Votações da CPMF mostram incoerências de PT, PSDB e Marina

As votações que criaram e prorrogaram a hoje extinta CPMF se tornaram tema da campanha depois que Marina Silva (PSB) disse -e foi obrigada a se corrigir- ter votado a favor do tributo.

A história do antigo imposto do cheque ilustra incoerências não só de Marina, mas também de PT e PSDB, que encabeçaram a oposição e a situação ao longo das duas últimas décadas. Veja no infográfico abaixo como as opiniões sobre o tributo mudaram conforme a conveniência do momento.

chamada

Tucanos e petistas estiveram juntos na origem do IPMF (Imposto Provisório sobre a Movimentação Financeira), no governo Itamar Franco, para reforçar as verbas da saúde.

Então deputado pelo PSDB mineiro, Aécio Neves estava entre os apoiadores da medida.

Depois que FHC venceu as eleições, o PT passou a se opor à recriação e à prorrogação do tributo, agora com o nome de contribuição provisória.

A exceção entre os petistas foi o então deputado paulista Eduardo Jorge, hoje candidato do PV à Presidência. Marina, na época senadora pelo PT do Acre, seguiu a orientação do partido.

Os papéis se inverteram quando Lula assumiu o Palácio do Planalto e o PT passou a apoiar a CPMF.

Na oposição, os tucanos passaram a atacar o aumento da carga tributária -que seu governo havia elevado a taxas recordes para a época.

O PSDB ainda deu votos favoráveis à contribuição em 2003, quando a recriação estava associada a um projeto de reforma mais ampla do sistema tributário. Quatro anos depois, se uniu para ajudar a derrubar a cobrança.

Aécio e José Serra, que governavam, respectivamente, Minas e São Paulo, defenderam o voto favorável à prorrogação, mas o partido preferiu impor uma derrota a Lula.

Luciana Genro foi expulsa do PT após votar contra as reformas de Lula, incluindo a CPMF. Hoje é presidenciável pelo PSOL.

Ficou alguma dúvida? Faltou alguma informação?

Pergunte na área de comentários ou pelo Facebook.

Comentários

  1. Será que na época da CPMF esse tributo realmente era para a Saúde? Nunca foi transparente. O que se deu foi ministros da saúde horríveis. Do governo lula para cá a saúde ficou doente. Atualmente nem mãe Diná adivinha a doença da saúde. Credoooooooooooooooo !!! Dilma.

    1. Quem não sabe da historia acha que é simples assim:> Verdade é q. o psdb criou a cpmf e dizia que era reforçar o caixa da saudeusaram 7 anos nehum tostão foi pra saude, O PT entrou e para invibializar de imediato o psdb passou a não medir esfrorços para retirar a cpmf do lula. Conseguiram, so que o PT estava usando a cpmf na destinação pelo qual ela foi criada, resultado nos estamos ainda hj vendo

      1. O resultado que estamos vendo (aliás, se é que estamos vendo algum) é proveniente da EC 29 de 2000 (durante o governo FHC) que determinou que obrigatoriamente a União aplicasse valores mínimos em saúde.
        A CPMF sempre foi e sempre será se voltar uma exploração a mais.

        1. Não podemos esquecer que o Lula aumentou a Cofins e o Pis das empresas para cobrir a extinta CPMF, arrecadando mais que aCPMF, e continua assim e ninguém fala nisso, por que será?

          1. Quem podia imaginar que o PT se tornasse uma
            ameaça para o povo, hein?

          2. Ameaça ao povo? Ou ameaça a que não gosta do povo? Sinto uma miserofobia rolando.

      2. Ô Iorocha, cheirou cola é? De onde você sacou essa de que o PSDB acabou não destinando os recursos da CPMF para a Saúde e resolveu acabar com ela por pura oposição quando o PT já estava destinando ela para a Saúde. Muito embora ela tenha se revelado um imposto perverso de autoria do governo do PSDB, o PT sempre foi contra a sua criação mas passou a defende-la quando virou governo. Qual a coerência disso? De qualquer maneira como a contribuição era provisória um dia ela tinha de acabar mesmo, não é? Por acaso você também é + uma foca amestrada a defender o PT?

