Inflação supera teto de 6,5% em comida, casa, saúde, escola e diversão

Os preços já sobem acima de 6,5% -o teto oficial da inflação anual no país- nas despesas das famílias com comida, casa, saúde, escola e diversão.

Sobram, dentro dos limites fixados para a carestia, os gastos com transporte, roupas e telefone, segundo os dados divulgados hoje pelo IBGE. Veja abaixo:

tela

Dito de outra maneira, a inflação acumulada em 12 meses está acima do teto para 70% do orçamento doméstico -o IPCA se baseia no consumo médio de famílias com renda de um a 40 salários mínimos (R$ 724 a R$ 28.960 mensais).

Estão nessa conta, pela classificação adotada pelo IBGE, alimentação, habitação, artigos de residência, saúde, educação e despesas pessoais (que incluem empregados domésticos, recreação, cabeleireiro e manicure, entre outras).

A inflação só não estourou o limite de 6,5% -ficou em 6,15%- devido ao represamento de preços sob controle dos governos federal, estadual e municipal, caso de gasolina, telefonia e passagens de ônibus e metrô.

Ficou alguma dúvida? Faltou alguma informação?

Pergunte na área de comentários ou pelo Facebook.

Comentários

  1. E os candidatos que representam tentativas de mundanças têm algum programa para tentar mudar esta situação? Todavia, infelizmente, há um problema igual ou pior que a inflação – o nosso direito fundamental à segurança – e que nem nenhum político toca no assunto. Vimos, através dos noticiários, que as pessoas, cansadas, estão fazendo justiça com as próprias mãos, numa tentativa desesperada de resolver o problema.

    1. aconselho a pesquisar as propostas da oposição, já que a mídia não dá espaço a ela.

    2. Está tudo sob controle, temos uma equipe muito competente no governo, voto Dilma

    3. O PT vai para a história como o partido que trouxe a inflação dê volta.Parabéns Lula, Dilma e o ítalo-brasileiro Guido Mantega.

      1. O nosso querido ministro Mantega é o melhor ministro da Fazenda que o Brasil já teve. Simplesmente ele esta no cargo a mais de 8 anos, a inflação esta sob controle durante todo este período (apesar da torcida contra da grande mídia e outros…) e hoje temos o menor índice de desemprego de toda a história do Brasil e quem sabe da história do mundo… Vamos dar mais 4 anos para o PT, pois eles merecem!!!

    4. Essa conta ira para o próximo gov. e se for da oposição, vai ser pior ainda, pois dirão que este não teve capaicade.

  2. A cada dia que passa, os fatos falam por si mesmos… o PT está conseguindo aos poucos, em nome de uma “ideologia falida”, acabar com o pouco de estabilidade que o Brasil conquistou à duras penas. Nós brasileiros, temos de pensar muito bem, quando chegar a “hora do voto”.

    1. Brasileiros conscientes não precisam de esforço para votar com patriotismo e responsabilidade. Isso é cidadania !

      1. Epaaaaaaaaaaaa, se bem reparassem, esses que defendem o atual “desgoverno”, perceberiam que os tempos de FHC foram outros, lembro me que os termos empregados em política e economia não são mais os mesmos e que de lá pra cá tanta coisa mudou, só não mudou a crença popular desse país: país rico, país de tolos!!!!!! Resta aqui afirmar que as tais mudanças prometidas pelos governistas do PT, tais como: fim da corrupção, reforma política, reforma tributária, reforma fiscal e econômica, fim dos altos índices de violência, progresso da educação, reestruturação no atendimento básico de saúde, melhoria dos transportes, saneamento, fornecimento de energia, melhoria em tantos outros setores e etc, etc, . . . . . .resumindo, O Rei decretou: Avemos: COPA!!!!!!!!!!! ESTÁDIOS!!!!!!! “AVEMOS: OLIMPÍADAS!!!!!!!!!!!!! E O TAL DO GABRIELLE CONFIRMOU ainda há pouco, fizemos um excelente negócio com a aquisição de Pasadena!!!!!!!!!! Pelo AMOR DE GOD!!! TÁ na hora de PASADILMA pra escanteio e os ptralhas prá lá, em Caracas ou pra CUBA logo.

      1. O FHC implantou o plano Real, renegociou uma divida impagavel, e colocou o país em ordem apesar da crise da China em 97/98. o Iguinorácio Mula da Silva assumiu com o petrol. a 31dolar e foi a 190, comódits valorizando 6000% e o Brasil teve um cressimento PÍFIO em relação ao mundo. e agora é um dos piores, a casa caiu!

