Mais realista, governo reduz previsão de alta do PIB para 0,8% em 2015

Enquanto a mudança da política econômica ainda está em fase de ensaio, o governo Dilma Rousseff ao menos já mostra uma guinada rumo a um realismo maior em suas previsões para o futuro.

Documento enviado nesta quinta-feira (4) ao Congresso reduziu a projeção oficial para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto, medida da renda nacional) no próximo ano, de 2% para 0,8%.

Pela primeira vez na gestão da presidente, trabalha-se com uma expectativa similar à dos analistas de mercado, hoje em torno de 0,77%, mas com tendência de queda.

A nova estimativa será utilizada na elaboração do Orçamento de 2015, cujo projeto inicial contava com uma expansão econômica de 3%.

Nos últimos anos, a administração petista sempre adotou cálculos excessivamente otimistas para o desempenho do PIB e, consequentemente, da arrecadação. Como os resultados desejados não eram atingidos, e os gastos não foram reduzidos, as contas do Tesouro Nacional entraram no vermelho neste ano.

Com a nova previsão para a economia, o governo deverá também promover um corte nas receitas esperadas. Não por acaso, a meta de poupança para o abatimento da dívida pública, ou superavit primário, já foi reduzida de 2% para o equivalente a 1,2% do PIB -de R$ 114,7 bilhões para R$ 66,3 bilhões.

Só a partir de 2016 a meta de 2% do PIB será restabelecida.

As metas foram anunciadas na semana passada pelo futuro ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que terá entre suas missões recuperar a credibilidade da política fiscal.

Seu objetivo anunciado será conter a escalada da dívida pública bruta, ou seja, o endividamento total de União, Estados e municípios, hoje equivalente a 62% do PIB.

Nos novos cálculos oficiais, a dívida chegará aos 64% do produto no próximo ano e, depois, passará a cair.

Até então, a referência para a política de controle de gastos era a dívida líquida, cuja apuração desconta valores que o governo tem a receber, como as reservas em dólar e o dinheiro injetado nos bancos públicos para a expansão do crédito.

Esse indicador, porém, perdeu credibilidade com a multiplicação de transações entre o Tesouro Nacional e seus bancos e a incerteza quanto ao acerto futuro  de contas entre as partes.

Ficou alguma dúvida? Faltou alguma informação?

Pergunte na área de comentários ou pelo Facebook.

Comentários

  1. O resultado já era esperado pelos 52 milhões de eleitores. Não há surpresa nisso!

    1. 52 milhoes de otaios que mesmo com todo o escandalo ainda votam nesta bruxa….otarios otarios e imbecis

      1. Calado imbecil, já lhe ocorreu que os votantes nesse governo tem plena consciência de que isso iria mesmo acontecer e que escolheu esse caminho por considerá-lo melhor do que aquele que a direita prega? seu comentário é imbecil.

        1. agora vamos pagar bolsa famiia pra estrangeiro – deve sair da petrobras ?? vamos tapar este buraco – com certeza 52 milhões de mortos de fome tinham consciência que isso aconteceria – somente um acéfalo que nem vc para achar e tambor apoiar esta ladainha de um bando de corruptos

        2. Quer dizer que as pessoas que votaram na Dilma, sabia que ela só estava mentindo por brincadeirinha, o que vemos agora é o que de fato todos eles já sabiam? kkkkkk faz me rir….

        3. Nem todos são otários. Se dividem em pilantras e otários. Eis um exemplo de pilantra.

        4. Imbecil é você que ainda defende essa política petista sem sequer saber o que tá falando.Dilma é sinônimo de destruição brasileira!

        5. Calma Masson, os votantes nesse partido (PT) nem conhecem a palavra consciência. Conhecem o bolsa familia, bolsa presidiário, o nome Papuda… rs

        6. Boa ja que prefere o PT mesmo, vai investir na Petrobras estatal que o PT defende e verá como vai lucar.

        7. Considero a política do PSDB desonesta, antissocial, com sérias restrições ao ensino e à saúde, com práticas de encobrir os roubos, desvios e a incompetência gerencial. A política do PT segue a mesma cartilha, por caminhos diferentes e ainda carrega consigo aquele tempero comunista. Se você tem argumentos contrários, apresente-os. Ficar apenas atacando é coisa de criancinha.

