Crítica de Aécio a desempenho da indústria poderia ser feita sob FHC

Uma das críticas mais frequentes do presidenciável Aécio Neves (PSDB) ao desempenho da economia poderia ser feita, com alguns ajustes de datas, no governo do tucano FHC.

“A indústria participa hoje na constituição do nosso Produto Interno [Bruto] com menos do que participava há 60 anos, quando Juscelino [Kubitschek] era o Presidente da República”, disse Aécio, no primeiro debate direto com a petista Dilma Rousseff.

A afirmação faz referência a um estudo publicado pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), segundo o qual o peso da indústria de transformação na produção total do país (o PIB), hoje na casa dos 13%, é semelhante ao de 1955, quando JK foi eleito presidente.

O percentual não é muito diferente dos 15,7% calculados em 1998, quando FHC ganhou nas urnas seu segundo mandato. Na época, era a taxa mais baixa desde o final dos anos 50.

Os percentuais mais antigos variam conforme os estudos, porque é preciso recalcular valores apurados com metodologias diferentes. Mas, em geral, os dados mostram que a indústria vem perdendo participação no PIB desde meados da década de 1980, quando a taxa estimada variava de 21% a 27%.

Não se trata de um processo contínuo. Nos governos Lula e FHC, por exemplo, houve um período de crescimento entre 1999 e 2004. Ainda assim, a tendência de queda é visível quando se observam prazos mais longos.

Os motivos e a gravidade dessa trajetória dividem os especialistas. Para os de pensamento mais liberal, a maior parte da queda reflete um processo natural de evolução da economia, em que o setor de serviços passa a responder por parcelas crescentes do PIB.

Já os assim chamados desenvolvimentistas consideram o fenômeno preocupante e defendem políticas oficiais de estímulo à indústria -foi o que fez o governo Dilma, sem sucesso aparente (embora seja possível argumentar que a situação poderia estar pior sem a ação governamental).

Na atual gestão, o PIB da indústria de transformação caiu 2,4% em 2012, prejudicado pelos efeitos da crise internacional. Em 1998, quando o país sofria efeitos de turbulências financeiras na Rússia, a queda chegou a 4,8%.

Na época, o setor também era afetado pelo Plano Real, que segurava as cotações do dólar para conter a inflação, barateando as importações e encarecendo as exportações.

Ficou alguma dúvida? Faltou alguma informação?

Pergunte na área de comentários ou pelo Facebook.

Comentários

    1. Tendencioso onde? O autor mostrou os números e é claro como cristal que, no que diz respeito a participação da indústria no PIB, a crítica de Aécio a Dilma poderia ser feita a FHC também. Dizer que o mundo mudou de 20 anos para trás, não passa de um truísmo isso sim pra lá de tendencioso, pois não tem nada que ver com a discussão. O IBGE pode ter reformulado algumas de suas metodologias de cálculo no período, mas a indústria continua sendo a mesma. No mais, não entendo porque Aécio levantou essa bola da indústria. Os inúmeros equívocos do governo são na economia do setor público, não do privado. Os empresários – especialmente industriais – nunca ganharam tanto quanto hoje. As custas do trabalhador, é claro.

      1. quanta idiotice amigo, vc não tem idéia do que é ser empresário no Brasil, vai trabalhar no sindicato, Sr. vc não sabe de nada

          1. E agora com esse governo péssimo, a indústria vai demitir mais ainda. Onde trabalho, se o PT ganhar, 15 funcionários serão demitidos, porque já sabemos que a crise continuará.
            Agora é muito fácil falar que os empresários ganham muito, porque vc não sabe quanto custam os direitos trabalhistas e impostos.

          2. Esta situação é histórica e não vai levar a nada. Trata-se de discutir um modelo que foi desenvolvido para o país pelo Delfim Neto chamado de “Milagre Econômico” que estava balizado em 3 fatores: favorecimento do crédito, redução de impostos e controle dos salários.
            A economia é dinâmica e os dirigentes devem controlar a situação para evitar grandes distorções. Não se deve nunca favorecer somente um lado.
            A briga do atual governo é que só querem favorecer um lado e não sabem o que fazer para fazer a economia crescer. De nada adianta inchar a máquina pública e sucatear a indústria. Quem vai pagar a conta para sustentar esta bagunça?
            Este é o motivo porque as contas não fecham. O governo gasta mais do que arrecada e tenta vorazmente surrupiar recursos dos empresários. Resultado: ninguém aguenta e demitem funcionários. Pronto, entramos no ciclo vicioso.
            Ainda bem que haverá troca do governo. O PT não entende isto de jeito nenhum.

          1. Quanta ingenuidade… na cara do todo mundo e tem gente que consegue defender o PT, Dilma e essa corja… Estão quebrando o Brasil. Roubando na cara larga. O mais medico nada mais é do que um caixa dois do PT em Cuba. A cupula do partido esta na prisão por roubar o seu dinheiro… A questão não é defender o PSDB (unica opção)… é não deixar o pais quebrar… o prefeito de SP é o pior de todos os tempos. Padilha levou um couro historico… acorda Brasil… Lula esta bilionario… E vc??

      2. NÃO SÓ AS INDUSTRIAS COMO TAMBEM O GOVERNO GANHA MUITO MAIS COM OS IMPOSTOS PAGOS POR ELAS. MAS NÃO FAZEM A METADE DO QUE PODERIAM.

        1. O GOVERNO GANHA MUITO DINHEIRO COM IMPOSTOS COM UMA MÁQUINA ONEROSA E BUROCRÁTICA.

      3. este artigo vive do passado, assim como quem escreveu, so pode falar da industria e do comercio quem um dia foi empresario, o resto não entendem nada, tipo o PT.

        1. O PESSOAL DO PSDB CONHECE BEM DE ECONOMIA, É SÓ OLHAR PARA SÃO PAULO PARA SABER COMO OS TUCANOS SÃO BONS DE CONVERSA E RUIM DE EXECUÇÃO.

      4. Empresário no Brasil não faz a sua parte para ajudar no crescimento. O governo atual cortou as tetas e cria a competição entre comercio interno/externo mas acostumados a privilégios ninguém quer baixar os lucros para manter o crescimento. É mais fácil depositar esperança em promessas fictícias. Avança Brasil.

        1. Para você proporcionar competitividade, principalmente, internacional, devemos ter estímulos. Principalmente de sala de aula. Como isso é possível em um país que não forma mais professores? Estamos um momento que iremos precisar de no mínimo 3 décadas para tentar sermos competitivos.

      5. Ambos nao tiveram qualquer consideraçao e interesse pela industria.
        Nao evoluimos em qualidade e competitividade, nao tivemos em ambos os governos gestoes para tal.
        Tivemos gestao sobre bancos e seu programa de recuperaçao, tivemos programas para grandes empresas, via BNDES, tivemos politicas agricolas,mas faltou política industrial em ambos os governos (PSDB e PT) –

      6. Do jeito que foi exposto na matéria, também ficou claro que está tendenciosa. Lá atrás, nosso amigo Bento discorda e explica que na era FHC os números são quase igualitários, porém, o Brasil vinha de uma desenfreada e generalizada desorganização financeira/estrutural, planos e mais planos bizarros e sem responsabilidade, como já dito por alguns amigos minutos atrás. Quem não sabe dos fatos que ocorreram desde que me conheço desde criança, vão pensar que o candidato do PSDB está equivocado; mas não está. Quando minha esperança de um Brasil melhor veio à tona com a eleição do Sr. Lula, foi porque ele pegou um navio um tanto quanto avariado, sim, porém, já em águas calmas, com a proa embicada para um horizonte de prosperidade e o timão firme para seguir em frente. O que tem que ser exposto aqui é que esse partido da atual presidente, teve 03 mandatos(12 anos) para continuar nesse caminho de um possível sucesso e não o fez. Quanto às contas públicas, ora, pior do que esse partido fez em 12 anos, nenhum outro fez, apadrinhou sindicatos e sindicalistas, que na minha concepção é a neoplasia maligna desta nação, colocando em instituições renomadas(entende-se PETROBRAS/ANP/BB E POR AÍ VAI).
        É NOTÓRIO QUE, QUANDO UM PARTIDO GOVERNA POR MAIS DE 03 MANDATOS(12 ANOS) O BENÉFICO SE TORNA MAIS DO QUE MALÉFICO!!

        1. concordo ! Ipsis Literis”
          A década de 90 foi a década da reeducação do povo, que estava acostumado a aplicar em over-night e achava que sem inflação não podia viver.

      7. Mais aí não temos que ver que o FHC estava tentando colocar o pais nos eixos depois de anos de alta inflação? claro que o Lula e o PT vão dizer que inventaram a lâmpada para valorizar o seu governos que pegou tudo meio que arrumado.
        Se o REAL não daria certo, porque o Lula não inventou outra moeda e outra forma de economia mais sólida?

      8. Quanto mais aumenta nosso conhecimento, mais evidente fica nossa ignorância. –
        John F. Kennedy. É preciso coragem para ser diferente e muita competência para fazer diferente. Este é o maior dos problemas, o problema do PT – Falta de competência e capacidade técnica e política.

      9. Amigo, a matéria é tendenciosa sim, e a resposta está dentro dela mesma…

        Ele começa a matéria com a seguinte chamada:

        “Crítica de Aécio a desempenho da indústria poderia ser feita sob FHC”

        Depois explica sua tese com a seguinte frase:

        “O percentual não é muito diferente dos 15,7% calculados em 1998, quando FHC ganhou nas urnas seu segundo mandato. Na época, era a taxa mais baixa desde o final dos anos 50.”

        Mas só no fim ele explica (bem mal explicado) o porque na seguinte frase:

        “Na época, o setor também era afetado pelo Plano Real, que segurava as cotações do dólar para conter a inflação, barateando as importações e encarecendo as exportações.”

        e também

        “Na época, o setor também era afetado pelo Plano Real, que segurava as cotações do dólar para conter a inflação, barateando as importações e encarecendo as exportações.”

        As altíssimas taxas de juros, imprescindíveis para o controle da inflação, mas que frearam os investimentos na industria também.

        O mais incrível é que ele da a resposta final nessa outra frase:

        ” houve um período de crescimento entre 1999 e 2004″

        Porra amigo! Aqui estão os 4 anos do segundo mandato de FHC, onde os juros já estavam em patamares menores e não havia controle do dolar… fora isso os méritos são sim da política do FHC na época!

        Enfim ele usa um dado do meio do governo FHC (que por pior que seja ainda é maior que o atual) e quer comparar com agora????

        A critica não poderia ser feita não!

      10. No livro “10 MANDAMENTOS PARA FRACASSAR NOS NEGÓCIOS” – Donald R. Keough, diz: – “UMA COMISSÃO É UM GRUPO DE HOMENS QUE, INDIVIDUALMENTE, NÃO PODEM FAZER NADA, MAS QUE, EM GRUPO, DECIDEM QUE NADA PODE SER FEITO” – FRED ALLEN. “GESTORES SE PREOCUPAM EM FAZER AS COISAS DIREITOS. LIDERES SE PREOCUPAM EM FAZER A COISA CERTA” .

      11. Prezado, presumo que a sua pessoa é um excelente empresário e que neste período, ora citado, vem ganhado rios de dinheiro. Gostaríamos de ter a sua receita, porque na verdade e na prática, ser empresário no Brasil hoje é muito mais difícil de 20 anos atrás. Competir com o belo custo país e ter como seu majoritário sócio, o governo central, não é para qualquer um. Diga ai a sua receita.

      12. Essa percepção comunista é ridícula. Os empresários ganham dinheiro de vez em quando, quando o mercado permite e perden dinheiro em toda crise; e não é em cima dos empregados e sim, em cima dos riscos que correm com as crises.
        Por outro lado essa política desenvolvimentista já era, já foi, morreu há muito tempo.
        Não deu certo nunca, jamais, nem com Juscelino, pois criou toda a inflação, que trouxe o Jânio Quadros, que prometia recolocar o Brasil nos trilhos, mas deixou-o nessa situação até hoje.
        Perguntem-se por que o Brasil e os EEUU foram descobertos no mesmo dia, tem condições econômicas semelhantes e as economias são TÃO diferentes!!!

    2. O que não se aguenta mais são comparações com 20 anos atrás. Que encheção. Justissimo falar de Minas, do último governo Lula. Mas anos 1990? Como é que se pode comparar tanto tudo a FHC?

        1. Então vamos olhar pra 1964 onde a Terrorista da Dilma assaltava bancos, cometia latrcínios, roubava cargas e armas de quartéis e esperar pra ver o que ela fará com o Brasil.

          1. qta ignorância em relação a atuação da Dilma, ainda preferem o terrorismo dos militares!!Q horror!

          2. A “terrorista” Dilma estava lutando contra a ditadura que prendia sem provas e mandados, torturava e matava, que se ainda existisse hoje nós estaríamos presos, e torturados só por debatremos sobre política. Eu vivi a época, tenho 61 anos. E você?

          3. André, provavelmente você desconhece o passado do Sr. Aloysio Nunes , candidato a vice do Aécio. Fique sabendo que ele foi um terrorista muito mais ativo que a Dilma, pois, junto com Marighella, assaltou trem pagador, fugiu do país com passaporte falso, participou de treinamento de guerrilhas, e muito mais.
            Agora, tem muita gente que acha que até os terroristas do PSDB são bonzinhos.

          4. A terrorista Dilma lutou realmente, de metralhadora em punho, NÃO CONTRA A DITADURA, e sim a favor da DITADURA CUBANA. eu vivi essa fase na faculdade e sou
            testemunha dessa revolução anunciada.
            Em 1º de abril de 1964 não se sabia quem estava atrás do movimento; tinha-se o medo de que seriam os comunistas e ficamos felizes quando finalmente soubemos que eram os militares.
            Hoje estamos no mesmo caminho; apenas as armas mudaram; Cuba continua um centro de formação, apenas mudou a forma, que hoje é “democrática” como na Venezuela, Bolívia e Equador.
            O Brasil com o PT é a Argentina de amanhã e a Venezuela depois de amanhã.