      2. Vera Lucia, acho que você nunca leu sobre economia, então, não fale besteira. E você acha que o PT esta fazendo o que, ele privatizou até mesmo os aeroportos, portos e as faculdades ainda continuam sucateadas, sem a assistência necessária. Cara estudo primeiro antes de falar besteira.

      3. O Governo do PSDB so afundou o Pais entregando tudo de maos beijadas aos estrangeiros como CESP, TELESP, FERROVIAS, BANESPA AVIOES da CESP e muitos outros BENS. O ministro das comunicaçoes Sergio Mota ,havia dito um valor da telefonica e o Covas entregou a preço de BANANA!!!!!!!!!!!

    2. Você tá certo. Foi a duras penas. Precisou vender quase tudo e ainda pegar muito dinheiro com o FMI. Precisou sucatear as universidades. Cortar verba até da merenda escolar. Precisou afundar plataforma e sucatear a Petrobras para vender barato. Precisou de juros (selic) de 45% a.a. Desemprego…Precisou se humilhar para os americanos…

    1. concordo com o Irineu, esse governo é capaz de falir com qualquer empreendimento.É show de incompetência.

  3. Ou seja, a bomba vai estourar em 2015, quando virão obrigatoriamente os reajustes dos combustíveis e energia elétrica…

  4. Aécio não se vendeu como um messias salvador da Pátria, e sim como alguém que pretende construir um projeto sério e viável ao lado de nomes renomados e respeitados em cada área. Ou seja, tudo que petista mais odeia: gestão técnica com planejamento, de forma organizada e administrado com muito trabalho.

    1. Filha… vai ver o que esse Aécio fez em Minas! Leia e veja o quão igual ou pior ele é…

    2. Sheila, peço a vc se certificar do periodo em que o PSBD mandava nesse pais. Tudo era estagnado e o pais nao andava. Vedia-se tudo é o discurso era o mesmo ” temos que investir na area social, educaçao e segurança. Se esse Aecio é tao exemplar, veja a situação de Minas Gerais. Quem nao consegue resolver problemas basicos de um estado, imagina um pais imenso como o nosso.

  5. Estou cansado de não ter dinheiro para nada só para pagar contas e comida. Meu Deus me ajude!

  6. Penso que a folha tá forçando a barra, porque dizer que certos itens no IPCA estão acima da média?Ora quase todos os meses algum (s) item sempre está fora do teto o que vale é o índice geral, senão teríamos um índice especifico para os componentes do IPCA. E dias atrás, a Folha publicou título dizendo que as ações das estatais estavam se valorizando na Bolsa de Valores porque a presidente estava em baixa na pesquisa de intenção de votos para a prox. eleição. E agora que as ações estão em baixa está acontecendo o contrário???Porque não salientam que está entrando na Bolsa volume expressivo de capital e isso é determinante para aquela valorização. Este jornal de competentes editores, articulistas e jornalistas e nós milhares de leitores precisamos de notícias e fatos jornalísticos isentos e não carregados de tendencias ….. Nós leitores é que faremos juízo da notícia e não apenas ler juízo formado. Obrigado

  7. Inflação é imposto que não é aprovado no Congresso, mas afeta principalmente os mais pobres. O Governo errou feio ao afrouxar a coleira do Dino verde achando que tinha capacidade de conviver pacificamente com ele. De todos os países o Brasil é o que mais deveria temer a inflação devido as estragos da década de 80. Mas, tem sempre a turma querendo re-inventar a roda!

    1. A decada de 80 governada de pelo Sarney, aliado do PT ou do inicio de 90 governada pelo Collor, aliado do PT?

  8. Eu vejo todos jornais dizendo que a Dilma vai ganhar no primeiro turno, que não tem oposição..blá, blá, blá. A pergunta deveria ser, o que sobrará do Brasil até outubro? Não se a Dilma vai se reeleger ou não.

  9. Engraçado que os indicadores que compõe o IPCA, como saúde, educação, lazer, em especial considerando famílias com renda de até 40 salários mínimos, traz uma gama de consumo que não é comum para a grande parte da população. Queria ver a medição de inflação levando em conta somente os itens básicos da grande parte da sociedade brasileira, como alimentação, vestuário, e mais os que forem imprescindíveis para a sobrevivência, o índice seria muito mais alto do que o apresentado. Qual porcentagem da população tem renda familiar acima de 5 mil reais? Lazer? Para muitos isso é um sonho impossível.

