Fizemos ‘o melhor para o país’, diz secretário do Tesouro sobre deficit

Um dos petistas mais afinados com a presidente Dilma Rousseff, o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, defende as escolhas que levaram ao deficit inédito nas contas do governo.

“O governo acha que optou pelo melhor para o país”, disse Augustin nesta sexta-feira (31), ao anunciar os resultados.

Na argumentação do secretário, o desequilíbrio orçamentário é consequência de uma arrecadação inferior à esperada, devido a um crescimento econômico também inferior às expectativas.

Já a debilidade da economia seria decorrente da crise internacional e de fenômenos fora do controle do governo -como a seca, que encareceu alimentos e alimentou a inflação, levando o Banco Central a elevar os juros.

Mesmo sem receita suficiente, sustenta o secretário, a área econômica preferiu não cortar investimentos e gastos em educação, para não sacrificar o crescimento da economia.

O PIB (Produto Interno Bruto) deverá ter expansão próxima de zero neste ano, mas, para Augustin, o cenário seria pior se não fosse a atuação do governo.

As declarações explicam de forma mais clara o que foi o debate central da campanha eleitoral deste ano.

O tucano Aécio Neves apontou que, enquanto o governo protela os ajustes inevitáveis, o desequilíbrio do Orçamento mina a confiança dos investidores no país, impedindo o crescimento da economia.

Dilma acusou o adversário de planejar medidas amargas na forma de juros mais altos e cortes de despesas. Pela visão defendida nos debates, o mérito da política econômica foi preservar o emprego e os programas sociais em um momento adverso do cenário global.

Embora defenda a opção do presente, Augustin disse que estão em estudo medidas para “adequar a situação fiscal”.

A presidente reeleita ainda não deu sinais claros sobre o futuro. Não se sabe ao certo se haverá mudanças na política ou novas tentativas de seguir a mesma receita. Nem mesmo se sabe se o secretário do Tesouro será mantido.

Ficou alguma dúvida? Faltou alguma informação?

Pergunte na área de comentários ou pelo Facebook.

Comentários

  1. Entao PTista: se sentem enganados ou a ideia de impeachment ja comeca a agradar. Politica e coisa um
    Pouco mais seria que futebol. Deve
    Ganhar o que for melhor nao o que tem torcida organizada e violenta.

    1. Ok. Agora senta e chora porque pela democracia você perdeu.
      O povo escolher a presidente, o resto vire oposição ou se junte aos imigrantes de outros países.

    2. Vamos cortar a companheirada nos cargos comissionados. O bom censo brada!!!

  2. FATO 1: a tentativa do governo de tentar estimular a economia gerou o primeiro déficit primário em 20 anos

    Fato 2: o Brasil é um dos raríssimos países que apresentou superávit primário ao longo dos últimos anos. A grande maioria tem déficit primário a vários anos

    Questão: um país precisa ter superávit primário (ou nominal, como gostariam alguns) para se desenvolver melhor?

    1. Paulo,

      É verdade que muitos países apresentam deficit primário, mas também é verdade que as despesas com juros da dívida pública no Brasil estão muito acima do padrão mundial.

    2. precisa do superávit para quitar os juros da dívida externa, ela não foi paga, foi trocada por títulos do tesouro, e precisa amortizar com o superávit.

    3. Não um país precisa de investimento. Acontece que poucos querem investir no Brasil com a atual situação fiscal que leva à um crescimento da dívida sem perspectiva de reversão.

      1. Não apenas isso, Carlos. A grande questão é: Seria sustentável no longo prazo um déficti primário recorrente??? Resposta: não!!!! O sistema bancário deixaria de emprestar para o governo com medo de levar um calote…. Teríamos sérios problemas monetários e fiscais num futuro próximo….

    4. Tu é muito tosco, em petista!!!! Te sentirias confortável sabendo que o governo tem déficit primário recorrente???? Haaaa…. Agora compreendo porque a Dilma tem R$150 mil debaixo do colchão!!! Acho que vou fazer o mesmo com a minha graninha… Pelo jeito o Tesouro vai dar um calote e quem tem aplicação bancária vai ficar a ver navios…

    5. O superavit primário no Brasil é necessário para pagar juro da dívida, sem contar que o fato de em 2008 termos saído tão bem da crise econômica mundial foi exatamente por termos superavit enquanto que muitos países tinha déficit, o que ocorreu nos últimos quatro anos foi que enquanto que a maioria dos países faziam ajustes fiscais já o Brasil vinha no sentindo oposto piorando suas contas público, por isso que enquanto que o resto do mundo sai da crise o Brasil entra.