        8. NOBRE DEMENTE. não fale burrices. besteiras, não seja estupido, como seu partido com este pibeco.

        9. Imbecil é quem acredita nas baboseiras da esquerda. Ou ingênuo. Ou mal-intencionado! Quem gosta de trabalhar, trabalha! Tem quem prefira que o Governo tente resolver tudo e não resolva nada! Tem experts em Economia e Finanças públicas por aqui sim. E o Sr., é expert em quê mesmo? Gastronomia popular? Coxinha é um ótimo salgado de boteco! Pesquise o FORO de SP, vá se informar. Este país precisa de mais liberalismo e de mais educação. Menos corrupção e assistencialismo!

        10. Se já sabiam então o imbecil e vc meu camarada, todas as falcatruas estourando a todo momento e ainda vem defender estes pulhas… Vc deve receber salário para isto José Masson. anistia da dívida resultante da incompetência da gestão da PresiAnta e um bando de alienados como vc que acreditam nestas falácias… Otário!

        11. José Masson, no seu entendimento os eleitores sabiam que a candidata estava fazendo uma campanha eleitoral enganosa ao dizer que a economia estava saudável e que tudo estava equilibrado e que a oposição iria aumentar a taxa de juros e colocar banqueiro para gerir a economia e que após a eleição seria divulgado o aumento de miseráveis no país, o não cumprimento da meta fiscal, aumento da Selic, equipe economica de banqueiro, demissão em massa na indústria, PIB negatívo e etc., parabéns esses eleitores conseguiram entender o que nem Freud entenderia, vocês são muito inteligentes

        12. DESDE QUANDO, ANALFABETOS E MISERÁVEIS TEM CONSCIÊNCIA POLÍTICA PARA ESCOLHER??? ESCOLHEM COM A BARRIGA, COMO DISSE CERTA O LULA ( QUANDO ERA OPOSIÇÃO)

        13. Voce por um acaso é algum censor do desgoverno seu ruminante de baixo QI?

    2. Agora só falta: o desemprego, a inflação, o aumento da dívida externa, a queda das ações brasileiras na Bolsa de NY, a debandada do investidor estrangeiro, o sucateamento da indústria, o aumento de atendidos no bolsa…:-)

      1. …e os corruptos que integram o governo sairem livres das investigações…

      2. Lamento, mas isso esse processo já foi iniciado. Nem estamos falando na desconstrução moral do Brasil.

      3. Acredito em suas profecias, tudo isto estava escrito e ha de ocorrer. e + aumento dos combustíveis e da energia.

    3. O Que mudou de antes para após as eleições, como podemos perder 2% do bip em 60 dias

    4. Depois que papou a reeleição enganando certa parte (desinformados) dos que votaram nela, aumentou a gasolina, a conta de luz, a taxa de juros duas vezes, o desmatamento foi escondido, o déficit nas contas e decreto inconstitucional para escapar do crime de responsabilidade e deve ter mais bomba até o desfecho do petrolão. Numa NAÇÃO DE VERDADE já caberia o impedimento.

    5. Mas esse não era o resultado pregado nos palanques pela candidata!!!!!

    6. Porque não reduzem para 0 ou negativo? Pra mim um país que cresce 0,8 na verdade não cresceu, encolheu!

  2. O atual governo não mostra e não se mostrou realista até o momento. A única guinada que consigo ver é o da inflação.

  3. Será que a Dilma finalmente caiu na real? Estava mais do que na hora após um ano inteiro de enganação.

    1. Ela já sabia, acontece que a propaganda acabou, e avida real é outra coisa não é uma ilusão de marketing.

        1. Como diria o profeta alemão são dois momentos em que a mentira é maior do que tudo:
          depois da pescaria e,

          antes das eleições!!!

  4. KKKKKKKKKKKKKKK…. Esse governo seria cômico se não fosse trágico…

  5. Nem neste número pífio dá para acreditar. O PT mente muito e desvia muita verba pública, e o Brasil se encontra no vermelho por isto. O Brasil não está crescendo e nem crescerá no desgoverno petista. Enfim, vamos rezar para que o lulopetismo tenha fim logo em nosso país, para termos progresso e paz.