          5. A Dilma lutou contra a tirania dos militares, torturadores, assassinos, uma das Ditaduras mais sangrentas do mundo.

        2. Não meu amigo. Olhe o presente e verás o futuro. Um futuro sombrio se essa incompetente da Dilma continuar no poder. Fora petralhas! Vão para Cuba!

        3. É mesmo? Então voltaremos a andar de carroça? Em quanto tempo os dinossauros voltarão dominar a terra?

        4. A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro. –
          John Kennedy. A 12 anos sob a tutela do PT não vai dar em nada mesmo!

      1. O PT não é uma máquina de corrupção, são as pessoas que estão dentro dos partidos é que são corruptos, tem muita gente boa em qualquer partido assim como as víboras.

        1. Sou obrigado a concordar com você… mas só até certo ponto.
          Quando pessoas de bem tentam ignorar ou justificar os “malfeitos” de seus companheiros, com vem ocorrendo no PT, elas se igualam aos criminosos.

      2. “GESTORES(GERÊNCIAS) SE PREOCUPAM EM FAZER AS COISAS DIREITO. LIDERES SE PREOCUPAM EM FAZER A COISA CERTA”. (Anônimo). Enquanto tivermos políticos e não técnicos estaremos com o mesmo drama!

    3. Lula pegou uma realidade diferente da de FHC.
      Mas Dilma também pegou recessão econômica mundial.
      O comentário é legítimo.

      1. O Sr. Lula Não governou, só fez o meio de campo, Quem era atuante era o seu vice, coisa que esse Michel Temer nem aparece só quer o dele, o Sr. FHC, e mais sujo que pau de galinheiro, vistas as situações resta pouca opção a fazer.. Sr Aecio esta envolvido em escandalos A Sra presidenta nem se fala.: melhor e anular ou mesmo votar em branco

        1. vc está certo, é isso mesmo todos corruptos, só estão preocupados com seu próprio umbigo, mas o povo merec,e porque a maioria das pessoas é corrupta tbem, só não tem a mesma oportunidade dos politicos, o que nos restam é ti JESUS.

        2. Se a toda a população do Brasil, exceto eu, anular ou votar em branco, meu candidato(a) será eleito(a).
          Anula aí por favor.

        3. Parabéns gaúchos, vão se libertar de um dos piores governos que o RS já teve desde a Revolução Farroupilha. Vão se Libertar do PT. E para corroborar tudo isso vão votar em peso no Aécio. Quem visita o RS fica com dó do descalabro que foio governo de Olívio Dutra e do Tarso Genro.

        4. O IBOPE E O DATA/FOLHA ESTÃO A SERVIÇO DO PT, TANTO QUE TODAS AS ANÁLISER INDICAVAM QUE O AÉCIO NÃO IA A 2o.TURNO. AGORA PARA ECONOMIZAR COM PESQUISADORES UM REPASSA O PSEUDO RESULTADO A OUTRO, DIVULGAM NO MESMO DIA E HORA COM 2% DE DIFERENÇA. PARA CONHECIMENTO DE VOCES AQUI NO PARANÁ VAI SER 85% AÉCIO E 15% DILMA. ESPERO QUE O MINEIROS ACORDEM E DÊM O TROCO DE QUEM FALA TÃO MAL E NADA FEZ POR MINAS GERAIS.

      2. O Lula pegou o pós FHC e a Dilma pegou o pós Lula. Por isso as respostas não fora iguais. O Lula não entende nada de economia pegou a casa arrumadinha. A Dilma que se diz entendida em economia, tenho minhas dúvidas, pegou os estragos do Lula e não teve competência para fazer as correções necessárias!

      3. O PT sempre procura um culpado, desde que não seja o próprio. Não saber conviver com a sua própria limitação, nunca encontra resposta para um futuro acerto. Por isso é medíocre no Governo. Aprendemos com os erros e não com os acertos, certo?

      1. O mundo jaz no malígno, independente de quem esteja na política as coias vão de mal a pior. A sociedade é corrupta, os politicos sao o reflexo de um humanidade caída, e presas nos seus delítos e pecados. Mas uma vez Jesus tem razão.

    4. Pelo que vejo esses jornalistas claramente abriram guerra contra a candidatura do Aercio Neves, me parecem estar satisfeitos com este governo corrupto do PT. O Filho do Lulalau nao era nada antes do seu pai ser presidente. Jornalistas investiguem isto, esse e papel de vocês. Pare Dilma de fazer comparações de 20 anos atras e viva o presente e futuro. Eu infelizmente votei no PT, ate o Lulalau ganhar, Pergunto ao Lulalau cade as reformas que ele cobrava do FH, ele os fez? Reforma fiscal, da previdência, tributária e Fator previdenciário. 12 anos e PT e nada FIZERAM. Eles PT são contra a classe media e os de classe alta, empressários. Eles esquecem que os empressários e que empregam milhões de pessoas.

      1. se vc estiver falando dos micro e pequenos empresários eu concordo, mas os grandes empresários estão cada vez mais ricos.

    5. Aécio reforçou a comparação com o passado quando indicou que um ex ministro de FHC seria seu ministro da fazenda se ganhasse.

    6. Toda vez que um tucano quer fugir do que prometeu ou dos fatos, ele diz que o passado não interessa ou que o contexto mudou.
      Eles são os maiores especialistas em apontar os erros dos outros e esconder os seus.

      1. Quem é especialista de criticar, são os corruPTos, que sempre falam mal de seus oponentes. Eles (PT) se dizem donos da razão, nunca assumem seus erros e além de fazerem fortes críticas de seus adversários inventam inverdades que aqueles sem senso críticos acabam acreditando. São grandes manipuladores e falsários que lutam para continuar no poder a custa de mentiras e corrupções. Chega de PT que a maioria não aguenta mais!

      2. Isso é verdade! Parece que nada é investigado em relaçao ao PSDB! Porque será? Do contrário seria muito bom revelar a grande revoada de tucanos metidos em obras públicas por todo o país e na grande capital!

    7. Se ficar o bicho come, se correr o bicho pega.
      A mediocridade, a imoralidade, a desonestidade, a falta de caracter, a corrupção, a ganancia, a falta de patriotismo, tomou conta dos que habitam no poder.
      Não tem saída, o menos ruim, no caso o Aécio e muito ruim, e a outra, bem a outra e obra prima de um molusco ditador, e que ainda não tirou da cabeça a vontade de transformar esse país numa ditadura comunista, disfarçada de democracia bolivariana.
      Eu realmente não vejo saida do burraco que enfiaram o país através do voto. A legislação eleitoral não permite …… você vota no cordeiro e elege o bode.

    8. Toda vez que um tucano quer fugir do que prometeu ou dos fatos, ele diz que o contexto mudou, e que o passado não interessa.
      Eles são os maiores especialistas em apontar os erros dos outros e esconder os seus.

      1. O presidenciável do P S D B, se esconde apontando os erros do partido dos trabalhadores. assim ele esconde sua personalidade. Fala que está sendo atacado e pratica o ódio, engando o povo. Fala que o Brasil está afundado enquanto o BC informa que só cresce. Ele mesmo falou que o projeto de marina era um rabisco a lápis e gora diz que ele e ela são um só. A verdade é que Tanto o presidenciável quanto o seu partido são farinha de mesmo saco. Afundaram Minas Gerais.

        1. Quem é especialista de criticar, são os corruPTos, que sempre falam mal de seus oponentes. Eles (PT) se dizem donos da razão, nunca assumem seus erros e além de fazerem fortes críticas de seus adversários inventam inverdades que aqueles sem senso críticos acabam acreditando. São grandes manipuladores e falsários que lutam para continuar no poder a custa de mentiras e corrupções. Chega de PT que a maioria não aguenta mais!

      2. De repente o PSDB é a salvação da Nação a certeza da mudança? Oh “povo” vamos acordar dessa hipnose tucana. Vamos analisar o que fizeram e o que realmente acrescentou na sua vida! Saúde! Segurança! Abastecimento! O PT também tem muita coisa para ser passada a limpo e também não representa a mudança que nós queremos. No fim estamos sem a melhor representação mas daí dizer que voto em ciclano para não permitir que fulano ganhe é demais! Voto de “protesto”? Acho que as pessoas precisam mudar sua conduta diante as urnas! Tem gente que pegou santinho no chão no dia da eleição e rifou o seu voto. Ganhou aquele que mais sujou as ruas. Isso poderia ainda estar dando resultado em eleições???

    9. Fico assombrado com estas pessoas que vivem do passado acredito que seja uma técnica do retardo mental, passado não resolve nada temos que focar no futuro, a fila anda os tempos são outros, partido nenhum presta político nenhum também todos tem seus históricos de glórias e desgraças ao longo do tempo, ficar remoendo coisas que passou é perda de tempo chorar o leite derramado é pra quem já azedou e não percebeu,os tempos são outros bola pra frente é este momento que precisa de nossa atenção, fazem 12 anos de PT e o Brasil continua lindo somente a desgraçada da política e seu circo sinistro emporcalhando a vida de todos nos com suas mazelas e contradições, o sr Aécio pode não ser o melhor porém é o menos pior que está gente que está ai, estamos numa encruzilhada política ou libertamos o Brasil ou viramos escravos de ditadores enrustidos se fazendo passar por bonzinhos, não é por conta de alguns poucos avanços que vamos comparar lé com cré, nada a ver, o Brasil é muito maior que isto que o tal de PT PSDB e outras besteiras mais, uma coisa é certa ficar como está é que não pode como diz o palhaço tiririca PIOR QUE TA FICA! com certeza, Dilma é incompetênte e omissa o PT é um assombro de dissimulação, só um asno não percebe a situação crítica do pais, uma outra coisa precisamos fazer a alternância do poder um partido não pode se adornar do poder indefinidamente isto é muito perigoso pode gerar absolutismo e fazer ditadores e tiranos incontroláveis, Aécio não é o melhor e não existe o melhor todos são muitos parecidos em pecados e virtudes, nem um político mais graduado se candidatou ao cargo com certeza com receios de pegar a batata quente que está o pais, Aécio é o que ainda sobrou da frituras dos ovos, para bater de frente com Dilma foi muito corajoso a herança da Dilma é maldita podes acreditar, e neste jogo de sedução sou mais Aécio a Dilma já era não disse a que veio até agora, peço a Deus para iluminar a cabeças dos de bom senso deste pais para fazer as mudanças que precisamos, quanto aos saudosistas que vivem no passado tenham um bom apetite para substituir a carne pelo ovo como recomendou nossa equina presidente.

      1. PARABENS PELO SEU COMENTÁRIO. O PT ESTÁ ENTREGANDO NOSSOS IMPOSTOS PARA CUBA FINANCIANDO PORTOS ETC…E TUDO COM CARIMBO DE SECRETO PARA NINGUEM SABER O QUE E ESTE FINANCIAMENTO, CREIO ATÉ, QUE SEJA A FUNDO PERDIDO. TENHO UMA FAMILIA QUE RECEBE O BOLSA FAMILIA E ESTÁ INDIGNADA COM O USO POLITICO QUE O PT FAZ DA MISERIA ALHEIA, E VAI VOTAR CONTRA DILMA. TODOS OS BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMILIA DEVERIAM FAZER O MESMO, PORQUE ESTE BENEFICIO É UM DIREITO PREVISTO EM LEI E NÃO UMA ESMOLA A TROCO DO VOTO COMO QUE FAZER ENTENDER O ATUAL GOVERNO.

    10. O comentário é fraco, são épocas diferentes, óbvio que é tendencioso. Sou assinante da folha / uol há muito tempo, porém de algum tempo parece-me tendenciosa (s). PT/PSDB são faces da mesma moeda, um não existe e não existirá sem o outro. O fiel da balança o PMDB. O país é um atraso, não tem como nivelar por cima, nivela por baixo. Veja os comentários, Collor é base de apoio do governo atual, a denuncia de corrupção na Petrobrás, feita pelo próprio agente foi apagada nestes dias, como se não tivesse acontecido. Vamos servir ao BRASIL e não dele nos servir .

    11. uma pessoa que defende um partido corrupto e inapto como o PT não merece crédito …

    12. Ângelo, concordo com você. Em 20 anos as coisas mudam. Masss e a comparação do cãodidato a presidente ? Comparou com 1955 ou seja 60 anos atrás ??? Não mudou ?
      O cãodidato pode usar esta comparação ?
      Vai ver deve ser cíclico e podemos comparar a cada 60 anos né ?

    13. Matéria tendenciosa. A Folha também está se atendo ao passado em outro momento e económico, ou de vez assumiu a campanha a favor do PT divulgando noticias de interesse deste partido. A Dilma não tem parente no governo, porque não tem parente. Não é casada, não tem irmãos, mas em compensação tem uma companheirada…Vai bem o refrão da musica de Teodoro e Sampaio:¨MENTIROSA,MENTIROSAS.

    14. O Brasil não Para de crescer, mesmo quando a crise mundial assola.

      Viajei por algumas cidades do país e puder perceber que as ruínas foram restauradas.

      Vamos Brasil 13!!

    15. Eu antigamente achava que o UOL era neutro. Mas de 2 semanas para cá, virou PETISTA. O que houve?
      Nas primeiras notícias, só notícia anti tucano. O que houve, de novo pergunto?

    16. A desonestidade intelectual está presente no artigo.
      Aliás, parece que a Folha de São Paulo se integrou definitivamente à campanha de Dilma.

      Comparam situações de 20 anos atrás com condições atuais como se o mundo tivesse parado no tempo e as circunstâncias fossem as mesma.

