Estatais respondem por 70% das contratações do governo Dilma

As empresas estatais respondem por sete de cada dez servidores civis incorporados ao Executivo federal no governo Dilma Rousseff.

Segundo dados recém-apurados, o quadro de pessoal da administração federal fechou o ano passado com 1,089 milhão de funcionários civis na ativa, totalizando um aumento de 63,2 mil em três anos.

Nas estatais que operam com receita própria, o contingente empregado passou da casa do meio milhão pela primeira vez desde 1995, quando o país estava prestes a ingressar no auge no programa de privatizações.

Hoje, são 502,2 mil, ou 44,6 mil acima do quadro contabilizado no final do governo Lula. A alta, de 10% no período, é o triplo da taxa contabilizada no conjunto de ministérios, autarquias e fundações

Os dados mostram que a política de pessoal da administração petista mudou de Lula para Dilma. O primeiro promoveu uma expansão generalizada do número de servidores e de salários; a segunda estabeleceu prioridades claras.

De 2011 para cá, os salários da maioria dos servidores pagos com recursos do Tesouro Nacional têm subido abaixo da inflação, enquanto as contratações nos ministérios estão concentradas em professores e outros servidores da educação.

Nas estatais, que foram liberadas das metas de controle de gastos públicos, a margem para abrigar mais funcionários é maior.

A política desenvolvimentista de Dilma procura ampliar o poder das empresas de infraestrutura, casos de Petrobras, Eletrobras e Infraero, e os bancos federais BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Considerados também os militares, o Executivo federal terminou o ano passado com 1,443 milhão de servidores, menos da metade dos 3,121 milhões contados pelo IBGE nos Executivos dos Estados.

Na divisão de tarefas entre os entes da Federação, os governos estaduais arcam com maior necessidade de funcionários, em especial na educação, na saúde e na segurança pública.

Ficou alguma dúvida? Faltou alguma informação?

Pergunte na área de comentários ou pelo Facebook.

Comentários

  1. Este é o objetivo de manter e criar estatais. Empreguismo, desperdício e irresponsabilidade. Aliás, a Infraero, um órgão falido, incompetente, corrupto imoral e só vai “fiscalizar” os aeroportos privatizados.

    1. tem muito profissional competente na Infraero. EXISTE CONCURSO PÚBLICO PARA ISSO. o problema é que a gestão tem tido problemas e a empresa perde EXCELENTES
      profissionais para outras empresas públicas e até PRIVADAS. NÃO GENERALIZE!!!

      1. KKKKK GESTÃO É FAZER UM GESTO GRANDE.

        As pessoas ainda não aprenderam a diferença entre administrador e FAZEDOR DE GESTO.

        leia a lei 4769 e o decreto 61934.

        Na infraero as pessoas prestam concurso para auxiliar, nível médio, mas são alocados em função de nivel superior.

    2. ACHO QUE VOCÊ PRECISA LER MAIS E SE APROFUNDAR NO ASSUNTO. QUEM VAI FISCALIZAR OS AEROPORTOS PRIVATIZADOS NÃO É A INFRAERO. ELA APENAS INJETA E RECEBE LUCROS EM PARCERIA COM A PRIVADA. É COMPETÊNCIA DA ANAC, AGÊNCIA NACIONAL DA AVIAÇÃO CIVIL, FISCALIZAR ESSES AEROPORTOS. QUEM ADMINISTRA OS AEROPORTOS PRIVADOS SAO EMPREGADOS DE INICIATIVA PRIVADA, A MAIORIA TERCEIRIZADA, MAL SELECIONADA E MUITAS VEZES MAL REMUNERADOS

      1. Para que é necessário uma Infraero se quem operacionalizará os aeroportos são as empresas terceirizadas.
        Não é à toa que os aeroportos brasileiros estão com infraestrutura precária a anos e temos uma das maiores taxas de aeroportos do mundo.
        Nos Estados Unidos as taxas de embarque não superam US$ 2,50. Aqui no Brasil custa mais de 20 reais.