    1. tomara que esse partido morra!! e suma da face da terra com esta matriz politica -econômica equivocada !

      1. Quem sumirá do mapa é esse PSDB, corrupto, nazi-fascista. Contagem regressiva para os coxinhas pedirem o impeachment do Alckmin devido a escassez de água. A realidade é cruel. kkkkkkkkkkkk

        1. Alienado, você e seus filhos, se tiver, vão assistir este país quebrar…já começou

        2. É claro que vão pedir o impeachment!!! Por isso mesmo foi que o reelegeram e ainda tiraram o Suplicy e colocaram o José Serra no lugar. A seca já vinha antes das eleições, se o povo o quisesse fora por isso, teriam feito. Pensa um pouquinho.

        3. O FORO de SP é que vai para o Inferno! Seja brasileiro! Comunismo não! Democracia de verdade! Família, Tradição e Propriedade. Cuba é que é bom não é Sr. José? Venezuela? Ditaduras? Isso que é bom? Coxinha para mim é um salgado muito bom! Chega! A esquerda NÃO tem o monopólio da virtude e muito menos da verdade! Brasil!

        4. quem sumirá do mapa é o povo decente, aquele que exige honestidade em seus representantes, coisa rara no povo brasileiro atualmente

        5. O grupo petista stalinista do roubo de bilhões não quer oposição aos seus roubos, nobre defensor de de$vio$ públicos?

    2. Perfeito, já sabiamos dessa mentira desse governo morfético do PT, que os tontos do bolsa família não exerga nada só dorme no ponto e no fim do mês ta garantido a miséria lá na CEF….
      Mais e agora a casa desmoronou em cima dela…
      Dentussa, agora segura que a porrada e de cima para baixo…vai virar a casaca!!!!

  6. E qual a novidade?
    Sem contar que esse é um número “pra inglês ver”.
    No ritmo que as coisas estão, periga ser negativo.

  7. A reduçução do PIB já é prvista pelo governo. A volta CPMF é desejada porque as pessoas estam endividadas, salário-2015 será usado para pagar dívida e pouco para comprar. A CPMF é tributada quando debita qualquer valor da conta.

  8. Eles estão muito otimistas com esses 0,8%aa. Reduzir previsão de crescimento e arrecadação no ano seguinte ao estelionato eleitoral e diante da necessidade de ajuste severo das contas públicas já era de se esperar, assim como já é de se esperar que daqui a 3 anos haja um inchaço na previsão de crescimento e de arrecadação a fim de poderem comprar bastante votos para ganharem (roubarem) novamente as eleições …

  9. Choro é livre. Eu lembro do Governo do PSDB, onde a população vivia a mercê dos grandes empresários e de pessoas da alta classe, para poder ter seu aluguelzinho. Tudo subia, menos o salário, aí nao se podia mudar de emprego, pois não tinha mais emprego… Eramos o segundo país com maior número de desempregado no mundo. Com a inflação a 12%

    1. Fique tranquilo, você será relembrado. TODAS as decisões do PT foram erradas.
      Estimularam o mercado imobiliário, Automotivo, Linha Branca. Estimularam a população a gastar a prazo. Com a movimentação financeira gigantesca (baseada em empréstimos) a população gastou e aumentou a arrecadação do estado. Com um orçamento baseado em arrecadação o estado gastou mais. Tudo é lindo se não fosse por 1 detalhe, ao invez de iniciar uma reforma fiscal e investir em infraestrutura para melhorar a competição do Brasil com mercado externo e dar manutenção nos empregos gerados, o PT subiu impostos, aumentou benefícios e ferrou com a classe trabalhadora. Resultado disso é a inflação que diminuiu o poder de compra, reduziu a arrecadação e acabou com a segurança de investidores (locais e externos) Meu amigo……. um pais decente começou a ser construído a partir da estabilidade da moeda mas as decisões erradas estão nos levando para cenários anteriores a 94. Espera e verá…….