    1. o melhor seria fazer os ajustes necessários na economia e iniciar um crescimento de forma responsável, com o s pés no chão, sem prejudicar o crescimento do país, o que na verdade todos sairiam ganhando; empresários que aumentariam seus negócios e gerariam mais empregos, governo que receberia mais tributos para melhorar a sua finalidade social e a população que receberia melhores salários.

  3. O país com déficit nominal caminhando pra 6% do PIB e este Sr vem defender o indefensável. Mais tres meses do ”melhor para o país” e o Brasil perderá o grau de investimento e irá desmanchar-se rumo à bancarrota.

    1. E o que importa o grau de investimento europeu ou a comida na mesa do brasileiro?

  4. Todos os jornais do pais estão informando, acabou de sair o resultado das contas publicas, para pagar juros o Brasil precisa economizar no ano 80 bilhões , só que em vez de economizar se endividou ainda mais , foi primeira vez desde que o Plano que isto aconteceu.

    È claro que esta noticia o governo deixou para depois da eleição, vamos ver se agora ele age com responsabilidade e aguenta o tranco ou vai culpar o FHC pelo desastre que vem por ai.

  5. Se correr o bicho pega se ficar o bicho come.
    Tudo era previsto, não pode faltar dinheiro para os “INVESTIMENTOS” na Petros Bras

  6. Se o Brasil entrar numa depressão e vir medidas de austeridade, acontecerá redução das famílias beneficiadas com o Bolsa Família, senão o cancelamento do programa.

  7. QUE CONVERSA MAIS BESTA, ESTE E OUTRO PAU MANDADO DESTA LOUCA,PEDE PARA IR DAR UMA VOLTA E VAI PARA CUBA FILHO SI CONTINUAR DESTE JEITO COM ESTAS EXPLICAÇOES MAIS IMBECIS NAO VAI LONGE NAO.
    JA FALA LOGO QUE A CASA CAIU,NAO TEM DINHEIRO PARA PAGAR NINGUEM QUE E MELHOR FILHO,PORQUE ISTO JA DEU O TINHA QUE DAR.

  8. Fizeram muito bem, bom mesmo. Então agora faça melhor ainda, reduzir a selic de 11,25 para 7,25, reduzir os juros a nível de Europa, Estados Unidos, seria um grande bem, vão fazer?

  9. Desgoverno terrível. Nada menos do que este povinho merece. Impostos de 1o mundo e serviços de 3o.

  10. O Brasil perdeu a chance de ter um presidente que iria governar o país com uma gestão nova e mapeada por resultados dos órgãos governamentais. Assim, concerteza o país teria um equilíbrio no crescimento novamente do seu PIB e o tesouro teria saneada sua falta de receita que vemos hoje.

  11. Esperaram o resultado da eleição para divulgar os dados. O governo joga sujo. Elegeram a Dilma. Agora TODOS vão pagar a conta! Povo marcado, povo feliz! Isso é apenas a ponta do iceberg. Aguardem o aumento de taxas, impostos, combustíveis, energia, gás, alimentos…

  12. Por que tanto ódio ao bolsa família?Temos que diminuir gastos sim,mas por que tirar do pobre?Será que este deficit tem como culpado esses míseros 90,00 reais,ou será que esta no alto custo de salários,como deputados ,ministros etc.Vamos verificar melhor os fatos e parar com este rancor à quem não merece.

  13. O interessante é que isso só foi divulgado agora que a Sra PRESIDENTA foi reeleita, Eu não tinha duvidas de que isso e coisas piores viriam após as eleições. O PT acabou com o Brasil e ainda tem a aldasia de dizer que fez o melhor que pode? ah que isso Sr Secretario, depois de uma votação fraudulenta ainda temos que ver o PT como o bom garoto, faça o favor…

  14. Estou curioso para saber por que a Folha alterou título, subtítulo, e conteúdo da matéria lançada hoje, para falar do mesmo assunto. Soa estranho. Alguém?

    1. Rafael,

      O título da postagem sobre o resultado de setembro foi alterado para acrescentar a informação de que o deficit do mês foi recorde; o texto foi atualizado para incluir a informação de que o secretário do Tesouro admitiu o descumprimento da meta do ano.