    3. Fizeram as mesmas acusações de empreguismo, contra os portuários, na década de 90. Privatizaram os portos brasileiros, com a promessa de que os empresários tinham montanhas de dinheiro para modernizar os portos, agilizando o trabalho e tornando-o mais econômico. Naquela época, quando aguardavam 4 horas na fila, para descarregar ou carregar os caminhões, os motoristas xingavam e esperneavam, defendendo as privatizações, para “acabar com aquela vergonha”. Hoje, 15 anos depois, os portuários perderam inúmeros direitos trabalhistas, ganhando bem menos, os portos não foram modernizados, os motoristas, em vez de quatro horas aguardam quatro dias na fila, em plena estrada Cônego Rangoni, e os empresários fazem chantagem, exigindo dinheiro público para “acabar com os gargalos” no Porto de Santos. Ora… quando o porto era público, a demora era uma pouca vergonha. Agora que é privado, a culpa continua sendo do governo? Mandem os donos dos terminais privativos aplicarem seu próprio dinheiro nos portos! Eles prometeram isso! E se a administração privada é melhor, por que os portos pioraram?

    4. Dilma 2014 sem choro nem vela, aposto que os que reclamam não estão desempregados.

    5. O maior problema do Brasil é que tem muita gente ignorante , e outras tantas cegas , outras que preferem ser cegas , e uma maioria que espera se beneficiar do governo e apóia . Escute bem :” Em País que para alguém produzir , precisa autorização de quem não produz nada . Está indo rumo ao abismo “

  2. Petrobrás deveria ter 60.000 funcionários, com Dilma e Lula, tem 250.000 funcionários. Empresa está com dificuldades financeiras. E assim vai… não precisa falar mais nada.

    1. O senhor BRANCÃO SJC deveria se interar melhor do dados antes de falar besteira, não sou petista, acompanho de perto o mercado e gosto de interar dos dados oficiais, portanto me sinto na obrigaçao de contestatar a informaçao dada por esse senhor.
      A Petrobras controladora possui cerca de 60 mil funcionários, se acrescentarmos os funcionários das controladas ( subsidiarias) esse numero passa para cerca de 80 mil funcionários. portanto muito aquem dos 250 mil que essa pessoa mal informada publicou.

      1. Você está mal informado.
        Pelos dados da própria Petrobrás, a empresa tem 86.000 funcionários, mais 350.000 terceirizados. O total chega a 436.000 funcionários pagos pela empresa, o que demonstra uma falta de eficiência e baixa produtividade.

    2. A Petrobras tem pouco mais q 60mil funcionarios, o que vc deve ta contabilizando é o pessoal envolvido em obras, ou vc acha q o montador de andaime da construcao de uma plataforma é funcinario petrobras? Dessa forma um mecanico q faz revisao em seu carro tb ê seu funcinario, ou o pedreiro q partipou da construcao da sua casa ê um funcionario seu!!!!!!!

  3. O inchaço na máquina pública não contribuiu para melhorar os serviços. Os serviços no Banco do Brasil e CEF pioraram muito, tem muita gente circulando dentro desses bancos, mas são muito mal treinados e percebe-se que o nível de pessoal diminuiu bastante. Não vai dar certo.

    1. Sou cliente na Caixa Econômica Federal e no Banco Santander, que comprou o Banespa do Governo de São Paulo. A Caixa é bem melhor. Inclusive, entrei no estacionamento da Caixa com o meu carro, subi as escadas até os caixas eletrônicos e em 3 minutos retirei o comprovante para o Imposto de Renda. Em seguida fui ao Santander, que não tem estacionamento e fica no centro comercial da minha cidade. Não encontrei a opção para comprovantes do IR, no caixa eletrônico. Perguntei ao rapaz que ajuda os correntistas e ele me mandou entrar pela porta giratória e ser atendido no balcão, por um funcionário. Aguardei na fila por mais de 20 minutos, até conseguir o meu comprovante.

      1. Vai lá na Caixa Econômica em dia do pagamento do bolsa família e compara com o Santander então, espertão.
        Funcionários da CEF são totalmente estafados. O atendimento é horrível.

