Brasil tem 20º maior juro do mundo; veja mapa, ranking e evolução

chamada_juros_mundo

Elevada ontem para 11% ao ano, a taxa de juros do Banco Central brasileiro é a 20ª mais alta do mundo, segundo dados do site www.tradingeconomics.com

Taxas de dois dígitos são raras na conjuntura atual, em que o mundo rico trabalha com juros perto de zero -no caso do Japão, exatamente zero- para reanimar a economia.

É claro que taxas nominais elevadas não significam, necessariamente, que os empréstimos estão caros em um país: na Argentina e na Venezuela, por exemplo, os juros estão abaixo da inflação.

Mas trata-se de um indicativo de distorções na economia, seja inflação em alta, seja dificuldade do governo em conseguir dinheiro no mercado.

No Brasil, o juro alto é crônico e suas causas ainda não foram satisfatoriamente explicadas pelos especialistas. Depois de dois ciclos de queda, nos governos Lula e Dilma, a taxa hoje é praticamente a mesma de seis anos atrás.

Ficou alguma dúvida? Faltou alguma informação?

Pergunte na área de comentários ou pelo Facebook.

Comentários

  1. Isso está falando da taxa de juros oficial (no Brasil é fictícia) , em qualquer pais a taxa de juros oficial é cumprida mensos aqui. Se medissem a taxa de juros praticada no mercado ao invés da oficial ficaria claro que temos a maior taxa de juros do mundo

      1. Sei e sei que é a referência para a taxa de juros cobrada. Mas pelo jeito você não sabe

        1. Mick, gente como essa moça, que não sabe nada, é justamente o leitorado do petê… Não conhecem nada da realidade, acreditam no que eles mentem e… assim “la nave va”… Acho que eles nem imaginam que,nos países civilizados o juros POR ANO NÃO PASSA DE 1%! Mas, coitados, sempre foram tão “massacrados” intelectualmente que nem podem acredita que o pagamento de seus empréstimos seriam INSIGNIFICANTES…

          1. CERTAMENTE a Folha não está se referindo ao juro de 216,9% ao ano DO ROTATIVO DO CRATÃO DE CRFÉITO, NÃO É???
            Neste caso, estamos NO PRIMEIRÍSSIMO LUGAR DO JURO MAIS ESCORCHANTE DO PLANETA! Ou estou mentindo?

          2. Aqui a política é sempre a mesma , pelo menos até o momento!
            Quem entra não quer sair de mãos abanando…
            Costura-se um acordo aqui, outro acolá…
            O Povo no fim…paga! e muito caro , para outros se dar bem! e muito bem!
            Para gente: o que é correto! para eles: Bilhões (R$).
            Falta mentalidade para quem nos rege.

      2. OK, empreste dinheiro em qualquer banco, entre no cheque especial, no cartão de credito, tente financiar um carro com SELIC. Se conseguir me avise por favor.

          1. O que isso tem a ver? cheque especial e cartão é caro, afinal o risco de calote é alto (na verdade nos dois casos já rolou um calote). Por que deveria ter juros baixo?

          2. Produtor rural paga taxa menor que a Selic, empréstimos do BNDES também, crédito imobiliário também. E Selic está muito longe de ser fictícia, ela é a média das operações do BC com os bancos. Bilhões são negociados com essa taxa.

        1. Esse gap se chama risco. A taxa selic é a base para emprestimos entre os bancos em curtissimo prazo com garantias. Pronto, e ai óbviamente as outras taxas serão mais caras e ai não existe nem deve existir regras para defiir quanto mais caras elas são. Elas serão proporcionais ao risco.

          1. Luiz. Na verdade no Brasil os bancos cobram quanto querem de juros (na minha opinião), a relação entre Selic e taxa de juros sobrada é algo cada vez mais ínfimo

      3. No nosso pais infelizmente não existe politico sério que governe para o povo. ´Meu último voto que dei foi para Fernando Collo. De lá para cá não votei mais em ninguem. Nenhum é digno do meu voto. Como é que o pais pode crecer com o juros de 11%.

    1. Governo incompetente não consegue controlar a inflação estimulando mais produção (indústria, serviços e agrícola), também não consegue segurar preço da gasolina pelo lucro da super bem administrada pertrobrás… segura a gasolina que dá deflação!!! aí não precisa aumentar selic. Juros altos é um veneno para um país, quem gosta são os bancários. A incompetência no governa gera danos para ele mesmo, que pagará também mais juros nos seus títulos de tesouro.