      1. Marcos , excelente seu comentário. É a mais pura realidade o “espera e verá” … Esses analfabetos funcionais , adeptos ao “partido” não enxergam um centímetro além da ponta do nariz quando falam que o emprego está bombando etc. e tal…blá blá blá. A situação atual é deveras preocupante . Ficamos imaginando o que será 2015.

        1. Olha, eu não vou pagar para ver. Saquei todo meu investimento em poupança. Depois do que vi no Congresso nestes últimos dias, tenho muito medo do que vem pela frente. Quem quiser, que confie.

      2. Quanta abobrinha, que inflação?????, vcs coxinhas acham que todo mundo é otário? Em que país vcs vivem pra falar em inflação? Sei exatamente o que fala, faço compras todas as semanas e posso afirmar: não consigo ver essa inflação que vcs professam.

        1. Cara, arranja um trabalho de verdade. É sério, nenhuma grana paga essa vergonha que você passa defendendo esse governo. Com que cara você vai olhar para os seus filhos (atuais ou futuros)?

        2. Parabéns amigo, vc deve mora na Suíça é um País muito bonito nem precisa pagar o transporte público.

        3. Cara, tudo bem tu defender o PT, mas seja coerente!!
          Tu é o único que não vê inflação, tu deve ser o único que não termina o mês zerado ou devendo!!!
          Que país tu vive alienado?

        4. Pelo visto só vê o que quer, não é mesmo? Já ouviu falar do FORO de SP? Partidos de esquerda da América Latina (inclusive o PT, fundador) + narcotraficantes + terroristas para um projeto de poder ditatorial comunista. Isso é que está certo? Parem de tentar enganar todo mundo como os bonzinhos… Na verdade, o PT e o FORO de SP são os vilões da história! Liberdade! Meritocracia! Mais educação e esforço de quem quer trabalhar e conquistar! Menos Estado, mais Sucesso! Isso é legítimo!

        5. José Masson, quanto vc recebe das propinas e dos desvios feitos pelos Petralhas, prq somente um otário como você fala que não existe inflação… Vc e mais um terrorista virtual que e assalariado e pago para espalhar mentiras e ganha sem trabalhar como seus companheiros… Tenho nojo de pessoas como vc… Se vejo na rua mudo o lado que estou andando…

        6. me passe o nome do mercado que você faz compras, com que banco você trabalha, em que escola seus filhos estudam e qual é a operadora do seu plano de saúde, fico no aguardo dessas informações para que eu possa ser como você e também não ser alvo da inflação

    2. Estais equivocado! O governo do PSDB pavimentou a estrada para o desenvolvimento e os 12 anos de PT destruíram tudo! A classe média foi destroçada pelas políticas populistas deste partido corrupto! E agora querem dizer que na época do PSDB era pior! Acordem e assumam a incompetência na gestão do país! Partido que faz manobra para evitar cassação!

    3. Petistas…ainda perdem tempo postando estas bobagens. Vão ter que aprender na marra o que significa irresponsabilidade fiscal. O pior é que nem vão entender qual foi o caminhão que os atropelou.

    4. É lamentável que PeTista como você, ainda tentem justificar o estelionato eleitoral praticado pelo PT (moluscobabá e seu 40 ladrões), sua presidenta, seu ministro que acredita em papai noel, coelhinho da pascoa, mula sem cabeça e etc. Será que todos vocês são adeptos da enganação. Será que não sobra nenhum para pelo menos, reconhecer que estão errados e que levaram o pais à bancarrota. Acordem porque a operação lava jato, vai atingir não só a PeTebrás, mas todos os órgãos do governo onde as licitações são fraudulentas. preparem-se a mamata vai acabar.

    5. Você só esqueceu de um PEQUENO detalhe, o governo dos aliados da dilma (sarney e collor) antecederam o do grande inimigo PSDB que você menciona. Você esqueceu que o grande inimigo recebeu o país com uma inflação anual de 585% do sarney e 800% do collor. E só para deixar claro a a variação do IPCA na época FHC foi 9% no 1 mandato 8.75 no segundo mandato, LULA teve 6.4 e 5.14 respectivamente.

      Agora use a cabeça um pouco, pense COMO o FHC pegou o país em 94, pense COMO estava o país com vários planos para tentar travar a eleição, planos que saíram de COLOR e SARNEY, hoje aliados do governo.