  4. Os empregados das Estatais não são servidores. São empregados CLT como todos os outros no Brasil.

    As empresas também pagam estes funcionários com recursos próprios e não com recursos do Tesouro Nacional, a CAIXA por exemplo tem crescido vertiginosamente e dado lucro recorde. Nos últimos 3 anos a CAIXA cresceu 130%, no mesmo período o Itaú cresceu 53%.

    1. A Caixa cresceu isto tudo por causa dos aportes bilionários do BNDES. Se o Itaú tivesse recebido metade deste aporte teria crescido mais do que a Caixa.

      1. E por que o atendimento da Caixa, que é um banco estatal, é muito melhor que do Santander, que é um banco privado (espanhol), e um dos maiores do Brasil, atualmente? Sou cliente dos dois e sei o que estou dizendo.

      2. Favor informar quais são estes empréstimos do BNDES à CAIXA. Esses empréstimos não existem!!!!

      3. Vejo que não conhece bem a Caixa. Comparando com o Itaú podemos dizer que as taxa cobradas dos clientes são infinitamente menores, é um banco social que faz coisas que os bancos privados com certeza não farão, eles só pensam em lucros exorbitantes. O Itáu ocupa o 1º lugar das reclamações do Procon enquanto a Caixa está bem longe disto!!!!

    2. Maria Paula esse conceito de clt em qq propriedade federal não existe o que existe é um cabide de empregos disfarçados em clt que o POVO BRASILEIRO paga e não sabe, agora vc sabe por que não existe desemprego no BRASIL incha-se a maquina publica com clt, e diz que estão todos empregados sen~~ao fosse isso teriamos junto com o bolsa esmola mais de 60 milhões de BRASILEIROS DESEMPREGADOS, tanto que o desgoverno federal não dá os auemntosda inflação para o setor, vc acha isso correto, então não é politica de empreguismo?

      1. Todos os funcionários de empresas estatais, hoje, são regidos pela CLT. Isso quer dizer que podem ser mandados embora a qualquer momento e se aposentam pelo INSS. Não são mais funcionários públicos, e isso já tem muito tempo que é assim. O que existe é muita maledicência contra o Governo Federal, difamando trabalhadores que ganham seu salário honestamente, apenas por questiúnculas políticas.

    3. SÓ COM O CRÉDITO DO FGTS (9% DE CADA SALARIO), DINHEIRO FACIL E EXCUSIVO PARA A CEF E QUE PAGA UM RENDIMENTO QUE DISPENSA COMENTARIOS E QUE AINDA, EMPRESTA ESTE MESMO DINHEIRO A JUROS ALTOS, FICA FACIL CRESCER… AGORA, GOSTARIA DE VER A AUSENCIA DO DINHEIRO DO FGTS E DOS APORTES BILIONARIOS DO BNDES, CONFORME CITADO PELO PEDRO E AINDA, O PÉSSIMO ATENDIMENTO, SERIA UMA BELEZA… NÃO CHEGA AOS PÉS DO ITAU!!!

    4. Exato Maria Paula.

      A mídia e o povo em geral não sabe distinguir SERVIDOR DE EMPREGADO PÚBLICO.

      kkkk

  5. A população necessita de servidores públicos p/ prestação de serviços que tanto necessita, porém, deve-se cobrar mais do servidor público p/ aumentar a produção. Improdutivo deve ser demitido ou ter o salário reduzido compatível c/ a sua produção. Deve ser contratado administradores privados p/ conduzir a Administração Pública que anda emperrada e mal administrada.

    1. Sr. Palotino,acredito que o Senhor esteja precisando ou ler mais e se atualizar, pois no órgão Federal que eu trabalho,sòmente no horário das 13:00 hrs às 17:00 horas,nós somente contamos com 3 servidores de carreira, para atender mais ou menos 700 pessoas. Mais ainda no último concurso para o nosso órgão federal,dos aprovados e que ainda deveriam ser convocados, pois o concurso é válido pôr dois anos. Pasme o governo não colocou nenhum.Experimente saber se em algum outro órgão governamental alguém consegue atender 700 pessoas, somente com 3 servidores.Acredito que o Sr, deva concordar que fica muito difícil.