    17. O atual governo petista e seus defensores insistem em fazer comparações esdrúxulas.
      As condições do governo FHC eram completamente outras. O País ainda ressentia de vários anos de hiperinflação e baixo crescimento (estagflação).
      Com uma dose de competência econômica, conseguiu-se debelar esse mal (aliás, o PT, como sempre, foi contra as medidas do Plano Real, ie, se dependesse desses incompetentes estaríamos fritos… inclusive o tão celebrado Zé Lula).
      As condições eram outras, a economia dava os primeiros passos para um período de estabilização econômica.
      Agora, depois de usufruírem dos efeitos benéficos dessa estabilização conquistada a duras penas, vem os petralhas dizerem isso ou aquilo. Vem esses caras com essas comparações esdrúxulas. Tem dó!!!!
      Além disso, não bastasse a incompetência de gestão, nunca se viu na história desse País tanta corrupção. Do mensalão ao petrolão.
      Mudança já. Fora Dilma. Fora PT.

    18. Estou percebendo que a maioria das noticias, e comentários do UOL está com uma postura tendenciosa a favor do PT.
      Acho que vou parar a acessar o UOL.

    19. Que a industria contribui menos para o PIB isso é obvio, o setor de serviços é o que mais cresce no mundo. A Automação industrial reduziu muitos empregos. E o PSDB, trabalha com estas bobagens pois tem o apoio da mídia, basta olhar para SP que não se fala nada de Metro, falta de água, segurança entre outras coisa.

    20. Se a realidade de agora é bem diferente da de 20 anos atrás, fale isso para seu candidato que compara a realidade de agora com a de 60 anos atrás. Tsc, tsc…

    21. TUDO NÃO PASSA DE LOROTA POLITICA, TANTO O PSDB COMO O PT JAMAIS TERÃO CONDIÇÕES DE GERIR ESTE PAÍS. AS IRRESPONSABILIDADES SÃO MUITAS E A SEDE PELO PODER MAIOR AINDA. AMBOS NÃO SABEM E NUNCA SABERÃO O QUE É GERIR UMA INDUSTRIA NESTE PAÍS. O INDUSTRIAL BRASILEIRO É E SEMPRE SERÁ UM GRANDE MAGICO PARA SOBREVIVER, DIFERENTE DOS BANQUEIROS QUE SÃO ALIMENTADOS A PÃO DE LÓ PELOS POLITICOS.

    22. A uol tem inclinação para os petralhas,o site brasil247,ninguém denuncia agora se falar da petralhada,não sou aecista mas não aguento mais esses petista,destruíram e continuarão a destruir minha Bahia e agora temos a chance de não permitir q acabem com o Brasil.

    23. Concordo com o comentário do Angelo. O artigo é fraco e tendencioso e o jornalista não consegue esconder o seu petismo. A realidade agora é completamente outra. FHC estabeleceu o arcabouço juridico e os postulados econômicos básicos, preparando o país para o salto ao desenvolvimento.

    24. Angelo resumiu bem o espirito da coisa, esta coluna deveria contextualizar, Brazil consegue efetivar no Governo Figueredo a segunda revolução industrial, mas a lei de informatica do Geisel e praticamente a impossibilidade de importar, fez um parque industrial grande porem sem competitivide, sem acesso aos avanços da era da informação, A equipe de FHC primeiro quebrou a inercia inflacionaria, depois venceu a tese do Gustavo Franco de ancora cambial o que representou um choque na industria, infraestrutura , com carga tributaria crescente pois para controlar a inflação era preciso combater o defict publica, mas era necessário implantar o sus e universalizar o ensino básico, enfrentou as crises mexicana, a crise asiática, argentina, apagão, a moratória argentina. O Governo do PT quando levava a serio a estabilidade com o ministro Palocci chegou a partir do secretario Marcos Lisboa no combate defict publico nominal, na agenda microeconômica etc. Agora com Dilma voltamos para o Governo Sarney. Se continuar assim seremos uma mistura de Cuba com Argentina

    25. NA ÉPOCA OS EMPRESÁRIO VIVIAM DE ESPECULAÇÃO DEVIDO A INFLAÇÃO. NÃO HAVIA INVESTIMENTO EM MÁQUINAS MODERNAS OU TECNOLOGIAS MAIS AVANÇADAS ENTÃO QUANDO A INFLAÇÃO ACABOU COMEÇOU A QUEBRADEIRA, A RECESSÃO. NOSSA INDUSTRIA SUCATEADA NÃO CONSEGUIA AUMENTAR A PRODUÇÃO A PONTO DE CONCORRER COM PRODUTORES ESTRANGEIROS. É MAIS OU MENOS POR AÍ.

    26. meu caro, o que vc. precisa descobrir porque aecio neves diz que fez um choque de gestão em minas quando assumiu o governo. o estado estava quebrado? mas quem quem quebrou?seus antecessores foram Eduardo Azeredo psdb, Itamar franco, fhc. ele deve uma explicação sobre esta peça de campanha que se utiliza como uma virtude administrativa em minas, o que não e verdade.se o estado estava quebrado, quem quebrou foram eles tucanos.

  1. FCH foi um dos piores presidentes que tivemos. Aécio um dos piores candidatos que temos! PSDB, o partido mais corrupto que existe!

      1. Errado caro. O PSDB é mais antigo do que andar pra frente. Veja de onde nasceu e quem os pariu.

      1. E você como um bom eleitor do PT, não sabe nem que a palavra “você” não tem cedilha.

        1. Vamos acabar com essa conversa que eleitor do PT não sabe escrever,isso é muito antigo ouço há dez anos esse refrão. Coisa que não é importante para exercer cidadania!! acho que ortografia e escrever acentuando palavras não caracteriza votar de forma consciênte,o voto pelo voto pode vir dos bem inteirados com a ortografia mas o voto consciênte é para quem conhece a Historia do Brasil,e tem boa memória.

    1. Ao sr Emanuel Paiva….só o desvio de verba da Petrobrás…..é mais dinheiro que a corrupção desde que foi instituida a República…o sr tem ideia do que sejam 100 bilhões de reais?

      1. Hahahahaha são R$10 bilhões, não R$100.
        E não, não chega nem perto da corrupção do PSDB.

        A segunda maior empresa brasileira, maior produtora de minério do mundo, foi vendida por R$ 3, 3 bilhões de reais em 1997 e o valor estimado na época do leilão era de R$ 92 bilhões de reais!

        Sabe fazer as contas?
        Hoje a vale deve valer em torno de R$200Bilhões!

        Pega um calculado que ajuda!

        1. Aqui está bem claro que as pessoas estão querendo ver quem mente melhor, mas o espaço é pequeno, AH! NÃO ESQUEÇAM DOS POÇOS NA ÁFRICA , DADOS POR ALGO EM TORNO DE 1,5 BI E VALIAM 7,ASSIM QUE A A fOSTER , ASSUMIU….
          Vamos ver quem fala a verdade, ganha quem roubou menos , tá

        2. abre as contas do bndes e veja quanto foi emprestado aos amigos do poder e voces verão o que é bilhões, veja o exemplo da jbs.

          1. Vejo que é MUITO bem informado, pena que trabalho na JBS e uma empresa familiar e correta passa a ser alvo da Tucanalha, devido o filho do LULA ser quase dono daqui …. Venha conhecer o Sr. Jose Batista Sobrinho e pergunte para ele e seus mais de 200.000 funcionários pelo Mundo se o filho do Lula tem participação alguma aqui? BNDES fomentou o crescimento desta e de mais milhares de empresas brasileiras, jogo sujo eterno, não há prova alguma do que dizem e no portal transparência exibe-se os detalhes de tudo o que é gasto pelo governo, conhece? Já acessou ??! Analise também o IR de LULA e do filho dele, veja evolução patrimonial e depois lave a boca pra falar de mentiras e achar que cativam o voto consciente.

        3. São 100 bilhões que se especula 10 é que já conseguem mostrar. E vc é tão baba ovo de corrupto que ri como se 10 bilhões não fosse nada.

        4. Errado, muito errado!
          em primeiro lugar, o governo vendeu 42% do capital votante por 3,34
          bilhões de dólares, o que avaliava a empresa toda em mais de 12 bilhões de reais à época, sem
          considerar a dívida; em segundo lugar, tratava-se de um leilão, que incluía a participação de
          várias empresas estrangeiras, como Anglo American, Nippon Steel, Kawasaki, Kobe,
          Mitsubishi, Alcoa etc.
          Quem se habilitava ao leilão podia analisar os dados da empresa no seu show room.
          Qualquer empresa poderia ter participado e pagado mais para levar um ativo que, segundo os
          “especialistas” (com o benefício do retrospecto), estava “de graça”. Por que não o fizeram?
          Alguma conspiração mundial?
          A Vale foi avaliada por dois consórcios independentes, que chegaram a valores entre 9 e 10
          bilhões de reais para a companhia. Considerou-se também um terceiro parâmetro: a cotação
          média em bolsa das ações da Vale, nos últimos noventa dias antes do leilão. Esse número
          ficava em 10,3 bilhões de reais. O Conselho Nacional de Desestatização, árbitro final na
          escolha do preço, optou por valor superior ao sugerido pelos consultores independentes.
          Além disso, o governo transferiu 4 bilhões de dólares em dívidas aos compradores. Esse
          valor, agregado ao preço mínimo do equity, avaliou a empresa toda em 14 bilhões de dólares.
          Uma banana de uma tonelada em ouro maciço, talvez.
          (Privatize já! Rodrigo Constantino)

    2. Tunel do tempo, acordem O Brasil mudou e cresceu, FHC ja foi e deu trabalho, agora queem outro Tucano. Inocentes

      1. Por que será que quando sai uma notícia dizendo algo que prejudique ou denigra a imagem da Dilma/PT trata-se de “A grande Verdade” como Aécio costuma dizer como um bordão de Zorra Total, e quando se tem algo que justificadamente comprove que existe uma manipulação e tentativa de inverter sentidos de dados concretos o camarada que o fez necessariamente deve ser petista?
        Precisamos entender que o Brasil não se divide em Petistas e PMDBistas, e sim representa uma massa única que PRECISA andar junta, independente de interesses pessoais, independente se vou conseguir comprar meu IPhone com o Dólar a 1 por 1.
        Precisamos acabar com a mediocridade da classe média e fazer dela uma massa instruída que pense no todo.
        Melindre não leva a nada, atitudes maduras de reconhecer erros e falhas e acertos e tentativas nos levarão a terras nunca dantes navegadas!!!!!

        Não declaro aqui meu voto e sim minha indignação com um pensamento pobre e manipuladamente preconceituoso!

    3. Amigo Emanuel Paiva, acho melhor você rever seus conceitos políticos, para mim o que acontece no governo atual é igual uma caixa d’agua com um furo no fundo. O governo FHC governou o Brasil não pensando em 4 ou 8 anos, mas sim pensando em 20 anos. Não posso tirar o mérito do PT, que foi inteligente o suficiente para manter tudo de bom do governo FHC e deram pequenas pinceladas nas demais coisas. Como uma caixa d’agua com um furo no fundo uma hora seca, hoje estamos vivendo o fim, com um governo corrupto, mentiroso, com inflação de volta entre outras coisas mais. Vou ao supermercado todo mes e cada mes que vou, vejo meu mesmo dinheiro comprando cada vez menos coisas. Muitas pessoas estão votando no Aécio não porque o plano de governo dele seja melhor do planeta, mas sim porque a população nao aguenta mais o que está aí e o voto é a nossa principal arma para ELIMINAR a alta corrupção que existe no governo atual.

      1. colega para FHC ter ganho vinte anos em 8 era preciso fazer as seguintes reformas: TRIBUTARIA,FISCALePOLITICA,SEM ISSO O BRASIL NÃO AVANÇA É COLOCAR REMENDO NOVO EM TECIDO VELHO, O AECIO SÓ FALA EM ECONOMIA ,MAS SEM ESSAS REFORMAS O DISCURSO É VAZIO!!!Ele para estar preparado deveria pelo menos ser honesto!!! coitado quem vota nesse coitado!!!

      2. De furo em caixa dágua deves conhecer bem, como todo bom tukano que se preze… lembra do PICOLE DE XUXU E O SISTEMA CANTAREIRA???

    4. FHC um dos melhores do Brasil, Aécio nos liberta do PTbras pelo amor de deus.

    5. Emanuel, acho que você cometeu um enorme equívoco. O pior presidente: Sarney, que agora pode ser superado pela Dilma. Partido mais corrupto: PMDB e PT estão lado a lado. Seja mais honesto consigo mesmo. Veja a história e deixe o seu petismo de lado.

      1. Onde Sr.Marinho está do tribunal de contas
        a Raposa que tomo conta do galinheiro Tacanato?????

    6. Aprenda a valorizar o que os outros fizeram de bom.
      Se hoje você tem uma moeda “estável” é graças a ele.
      Atirar pedra é fácil, vai lá lidar com um bando de chupins “políticos em geral” para ver o que de fato pode ser feito.

    7. É incrível como voce pode ser tendencioso.
      O PSDB pode ser corrupto, mas o PT com o mensalão e agora com a Petrobras estão montando uma fábrica de dinheiro!!!

    8. Como seria sua vida e a dos PTs sem o plano REAL e a estabilização da moeda?

    9. O PT sim, é uma máquina de corrupção… E não precisa ir muito longe para ver o Estrago que eles estão fazendo no Brasil. O PT parece uma praga, acabou com a Petrobras, com os correios e está acabando com tudo que eles comandam. Basta oferecer 3% que eles liberam tudo. Fora Dilma e Fora PT.

    10. Impossível. A petrobrás é só o começo de tudo isso. Façam esse favor ao país e nos livrem desta chaga chamada PT. O nosso dinheiro, através do BNDES, foi parar no bolso dos ptralhas de alto escalão que não querem que não mude, para continuarem enganando os mais pobres. Os ptralhas não defendem os mais pobres, defendem o seu direito de roubar.

