A semente da nova CPMF foi replantada

Dinheiro Público & Cia

Governo e Congresso ensaiaram recriar a CPMF, o antigo imposto do cheque, em 2008 e 2011. A semente do novo tributo foi replantada agora, para germinar em 2015.

A assim batizada CSS (Contribuição Social para a Saúde) já teve até sua alíquota elevada, do 0,1% de cinco anos atrás para 0,2% agora.

A ideia foi apresentada pelo deputado petista Rogério Carvalho (SE) e derrubada ontem por uma comissão especial da Câmara dos Deputados que debatia alternativas para o financiamento da saúde.

Na outra ponta do Congresso, os senadores aprovavam uma mudança na Constituição que elevará em cerca de R$ 17 bilhões anuais a despesa do setor, sem explicar de onde sairá o dinheiro.

A segunda proposta muito provavelmente será vitoriosa no Congresso e ajudará a embalar as campanhas eleitorais do próximo ano. A primeira, impopular, fica para a agenda do primeiro ano do próximo governo.

Pelo texto do Senado, a União terá de gastar no mínimo 15% de sua receita líquida em saúde, em vez dos pouco mais de 12,5% atuais. A oposição, incluindo o presidenciável Aécio Neves (PSDB-MG), queria 18%.

O governo já enfrenta uma crise em sua política fiscal, porque a escalada das despesas, especialmente na área social, tem impedido o cumprimento das metas de abatimento da dívida pública.

Os gastos com os encargos da dívida também estão em alta, porque o Banco Central vem subindo os juros para conter a inflação. Esse cenário tende a se agravar com a esperada alta do dólar e dos preços dos importados.

Como o crescimento lento da economia tem adiado o salto da arrecadação de impostos esperado pelo governo, as alternativas para fechar as contas do Tesouro Nacional vão ficando mais escassas.

Leia também:

Orçamento social tem desequilíbrio recorde

Prós e contras do Orçamento impositivo

Comentários

  1. Se roubassem 15% menos sobrarias pelo menos 30 trilhões de reais para a saúde, segurança e educação mas a falta de vontade politica, instiga a manter as coisas como esta.

  2. O que deveriamos fazer é pegar o titulo de eleitor e limpar a bu//nd@, apesar de que nem, pra isso serve.

  3. Não tem nada mais fácil do que solucionar o problema da falta de recursos.
    CONTER GASTOS. PARAR DE JOGAR DINHEIRO FORA. MENOS APARELHAMENTO DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS.
    Entretanto parece ser mais fácil enganar trouxas do que administrar com competência. Um dia – UM DIA – esse povo ignorante vai aprender.

  4. O pior é o que a gente já sabe o que esse partido entende por “investir na saúde.”

  5. Prezados nobres parlamentares, Congresso Nacional, vocês são as maiores tranqueiras do Brasil, vamos acabar com suas mamatas que vai sobrar muito dinheiro para inverstir no Brasil, parem de parasitar dinheiro público, cambada de parasitas.

    1. nobre colega.
      vc. está sendo complacente.
      “parasita é, muito pouco para a maioria dos que ocupam esses “nobres cargos”.
      Não, há adjetivos para esses “parasitas”.
      esse país, está fadado a virar uma “CUBA”.
      Só “Deus” para nos livrar desse mal.

  6. Para quem não sabe, nos já temos a CPMF de 0,38% ( IOF) nos empréstimos e financiamentos. Isso que estão tentando fazer é mais um golpe contra o povo brasileiro.

  7. Tem que anotar o nome deste deputado de SE e despachar ele nas proximas eleições

    1. Aí povo de Sergipe , anotem o nome do político “sr.Rogério Carvalho (PT) e ano que vem devolvem ele pro lugar de onde não deveria ter saído.

  8. É triste um país onde todas as equipes responsáveis pela administração preocupam-se apenas com as eleições. Não temos política de médio e longo prazo. Não sabemos quais são os projetos que precisamos acompanhar. Se não sabemos o que precisamos acompanhar, o responsável pela condução fica “livre” prá fazer o que bem entender. A ignorância do cidadão mediano contribui para a perpetuação no poder daqueles preocupados em legislar em causa própria.

  9. É sempre assim, administram mal os recursos públicos depois querem aumentar impostos !!!

  10. Usam e abusam do Trabalhador.br ! Não respeitam nem o “T” ! * “A colheita do dimdim do povo é grande, mas retorno / do arrecadado pouco tendendo p/ zero !”. Agricultura das trevas ! Essa Confraria Painhos está devorando, enfeitiçando o Gigante ! Basta ver a volta do ex-painho Colloroxo com senha “arvorada” fazendo trabáius pesardu nos porões da Confraria. E Marlufi ? Essa Confraria Painhos fortalecida esse povo será sempre cuerno-pueblo vencido obrigado a bater parmas p/ esses anjos decaídos ! Só exorcismo !

  11. São todos farinha do mesmo saco, são os ladrões de colarinho branco. São uma corja de bandidos, que fazem leis sómente para eles. Para melhorar só soltando uma bomba em Brasilia.

  12. Se o governo parar de perdoar dívidas dos países africanos e deixar de emprestar dinheiro do contribuinte à perder de vista, à Cuba, Venezuela, Bolívia, etc, teremos mais dinheiro prá saúde.

  13. É só acabar com a bolsa família e outras porradas de bolsas que existem no país.

  14. Se isso começar andar temos que organizar uma manfiestação e invadir o santa casa de leis, é o que estão pedindo.

  15. Só uma lembrança , não foi em tempos imemoriais que o desgoverno federal tinha um ministro que se chamou padilha do Pará que cortou da saude 5 bilhões de reais,falando que esse dindin era o que estava sobrando, e o pete da diu-ma ficou muito contente com isso, se colocar 15% vão ter que devolver esses 5 bilhões que faltou na saude dos BRASILEIROS,ou sera´que está sendo usado para pagar os catados de cuba e servindo de propaganda eleitoreira, bom BRASILEIRO É BURRO E NÃO SABE DE NADA.

  16. Atualmente tb temos outros ministerios do pete fazendo isso dizendo que está sobrando dindin que pode ser usado pelo desgoverno federal, só que obras e infraestrutura estão sendo deixados para trás para cobrir os rombos do pete para dizerem que o pete é (IN)competente, o BRASILZINHO COM GENTE IGNORANTE.

  17. Vamos votar em branco, anular o voto, ou justificar na próxima eleição! Temos que deixar claro a insatisfação que vivemos!

  18. Vamos votar nas senhoras de vida facil, pois votar nos filhos até hoje não deu certo

  19. Enquanto, tivermos bolça tudo ficaremos onde estamos .
    O povo deveria ir as ruas mostrar que estamos exaustos de tanta roubalheira.

  20. Gente façamos o seguinte: Salvem a reportagem e ano que vem, cada de nós que está opinando aqui, em seus respectivos estados, utilizem a reportagem contra esses senhores defensores da volta da famigerada CPMF ou outro nome que dão a ela. Em tempo: este(SERGIO) que escreve não é o mesmo que escreveu BOLÇA.

Comments are closed.