  15. Já era previsto esses resultados. Apenas, como a assunto é economia, a grande maioria da população não entende nada, apenas sente no bolso as besteiras (lambanças) que esse pessoal que tomou conta do poder faz. Este ano não adiantará nada fazer contabilidade criativa, pois as contas não fecharão e a continuar esse pessoal no governo as dos próximos 4 anos também não. Infelizmente para nós brasileiros, a grande parte das pessoas que fazem parte do curral eleitoral deles não foi e não será informada desses acontecimentos. Não foi por falta de aviso, apenas por pura má fé da nossa presidAnta e daquele que deveria ser o atual presidiário (e não ex presidente). Essa “equipe econômica” (= ajuntamento de incompetentes e irresponsáveis) deveria ser posta para correr do nosso país.

  16. No 2° governo FHC, a SELIC chegou a 45% e foi entregue a Lula na casa dos 25%, que a entregou a Dilma na cada dos 11%, que a reduziu a quase 7% em 2013 e agora a restabelece na casa dos 11%. Não entendo onde o PT faz pior que o PSDB, porque melhor o PSDB realmente nunca foi…

    1. Só esqueceste que FHC, como ministro da fazenda de Itamar Franco, recebeu uma inflação de mais de 900%. Não embarca nas mentiras de Lula e companhia.

  17. Um modelo passa 12 anos dando certo. Se em determinado mes cai um pouco abaixo anula os outros 144 meses. Esta analise está equilibrada, Sra. Colunista?

  18. Tenho 18 anos e desde que me conheço por gente somos governados por essas mesmas pessoas… não vivi de forma “consciente” a era FHC. Isso, de certa forma, me traz uma certeza: estamos sob uma DIT-Adura… Sei lá.. só não quero ter 40 anos e ver o tal Molusquinho no poder…

  19. Deve estar havendo um equivoco nesta matéria. Os PeTralhas durante a campanha só apresentavam ótimos resultados. Em uma semana não tem como mudar tudo.
    Quem foi o editor q revisou esta matéria ?

  20. O que esperar de um país onde mais da metade da população é “bolivariana”? O Brasil está indo na direção que o povo escolheu, rapidamente se transformando numa Venezuela piorada, numa Cuba com educação ainda pior.

  21. E isso aí Roberto, E falo mais o povo sem estudo, serve como massa de manobra desse governo.

  22. A Dilma comprou está reeleição, usou a moeda de troca O BOLSA FAMILIA, nós simplesmente temos a obrigação de pagar a conta.

  23. Com certeza o problema não esta restrito aos 90 REAIS dedicados ao bolsa PT, o problema é aquele velho ditado, “não dê o peixe, mas ensine a pescar” tem muita gente que fica só esperando “pingar” este valor na conta, sem ao menos contribuir para a arrecadação. Quanto ao PT, é necessário que a população brasileira (ativa economicamente ou não) esteja preparada, pois o CENÁRIO indica turbulências e recessão, ALTAS TAXAS DE JUROS, faltas de investimentos, ALTAS NOS PREÇOS de combustível e etc.

  24. O intervencionismo do governo na economia, esta se tornando um ciclo vicioso perigoso. Nossas empresas funcionam a base de desonerações, o agronegócio com subsídios, a mídia com a publicidade do governo, a população com bolsas, vai chegar uma hora que vai faltar dinheiro. Ai acordaremos tarde demais.

  25. Não gosto de governos muito populistas, por isso, sempre tentam explicar seus erros pelo bem da população, ou seja endividou, foi por minha causa, por nossa causa, para que mantivéssemos nossos empregos. E gente aguenta esta mais 4 anos.

  26. Pais cresce é com trabalho, o papel do governo é dar condições, infraestrutura para que as empresas sejam eficientes.
    Nos sempre seremos um pais subdesenvolvido enquanto não mudarmos nosso pensamento.

  27. Os combustíveis vão aumentar 5%, no começo do ano, as tarifas de transporte também, e não será 25 CENTAVOS, e ai a população vai para rua de novo, fazer todo aquele teatro.

  28. É só recuperar o dinheiro do mensalão, petrolão,lava jato, abreu e lima, copa do mundo e tantos outros escândalos, que daria para pagar tudo e sobraria muito dinheiro.

  29. SUGESTÃO: O QUE ACONTECERÁ SE HOUVER UM CRUZAMENTO ENTRE OS COM CARTEIRA DE TRABALHO
    ASSINADA, E RECEBENDO BOLSA FAMILIA, BOLSA ESCOLA, BOLSA LEITE, FINANCIAMENTO PARA COMPRA
    DE MOVÉIS, ETC,ETC, ETC, ETC………………………………………….