    11. concordo totalmente. FHC foi o pior presidente dos últimos tempos. Maqueou muita coisa e ainda assim a realidade econômica era péssima. Além de ter quase acabado com o funcionalismo público, e pior ainda com a população mais carente.

    12. Os seguidores de Lula e Dilma, não conseguem enxergar nada além daquilo que lhe é colocado na cabeça pelo TP.
      Lavagem cerebral perfeita.

    13. Concordo plenamente. Não existe partido mais obtuso e elitista do que esse PSDB, que , infelizmente comando o Tucanistão (SP)

    14. Sai dessa vida…beber assim faz mal pro cérebro, pro fígado….Estude…..depois que vc entender o que foi o Plano Real ,com que dinheiro o tal do PT pagou o tal do FMI e como o Brasil teve uma chance de ser o país que todo mundo espera e o PT jogou isso pela janela a gente volta a conversar….abração

  2. Artigo TOTALMENTE TENDENCIOSO.

    Esqueçam FHC, que por sinal fez muito pelo Brasil, tanto é que até hoje o Plano real criado por ele ainda é mantido pelo atual governo, e vamos ver o que esse governo fez de concreto.

    Vamos escrever sobre os PIBs negativos, sobre a corrupção na petrobrás. Deixem FHC em paz.

    1. Tá parecendo a turma do PT, que sempre fala pra esquecerem o Lula quando alguém lembra do mensalão. FHC tem muitos méritos sim e é por isso mesmo que não precisa desse tipo de “defesa”, totalmente acrítica e tendenciosa.

    2. Eu sigo esta linha de pensamento. Vamos esquecer do passado e resolver os problemas do presente, focando em um fututo melhor para a sociedade brasileira.

    3. O pessoa fica falando de FHC E LULA,poderiam esquecer a gestão dos 2 e falar somente do PT, que mesmo assima a gestão atual e anterior estariam na mesma mão!!!

    4. Taís,

      faço parte dos indecisos, porem nação nenhuma se constrói sem conhecer e analisar o seu passado, ainda mais se tratando de politica, onde boa parte desses aí estão no poder a mais de 20 anos.

    5. Não dá pra esquecer FHC, o rei da corrupção, mas não deixava investigar nada, ia tudo pra debaixo do tapete com a conivência do Brindeiro o engavetador geral da república. O mais preocupante é que o Aécio é ainda pior que ele. Não podemos deixar essa corja retomar o pais.

      1. Então vc vai ter que mudar de Pais, o antigo vc não confia e o atual pegou bilhões “emprestado” da Petrobras!!!

      2. Você acredita no que eles dizem?
        Vota no Zé Dirceu e no Genoíno?
        Vota na Marta para relaxar e gozar?
        Está de acordo com o que está acontecendo na Petrobras?

        Vá em frente, vote no PT

    6. Taíis, não adiantada criar planos e mais planos, ou ter ideias se você não as põe em pratica. O Governo Tucano em geral fica sentado em cima de projetos e depois vem falar que foi o criador, inventor, ou sei lá o que. Por favor o PSDB é uma estagnação para o país. Veja o transporte público em SP por exemplo.

      1. Meus caros, vocês ficam atacando o PSDB, mas vocês tem memória fraca, graças a eles nosso país ficou bem melhor. Antes de FHC, as coisas aumentavam todos os dias, a inflação era um absurdo e com sua competência criou o plano real, que continua até hoje e muito bem.

      1. RELMENTE
        e na gestão do Sr F H C , Presidente. o Sr Armino Fraga fixa juros de 45 % para conter inflação, curioso, e ele vai voltar. ??? olha os esqueletos

    7. Esquecer é o eufemismo que descreve o PSDB. Porque na verdade eles não esquecem; eles escondem, varrem pra debaixo do tapete!

      Vamos lembrar da compra da reeleição?
      Lembrar dos sucateamentos e das privatizações das estatais a preço de banana?
      Lembrar das CPI’s e do mensalão mineiro engavetados?
      Lembrar do alto desemprego, das filas assustadoras, da dívida externa?
      Lembrar dos investimentos em faculdades particulares e federais? HÁ, verdade, não teve!
      Lembrar do cara que governou Minas do Rio de Janeiro? Que mente sobre a posição da educação mineira! Que se vangloria de algo que é e foi responsabilidade municipal? Do cara que usou dinheiro público para construir um aeroporto no quintal de casa, aeroporto particular, pois até hoje é barrado para uso público. Do cara que desviou dinheiro para suas rádios e revistas?

      Esquecer é a chave para o PSDB subir no Planalto. Pois só esquecendo mesmo…

    8. Concordo com você querida Taís, o que mais é mostrado no horário politico, debates etc é o que todos nós brasileiros não enxergávamos, uma presidenta sem NENHUM preparo para governar uma nação, na verdade nem falar sabe, e para mim, as famosas “obras” que o governo atual fez, foi uma forma de fomentar ainda mais a corrupção que vemos e vivemos atualmente.

    9. Taís para começo de conversa quem criou o Plano Real não foi FHC, ele só pegou carona na fama. Na realidade quem idealizou o Plano Real foi o ministro Recupero no governo do Itamar Franco. Por favor se esclareça melhor antes de falar sem conhecimento. E por falar em FHC, ele deixou o país em 2002 simplesmente falido e numa na maior recessão que este país já viu, a maior elevação de pessoas pobres foi no governo dele, arrocho salaraial sem precedentes na história do país e muito mais e você não sabe por favor novamente vá se informar, antes de elogiar uma pessoa que só fez mal ao país.

    10. Quem bancou o plano real foi a classe assalariada, os preços foram congelados no pico da inflação e os salários sofreram perdas que até hoje ainda não foi recuperado. Isso é o grande feito do f h c tirou dos pobres e deu para os ricos.

      1. Só quem viveu naquela época sabe como era! Naquela época o seu salário era desvalorizado em questão de dias, não valia mais nada!O plano Real foi a melhor coisas que aconteceu ao Brasil, vamos ser Justos!

    11. Esquecer porque? De acordo com o Ministro Ricupero, do FHC, o que é bom a gente mostra e o que é ruim a gente esconde ou esquece! Boa tentativa!

  3. Tudo é tendecioso, inclusive o comentário do nobre Angelo, que, pelo que se nota, usa viseira.

  4. O P/SDB é o partido das filas de desempregados. De acordo com o IBGE, o índice de desemprego mais do que dobrou durante os dois mandatos de F/H/C presidente: de 4,5 milhões no final 94, foi para 11,5 milhões no final de 2000.
    A/rminio guru do aercio era presidente do B.Central agora sera ministro

  5. Não tinha outro candidato pro PSDB botar não? esse traste desde jovem foi aspone do seu pai. Morava no Rio de Janeiro e era aspone do pai deputado em Brasilia.

  6. É patético comparar o Brasil de hoje com o que o FHC pegou em 1995: hiperinflação, moeda decadente, alto desemprego, insatisfação popular absurda pós-Collor. Ele precisou escolher um setor para começar, escolheu a economia: o Plano Real entrou em vigor e foi um sucesso: 20 anos com a mesma moeda, uma evolução para o Brasil que passou por cruzados, cruzados novos, velhos, cruzeiros e nada resolvia. A memória do povo é fraca, mas o país estava falido: o Collor chegou a bloquear a poupança do povo para usar o dinheiro na economia – para ver o tamanho do roubo, fora os outros planos que também acabaram o trabalhador. Quando FHC entrou no poder, foi que começou o processo de devolução deste dinheiro, mas como fazer se o dinheiro tinha sido usado para pagar o rombo do governo? Se a inflação estava descontrolada? a moeda nacional desvalorizada? O povo reclama muito do FHC porque aceitou a conversa do PT, porque se puxar pela memória vai lembrar que as coisas começaram a mudar no governo dele. Nele conseguiu-se uma fato histórico: a primeira vez que o povo iria ao supermercado duas ou três vezes por semana e encontrava o produto com o mesmo preço, diferente de antes, onde cada dia era um preço, sempre mais caro.

    1. desculpe apartear, mas não foi bem assim.
      o povo ia 3 vezes ao supermercados, pois tinha renda contada , não dava para gastar a larga.

    2. Pessoal todos cresceram: 1) Vamos comparar produtos nacionais: Korea > Hyunday, LG, Sansung, e varios outros Brasil nenhuma marca própria. Gurgel autos sumiu, colorado televisão sumiu.
      2) Industria brasileiras: Dedini siderurgica sumiu,
      3) Melhores escolas do ensino Basico eram do governo quem entrava na particular tinha vergonha.
      4) BRASIL exporta: minerio e compra chapas e produtos industrilaizados;
      5) Brasil exporta soja em grãos Argentina exporta oleos, alimentos enfim processa e ganha mais dinheiro;
      6) estamos se tornando somente empregados com salarios baixos.
      7) Mas vamos discutir futebol, midia cerveja: com o alcool vamos ter praias, mulheres bonitas (virtuais) bebados.

  7. Acredito que a comparação com o fim do primeiro mandato, início do segundo, de FHC é inadequada. Afinal, estava-se ainda saindo da maior turbulência econômica e financeira por que passou o Brasil, de todos conhecida. Mais consentânea seria a taxa atingida no fim do último período de governo tucano. Afinal, estamos vivendo o último do governo Dilma.

  8. Artigo tendencioso e partidário, como 80% do que é publicado na Folha. Os 20% restantes são álibi. Mesmo assim, vão perder, pois não suportamos mais tanta corrupção.

  9. Querem a indústria de volta com toda força? Então rasguem essa CLT façam uma nova que sirva para o empregado e para o empresário.Arranquem a tapas do mapa o Cabidão Club Justiça do Trabalho que custa aos nossos bolsos R$ 12.5 bilhões por/ano para absolutamente nada.Sindicatos dos empregados e patrões fariam melhor.Juiz ganhando de R$ 25mil a R$ 350 mil POR/MÊS para arbitrar/julgar horas extras, adicional noturno, desvio de função é o fim dos tempos !!!Qual candidato tocou nesse assunto???Podre país !!!

    1. Caro mick, vc deve ser empresário para falar tamanha bobabem, pq deixar o tudo na mão de sindicato seria uma tragédia pq sempre pode rolar um dinheirinho por fora para tirar conquistas do trabalhador, o juiz é a pessoa certa para corrigir injustiças, se as empresas cumprirem com suas obrigações, olha meu exemplo trabalhei dentro da caixa por 7 anos como terceirizado, sem descriminado e fazendo o mesmo serviço dos concursados recebendo 1/3, vc vai dizer que eu aceitei porque eu quiz, te digo aceitei porque precisava sustentar minha familia, mas tudo foi corrigido pela justiça do trabalho, isso aconteceu dentro de uma empresa pública que deveria dar o exemplo, imagina o que acontece nas empresas privadas, para termos um mundo mais devemos valorizar a todos, no Brasil o empresarios ganham muito dinheiro, o problema é que eles são muito gananciosos, igual aos politicos, só olham para o próprio umbigo.

      1. Fabio, este pais esta tudo errado.
        No pais do pleno emprego, se fosse verdade, os empresários estariam morrendo de medo do funcionário, bem formado, treinado, que já conhece os procedimentos e valores da empresa, ir embora. Com isso pagaria melhores salários e daria melhores condicoes aos empregados sem a necessidade dos chupins sindicalistas. O custo de perder um bom funcionario e altíssimo. Infelizmente a realidade e bem diferente. Funcionários mal preparados, falta de empregos dignos e de oportunidades, e assim vamos…..

  10. Os defensores do PT insistem em relembrar o passado e esquecem do mais importante… O futuro. O FHC não foi o melhor presidente da história, e nem o Lula, mas ambos tiveram contribuições positivas para o país. Mas a questão agora é Dilma e Aécio. Dilma fracassou e seu governo está afundando. O Aécio é um político experiente e já fez coisas positivas por MG e pelo Brasil, mas também não é nenhum santo. Acho que entre os dois o mais correto é dar uma oportunidade para o Aécio mostrar do que é capaz, e quem sabe fazer um governo moderno e eficiente, que é o que o Brasil precisa hoje.

  11. Quem afundou a Petrobrás?
    Quem financiou porto em Cuba?
    Quem perdoou dívidas milionárias de ditadores sanguinários?
    Quem chama mensaleiros de heróis guerreiros?

    Esse é o partido mais corrupto, com sobras!

  12. depois deste artigo nunca mais vou acessar o uol
    pois pelo que vejo e totalmente petralha deve estar levndo algun tambem

  13. Por que a Folha não é digna e assume logo o seu lado?
    Faça como a Veja e de a cara a tapa. Seja digna pelo menos!

  14. Vamos esquecer FHC. Vamos esquecer compra reeleição, caso Sivam, etc. Tempos em que as denúncias não eram apuradas. Vamos esquecer…

  15. EIS A QUESTÃO, A POLÍTICA MONETARISTA DO FHC/FMI, QUEBROU O BRASIL!!!!!!!!!!

  16. ABRIRAM mercado, para a entrada de um monte de produtos de péssima qualidade, matando boa parte dos setores como :calçados, brinquedos, tecidos e assim por diante, agora querem se justificar, a economia está travada sim, inflação em alta sim, desconfiança dos investidores e assim vai, ainda vamos deixar o PT no poder?

  17. Não voto no PSDB, acabou com a educação, implantou a promoção automática nas escolas a custa de muitas
    lágrimas dos professores.

  18. FALAR A VERDADE, ATRAVÉS DOS FATOS, NÃO É SER TENDENCIOSO.
    DILMA, PRA FRENTE BRASIL.

  19. A DIFERENÇA É QUE LULA/DILMA APOSTARAM NO CRESCIMENTO DO BRASIL!!!! SEM INTERFERÊNCIA DO FMI !!!!!!

  20. Uma coisa não tem nada a ver com a outra!
    O Brasil estava saindo de um inferno econômico e ainda estava entrando nos eixos com o Plano Real.
    Lula e o PT pegaram a casa arrumada e hoje, com Dilma, avacalharam tudo!
    Novamente, a direita terá de arrumar a casa!!