      Não defendo partido, isto não é futebol, defendo honestidade, e o que eu sei é que ATUALMENTE o governo do PT mentiu, tudo que falou durante as eleições está fazendo o contrário, tudo que ela disse que o Aécio iria fazer e que era errado ela está fazendo. Lembra o “grupo economico” que ela ofendeu? Bom, Levy é do mesmo grupo, era conselheiro junto com Fraga, que foi PROFESSOR do Levy. Lembra de como ela “ofendeu” a marina dizendo que iria deixar na mão dos banqueiros a economia? Só ver quem faz parte agora da fazenda. (detalhe, levy é um bom nome para a fazenda, estou apenas mostrando como o PT enganou parte da população).

      Bom, os fatos estão aí, todos os partidos são corruptos e todos ja cometeram os mesmos erros, mas isso não significa que devemos fazer de conta que os erros atuais são justificados porque “ja fizeram pior”.

    6. Não se esqueça de computar no índice de desemprego os mais de 20% da população que dependem dos programas sociais cujo pré-requisito é estar desempregado. Incrivelmente esta parcela não entra na contagem do PT. Assim é fácil ter índice bonito. A interpretação depende do grau de inteligência.

  10. Já assumiram o défict das contas, já assumiram a balança comercial negativa, assumiram o crescimento pífio… Agora só falta assumir o desemprego. SDó falta assumir que quem recebe bolsa ou seguro-desemprego não entra na conta do desemprego, e que houve desemprego com as fábricas que fecharam – e com a economia em queda.

    1. Pois é. Esta é a unica explicação para esse índice de desemprego. E o pior é que isso não vem à tona nunca.

  11. O chato de se ver, ainda hoje em 2014, é quem defenda o atual o governo e o PT, ainda usar o governo do PSDB como referência pra defender o que está ruim atualmente. É uma espécie de último recurso mesmo: “Se isso ou aquilo vai mal hoje, lembre-se do governo do PSDB, era pior, viu !!”. Ainda hoje, na 4 administração consecutiva do PT precisamos ler esse tipo de coisa.

    1. Então amigo, precisamos de uma oposição forte, o PSDB já teve sua chance e infelizmente pecou. Votei no PT, para o nao reviver os velhos tempos. Não vejo problema em citar o governo passado, já que o segundo turno foi uma disputa entre PT e PSDB

      1. Então você é conivente com a bandalheira. Espero que esteja orgulhoso de ver que sua presidente não sabe nem por onde começar. E que tudo o que ela falou para te convencer a votar nela era mentira

      2. É tanta mentira deste governo clePTcrata que fica dificil acreditar em qualquer coisa. O desemprego ja anda na faxa dos 30% ou mais, tanto que vão passar o salario desemprego para 3 meses ao invez de 5.

    1. Fácil, se vc mora em SP a cada 3 pessoas que vc vê 1 votou em Dilma, se vc é de outro estado a cada 5 pessoas, 4 votaram nela, então não precisa procurar muito.

    2. QUEM VOTOU NA DILMA, ESTÁ SORRINDO, ELE RECEBE BOLSA FAMÍLIA, BOLSA ESCOLA, VALE GÁZ, VALE TRANSPORTE, VALE LUZ, E…NÃO TRABALHA, PQ SE TRABALHAR PERDE ESSES DIREITOS, POR ISSO TEMOS QUE TRABALHAR MAIS (ISSO SE CHAMA DISTRIBUIÇÃO DE RENDA, PARA O PT).
      OPS. ESQUECI ALGUMA BOLSA ???

  12. Isto sim é que é governar. u
    m Pib de 2% já é ridículo agora rebaixar para 0,8% só mesmo num governo incompetente que temos à nossa disposição. Esse Novo ministro da fazenda uo melhor MINISTRO DA CHACARA vai pelo mesmo caminho do MINISTRO MANTEIGA.

  13. O grande problema do PSDB foi esse arrocho salarial aliado ao desemprego, que segurava o funcionário. O brasileiro não podia sair do emprego pq não havia vagas de emprego em outro lugar, tinha que se contentar em ganhar pouco… Não existia essa possibilidade de mudança de emprego, tao pouco essa facilidade em fazer faculdade ou um curso técnico.