    2. Concordo plenamente.Já viu os juros dos empréstimos,cartão de crédito,cheque especial.São criminosos.os maiores do universo.

    3. Vá ler a coluna de esportes ou culinária. Esse assunto não é para mal informados

    4. Taxa SELIC = País governado por BANCOS.
      Taí Dilma e Lulla… Que tanto gritavam contra os lucros bancários…
      Eita partidinho de quadrilheiros…
      E a população óóó…

    5. Mick. Desencana, esse KAIS protege o petê mas não protege o próprio bolso, qualquer um sabe que a taxa Selic no Brasil é como a rainha da Inglaterra, todo mundo bate continência mas não serve pra nada

  2. Realidade.br : tudo nas coxas ! 1 fábrica de kuerno-pueblo ! Até Carnaval corre riscos ! Escolas de Samba mui breve poderão virar Escolas di Fanqui : “~~ Nóis ké sê filiíz kum painho prizidenti dessi paiíz ! kum a patórta a zocurtaaá …~~”. OBS * Ka chaça.br já mor ta com 82% impostos ( chamaram no exterior o Omi di Ka chaceru, aí ele matô a danarda ! )

  3. ” NADA MAIS E DO QUE UM QUADRO DE EXTREMA INSTABILIDADE…
    O BRASIL CAIU MUITO DE RENDIMENTO;POREM SUA GRANDEZA E INDISCUTIVEL.
    QUE HAJA UM ESFORÇO CONJUNTO DE TODOS OS SEGMENTOS SOCIAIS, PARA QUE A MAGNITUDE VERDE-AMARELA SE TORNE UMA REALIDADE INSOFISMAVEL!!!

  4. Quanto mais fraca a economia, maior a taxa básica de juros. O infográfico coloca o Brasil ao lado de países esquisitos. Os países desenvolvidos têm taxa básica de juros na faixa entre 0,25 % a.a e 1 % a.a

    1. Meu amigo, FHC teve mais de 40% de juros, umas 4x mais que o maior dos Juros de Dilma

          1. Qual a diferença? Você está discutindo preferência partidária ou economia?

          2. O ministro do Itamar que moldou o Plano Real foi Ricupero, com auxilio de Ciro Gomes.
            A medida provisoria foi assinada por Itamar Franco. FHC entrou na historia com objetivos eleitoreiros colocando o nome da cedula de Real, medida inconstitucional.

            Leiam um pouco de Historia
            se informem

        1. Pelo jeito a maioria das pessoas não sabem o que é taxa Selic. Selic alta não é causa, mas sim consequência de algum problema ou limitação da economia. Em meados da década de 90, logo após a implantação do Plano Real, o Governo precisou aumentar a Selic para 40%, pois precisávamos controlar uma inflação anual de mais de 2000%. Hoje, temos uma Selic de 11% e não estamos conseguindo segurar a inflação que já está batendo os 6,5%, sem contar que não estamos considerando que existem preços controlados(Energia elétrica e combustíveis), caso contrário já estaríamos com uma inflação entre 8% e 8,5%. Este Governo executa uma política econômica maluca, onde de um lado há aumento de juros para frear a inflação e de outro oferta de crédito para estimular o consumo!

          1. Taxa Selic, nada mais é que a taxa que o governo paga aos bancos pelo dinheiro que capta no mercado. Os bancos têm um obrigação de comprar um percentual do seu deposito a vista em títulos do governo. Esta obrigação é chamada de depósito compulsório. A taxa que o governo paga por estes papéis é a taxa SELIC que é em ultima instancia é o CDI. Quando vc faz um CDB, certificado de depósito bancário vc está comprando títulos do governo com uma promessa de recompra acrescido de uma taxa de juros.
            Em minha humilde opinião para o governo retirar dinheiro de circulação bastava aumentar o compulsório e não aumentar a tx SELIC.

