficar melhor o amigo poderia informar se estes sao os piores casos, o que acho que eh verdade.

  2. O estado brasileiro em todos os seus âmbitos é caloteiro. Pague logo o que deve, sob o risco de não ter legitimidade em cobrar impostoS de NINGUÉM!

  3. Julgamento no STF que vai prejudicar petistas? Sem essa. O PT tem até advogado próprio na composição da Corte…

  4. Não se preocupem, o escritório de advocacia do PT (O STF) já está cuidando disso, no final da tarde o problema estará resolvido para o PT.

    1. Não é o que r parece. O STF tá botando em cana um montão de petistas…….

  5. Que noticia é esta? O Kassab e o Serra, desapropriaram como nunca, e o Haddad é quem vai pagar, até ai tudo bem, mas dizer que ameaça? LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, PARA ISTO, E PARA O SR. KASSAB E SERRA, INELEGIVEIS.

    1. 2º FT Financial Times, o vendilhões da patria ora, RATOS…..JÁ SURRUPIARAM DO BRASIL Qdo NO GOVERNO CENTRA E, AGORA, EM SP, mais de 1 TRILHÃO ……..a corda SP….no pescoço…..qdo ce di fato deixar de ser incauto….SP, não terá sobrevida não……..isso foi só com o Páis, que caído no FMI, grécia de então, com fhPAGÃO, hj, empresta ao FMI………SP, já foi pro burako……só céguidor incuato…axa que OS RATOS DO METRO SÃO DESDENTADOS…OU SEJA NÃO REM…..quer dizer não ROBA…….so incauto axa isso

      1. Mas é só a prefeitura que está mal. O estado de São Paulo está muito bem administrado. Basta olhar o gráfico.

  6. Cadê Minas Gerais no quadro “Quem deve mais precatórios”.

    1. Antonio,

      Minas Gerais tem uma dívida relativamente pequena em precatórios, se comparada com a receita do Estado. Os números mineiros estão no infográfico.

  7. STF.

    SISTEMA TERORISTA FALCISTA

    PORQUE SO SITA O PT NAS DIVIDA PUBLICA CADE PSDB,PMDB,DEM.

    ESSES PARTIDO DEVE ESTA ALIADO AO SEU PARTIDO ESSE QUE FOI SITADO EM SIMA PRESTA ATENÇÃO STF.

    1. Sr. Carlos,nunca se esqueça PMDB e PSDB são partidos de aluguel,sempre estão onde tiver ou mais “DINDIN” ou mais “CARGOS NO PRIMEIRO ESCALÃO”.
      Que o diga a família Sarney,sempre do lado “CERTO”.

  8. SP no Topo ….reflexo da INCOMPETÊNCIA QUE APARELHOU SP NOS ULTIMOS ANOS………Qdo ABRIRMOS A CAIXA PRIETA DO ESTADO…INDA MAIS COM OS RATÕES ROENDO DESDE KOVAS….ACORDA SP…….PAULISTA, SEJA EM KALOTE….SUCATAS TIPO CPTM METRÔ…..ESPOLIAÇÃO TIPO MULTAS TIPO ROBO DU PEDÁGIO, etc ….A KADA DIA Cê TÁ MAIS que TIPO MANSO…….SIM, AQUELE TIPO QUE EMBORA TODOS RIEM, ACEITA…….(SER ESPOLIADO POR RATO)

  9. Julgamento no stf ameaça administrações petistas? ahahahh isso é piada, né? o pt tem 6 representantes nessa instituição, jamais será ameaçado. Além disso ainda, nessa corte, tem o advogado de outrora. Os petistas devem está morrendo de rir dessa matéria. é óbvio que não acontecerá nada, podem continuar “trabalhando” normalmente petistas, vocês é que mandam e outros 6.

  10. Ué, por que o PT tem esse desrespeito com a sociedade e não quer pagar o que deve a ela? Basta fazer um site igual ao do Dirceu e do Genoíno que o dinheiro brota das rochas. É uma obrigação do Estado pagar o que deve aos cidadãos, mas o PT não reconhece isso. Esse partido só pensa em saquear a sociedade via impostos e taxas…

  11. esses políticos sem vergonha, fazem leis para evitar que poder publico pague aquilo deve, para assim fazerem mais farra com o dinheiro dos nossos impostos. eu com mais de sessenta anos, espero há mais de doze anos pelo pagamento de indenização que tenho direito no processo que ganhei em todas as instâncias. onde esta o meu direito????

  12. Com os dois juízes novos ( Roberto Barroso e o Teori Zavascki ) , mais o Lewandoswiki, Carmem Lúcia , Rosa Weber e o Dias Tofolli – teremos 06 votos novamente e então os MENSALEIROS SERAM SALVOS NOVAMENTE>

  13. Não são os governos do PT quem devem os precatórios, são os municípios, e há décadas. Mas é bom que se faça justiça independente de partidos, ideologias e pontos de vista. O credor não tem culpa, tem que receber o que lhe é devido, e logo. Os municípios acabam encontrando um jeitinho de arranjar o dinheiro.