      1. Este é o problema de quem não conhece a lei.

        03 servidores num órgão público atendendo 700 pessoas.

        quem mentira.

      2. Rubens,

        Também sou funcionário público, e realmente faltam funcionários. Mas faltam porque um monte deles tem padrinhos políticos e ficam lotados “na maciota”. Outro tanto simplesmente não trabalha. Alguns respondem longos processos por corrupção, mas enquanto isto continuam recebendo pontualmente seus salários. E sem contar na qualidade da gestão. Existem órgãos demais, divisões demais, funcionários demais em áreas burocráticas que se sumissem não fariam falta nenhuma. Resumindo, gestão muito ineficiente. Eu tive o privilégio de verificar in loco a transformação que acontece quando uma estatal é privatizada. A mudança é tão grande que fica até difícil descrever.

  6. Lamentável a tendeciosidade da reportagem. Não há nenhuma informação a respeito das causas, como se isso acontecesse apenas para atender apelos políticos, o que não é verdade.
    Nada diz a respeito do crescimento das estatais, nem do turn over que está cada vez maior.
    Como os salários das estatais estão cada vez menores, os empregados não ficam tanto tempo, como antigamente.
    Ainda tem as aposentadorias, pois no início da decada de 80 houve uma expansão muito grande dos negócios e das contratações. Esse pessoal está se aposentando, atualmente.
    A grande maioria das contratações é apenas para repor mão de obra.
    A reportagem é tendenciosa e deveria ser revista.

  7. Eta reportagem tendenciosa.

    O governo dilma, contra servidores, via concurso para nível médio, fundamental e depois aloca os servidores para realizar atividade de cargos de nível superior.

    Além disso, o governo dilma está realizando concurso interno, que permite os servidores ou empregados públicos de estatal mudar de cargos por concurso interno o que é inconstitucional.

  8. A reportagem deveria se mais abrangente e mencionar o NÍVEL DE ESCOLARIDADE DOS CARGOS CONCURSADOS.

    O GOVERNO FEDERAL, DILMA, ESTÁ REALIZANDO CONCURSOS, EM NÍVEL FUNDAMENTAL OU MÉDIO E EM SEGUIDA REALIZA CONCURSOS INTERNO, ONDE OS EMPREGADOS DE ESTATAIS MUDAM DE CARGOS, VIA CONCURSO INTERNO.

    COMO AQUI TEM QUE PROVAR, BASTA VER AÇÕES NO TRT 10 -Ação Civil Pública de nº 0001413-51.2013.5.10.0014, na Justiça do Trabalho da 10ª Região

    A imprensa nunca sabe de nada e se tivesse espaços iriam postar mais 30 ações como esta. UMA VERGONHA NACIONAL DE BURLA AO CONCURSO PUBLICO.

  9. A Petrobras de hoje nada tem a haver com a pujante Petrobras dos anos 70 á 90, comandada por técnicos nacionais, engenheiros formados nas melhores faculdades. Atualmente é um trem da alegria do PT e seus colaboradores e os serviços mais especializados nas plataformas marítimas são contratados com a Halliburton e outras estrangeiras.
    As publlicidades da Petrobrás são todas mentirosas, eleitoreiras e danosas ao errário público. Essa estatal tão maç administrada só tem uma poss´vel recuperação, que é a privatização.

  10. Reportagem tendenciosa. A Eletrobras, e todas suas subsidiárias, por exemplo, reduziram seu quadro de pessoal em 2013, com um plano de demissão incentivada. Hoje, o quadro de pessoal está em torno de 50% menor em relação aos anos anteriores.

  11. O dia que o PT sair do Governo, vai haver muita briga para manterem esse contingente de apadrinhados na Administração Publica, segundo consta quando o FHC entregou o cargo para o Lula, a Petrobras estava com cerca de 30 mil funcionarios e hoje esta com 250 mil, qual a empresa que aguenta esse contigente de Funcionarios.

    1. Apadrinhados não meu caro. O que a reportagem fala são de servidores admitidos por concurso público e que não tem nada a ver com apadrinhamento.