          2. Lei da oferta e procura. Aumentando o compulsório, diminui o dinheiros que os bancos têm para aplicar, consequentemente aumenta os juros

          3. FHC foi inteligente eleitoreiramente, usou o plano real do Recupero e de Ciro Gomes. Vocês se lembram como no ex-presiente FHC viajava para os staits?
            De todos os tempos, ITAMAR foi e continua sendo o melhor Pressidente do Brasil, saudade da administração do “topetinho”

        2. Não confundam juros com correção monetária. Na época do Itamar, que aliás, para mim foi O grande presidente os juros eram bxs e a correção monetária era alta. Nós tínhamos nosso dinheiro corrigido diariamente pela TR, que corrigia o dolar e assim por diante. Itamar Desindexou a economia, e inclusive aumentou a taxa de juros real, para conter o consumo.

      1. Kais, quem quer saber de FHC?
        Quem perguntou sobre FHC que já se foi faz 12 anos?
        Mas já que quer falar a respeito, pergunto: qual era nossa MOEDA antes de FHC?
        Realidades diferentes são incomparáveis.
        V já sabe o que é Selic e se acha um sabichão mas não deve passar de um ignaro infanto juvenil. Ou será um burro véio?

      2. Ainda estão falando do FHC? Não sou fã desse egocêntrico, acho até que a reeleição dele em 98 deveria ser investigado, mas o cara e a sua equipe no governo do Itamar Franco conseguiram parar com a inflação, se a SELIC estava nas alturas, a ideia era fazê-la cair e cair, hoje era para estar a níveis de primeiro mundo – esse pessoal pensa que economia se resolve de um dia para o outro, o que não pode é um governo (o atual) tentar ajustar a economia apenas lidando com a SELIC, é primário, é ridículo é amador! O Brasil perdeu o melhor momento econômico da história da Humanidade de 2002 a 2008, pois tínhamos um presidente que nunca administrou nem um carrinho de pipoca e com a sua megalomania, pegou logo de cara um país complexo como o Brasil e fez o que fez, preparou o Brasil para voltar para o calabouço… a situação do Brasil está ficando preta, mas o governo ainda ilude a população – me admira muito uma economista (Dilma Rousseff) se sujeitar a tudo isso – da mesma forma que a economia não é resolvida de um dia para o outro, a história também leva tempo para colocar seus personagens em seus devidos lugares – muito provavelmente o Lula e sua turma, incluindo a Dilma vão ter seu lugar na história, mas não serão lembrados como heróis, como são hoje – no futuro, nos cursinhos da vida (se Deus quiser, até lá eles, os cursinhos, não existirão mais) esses personagens serão lembrados como uma piada que mais uma vez fez com que o Brasil voltasse para trás!

      3. O juros baixos da Dilma foi um “sonho de verão” . Agora quem montou os alicerces para termos juros baixos foi o FHC. A inflação idem, apesar de estarem desconstruindo essa conquista que não é dos políticos mas do povo brasileiro que sempre sofreu com os planos de ajustes do passado. Quem viveu sabe.

  5. Segundo os dados retirados na fonte: http://www.tradingeconomics.com/ o Brasil é o país, entre aqueles que foram destacados no site, como aquele que apresenta a MAIOR TAXA DE JUROS REAL entre todos os países.

    Pais Taxa de Juros Real
    Brazil 5,3%
    Nigeria 4,3%
    China 4,0%
    Argentina 3,8%
    Iraq 2,0%
    Taiwan 1,9%
    Poland 1,8%
    Turkey 1,6%
    Pakistan 1,5%
    Greece 1,4%
    South Korea 1,2%
    Sweden 1,0%
    Colombia 0,9%
    Chile 0,8%
    Russia 0,8%
    Spain 0,5%
    Portugal 0,4%
    Ireland 0,4%
    Indonesia 0,2%
    Switzerland 0,1%
    India -0,1%
    Canada -0,1%
    Thailand -0,1%
    Italy -0,1%
    Czech Republic -0,1%
    Singapore -0,2%
    Australia -0,2%
    Euro Area -0,2%
    Denmark -0,3%
    South Africa -0,4%
    Israel -0,4%
    Malaysia -0,5%
    Philippines -0,6%
    Norway -0,6%
    Belgium -0,6%
    France -0,6%
    Mexico -0,7%
    Germany -0,8%
    Saudi Arabia -0,8%
    United Arab Emirates -0,8%
    Netherlands -0,8%
    United States -0,8%
    Finland -1,0%
    United Kingdom -1,2%
    Austria -1,2%
    Japan -1,5%
    Egypt -1,5%
    Hong Kong -3,4%
    Iran -14,6%
    Venezuela -40,8%

      1. Precisamos atrair capitais, nesse caso, taxa de juros elevada!

    1. Renato, quando a Selic começou a ser utilizada como taxa básica pelo mecanismo atual, foi fixada em 45% ao ano em março de 1999. Chegou a cair a 15,25% e encerrou o governo FHC em 25%.