  14. 0,8%???? Então pode-se esperar coisa bem pior!!!
    Essa quadrilha de competente só tem a fome de poder e dinheiro, pois de resto, não vale nada!
    Viva o pibinho da Dilma!!!

  15. A economia brasileira se deteriora, associando-se a uma crise politica , causada por um governo equivoco. Os impactos serão grandes no próximo ano. Nossos patrimônios , trabalho, e modo de vida estão correndo risco. Se com a estabilização em 1994 nasceu um novo pais . Podemos dizer que com essa matriz econômica , estamos vendo o seu falecimento !! Infelizmente

  16. daqui a pouco já teremos saudades do “pibinho”….quando o PIB anual estiver negativo.

  17. Isso e muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiittttttttttttttttooooooooooooooooooooooooooo mais ainda estão por vir!!! Não só ainda este ano, como também pelos próximos 04 anos diante do (Governo) que o Clã PT-ra-lhas e Cúpula farão! No Senado, no Congresso, Na Câmara… e também no STF (Que por sinal, tem sido uma das maiores vergonhas alheias após a saída de Joaquim Barbosa!). O certo era quem tinha de tomar no lombo por conta disso são os que votaram nesta po-rca-ria de presid-ANTA! Agora sim veremos a oposição atuar como tem que ser!! Ainda bem que NÃO votei neste partido de sanguinários e comu-nis-tas camuflados de bom samaritano! Me sinto enojado e com vergonha por quem votou nela onde todos nós teremos que pagar o pato por conta disso! Besta e idi-ota foi quem votou nela! Bem feito!

  18. É uma vergonha o que o desgoverno do PT faz com todos os fundamentos da economia. Querer comparar números de hoje com 12 anos atrás é um equívoco. O mundo mudou neste período e os países que compõem o BRIC cresceram também, não foi somente o Brasil, não foi um milagre brasileiro como muitos acreditam, o vento soprou a nosso favor; porém Índia, China e outros souberam criar uma política sustentável para administrar os investimentos recebidos, enquanto aqui somente se retirou tudo que podia e agora a fonte está secando. Resultado da péssima administração do governo do PT.

  19. Imagina que seja previsão prudente do novo ministro da fazenda; chega de mentiras. Ano que vem não tem eleição.

  20. Esta vagabunda chamada Dilma que um dia pegou em armas se dizendo defensora da democracia, não passa de uma chefe de quadrilha internacional. Os imbecis, principalmente os enganados pelo bolsa família vão passar fome logo logo

  21. Êta! Agora tão mais realistas?
    Não vão usar mais a bola de cristal paraguaia do nosso ministrinho margarina que só previa pibões de 4%? kkkkkk!!!!

  22. Se acabaram as pirotecnias, eu não sei, mas ao menos parece que pararam de mentir quanto ao futuro. O Mantega já estava com a cara gasta de tanto mentir. Triste é que isso, neste índice, é a admissão DO FRACASSO da política econômica de até agora. A questão é VAI MUDAR MESMO?

  23. Nos estados unidos os juros são de 0% e inflação de 2%. No brasil juros de quase 12% e inflação quase 7%. Que matemática é esta brasileira?

  24. Não tem mais eleição, agora pode falar a verdade e fazer o que é preciso para tentar controlar a crise, culpa do desgoverno Dilma.

  25. Pessoal. Se o governo diz que o PIB vai ficar a 2% é porque ele será negativo, agora se o governo diz que o PIB ficará a 0,8% é porque será um “Deus nos acuda”.

  26. O desGoverno poderia deixar em zero e ir aumentando, se isso realmente acontecesse!!!

  27. Gostaria de pedir uma reflexão dos eleitores do PT, aliás, no passado já votei no PT na disputa Lula x Collor. Naquele tempo eu acreditava na ética e justiça que o PT tanto pregava. Mas o tempo passou e tão logo percebi a verdadeira face do PT nunca mais votei neste partido. No passado haviam bons políticos no PT que também deixaram o partido por decepção. Caro petista, respeito seu direito de não votar no PSDB que também não é santo. Mas pelo amor que você tem por seus filhos ou netos reflita se vale a pena ser fiel ao seu partido. Muitos políticos bons deixaram o PT, muito eleitores conscientes deixaram de votar no PT. Se não quiser votar no PSDB tudo bem mas fará grande contribuição à Nação deixando de sua confiança a este partido sem escrúpulos.