      1. Cara, tu é cego, ou não sabes ler, a matéria é clara, isso é desperdício de dinheiro público, gastar mal é sinônimo de improbidade com o dinheiro arrecadado pelos impostos cobrados de nós brasileiros. Somos tungados em nossos direitos cidadãos por esse desgoverno vermelho de Dilma/Lula/PT.

      2. A reportagem se quer SABE A DIFERENÇA ENTRE SERVIDOR PUBLICO E EMPREGADO PÚBLICO.

        kkk Estatuto e CLT.

      3. Não se iluda Renato, os concursados ganham mal, o que infla a máquina estatal são os cargos comissionados, chamados extra-quadros, que não fizeram concursos, são apadrinhados e ganham mais que os concursados. Falta meritocracia no Brasil. A maioria não tem competência para ocupar os cargos que ocupam. Mas, colocados por políticos. Em troca eles dão votos. Vivemos num País do “FAZ DE CONTAS”.

      4. Só voce acredita, deve ser um deles. na Petrobras no Governo FHC foi feita demissão voluntária, reduziu a metade os funcionario e quando o Lula assumiu fez um concurso fajuta e entrou todo mundo de novo.

      5. Se considerar os apadrinhados, estamos falando em 30.000 contratados por “cargos de confiança” nos ministérios loteados para os diversos partidos da base “aliada”.

    2. Comentário sem contexto histórico, o governo FHC vinha delapitando e matando a petrobras, não havia investimentos,praticamente nao fizeram concursos publicos, e tb repartiram a compahia em 3. Na minha opiniao, um processo claro de privatizacao. Ou seja sucateamento do aparelho para justificar tal barbaridade. No governo LULA ocorreu a reposicao de pessoal e o reinvestimento na empresa, hj a petrobras é usada pelo executivo como motor e controle da economia..

  12. É curiosa a política desenvolvimentista do governo: pretende fortalecer as estatais, conforme citado no texto, mas as deixa na lona com outras políticas. Vide Petrobras e Eletrobras.
    Já no caso das atividades típicas de Estado, há um padrão claro. Ibama, Bacen, Policia Federal, Receita Federal, Ministério do Trabalho: em todos estes órgãos (e outros) há falta de pessoal, quase sempre por conta de aposentadorias não repostas. Há também o problema de desvio de função e as infames terceirizacões, que não saem mais barato pro Tesouro, apesar de pagar muito menos aos funcionários e serem na prática, sem eufemismos, precarizacão do trabalho. É válida a comparação entre o número de servidores entre um ano e outro, mas também é necessário entender o contexto em que ocorre o aumento, se há real necessidade no órgão ou estatal em questão.

  13. pra petista tdo é tendencioso,não aguentam saber a vdd,desse cabide de emprego que se alojou no governo

    1. PTista é assim, erra, comete todo crime possível contra o estado e o povo, mas, a culpa e das elites, ou seja, dos outros. São ineficientes, tendenciosos e covardes.

  14. nenhum pais serio ,pode ter estatal ,pois estatal ela contamina o governo negativamente .,,,sao cabide de emprego,geralmente emprego de favores sem capacidade profissional,. pois demora 6 meses para o profissional mostrar se tem capacidade para exercer tal profissão ,muitas empresas tem trabalhador parentes gerando panelinha.,,,as estatais tem k existir como fomento para crescer o pais , mas assim que der lucro tem k privatizar,,

    1. Se a Petrobrás fosse apenas um cabide de empregos, não teria se tornado a companhia petrolífera com maior tecnologia para prospecção de petróleo em águas profundas, e muito menos teria chegado a extrair petróleo do pré-sal. E não demora muito esse petróleo, de excelente qualidade estará jorrando. Se dependesse dos tucanos, esse petróleo já pertenceria todinho aos americanos, e não aos brasileiros. E mais que isso, todo o pré-sal teria sido privatizado, antes mesmo que chegássemos a suspeitar da sua existência. Quando vocês vão aprender que não existe livre mercado, quando o assunto é petróleo? Isso é uma questão estratégica e de segurança nacional, não de mercado! E mesmo em relação ao mercado, prefiro a Petrovbrás nas mãos do governo do que nas mãos do Eike Batista, que é empresário da iniciativa privada, e sobre quem, nenhum neoliberal gosta de falar. rs