      1. Com o advento da moeda Real e a estabilidade financeira no governo FHC, o consumo foi desfreado e como consequência, a inflação decorrente desta nova realidade. O crédito aberto e acessível a população de baixa renda e a importação de bens de consumo iniciado em l996/97, contribuiu consideravelmente neste índice inflacionário. Era a grande corrida consumista e a grande conquista popular. Hoje a situação é outra. O mercado encontra-se em sutil recessão , a balança de pagamento apresenta déficit , o PIB está decrescente , a arrecadação tributária crescente, oque eleva o custo PIB/Tributos, o endividamento Público triplicou na última década, a bolsa apresenta queda acentuada refletindo o baixo investimento de capital, o investimento público se concentra em obras de baixo retorno social e o mercado olha com desconfiança o panorama econômico que se retrai aos investimentos privados. Daí a alta de juros Selic tenta atrair investimentos setoriais, porém esta direcionalidade resulta numa falta de assistência econômica como na infraestrutura de transporte, saúde e educação, segurança, elevando a chamada “Custo Brasil”. Ou seja, captação de capital , geração de títulos do governo a uma taxa fixa de 11%, deixa-se de se investir na produção e investe-se na especulação da moeda. Para pagar, o capital que o governo “empresta” e para honrar seus compromissos com as empreiteiras; (estádios de futebol, obras viárias periféricas aos estádios, saneamento de favelas, programas sociais e assistencialismos, campanhas em mídias e outros); este passa a impor tributos sobre a geração de renda e sobre o capital privado e sobre-taxando o custo de produção. É o escoadouro do capital é a exaustão da economia.
        Na realidade, desta vez , a elevação da Selic não causará a retração da inflação e sim a deflagração da recessão.
        Como se pode ver são resultados distintos à mesma ação político-administrativa.

    2. A Era FHC criou e consolidou nossa MOEDA, um dos 3 componentes doutrinários de uma Nação e que antes de seu governo não tínhamos. Na verdade tínhamos mas mudava seu nome e valor constantemente de forma que o Brasileiro não podia se organizar, planejar seu orçamento antes do Real. Isso por si só já faz calar até o mais empacado asno defensor do neo coronelismo lulo pesteísta.

  6. Impressionante! Não é por nada, mas na maioria dos países que estão no topo das taxas, Portugal já esteve por lá….

  7. na argentina os juros nao estao abaixo da inflacao, estao entre 40-45%, dai se pedir dinheiro um termina pagando 2x o valor em 2 anos

    1. Por este motivo que o Argentino de hoje que tem algum sobrando compra dólares e guarda embaixo do colchão. O próprio Governo de lá estima que sejam por volta de 200 bilhões de Us$

  8. Que bom! Na época nefasta de FHC e Armínio NauFraga o Brasil ocupava o 2º lugar!! Parabéns, Lula, Dilma, Mantega e Tombini!

    1. Ô ideia fixa por FHC!!!
      Será que tanta fixação é pq ele deu duas sovas no Bebum de Rosemary em 1º turno?
      Os confinados nos currais eleitorais do neo coronelismo ficam indócis quando lembram desse fato.
      Conformem se , o Bom Véinho tem 82 anos e é anos luz mais lúcido que o Bebum de Rosemary e mesmo quando este está sóbrio ( dormindo ) hahaha

  9. Pelo menos em alguma coisa não estamos em último, como educação, transporte e saúde. Com certeza os pilantras já devem estar se esforçando para melhorar nossa posição nesse ranking, o Sr. Guido Mantega já deve estar cuidando disso…..vamos chegar em 1o lugar logo logo. Ooooo paizinho….

  10. No caso do Brasil essa taxa de juros está incluído (dentro dela) a inflação. Se separarmos a inflação a taxa de juros reais seria algo em torno de 5% ?