  21. FHC foi o pior presidente que esse país já teve, despreparado, alçado a “Pai do Real” em nunca ter sido, deixou as lousas das salas de aula para ser um fantoche nas mãos dos paus-mandados do sistema financeiro internacional, como Pedro Malam e Armínio Fraga, dois “agentes” dos grandes bancos americanos.

  22. Quem mora no estado de São Paulo sabe porque a economia piorou. Temos um governo fraco e inoperante. Antigamente São Paulo respondia por uma parcela muito grande da economia, mas com os governos sucessivos do PSDB estamos cada vez caindo mais. E não foram os outros estados que subiram tanto, nós que caímos muito.

  23. Que artigo tendencioso, heim?
    Quantas vezes será necessário dizer que comparar o governo atual com um de há mais de 15/20 anos é no mínimo burrice ou má fé?!

  24. Tenho a impressão de que a Folha é tendenciosa, especialmente do lado do PT. Só falam mal de FHC. Parem de fazer críticas ferinas. Nenhum governo é perfeito. A era Itamar-FHC deixou grandes contribuições para o País. FHC foi um grande presidente e que me orgulha até hoje. Aécio fará uma grande gestão!

  25. Fraco e tendencioso! Qualquer um que tenha vivido e compreendido ambos os cenários saberá distinguir que esta reportagem e nada é a mesma coisa!!! Mais uma reportagem para “destruir a Imagem de Aécio” com clara intenção eleitoreira!

  26. A diferença é simples: “tempo e espaço”. Comparar o país entre ao governo petista com o governo recebido por FHC é, no minimo, desonesto. Portanto, resta saber quanto o articulista recebeu para alugar sua pena ao PT!

  27. impressionante com a Folha é tendenciosa e maldosa, quer comprar os anos atuais com décadas de pós ditadura. Só sabem fazer artigos dirigidos e pesquisas eleitorais manipuladas, não conseguem sem justificar “margens de erro” que falam ser de 2% e tem demonstrado serem de 20%. Não é atoa que a própria propaganda diz “Folha não para ler”

  28. Uma hora o PSDB fala que tudo que temos hoje é resultado do governo deles, outra hora, nada presta, em seguida o que presta eles vão manter…. PT e PSDB são muito semelhantes. Tolo daquele que pensa que um é santo e o outro o demônio. O Brasil sempre foi sinônimo de corrupção. Não foi o PT quem inventou a roubalheira, apenas deu continuidade. Abra a mente, todos os governos deste país tem participação no que somos hoje, bem ou mal. Todos tem suas glórias e também suas derrotas. Mas o maior culpado do país não ter candidatos a presidência à altura, são esse tipo de eleitores que vestem a camisa de partido e não analisam os fatos do passado e do presente.

  29. Fico Impressionado com artigos tendenciosos como esse, deveriam ser menos imparciais, faltou apenas inserir o simbolo do PT no cabeçalho.

    1. Caro Wilson, vc poderia vir aqui em Minas ler os jornais, ai vc vai ver que aqui os jornais não são tendencioso, e sim fazem propaganda para o Aécio na cara dura só burro que não vê. com um pequeno detalhe se falar mal é demitido.

  30. Aff agora a coligação da força do povo vai querer comprar a folha de São Paulo… e postar coisa no portal do UOL, esse país ta perdido mesmo.

  31. Quando temos que produzir pagando impostos altissimos, precos de maquinarios exorbitantes, tecnologia defasada e concorrencia internacional, temos a resposta para a baixa producao de nosso setor industrial. O preco Brasil impede a exportacao de nossos produtos e a defasagem tecnologia vem completar nossas dificuldades. A saida é produzir comodities e ficarmos a mercê dos mercados internacionais.

  32. Acho que o UOL e a Folha estão sendo tendenciosos a favor da Dilma, não gosto de nenhum dos dois candidatos e acho que temos péssimas opções, porém acho de uma falta de ética absurda um meio de comunicação que se diz imparcial, publicar várias matérias em um só dia, como é o caso de hoje, falando apenas do lado ruim de um candidato. Os títulos das matérias estão todos com cunho de ataque ao Aécio, isto é manipulação.
    Sou uma profissional da área de comunicação e sei exatamente como este mecanismo de manipulação funciona. Decepcionante!

  33. Não acho que FHC foi o pior Presidente que tivemos , nem que a Aecio seja o pior candidato , mas que Dilma é muito melhor que Aecio não tenho duvidas , assim como os governos Lula e Dilma foram infinitamente melhores que o de FHC. A visão politica do PT é muito melhor para a maioria do povo que a do PSDB.

  34. A home do UOL está toda a favor do PT hoje hem (16/10/14 13:30)! Quanto tão levando nessa?

  35. Tem gente que realmente só vê o que quer! Fala mal do FHC (e tem mta coisa a se falar) e fica todo sentido, como se tivesse manchando a imagem de um santo. Faça-me o favor! Não é só pq FHC “criou” o real, que ele foi bom presidente. Aliás, nem foi ele que criou, mas sim quem assinou a cédula!

  36. De uma coluna chamada “Dinheiro Público…” não poderíamos esperar outra coisa além de falar bem desse lixo de atual governo. Pior é a sensação de que tem dinheiro de contribuintes como eu pagando as despesas desses jornalistas….não estou falando do salário que devem receber da Folha de S. Paulo, mas das “verbas de marketing” que devem receber nos outros canais em que expressam sua opinião

  37. O Lula só foi eleito graças a incopetênciaia de FHC muitos votaram no LULA. Porque votaram como voto de protesto , o Plano real pra quem não sabe Foi copiado la da Argentina.Foi o primeiro pais dolariza a moeda do pais na America latina, e o FHC copiou o mesmo sitema

  38. Acho que essas comparações não devem mais fazerem parte do debate presidencial, pois isso já tamos cansados de 4 em 4 anos repetir essas comparações. Atualmente deve se pautar para o debate são propostas para o futuro do Brasil. O Aécio é do PSDB não importa, ele é um homem corajoso, pulso firme de ideias novas e de muita credibilidade para a política econômica do país. Acho que o PT já deu o que tinha que dá!!! PSDB não presta entre aspas, mas sempre chega ao segundo turno e incomoda o PT sempre e é a eterna preocupação do PT….acho que é hora de mudança na política. Vamos dá uma change a quem realmente quer fazer alguma coisa útil pelo Brasil.

  39. Alguns criticam que o artigo é tendencioso, porque sentem que desmerece o PSDB. Na verdade é uma crítica ao uso de um índice, sem explicar as condições para entendê-lo.
    Para que a crítica de Aécio faça sentido ele precisa demonstrar que esta desindustrialização significa que o mercado como um todo (já que não somos apenas indústrias, mas temos mineração, serviços e agricultura) esteja comprometido, e explicar porque essa desindustrialização é ruim.
    Temos que comparar o tamanho do mercado como um todo, e demonstrar se a indústria cresceu MENOS que outros setores, ou se estamos realmente REGREDINDO nosso parque industrial, que são situações DISTINTAS.
    Porque senão eu posso dizer que a agricultura saltou de 30 para 50% (valores só para demonstração), e dizer que isso necessariamente é bom porque temos mais alimentos, ou mais exportações…

  40. Plano real. Esse povo só fala em plano real. Parece que não viveram na época do cruzeiro quando eu recebia e comprava muita coisa com dinheiro. Agora você vai no mercado e não consegue fazer uma compra sem gastar quase metade do salário.
    Acorda povo! Plano Real é uma estratégia de marketing que nem mesmo foi idealizada por FHC, já estava em pauta no governo do Sarney.
    Tomem vergonha na cara e vão estudar.

    1. Em 1985 foram vÁRIOS PLANOS DO sARNEY QUE NÃO DEU EM NADA E AONDE A FAMILIA GOVEROU SO HUVE FALCATRUAS E ROUBOS . VEJA LÁ VÁ ESTUDAR ECONOMIA E MUDE DE PARTIDO O DE IDEAIS

      1. Muito bem. Nem história os ptralinhas são capazes de enxergar. Vai ler, meu filho. Mas procure um livro de verdade.

    2. Em 1985 foram vÁRIOS PLANOS DO sARNEY QUE NÃO DEU EM NADA E AONDE A FAMILIA GOVERNOU SO HUVE FALCATRUAS E ROUBOS . VEJA LÁ VÁ ESTUDAR ECONOMIA E MUDE DE PARTIDO O DE IDEAIS. é MELHOR TIRAR ESSA MATERIA DA UOL OU TAMBÉM FALAR DOS PODRES DA DILMA QUE ESTA AI PARA TODO MUNDO VER INCLUSIVE CONTINUIDADE DO MENSALÃO. MUITO TENDENCIOSA A FOLHA E A UOL

  41. Um jornal a serviço do Brasil? e cheio de estrelinhas? 3 ao todo, vermelha preta e azul? pq será? criem vergonha seus corruptos, vcs querem remeter ao PSBD a corrupção, e a incompetência do PT? Usam de má fé para alavancar essa candidata vigarista, que esnoba a população com essa merreca de bolsaaaaaaa família> Criem vergonha, usem o meio de comunicação para pelo menos divulgar a verdade!

  42. Quem bancou o plano real foi a classe assalariada, os preços foram congelados no pico da inflação e os salários tiveram perdas que até hoje ainda não foi recuperado. Isso é o grande feito do f h c tirou dos pobres e deu para os ricos.

    1. Voce viveu essa epoca ou algum PeTista te contou? Na implantacao do plano real não houve congelamento de preços e salários. O plano real foi tao aceito pela população que ate mesmo o PT que era contra e votou contra, logo no ano seguinte se tornou seu maior defensor.

  43. Todo esse papo de campanha não me impressiona. Quem muda o voto por causa das críticas e artigos da Imprensa e dos adversários é porque nunca teve certeza do que queria. O que me preocupa é pensar que, em uma mesa onde sentará o Primeiro Ministro da China, o da Índia, da Africa do Sul e o Sr. Putin da Russia, tem chance de se sentar em nome do Brasil o Sr. Aécio…Que Deus nos proteja e nos poupe tamanha vergonha.

    1. KKKK Para um País que já teve Lula e Dilma nos representando nestes encontros.. o Aécio é um avanço enoooooorme!!!1

  44. O que cara mostrou números, deu bibliografia pra podermos pesquisar, e mostrou.
    E isso é ser tendencioso?

    O que não seria, falar veja no meu site e entrar e ter um monte de desenhos e sem fonte?

    Para pra pensar um pouco, ele não mostrou opinião ele mostrou fatos, por que seria tendencioso, por que mostrou uma situação errada do seu candidato?

  45. A Folha SP DESCAROU DE VEZ, entrou na campanha petista. Quem está dirigindo a redação é o mau carater do João Santana.

  46. A rede uol esta se especializando nos comentários tendenciosos a favor do PT.
    Acho lamentável.
    O jornalismo tem de ser imparcial , sem comentários forçados.

  47. Lamentável essa postura tendenciosa da folha e site uol, creio que num momento como esse de indefinição, o bom senso deva existir, deixe a influência ou a propagando a cargo dos candidatos, isso é muito mas muito lamentável!!!!

  48. Até quando a Folha, seus articulistas e os PTtistas, ficarão olhando para o passado, atacando governos anteriores, principalmente o governo de FHC, que trouxe credibilidade e estabilidade ao país, ao invés de olharem para si mesmos e verem que não conseguiram realizar obras ou atrair investimentos que levassem o Pais ao patamar de países mais desenvolvidos. Construímos 12 arenas de futebol, quando 5 ou 6 seriam necessárias, não temos redes ferroviárias para escoar a safra agrícola que sustenta o pais, mas há dinheiro para construir estaleiros, refinarias em países estrangeiros. As opiniões tendenciosas, ou equivocadas, colocando uns contra os outros, não leva a lugar nenhum. Precisamos de veículos que tragam ao debate temas relevantes para o pais, como: Desindustrialização, ausência de programas destinados a reduzir custos de Logistica, valorizar quem ensina, voto distrital misto, redução da carga tributária. ETICA, palavra retirada do cenário político. Os articulistas deveriam pensar nisso, no futuro.

  49. Estranho, de uma hora para a outra a Folha começa com artigos claramente tendenciosos pró Dilma/contra Aécio. Será que tem caroço neste angú?

  50. Artigo totalmente tendencioso.
    É uma propaganda política descarada em favor do PT.

  51. Repetindo o já escrito esse é um artigo fraco e tendencioso, mais uma tentativa de enfraquecer a evolução do candidato Aecio Neves. O articulista deve ser petista de carteirinha.

  52. Parece que o comentarista esquece a situação em que o pais se encontrava quando Itamar/FHC assumiram o governo. Sem crédito e muito menos credibilidade quem investiria no Brasil? Quem apostaria em um pais com inflação de 90% ao mês (Sarney), confisco de poupança (Collor) e planos mirabolantes de congelamento de preços? Tudo que o PT fez foi “manter um PIB fictício” sustentado pelo endividamento da população e o faturamento de montadoras e financeiras. Ah! Os recursos para expansão industrial, BNDES, foram para as mãos de imorais vendedores de sonhos e empresas que remetem os lucros para as matrizes.

  53. Totalmente tendencioso o artigo.

    A eleição é para o Brasil 2014, e não para o Governo de Minas 2014 nem para o Brasil 2002… Aécio não é FHC e Dilma não é Lula…

  54. ué, o que aconteceu com a Folha? Contrataram um mutirão petista pra fazer colunas?

  55. Na propaganda eleitoral o PT está detonando o concorrente, e agora alguns comentários tendenciosos tambem, já li alguns; gostaria de saber qual o medo da troca de governo, que numa democracia seria normal, talvez pelo fato de que trocando os malfeitos aparecem, e expõe o que está nos anais de Brasilia!!