      3. Conversa mole. O nome era Contribuição Provisória, ou seja não era definitiva, o PSDB apenas foi coerente, mas ainda ajudou a segurar ela mais 4 anos no govêrno do PT. Além disso a oposição tinha menos de 100 votos e não podia acabar com a CPMF sòzinha, então na realidade, quem acabou com essa contribuição nefasta, que era cobrada em cascata, já que incidia sobre qualquer movimentação, foi a base de apoio do govêrno.

      4. Lorocha, o seu Lulala LAMENTOU PROFUNDAMENTE a extincao da CPMF. Nao me esqueco ateh hj quando ele disse isso no dia da votacao onde foi ateh televisionado.
        Agora eu te pergunto: quantos paises vc conhece q arrecadam imposto para saude diretamente da conta bancaria de alguem??
        Desde quando tem q haver imposto pra SAUDE?? SAUDE descente eh uma questao obrigatoria em

      5. “o PT estava usando a cpmf na destinação pelo qual ela foi criada”. Hahahahahahahahaha

    2. Lógico que a mãe Dinah não adivinha pois ela já morreu!! kkkkk

  2. Será que alguém em sã consciência quer a volta desta excrescência? Só louco, mas se for esperar coerência de político ficamos loucos.

    1. Esse tributo, era bom p/ pegar os sonegadores; ninguém entendeu isso, por isso o rombo é cada vez maior, bom p/ quem? Para os grandes é claro!

  3. Não conheço ninguém que seja a favor do CPMF, por que a vergonha de dizer? Ou acham que temos uma carga tributária bem baixinha e precisamos elevar mais os impostos?

    1. Como você está fora, você é contra mas se fosse eleito com certeza seria a favor.É mais ou menos assim que funciona.

  4. Ninguém aguenta mais imposto… a CPMF era para a saúde pública, mas nunca foi aplicada nisso, só se foi para a saúde dos bandidos políticos.
    Chega de roubalheira…. cambada !

  5. O que se ve no meio político brasileiro é um verdadeiro show de hipocrisia e sinismo, quando o governo é do psdb, os tucanos e seus apaniguados aprovam e dizem ser bom, e o pt diz o contrário,bastou trocar de lado ai o brinquedinho já não é mais interessante e pensar que a gente tem que escolher entre o sujo e o mal lavado. A isso se chama fraqueza politca ao invés de grandeza.

    1. Não, apoiam o PT o povo que consegue ver a melhoria desse pais, os coxinhas que não conseguem, sofram!

      1. Somente um militonto do PT para dizer que o PT melhorou alguma coisa, ou melhor , fez sim , aumento a quantidade de escândalos, afundou a Petrobras com pre-sal e tudo , acordem e vejam o que esta diante dos seus olhos ..

        Uma pequena , bem pequena lista de amostra das centenas de Escândalos do PT no Governo
        O Brasil… nossa Pátria… nossa porção de riqueza e prosperidade legado por Deus… Vive um verdadeiro FLAGELO DA IMORALIDADE….


        Uma era da CORRUPÇÃO E IMPUNIDADE…


        Um momento vergonhoso da associação ao NARCO-TRÁFICO e as IDEOLOGIAS INÚTEIS E ANIQUILADORA DAS FAMÍLIAS….

        A velocidade dos malfeitos da era LULA E DILMA é maior que a capacidade da sociedade organizada qualificar e enquadrar as imoralidades…

        O APARELHAMENTO DOS TRÊS PODERES JÁ REFLETE NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. NOSSA CONSTITUIÇÃO VIROU VÔMITO DA ESQUERDA.

        O PT deixará um triste legado de 12 anos de atrasos e mazelas sociais na saúde, educação, segurança, infraestruturas estratégicas em portos, rodovias, ferrovias, aeroportos, ciência e tecnologia, mesmo com os quase 1 trilhão gastos e as obras nunca concluídas. A ERA DOS MALFEITOS.

        Estamos convivendo com indicadores sociais em escala de epidemia social: Drogas; Assassinatos; Violências e Mortes nas Rodovias; Milícias ligadas aos partidos de esquerdas matando e destruindo o campo.

        Será preciso toda uma nova geração (50 ANOS) para processar a cadeia de criminalidade e ações Lesa Pátria.

        NÃO IGNORE O FUTURO E O PRESENTE DE SUA PÁTRIA….

        Mais que criticas… um triste e difícil realidade para essa porção de civilização.

        >>>>>Petrobras….
        >>>>>BNDES…… Eike… Consórcios…. Cuba… Portos… PAC….