    E nos demais países o comportamento é igual?

    1. Armindo,

      A taxa real varia muito de país para país, sendo negativa atualmente em boa parte do mundo rico.

  11. Olhando o grupo de países que o Brasil participa, nos enche de orgulho e satisfação. O BC bem poderia aumentar a taxa Selic (50%) para nós sermos o maioral.

      1. Você é um defensor e/ou contratado pelo PT.
        É certeza, cara vem defender esse governo de bandidos, que usa o bolsa escola como compra de votos lícita e usa a Petrobras para financiar as falcatruas deles.
        Só o que se ver é a roubalheira e pior, o mesmo ladrão que rouba é o que julga (claro se julga inocente e continua o roubo “mensalão”)…
        É uma piada, e vai continuar assim, somos pacíficos e acomodados. Mas um dia isso acaba, ou nos acabamos com isso.

  12. Maiores juros, maior carga de tributos. baixa qualidade na educação, transportes e saúde. Nenhuma estratégia racional para o crescimento do País. E só falam em reeleição e cargos. Será que não cansam???!!!

  13. A única saída que vejo para nossos problemas de juros altos , segurança , saúde , transporte , e entre outros e a do aeroporto .

    1. Concordo plenamente !!!

      Passagem comprada para o Canadá ……

      1. O mundo é dos fortes, mas dar soco em ponta de faca não é sinal de força e resistência e sim burrice.

  14. Taxa de juro elevada; Dengue; favelados; analfabetos, corrupção; violência e desprezo pela saúde, sempre foi e sera cartão ei visita de povos dominados pela ignorância e consequentemente, seus erros. No Brasil, neste últimos dose anos, o povão resolveu criar seu próprio “Deus”. Um “Deus de carne e osso. Agora, tará de pagar caro; a imagem se voltou contra o criador. e destroça a economia e o bem estar dos coitados brasileiros. É a lei natural, quem erra merece castigo. Ainda vamos de PT?

  15. Nunca antes na historia do pais o Brasil foi tão mau governado como no período do PT. Juros altíssimos, corrupção e impunidade.

  16. Não faz sentido nos compararmos com paises da Africa, Oriente Médio, Argentina e Venezuela com rating muito piores que o nosso, tirando isso somos o primeiro.

  17. Também não poderia ser diferente Para sustentar os gastos que são feitos só com benesses desses KA NA LHAS que estão na política, associado ao que é roubado, tem mesmo que ser assim O dinheiro tem que sair de algum lugar para passar para as mãos dos KA NA LHAS

  18. Honestamenta falando como brasileiro, esse País não tem solução, é muita sacanagem pra um Páis só. Estamos fritos por muitas gerações. Uma pena!

    1. O Brasil evoluiu mais nos últimos 11 anos do que nos 502 anteriores. Mais 9 anos e serem potência mundial e não o emergente que nos tornamos somente após-fhc perdedor.

      1. Felix, em que quesito o pais melhorou e me diga por favor o que o atual governo tem participação direta na melhora. So uminha.

      2. Esse País vai de mal a pior, veja a situação de quem depende de mão de obra qualificada ou não. com relação ao bolsa familia disse um ex- ministro não pode doar que não se tem.

  19. O Brasil, o governo brasileiro deveria se esforçar para termos, no mínimo, a 5ª internet em velocidade no mundo. Isso fará toda a diferença para o país e para os futuros jovens.

  20. Esse é o custo do desgoverno e assistencialismo que vivimemos nos ultimoa 11 anos.

  21. EM UM PAIS ONDE A CORRUPCÃO CAMPEIA E AS PESSOAS QUE TRABALHAM E PRODUZEM SÃO PUNIDAS COM A ESPOLIAÇÃO JUROS ESCOCHANTES SUFOCAM AINDA MAIS!
    AQUI FALTAM HOMENS INTEGROS QUE PENSEM NO BEM COMUM E QUE SEJAM HONESTOS PARA LIDAR COM OS RECURSOS PUBLICOS!

  22. Impressionante como as pessoas não conseguem esquecer do FHC! Pessoal, parem de misturar preferências pessoais com economia. Se vocês estivessem pelo menos discutindo como as políticas econômicas de FHC e Lula foram simétricas e bem sucedidas, mas defender este circo que está aí?

