Número de comissionados dispara no governo Alckmin, aponta IBGE; SP contesta e instituto altera dados

O número de cargos comissionados, tradicionalmente utilizados para abrigar aliados políticos, disparou no governo paulista no ano passado, segundo dados divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Na administração diretamente ligada ao tucano Geraldo Alckmin (PSDB), os nomeados sem vínculo com o serviço público saltaram de 1.657, em 2012, para 8.167. Considerando também a administração indireta, o número subiu de 7.747 para 14,7 mil.

Atualização – O governo de São Paulo contestou e o IBGE alterou os dados.

Veja abaixo os principais dados levantados pelo IBGE sobre o funcionalismo nos Estados e no Distrito Federal:

chamada_administracao

Trata-se de um tema politicamente delicado: a escalada das nomeações partidárias no Executivo federal é um dos principais motivos de crítica dos tucanos aos governos petistas de Lula e Dilma Rousseff.

No Palácio do Planalto e nos ministérios, são 22,7 mil em cargos de livre nomeação, dos quais 5.926 não têm nenhum vínculo com o serviço público.

Ao todo, o quadro de pessoal do Executivo paulista passou por um aumento expressivo no ano passado, de 570,3 mil para 612,1 mil. A alta é 7,3%; nos três anos inteiros do mandato de Dilma, o número de servidores civis federais cresceu 3,3%.

A Secretaria de Gestão contesta os dados. Segundo a contabilidade paulista, o total de servidores do Executivo caiu de 699,6 mil para 681,4 mil no período. O governo pondera que as cifras são modestas como parcela da população: há um servidor para cada 61 habitantes.

Se, para o IBGE, a expansão do funcionalismo em São Paulo foi a maior do país em termos absolutos, o Ceará lidera, com folga, a elevação em termos percentuais.

O instituto apurou uma alta de impressionantes 47,5% no funcionalismo cearense de 2012 para 2013 -de 65,2 mil para 96,2 mil.

Questionado, o governo do Ceará afirmou contabilizar apenas 61 mil servidores na ativa e que analisaria os dados do IBGE. O blog será atualizado se o Estado prestar mais esclarecimentos.

Leia mais: Sem intenção, IBGE expõe falta de transparência nas contas estaduais

Ficou alguma dúvida? Faltou alguma informação?

Pergunte na área de comentários ou pelo Facebook.

Comentários

  1. Os números são a evidencia do baixo padrão ético-moral de nossos governantes, por outro lado, sem isso, não se elegem. Mas porque sempre os mesmos?…Síndrome de poder!
    Cada cidadão deve se informar, se instruir e se posicionar acerca da triste realidade moral de nosso país.

    1. A BATALHA POLITICA JA COMECOU INCLUSIVE ENTRE JORNAIS E JORNALISTA QUEM ESTA LIGADO AO GOVERNO E QUEM ESTA INTERECADO NO PROXIMO GOVERNO .VEJA QUEM ESCERVE A QUEM SAO LIGADO !!

    2. Os números são a evidencia do baixo padrão ético-moral de nossos governantes… nesse caso, em particular, o psdb, né?

  2. Quanto mais cabos eleitorais, mais votos nas eleições.
    Mas como as pessoas continuam votando da mesma maneira, então merecem seus governantes.

  3. Nada como um dia após o outro para deixar cada vez mais verdadeira a máxima do Grande Pensador Simão: NÃO TEM VIRGEM NA ZONA!

  4. 7,3 ./. é bastante aceitável. A matéria posta desta forma leva a crer, só pelo título, que só há algo de condenável. O que seria?

  5. Na cidade de Americana, também do PSDBD, o número de comissionados é tão grande que chega a atrapalhar os verdadeiros funcionários públicos. Sem ter função, e as vezes formação, eles invadem as secretarias, orgãos, querendo fazer politica para quem o contratou. São centenas e a Pref não tem dinheiro nem para pagar o salário dos funcionarios

  6. Claramente o desgoverno tucÂnus optou por um exército de mercenários para ganhar a eleição…
    E o Povo para a conta destes ASPONES!!!

  7. Ê, os petebas estão em festa. Tem alguma coisa para tentar enxovalhar Alckmin. Agora eu pergunto, 14 mil servidores comissionados não é um número aceitável para uma cidade do tamanho de São Paulo? Afinal esses servidores trabalham, aco contrário do que temos no governo federal onde os cumpanheiros sindicalistas que ocupam os cabides de empregos nem mesmo aparecem no local de trabalho

    1. A reportagem refere-se ao Estado de São Paulo e não à cidade de São Paulo. E como você demonstra que esses 14 mil comissionados/apadrinhados trabalham de verdade??