        Fatos e ilícitos criminais da administração publica + que suficiente para cassar Dilma e colocar Lula na cadeia.

        ═══► Caso Pinheiro Landim
        ═══► Caso Celso Daniel
        ═══► Caso Toninho do PT
        ═══► Escândalo dos Grampos Contra Políticos da Bahia
        ═══► Escândalo do Propinoduto (também conhecido como Caso Rodrigo Silveirinha)
        ═══► CPI do Banestado LISTA DE TODOS OS CASOS DE CORRUPÇÃO NO GOVERNO LULA –
        ═══► Escândalo da Suposta Ligação do PT com o MST
        ═══► Escândalo da Suposta Ligação do PT com a FARC
        ═══► Escândalo dos Gastos Públicos dos Ministros
        ═══►Irregularidades do Fome Zero
        ═══► Escândalo do DNIT (envolvendo os ministros Anderson Adauto e Sérgio Pimentel)
        ═══► Escândalo do Ministério do Trabalho
        ═══► Licitação Para a Compra de Gêneros Básicos
        ═══►Caso Agnelo Queiroz (O ministro recebeu diárias do COB para os Jogos Panamericanos)
        ═══► Escândalo do Ministério dos Esportes (Uso da estrutura do ministério para organizar a festa de aniversário do ministro Agnelo Queizoz)
        ═══► Operação Anaconda
        ═══► Escândalo dos Gafanhotos (ou Máfia dos Gafanhotos)
        ═══► Caso José Eduardo Dutra
        ═══► Escândalo dos Frangos (em Roraima)
        ═══► Várias Aberturas de Licitações da Presidência da República Para a Compra de Artigos de Luxo
        ═══►Escândalo da Norospar (Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná)
        ═══► Expulsão dos Políticos do PT
        ═══► Escândalo dos Bingos (Primeira grave crise política do governo Lula) (ou Caso Waldomiro Diniz)
        ═══► Lei de Responsabilidade Fiscal (Recuos do governo federal da LRF)
        ═══► Escândalo da ONG Ágora
        ═══► Escândalo dos Corpos (Licitação do Governo Federal para a compra de 750 copos de cristal para vinho, champagne, licor e whisky)
        ═══► Caso Henrique Meirelles
        ═══► Caso Luiz Augusto Candiota (Diretor de Política Monetária do BC, é acusado de movimentar as contas no exterior e demitido por não explicar a movimentação)
        ═══► Caso Cássio Caseb
        ═══► Caso Kroll
        ═══►Conselho Federal de Jornalismo
        ═══► Escândalo dos Vampiros
        ═══► Escândalo das Fotos de Herzog
        ═══►Uso dos Ministros dos Assessores em Campanha Eleitoral de 2004
        ═══► Escândalo do PTB (Oferecimento do PT para ter apoio do PTB em troca de cargos, material de campanha e R$ 150 mil reais a cada deputado)
        ═══► Caso Antônio Celso Cipriani
        ═══► Irregularidades na Bolsa-Escola
        ═══► Caso Flamarion Portela
        ═══► Irregularidades na Bolsa-Família
        ═══► Escândalo de Cartões de Crédito Corporativos da Presidência
        Irregularidades do Programa Restaurante Popular (Projeto de restaurantes populares beneficia prefeituras administradas pelo PT)
        Abuso de Medidas Provisórias no Governo Lula entre 2003 e 2004 (mais de 300)
        ═══► Escândalo dos Correios (Segunda grave crise política do governo Lula. Também conhecido como Caso Maurício Marinho)
        ═══► Escândalo do IRB
        ═══► Escândalo da Novadata
        ═══► Escândalo da Usina de Itaipu
        ═══► Escândalo das Furnas
        ═══► Escândalo do Mensalão (Terceira grave crise política do governo. Também conhecido como Mensalão)
        ═══► Escândalo do Leão & Leão (República de Ribeirão Preto ou Máfia do Lixo ou Caso Leão & Leão)
        ═══► Escândalo da Secom
        ═══► Esquema de Corrupção no Diretório Nacional do PT
        ═══► Escândalo do Valerioduto
        ═══► Escândalo do Brasil Telecom (também conhecido como Escândalo do Portugal Telecom ou Escândalo da Itália Telecom)
        ═══► Escândalo da CPEM
        ═══► Escândalo da SEBRAE (ou Caso Paulo Okamotto)
        ═══► Caso Marka/FonteCindam
        ═══► Escândalo dos Dólares na Cueca
        ═══► Escândalo do Banco Santos
        ═══►═══► Operação Dominó
        ═══► Operação Saúva
        ═══► Escândalo do Vazamento de Informações da Operação Mão-de-Obra
        ═══► Escândalo dos Funcionários Federais Empregados que não Trabalhavam
        ═══► Mensalinho nas Prefeituras do Estado de São Paulo
        ═══► Escândalo dos Grampos no TSE
        ═══► Escândalo do Dossiê (Sexta grave crise política do governo Lula)
        ═══► ONG Unitrabalho
        ═══► Escândalo dos Fiscais do IBAMA do Rio de Janeiro
        ═══► Crise no Setor Aéreo