  23. Porque para controlar a inflação muitos países não elevam a taxa de juros?! .Porque nesses paisinhos de economistas macatraques esses expediente brilhante é usado como última alternativa hein!? Hein!?

  24. ESTE PAÍS ME ENVERGONHA COM TANTA IMPUNIDADE E ROUBALHEIRA COMO POR EXEMPLO AQUI EM SAO BERNARDO A CONSTRUÇÃO NA NOVA CAMARA TEVE UM CUSTO DE MAIS DE r$ 45 MILHOES DE REAIS É MUITO DINHEIRO PARA FAZER UM PUXADINHO NO PAÇO MUNICIPAL.

  25. O mais engraçado é que todos estamos espantados com essa informação (que sabemos já tem anos) e não temos COMPETÊNCIA de fazer NADA para MUDAR. Dizem que um povo tem o governo que merece, então vamos começar a mudar as coisas em nossas casas … como ??? Não subornando um guarda, não comprando produtos piratas, não tentando levar vantagem em tudo … e o mais importante PRESTANDO MUITA ATENÇÃO NA HORA DE VOTAR !!!
    Abcs

  26. Não é somente a questão dos juros altos, o Brasil vive uma corrupção generalizada, e os piores são os politicos, este dinheiro poderia ir para saúde e educação, mas uma sociedade com saúde e educação vão saber votar, então não existe interesse, va mos continuar assim.

  27. O governo estimulou a população a consumir e a gastar. Imaginem quantas famílias ficarão afundadas em dívidas por causas desses juros criminosos nos cartões de crédito, cheque especial, entre outros. Quem entrar nessa, vai acabar com a vida, porque esses juros são impagáveis.

  28. Alta de juros sempre foi a ferramenta favorita para segurar a inflação nesses últimos 10 anos…
    Agora esse recurso mostra sinais de fadiga e não tem funcionado mais…….
    Nos resta conviver com os maiores juros do mundo, e ao contrários dos outros “concorrentes”, também com inflação em alta e baixo crescimento!……
    Que bela receita economica né?!

  29. Uai, só não entendi o por quê de se comparar com seis anos atrás. Isso significa 2008, metade do segundo governo de Lula. Por quê não comparar com 2002, final do governo FBC? Ou com o início do primeiro governo Lula? Ou com o fim do governo Itamar? Ou de Collor?

    1. José Maria,

      A comparação foi feita com a taxa mais baixa do período pré-crise econômica global.

  30. Estamos a caminho de sermos submersos em areia movediça, pra não dizer besteira, e muitas pessoas só falam do governo do FHC. Quando estivermos submersos até o último fio de cabelo, não se esqueçam de levantar o braço acima da cabeça, com a mão fechadinha como o vice-presidente da Câmara e os mensaleiros.

  31. Deveriamos fazer a maior manifestaçao que o mundo ja viu, nas proximas eleiçoes, nao deveriamos votar….assim iriamos manifestar sem violencia….estes juros sao uma verdadeira vergonha!!!

  32. muitos criticam… será que com o psdb seria melhor??? sai mais caro descer a imigrantes – 50 km- do que ir pra florianópolis, 800km! eu vi e vivi o “tio FHC” e seus pupilos no governo e não sinto saudade.
    não sou petista e não acho que são santos no poder, mas garanto que não só a taxa seria maior com o psdb como a crise de 2008 talvez tivesse acabado com este país se os tucanos demagogos estivessem no poder federal.
    são todos peixes, uns de água doce e outros de água salgada. e o pior é que não vejo alternativa para voto!
    ah, acredito menos ainda nos militares…

  33. março / 2010 ex-painho Colo ( escudeiro de painho+mainha ) deu recado p/ economistas.br : BR tinha presidente q dava aulas de economia p/ mundo. Nessa universidade painhos tudo isso fácil de se entender como a “taxa” = 100 Justiça / Capital.br manzorrado. Minha gente taxa tende para zero ! * Sem falar 12 anos de magias c/ números : Transformar Dívida em Receita, Capitalização da Petrobras …