    2. Interessante você, 14.000 funcionários fantasmas para SP é pouco pelo tamanho do estado, em contrapartida 30.000 funcionários fantasmas para o Brasil é muito. Tem razão: São Paulo é maior que o Brasil….
      Viva os Tucanos, nunca erram e nunca desviaram nada, ops esqueci, o Metrô.

    3. Marcus, porque os comissionados de um partido trabalham e do outro não? É a mesma coisa. Ao inves de discutirmos em relação a partidos, deveriamos exigir que os 2 não utilizassem desta artimanha. Os 2 partidos são iguais, agem da mesma maneira.

  8. Este é o desgoverno tucÂnus: optou por um exército de mercenários para ganhar a eleição…
    E o Povo para a conta destes ASPONES!!!

  9. Porque sera que o IBGE, faz questão de mostrar os erros do ESTADO DE SAO PAULO e em ano de eleição.

    1. Por que não era para escrever mais esta coisa errada feita no governo tucanês …

  10. Eu vou votar no Alckimin para governador, mas é uma vergonha essa montanha de comissionados, é um absurdo, e justo vindo de um tucano que sempre pareceu primar por uma administração mais técnica e menos política…MANDA ESSA TURMA EMBORA GOVERNADOR, porque isso ai é uma tremenda bola fora sua…

  11. Pedro Volpe, infelizmente a maior parte das pessoas ou nem sabe que isto está acontecendo (alienadas), ou são como M.Mig, Boca II, etc.: “torcedores” do PSDB, gente que absolutamente nada que o PT faz está certo e nada que o PSDB faz está errado. Em outros sites você encontra uma preponderância diversa (mais torcedores do PT), mas de qualquer forma se vê que o Brasileiro se “gruda” às suas escolhas e abre mão do senso crítico, prejudicando à si mesmos (pois também pagam impostos e vivem nesse país excelente) e à sociedade em geral. Vote em quem você quiser, mas cobre honestidade e eficiência como você cobraria de um adversário político. “República” – todos nós somos responsáveis, então pensem bem antes de dar apoio incondicional a qualquer pessoa ou partido.

    1. de fato, o PT não tem torcedores.

      enquanto isso, a vassoura do Zé Dirceu continua não servindo para varrer os cantos do pátio da Papuda.

      1. Mais um querendo desviar o foco… a matéria é sobre mação, o outro vem com banana

        1. a matilha petista e os apoiadores de mensaleiros, corruptos e ladrões de dinheiro público continua trabalhando.

    2. Sensatas palavras ! Essa falsa dicotomia que divide a sociedade, para proveito das quadrilhas tucanas e petista. Ambas têm as mesmas fontes de custeio, de financiamento; a mesma agenda e as mesmas práticas abjetas.

  12. PT e PSDB são iguais em tudo a única diferença é que a imprensa toda protege o PSDB ,, G L O B O …..F O L H A
    e V E J A são órgãos de imprensa que protege o PSDB

  13. No Reino deles nada acontece, eles podem tudo, não vou me posicionar sobre esse assunto porque não acontecera aquilo que eu espero punição. ELDORADO XIRIRICA – SP

  14. este PSDB e mais sujo que pau de galinheiro
    e se procurar aparece muito mais.

  15. Aqui tem gente que defende o PT e gente que defende o PSDB. Impressionante como tem gente que acredita em conto de fadas, achando que políticos que aí estão no poder podem ser honestos, ambos já demonstraram que são farinha do mesmo saco!

  16. gstaria de saber quanto é o motante de gastos do CARTÃO CORPORATIVOS DE SP. deve ser mais ou menos igual aos cargos também a maior farra.

  17. E nesse número de comissionados, ainda não estão incluídos os assessores do Marcola, a principal figura do (des) Governo Malkmin…

  18. O duro é ver que, também segundo o IBGE, isso aumentou em todos os estados “o Ceará lidera, com folga, a elevação em termos percentuais.”… sinceramente, eu acho que os estados seguem o exemplo do governo federal… afinal, ninguém pode ficar pra trás no jogo sujo da política.

  19. Isso só vai mudar a partir do momento que todos levarem a serio aqueles poucos segundos na frente da urna, escolha um lado não se omita, não é preciso a mídia dizer ou não as palhaçadas de nossa politica, afinal todos sentem na pele a irresponsabilidade de nossos políticos……

  20. É por isso que o psdb é tão forte na internet… a cada matéria denunciando as falcatruas do psdb, um exército de comissionados ficam logados na internet pra ficar defendendo esse partido podre e garantir a sua boquina sem concurso na administração pública paulista… além de um salário mais gordo que a média dos servidores concursados

    1. de fato, o PT não tem um exército de comissionados.

      os MAVs são pura invenção.

  21. O reporter que escreveu essa matéria não vai progredir na carreira… tem que dar graças a Deus se a folha mente-lo no cargo.

Comments are closed.