  56. Seria muito mais interessante se fossem apresentadas propostas, mas invés de disso, o que temos são candidatos que se acusam e se esquivam o tempo todo usando como parâmetro os governos anteriores.

  57. Pelo visto, nenhum outro candidato/partido terá legitimidade para ser eleito, pois ou será feita uma comparação acontextual com o governo Fernando Henrique ou será dito que o candidato/partido não possui experiência de governo. É uma tática perfeita para se alcançar o objetivo maior: manter-se no poder.

  58. Acho a reportagem tendenciosa, poderia até dizer que está ajudando o PT. Sugiro que olhem o aquio e agora, o que compro com um carrinho de feira hoje é o que gastava com as compras do mês. Como diz o Aécio para de olhar pelo retrovisor, ele não é FHC e deveriam beijar o chão que este homem pisou. Inteligente culto e não roubou, nem o Aécio te nome sujo o Serra já foi dito que não há nada contra ele. Quer continuar com a sargentona, A pesquisa não está correta. Aonde vou todos dizem Vou de Aécio.

  59. Caramba! Querer comparar o governo FHC de 12 anos atras com o atual onde a realidade das coisas são outras. O mundo inteiro crescendo e o Brasil estagnado. Na era FHC o Pais vinha de uma decada perdida e de hiper inflação e tudo era mais dificil. Nosso governo atual e’ incompetente sim, mesmo que pareça ser bem intencionado.

  60. Matéria tendenciosa. Estão tentando manipular o voto dos brasileiros, mas não vão conseguir. Fora CorruPTos.

  61. PELO AMOR DE DEUS, ESQUEÇAM O FHC, VAMOS DISCUTIR O NOSSO FUTURO. O PASSADO, JÁ PASSOU. A DILMA FOI A PIOR PRESIDENTE QUE ESTE PAÍS JÁ TEVE, E O PARTIDO A QUAL PERTENCE É O MAIS CORRUPTO DA HISTÓRIA BRASILEIRA.

  62. Apenas lembrando que foi no governo FHC que o país passou de ter inflação de mais de 1000% ao ano (isso mesmo MIL PORCENTO AO ANO) de inflação, para apenas 12%, também foi nesse governo que o cidadão conseguiu ter a mínimo de dignidade para a compra de uma linha telefônica, pois a mesma custava preço de automóveis e imóveis até então, foi o governo que trouxe a INTERNET e o CELULAR (FHC/ITAMAR), foi nesse governo que entrou em vigor a obrigatoriedade do uso de CATALISADORES nos automóveis o que reduziu em BILHÕES a emissão de gases tóxicos na atmosfera, foi nesse governo que o câmbio começou a estabilizar, com a criação/implantação do REAL, uma moeda forte que aguentou até hoje, mesmo com as incompetências administrativas e econômicas dos governos subsequentes.
    Foi nesse governo que as “bolsas” antes chamadas de auxílios foram popularizadas no país (o tal Bolsa Família é a junção de 4 bolsas já existentes).
    Também foi nesse governo que os preços de passagens aéreas despencaram, apenas para lembrar que antes dos anos 1990/2000 nunca tantos brasileiros foram viajar para outros países (com exceção do Paraguai).
    Foi nesse governo que começou a retomada da industrialização do país, coisa que hoje acontece ao contrário, perdemos indústrias para China, México, África e Argentina culpa do CUSTO BRASIL, altos impostos e fome por dinheiro do governo.
    Também foi nesse governo que tivemos a retomada do empréstimo para construção ds casa própria, o que nos governos anteriores Collor e Sarney o cidadão não tinha condições de realizar um empréstimo pois não tinham como saber se teriam condições de pagar, uma vez que o índice de reajuste era atrelado a inflação e a variação do Dólar.
    Tornamos os maiores exportadores de Soja, Algodão e Laranja, antes o país apenas exportava açúcar e café.
    Tivemos o início da retomada do pró-álcool, com o desenvolvimento dos primeiros motores flex, projetado e financiado pelo governo FHC.
    Tivemos muitas excelentes melhoras, também tivemos alguns setores que tiveram algum prejuízo, o que é normal em qualquer governo.
    Agora o que vem acontecendo é a desindustrialização do país, indústrias nacionais sendo vendidas a estrangeiras, indústrias fechando, empresas novas com tempo médio de vida de 2 anos, mais de 50% das novas empresas fechando ou falindo.
    Temos um salário defasado e um aumento significativo e fora de controle de inflação. Fora os casos de corrupção, desvios de dinheiro, sempre com pessoas ligadas ao partido de ocasião e sua “coligação”.

    1. Quem tirou o país do buraco foi o FHC. Deixou um país muito melhor e com tudo para avançar. O que o PT fez? Encheu de gente que nunca trabalhou e sem capacidade técnica e acabou com as instituições em nome de um ideal deturpado pela ganância de seus dirigentes e seus asseclas.

  63. Não viaja. Comentario totalmente tendencioso e sem fundamento. Quando o FHC assumiu a presidência, o pais passava por uma situação totalmente diferente, fora de controle. Se não fosse pelo plano real o brasil seria mais lixo do que já é hoje. o PT assumiu quando tudo estava encaminhado para o sucesso, e mesmo assim conseguiu estagnar o crescimento da economia.

    1. Nossa, as pessoas falam sem qualquer responsabilidade com a Historia. Na saida do FHC, o brasil estava em recessão, milhões de desempregados, e FMI socorrendo o Brasil. Ai vem um, que nem tem coragem de fazer uma pequena pesquisa no pai dos burros (googles), e fala que O PT pegou um Brasil maravilhoso.

      1. Sarney, Renan, Jader, Dirceu, Genoino, Silvio Pereira, quem são estes senhores? Fazem parte deste governo destruidor das nossas esperanças de sermos um país desenvolvido.

  64. “Este país não pode dar certo. Pobre de direita, Traficante viciado, prostituta se apaixona….”

    Consenso de Washington está próximo de voltar a tona no Brasil.

    1. Perfeito comentário .. o sucesso do Brasil no período 1994 a 2002, se resumo á “Pobre colocando dentadura e Brasileiro comendo frango” , isso era o grande ganho do País socialmente. Parabéns FHC, o sociólogo mais capitalista e insensível que pode existir.
      Um operário e retirante nordestino, simplesmente humilhou e deixou de quatro um dos maiores quadros sociais e culturais do País.

      Mais dados .. falam da Petrobrás sem parar, incessantemente, achando que esse é o caminho da campanha, que patético. o que este Parasita PSDBISTA fez na Petrobrás equivale a 4,3% , PASMEM .. 4,3% do rombo que o nosso querido presidente FHC e sua corja permitiu aos cofres públicos, ou seja, devo delinear para melhor entendimento, NOSSO DINHEIRO, em apenas um episódio o socorro dos bancos MARKA e Font Sindan R$ 1.500.000.000,00 ( UM BILHÃO e MEIO de REAIS ) … Mensalão TUCANO, Mensalão é uma invenção, exceto a compra de votos da reeleição em 1997 isso sim caracteriza-se um mensalão .. Enfim, não aguento mais o PT que retirou 50 Milhões de brasileiros da pobreza, garantindo muito mais acesso a escolas e universidades, moldando uma nova classe média e de fato permitindo o crescimento sustentável de um povo – EDUCAÇÃO, PT prendendo muito mais de 1500 pessoas A MAIS do que a TUCANALHA, Não devendo nada ao FMI, Fora PT que fez este ser que fala comprar um belo apartamento com subsídios coerentes com minha renda, minha formação gratuita de economista ( claro que por ser de graça não tem qualidade, não sei fazer conta direito e nem ler também ) ..

      Chega de PT este partido que apanha deste jornal / da revista Veja / Globo e vários outros meios de comunicação, talvez expliquem porque emitem o MANTRA PETROBRÁS e nada se fala das benesses acima ou então de o jornal de maior audiência do País citar em período eleitoral 82 notícias contra o governo e apenas 3 “favoráveis” ( UFRJ ) .. o que são R$ 70.000,00 comparados à R$ 1.500.000.000,00? Nada .. Uma coisa muito importante que não mencionei é a sensação de perder o emprego o tempo todo ( quando se tinha ), desemprego bem alto …. sem emprego e sem universidade, como melhorar? Parabéns aos pobres ultra-bem informados que há 15 anos atrás na sua juventude, não tinham emprego algum, ficavam perambulando de bicos e sem estudar e que hoje ainda enchem a boca para falar de corrupção e avanços .. vc’s são o espelho da nação .. Obrigado por ser feio, pobre e analfabeto, assim nem preciso me dar ao luxo de refletir em vocês !
      Brasil pra FRENTE LULA/DILMA presidente.

      Sou Paulistano, tenho 35 anos e vivi a plenitude da era Lula e FHC .. o pouco que ilustrei, equipará-se coerentemente ao placar de Alemanha x Brasil na Copa, e amigos nordestinos e pobres em geral .. obrigado por serem o povo que são, por ajudarem a construir meu estado , melhor NOSSO estado e País, tenho inveja da capacidade de superação, trabalho e ainda de algumas condições que possuem, jamais aceitarei em meu coração e vida, que o povo incrível daí seja minimizado ou caracterizado como inferior, menos inteligente e que vivem de doação. Tenho o maior Orgulho de ser brasileiro e de ver que hoje ( 12 anos ), o Brasil é de fato um BRASIL inteiro e não da BAHIA para baixo !
      Votem 13, e peçam voto – Muito foi feito e muito mais precisa ser, especialmente nas leis e deveres de todos, mas o caminho certo é este, depois alternaremos o grupo de poder e pensamento, mas talvez daqui uns 12 anos, só assim para avançarmos e mudarmos de fato essa nação.
      Vai Corinthians , amor infinito!

  65. A escolha, acho bem simples:
    Um partido comprovadamente corrupto e um supostamente corrupto.
    Escolham

  66. Estranho todos esses artigos sobre o Aécio e nenhum sobre o desastre econômico e moral da Dilma e do PT.

    Tão estranho quanto o Datafolha virar irmão gemêo do Ibope no segundo turno.

    Estranho…

  67. lENDO OS COMENTÁRIOS ME ESPANTEI EM SABER A FOLHA É PT POR ISSO QUE NÃO ASSINO. FAÇA UMA RESPORTAGEM HONESTA SEM OLHAR PARA O RETROVISOR, MUITO ESQUISITO IBOPE E DATAFOLHA TER OS MESMOS NUMEROS NA PESQUISA FORAM AONDE/ NO MESMO LUGAR USARAM AS MESMAS PESSOAS?

  68. Totalmente tendencioso o comentário. Poderia faze-lo com mais criatividade. 45 neles.

  69. Curioso, quando um artigo fala a verdade, se essa verdade envolver candidato do PSDB é artigo tendencioso. O PSDB devia ser canonizado.

  70. O PTISTMO DO UOL FOLHA E DEPRIMENTE NESTA
    RETA FINAL DE ELEIÇÃO

    FHC SALVOU O BRASIL E A SUA INDÚSTRIA COM A ESTABILIZAÇÃO DA MOEDA E A PRIVATIZAÇÃO DE ESTATAIS QUE SANGRAVAM OS COFRES PÚBLICOS.

    1. Porque sera que não privatizam definitivamente o metrotucano de São Paulo.

  71. No governo FHC ocorreu a maior quebradeira de empresas devido a manipulação do dólar. A dívida externa de 60 BI foi para 240 BI. Rapou o taxo da Petrobras, BB, Caixa Federal, etc… Dão conta de que entraram 70 BI de privatizações, que também viraram fumaça. O Brasileiro está louco para pegar outro “bonde errado”. Collor foi um, FHC outro e agora Aécio. Brasileiro é muito imediatista.
    Professor / Relações Públicas / Promoter de Eventos

    1. Finalmente alguém que não está falando besteiras. As pessoas comentam que FHC entregou o pais as maravilhas. Não se dão ao trabalho de ao menos fazer uma pesquisa no google, tamanho a paixão pelo PSDB (que já deveria ter sido canonizado pelo Papa). Não sou petista, mas para os apaixonados pelo PSDB o mundo se divide em PSDB e PT.

  72. FHC, PSDB… fazem 12 deste DESgoverno, mas não consigo me esquecer. FHC/PSDB foi e é governo da classe rica, a quem interessa desemprego em alta, salário arrochado, mão de obra barata e abundante e pobre passando fome e privação de tudo para serem manipulados pelos ricos empresários, sem contar a corrupção que era jogada para debaixo do tapete. FHC/PSDB nunca mais !!!!!!

  73. Desculpem mas eu me lembro do governo FHC como me lembro também dos governos anteriores, a participação da industria no PIB é consequência do cenário econômico do país, FHC pegou um país que ainda sofria reflexos da hiperinflação e da instabilidade econômica, onde o governo gastava mais do que arrecadava. lula enfrentou um cenário muito diferente, ele recebeu um país com inflação realmente controlada, com economia estável e previsível, com a economia em crescimento e com as contas do governo em ordem e (ao lado de Dilma) deixou tudo descambar. Hoje não existem fatores históricos pesando contra o PIB e contra a industria como havia na época de FHC. Ali,as na época de FHC nós éramos felizes e não sabíamos, naquela época “salário mínimo” era só uma referência (ninguém ganhava um salário mínimo e os pisos salariais eram estimados em quantidade de salários mínimos) e hoje 27% da população (desmentindo dilma) ganha MEIO SALÁRIO MÍNIMO. Vale a pena também observar que os dois governos que melhor reajustaram o mínimo em relação a inflação foram o de FHC e o de Itamar.