  34. Estamos sobre-vivendo num país sem infraestrutura, sem investimentos no setor público e tudo o mais por causa desse compromisso criminoso das elites e desses governos sucessivos de alimentarem a banca c os juros nas alturas: pr isso viciam o país em juros altos.Pois nunca importa o quanto o PIB cresce de forma pífia,mas se tem inflação:aí aumentam juros qdo a inflação está alta mas n abaixa quando os preços caem!Por que não trabalham c investimentos que reduziriam essa inflação pelo aumento da demanda? Ou melhor:de onde vem essa inflação senão em grande parte do próprio governo? A Dilma está segurando o gatilho dos preços nos combustíveis e na conta de energia que ela festejou q ficaria mais barata: MAIS UM ENGANO! CHEGA DE ALIMENTAR UMA DÍVIDA FEITA SÓ PRA SER ROLADA MESMO E VAMOS É INVESTIR NO PAÍS PRA PRODUZIR E CRESCER MUITO MAIS QUE ESSAS TITICAS AÍ…

  35. Só países subdesenvolvidos e países da América Latina têm esses juros abusivos; é pra manter a corrupção! Nosso país é um país de ladrões, é triste dizer isso, mas é a pura realidade!

    1. Então podemos resumir em apenas países subdesenvolvidos, porque América Latina não é desenvolvida…..

  36. Os políticos, todos roubam, mas o que os fazem roubar ainda mais, é a permanência no poder por muitos anos.
    Por isso tem que existir a troca de partidos políticos no poder, pois na maioria das vezes, quem induz os roubos são grupos externos em troca de vantagens financeiras e concorrência desleal.
    Político não rouba sozinho, roubam porque além de safados, acham empresários igualmente safados.
    O brasileiro quando nasce, já nasce com 50% de safadeza de sangue. minoria suprimem, e a grande maioria libera….

  37. O IPCA mede a inflação teórica, indicando o que o Governo quer mostrar. A prática está no dia-a-dia de nosso consumo, na Lei da Oferta x Demanda. Reparem quando for ao mercado, ao posto de gasolina. Perto de casa a gasolina, em 1 mês, aumentou 10%, sem que o Governo tenha anunciado qualquer aumento.

  38. Mas no se preocupem estamos no ano da copa e ai sim tudo vira alegria o os petralhas enfiando em todos nos.E viva a copa do mundo estádios novos ou seja arenas novas, voltamos aos tempo das guerras de espadas ou seja nas arenas e tudo e lindo.Povo ignorante só pensa em futebol e no o futuro dos filhos dos netos um dia van saber votar.

  39. Na verdade o instrumento dos juros altos para o combate da inflação só é utilizado devido a incompetência do governo ao lidar com as contas públicas…o que gera inflação é a falta de poupança no setor público…gastos excessivos e mal direcionados…

  40. …uso absurdo dos cartões corporativos, muitas viagens inúteis, cargos comissionados aos montes, exagero no número de ministérios, corrupção, entre outros…

  41. Os juros do Brasil estão históricamente muito baixos graças ao trabalho do PT e antes, também do FHC. Cada um com seus acertos e erros. Fiquei surpreso em termos apenas a vigésima maior taxa, pois sempre me acostumei a esta ser a primeira ou a segunda e sempre disparada. O trabalho dos últimos 18 anos na área econômica foi perfeito !

  42. Nada disso se compara aos juros de 45% de Armínio Fraga durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Uma vergonha!

  43. Milhões de pessoas saíram da linha de pobreza e migraram para as classes d e c !!!! O triste é que milhões conseguiram isso através das bolsas de tudo quanto é tipo e jeito, tem presidiário ganhando mais do que muitos trabalhadores/as. Seria bom para o País a médio e longo prazo se as pessoas conseguissem isso através de seu esforço e aí sim com a participação do governo, oferecendo escolas e boa educação, moradias, transporte público de qualidade, assistência médica e hospitais acessíveis, segurança pública realmente confiável etc e que fossem nossos governantes exemplos a serem seguidos. Aumentar os impostos e os juros drasticamente como faz hoje só seria aceitável se fossem em benefício real e perene ao povo brasileiro carente. Criar cotas, incentivar ongs de pilantras fortalecer sindicatos mst e agregados, aumentar demais a dívida interna, aumentar demais os gastos públicos com políticos, cargos de “confiança” desnecessários, estatais que só servem para cabide de emprego e desvio de dinheiro etc não ajuda o povo !!! Se um dia cortarem a esmola dada pelo governo milhares voltarão para onde estavam . “Ensinar a pescar e não dar o peixe”. Obs. As pessoas sérias, honestas e competentes do Brasil tem vergonha e até nojo de entrarem para a política e sendo assim nosso País e nosso povo sério e honesto está destinado ao fracasso. O que fazer ??? Não me diga que o poder do voto vai resolver porque 99% dos políticos são picaretas e não largam o osso de jeito nenhum. Tem famílias que se perpetuaram no poder e todos do PT atual também querem se perpetuar apesar de ter lutado contra isso antes de chegar lá. Chega vai.