  15. Em regra, no Brasil, tanto a iniciativa privada quanto a coisa pública, comportam um monte de incompetentes, enrolões e pessoas sem qualquer comprometimento com o dia a dia. Com o trabalho mesmo. Com o fazer. Sabe aquele papo de “Do my best”? Agora, falar dos governos brasleiros, claro, cada um dá sua contribuição…negativa, quando assume (será?) o poder. Julgo, pelo que pregava, quando era oposição, o PT, claro, o pior de todos!

  16. Infelizmente essa é a situação do país, os que não estão no inúmeros “bolsas assistencialistas” estão pendurados em alguma autarquia ou área do governo.

  17. O BRASIL ESTA NA UTI E RESPIRANDO SOMENTE POR APARELHOS!!! EM BREVE… ÓBITO.

  18. Esse é o motivo do PT permanecer governando. Afundam o Brasil, mas, permanecem segurando o que resta, o osso. O resto dos brasileiros não sabem discernir uma frase de uma palavra e continuam votando nesses urubus vermelhos. Estamos, o estado, indo a bancarrota. Pobre Brasil.

  19. Primeiro parágrafo:”As empresas estatais respondem por sete de cada dez servidores civis incorporados ao Executivo federal no governo Dilma Rousseff”.
    Último Parágrafo: “Na divisão de tarefas entre os entes da Federação, os governos estaduais arcam com maior necessidade de funcionários, em especial na educação, na saúde e na segurança pública”.
    Entenderam? O social, no Brasil, é um lixo!

  20. Sem gente, as coisas simplesmente não andam. As atividades das estatais foram bastante ampliadas, bem como sua participação no mercado. CEF e BB, por exemplo, não são empresas que funcionem de modo ‘desmantelado’. Muito pelo contrário. Se há lugar em que os funcionários se comportam feito os aspones tão ridicularizados em piadas de humorísticos – globais -, certamente não é em nenhuma dessas duas empresas. Onde estão os aspones? Os poderes judiciário e legislativo são bons locais para localizá-los, sobretudo nos estados, e nos municípios, no caso do legislativo. Estão aí poderes que são verdadeiros templos construídos em homenagem ao desperdício e à má gestão. As estatais, não, funcionam a contento – pelo menos para padrões da realidade brasileira.

  21. Mais uma aula de como transformar uma notícia positiva em negativa. O governo fortaleceu estatais como Petrobras, Infraero, universidades federais e escolas técnicas federais.

  22. Ai Jesus… esse povo que comenta as coisas vive em que planeta? Vocês já prestaram um concurso público na vida?? Ou prestaram e não passaram, pq são burros e incompetentes, e estão destilando veneno??? Eu sou servidor público, com muito estudo e dedicação fui aprovado em mais de 1 dezena de concursos! Aliás, no setor público, atualmente, é muito difícil uma anta ser aprovada, mas na iniciativa privada as antas fazem a festa! Lá é o paraíso para os burros, incompetentes, apadrinhados, etc.

    No setor público o problema não são os servidores concursados, mas sim os cargos comissionados e as funções de direção ou chefia, onde, ai sim, rola um apadrinhamento forte de incompetentes. O estado de SP sofre muito com isso nos seus 20 anos de ditadura do PSDB!

    1. Alguém aqui disse que fez mais de uma dezena de concursos? Então não deve ter vocação para qualquer trabalho, está apenas se guiando pelo melhor salário. Vocação não tem alguma. Outra, se prova de concurso fosse sinônimo de capacidade de trabalho teríamos a melhor segurança, saúde, educação do planeta e não é bem isso que acontece, ou estou errado. Salário bom, emprego vitalício sem medo de ser demitido só acontece aqui. Mas um dia isso acaba, assim espero ai quero ver esses que passam em concurso aguentarem o tranco.