  74. Acho engraçado as pessoas criticarem e falarem que não se deve comparar com os governos anteriores, que falar do governo de fhc do psdb e injusto, pelo contrário o que nós move para o futuro e justamente você fazer uma auto análise do governo atual e com o do passado e ver o pode ser melhor para o nosso país. E não quer relembrar o que aconteceu entre 1995 à 2002 quando o governo fhc foi tão maléfico para o povo brasileiro e somente se importou com os ricos, onde a maior disparidade entre pobres e ricos foi nos governo dele, onde a policia federal não podia jamais investigar nenhum escandalo no governo dele, e ainda têm gente que defende este tipo de governo. Vejam o estado de são paulo na sua maior crise de falta de água e a culpa deve ser de são pedro que não mandou as chuvas e não de um governo incopetente que nunca fez uma obra para prevenir este caos que estamos vivendo hoje, sem falar nos escandalos do metro, dos membros do partido do psdb que têm contas no exterior com dinheiro desviado de são paulo e do brasil justamente na época que o sr. fhc era o nosso presidente, então devemos sim sempre comparar o passado com presente para avaliarmos o que queremos de melhor para o Brasil, o resto é somente papo furado dos que querem a volta da política neo-liberal do psdb.

  75. “Na época, o setor também era afetado pelo Plano Real, que segurava as cotações do dólar para conter a inflação, barateando as importações e encarecendo as exportações.”
    Esse é o resultado do Plano Real que ninguém diz!!!! Para conter a inflação, deram uma moeda “forte” para que o capital especulativo colocasse dinheiro no Brasil e, resultado: fim da indústria brasileira. Isso ninguém diz mais, nem o PT…

  76. Para quem defendem tanto o FHC,me respondam, um cara que se aposentou com 37 anos que autoridade tem para chamar de vagabundo quem estava se aposentando aos 50 anos.Deixem de babar.

  77. como são idiotas esses caras petista
    todos mentes fechadas, lavagem cerebral.. Essa é a unica oportunidade que temos para arrancar essa corja de ladrao que esta ai.
    .fora dilma e leva o pt para as profunfesas do inferno…

  78. Entenda que parte dos eleitores de Aécio não estão votando por amor a ele, mas sim porque estão cansados de ver a sujeira que o PT está fazendo no país e o querem fora. Simples.

  79. Será que o PT Comprou a UOL??? quem tem duvida disso??? eu não!!!!

  80. Acho incrivel que parece que ninguém sabe quem é o verdadeiro pai do Real.

    É um argentino,seu nome é Domingos Cavalo.

  81. Todos nossos presidentes tiveram sua participação positiva na situação qual o pais encontra-se hoje.

    COLLOR abriu as fronteiras para o comercio exterior e como estaria o pais hoje sem o “maldito” confisco, alguem pode responder ou ja parou pelo menos para refletir?

    ITAMAR FRANCO o presidente do PLANO REAL, que foi criado pelo seu ministro da fazenda FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, deixando ele um legado de altissimo nivel para seu sucessor o FHC.

    LULA olha não sou petista e ate votei no Aecio no primeiro turno e vou votar no segundo, mas de onde tirei as realizações principais dos governos o de LULA tem mais de “23”itens de expressão não da para colocar aqui, ele realmente foi o presidente.

    DILMA muitas programas de incentivo ao estudo, casa propria dentre outros programas que dividem as opiniões principalmente daqueles que nunca precisaram recorrer ao tais programas, pois quem tem $$ no bolso pode fazer a seca que for que o pasto vai estar sempre verde, mas poderia ter sido um pouco melhor o governo da Dilma se os senadores e deputado pensassem so um pouquinho no Brasil e não em seus bolsos proprios, obs não todos claro mas a maioria, pois se não tivessem que comprar votos para aprovar leis, emendas, etc,,, não precisaria comprar reeleição (FHC), não precisaria de mensalão nem de propina para metro.

    Gente vamos pensar no Brasil não nos politicos ou partidos, infelizmente temos que votar em alguem…..

  82. Falam maravilhas do FHC, e se esquecem que ele tentou de tudo para privatizar também a petrobrás, mas não conseguiu. Bando de cegos.

  83. Não vale mais a pena ler as cronicas ou artigos tendenciosos do grupo Folha. Onde se viu querer culpar FHC de outrora, com a atual situação econômica e calamitosa do país? Eu me orgulho de ter visto o respeito com que o mundo o tratou . O Brasil, infelizmente é manipulado pela mídia do “tudo errado? então tá certo!” Brasil, Deus nos ajude.

  84. Infelizmente quando agente defende a mídia de alguns governos manipuladores, se espera que essa mesma mídia tenha o mínima de imparcialidade, Más essa matéria parece extremamente tendenciosa, o que é uma pena que alguns jornalistas não consigam se conterem ao demostrarem suas preferencias partidárias.

  85. EU TINHA O UOL COMO MINHA PÁGINA DE ABERTURA, ATÉ HOJE!
    DIANTE DESSA MATÉRIA TENDENCIOSA ESTOU DESCARTANDO O CONVÍVIO, COMO JÁ HAVIA FEITO COM ESSE PARTIDO CORRUPTO. OS TRABALHADORES DEVERIAM ENTRAR COM UMA AÇÃO PÚBLICA PARA TIRAR A PALAVRA ”TRABALHADORES” DESSA CORJA.

  86. Falar que o Aécio é a solução, é a mesma coisa que tentar reiventar a roda.
    Porém, não dá para aguentar mais 4 anos de quem já está a 12 anos no poder, doze anos, meus caros.
    Toda a mudança é saudável e necessária. Minas trocou de partido no governo, é saudável, embora acredito que escolheu o partido errado. São Paulo teve a chance de trocar, pois o PSDB já vai para 20 anos, é muito tempo para um mesmo partido. Assim como na presidência, já estamos a doze, temos que trocar.

    1. Mais uma questão a se pensar: Estamos num pais de 200 milhões… E esses são os canditados a presidência que temos? É lamentável e ao mesmo tempo instigante. Enquanto os brasileiros não se interar da política, não mudaremos este quadro.

  87. Vamos la imprensa chapa branca . DECLARE SEU VOTO NA DILMA .Não precisa chamar matéria para camuflar o que ocorreu há 20 anos atrás. VAMOS LA PESSOAL DA IMPRENSA , DIGA: vote NA DILMA.

  88. Não tenhamos memória curta. Cada governo no seu tempo, cada tempo com sua realidade. Mudassem as siglas de PSDB – 8 anos para PT – 12 anos. Contudo, não se mudaram as artimanhas, as negociatas, as moedas de troca. A todos que comentam, defendem e até lutam pelo próximo presidente (a) … digo a vocês … independente do monstro DILMAÉLCIO o que realmente teremos a partir de 2015 é a sombra onipotente e onipresente do PMDB … o qual sim, manda neste pais a mais de 24 anos. Venhamos carissimos, só exitem corruptos se existirem corruptores … não se enganem, temos 02 poderes (EXECUTIVO E LEGISLATIVO). O poço é mundo mais fundo, podem ter certeza.

  89. Tem que coisas que não tem explicação, neste época de politica aparece gênio de todos os lados todos com sua tese, todos os textos e comentários deveriam ser mais simples apenas como comparativo do grande colunista e mesma coisa que comparar o disco de vinil com o pen drive. mais o pior de tudo e que não ajuda em nada.

  90. As vezes desejo que a Dilma realmente consiga realizar a ditadura comunista e cale a boa de todos esses comentaristas oportunista, igual a Venezuela fez…voto no Satanás , mas não voto no PT

  91. Que pena! Ao invés de tanta discussão para saber de quem é o mérito ou desmérito de projetos passados, deveríamos colocar nossas energias no que a população precisa com urgência : saúde, segurança, educação e transporte. O restante é consequência, é resultado de uma boa administração, independente de que estiver no comando. Mas, para isso é preciso trabalho honesto, muita garra e não ter medo de desmontar os esquemas que permeiam o governo nos dias atuais. Bom voto!

  92. De fato, como alguém já disse aí, tem gente que não sabe o que é ser empresário neste país. Dizer que os inúmeros equívocos do atual governo estão focados apenas na economia do setor público, e não na do setor privado, é uma grande bobagem. O faturamento das indústrias que de alguma forma fornecem para os sistemistas ou para as grandes montadoras, para citar um exemplo, caiu, seguramente, de 40 a 50% desde o final do ano de 2013 e não há previsão de retomada no curtíssimo prazo. Isso é irrecuperável, não importa quem está ou vai ser o governante. Além disso, atirar de estilingue qualquer um atira, mas atirar para trás – garimpando problemas no passado de quem já governou – é outra bobagem que todos os articulistas deveriam evitar – a menos que queiram aparecer de expert, filosofando tranqueiras como se fossem doutores no assunto.

  93. Engraçado, falam mal da gestão do FHC, mas hoje quem se esconde é o Lula, além de ser ex-presidente mais odiado e mentiroso

  94. O que houve com o UOL? Adesismo ao PT?

    Pelo menos, a tática da publicação diária de dos “venenos” constantes passou a ser a mesma.
    VERGONHOSO!

    Os leitores fiquem atentos!

    1. É por isso mesmo que foi estranho essa postagem da folha, para quem demitiu Xico Sá??!!!!! Vale ressaltar que o Xico Sá quis expor sua ideia numa coluna em que por contrato a Folha não permitia nenhum tipo de lobby à candidatos, porém foi dado à ele, outra pagina/seção para colocar sua expressão, o que foi rejeitado por ele, culminando assim, no seu desligamento junto ao jornal.

  95. Vamos Olhar Sim Pelo Retrovisor, e ver o que era o Psdb no Governo, quanta hipocrisia, não podemos retroceder o Brasil avançou muito neste últimos 12 anos, quem governou para o Povo ?, o governo que ai esta ou os Tucanos Elitistas, tem coisa errada no Governo do PT, tem , mas se apura, e condena, no Psdb em seu Governo, jogava em baixo do Tapete tudo que pudesse desabonar a sua Imagem, mas refletir, vamos pesquisar buscar o passado, e ver quem realmente governa para o Povo, tem que melhorar, tem, mas com os meu 53 anos de vida, este governo que ai esta ( PT ), foi o único que eu posso testemunhar que olhou para classe mais desfavorecida do Brasil , não queira ser Elitista, vamos olhar sim para o Povo Brasileiro que tanto sofreu, e agora tem um governo que pelo menos olha para o seu POVO

  96. Haaaa, agora entendi ao ler um dos comentários: ” A Folha é PT”. Ok. está tudo dominado.

  97. As vezes desejo que a Dilma realize seu sonho antigo, , será que folha vai ser a imprensa exclusiva do PT num futuro próximo se o PT se perpetuar no poder?? igual Venezuela..até o Lula se esconde dele mesmo e a imprensa o idolatra

  98. O Brasil precisa de um Governo com total confiança la fora , e o Aécio é o melhor nome para o momento quando o PT não tinha cargo no Governo eles queriam CPI para tudo , agora votam sempre contra alias estão falando muito do FHC que saiu do Governo aplaudido por todos que sabiam o que era inflação de 900 ao ano se continuar como esta daqui a pouco estoura tudo de novo lembrando que não estou ouvindo falar que ele ficou milionário agora o senhor LULA que herdou a friboi fazendo um empréstimo bilionário no BNDS que assim como Fidel Castro Evo Maduro não vão pagar e a OI celular que tinha milhões em impostos atrasados derrepente sumiu e de quem é hoje ????? ah assim como friboi a OI e etc….. que não sabemos fica PT fica na oposição assim vocês podem olhar oque estara sendo feito

  99. A Presidenta diz que os Tucanos não punem seus corruptos e que estão todos soltos.
    Depois alega que o Judiciário é independente assim como a policia federal.
    Aécio concorre a presidência, e não a um cargo no judiciário.
    Entre a suposição de corrupção, visto que os tucanos estão soltos e a certeza, visto que há muitos petista presos, vou escolher o candidato da oposição

  100. Faculdade de jornalismo têm aula de um pouquinho de história e economia….Ou jornalista não se informa em todos os pontos a considerar, Ou será uma questão de caráter?…….A partir de 2000, a China despejou baldes de dinheiro por aqui….Comparar estas épocas sem considerar a butal folga dos anos 2000 é uma questão de caráter

  101. É PR CAUSA DESTES IMBECIS QUE O BRASIL VAI TER QUE AMARGAR + 04 ANOS DE PT MEU DEUS DO CÉU ESTES BOLSAS ESMOLAS-POR CAUSA DELES A GENTE TEM QUE SOFRER

  102. Por que a presidentA não cita o nome do Lula? Por que o Lula parou de aparecer nas campanhas da Dilma? só os alienados que ainda idolatram um sujeito que joga sujo para se perpetuar no poder

  103. As matérias que estão aparecendo agora esta focalizando em pontos negativos do Aécio ou criando situações… Tem algum dedo do PT FOLHA DE SAO PAULO ou UOL??? Muito estranho hein

  104. A presidentA mente quando diz que está combatendo a corrupção, mas sabemos que o PT tentou impedir a CPI da Petrobras e ainda estão processando quem deixou vazar…povão acredita.. Até o Color teve mais ética…

  105. na minha opinião não é possivel comparar as duas gestões em certos casos porque muita coisa mudou nos últimos 20 anos.

    A pergunta que fica é a seguinte:

    Se fosse outra pessoa no lugar da presidente Dilma, onde estaríamos agora?

  106. pt para sempre amem, viva o lula e dilma não fico em cima do muro prefiro morrer lutando do que viver de joelho implorando tem que escolher um lado eu sou pt e voçe , viva o lula.

  107. A Folha está se deixando levar pelo terror do PT! Totalmente unilateral…que texto infeliz!

  108. Amigo, você está falando de 20 anos atrás. A maioria dos que aqui fazem críticas, não eram nem nascidos. Falam porque o partidão assim ensina. Vamos falar do maior escândalo da república. do maior escândalo dos últimos quinhentos anos que é esta bandalheira da Petrobras. Que ano que vem a lista de políticos corruptos a serem cassados vai ser imensa, principalmente do partido mais corrupto da história deste país. Vai sobrar para muita gente, aguardemos.E para piorar, quem é a presidenta da república que não sabe de nada, não viu, não ouviu, mas é responsável direta pelos desmandos na petroleira, vide Pasadena? Somente esta , falamos em desvios de mais de bilhão de dólares. E não sabem de nada. Mas é para rir mesmo.É de admirar ainda não ter sido barrada da presidência, por muito menos seu aliado Collor foi cassado.