  10. Esses petralhas estão acabando com o Brasil. Além de incompetentes, estão conseguindo acabar também com o Plano Real. São especialistas apenas em corrupção compra de votos no Congresso e coronelismo de estado via bolsas esmolas.

  11. A inflação está de volta,basta dar uma volta nos mercados,nas farmácias…nas feiras-livres ,nos transportes e outros tantos… .6,5% de inflação!?!…É muito mais que isso!!.Senhores Gestores desse nosso país,saiam para as ruas,de fato,e vão comprovar que para quem vive de salário,não está nada fácil sobreviver!
    Pensem que as eleições estão por vir…

  12. Por favor, parem com isso !!! Não há meta para itens específicos ! A meta é geral !!!

  13. É ou não é propaganda partidária isto que o UOL está fazendo! Desde quando a manchete sobre inflação esconde o índice de inflação?
    Destacar na manchete variações de preço dos componentes da inflação, sem citar o valor total, é grosseira manipulação da informação!

  14. Esse problema da inflação fora da meta é fácil de resolver ao estilo PT. É só fazer o que fizeram com a meta do superavit primário: cansados de estabelecer metas e não cumprirem o Mantega mudou a meta para o que foi conseguido no ano anterior. Simples né. A inflação poderia ter como centro da meta 7% com teto de 9% e limite inferior 5% e estaria tudo bem na administração de faz de conta do PT.

  15. Como a inflação de abril/2013 foi de 0,55%, qualquer número acima disso neste mês irá empurrar o acumulado de 12 meses para mais perto do teto da meta; bastará uma inflação de 0,78% em abril para o IPCA cravar já neste mês a marca de 6,50% no acumulado de 12 meses.
    Qualquer número acima disso e já teremos um estouro desse teto.
    Importante ressaltar que, no período de maio a setembro de 2013, os índices apurados foram de 0,37%, 0,26%, 0,03%, 0,24% e 0,35% – uma sequência bastante “comportada”, difícil de se repetir nos próximos meses deste ano.

  16. A imprensa miúda, não contente com a inflação controlada, agora usa “itens” que compõem a inflação para dizer que está acima da meta. Vergonhoso! Mas o que se esperar de uma classe que não precisa de diploma para exercer a profissão. Dá nisso. E ainda querem culpar o governo que não tem nenhuma fábrica para produzir nem um lápis sequer. Não é governo que vende tudo o que comprarmos e nem todos os serviços que utilizamos. Aliás, se o governo presta algum serviço, ainda é culpado de interferir no setor privado. A população deveria pesquisar preços, mas a preguiça não deixa, então compram de qualquer jeito. E depois culpam o governo, seja ele qual for.

  17. Não consigo fechar a conta entre os índices publicados e os valores gastos no cotidiano, considerando qualquer período mencionado. Ou minha calculadora está quebrada ou os critérios de pesquisas estão manipulados. Obs: a redução do meu poder de compra é real, eu sinto em casa.

  18. Pessoal: temos que ser construtivo, não vai adiantar muito no voto, pois a urna eletronica está comprada, por isso que todos os índices de votação são pagos pelo governo, até aí estamos sendo roubados, até no voto.

  19. Eu imaginava que o Brasil iria despencar em 2015, mas acho que desaba este ano mesmo

  20. ESSES ECONOMISTAS TEM QUE PROCURAR OUTRA PROFISSÃO. O QUE CAUSA INFLAÇÃO NÃO É TOMATE NEM BATATA, INFLAÇÃO O CASO DA INFLAÇÃO E QUE O GOVERNO GASSTA MAIS DO QUE ARRECARDA

  21. Lembro bem de FHC fazendo campanha e indo a uma padaria onde o preço do paozinho era o mesmo de 4 anos atrás. Hoje graças ao PT somos o país mais caro do mundo!

  22. nosso bolso já percebeu isso … aliás, não entendo bem esses índices baixos nos últimos meses, os aumentos começam a lembrar as mega inflações do passado com majoramento quinzenal e até semanal …

  23. Como disse acima…to trabalhando pra paga conta…somente isso. Os petralhas com esses beneficios sociais, que ao meu ver, é só para fidelizar voto. Ja pensaram que o custo disso tudo quem paga somos nós. Tenho 4 funcionarios onde a lei me obriga a pagar o piso da classe, que acompanha o salario minimo; daki a pouco estarão ganhando mais doque eu. Tenho esperança na mudança, qualquer que seja, PSDB ou PSB …PT nunca mais.