  23. Os órgãos públicos como a Receita Federal, INSS e outros estão a anos com defasagem em seus quadros funcionais, os concursos são raros e c/ poucas vagas, agora nas estatais o cabide de emprego p/ apadrinhados políticos sempre foi um escândalo, e agora no governo do PT nem se fala. E a prestação de serviço digno a população é o que menos interessa a esses políticos.

  24. gente nem Jesus Cristo agradou a todo mundo, muitos criticam as estatais pq ñ conseguiram passar em um concurso publico outros pq gostam mesmo de criticar o governo independente de partido, outros falam sem saber, ex: a empresa com maior numero de funcionários é os correios com +ou_ 130 mil a petrobras com +ou_ 80 mil entendam uma coisa a dilma é o diabo pra uns e DEUS, isso ñ vai mudar vc que gosta de privatizaçao venha a Volta Redonda e veja quem ganha com isso.

  25. O PERCENTUAL POUCO IMPORTA O QUE É FUNDAMENTAL É AUDITAR-SE A QUALIDADE DO GASTO SE TEVE CORRUPÇÃO DESVIOS E ETC, INFELIZMENTE NO PÓS GUERRA ATÉ NAS EMPRESAS PRIVADAS E MUTINACIONAIS AS PESSOAS PREFEREM TRABALHAR NOS DEPARTAMENTOS DE COMPRAS E DE CONTRATOS, POR RAZÕES ÓBVIAS. A CORRUPÇÃO NÃO PRIVILÉGIO DO SETOR PUBLICO, NO BRASIL E NO MUNDO. O SER HUMANO PERDEU QUALIDADE SEMPRE TÁ QUERENDO SE DAR BEM, NÃO IMPORTA ONDE.

  26. O que acaba com as estatais são o grande numero de terceirizadas, muitas delas patrocinando os partidos políticos que desgovernam a nação.
    Por exemplo, Petrobras 80.000 funcionários próprios, terceirizadas cerca de trezentos mil funcionários, a maioria desses ganhando R$ bem mais que os próprios da Petrobras.
    Assim não tem quem aguente essa política do PT.

  27. O famoso cabide de empregos do pete. Que infelicidade, nos que acreditaram na PRIMEIRA VEZ neles. Agora, vivem de propaganda promocional, e de enganar pobres e analfabetos. è triste a ignorância do Brasileiro que vota no PT. Bom..se for do CABIDE DE EMPREGOS, dá pra aceitar.né?

  28. Pelo visto, a quebra da Petrobrás é direcionada pelo (des)governo de plantão, para que as ações virem pó e sejam adquiridas pelos “cumpanheros” que são abastecidos pelo Caixa 02 Petista. O Ministério Público Federal precisa fazer uma auditoria nas negociações de ações da Petrobrás na Bolsa de Valores, pois com certeza vai descobrir quem são os grandes investidores “cumpanheros”. Daqui a algum tempo, endireita-se a Petrobrás, e o lucro das ações está garantido. Eita Brasil.

  29. Por isso são contra as privatizações, usam as estatais para acomodar a cumpanherada…, como nunca antes na história desse país houve tanta corrupção e roubalheira e impunidade.

  30. Realmente, a empresa estatal é um mal para qualquer sociedade, precisamos rever a legislação, não podemos admitir pessoas pelo concurso público para ficarem eternamento encostada. pode haver o concurso para medir o grau de qualificação, mas o contrato deve ser CLT como qualquer empresa, não existe milagre para ter resultado tem que produzir, prazo, qualidade,respeito ao meio ambiente,m etc..

  31. falar, mal criticar e fácil , quero ver e vcs fazerem, empreguismo tem pra todo lado, mas que o pais melhorou do governo lula e dilma pra ca e so ver os números.

  32. o deficit de empregados ainda é grande . e temos que ter cuidado com esse tipo de noticias ,pois, com essa onde de cortes de gastos pra economizar 81 bilhoes de divida publica ,pode-se maldosamente atribuir a essas contrataçoes mesmo sendo empresas que geram lucros .; fiquei decepicionado na nao inclusao dos correios dentre as empresas citadas ,pois, tem mais de 110 mil funcionarios e ainda precisa de muito mais principaLMENTE NA OPERAÇAOS de entrega.

Comments are closed.