        e você ainda acredita no PT … então você não á vitima e sim cúmplice …

        Se quer discutir, venha com fatos e não “achismos “sem fundamentos .

        1. E o Holocausto? E quem botou fogo em Roma? E a extinção dos dinossauros? Sua lista é tão precisa que faltaram esses grandes “escândalos” do PT. Começa pelo Pinheiro Landim (?) e acaba na crise do setor aéreo (?).

        2. Marcelo, parabéns pelo seu comentário. Seria muito bom enviá-lo para o Face Book, onde muitas pessoas poderiam tomar conhecimento dá roubalheira do PT durante o desgoverno Lula e Dilma.

  6. Está claro que cada partido e seus postulantes a presidência do Brasil votou conforme o seu interesse em manter a arrecadação de impostos. O mas importante é saber se a CPMF contribuiu para a melhoria da saúde no Brasil. Não me interessa saber que votou contra ou a favor.

    1. A CPMF FOI UMA EXCRESCÊNCIA CRIADA PELO PSDB E QUE FOI COMBATIDA PELO PT COM UNHAS E DENTES ENQUANTO OPOSIÇÃO,MAS, IGUALMENTE DEFENDIDA, TAMBÉM, COM UNHAS E DENTES PELO PT QUANDO ESTE VIROU GOVERNO, SEM O MENOR ESCRÙPULO. NUNCA DANTES, NESTE PAÍS, HOUVE UM PARTIDO TÃO POUCO COMPROMETIDO COM A ÉTICA. O PT, LEIA-SE LULA, FOI VISCERALMENTE CONTRÁRIO AO PLANO REAL, PARA DEPOIS SE APROPRIAR DOS GANHOS TRAZIDOS POR ELE, ALEGOU QUE O POVO BRASILEIRO VOTAVA COM A BARRIGA, POR CAUSA DAS BOLSAS CRIADAS PELO PSDB PARA DEPOIS SE APROPRIAR E, ATÉ, MAJORÁ-LAS. A FALTA DE COERÊNCIA FICOU TÃO GRANDE QUE PETISTAS HISTÓRICOS ABANDONARAM O PARTIDO.

  7. Voto em Marina mas não entendi porque ela fez essa confusão no caso da CPMF. Se ela votou contra, que bom. Afinal esse negócio que criar mais tributo para tomar dinheiro da sociedade que acaba sendo desviado é um absurdo. Se fosse eu diria com todas as letras “votei contra porque sou contra aumentar a carga tributária”. Dinheiro há e muito. Não é preciso novos tributos.

    1. Alexis Souza, deturparam a fala da Marina no debate da Band e Marina não deixou a situação clara no debate da Record. Na Banda Marina se referia ao voto da comissão, no PLC nº 046/2001 da erradicação da pobreza, e tanto é que ela fez menção ao Eduardo Suplicy. Porém usaram de má-fé e puseram essa pecha de mentira. Veja que no debate da Record Marine reforçou que votou a favor da CPMF, contrariando a orientação do PT, e voltou a citar que votou junto com Eduardo Suplicy a favor da CPMF para a erradicação da pobreza. Então Marina está certa e coerente com o que foi dito na Band. A Marina deveria ter trazido documentos e provado seu voto e esclarecido a situação na Record e mostrado que quem estava mentindo era Dilma. A Marina não disse que votou contra a CPMF, mas que votou a favor destinação da CPMF para o fundo de erradicação da pobreza e isso é verdade.
      Agora vamos aos documentos, acesse os links que tem uma reportagem da Folha, de 27.06.2001, e o diário da votação de Marina na Comissão.
      Link da votação no Senado: A Marina votou a favor da elevação da CPMF de 0,30 para 0,38 para destinação ao Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza, a PLC 46/2001, votada no dia 26/06/2001

      http://rl.senado.gov.br/reports/rwservlet?legis&report=%2Fforms%2Fparlam%2Fvono_r02&paramform=no&p_ano_votacao=2001&p_cod_parlamentar_i=59&p_cod_parlamentar_f=59&p_cod_partido_i=0&p_cod_partido_f=99999999&p_sgl_uf_i=AA&p_sgl_uf_f=ZZ&p_break_order=VEXE.NOM_PARLAMENTAR