  109. Qdo falamos “indústrias” precisamos falar em Investimentos e “Acumulação de Capital”. Acumulação importante na avaliação do potencial econômico presente / futuro de qq país tanto em econos * descentralizadas como nas * planificadas ! Em ambos sist acumulação só só realiza pelo “Investimento” ( Poupanças subtraídas do Consumo ~ Riquezas destinadas à produção de Novas Riquezas ) # “Governos” q fazem gastança e de investimentos orgias : cultura de superfaturamentos… / manzorras “puníveis jamais punidos”… só acumulam M

  110. Gente o que está em questão é não deixar um partido de corruptos se perpetuar no poder, onde tratam adversários como inimigos. PT é um partido de arrogantes , prepotentes e sem ética. Quando Campos se lançou candidato o Lula passou a tratá-lo como inimigo. E com a maior cara de pau segurou no colo e levantou o bebê para cima para ganhar votos..sem nomenclatura para descrever um sujeito desse

  111. Também fiquei surpreso com esta matéria. Foi ao micro, afastando-se do macro. Mas as opiniões aqui são publicadas na íntegra.

    Eu sou um dos muitos que votaram em Lula no primeiro mandato, que confiaram, viram coisas positivas e negativas acontecerem. O PT cresceu muito desde então.

    Certamente existe corrupção em todos os segmentos do meio político, como em outros. Infelizmente no nosso país gerações estão sendo contaminadas.

    Temos que refletir e escolher o que for melhor para o país. Sabemos que com Dilma vencendo teremos um mesmo partido no poder por pelo menos 20 anos, porque então Lula voltaria. A alternância de poder é salutar em todos os ambientes e para a manutenção da democracia.

  112. Dilma diz que ”lutou” contra a ditadura, mas hoje sabemos que a causa não era pela democracia..

  113. Eu lembro, anos 90…trabalhava no polo petroquímico, em Camaçari, … suspensões, demissões, a área produtiva virou um paramo e a maquinaria parada, … era mais em conta importar do que produzir, … espero que isso não volte nunca mais.

  114. Quando não se está no poder, não sabemos a dimensão da ganancia pelo poder que é transitório.
    agora é AÉCIO 45 NELES, a alternância é fundamental para democracia, chega dos mesmos. vamos dar lugar a outros grupo, tomará que eu seja convidado.
    NEM SEMPRE O QUE SE VÊ É VERDADE.
    VAMOS MUDAR, SEM AGREDIR, QUEM TEM PODER NÃO GRITA.

  115. Artigo intelectualmente desonesto, feito para tentar dar substância às mentiras de Dilma.

    Não se pode comparar laranja com banana. FHC pegou um país completamente quebrado, com inflação na casa 900% ao ano. Foi um governo excelente de arrumação e recuperação da credibilidade. Muito diferente de Lula que pegou a casa arrumada e com condições muito melhores para captar recursos para investimento.

    Tudo que deu certo nos desgovernos petistas foi fruto da manutenção de políticas, econômicas e sociais, implantadas no governo do PSDB. Tudo o que tentaram inovar foi um desastre. A começar pelo Fome Zero.

    Mas os petralhas são desprovidos de caráter, o que os impede de reconhecer os méritos de seus antecessores. Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida já existiam, Lula apenas lhes deu um novo apelido. Óbvio que isto não o torna pai da criança.

    É claro que beneficiado pelas melhores condições econômicas que lhe foram deixadas pode aumentar os valores e abrangência. Mas também não conseguiu ainda atingir a totalidade dos que tem direito ao benefício. 20% dos cadastrados continuam de fora.
    Acontece que o PT usa estes programas apenas para se manter no poder. Com os votos que consegue promove as barbaridades que assistimos diariamente nos jornais. Os Petralhas que tanto criticaram a privatização tomaram de assalto as estatais, numa privatização sem custo dos recursos em favor da cumpanherada. Os prejuizos continuam sendo da sociedade. Basta saber ler: A propria palavra corruPTo tem PT no meio!
    FORA CorruPTos!!!!

  116. Engraçado se a gestão do FHC tivesse sido tão ruim ele não teria sido reeleito. Depois saiu com ética
    O Color também aceitou as denuncias e saiu de cabeça erguida.
    O PT não aceita , nega tudo com a maior cara de pau, subestima a inteligencia alheia, acusam o adversario daquilo que eles praticam, tripudia , ameaça, manipula…Deus nos proteja disso

  117. Simplesmente vejam o que o UOL acabou de publicar… principalmente a matéria do Boulos… Será mesmo que não está havendo uma tendência?… Essa matéria poderia se chamar: CARTA RESPOSTA AOS COMENTÁRIOS DOS LEITORES…

    – Revista britânica pede voto em Aécio
    – Juca Kfouri: As ambiguidades do tucano
    – Boulos: Dilma sofre massacre na mídia

    Chega a ser hilário….

    1. A MÍDIA PODEROSA OS REELEGERAM, QUERIDO! E QUEREM FAZER A MESMA COISA COM ESSE AÉCIO. ACORDA BRASIL!

  118. Um empreguinho fantasma aqui, uma concessão de rádio ali, um aeroporto aqui, vários nepotismos ali, uma recusa de fazer exame de teor alcóólico aqui, outra concessão alí…..que homem trabalhador!!!! Assim qualquer um fica rico e sem precisar suar a camisa!!!!

  119. Amigo, se o governo FHC não tivesse tirado o país do buraco que antes estava o PT não teria como ter vivido tantos anos de prosperidade, distribuindo dinheiro e favores a companheiros dentro e fora do país. Claro novamente quebraram o país, e novamente temos o necessidade urgente de resgatar a economia, ou não vai ter dinheiro para o bolsa isto ou o bolsa aquilo ..

  120. Se o dólar esta subindo o playboy de minas esta descendo ( aquele que fugiu da lei seca).

  121. boa tarde gente e so dar uma olhada nas empresas no brasil não tem mais fabrica tem montadora de placa aqui não si fabrica mais nada.
    e tem idiota que fala as besteiras ai acima da um role pelo polos industrias do brasil idiota

  122. Aécio presidente vai tirar esse encosto da gente ! # Olhem economistas 14 de março de 2010 Collor “injustiçaardu honerstu” cabo eleitoral de mainha Dirma norte / nordeste disse p/ o Globo q painho Lu dava “aulas” de economia p/ todos economistas.br

  123. Fernando Henrique, Lula e Dilma exerceram mandatos presidenciais distintos

    FHC fez um governo de estabilização e o PT, com Lula e Dilma, deveria fazer um governo de investimentos, mas…

    Fernando Henrique Cardoso do PSDB fez um governo de estabilização e de guerra para recuperar um país estagnado, sem reservas cambiais, quebrado e hiperinflacionário, após o fracasso de vários planos econômicos nos governos Sarney e Collor: Plano Cruzado I e II-1986, Plano Bresser-1987, Plano Verão-1989 e Plano Collor I e II-1990.

    Mesmo contra a oposição ferrenha do PT, Fernando Henrique lançou e administrou o Plano Real em 1993, quando ministro da fazenda de Itamar Franco e depois como Presidente do Brasil de 1994 a 2001, e derrubou um processo de hiperinflação que beirava 80% ao mês e perdurava desde a decada de 1980.

    Fernando Henrique fez um governo de guerra, estabilização e reestruturação da economia brasileira.

    O Governo de Fernando Henrique Cardoso foi um marco no futuro sustentável do Brasil, sem comparações com qualquer outro governo e uma recuperação econômica de exemplo para o mundo: recuperou a economia (plantou), vendeu estatais ineficientes que serviam de cabides de emprego e moeda política, reduziu ministérios, modernizou o país, fortaleceu instituições, criou a Lei de Responsabilidade Fiscal, restabeleceu o credito internacional, firmou bases para um crescimento sustentável instaurando o tripe economico lastreado no superávit primário das contas públicas, no câmbio flutuante e no regime de metas de inflação e enfrentou diversas crises cambiais e bancárias nos países emergentes, que devastaram economias no período – quebra do México (1994), crise asiática (1997), calote e crise da Rússia (1998), crise da Argentina (2001) – obrigando governos a recorrerem aos organismos de credito (FMI) e recompor suas reservas cambiais para atravessar o periodo de falta de liquidez mundial, que inibiram o crescimento econômico global e retardaram o crescimento nacional.

    A economia mundial alavancou o crescimento do Brasil, sem qualquer intervenção de Lula.

    O governo Lula apenas colheu as bases firmadas por Fernando Henrique Cardoso, sustentado por uma economia mundial recuperada das crises anteriores e em franco crescimento e, ainda, pelo preço das commodities em alta que dispararam no mercado mundial (a principal pauta de exportação do Brasil está no agronegócio), que geraram, por si só, sem intervenção do Lula, um formidável superávit nas contas externas, que possibilitaram ao Brasil acumular reservas cambiais, atualmente em 368 bilhões de dólares, formando um colchão de moeda forte contra outras crises e, inclusive, pagar a dívida com o FMI em 2008.

    Lula e Dilma dispunham de recursos financeiros para investimentos na infra estrutura mas falharam no planejamento e na execução

    Assim bastava a Lula e a Dilma, em doze anos de mandato, investir pesado esse excedente econômico, um momento único na história brasileira, uma janela para o primeiro mundo, no desenvolvimento do Brasil, aplicando em infraestrutura, saúde, educação, segurança, benefícios sociais etc, que sustentariam nosso desenvolvimento e crescimento econômico por décadas.

    Mas tudo foi em vão: A era perdida.

    A era perdida Lulodilmopetista só investiu no Bolsa Família e em obras nunca concluídas por falta de planejamento e execução, como a transposição do Rio São Francisco, que consumiu mais de 8 bilhões de reais e está abandonada ou em obras desnecessárias (a Copa do Mundo levou 35 bilhões de reais e as Olimpíadas outros 40 bilhões), na criação de mais ministérios (39 ministérios ineficientes e gastadores contra 22 de FHC), aumento exagerado da carga tributária para manter um Estado gigantesco, excessiva intervenção do Estado na economia, dispendendo recursos públicos para a corrupção e gastos desnecessários ou inúteis que não alimentaram a produção e o crescimento sustentável, além de endividar o pais com mais de 2,3 trilhões de reais e ser obrigado a vender o patrimônio nacional, como o Campo de Libra da Petrobrás, maior participação estrangeira no Banco Brasil e endividar estatais (a Petrobras deve mais de 300 bilhões de reais – que serão pagos com um mega aumento dos combustíveis ou pelo tesouro público, o povo em ambos os casos), comprometimento dos investimentos de bancos fomentadores da economia como Caixa, Banco do Brasil e BNDES (este último virou uma espécie de “Bolsa Empresário”) e, o pior dos males: inflação descontrolada nos preços livres e congelada artificialmente nos preços “administrados”, causando fortes desequilíbrios financeiros, principalmente no setor energético.

    É necessário reconstruir o país

    Ou seja, o Brasil perdeu, nas mãos do PT, uma década e comprometeu outras décadas com a deterioração e falência do sistema politico, econômico, social e institucional.

    Fernando Henrique fez um governo de estabilização e o PT, com Lula e Dilma, deveria fazer um governo de investimentos.

    Qualquer partido que governe o Brasil em 2015 será obrigado a fazer ajustes de rumos, assim como fez FHC em 1993, quando o país estava quebrado, falido e endividado.

    A economia é cruel com gastadores irresponsáveis e incompetentes.

    Não temos chance de errar outra vez.

    FORA PT. Fora Dilma. Fora Lula.

    https://m.facebook.com/photo.php?fbid=676974579044548&id=100001960375306&set=a.133455300063148.32012.100001960375306&source=57

  124. Dilma!cd a transposição do rio São Francisco?o nordeste ainda sofre com a seca ,cd 12 anos no Pt e vc na fez nada….e o desmatamento na Amazônia q interfere na falta de água em SP ,e o mensalão,petrólao….. E as terras do lulinh?ah esqueci ,vc não sabia.enquanto tu aponta um erro para seu adversário tem 4 apontando para vc…..não sou aecista,só quero da um basta nessa safadeza ,alunas meu voto não é a saída.

  125. Lembro bem que de 1999 (ano da maxi-desvalorização do real frente ao dólar, trabalhava em uma multinacional de agroquímicos e a coisa foi feia, coisa de 30% se me lembro bem! De 2000 a 2002 as prefeituras aqui da região norte do Paraná começaram a fechar mais cedo pois, estavam todas quebradas!! Não entendo o que o PSDB foi tão bom assim!!!! Acho que tem que haver alternância no poder, mas O PT fez o que esses caras não fizeram em mais de 30 anos!!

  126. Quero externar minha opinião de mais um cidadão brasileiro. É lamentável que mais uma vez os temas mais abrangentes estejam sendo palco principal de debates políticos. Quando é que vamos deixar de usar esses temas que já estão caducando nas bocas desses e de todos os candidatos passados? Saúde ,educação, Segurança, não era para ser tema de favorecimento político, más sim compromisso de todos os que já deixaram os seus lugares e nunca fizeram nada para mudar . Não é possível que mais uma vez na nossa história, se acumule esses temas para as próximas eleições dos séculos que irão por vir. Não são os candidatos que clamam pelas mudanças, más sim toda uma nação que estar cansada de somente ouvir propaganda eleitoral, que mais parece briga entre gangues do que a apresentação de propostas concretas para tirar o país do buraco negro que estar. Não queremos esses tipos de debates, más sim compromissos que sejam discutidos e levados à serio, e que sejam colocados acima das falsas promessas de campanhas, e dessa forma sim poderemos ver uma luz no fim do túnel para nosso País.

Comments are closed.