  24. Isso é jornalismo sensacionalista, que deturpa os fatos. Para um governo que recebeu a inflação de FHC, em 2012, no percentual de 12,8%, até que está muito bom. Sem falar nas reservas cambiais de 26 bi e que hoje são de 370 bi, no desemprego que era de 20% e hoje com o pleno emprego são 5%, dívida com o FMI que era de 42 bi e hoje é zero, etc… . Esta inflação é sazonal. Em época da maior crise do capitalismo dos últimos 80 anos, até que estamos muito bem.

    1. Antonio, apenas uma pergunta. Vc concorda com a inflação que passamos hoje?

      Estou perguntando hoje, ok.

    2. Em que país vc vive, todos os números são manipulados. Os preços não param de subir, a dívida pública é a maior de todos os tempos, e por isso estão aumentando os impostos para a indústria e cobrir os rombos do governo e gerar mais dinheiro par ser roubado pela corja governamental. Os índices de desemprego estão sendo manipulados pelo governo, este país está na mesma linha de Cuba e Venezuela. Abram os olhos pessoal o PT deve continuar no poder até que tudo seja arrumado. A inflação chegue aos níveis que prometeram e que a renda do povo seja suficiente para viver bem e ter atendimento de saúde igual aos países desenvolvidos. Do BRIC só está sobrando o RIC, o B já está fora…

  25. Dilma, os pobres agradece. Dá uma “maozinha” e arranca o restante do corpo.
    kkkkkk

  26. Que “interessante”, dentre os itens com maior aumento inflacionário estão aqueles que é obrigação o fornecimento do poder público através dos impostos arrecadados do cidadão trabalhador, mas na verdade ou são inexistentes ou quando existentes são incipientes: educação e saúde.

  27. Quando escuto falar que a inflação está sob controle, dentro da meta, abaixo do teto, ou alguma outra expressão falaciosa, fico me perguntando: onde e como foi feita a pesquisa? Sim, porque, certamente, no Brasil não foi, pois, no País real, do dia-a-dia do supermercado, das contas a pagar, da estrutura sucateada, neste País, o custo de praticamente todos os bens e serviços sobe incessantemente. Sei que os institutos de pesquisa são, na maioria, sérios e seguem as técnicas conhecidas de pesquisa, mas é evidente que os dados obtidos, há muito, não condizem com a realidade de quase todas as regiões brasileiras. O pior de tudo é que a propaganda governamental ainda se aproveita dessa falha para iludir a população, valendo-se, inclusive, de intensa publicidade.

  28. O UOL E A FOLHA SÃO A MAIOR OPOSIÇÃO AO GOVERNO DO PT,POIS NÃO EXISTE NENHUM PARTIDO QUE CONSIGA FAZER FRENTE AO PT.UOL E FOLHA CHEGAM A SER RIDÍCULOS NAS REPORTAGENS,TORCENDO PARA QUE TUDO DÊ ERRADO NO BRASIL.LIXO DE IMPRENSA!

  29. Na TV, pode ver, toda hora que falam de inflação o motivo ou é seca no nordeste ou muita chuva no Sul ou geada etc.. Quer dizer, põe a culpa na mãe natureza, que faz a mesma coisa todo ano, e escondem o real motivo: o aumento do suprimento do dinheiro.

  30. A situaçao ta ficando critica, mesmo subindo os juros a inflaçao continua crescendo, com um pib fraco que estamos tendo, e voce nota que o governo ta sem açao perdendo o controle da situaçao, e lembrando que a inflaçao devora o poder de compra das pessoas, então nao da pra dizer que essa inflaçao de mais de 6 % é normal nao pois compromete a economia.

  31. Quando será demitido o Ministro Mantega? Para nós, os brasileiros não petistas, sofremos há muito tempo os efeitos da inflação, os quais estão nos preços do supermercado, dos remédios, dos serviços, da escola, da faculdade, do material escolar, das taxas de água e de luz, do gás de cozinha, do IPTU, e, se houvesse Ética no governo a verdadeira inflação seria superior a 12% ao ano.

Comments are closed.