      Como você pode ver, na página 4 de 10, a Marina votou a favor SIM.

      Inclusive, a Folha noticiou isso na época:
      http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc2706200104.htm

  8. Se todos agissem em defesa como a Luciana, no referido caso, teríamos uma Câmara representando o povo brasileiro, entretanto, se os deputados não votam de acordo com a orientação do partido sujeitam-se às penalidades, impera a ditadura.

  9. E os 10% adicionais do FGTS que também era provisório e o PT não deixou, junto com sua base de apoio, que fosse extinto. Então, além dos 40%, um empresário que tenha que demitir um funcionário, vai pagar 50% de multa e não 40%. E olhe que esse 40% já são um absurdo, espero que alguém tenha peito de acabar com isso aí.

  10. O GRANDE PROBLEMA DE TODOS OS GOVERNOS É A IDEIA QUE O ESTADO BRASILEIRO TEM QUE FAZER TUDO E SER RESPONSÁVEL POR QUALQUER COISA QUE DIGA RESPEITO AO PAÍS E SUA POPULAÇÃO. DIZER ESSAS COISAS INTERESSA FUNDAMENTALMENTE À CLASSE POLÍTICA E AO FUNCIONALISMO PÚBLICO, POIS É A GRANDE DESCULPA PARA QUE A MAIOR PARTE DO DINHEIRO DO PAÍS SEJA CONTROLADO POR ELES, QUE ASSIM FAZEM O QUE QUEREM (E COMO!!!). QUANDO SE TRATA DE UM PT DA VIDA ENTÃO, É UMA FARRA!!!!!!

  11. O PT vai sair no próximo governo. Ou na eleição ou na delação dos passarinhos da Petrobras. Muita sujeira vai aparecer. Será que a dona Dilma e o nunca antes na história deste país vão continuar a não saber de nada? Aguardemos .

  12. Eu não perco tempo com gigantes e nanicos.
    Trabalho para a minha sobrevivência e pronto.
    Desde de 1500 é essa pouca vergonha.
    O que é obrigação dos administradores do país passou a ser promessas.
    Os administradores do país são nomeados para sempre que possível fazer o melhor para o seu povo.
    Distribuir as riquezas de forma igualítária. Aqueles que conseguiram se abastar que vivam as suas abastesas.
    O sistema capitalista é perverso para a humanidade.
    O sistema capitalista leva um país para o buraco no dia e na hora que bem lhe aprouver.
    O povo reclama dos administradores do país, mais quando chega nas eleições mais da metade dos eleitores diz que estão satisfeitos com eles…vai entender as cabecinhas…

  13. Marina confusa até na hora de falar oq fez de certo!! rsrssr BláBlárina

  14. Porque a UOL só publica artigos da folha que são descaradamente a favor de Dilma e contra Marina?

    1. Não é a Folha, é que a Marina vem dando cabeçada em seus próprios meios ultimamente.

  15. tantas coisas mais sérias para serem resolvidas e os caras falando de coisas do passado……a verdade é que ninguém se preocupa com a população nos dias de hoje,é só mentiras,falsas promessas e o PT roubando e afundando o brasil mais 4 anos..

    1. Imagina você chegar em uma entrevista de emprego e querer falar só do futuro?
      Infelizmente o passado de politico é o currículo , então tem de ser avaliado.
      Claro que essa comparação irrita muita gente porque se fizermos isso os tucanos jamais voltaram.

  16. O psdb fazia uma oposição de quanto pior melhor. Na verdade, a CPMF nunca resolveu os problemas da SAUDE, provávelmente por desvio deste recursos nos governos de FHC e LULA.