    1. Vai dar zero, o grosso de votos de Dilma foi em SP e MG, terra de tucanos.

  30. Fica claro que a culpa pelo déficit é o item “viagens internacionais”, leia-se nossos sacoleiros internacionais de Miami, eleitores do Aécio, com 100% dos votos.

    1. Tem sacoleiros maiores em Cuba (mais de um bilhão de dólares), Venezuela, Equador, Bolívia, países africanos, dívidas perdoadas que possibilitam outras dívidas, obras inacabadas e superfaturadas, tudo pela excelência da administração dos doutores Lula e Dilma e seus acadêmicos coadjuvantes.

  31. O SUJEITO NÃO EXPLICOU ABSOLUTAMENTE NADA!!!
    e o jornalista, assim como todos os leitores, perderam seu tempo….

  32. Quanta hipocrisia! A primeira coisa que essa mulher anunciou depois de reeleita, foi o aumento das taxas de juros!!! Tudo como Dantes no Quartel de Abrantes.

  33. quando olharem as contas do banco do brasil e da caixa, principalmente da caixa os brasileiros que tem o seu FGTS la vai ter a maior surpresa do mundo,e so o ano começar e vai ter desemprego em massa e for sacar este dinheiro,vai ver o quanto custo esta minha casa minha piça,porque com ajuda de vários empregados da própria caixa o rolo comeu solto.

  34. O governo petista tentou um lance que o eternizaria no poder e, aos modos de qualquer ditadura, enxugou, ou melhor, saqueou o orçamento do tesouro e das estatais mais importantes, criando um grande volume de recursos.
    Dividiu ele ao meio. Uma parte visível foi para o pão e circo, a exemplo das obras copa do mundo, estadio para Corinthians, etc…, Outras como refinarias, transposição entre outras, todas com pedágio. só que não contavam com fracasso total, o que realmente ocorreu, especialmente nestas últimas, pelo atraso, baixíssima qualidade e corrupção escancarada que se tornou de domínio público.
    Hoje ninguém que pensa razoavelmente suporta o cinismo dos defensores desse governo, que nega o óbvio.
    Quanto à parte invisível, dita por eles com recursos não contabilizados, encheram os cofres particulares dos figurões, tanto para destinar às suas campanhas, quanto para engordar o patrimônio pessoal, que não é depositado aqui, veja onde estão as contas do PT.
    Agora as contas do governo não fecharão, nem com fraude. Assim, faltará dinheiro para pagamento de toda espécie de despesa. Mas os integrantes desse governo não se importa com isso. Sabe porquê? Porque tudo que foi desviado está lá fora.
    Alguém se lembra do botim da antiga União Soviética? Hoje seus milionários compram, entre outras coisas, até jogadores brasileiros, e vivem desregradamente em paraísos fiscais.
    A recente eleição foi decidida com base em jogadas de baixíssimo nível por parte da candidata do governo, que bateu muito abaixo da linha de cintura, cujo ventriloco era um marqueteiro, com forte cheiro de fraude especialmente quanto à disputa da presidência.
    Por outro lado, fora o aspecto econômico, o aumento da criminalidade, do consumo e do tráfico de entorpecentes e a íntima correlação entre estes tem muita coisa a ver com a escalada , desse partido ao poder.
    Nenhuma nação suporta isso por muito tempo e, assim, não vejo luz no fim do túnel, porque a Cúpula do judiciário está aparelhada, congresso inerte e a imprensa quase toda calada.
    O Congresso emite sinais não muito confiáveis, para rechaçar idéias tiranas propostas pelo governo, exemplo desse infame decreto bolivariano.
    Assim, como simples contribuinte, sou pessimista com nosso futuro político também, e o de nossas próximas gerações, pois não está havendo alternância de poder e sabemos bem que remover um ditador é tarefa árdua e demorada.
    Acho também que dias piores virão se não lutarmos pelo restabelecimento urgente da nossa democracia tão duramente conquistada.
    Bom amigos, se alguém teve paciência para ler, obrigado, e por favor me corrija no que estiver errado, pois assim terei uma leitura mais otimista.

  35. Minha esperança é que sejam confirmadas logo as declarações dos depoentes em delação premiada e que o congresso saiba agir.

Comments are closed.