  28. Os petistas devem estar orgulhosos! Nunca antes neste país tivemos um desgoverno assim! Pior que Sarney é Collor!

  29. Pergunta técnica; A divida estatutária de 3.2 trilhões, mencionada a alguns dias pelo presidente do TCU, deveria ser contabilizada na dívida bruta?

    1. Você dispõe do texto relativo a essa declaração, para consulta?

      1. Desculpem me é de 2.3 trilhões devidos à Previdência atuarial! link do texto enviado!

    1. Entendido. O TCU defende um recálculo do passivo previdenciário da União, mas não a inclusão do valor na dívida pública (ao menos, não explicitamente). Pelas recomendações do FMI, compromissos futuros da Previdência devem entrar no balanço patrimonial no governo, mas não no cálculo da dívida pública (onde entram empréstimos e financiamentos tomados).

      1. Obrigado pela explicação! Mas, que 2,3 trilhões de “passivo” pela frente assustam, assustam mesmo! Coitado do meu filho!

  30. Eu ainda gostaria de saber como é que o lula molusco consegue fascinar tanta gente a ponto de ficarem cego e acha-lo ele herói .
    O incentivo ao consumismo que o partido pregou fez as pessoas acreditarem que o pais esta uma maravilha ,oque vai acontecer agora é que toda a sujeira que eles jogaram por debaixo do tapete vai aparecer a tona só quero ver qual será a reação das pessoas que votaram nesse partido só faltam acreditar que eles são um partido perseguido pelo mal.
    O lula molusco deu sorte ter assumido o Pais deixado pelo um presidente culto e inteligente pois o mesmo só acompanhou a política que estava bem ,queria ver ele assumir agora o Brasil…!

  31. QUERO VER QUANDO O PT COMEÇAR A CORTAR O BOLSA FAMÍLIA E TODAS AS BOLSAS QUE OS ELEGERAM… QUERO VER A CARA DE SEUS ELEITORES… BATENDO NA PORTA DAS EMPRESAS QUE NÃO TEM EXPECTATIVA DE CRESCIMENTO, PEDINDO UMA VAGA DE TRABALHO QUE VAI ESTA VALENDO OURO….

  32. Acho hilário os comentários dos coxinhas. Será que vocês não cansam de anuncia o fim do mundo todos os dias, parece até que são experts em economia e finanças públicas, estou impressionado aqui só tem PHD formado em Harvad. Esse PIG deve estar orgulhoso do nível dos leitores que rezam pela sua cartilha.kkkkkkkkkkkk

    1. ainda bem que temos você para analisar os comentários de forma técnica e imparcial

    2. TODOS AQUI, SÃO BURROS, VC, O ÚNICO INTELIGENTE, DEFENDE O PT, SE TOCA CARA!!!

  33. Planejamento no Brasil é só para desviar recursos públicos!

  34. Eu gostaria de ver um comentário do Joaquim Levy sobre a aprovação daquela vergonha ontem no congresso.

  35. Acho engraçado tudo isso, tentamos por muitos anos consertar as porcarias de Sarney e Collor, em fim conseguimos isso em 1994, trilhamos um caminho brilhante com a reeleição do melhor presidente que tivemos em 1998. O molusco se elegeu e deu continuidade a política econômica do seu sucessor, depois, já no segundo mandato, a coisa começou a “rolar o morro” as políticas populistas para se perpetuarem no poder encontraram um solo fértil de analfabetos funcionais, miseráveis, preguiçosos e egoístas, que se o dinheiro estiver na conta no final do mês (sem fazer nada é claro) tá tudo bem, enquanto eu e muitos que dão duro para pagar suas contas e vê seu poder de compra ser corroído por algo que tínhamos controlado no século passado.
    É uns dizem que temos o governo que merecemos, mas não concordo pois não tenho o governo que mereço.

  36. Estou com a consciência tranquila, quem votou em Dilma que coce a cabeça…

Comments are closed.