  44. O dia que deputados, senadores, governadores , presidente da república e demais políticos forem inseridos no código do consumidor, afinal antes de serem eleitos prometem publicamente melhorias e que faram mil coisas em seu favor, deveriam quando votamos emitir uma cópia do nosso voto (como uma nota fiscal , como garantia de que o candidato em quem votamos cumprira o que prometeu) se não cumprir vc pode trocar.
    Teremos um Brasil melhor.

    1. O governo, ou melhor, o presidente, governadores e prefeitos, deveriam estar sujeito ao Código de defesa do Consumidor, afinal, cobra caríssimo e não cumpre 2% do que deveria fornecer em serviços públicos.

  45. Segundo matéria do CNI “De acordo com levantamento feito pelo Banco Mundial no início de 2003 com mais de uma centena de países, o Brasil aparece como o país de maior spread médio, com 50 pontos percentuais, contra cinco pontos no Chile, nove na Venezuela, 19 na Rússia e menos de cinco pontos percentuais nos Estados Unidos, Japão e Canadá.”

    1. Se o governo não autorizar a roubalheira quem faria as doações de campanha, empréstimos sem juros ao partido, dinheiro não contabilizado, etc.?

  46. Engraçado aqueles que querem comparar com os dos governos anteriores, para quem entrou com o objetivo de baixar a taxa de juros para 2% e agora está voltando para o pior dos mundos novamente. Se não tem competência, NÃO PROMETA

  47. após a Copa do Mundo o Brasil começa a colher os frutos de um governo parasita e o mais incrível é comparações entre o governo do PT e FHC, é o mesmo que comparar um fusca e uma Ferrari e a única comparação que acredito correta seria Lula/Dilma e Tiririca (nesse caso não sei quem é melhor)

  48. bom mesmo era FHC. DÓLAR R$ 4,20…JUROS EXPLODINDO ACIMA DE 25%. E A MÍDIA PODRE NÃO FALAVA NADA. FAZER O QUÊ…TEMOS MAIS 04 ANOS DE DILMA…E DEPOIS MAIS 08 DE LULA. ATÉ LÁ A ECONOMIA VAI PARA OS TRILHOS (OPS….OS TUCANOS NÃO PODEM NEM OUVIR FALAR EM TRENS E TRILHOS).

  49. Os juros Selic são aqueles que são pagos pelos papéis que o govêrno emite, alguns para trocar pelos mais antigos , outros para financiar os seus gastos.Os bancos são organismos pretensamente regulados que se beneficiam muitíssimo de altas na inflação e pelas perspectivas de calote( spread).Além disso , os bancos precisam , a cada dia, fazer um depósito no BC de parte do seus depósitos.Traduzindo, os bancos são amarrados em muitos aspectos e liberados em outros.Recentemente,as redes comerciais e industriais, que só podiam depositar seu faturamento em banco recebendo menos de 1% ao mes, passaram a operar com empréstimos ao consumidor, praticando também juros acima do que deviam cobrar.Isto é perigoso pois podem preferir emprestar do que rodar a roda da economia.Hoje, na verdade, casas comeriais grandes vendem …dinheiro, sob a fachada de objetos móveis.Sob a desculpa de um hipotético risco de calote, os juros no país são os maiores do universo.E , só com as taxas bancárias, os bancos pagam os seus funcionários com sobras.O negócio é ter paciência para distinguir o supérfluo do necessário e comprar à vista só o que de fato necessitar.Afinal, quem necessita de roupas da moda?

  50. Na verdade os bancos dão juros baixo para quem eles querem. Basta o cara ter muita grana que o banco libera uma taxa bem atrativa.

Comments are closed.