  17. Em uma determinada época, quando uma formiga, conhecida como saúva, estava se proliferando rapidamente pelas lavouras, Um Escritor da época disse: OU O BRASIL ACABA COM A SAÚVA OU A SAÚVA ACABA COM O BRASIL. A sauÚa hoje chamA-se “PT”

  18. “Todo povo tem o governo que merece”, sabem por que? Porque os politicos uma vez saidos do meio social -conjunto de valores da população – refletem exatamente os anseios de seu povo, politico é muito esperto, ele faz o que o povo quer. Causei arrepios? Nós trafegamos pelo acostamento, avançamos farol fechado, estacionamos nas vagas dos deficientes, furamos filas, guardamos lugar para os que chegam atrasados, etc, etc. Alguém estará tentado a se excluir; sempre achamos que o problema está no outro. A questão deve ser vista no coletivo, e no coletivo alguém aí acha que não praticamos as mezelas acima todo dia, o dia todo? pois é! os politicos refletem exatamente esse comportamento. De resto só simpatias e antipatias por esse ou aquele, nada mais. Querem mudar? participem das estruturas! imaginem quantos honestíssimos cidadãos temos só neste espaço! ah! se não fossem omissos este país seria bem melhor. … Perceberam que o problema não sãqo osm politicos? o problema somos nós! o povo brasileiro que se envaidece muito ao ‘tirar vantagens’, somos a terra de Gerson!

  19. Vejam bem, antes da CPMF a União já tinha verba X destinada à saúde prevista no orçamento (mas não obrigatória), a arrecadação com a CPMF deve ter sido mesmo destinada à saúde, mas não se somou àquela verba X. Portanto a CPMF não aumentou investimento na saúde, apenas substituiu uma verba. Por isso o Lula esperneou com o fim da CPMF. Quanto ao posicionamento dos políticos, se é oposição é um, se é governo é outro. Falta politico realmente interessado no bem geral da nação em primeiro plano.

  20. Marina não mentiu. Em nenhum momento ela disse ter votado pela criação da CPMF! Note que ela discorria sobre outro tema, e no meio resolveu falar sobre sua independência, citando o “voto pela CPMF” a título de exemplo.

    Num debate em que o candidato tem apenas 2 minutos, não dá tempo para explicar todos os detalhes, que só foram revelados depois que a polêmica se armou: a votação a que Marina se referiu ocorreu numa Comissão Mista, criada por ela para analisar o projeto de Antônio Carlos Magalhães para o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza – ocasião em que Marina defendeu o uso da CPMF (o que implicava em contrariar o partido, que defendia a abolição dessa contribuição).

    “Nas discussões na Comissão Mista que analisou o projeto, Marina, ao lado do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), foi uma defensora do uso da CMPF para a formação do Fundo [de Combate e Erradicação da Pobreza]. A liderança do PT na comissão era contrária à medida e só mudou de posição quando o relator da Comissão, deputado Roberto Brant (PFL-MG), incorporou sugestões articuladas pela senadora.

    “Inclusive, na aprovação do relatório final da Comissão há o reconhecimento da importância do papel de Marina dada pelo senador Saturnino Braga: ‘Também gostaria de cumprimentar, uma vez mais, a senadora Marina Silva pela iniciativa de criação desta comissão que há de marcar – estou convencido disso – época na história política de nosso país'” (http://marinasilva.org.br/quem-mente-sobre-cpmf-e-o-pt/).

  21. O Brasil tem passar por um expurgo e parar com essa palhaçada tanto de um como do outro ou eles pensam que a gente é tão tapado assim? A cpmf que era para ser uma ótima idéia e os dois lados não cumpriram na sua excencia, quando um estava no poder era bom, e depois mudaram de idéia e vice versa. Vamos partir para “tentar” criar novos líderes pois o que vamos presenciar a partir de hoje vai ser uma enxurrada de podres saindo do esgoto, ódio, malidicencias, ressentimentos e nada disso se constrói, pelo contrário, só destrói. A proposta de Marcos Cintra lançada a mais de 2 décadas é muito atual, reforma política, veja quanta incoerência, o PMDB é situação e vota contra seus próprios correligionários, isso é puro casuísmo, CHEGA DE HIPOCRISIA, na minha opinião o país deveria ter no máximo 6 partidos da direita até a esquerda e pronto e com fidelidade partidária para acabar com essa vergonha chamada de TRAIRAGEM. a gente não aguenta mais conviver com essa situação, se quisermos ser um país sério, MUITA COISA TEM QUE MUDAR.

Comments are closed.