  14. É brincadeira mesma. Como é que pode fazer uma matéria desta, e colocar partidos. Deveria simplesmente dizer que a Prefeitura e São Paulo, e outros Municípios, bem como, outros Estados, tem dívidas enormes de Precatórios. Não dá para entender, o porque de citar o Partido dos Trabalhadores. Até porque ficou claro que a dívida foi feitas por outros governos, como o PSDB, o DEM, O PMDB, etc.. Não entendi, citar o PT.

  15. Só ameaça os governos do PT. Não ameaça os governos do psdb, do psb, pmdb, psd, dem…..só o PT….

  16. Acho que estas pessoas que comentaram acima, deveriam se inteirar melhor dos acontecimentos e principalmente do “português”, nunca ví tantos erros em um só texto, como acima…só numa coisa estão corretos, as dívidas deveriam ser pagas, sejam de que administração partidárias tenham sido geradas, pois não é admissível um calote tão grande como esse dos precatórios, pois tiram bens dos cidadãos, para pagarem quando lhes aprouver…Acho que com um pouco menos de corrupção e mais planejamento, conseguiriam paga-las sem problemas..

  17. Sou credora de precatórios do governo do RS.Está determinado pela justiça que deve ser pago desde 1992. E até hoje não recebi.Transformei em RPV (requisição de pequeno valor)aonde perdi mais de 50% do valor, ainda em 2010 e até hoje aparece na situação do meu processo:AGUARDANDO PAGAMENTO DE RPV. Decepção total.

  18. Pra quem não for do ” ramo “, precatórios são dívidas provenientes de sentenças judiciais, transitadas em julgado ( não cabe mais recurso…) em que os credores( EU, VOCÊS, NÓS TODOS…) tem direito a receberem seus créditos( valores…) por ações ou de funcionários públicos LESADOS PELOS PATRÕES( UNIÃO, ESTADOS, MUNICÍPIOS, AUTARQUIAS E QUETAIS…)ou de particulares que tiveram imóvel desapropriado por estes entes públicos…Quem teve a infelicidade de perder ( óbito…)um familiar ou que este ficara com sequelas terríveis por erros médico-hospitalares, quem teve um parente ou si próprio atingido por BALAS PERDIDAS DE POLICIAIS EM CONFRONTOS, QUE RESULTOU EM MORTE OU SEQUELAS, ENFIM, TODOS OS ATOS PRATICADOS POR ESTES ENTES E AGENTES DO PODER PÚBLICO,ATOS ESTES NOCIVOS, COM CULPA OU DOLO…A ” FILA ” É A MESMA, EXCETUANDO-SE ALGUMAS ” PRIORIDADES ” O problema reside em QUANDO OS ENTES HONRARÃO SUAS DÍVIDAS, POIS HÁ CREDORES, MILHARES DELES QUE JÁ FALECERAM AGUARDANDO SEU DINHEIRO…Isso é uma afronta ao Judiciário, às Leis e ao estado de Direito e coloca em ” xeque ” a própria democracia…

  19. Os petistas não entenderam nada , mas já estão reclamando da “discriminação” aff !

  20. CADÊ OS 28 POR CENTO DOS MILITARES DAS 3 FORÇAS.O PT DE LULA E DILMA NÃO TÃO NEM AÍ,VIRARAM AS COSTA PRO SEU JOAQUIM BARBOSA E AINDA JOGARAM MERDA NO VENTILADOR.QUE PAIS É ESTE.MILITAR SEM MORAL,PRA QUE USAR FARDA?

  21. E alguém acredita que, os Juízes petistas que absolveram os mensaleiros da formação de quadrilha, vão permitir que isso aconteça?

  22. A reportagem é equivocada e enganosa. O maior devedor de precatórios é o ESTADO DE SÃO PAULO, com administração TUCANA há mais de 20 anos… A moratória vem do tempo do Governador Mário Covas, e seguiu no governo Alckimin, que vem pagando uns CARAMINGUÁS que não cobrem os juros da dívida… Na prefeitura o descalabro remonta aos governos MALUF e PITA, sendo notório o desvio de dinheiro público nesse período… Sugiro que a reportagem investigue melhor a situação dos precatórios antes de publicar bobagens.

  23. No caso da cidade de SP, a prefeita Marta Suplicy, do PT, no início dos anos 2000, deixou de pagar os precatórios, que se acumularam.

  24. Realmente as pessoas entendem o que querem. Principalmente com uma matéria com esse título tendencioso. Ideal para atrair os ignorantes.

  25. Srs. todos vocês esqueceram do MALUF e da Dna. ZÉLIA CARIDOSA DE MELO.
    Precisamos mesmo melhorar do “MAL DE ALZEIMHER”

  26. Se você diz que foi o responsável pela boa chuva que irrigou as plantações e encheu os reservatório, tem que assumir as enchentes também, não dá pra entrar e depois dizer, EU NÃO SEI DE NADA, EU NÃO VI NADA, EU NÃO OUVI NADA.

  27. gostaria de saber quando vou receber meu precatorio,trabalho na prefeitura de s.p. há 24 anos ,coloquei ela no pau em 2008 e ate hoje não recebi meu dinheiro,tive um enfarte,coloquei um stent,e hoje não sou bom de saúde,tenho 55 anos e eles não tem respeito pelo funcionario publico,eu acho isto um absurdo,quantos dinheiro ganham os deputados,nois ganham um micharia,si bober e não saber balansiar nosso salario ainda passamos fome.eu acho isto um tremendo falta de respeito

Comments are closed.